"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 22 de junho de 2015

      Escola
      Aluno(a) __________________________________ Ano:____
      Professora:                                 Data: ___/___/2014
      Componente Curricular: Ciências                       Nota: _______

VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM - II UNIDADE

Nesta unidade estudamos sobre a Saúde, esta que é importante para a vida tranquila de qualquer ser humano. Com saúde conseguimos ter uma vida normal e conseguimos realizar todas as tarefas que surge no nosso dia a dia. Portanto cuide bem de sua saúde.
Com base no que estudamos, pense com calma e responda as questões solicitadas.
Retângulo de cantos arredondados: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________1.Realizamos na sala de aula estudo e trabalho em grupo sobre a doença conhecida por Pneumonia. Escreva abaixo algumas informações que aprendemos com a realização deste trabalho e no espaço em branco desenhe o órgão afetado nesta doença.







Os microrganismos estão em todos os lugares, na água, no solo e até
mesmo dentro de outros animais.Eles são seres microscópicos que não podem ser vistos a olho nu.
As bactérias são um tipo de microrganismo.
2. De acordo com a afirmação acima, porque os microrganismos não podem ser vistos a olho nu e então como podemos vê-los? Explique.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.Como podemos definir os microrganismos? _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Pinte apenas os retângulos que contém nomes de microrganismos.
HEPATITE
 
VÍRUS
 
FUNGOS
 
 
BACTÉRIAS
 
PROTOZOÁRIOS
 
TIREÓIDE
 
 



·         Escreva os nomes que foram pintados.
_____________________________________________________________________
5. Sobre os microrganismos marque as informações verdadeiras.
(     ) Os microrganismos são seres vivos grandes, podendo ser observados por qualquer pessoa em qualquer lugar.
(        ) Os vírus e as bactérias são exemplos de seres microscópicos.
(        ) Os microrganismos estão espalhados por toda parte.
(      ) Os seres vivos chamados de microrganismos podem ser benéficos ou maléficos aos seres humanos.
(        ) Os microrganismos não possuem papel importante na natureza nem ao planeta Terra.
Os principais microrganismos causadores de doenças nos seres humanos são os vírus, as bactérias e os protozoários. As doenças podem ser transmitidas pelo ar, pela água, pelo solo e por outros animais. Portanto as doenças podem ser causadas por vírus, bactérias e protozoários.
Fique atento(a) as perguntas abaixo sobre doenças e responda corretamente:
6. A raiva, a dengue e a gripe são doenças causadas por vírus. Estudamos em nossas aulas estes exemplos, se você prestou atenção acertará tudo que se pede.
·         Escolha uma dessas três doenças e registre as seguintes informações sobre ela:
O que é:____________________________________________________________________
Como é transmitida: __________________________________________________________
Quais os sintomas:____________________________________________________________
E como é o tratamento: ________________________________________________________
·         Agora, use o espaço ao lado para criar
 um cartaz alertando as pessoas contra
a doença que você acabou de escrever
as  informações.





(     ) Gripe                      (     ) Raiva
(     ) Tuberculose           (     ) Doença de Chagas
(     ) Dengue                  (     ) Cólera
(     ) Malária                   (     ) Febre Maculosa
 
7. Já sabemos que as doenças podem ser causadas por vírus, bactérias ou protozoários. Observe os nomes das doenças abaixo e faça a relação de acordo como cada uma é causada.
Caixa de texto: ( 1 ) Doença causada por Vírus  
( 2 ) Doença causada por Bactéria   
( 3 ) Doença causada por Protozoário

 






8. Sobre a Tuberculose, responda:
a) Que órgão a tuberculosa ataca principalmente? ________________________________
b) Como é feito o tratamento? ________________________________________________
c) Que vacina a criança toma para evitar a tuberculose? ___________________________

9. Complete os espaços em branco com informações sobre a Dengue:
a) O vírus da dengue é transmitido aos seres humanos pela ____________________ da fêmea do mosquito _____________________________.
b) Os sintomas são: dores de _______________, _____________, manchas vermelhas na _________________, sensação de ________________________, dores musculares e dores nas _____________________________.
c) O mosquito da dengue gosta de ________________ no interior de pneus, ____________, latas vazias e vasos de ___________________________. Pois é onde a fêmea põe seus __________.

