PLANO ANUAL 2º E 3º ANO 2016
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Objetivos
  de Linguagem 
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Conteúdos 
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Estratégias: 
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Avaliação 
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·         Ler e reconhecer diversos tipos
  e gêneros de textos; 
·         Valorizar a leitura literária
  como fonte de apreciação e prazer; 
·         Utilizar a linguagem oral com
  fluência, expressando e defendendo seu ponto de vista; 
·         Utilizar os conhecimentos
  gramaticais no aperfeiçoamento da linguagem escrita; 
·         Utilizar e adequar os
  conhecimentos ortográficos no aperfeiçoamento da linguagem escrita; 
·         Desenvolver a capacidade de
  aproveitar a leitura como fonte de informação e recreação; 
·         Ler e fazer antecipação e
  inferência no texto; 
·         Desenvolver a capacidade de
  desenvolver mentalmente o pensamento e exprimi-lo por escrito;  
·         Produzir textos com coerência
  utilizando os recursos coesivos oferecidos pelo sistema de pontuação e por
  outros organizadores textuais; 
·         Utilizar o dicionário para
  superar as dúvidas relacionadas ás demais questões gramaticais e ortográficas
  na produção e revisão de textos. 
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   Interpretação dos diversos textos; Ortografia: f e v, p e b, t e d, r inicial, r brando e r dobrado, s inicial e depois de consoante, z e s com som de z, s e z finais, ç e s dobrado, ce-ci e ç, ch, lh, nh, h inicial, ge e gi, je e ji, l e u, m antes de p e b, n antes de consoantes, e i ou o e u, gu e qu, gua e guo e guão, qua e quo e quão, ns, lh e li, til, mal x e ch, am e ao, x com som de s, cs e z, xc, sc.  | 
  
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ü  A avaliação ocorrerá
  continuamente, vinculada as atividades do dia-a-dia da sala de aula,
  possibilitando reflexão continua sobre o processo de aprendizagem. 
ü  Serão utilizados registros
  escritos, periodicamente, para uma ampla observação do desenvolvimento dos
  alunos. 
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Objetivos
  de Matemática 
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Conteúdos 
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Estratégias: 
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Avaliação 
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·         Identificar os conhecimentos
  matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo a sua volta; 
·         Compreender e aplicar técnicas
  de resolução de adição sem reserva e com reserva e de subtração com recurso,
  multiplicação simples e divisão; 
·         Aplicar os conhecimentos de
  adição, subtração, multiplicação e divisão na resolução de situações-problemas; 
·         Identificar e interpretar
  situações-problemas; 
Interpretar e construir tabelas e gráficos; 
·         Compreender e resolver
  situações-problemas que envolva gráficos e tabelas; 
·         Identificar o sistema monetário
  brasileiro; 
·         Comparar figuras geométricas
  identificando suas características e estabelecendo relações de semelhanças e
  diferenças entre elas; 
·         Reconhecer os sistemas de
  medida e utilizar as unidades convencionais em contextos matemáticos,
  domésticos; 
·         Reconhecer números fracionários
  no dia-a-dia. 
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§  Sequencia numérica; 
§  Sistema de numeração decimal; 
§  Técnicas operatórias: adição
  sem reserva e com reserva, subtração com recurso, multiplicação simples e
  divisão; 
§  Sistema monetário; 
§  Sistema de medidas: tempo,
  comprimento, 
     
