"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "
sexta-feira, 20 de março de 2015
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015
JOGO DE ADIÇÃO (Alfabetização) - Sete Cobras
Postado por Professora Carminha às 11:10
7 COBRAS
Material: 2 dados, lápis, papel e/ou o tabuleiro.
Conteúdo: somar os dados, leitura e grafia de números.
Regra:
*** Escreve-se a sequência numérica na folha de papel (2 a 12).
*** Na sua vez de jogar, o jogador soma os dados e marca com um X o número sorteado. Se a soma der 7, o jogador desenha uma cobra no seu papel.
*** Quem marcar todos os números primeiro, com o menor número de cobras é o vencedor.
*** Quem obter 7 cobras sai do jogo.
Tabuleiro para o jogo.
Jogo com meus alunos distribuindo um tabuleiro para cada aluno ou um por grupo.
Eles escrevem os numerais nos espaços da cobra, podem escrever de 1 a 20 ou de 2 a 12 falhando espaços entre os numerais.
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015
COBRA - Jogo Alfabetização Matemática
Postado por Professora Carminha às 12:09
COBRA
Material: tabuleiro do jogo, 1 ou 2 dados, lápis de cor ou canetinha.
Conteúdo: sequência numérica, somar, grafia e identificação de numerais.
Regra:
*** Joga-se em dupla ou pequeno grupo.
*** Cada aluno de posse do tabuleiro – 1, 2 ou 3 - (1 a 6 – se for jogado com apenas 1 dado) (1 a 12 se com 2).
*** Na sua vez de jogar, o participante joga os dados e faz um X ou pinta o pedacinho da cobra que contém a quantia sorteada.
*** Ganha quem pintar a cobra primeiro.
TABULEIRO 1: com este tabuleiro trabalho desde a pré-escola.
TABULEIRO 2
TABULEIRO 3: este o aluno escreve os numerais nos espaços.
Elaborei 2 tabuleiros em papel cartão para serem jogados na hora dos Jogos e Brincadeiras pelos alunos. Eles utilizam tampinhas para marcar os números.
Sequência Didática A raposa e a cegonha
A raposa e a cegonha
A raposa e a cegonha mantinham boas relações e pareciam ser amigas sinceras. Certo dia, a raposa convidou a cegonha para jantar e, por brincadeira, botou na mesa apenas um prato raso contendo um pouco de sopa. Para ela, foi tudo muito fácil, mas a cegonha pode apenas molhar a ponta do bico e saiu dali com muita fome.
_ Sinto muito, disse a raposa, parece que você não gostou da sopa.
_Não pense nisso, respondeu a cegonha. Espero que, em retribuição a esta visita, você venha em breve jantar.
No dia seguinte, a raposa foi pagar a visita. Quando sentaram à mesa, o que havia para o jantar estava contido num jarro alto, de pescoço comprido e boca estreita, no qual a raposa não podia introduzir o focinho. Tudo o que ela conseguiu foi lamber a parte externa do jarro.
_Não pedirei desculpas pelo jantar, disse a cegonha, assim você sente no próprio estômago o que senti ontem.
Moral da história: Quem com ferro fere, com ferro será ferido.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA TRABALHAR COM O TEXTO.
TÓPICOS
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CAPACIDADE
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DESCRITOR
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QUESTÕES PROPOSTAS
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Leitura: compreensão
análise e avaliação
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Construir compreensão global do texto lido, unificando e inter-relacionando informações explicitas e implícitas, produzindo inferências.
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Identificar assunto de texto
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Do que o texto fala?
Ou qual o assunto do texto?
(da falsa amizade entre a Raposa e a Cegonha )
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Localizar informações explicitas
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- Para que a raposa convidou a cegonha?
- Como era o prato em que a raposa ofereceu para a Cegonha?
_ Como era o jarro em que a Cegonha ofereceu o jantar?
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Coerência e coesão no
processamento de textos
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identificar marcas linguísticas que expressam relações de tempo.
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Na segunda frase do texto qual é a expressão relativa à ocasião em que a Raposa convidou a Cegonha para jantar?
(Certo dia)
No início do 4º parágrafo Qual é a expressão que também indica tempo?(No dia seguinte)
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Identificar marcas linguísticas que expressam relações de lugar.
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Onde a Raposa foi pagar a visita ?
(na casa da Cegonha)
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Identificar marcas linguísticas que expressam relações de causa e consequência
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Por que a Cegonha não pediu desculpas para a Raposa?
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Inferir o sentido de uma expressão
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Qual o significado da Moral da história:
“Quem com ferro fere, com ferro será ferido”.
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Identificar marcas linguísticas que evidenciam o enunciador no discurso direto ou indireto
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- Qual é o trecho que apresenta a fala da Raposa?
- Qual é o trecho que apresenta a fala da Cegonha?
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Estabelecer relações de continuidade temática a partir da recuperação de elementos da cadeia referencial do texto
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Nas frases “Para ela, foi tudo muito fácil...”.
“Tudo o que ela conseguiu foi lamber...”
A quem se refere a palavra ela ?
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Implicações do Gênero e do suporte na compreensão de textos
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Distinguir fato de opinião sobre o fato
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Qual a opinião do narrador sobre a amizade da Cegonha e da Raposa(pareciam ser amigas sinceras)
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Identificar gênero textual a partir de seu conteúdo
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Qual é o nome deste gênero textual?
(Fábula)
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Reconhecer finalidade do gênero
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Para que serve uma Fábula?
(Ensinamento)
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Interpretação do texto:
1.0 - Porque a raposa não quis convidar o leão, o gato, o cachorro para jantar em sua casa?
2.0 - Porque a raposa serviu o jantar para a cegonha num prato raso?
3.0 - Porque a cegonha saiu com vergonha e muito brava da casa da raposa?
4.0 - Porque a cegonha serviu o jantar para a raposa num jarro comprido e fino?
5.0 - Você concorda com o moral da História? Por quê?
6.0 - A cegonha “disse que fazia questão de retribuir o jantar no dia seguinte”.
Qual o sentido da palavra retribuir nesse contexto?
( A )Demonstrar gentileza.
( B )Fazer algo em agradecimento.
( C )Realizar uma homenagem.
( D )Vingar-se da mesma forma.
Atividades complementares:
1) Responda de acordo com o texto.
a) Qual é o titulo do texto?
b) Quem é o autor?
c) Quantos parágrafos possuem o texto?
d) Qual é a moral da história?
e) Quantos travessões apresentam no texto?
f) Quem a raposa convidou?
g) O que a raposa perguntou a raposa?
h) O que a raposa respondeu?
i) Em que recipiente a raposa serviu a cegonha?
j) Quem convidou dias depois para comer uma sopa em jarro?
k) Por que a raposa não podia comer no jarro?
3) Marque X no quadradinho correto.
a) Este texto é:
( ) um conto de fadas ( ) uma fábula ( ) texto poético
b) A Raposa convidou a Cegonha para:
( ) almoçar ( ) jantar ( ) tomar café
c) A raposa ...
( ) lambia a sopa ( ) bicava a sopa
d)Às vezes recebemos na mesma moeda por tudo...
( ) por tudo aquilo que não fazemos
( ) por tudo aquilo que fazemos.
( ) pelos outros que fazemos
e) A história trata especialmente da:
( ) esperteza. ( ) maldade ( ) gula. ( ) ignorância
4) Invente dois nomes próprios, um para a raposa e outro para a cegonha.Use letra maiúscula, não esqueça.
5)Dê o plural das palavras
Raposa cegonha jantar
Sopa prato líquido
Deliciosa bico comprido
Jarro focinho gargalo
Engraçado moeda convite
6) Dê o diminutivo das palavras.
Raposa cegonha amiga
Prato sopa jarro
Moeda calça sapato
Porta blusa folha
Referências: http://profprocop.blogspot.com.br
Postado por indiara hellen às domingo,
quinta-feira, 19 de março de 2015
Os estudantes da Oficina de Teatro continuam ensaiando a peça de teatro escrita coletivamente por eles com ajuda daMonitora Marli.
