"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sábado, 10 de outubro de 2015

Receita de brigadeiro de Cenoura

Amei essa receita !!!
Lembrando que a Cenoura :
  • melhorar a visão porque é rica em vitamina A que fortalece os olhos;
  • proteger a pele dos danos do Sol devido à presença de antioxidantes;
  • melhorar a saúde da pele pois a vitamina A previne a formação precoce de rugas, acne, pele seca, pigmentação, manchas e tom de pele irregular;
  • prevenir doenças cardiovasculares porque é rica em carotenóides;
  • ajudar a emagrecer porque tem poucas calorias e não tem gordura;
  • combater o colesterol pela riqueza em fibras;
  • ​ajudar a bronzear devido à presença de carotenóides.



Ingredientes
  • 1 lata de leite condensado;
  • 2 cenouras pequenas/médias batidas no liquidificador com pouca água (o mínimo possível);
  • 1 colher de manteiga e açúcar cristal para finalizar ou granulado.
Como que faz? 

Pra fazer vamos proceder como nos brigadeirotradicional. Peguei a receita lá do Super Zíper: coloque na panela uma lata de leite condensado, uma colher de manteiga e as cenouras batidas no liquidificador com pouca água. Misture bem e leve ao fogo médio. Misture sem parar usando uma colher de pau. Quando começar a descolar do fundo da panela, tire do fogo e deixe esfriar. Enrole bolinhas e aperte com os dedos até ficar em um formato de cone. Espete no palito enfeitado com fitinha verde e passe no açúcar cristal. Com o lado liso de uma faca, encoste de leve no brigadeiro para fazer as “ranhuras” da cenoura. Enfeite a cenoura com o preferir...
Para fazer o formato da cenoura, faça uma bolinha e depois vai “esmagando” com o dedo até ficar parecido com um cone. Quando estiver no tamanho e no formato esperado, é bom enrolar de novo com as mãos pra ficar mais lisinho. Fica assim, fofa!!!


Visitem o bloguinho :  http://www.pragentemiuda.org/


Modelinho para a Páscoa

Visitando os bloguinhos  encontrei esse molde, uma gracinha!!!
Visitem :  http://alessandramiotto.blogspot.com.br/




segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

PORTA TESOURAS

IDÉIAS BACANAS TEM QUE SER COMPARTILHADAS!
OLHA QUE GRACINHA ESSE PORTA TESOURINHAS!
VISITEM ESSE BLOGUINHO QUE EU AMO!! 
http://artebembolada.blogspot.com.br/
 

 

GALINHA PINTADINHA

QUEM NÃO GOSTA DESSA GALINHA.....
EU ADORO!!! E AS CRIANÇAS TAMBÉM....
ÓTIMA IDÉIA PARA LEMBRANCINHA E VOLTA AS AULAS.
VISITEM ESSE BLOGUINHO QUE É O MÁXIMO :  http://www.lucieneeva.blogspot.com.br/



sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

LEMBRANCINHA

IDÉIA SUPER BACANA  DE  LEMBRANCINHA PARA VOLTA AS AULAS!!!
SÃO OS CARACÓIS... FÁCEIS DE FAZER E NOSSOS ALUNOS VÃO ADORAR!!
ESSE SITE É ENCANTADOR, VISITEM : http://www.baudeletras.com



quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Moldes - bichinhos

Adorei esses moldes!! Práticos, fáceis de fazer e lindinhos!!!
Dá para criar crachás, decorar a sala, plaquinhas, caderninhos, agendinhas, lápis e muito mais....
Visitem o bloguinho dessa artista : http://www.leskka2.blogspot.com.br/



quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Mensagem de Boas Vindas aos alunos

Adorei essas mensagens de Boas Vindas !
Essa idéia bacana é do blog: www.faueduinfantil1.blogspot.com.br 







sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

  

QUERO COMPARTILHAR COM VOCÊS ALGUMAS IDÉIAS DE 
JORGE LARROSA BONDIA (NO TEXTO: NOTAS SOBRE A EXPERIÊNCIA E O SABER DE EXPERIÊNCIA).

" A EXPERIÊNCIA É O QUE NOS PASSA, O QUE NOS ACONTECE, O QUE NOS TOCA. NÃO O QUE SE PASSA, NÃO O QUE ACONTECE, OU O QUE TOCA..."