10. Relacione o nome dos seres vivos a doença que cada um pode causar:
( B ) Barbeiro              (       ) Aedes  aegypti
( D ) Dengue              (       ) Doença de Chagas
( M ) Malária              (       ) Mosquito-prego

11. Observe as imagens e informe o que elas tem haver com  o que estudamos em relação a cólera.
A CÓLERA
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
 








Se você se interessou durante as aulas com certeza fará uma excelente prova.
Sucesso!

Pró Naucilene
      Escola   
      Aluno(a) __________________________________ Ano:____
      Professora:                                Data: ___/___/2014
      Componente Curricular: Artes                   Nota: _______


VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM - II UNIDADE
O futebol é uma das práticas culturais esportista mais popular do mundo. O ano de 2014 é considerado para nós brasileiros um ano marcante, pois o Mundial do Futebol irá acontecer em nosso país, algo já esperado por todos os brasileiros há tempos. Portanto, nesta unidade em todas as disciplinas, estudamos vários pontos envolvendo este projeto que mobiliza nossos alunos. Mostre algumas coisas que aprendemos caprichando nas questões desta prova.

1. Um dos pontos que estudamos foi sobre a importância que tem na Copa de criar um Mascote. Abaixo você deverá colorir adequadamente o mascote da Copa de 2014 e escrever o nome dele usando criatividade na forma das letras. Capriche!
 

                                                 








                                                                                                          


2. Estudamos o texto musical que é tema da Copa deste ano, que possui o nome de "Todo mundo". Observe a letra da música e realize o que se pede.

Vem que vai começar
Um mundo num só lugar
Cada canto do meu país
Tem sede de ser feliz



E o som da batida
Na palma da mão
E a voz da torcida
É a voz da nação



Eu quero gol
Ôô ôô ôôôô...
Vamos gritar
Ôô ôô ôôôô...
É gol, é gol, é gol









Vamos espalhar felicidade
É a copa de todo mundo
Vamos juntar o mundo todo
Pra batucar, pra batucar



Juntos vamos fazer
O sonho acontecer
Seja em qualquer lugar
A galera vai cantar



E o som da batida
Na palma da mão
E a voz da torcida
É a voz da nação



Eu quero gol
Ôô ôô ôôôô...
Vamos gritar
Ôô ôô ôôôô...
É gol, é gol, é gol
Ôô ôô ôôôô...
E a galera grita gol
Ôô ôô ôôôô...
É gol, é gol, é gol



Vamos espalhar felicidade
É a copa de todo mundo
Vamos juntar o mundo todo
Pra batucar, pra batucar


Eu sou da torcida, da felicidade
Faço deste sonho a realidade
Mundo inteiro dando um show
Vamos num só ritmo
Eu quero a raça, eu quero a taça
Galera grita gol


Eu quero gol
Ôô ôô ôôôô...
E a galera grita gol
Ôô ôô ôôôô...
É a copa de todo mundo
Ôô ôô ôôôô...

Vamos espalhar felicidade
É a copa de todo mundo
Ôô ôô ôôôô...
Eu quero gol, eu quero gol
Ôô ôô ôôôô...

a) Retorne ao texto e circule o refrão.
b)Pinte a primeira estrofe do texto e a última.
c)Sublinhe as palavras que se repetem na música.
d)Use o espaço abaixo para fazer uma bela ilustração para a música.
e) Pesquise no dicionário o significado das seguintes palavras:
Ø batucar ____________________________________________________
Ø nação _____________________________________________________





3. Cada seleção possui um uniforme com cores padronizadas. Escolha uma seleção de sua preferência e pinte os uniformes da equipe. Atenção as cores e não esqueça de escreva o nome da seleção escolhida..
 











4. O Hino Nacional de cada seleção é cantado antes de iniciar cada partida do Mundial de Futebol. Treinamos na escola o Hino Nacional Brasileiro. Utilize o espaço abaixo para escrever um trecho de no mínimo dez linhas do nosso hino, depois crie imagens ao redor do pergaminho que ilustre a parte que você escreveu. Você consegue!
 










5. A bandeira é uma forma de representar cada seleção. A bandeira brasileira é composta de quatro cores: verde, amarelo, azul e branco. Observe a folha em anexo, recorte e monte as peças da bandeira do nosso país. Em seguida dê um colorido de acordo com as respectivas cores.






Use o espaço abaixo para criar um comentário sobre a Copa do Mundo. organize bem suas ideias. Capriche!
 










Escola -
Aluno(a) ___________________________ Ano:____
Professora: ________________  Data: ___/___/2015
Componente Curricular: Língua Portuguesa Nota: _______

VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM
                      I UNIDADE




                             Sombras da noite

Minha cama ficava no fundo do quarto. Pelas frestas da janela soprava um vento resmungando, cochichando, esfriando meus pensamentos, anunciando fantasmas. As roupas, dependuradas em cabides na parede, se transfiguravam em monstros e sombras. Deitado, enrolado, parado, imóvel, eu lia recado em cada mancha, em cada dobra, em cada sinal. O barulho do colchão de palha me arranhava. O escuro apertava minha garganta, roubava meu ar. O fio da luz terminava amarrado na cabeceira do catre. O medo, assim maior do que o quarto, me levava a apertar a pera da gelatite e acender a luz, enfeitada com papel crepom. O claro me devolvia as coisas em seus tamanhos verdadeiros. O nariz do monstro era o cabo do guarda-chuva, o rabo do demônio, o cinto do meu avô, o gigante, a capa “Ideal” cinza para os dias de chuva e frio. Então, procurava distrair meu pavor decifrando os escritos na parede, no canto da cama, tão perto de mim. Mas era minha a dificuldade de acomodar as coisas dentro de mim. Sobrava sempre um pedaço.
Bartolomeu Campos Queirós, Por parte de pai.
Belo Horizonte: RHJ, 1995, p. 17-8

ESTUDO DO TEXTO

1.   Responda:
a) Qual o título do texto? ____________________________________
b) E o autor? _______________________________________________
c) Qual o assunto tratado no texto? Explique.
__________________________________________________________________________________________________________________________________

2.   O texto traz o olhar particular do autor sobre aquilo que viu e viveu. Portanto, não revela apenas o fato, mas também sentimentos, sensações e impressões. Responda:

a)  Que sentimento fica evidente na história narrada pelo autor? ____________________
b)   Quando esse sentimento aumentava, o que o narrador fazia? __________
c)   Ao fazer isso, o que lhe era revelado? ______________________________

3.   Marque a alternativa adequada.
Ao dizer que o vento soprava “resmungando, cochichando, esfriando meus pensamentos,
anunciando fantasmas”, o narrador passa a impressão de que o vento é *
 





*o próprio vento mesmo.  * um fantasma.    * uma pessoa.

4.    Porque o vento dava essa impressão?
__________________________________________________________________________________________________________________________________

5.   Releia este trecho do texto:
“ O barulho do colchão de palha me arranhava.”

·        Como você imagina a casa do avô do narrador?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
                             
ESTUDO DA LÍNGUA

1.   Escreva V para verdadeiro e F para falso:

 



   A vírgula é usada para separar as palavras enumeradas.

   Podemos usar a vírgula para separar uma modalidade da outra.
   A vírgula serve para finalizar uma frase.

2.   Reescreva o trecho de forma correta:
Ana foi a feira e comprou banana e pera e laranjas e mangas e uvas.
____________________________________________________________________________________________________________________________
·        Responda:
Que palavra foi repetida de forma desnecessária? ________________
 


3.   Relacione corretamente o uso dos porquês: