"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Escola -
Aluno(a) ___________________________ Ano:____
Professora: ________________  Data: ___/___/2015
Componente Curricular: Língua Portuguesa Nota: _______

VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM
                      I UNIDADE




                             Sombras da noite

Minha cama ficava no fundo do quarto. Pelas frestas da janela soprava um vento resmungando, cochichando, esfriando meus pensamentos, anunciando fantasmas. As roupas, dependuradas em cabides na parede, se transfiguravam em monstros e sombras. Deitado, enrolado, parado, imóvel, eu lia recado em cada mancha, em cada dobra, em cada sinal. O barulho do colchão de palha me arranhava. O escuro apertava minha garganta, roubava meu ar. O fio da luz terminava amarrado na cabeceira do catre. O medo, assim maior do que o quarto, me levava a apertar a pera da gelatite e acender a luz, enfeitada com papel crepom. O claro me devolvia as coisas em seus tamanhos verdadeiros. O nariz do monstro era o cabo do guarda-chuva, o rabo do demônio, o cinto do meu avô, o gigante, a capa “Ideal” cinza para os dias de chuva e frio. Então, procurava distrair meu pavor decifrando os escritos na parede, no canto da cama, tão perto de mim. Mas era minha a dificuldade de acomodar as coisas dentro de mim. Sobrava sempre um pedaço.
Bartolomeu Campos Queirós, Por parte de pai.
Belo Horizonte: RHJ, 1995, p. 17-8

ESTUDO DO TEXTO

1.   Responda:
a) Qual o título do texto? ____________________________________
b) E o autor? _______________________________________________
c) Qual o assunto tratado no texto? Explique.
__________________________________________________________________________________________________________________________________

2.   O texto traz o olhar particular do autor sobre aquilo que viu e viveu. Portanto, não revela apenas o fato, mas também sentimentos, sensações e impressões. Responda:

a)  Que sentimento fica evidente na história narrada pelo autor? ____________________
b)   Quando esse sentimento aumentava, o que o narrador fazia? __________
c)   Ao fazer isso, o que lhe era revelado? ______________________________

3.   Marque a alternativa adequada.
Ao dizer que o vento soprava “resmungando, cochichando, esfriando meus pensamentos,
anunciando fantasmas”, o narrador passa a impressão de que o vento é *
 





*o próprio vento mesmo.  * um fantasma.    * uma pessoa.

4.    Porque o vento dava essa impressão?
__________________________________________________________________________________________________________________________________

5.   Releia este trecho do texto:
“ O barulho do colchão de palha me arranhava.”

·        Como você imagina a casa do avô do narrador?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
                             
ESTUDO DA LÍNGUA

1.   Escreva V para verdadeiro e F para falso:

 



   A vírgula é usada para separar as palavras enumeradas.

   Podemos usar a vírgula para separar uma modalidade da outra.
   A vírgula serve para finalizar uma frase.

2.   Reescreva o trecho de forma correta:
Ana foi a feira e comprou banana e pera e laranjas e mangas e uvas.
____________________________________________________________________________________________________________________________
·        Responda:
Que palavra foi repetida de forma desnecessária? ________________
 


3.   Relacione corretamente o uso dos porquês:


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário