"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "
sexta-feira, 20 de março de 2015
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015
JOGO DE ADIÇÃO (Alfabetização) - Sete Cobras
Postado por Professora Carminha às 11:10
7 COBRAS
Material: 2 dados, lápis, papel e/ou o tabuleiro.
Conteúdo: somar os dados, leitura e grafia de números.
Regra:
*** Escreve-se a sequência numérica na folha de papel (2 a 12).
*** Na sua vez de jogar, o jogador soma os dados e marca com um X o número sorteado. Se a soma der 7, o jogador desenha uma cobra no seu papel.
*** Quem marcar todos os números primeiro, com o menor número de cobras é o vencedor.
*** Quem obter 7 cobras sai do jogo.
Tabuleiro para o jogo.
Jogo com meus alunos distribuindo um tabuleiro para cada aluno ou um por grupo.
Eles escrevem os numerais nos espaços da cobra, podem escrever de 1 a 20 ou de 2 a 12 falhando espaços entre os numerais.
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015
COBRA - Jogo Alfabetização Matemática
Postado por Professora Carminha às 12:09
COBRA
Material: tabuleiro do jogo, 1 ou 2 dados, lápis de cor ou canetinha.
Conteúdo: sequência numérica, somar, grafia e identificação de numerais.
Regra:
*** Joga-se em dupla ou pequeno grupo.
*** Cada aluno de posse do tabuleiro – 1, 2 ou 3 - (1 a 6 – se for jogado com apenas 1 dado) (1 a 12 se com 2).
*** Na sua vez de jogar, o participante joga os dados e faz um X ou pinta o pedacinho da cobra que contém a quantia sorteada.
*** Ganha quem pintar a cobra primeiro.
TABULEIRO 1: com este tabuleiro trabalho desde a pré-escola.
TABULEIRO 2
TABULEIRO 3: este o aluno escreve os numerais nos espaços.
Elaborei 2 tabuleiros em papel cartão para serem jogados na hora dos Jogos e Brincadeiras pelos alunos. Eles utilizam tampinhas para marcar os números.
Sequência Didática A raposa e a cegonha
A raposa e a cegonha
A raposa e a cegonha mantinham boas relações e pareciam ser amigas sinceras. Certo dia, a raposa convidou a cegonha para jantar e, por brincadeira, botou na mesa apenas um prato raso contendo um pouco de sopa. Para ela, foi tudo muito fácil, mas a cegonha pode apenas molhar a ponta do bico e saiu dali com muita fome.
_ Sinto muito, disse a raposa, parece que você não gostou da sopa.
_Não pense nisso, respondeu a cegonha. Espero que, em retribuição a esta visita, você venha em breve jantar.
No dia seguinte, a raposa foi pagar a visita. Quando sentaram à mesa, o que havia para o jantar estava contido num jarro alto, de pescoço comprido e boca estreita, no qual a raposa não podia introduzir o focinho. Tudo o que ela conseguiu foi lamber a parte externa do jarro.
_Não pedirei desculpas pelo jantar, disse a cegonha, assim você sente no próprio estômago o que senti ontem.
Moral da história: Quem com ferro fere, com ferro será ferido.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA TRABALHAR COM O TEXTO.
TÓPICOS
|
CAPACIDADE
|
DESCRITOR
|
QUESTÕES PROPOSTAS
|
Leitura: compreensão
análise e avaliação
|
Construir compreensão global do texto lido, unificando e inter-relacionando informações explicitas e implícitas, produzindo inferências.
|
Identificar assunto de texto
|
Do que o texto fala?
Ou qual o assunto do texto?
(da falsa amizade entre a Raposa e a Cegonha )
|
Localizar informações explicitas
|
- Para que a raposa convidou a cegonha?
- Como era o prato em que a raposa ofereceu para a Cegonha?
_ Como era o jarro em que a Cegonha ofereceu o jantar?
| ||
Coerência e coesão no
processamento de textos
|
identificar marcas linguísticas que expressam relações de tempo.
|
Na segunda frase do texto qual é a expressão relativa à ocasião em que a Raposa convidou a Cegonha para jantar?
