N.E.I.E.F
ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO GAMA
PÓLO EDUCACIONAL XIV
ALTO DA SANTA CRUZ S/N
CÍCERO DANTAS-BA
Docente:Valdéria Ribeiro Santos Matos
Diretor(a): Josefa
Suely Gonçalves
Coordenação pedagógica: Prof.
Felipe Carvalho Castro
Série/Ano:
3ºTurma: A/B Turno: M/V
Disciplina:Língua Portuguesa Unidade: I
PLANEJAMENTO GERAL DE ENSINO
(Período: 06/02à 30/11/2012)
Coordenação pedagógica
1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa
unidade?
•
Desenvolver o
conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas
capacidades: física, estética, afetiva, cognitiva, ética, de inter-relação
pessoal e de inserção social para agirem com perseverança na busca do
conhecimento e utilizando as diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal – como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias,
interpretar e usufruir as produções culturais em contextos, públicos e
privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;
2-Com quais conteúdos você pretende
trabalhar para alcançar seus objetivos?
_Diagramação da folha do caderno e paragrafação;
_ Ordem alfabética – vogais e consoantes;
_ Maiúsculas e minúsculas;
-Leitura e escrita de nomes próprios
_ Ordem alfabética – vogais e consoantes;
_ Maiúsculas e minúsculas;
-Leitura e escrita de nomes próprios
-Gênero, número e grau dos substantivos;
-Adjetivos (características );
-Pontuação: ponto final; dois pontos e travessão;
-Gêneros literários: poema, histórias em quadrinhos, tirinhas, bilhete e cartaz, diálogo;
_ Estudo do Texto
-Adjetivos (características );
-Pontuação: ponto final; dois pontos e travessão;
-Gêneros literários: poema, histórias em quadrinhos, tirinhas, bilhete e cartaz, diálogo;
_ Estudo do Texto
-João
Preguiçoso
– Amigos do Peito
– Em boca fechada
não entra estrela
– O Coelhinho
Sinézio
– A velha Misteriosa
-Regularidades da língua: f/v; t/d;l /u; j,q; p/b; c/g;
/ s /z; m antes/p/b
Iniciar
leitura e interpretação de textos.
3-Que atividades
e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende
FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos
alunos?
· Utilização de materiais pedagógicos, sucatas,
figuras, livros, jogos, brincadeiras,
· Brincadeiras lúdicas, materiais pedagógicos,
atividades audiovisuais.
· Através do uso de materiais concretos, materiais
pedagógicos, jogos e brincadeiras, registro de atividades.
· Recursos Audiovisuais: rádio, CD, TV, vídeo,
músicas, histórias, cartazes, fichas, materiais pedagógicos, atividades lúdicas
e de registro.
· Desenho da criança, familiares;
· Reconhecimento e escrita do nome;
· Reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto
contextualizadas.
· Recorte ecolagem
de palavras;
4-O que você espera alcançar especificamente com cada
conteúdo?
· A organização das atividades que
favoreçam a linguagem, a escrita, como meios de reorganização ;
· Recontar histórias de diferentes gêneros
textuais,
· Ler, considerando as estratégias de leitura;
· Utilizar o conhecimento sobre o próprio nome e o
alheio para resolver outros problemas de escrita, tais como: quantas letras
usar, quais letras, ordem da letrasetc e interpretação de escritas.;
· Reconhecer os diferentes gêneros textuais a
partir da organização do texto;
· Perceber diferenças entre a língua oral e a
língua escrita;
· Estabelecer as regularidades ortográficas
(inferir as regras) e constatar as irregularidades (ausência de regras) de
g,ga,gu,Ge,gi,gua,gui ; j,q; m e n em final de silabas; l o e u em final de
palavras as letras s e z em final de palavras;
·
Inserir as
principais novas regras gramaticais.
· Discussões orais
dos textos, compreensão dos textos lidos, interpretação oral e escrita, leitura
e interpretação das entrelinhas do texto, argumentação, entendimento e extrapolação dos textos.
IIUnidade
1-Qual o seu objetivo macro/geral para
essa unidade?
Possibilitar
ao aluno condições de progredir em relação à linguagem e escrita para resolver
situações de seu cotidiano. Ter acesso à cultura como forma de participação
para o mundo letrado, edesenvolver a escrita e reescrita de textos com
coerência fazendo uso de paragrafação e ortografia adequadas a sua aprendizagem
com competência e habilidade.
2-Com quais conteúdos você pretende
trabalhar para alcançar seus objetivos?
- Acentuação, hífen e apóstrofo.
- Pontuação (.) ponto final (.) ponto de continuação (…) reticências.(!)ponto exclamação (?)ponto interrogação
-Sinônimos e antônimos;
- Pontuação (.) ponto final (.) ponto de continuação (…) reticências.(!)ponto exclamação (?)ponto interrogação
-Sinônimos e antônimos;
- Grau do Substantivos
- Substantivos próprios
e comuns.
- Substantivos concreto, abstrato.
- Substantivos concreto, abstrato.
Ortografia:
- Uso do S e SS
- Uso do C e Ç
- Uso do h
- Uso de G e J
-Uso do X e do CH
- O emprego do R e RR
-Texto:-Minha mãe;
- Uso do S e SS
- Uso do C e Ç
- Uso do h
- Uso de G e J
-Uso do X e do CH
- O emprego do R e RR
-Texto:-Minha mãe;
-Placas de sinalização;
-Risadinha o piolho;
-Gente tem sobrenome;
-A maquina das palavras;
-Projeto de
leitura:Tarsila do Amaral
3-Que
atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares
você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o
aprendizado dos alunos?
Leitura silenciosa, crítica, argumentativa, em
duplas, em grupos, , de textos informativos de livros, cartazes, pesquisas,
ficha de leitura oral, leitura cantada
de frases (em voz baixa, média e alta), com pontuação. Jogral, análise dos
textos;
-Entrega de
crachás com nome completo dos alunos;
- Discussões orais dos textos, compreensão dos textos lidos, interpretação oral e escrita, leitura e interpretação das entrelinhas do texto, argumentação, entendimento e extrapolação dos textos e identificando os tipos de frases;
- Discussões orais dos textos, compreensão dos textos lidos, interpretação oral e escrita, leitura e interpretação das entrelinhas do texto, argumentação, entendimento e extrapolação dos textos e identificando os tipos de frases;
- Uso do dicionário, retirar do texto as palavras como:
substantivospróprios e comuns;
-Exposição
de cartazes, exercícios, atividades de fixação, ditado, criação de frases, etc;
- Cartazes com regras de ortografia, ditados de palavras, pesquisa nos textos das palavras
estudadas, exercícios de fixação, gincana no quadro, batata quente;
-Fazer a correção dos textos
criados no quadro coletivamente e no caderno;
-Uso do
dicionário para pesquisar palavras com letras: -Textos mimeografados, digitados, xerocados e no quadro de
giz;
-Recortes de jornais e revistas palavras com s e ss
c e ç, h-G e J-X e do CH-do R e RR;
-Debates;
-Recortes de jornais e revistas palavras com s e ss
c e ç, h-G e J-X e do CH-do R e RR;
-Debates;
-Brincadeiras;
-CDs áudio;
-CD ROM;
-Aparelho de som;
-Vídeo;
-Músicas;
- de músicas;
-CDs áudio;
-CD ROM;
-Aparelho de som;
-Vídeo;
-Músicas;
- de músicas;
-Projeto
4-O que você espera alcançar especificamente com cada
conteúdo?
-Automatizar
a escrita de palavras com dificuldades ortográficas.
- Pesquisar e escrita de biografia de Tarcilia do Amaral (em forma de hipertexto).
- Pesquisar e escrita de biografia de Tarcilia do Amaral (em forma de hipertexto).
- Reescrever
histórias lidas.
-Ler oralmente o texto, com desenvoltura, respeitando os -sinais de pontuação e entonação adequada às partes do texto;
-Ler oralmente o texto, com desenvoltura, respeitando os -sinais de pontuação e entonação adequada às partes do texto;
- Desenvolver estratégias de leitura.
- Entender a utilização do travessão no texto.
- Compreender regra de acentuação das oxítonas e paroxítonas.
- Acentuar corretamente palavras oxítonas e paroxítonas.
- Entender a utilização do travessão no texto.
- Compreender regra de acentuação das oxítonas e paroxítonas.
- Acentuar corretamente palavras oxítonas e paroxítonas.
-Uso do hífen na formação de palavras compostas
por justaposição.
- Reconhecer a função dos adjetivos.
- Reconhecer a função dos adjetivos.
-Acentuação, acentoagudo ,acento circunflexo ,hífen
e apóstrofo.
-Identificar a Pontuação do texto;
-Identificar a Pontuação do texto;
-Perceber as
diferenças entre sinônimos e antônimos;
- Descobrir o Grau do Substantivos;
- Investigar
sobre os substantivos próprios e
comuns.
- Identificar ossubstantivos concreto, abstrato.
- Identificar ossubstantivos concreto, abstrato.
-Discutirsobre os substantivos próprios e
comuns;
-Ortografia:
- Uso do S e SS
- Uso do C e Ç
- Uso do h
- Uso de G e J
-Uso do X e do CH
- O emprego do R e RR
IIIUnidade
- Uso do S e SS
- Uso do C e Ç
- Uso do h
- Uso de G e J
-Uso do X e do CH
- O emprego do R e RR
IIIUnidade
1-Qual o seu objetivo macro/geral para
essa unidade?
Desenvolver
um trabalho cujo enfoque principal seja o uso da linguagem oral (fala e escuta),
da linguagem escrita (leitura e produção escrita de textos), considerando a
análise e reflexão sobre a língua e linguagem no processo ensino-aprendizagem.
2-Com quais conteúdos você pretende
trabalhar para alcançar seus objetivos?
-Discussões orais dos textos, compreensão dos textos lidos,
interpretação oral e escrita, leitura e interpretação das entrelinhas do texto,
argumentação, entendimento e
extrapolação dos textos.
-Palavras
oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas
-Ditado
de Palavras com lh/ nh/ch/r/rr
-Artigo
-Artigo
-Numeral
-Dicionário
_Singular e plural
-Gêneros trabalhados: conto, história em
quadrinhos e poema;
Tipos de balões em histórias em quadrinhos;
Tipos de balões em histórias em quadrinhos;
- Gênero
privilegiado: Carta;
Ortografia:g ou j, as, es, is, os, us, r/rr/r brando, x/ch,
lh/li, nh/ ce, ci, se, si, ca, que, qui, m antes de p e b, s, ss, ç;
3-Que
atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares
você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o
aprendizado dos alunos?
Uso do
dicionário para pesquisar palavras com letras: g ou j, as, es, is, os, us,
r/rr/r brando, x/ch, lh/li, nh/ ce, ci, se, si, ca, que, qui, m antes de p e b,
s, ss, ç.
Textos mimeografados, digitados, xerocados e no quadro de giz;
Diferentes usos do dicionário (significado de palavras desconhecidas, busca da grafia certa e da pronúncia correta das
Diferentes usos do dicionário (significado de palavras desconhecidas, busca da grafia certa e da pronúncia correta das
Recortes de jornais e revistas;
Debates;
Debates;
Brincadeiras;
CDs áudio;
CD ROM;
Aparelho de som;
Vídeo;
Músicas;
Letras de músicas;
CDs áudio;
CD ROM;
Aparelho de som;
Vídeo;
Músicas;
Letras de músicas;
Projeto de
leitura: Sítio do pica -pau -amarelo
4-O que você espera alcançar especificamente com cada
conteúdo?
-Identificar
palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas
-
Sistematizar a grafia de palavras com lh, nh, ch
-Conheceros artigo definidos e indefinidos;
-Conheceros artigo definidos e indefinidos;
-Desenvolver
o conceito de numeral ;
-Dicionário
_-Distinguir a diferença e semelhança de palavras
no
Singular
e plural;
-Refletir sobreos gêneros
trabalhados: conto, história em quadrinhos e poema;Tipos de balões em histórias
em quadrinhos;Tipos de balões em histórias em quadrinhos;
- Conhecer o
Gênero privilegiado: Carta;
-Ler e
escrever palavras com :g ou j, as, es, is, os, us, r/rr/r brando, x/ch, lh/li,
nh/ ce, ci, se, si, ca, que, qui, m antes de p e b, s, ss, ç;
-Identificar
os adjetivos e as locuções adjetivas.
- Reconhecer
as formas de tratamento.
- Escrever
cartas e percebe a necessidade do preenchimento criterioso .
IVUnidade
1-Qual o seu objetivo macro/geral para
essa unidade?
Possibilitar
ao aluno condições de progredir em relação à linguagem e escrita para resolver
situações de seu cotidiano. Ter acesso à cultura como forma de participação
para o mundo letrado e aprimorar suas habilidades linguísticas básicas e
gramaticais: falar, escutar, ler e escrever
2-Com quais conteúdos você pretende
trabalhar para alcançar seus objetivos?
-Sílabas:
monossílabo, dissílabo, trissílabo e polissílabo;
-Palavras
com /s/ss/z/c/ç/x/ch/ns;
-Noção
de pronome;
-Tempos
dos verbos;
-Entender que não somos figurinhas;
-Leiturasfábulas: A raposa e o corvo, a formiguinha e a
neve,A raposa e a cegonha, o macaco e o
boneco de cera;
-Historinhas
;O gato que anda sozinho,vacaruja;
-O
natal.
3-Que
atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares
você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o
aprendizado dos alunos?
-Leitura silenciosa, crítica, argumentativa, em duplas, em grupos,
gincana de leitura, leitura de jornais, revistas, dos textos criados pelos
alunos, de textos informativos de livros, cartazes, pesquisas, ficha de leitura
oral, leitura cantada
de frases (em voz baixa, média e alta), com pontuação. Jogral, análise dos
textos.
Discussões orais dos textos, compreensão dos textos lidos,
interpretação oral e escrita, leitura e interpretação das entrelinhas do texto,
argumentação, entendimento e
extrapolação dos textos.
- Uso do dicionário,
retirar do texto as palavras como: substantivos, verbos...
-Produção de textos coletivo e individual
- Leitura oral, silenciosa, individual e coletiva.
-Analise da linguagem: reescrita e revisão de textos
-Gramática contextualizada
Exposição de cartazes, exercícios, atividades de fixação, ditado, criação de frases, etc.
- Leitura oral, silenciosa, individual e coletiva.
-Analise da linguagem: reescrita e revisão de textos
-Gramática contextualizada
Exposição de cartazes, exercícios, atividades de fixação, ditado, criação de frases, etc.
- Cartazes com regras de ortografia, ditados de palavras, pesquisa nos textos das palavras
estudadas, exercícios de fixação, gincana no quadro, batata quente. Fazer a correção
dos textos criados no quadro coletivamente e no caderno.
ü Recursos
- Livros didáticos e paradidáticos.
- Meios de comunicação audiovisuais.
-Revistas, jornais, folhetos e propagandas.
-Biblioteca
-Sala de informática
- Fichas de
leitura
-Recorte de jornais e revistas
-Nomeação dos objetos da sala
-Construção de novas palavras
-Recorte de jornais e revistas
-Nomeação dos objetos da sala
-Construção de novas palavras
-Folhas
mimeografadas, impressas.
4-O que você espera alcançar especificamente com cada
conteúdo?
-
Identifica palavras com:
monossílabo, dissílabo, trissílabo e polissílabo;
-
Automatiza leitura e a escrita de palavras com/s/ss/c/ç, ainda que com dificuldades ortográficas.
-Sílabas: monossílabo, dissílabo, trissílabo e polissílabo;
-Sílabas: monossílabo, dissílabo, trissílabo e polissílabo;
-Sistematizar
a grafia de palavras com /s/ss/z/c/ç/x/ch/ns;
-Conhecer
noção de pronome;
-Entender
os tempos dos verbos;
-Entender que não somos figurinhas;
-Realizar leiturasde várias fábulas: A raposa e o corvo, a
formiguinha e a neve,
A
raposa ea cegonha, o macaco e o boneco de cera;
-Conhecer
as historinhas ;O gato que anda sozinho,Vacaruja;
-Compreender
a importância do natal.
-Noção
de pronome;
-Verbos;
5-Quais os mecanismos de avaliação que você utilizará
para avaliar seus alunos?
Qualitativamente avaliarei_ A avaliação será processual e continua observando – se a evolução e a apropriação do conhecimento. Serão
utilizados como procedimentos avaliativos os itens abaixo.
- Observação
do crescimento individual e coletivo dos alunos;
- Trabalhos
individuais e de grupo;
- Síntese de textos;
- Provas
escritas;
- Produção de
textos;
- Aplicaçãodos projetos;
-Também será considerado o desenvolvimento de capacidade e atitudes
inerentes ao exercício das atividades, como:
- Pontualidade;
- Assiduidade;
- Envolvimento com colegas e
disciplina;
- Participação
nas aulas;
- Capacidade
de análise e síntese;
- Autonomia
nos estudos.
-Para casa
Qualitativamente avaliarei...prova escrita.
6-Quais livros, sites, revistas, etc. você utilizou
como referência para a elaboração do seu planejamento?
BRASIL,Secretaria
de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Limgua Portuguesa/
Secretaria de Educação Fundamental I.
Ensino de primeira à quarta série–Brasília
: MEC/SEF, 1997.
SOUZA,Cassia Garcia ,de
olho no futuro: língua portuguesa.3º ano-São Paulo:quinteto editorial,2008.
- Um Jeito de Aprender 1º e 2º Semestre – Livro Adotado
- Novo - Aquarela do Saber (Apoio – Livro da Escola)
- Assim eu Aprendo (Apoio – Livro da Escola)
- Eu Gosto –integrado ( exemplar próprio)
- Revista Nova Escola ( exemplar próprio)
- Internet - Google
- Revista Guia Prático para professores – Ensino Fundamental I (exemplar próprio)
KLEIMAN,
A. (1992) Oficina de Leitura - Teoria & Prática.
Pontes, Campinas, São Paulo.
............. Texto e Leitor. Aspectos Cognitivos da Leitura
............. Texto e Leitor. Aspectos Cognitivos da Leitura
Pontes, Campinas, São Paulo; 1989.
LERNER,Delia. Ler e escrever na escola o real, o possível e o necessário. Porto Alegre (RS): Editora Artmed; 2002.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Porto Alegre (RS): Artmed, 1998.
LERNER,Delia. Ler e escrever na escola o real, o possível e o necessário. Porto Alegre (RS): Editora Artmed; 2002.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Porto Alegre (RS): Artmed, 1998.
7-Campo aberto para sinalizar (se houver
necessidade) observações importantes como, por exemplo, reorganização do
conteúdo, etc.
O ensino da
Língua Portuguesa é meio para que o aluno aprimore seu nível de linguagem e
entendimento dentro de uma sociedade, incentivando a um processo de
aprendizagem contínuo, consciente e reflexivo. Todo e qualquer tipo de
atividade que leve o aluno a pensar, assimilar, fixar, entender e participar
das atividades, sempre se levando em conta sua faixa etária e sua capacidade de
entendimento.
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Professor (a)
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Coordenador (a)