"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sexta-feira, 20 de março de 2015

Sequência Didática A raposa e a cegonha



 A raposa e a cegonha


A raposa e a cegonha mantinham boas relações e pareciam ser amigas sinceras. Certo dia, a raposa convidou a cegonha para jantar e, por brincadeira, botou na mesa apenas um prato raso contendo um pouco de sopa.  Para ela, foi tudo muito fácil, mas a cegonha pode apenas molhar a ponta do bico e saiu dali com muita fome.

_ Sinto muito, disse a raposa, parece que você não gostou da sopa.

_Não pense nisso, respondeu a cegonha. Espero que, em retribuição a esta visita, você venha em breve jantar.

No dia seguinte, a raposa foi pagar a visita. Quando sentaram à mesa, o que havia para o jantar estava contido num jarro alto, de pescoço comprido e boca estreita, no qual a raposa não podia introduzir o focinho. Tudo o que ela conseguiu foi lamber a parte externa do jarro.

_Não pedirei desculpas pelo jantar, disse a cegonha, assim você sente no próprio estômago o que senti ontem.

Moral da história: Quem com ferro fere, com ferro será ferido.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA TRABALHAR  COM O TEXTO.

TÓPICOS
CAPACIDADE
DESCRITOR
QUESTÕES PROPOSTAS
Leitura: compreensão
análise e avaliação
Construir compreensão global do texto lido, unificando e inter-relacionando informações explicitas e implícitas, produzindo inferências.
Identificar assunto de texto
Do que o texto fala?
Ou qual o assunto do texto?
(da falsa amizade entre a Raposa e a Cegonha )
Localizar informações explicitas
- Para que a raposa convidou a cegonha?
- Como era o prato em que a raposa ofereceu para a Cegonha?
_ Como era o jarro em que a Cegonha ofereceu o jantar?






Coerência e coesão no
processamento de textos
identificar marcas linguísticas que expressam relações de tempo.
Na segunda frase do texto qual é a expressão relativa à ocasião em que a Raposa convidou a Cegonha para jantar?
(Certo dia)
No início do 4º parágrafo Qual é a expressão que também indica tempo?(No dia seguinte)
Identificar marcas linguísticas que expressam relações de lugar.

Onde a Raposa foi pagar a visita ?
(na casa da Cegonha)
Identificar marcas linguísticas que expressam relações de causa e consequência

Por que a Cegonha não pediu desculpas para a Raposa?

Inferir o sentido de uma expressão
Qual o significado da Moral da história:
“Quem com ferro fere, com ferro será ferido”.
Identificar marcas linguísticas que evidenciam o enunciador no discurso direto ou indireto
- Qual é o trecho que apresenta a fala da Raposa?
- Qual é o trecho que apresenta a fala da Cegonha?
Estabelecer relações de continuidade temática a partir da recuperação de elementos da cadeia referencial do texto
Nas frases “Para ela, foi tudo muito fácil...”.
Tudo o que ela conseguiu foi lamber...”
A quem se refere a palavra ela ?
Implicações do Gênero e do suporte na compreensão de textos
Distinguir fato de opinião sobre o fato
Qual a opinião do narrador sobre a amizade da Cegonha e da Raposa(pareciam ser amigas sinceras)
Identificar gênero textual a partir de seu conteúdo
Qual é o nome deste gênero textual?
(Fábula)
Reconhecer finalidade do gênero
Para que serve uma Fábula?
(Ensinamento)
  
 Interpretação do texto:

 1.0 - Porque a raposa não quis convidar o leão, o gato, o  cachorro para jantar em sua casa?
2.0 - Porque a raposa serviu o jantar para a cegonha num prato raso?

3.0 - Porque a cegonha saiu com vergonha e muito brava da casa da raposa?

 4.0 - Porque a cegonha serviu o jantar para a raposa num jarro comprido e fino?

 5.0 - Você concorda com o moral da História? Por quê?
6.0 - A cegonha “disse que fazia questão de retribuir o jantar no dia seguinte”.
Qual o sentido da palavra retribuir nesse contexto?

( A )Demonstrar gentileza.
( B )Fazer algo em agradecimento.
( C )Realizar uma homenagem.
( D )Vingar-se da mesma forma.
Atividades complementares:

1) Responda de acordo com o texto.

a) Qual é o titulo do texto?

b) Quem é o autor?

c) Quantos parágrafos possuem o texto?

d) Qual é a moral da história?

e) Quantos travessões apresentam no texto?

f) Quem a raposa convidou?

g) O que a raposa perguntou a raposa?

h) O que a raposa respondeu?

i) Em que recipiente a raposa serviu a cegonha?

j) Quem convidou dias depois para comer uma sopa em jarro?

k) Por que a raposa não podia comer no jarro?

3) Marque X no quadradinho correto.
a) Este texto é:
(    ) um conto de fadas     (    ) uma fábula (   ) texto poético

b)  A Raposa convidou a Cegonha para:
(    ) almoçar         (    ) jantar             (    ) tomar café

c) A raposa ...
(    ) lambia a sopa             (    ) bicava a sopa

d)Às vezes recebemos na mesma moeda por tudo...
(    ) por tudo aquilo que não fazemos
(    ) por tudo aquilo que fazemos.
(    ) pelos outros que fazemos

e) A história trata especialmente da:
(    ) esperteza.  (    ) maldade   (    ) gula.      (    ) ignorância

4) Invente dois nomes próprios, um para a raposa  e outro para a cegonha.Use letra maiúscula, não esqueça.

5)Dê o plural das palavras
Raposa                cegonha               jantar
Sopa                    prato                    líquido
Deliciosa              bico                      comprido
Jarro                   focinho                  gargalo
Engraçado          moeda                  convite

6) Dê o diminutivo das palavras.
Raposa                 cegonha                  amiga
Prato                      sopa                      jarro      
Moeda                   calça                      sapato
Porta                      blusa                     folha


Referências: http://profprocop.blogspot.com.br

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário