"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sexta-feira, 20 de março de 2015


quarta-feira, 17 de novembro de 2010

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

JOGO DE ADIÇÃO (Alfabetização) - Sete Cobras




7 COBRAS
Material: 2 dados, lápis, papel e/ou o tabuleiro.

Conteúdo: somar os dados, leitura e grafia de números.

Regra:
*** Escreve-se a sequência numérica na folha de papel (2 a 12).
*** Na sua vez de jogar, o jogador soma os dados e marca com um X o número sorteado. Se a soma der 7, o jogador desenha uma cobra no seu papel.
*** Quem marcar todos os números primeiro, com o menor número de cobras é o vencedor.
*** Quem obter 7 cobras sai do jogo.

Tabuleiro para o jogo. 

Jogo com meus alunos distribuindo um tabuleiro para cada aluno ou um por grupo.
Eles escrevem os numerais nos espaços da cobra, podem escrever de 1 a 20 ou de 2 a 12 falhando espaços entre os numerais.

Sequência Didática A raposa e a cegonha



 A raposa e a cegonha


A raposa e a cegonha mantinham boas relações e pareciam ser amigas sinceras. Certo dia, a raposa convidou a cegonha para jantar e, por brincadeira, botou na mesa apenas um prato raso contendo um pouco de sopa.  Para ela, foi tudo muito fácil, mas a cegonha pode apenas molhar a ponta do bico e saiu dali com muita fome.

_ Sinto muito, disse a raposa, parece que você não gostou da sopa.

_Não pense nisso, respondeu a cegonha. Espero que, em retribuição a esta visita, você venha em breve jantar.

No dia seguinte, a raposa foi pagar a visita. Quando sentaram à mesa, o que havia para o jantar estava contido num jarro alto, de pescoço comprido e boca estreita, no qual a raposa não podia introduzir o focinho. Tudo o que ela conseguiu foi lamber a parte externa do jarro.

_Não pedirei desculpas pelo jantar, disse a cegonha, assim você sente no próprio estômago o que senti ontem.

Moral da história: Quem com ferro fere, com ferro será ferido.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA TRABALHAR  COM O TEXTO.

TÓPICOS
CAPACIDADE
DESCRITOR
QUESTÕES PROPOSTAS
Leitura: compreensão
análise e avaliação
Construir compreensão global do texto lido, unificando e inter-relacionando informações explicitas e implícitas, produzindo inferências.
Identificar assunto de texto
Do que o texto fala?
Ou qual o assunto do texto?
(da falsa amizade entre a Raposa e a Cegonha )
Localizar informações explicitas
- Para que a raposa convidou a cegonha?
- Como era o prato em que a raposa ofereceu para a Cegonha?
_ Como era o jarro em que a Cegonha ofereceu o jantar?






Coerência e coesão no
processamento de textos
identificar marcas linguísticas que expressam relações de tempo.
Na segunda frase do texto qual é a expressão relativa à ocasião em que a Raposa convidou a Cegonha para jantar?
(Certo dia)
No início do 4º parágrafo Qual é a expressão que também indica tempo?(No dia seguinte)
Identificar marcas linguísticas que expressam relações de lugar.

Onde a Raposa foi pagar a visita ?
(na casa da Cegonha)
Identificar marcas linguísticas que expressam relações de causa e consequência

Por que a Cegonha não pediu desculpas para a Raposa?

Inferir o sentido de uma expressão
Qual o significado da Moral da história:
“Quem com ferro fere, com ferro será ferido”.
Identificar marcas linguísticas que evidenciam o enunciador no discurso direto ou indireto
- Qual é o trecho que apresenta a fala da Raposa?
- Qual é o trecho que apresenta a fala da Cegonha?
Estabelecer relações de continuidade temática a partir da recuperação de elementos da cadeia referencial do texto
Nas frases “Para ela, foi tudo muito fácil...”.
Tudo o que ela conseguiu foi lamber...”
A quem se refere a palavra ela ?
Implicações do Gênero e do suporte na compreensão de textos
Distinguir fato de opinião sobre o fato
Qual a opinião do narrador sobre a amizade da Cegonha e da Raposa(pareciam ser amigas sinceras)
Identificar gênero textual a partir de seu conteúdo
Qual é o nome deste gênero textual?
(Fábula)
Reconhecer finalidade do gênero
Para que serve uma Fábula?
(Ensinamento)
  
 Interpretação do texto:

 1.0 - Porque a raposa não quis convidar o leão, o gato, o  cachorro para jantar em sua casa?
2.0 - Porque a raposa serviu o jantar para a cegonha num prato raso?

3.0 - Porque a cegonha saiu com vergonha e muito brava da casa da raposa?

 4.0 - Porque a cegonha serviu o jantar para a raposa num jarro comprido e fino?

 5.0 - Você concorda com o moral da História? Por quê?
6.0 - A cegonha “disse que fazia questão de retribuir o jantar no dia seguinte”.
Qual o sentido da palavra retribuir nesse contexto?

( A )Demonstrar gentileza.
( B )Fazer algo em agradecimento.
( C )Realizar uma homenagem.
( D )Vingar-se da mesma forma.
Atividades complementares:

1) Responda de acordo com o texto.

a) Qual é o titulo do texto?

b) Quem é o autor?

c) Quantos parágrafos possuem o texto?

d) Qual é a moral da história?

e) Quantos travessões apresentam no texto?

f) Quem a raposa convidou?

g) O que a raposa perguntou a raposa?

h) O que a raposa respondeu?

i) Em que recipiente a raposa serviu a cegonha?

j) Quem convidou dias depois para comer uma sopa em jarro?

k) Por que a raposa não podia comer no jarro?

3) Marque X no quadradinho correto.
a) Este texto é:
(    ) um conto de fadas     (    ) uma fábula (   ) texto poético

b)  A Raposa convidou a Cegonha para:
(    ) almoçar         (    ) jantar             (    ) tomar café

c) A raposa ...
(    ) lambia a sopa             (    ) bicava a sopa

d)Às vezes recebemos na mesma moeda por tudo...
(    ) por tudo aquilo que não fazemos
(    ) por tudo aquilo que fazemos.
(    ) pelos outros que fazemos

e) A história trata especialmente da:
(    ) esperteza.  (    ) maldade   (    ) gula.      (    ) ignorância

4) Invente dois nomes próprios, um para a raposa  e outro para a cegonha.Use letra maiúscula, não esqueça.

5)Dê o plural das palavras
Raposa                cegonha               jantar
Sopa                    prato                    líquido
Deliciosa              bico                      comprido
Jarro                   focinho                  gargalo
Engraçado          moeda                  convite

6) Dê o diminutivo das palavras.
Raposa                 cegonha                  amiga
Prato                      sopa                      jarro      
Moeda                   calça                      sapato
Porta                      blusa                     folha


Referências: http://profprocop.blogspot.com.br

 
 

quinta-feira, 19 de março de 2015


Os estudantes da Oficina de Teatro continuam ensaiando a peça de teatro escrita coletivamente por eles com ajuda daMonitora Marli.

E o assunto é: Higiene Bucal!!!!

E.M. Professora Ana Guedes Vieira – Programa Mais Educação

Oficina de Teatro – Monitora: Marli


Narrador: Havia uma floresta perto daqui, onde morava um jacaré. Todos os dias ele saia pra tomar banho no lago próximo de sua casinha e ficava ali horas tomando banho de sol. Um belo dia, deitado na grama esquentando sol ele de repente deu um grito desesperado:



Jacaré: Ai, que dor horrível!

Narrador: O jacaré se levantou e saiu correndo pela floresta

Jacaré: Ai, ai, que dor horrível! Me ajudem, por favor! Socorro!

Narrador: O jacaré ficou desesperado, corria em círculos e gritava! Sabe o que ele tinha? Uma dor de dente desesperadora porque não cuidava dos seus dentes.

O jacaré teve uma idéia para aliviar aquela dor horrível:

Jacaré: Vou pegar um lenço grande e marrar na minha cabeça, apertando bem meus dentes, quem sabe assim alivia a dor.

Narrador: Assim o jacaré fez, e não é que sentiu um pouco de alivio e conseguiu se acalmar.

Jacaré: Que bom! Parou de dormir um pouco! Aí, que preguiça... acho que vou dormir!

Narrador: O jacaré pegou no sono e começou a sonhar:

Entra uma criança representando a escova de dentes e fala:

Escova: Amigo Jacaré, eu sou a escova e se você tivesse me usado corretamente, não estaria agora sofrendo com dor de dentes. Mas, eu vou te ajudar! A partir de hoje você deve escovar os dentes todos os dias, pelo menos 4 vezes e após as refeições.

Entra outra criança representando o creme dental e fala.

Creme Dental: Jacaré, sou seu amigo Creme Dental e você precisa me usar para limpar seus dentes, toda vez que for escovar, para que tenha hálito saudável.

Entra outra criança representando a água e fala:

Água: Jacaré, eu sou a limpeza, vou te ajudar com a sua higiene. Após escovar os dentes com a escova me use para enxaguar a boca. Você pode me usar para tomar banho e também para lavar as mãos sempre antes das refeições.

Entra outra criança representando o fio dental e fala:

Fio Dental: Jacaré, e meu grande e bravo amigo, eu sou o Fio Dental e você deve me usar para retirar a sujeirinha que ficou agarrada entre os dentes e que minha amiga escova não conseguiu remover sozinha. Você passa o fio dental entre os dentes retirando os resíduos que ficam escondidos causando cáries.

Entra outra criança representando a dentista e fala:

Olá Sr. Jacaré, sou amigo de todos e sou o profissional que cuida dos dentes. Venho dar um conselho pra você e pra todas essas crianças e jovens. Pessoal, procurem um dentista de 6 em seis meses, ou pelo menos 1 vez por ano. Nós dentistas, vamos olhar os seus dentes e lhes orientar de como cuidar bem deles. Iremos passar o flúor que também é muito importante para a higiene dental. Assim, vocês não sentirão dor de dentes!

O menino entra e começa a ler seu livrinho para o jacaré e a platéia!

Menino: Os dentões do jacaré foram atacados pelos bichinhos das cáries, que se aproveitaram que ele não cuidava da sua higiene bucal. Cuidem de seus dentes corretamente usando escova, creme dental e fio dental e evitem o ataque dos bichinhos das cáries.

Narrador: O jacaré acordou e lembrou-se do sonho. Ele resolveu procurar o dentista.

Jacaré: Vou já procurar um dentista, não quero mais sentir dor de dente e agora vou sempre escovar meus dentes e fazer tudo que meus amigos do sonho me aconselharam. Vou usar creme dental, escova e fio dental.



Narrador: E ai, adultos e crianças, vamos fazer como o jacaré e seguir todos os conselhos do dentista. Tenham muito cuidado com seus dentes porque é muito importante zelar pela nossa higiene e saúde. Se você não cuidar dos seus dentes a cárie e outros problemas mais graves podem aparecer.



Feliz higiene bucal!

domingo, 15 de março de 2015

Atividade Projeto Vinícius de Moraes água

Atividade Projeto Vinícius de Moraes água

Atividade Projeto Vinícius de Moraes água

História Cachinhos de Ouro e os Três Ursos.

 Atividades para trabalhar com a história








Fantoches


 Dedoches


  






Desenho para confecção das máscaras para dramatização da história.