(Certo dia)
No início do 4º parágrafo Qual é a expressão que também indica tempo?(No dia seguinte)
| |
Identificar marcas linguísticas que expressam relações de lugar.
|
Onde a Raposa foi pagar a visita ?
(na casa da Cegonha)
| ||
Identificar marcas linguísticas que expressam relações de causa e consequência
|
Por que a Cegonha não pediu desculpas para a Raposa?
| ||
Inferir o sentido de uma expressão
|
Qual o significado da Moral da história:
“Quem com ferro fere, com ferro será ferido”.
| ||
Identificar marcas linguísticas que evidenciam o enunciador no discurso direto ou indireto
|
- Qual é o trecho que apresenta a fala da Raposa?
- Qual é o trecho que apresenta a fala da Cegonha?
| ||
Estabelecer relações de continuidade temática a partir da recuperação de elementos da cadeia referencial do texto
|
Nas frases “Para ela, foi tudo muito fácil...”.
“Tudo o que ela conseguiu foi lamber...”
A quem se refere a palavra ela ?
| ||
Implicações do Gênero e do suporte na compreensão de textos
|
Distinguir fato de opinião sobre o fato
|
Qual a opinião do narrador sobre a amizade da Cegonha e da Raposa(pareciam ser amigas sinceras)
| |
Identificar gênero textual a partir de seu conteúdo
|
Qual é o nome deste gênero textual?
(Fábula)
| ||
Reconhecer finalidade do gênero
|
Para que serve uma Fábula?
(Ensinamento)
|
Interpretação do texto:
1.0 - Porque a raposa não quis convidar o leão, o gato, o cachorro para jantar em sua casa?
2.0 - Porque a raposa serviu o jantar para a cegonha num prato raso?
3.0 - Porque a cegonha saiu com vergonha e muito brava da casa da raposa?
4.0 - Porque a cegonha serviu o jantar para a raposa num jarro comprido e fino?
5.0 - Você concorda com o moral da História? Por quê?
6.0 - A cegonha “disse que fazia questão de retribuir o jantar no dia seguinte”.
Qual o sentido da palavra retribuir nesse contexto?
( A )Demonstrar gentileza.
( B )Fazer algo em agradecimento.
( C )Realizar uma homenagem.
( D )Vingar-se da mesma forma.
Atividades complementares:
1) Responda de acordo com o texto.
a) Qual é o titulo do texto?
b) Quem é o autor?
c) Quantos parágrafos possuem o texto?
d) Qual é a moral da história?
e) Quantos travessões apresentam no texto?
f) Quem a raposa convidou?
g) O que a raposa perguntou a raposa?
h) O que a raposa respondeu?
i) Em que recipiente a raposa serviu a cegonha?
j) Quem convidou dias depois para comer uma sopa em jarro?
k) Por que a raposa não podia comer no jarro?
3) Marque X no quadradinho correto.
a) Este texto é:
( ) um conto de fadas ( ) uma fábula ( ) texto poético
b) A Raposa convidou a Cegonha para:
( ) almoçar ( ) jantar ( ) tomar café
c) A raposa ...
( ) lambia a sopa ( ) bicava a sopa
d)Às vezes recebemos na mesma moeda por tudo...
( ) por tudo aquilo que não fazemos
( ) por tudo aquilo que fazemos.
( ) pelos outros que fazemos
e) A história trata especialmente da:
( ) esperteza. ( ) maldade ( ) gula. ( ) ignorância
4) Invente dois nomes próprios, um para a raposa e outro para a cegonha.Use letra maiúscula, não esqueça.
5)Dê o plural das palavras
Raposa cegonha jantar
Sopa prato líquido
Deliciosa bico comprido
Jarro focinho gargalo
Engraçado moeda convite
6) Dê o diminutivo das palavras.
Raposa cegonha amiga
Prato sopa jarro
Moeda calça sapato
Porta blusa folha
Referências: http://profprocop.blogspot.com.br
Postado por indiara hellen às domingo,
Assinar:
Postagens (Atom)