LARROSA  ME INSPIROU....  PENSEI E REFLETI SOBRE A MINHA EXPERIÊNCIA, OS MEUS SABERES, DESCOBRI QUE SÃO ÚNICOS, EU QUE VIVI ESSE MOMENTO E  ESSES DESAFIOS .... TUDO ME TOCOU, DO INÍCIO AO FIM.... 


OLÁ QUERIDOS EDUCADORES!!!

 
FELIZ 2014 !!!   ESSE ANO EU INICIO COM MUITO ENTUSIASMO! CHEIA DE IDÉIAS E FORTALECIDA DE CONHECIMENTOS, SABERES E EXPERIÊNCIAS.
TIVE UMA GRANDE OPORTUNIDADE DE ASSUMIR A COORDENAÇÃO DA EMEI NO ANO PASSADO (2013) E APRENDI MUITO! 
QUERO DIVIDIR COM VOCÊS O QUE APRENDI !
BEIJOS --> AMANDA :)


quarta-feira, 13 de março de 2013

domingo, 5 de agosto de 2012

terça-feira, 24 de julho de 2012

Caixinha Surpresa de Volta as Aulas


Essa idéia é super Bacaninha!! Uma Caixinha Surpresa para a Volta ás aulas!!
Dá para inventar mil coisas... Colocar Docinhos e Balinhas, Frases de Boas Vindas, Mensagens e etc...






terça-feira, 29 de maio de 2012

Teatro: A Árvore que não podia respirar...

Olá pessoal, estou postando para vocês o teatro que fiz sobre a história A Árvore que não podia respirar...
Ficou bem simples, mas o que importa é que as crianças adoraram e aprenderam muito com ele.

Vamos aos personagens:

1.     Árvore
2.     Flores
3.     Lenhador
4.     Crianças

A história se passa em dois ambientes. Então é preciso montar dois cantinhos.

O primeiro é onde a árvore vive (nele estará uma criança caracterizada de árvore, perto dela um vidro de xarope e uma colher grande daquelas de mexer panela, além de uma mala que ela levará quando fugir).

No segundo cantinho ficarão crianças caracterizadas de flores e folhas, além de um sol, formando um ambiente natural e preservado.

No momento adequado aparece uma outra criança caracterizada de lenhador com um machado para cortar a árvore.

No final da cena surgem as crianças para salvar a árvore do triste fim.










Flores de Papel

Flores de Papel


























Nesta atividade, antes de começar a leitura pedi para eles circularem os nomes dos desenhos, depois lemos, fizeram a escrita no caderno .




A BRUXINHA




A BRUXINHA PÔS UM XALE


DE TRANCINHA COMO UM X


E VOANDO NA VASSOURA


ELA VAI TODA FELIZ!


HARARA!!! HARARA!!!


Este textinho eu escrevi na lousa, depois de saberem de cor, os alunos não alfabéticos iam a lousa para encontrar as palavras: XALE, VASSOURA, TODA, NA. Escreveram no caderno e desenharam a bruxa e deram um nome para ela.




Depois de uma semana trabalhando sobre a bruxa, lendo um livro sobre Manual de bruxaria, fiz uma sondagem com estas palavras, adorei o resultado, eles foram muito bem.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

PARLENDA DA BRUXA


Desculpem pela demora amiguinhas !

Depois das atividades de festa junina, estou trabalhando sobre o tema das Bruxas, sei que não é época agora, mas surgiu depois que fiz as sondagem com a parlenda da bruxa, com meus alunos alfabéticos, eles adoraram, então comecei a trabalhar este tema.


Já desenvolvi várias atividades , mas postarei logo a seguir, porque meu caderno está com a coordenadora para ser vistado.


Neste texto fiz a sondagem com os alfabéticos, escreveram de memória e com os não alfabéticos, localizaram no texto as palavras :CASTELO, BRUXA, FACA ,PÃO, fizeram a escrita no caderno e no livro , coletivamente inventaram um novo final para a parlenda, que foi a mais votada pela sala. A parlenda ficou assim:

ERA UMA BRUXA

À MEIA NOITE

EM UM CASTELO MAL-ASSOMBRADO

COM UMA FACA NA MÃO


CORTANDO BATATA NO CHÃO

Desenharam no caderno o castelo, faca, bruxa, pão, colocando os nomes nos desenhos e os alfabéticos escreveram sobre as palavras.

