Projeto Volta ás Aulas
Esse projeto foi disponibilizado pela colega Patricia Brito
Objetivos
• Conhecer o espaço físico da escola, suas dependências e funcionários;
• Participar de atividades lúdicas de conhecimento dos espaços e pessoas;
• Compartilhar os momentos vividos durante as férias com os amigos e professores;
• Expressar-se sobre o que gostaria que fosse diferente neste ano letivo;
• Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
• Despertar o gosto pela escola e pela freqüência às aulas;
• Ter ciência dos novos horários, projetos, festas e calendário para o novo ano letivo;
• Refletir sobre a importância de ser responsável e ter compromisso, firmando metas para o ano letivo que se inicia;
• Traçar objetivos de estudo e conhecer a importância de separar horários de estudo em casa;
• Conhecer os direitos e deveres de alunos, professores e demais funcionários da escola.
SEGUNDA-FEIRA:
Acolhida e apresentação da professora e dos alunos;
Seguindo o horário estabelecido, cada professor deve levar sua turma a passear pela escola, com o fim de conhecerem as dependências e tirarem dúvidas. Há alunos antigos que já conhecem, mas há os alunos novos, que ainda precisarão se adaptar. Portanto, este momento é fundamental;
Conhecendo sua sala de aula, a professora e os colegas;
Confecção de crachás de identificação dos alunos;
Confecção de mural de direitos e deveres;
Redação ou ilustração sobre as férias;
Avaliando o ano que passou: como você foi como aluno, no ano anterior? Que mudanças gostaria de realizar para esse ano? O que acha que precisa mudar?
Dinâmicas de grupo para socialização;
Apresentação dos horários para o ano que se inicia;
Avaliação do dia e preparação para a saída.
TERÇA-FEIRA:
Acolhida e apresentação da professora e dos alunos;
Organização dos cadernos para o novo ano;
Confecção de mural de volta Às aulas;
O professor pode iniciar tarefas de sondagem da turma, como: escrita do nome, criar textos a partir de gravura, criar frases, ditados, letras movéis para montar palavras;
Dinâmicas de grupo;
Avaliação do dia e preparação para a saída.
QUARTA-FEIRA
Atividades iniciais de rotina: Rodinha, oração, chamada, etc;
Dinâmica de grupo;
Conversa sobre a escola, suas dependências e funções;
Roda da Leitura: Galileu Leu (em anexo);
Iniciando a sondagem de matemática através de cálculos concretos utilizando objetos e posteriores anotações. Para as turmas de maior faixa etária, iniciar com cálculos e situações problemáticas;
Avaliação do dia e preparação para a saída.
QUINTA-FEIRA
Atividades inicias: Rodinha, oração, chamada, etc;
Dinâmica de grupo;
Roda da Leitura;
Conversa sobre a visita na escola, sobre os funcionários;
Desenho da escola;
Atividades de revisão;
Avaliação do dia e preparação para a saída;
SEXTA-FEIRA
Atividades inicias: Rodinha, oração, chamada, etc;
Roda da leitura;
Trabalhando a palavra escola (identificação e letra inicial);
Trabalhando as letras do alfabeto;
Início do para casa;
Avaliação do dia e preparação para a saída;
Objetivos
• Conhecer o espaço físico da escola, suas dependências e funcionários;
• Participar de atividades lúdicas de conhecimento dos espaços e pessoas;
• Compartilhar os momentos vividos durante as férias com os amigos e professores;
• Expressar-se sobre o que gostaria que fosse diferente neste ano letivo;
• Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
• Despertar o gosto pela escola e pela freqüência às aulas;
• Ter ciência dos novos horários, projetos, festas e calendário para o novo ano letivo;
• Refletir sobre a importância de ser responsável e ter compromisso, firmando metas para o ano letivo que se inicia;
• Traçar objetivos de estudo e conhecer a importância de separar horários de estudo em casa;
• Conhecer os direitos e deveres de alunos, professores e demais funcionários da escola.
SEGUNDA-FEIRA:
Acolhida e apresentação da professora e dos alunos;
Seguindo o horário estabelecido, cada professor deve levar sua turma a passear pela escola, com o fim de conhecerem as dependências e tirarem dúvidas. Há alunos antigos que já conhecem, mas há os alunos novos, que ainda precisarão se adaptar. Portanto, este momento é fundamental;
Conhecendo sua sala de aula, a professora e os colegas;
Confecção de crachás de identificação dos alunos;
Confecção de mural de direitos e deveres;
Redação ou ilustração sobre as férias;
Avaliando o ano que passou: como você foi como aluno, no ano anterior? Que mudanças gostaria de realizar para esse ano? O que acha que precisa mudar?
Dinâmicas de grupo para socialização;
Apresentação dos horários para o ano que se inicia;
Avaliação do dia e preparação para a saída.
TERÇA-FEIRA:
Acolhida e apresentação da professora e dos alunos;
Organização dos cadernos para o novo ano;
Confecção de mural de volta Às aulas;
O professor pode iniciar tarefas de sondagem da turma, como: escrita do nome, criar textos a partir de gravura, criar frases, ditados, letras movéis para montar palavras;
Dinâmicas de grupo;
Avaliação do dia e preparação para a saída.
QUARTA-FEIRA
Atividades iniciais de rotina: Rodinha, oração, chamada, etc;
Dinâmica de grupo;
Conversa sobre a escola, suas dependências e funções;
Roda da Leitura: Galileu Leu (em anexo);
Iniciando a sondagem de matemática através de cálculos concretos utilizando objetos e posteriores anotações. Para as turmas de maior faixa etária, iniciar com cálculos e situações problemáticas;
Avaliação do dia e preparação para a saída.
QUINTA-FEIRA
Atividades inicias: Rodinha, oração, chamada, etc;
Dinâmica de grupo;
Roda da Leitura;
Conversa sobre a visita na escola, sobre os funcionários;
Desenho da escola;
Atividades de revisão;
Avaliação do dia e preparação para a saída;
SEXTA-FEIRA
Atividades inicias: Rodinha, oração, chamada, etc;
Roda da leitura;
Trabalhando a palavra escola (identificação e letra inicial);
Trabalhando as letras do alfabeto;
Início do para casa;
Avaliação do dia e preparação para a saída;
Nenhum comentário:
Postar um comentário