E o assunto é: Higiene Bucal!!!!
E.M. Professora Ana Guedes Vieira – Programa Mais Educação
Oficina de Teatro – Monitora: Marli
Narrador: Havia uma floresta perto daqui, onde morava um jacaré. Todos os dias ele saia pra tomar banho no lago próximo de sua casinha e ficava ali horas tomando banho de sol. Um belo dia, deitado na grama esquentando sol ele de repente deu um grito desesperado:
Jacaré: Ai, que dor horrível!
Narrador: O jacaré se levantou e saiu correndo pela floresta
Jacaré: Ai, ai, que dor horrível! Me ajudem, por favor! Socorro!
Narrador: O jacaré ficou desesperado, corria em círculos e gritava! Sabe o que ele tinha? Uma dor de dente desesperadora porque não cuidava dos seus dentes.
O jacaré teve uma idéia para aliviar aquela dor horrível:
Jacaré: Vou pegar um lenço grande e marrar na minha cabeça, apertando bem meus dentes, quem sabe assim alivia a dor.
Narrador: Assim o jacaré fez, e não é que sentiu um pouco de alivio e conseguiu se acalmar.
Jacaré: Que bom! Parou de dormir um pouco! Aí, que preguiça... acho que vou dormir!
Narrador: O jacaré pegou no sono e começou a sonhar:
Entra uma criança representando a escova de dentes e fala:
Escova: Amigo Jacaré, eu sou a escova e se você tivesse me usado corretamente, não estaria agora sofrendo com dor de dentes. Mas, eu vou te ajudar! A partir de hoje você deve escovar os dentes todos os dias, pelo menos 4 vezes e após as refeições.
Entra outra criança representando o creme dental e fala.
Creme Dental: Jacaré, sou seu amigo Creme Dental e você precisa me usar para limpar seus dentes, toda vez que for escovar, para que tenha hálito saudável.
Entra outra criança representando a água e fala:
Água: Jacaré, eu sou a limpeza, vou te ajudar com a sua higiene. Após escovar os dentes com a escova me use para enxaguar a boca. Você pode me usar para tomar banho e também para lavar as mãos sempre antes das refeições.
Entra outra criança representando o fio dental e fala:
Fio Dental: Jacaré, e meu grande e bravo amigo, eu sou o Fio Dental e você deve me usar para retirar a sujeirinha que ficou agarrada entre os dentes e que minha amiga escova não conseguiu remover sozinha. Você passa o fio dental entre os dentes retirando os resíduos que ficam escondidos causando cáries.
Entra outra criança representando a dentista e fala:
Olá Sr. Jacaré, sou amigo de todos e sou o profissional que cuida dos dentes. Venho dar um conselho pra você e pra todas essas crianças e jovens. Pessoal, procurem um dentista de 6 em seis meses, ou pelo menos 1 vez por ano. Nós dentistas, vamos olhar os seus dentes e lhes orientar de como cuidar bem deles. Iremos passar o flúor que também é muito importante para a higiene dental. Assim, vocês não sentirão dor de dentes!
O menino entra e começa a ler seu livrinho para o jacaré e a platéia!
Menino: Os dentões do jacaré foram atacados pelos bichinhos das cáries, que se aproveitaram que ele não cuidava da sua higiene bucal. Cuidem de seus dentes corretamente usando escova, creme dental e fio dental e evitem o ataque dos bichinhos das cáries.
Narrador: O jacaré acordou e lembrou-se do sonho. Ele resolveu procurar o dentista.
Jacaré: Vou já procurar um dentista, não quero mais sentir dor de dente e agora vou sempre escovar meus dentes e fazer tudo que meus amigos do sonho me aconselharam. Vou usar creme dental, escova e fio dental.
Narrador: E ai, adultos e crianças, vamos fazer como o jacaré e seguir todos os conselhos do dentista. Tenham muito cuidado com seus dentes porque é muito importante zelar pela nossa higiene e saúde. Se você não cuidar dos seus dentes a cárie e outros problemas mais graves podem aparecer.
Feliz higiene bucal!
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