IMPORTÂNCIA DE BRINCAR



Brincar é gostar de viver.
É bom e importante para o desenvolvimento motor, afetivo, social e psíquico da criança.
Quando brinca com brinquedos originais, espontaneamente e sem medo de errar, ela adquire conhecimento, além de criar o hábito de se ocupar. Adquire habilidades para usar as mãos e o corpo, reconhece objetos e suas caracteristicas, texturas, forma, tamanho, cor e som.
Ao brincar em meio a danças, cantigas e poemas, lendas, mitos, os seres imaginários apontam para nossa sabedoria e nosso pensar sobre o mundo.



Brincar : é o ato de dar vida a objetos e imagens.


Brinquedo: é um objeto que serve para as crianças brincarem.


Brincadeira: é o ato ou efeito de brincar.


Jogo: é uma brincadeira com regras definidas que estabelece quem vence e quem perde e envolve uma premiação ou o simples prazer da participação.



História Ilustrada

História Ilustrada da Árvore que não podia respirar...

Olá pessoal!  
Estou postando para vocês está história que adoro!
O autor eu não conheço, pois foi minha irmã quem confeccionou.
Mas ela é muito interessante para a criançada, pois cada página ocupa um quarto de uma cartolina, ficando bem visível, assim o professor vai contando a história através dos desenhos. Depois poderá mostrar só os desenhos para as crianças irem recontando a história.
Você poderá anotar as partes da história atrás de cada página para facilitar na hora de contá-la.
São dez páginas, dessa forma postarei a história dividida em parte.
Nem preciso dizer que trabalhei com minha turminha e eles amaram!!!
















                                                           História Ilustrada

1- A árvore que não podia respirar...

2- Era uma vez uma árvore que vivia muito triste no quintal, pois coitadinha, ela nem respirava direito, tossia tanto que já estava ficando fraquinha e branquinha.

3- O seu lar era tão poluído, tudo cinza e que barulho. Ela vivia com dor de cabeça e seus galinhos já estavam caindo. Pobrezinha pegou uma bronquite que não havia xaropinho que resolvesse.

4- Certo dia, cansada de tanto sofrer, ela pensou, pensou e chegou a conclusão que deveria fugir, pois nem seus amigos passarinhos iam mais conversar com ela. Ela estava sozinha naquele lugar cheio de poluição.
Que infelicidade!

5- Então ela arrumou sua bagagem, segurou bem suas raízes e galhos e fugiu em disparada. Apesar de estar indo embora, não e conformava com tanta destruição e partiu chorando.

6- Andou durante muito tempo, até que chegou a um lugar que ela pensou ser o paraíso. Então ela respirou fundo, ficou feliz e começou a pensar:
_Que lugar lindo!
_Que ar fresquinho!
_Quantas flores coloridas!
_Que bela paisagem!

7- Estava tão cansada que resolveu tirar uma sonequinha, assim dormiu profundamente. Enquanto ela dormia apareceu um lenhador, que vendo aquela bela árvore resolveu cortá-la.

8- A árvore então acordou com um barulhinho e sentiu uma dor terrível.
_ Ai! Que dor! Acho que estão me cortando! Socorro! Socorro! Por favor não me cortem não. Vocês vão me destruir! Tenham consideração comigo, afinal de contas eu sou uma árvore linda!

9- Algumas crianças, que iam passando ali por perto, ouviram a confusão e correram ao encontro da árvore para socorrê-la.
As crianças fizeram um apelo para que o lenhador, dizendo que as árvores são muito importantes na nossa vida. Pois além de embelezarem a natureza, elas purificam o ar que respiramos, nos dão alimentos deliciosos, sombra e abrigo para as pessoas e para os animais e ainda contribuem para a fabricação de móveis e utensílios necessários para nossas casas. Mas é claro que para isso existem árvores que são plantadas especialmente para esse fim.
_ Por favor, lenhador, não corte nossa amiguinha árvore, pois precisamos muito dela e ela precisa de nossa amizade e proteção.

10- Assim o lenhador, pensou, pensou e resolveu não cortar mais aquela bela árvore.
Então a árvore, o lenhador e as crianças ficaram grandes amigos e todos os anos se reúnem ao redor da árvore para saborear os deliciosos frutos que caem dos seus galhos bonitos e verde.


Teatro: Partes da Planta

Teatro de Varetas: Partes da Planta

Personagens: Uma árvore, raiz, caule, folha, flor, fruto e semente, confeccionados com EVA e palitos.

Cenário: Janelinha para contar histórias

A árvore aparece primeiro e vai contando a história a medida que vai falando das partes elas aparecem rapidamente.