   capacidade/volume e massa; 
§   Fração; 
§  Formas geométricas e sólidos
  geométricos; 
§  Numeração romana; 
§   Números primos; 
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ü  A avaliação ocorrerá
  continuamente, vinculada as atividades do dia-a-dia da sala de aula,
  possibilitando reflexão continua sobre o processo de aprendizagem. 
ü  Serão utilizados registros
  escritos, periodicamente, para uma ampla observação do desenvolvimento dos
  alunos. 
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Objetivos
  de Ciências 
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Conteúdos 
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Estratégias 
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Avaliação 
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·         Compreender a natureza como um
  conjunto dinâmico; 
·         Identificar as relações entre
  ciência, tecnologia e mudanças nas condições de vida; 
·         Compreender a tecnologia como
  meio para suprir as necessidades humanas; 
·         Utilizar conceitos científicos
  básicos associados a energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistema,
  equilíbrio e vida; 
·         Entender a saúde como um bem
  individual que deve ser garantido pela sociedade; 
·         Compreender o corpo humano como
  um conjunto integrado e a saúde como bem-estar físico e psíquico; 
·         Relacionar a falta de asseio e
  higiene com a ocorrência de doenças; 
·         Compreender a importância da
  coleta e do tratamento de água e de esgoto para a promoção e manutenção da
  saúde. 
·         Caracterizar materiais
  recicláveis e processos de tratamento de alguns componentes do lixo (orgânico
  e inorgânico). 
·         Confrontar as suposições
  individuais e coletivas com as informações obtidas; 
·         Valorizar a vida em sua
  diversidade e também a preservação do meio ambiente. 
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§  Saneamento básico; 
§  Higiene alimentar; 
§  Higiene pessoal; 
§  Recursos naturais, meio
  ambientes; 
§  Ecologia; 
§  Recursos tecnológicos; 
§  Sol, Lua e Terra; 
§  Três RS: reciclar, reutilizar e
  reaproveitar; 
§  Corpo humano; 
§  Saúde. 
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ü  A avaliação ocorrerá
  continuamente, vinculada as atividades do dia-a-dia da sala de aula,
  possibilitando reflexão continua sobre o processo de aprendizagem. 
ü  Serão utilizados registros
  escritos, periodicamente, para uma ampla observação do desenvolvimento dos
  alunos. 
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Objetivos
  de História 
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Conteúdos 
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Estratégias 
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Avaliação 
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·         Entender a noção de tempo
  histórico, no qual os acontecimentos se sucedem; 
·         Reconhecer e compreender
  diferentes formas de medir o tempo; 
·         Conhecer e compreender a
  colonização brasileira; 
·         Conhecer alguns aspectos
  econômicos, políticos e culturais relacionados ao comércio (pau-brasil,
  açúcar, ouro, café); 
·         Compreender a formação
  territorial brasileira; 
·         Conhecer aspectos da cultura
  brasileira originada pela cultura indígena; 
·         Desenvolver respeito e
  tolerância, rejeitando atitudes de preconceitos, discriminação e racismo de
  qualquer forma; 
·         Reconhecer a formação da
  população brasileira como resultante da mistura de povos; 
·         Reconhecer a pluralidade, a
  diversidade histórica e cultural na sociedade brasileira; 
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§  O homem e o tempo; 
§  Conhecimento histórico sobre
  você; 
§  Memória de outros tempos; 
§  Linha do tempo; 
§  Os povos indígenas e a ocupação
  territorial; 
§  Escravidão; 
§  Imigrantes. 
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   Pesquisa;  | 
  
   
ü  A avaliação ocorrerá
  continuamente, vinculada as atividades do dia-a-dia da sala de aula,
  possibilitando reflexão continua sobre o processo de aprendizagem. 
ü  Serão utilizados registros
  escritos, periodicamente, para uma ampla observação do desenvolvimento dos
  alunos. 
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Objetivos
  de geografia 
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Conteúdos 
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Estratégias 
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Avaliação 
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·         Conhecer aspectos gerais do
  modo de ser e de viver de povos que vivem no Brasil; 
·         Reconhecer a presença de outros
  povos (indígenas, europeus, africanos e asiáticos) na formação do povo
  brasileiro e suas influencias na cultura brasileira de uma foram geral; 
·         Reconhecer que as pessoas se
  deslocam pelo território e que esse deslocamento é chamado fluxo migratório; 
·         Conhecer dados numéricos da
  população brasileira da atualidade e do passado; 
·         Conhecer e identificar as
  paisagens urbanas e suas transformações ao longo do tempo; 
·         Identificar as regiões do Brasil; 
·         Ler e interpretar mapas; 
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§  Influencias culturais; 
§  Formação étnica e cultural do
  povo brasileiro; 
§  Migração e imigração; 
§  Dados numéricos da população
  brasileira no presente e no passado; 
§  Processo de urbanização do
  território brasileiro; 
§  Paisagens urbanas e suas
  transformações; 
§  Divisão regional do Brasil; 
§  Mapa como representação do
  espaço, uma construção humana ao longo dos tempos. 
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ü  A avaliação ocorrerá
  continuamente, vinculada às atividades do dia-a-dia da sala de aula,
  possibilitando reflexão continua sobre o processo de aprendizagem. 
ü  Serão utilizados registros
  escritos, periodicamente, para uma ampla observação do desenvolvimento dos
  alunos. 
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