Árvore:
            _ Olá amiguinhos, vocês sabem quem eu sou?
            _ Quem?
            _ Isso mesmo, eu sou a D. Árvore e faço parte do mundo encantado das plantinhas...
            _ Vocês sabem dizer como eu consigo ficar assim grande, bonita e elegante?
( hehehehe)
            _ Não! Pois bem, eu posso contar?...
            _ Cheguei ao mundo há muitos e muitos anos. Eu nasci de uma sementinha, que caiu na terra. A sementinha recebeu água e nutrientes da terra que fizeram ela germinar. Então ela começou a criar raiz e foi crescendo, crescendo, formou-se um caule bem pequenininho, com algumas folhinhas bem minúsculas. Como a natureza é bela e ninguém me pisou e nem me arrancou da terra quando ainda era bebezinha, eu fui me desenvolvendo, isto é fui crescendo e ficando forte, assim como vocês.
_ Vocês também foram bebezinhos lindos que foram crescendo, crescendo e estão aqui hoje ouvindo minha história.
_ Pois bem, quando passou um certo tempo, e eu já estava maior, cheia de belas folhas, começaram a nascer em mim florzinhas lindas e cheirosas. Depois elas caíram e ficaram os pequeninos frutos que foram crescendo até fiarem maduros e servirem de alimento para vocês.
_ Eu e minhas amigas do mundo encantado das plantinhas, fornecemos diversos frutos que são importante fonte de alimentos.
            _ Amiguinhos, vocês gostam de frutas?
            _ Quais as frutas que vocês mais gostam?
            _ Isso mesmo, como vocês são espertos!
            _ Além disso, vocês sabiam que as árvores e todas as plantas são responsáveis pelo ar que respiramos? Elas retiram gás carbônico do ambiente, renovando o oxigênio do ar.
            _ Vocês sabiam que do caule de algumas árvores são fabricados os móveis que temos em nossas casas e aqui na escola, inclusive a caminha que vocês dormem?
_Pois bem, além das frutas que servem de alimento, do caule que são feitos os móveis e casas, as plantas servem para nos abrigar do sol e ainda servem de casa para muitos animais que fazem suas moradias em meus galhos e tronco?
_ E assim, pequeninos essa foi um pouquinho da minha história, espero que tenham gostado e aprendido um pouquinho sobre as planta...  Agora eu vou embora! Até mais...
_ Vocês querem que eu fique?
_ Então vamos ver se vocês aprenderam direitinho tudo sobre mim!!!
_ Quem sou eu?

Raiz: (Mostrar a raiz)

_ E eu quem sou?
_ Isso mesmo! E qual é a minha função na planta?
_ Muito bem! Eu retiro da terra água e sais minerais que dão força à árvore e a fazem crescer!

Caule: (Mostra o caule)

_ Quem sou eu?
_ Hum! Que garotada esperta! E qual é minha função?
_ É isso ai! Eu sou o caule. Eu levo o alimento para as outras partes da planta. Também seguro os ramos com as suas folhas, flores e frutos.

Folha: (Mostrar a folha)

_ E eu quem sou?
_ Isso mesmo! Eu sou a folha. É por mim que a planta respira e eu cuido do ar que vocês respiram.

Flor: (Mostrar a flor)

_ Eu sou muito formosa! Vocês sabem quem eu sou?
_ Eu sou a flor e vivo enfeitando tudo por aí, mas a minha maior função é a de criar frutinhos que vocês irão saborear e que darão novas árvores.

Fruto: (Mostrar o fruto)

_ Olá amiguinhos! Vocês já me conhecem?
_ Que delicia, eu sou o fruto e muito gostoso! Sou eu que guardo a semente que dará origem a uma nova plantinha.

Semente: (Mostrar semente)

_ Hum!  Já iam se esquecendo de mim não é! Eu sou a semente. Sou eu que colocada na terra, dou origem a uma nova planta.

Árvore:
_ Tchau!!!  Até mais!!!!!!

Poesia: Educação para Inclusão

De: Benjamim, Eneuda e Ester
(atividade p/ Progestão)

Poesia: Educação para Inclusão


Com educação e inclusão, 
é que se forma o cidadão

A escola sintonizada 
com os anseios da Nação.
Comunidade consciente 
interage com o corpo docente, 

Combatendo as desigualdades 
respeitando o diferente.
Acolhemos com alegria,
 a comunidade de hoje em dia,