N.E.I.E.F ESCOLA
MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO GAMA PÓLO EDUCACIONAL XIV
ALTO DA SANTA CRUZ S/N
CÍCERO DANTAS-BA
Docente: Valdéria
Ribeiro Santos Matos
Diretor(a): Josefa Suely Gonçalves
Coordenação
pedagógica: Prof. Felipe Carvalho Castro
Série= 3º ano Turma:
A/B Turno: M/V
Disciplina: Matemática Unidade: I
PLANEJAMENTO GERAL DE ENSINO
(Período: 06/02à 30/11/2012)
Coordenação pedagógica
1-Qual o seu objetivo macro/geral para
essa unidade?
Conduzir o
estudante aos conhecimentos matemáticos como meio para compreender o mundo a
sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, características da
matemática e estimulando a curiosidade, o espírito de investigação e o
desenvolvimento da capacidade para resolver situação problema.
2-Com quais conteúdos você pretende
trabalhar para alcançar seus objetivos?
Construção
de figuras geométricas
Construção de sólidos geométricos
Números de 0 a 1000
Números pares e impares
Ordem crescente e decrescente
Unidade
e dezena
Dúzia e meia dúzia
Tabuada do 1
ao 9 de adição e subtração
Situações problemas
3-Que
atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares
você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o
aprendizado dos alunos?
·
Utilização
do número (aspecto funcional) em situações do cotidiano;
·
Resolução
de problemas que envolvam adição e
subtração ;
·
Trabalhar
com cálculos com o conhecimento que os alunos já possuem, favorecendo a troca
de opiniões e sugestões dos alunos;
·
Incentivar
a criação de novos procedimentos pessoais de cálculo;
·
Usar
jogos, revistas, fichas, atividades etc; para a fixação das aprendizagens;
·
Usar
calendário para fixação de numerais, meses e ano;
·
Usar
dobraduras e outras artes para a aprendizagem da geometria;
·
Utilizar
o livro didático com suas atividades.
·
Exercícios
no quadro e atividades mimeografadas
·
Utilizar
fichas com numerais pares e números impares.
·
Trabalhar
com outras formas de fixação de atividades como: jogos com numerais, tabelas,
quadro valor de lugar etc.
4- O que você espera alcançar especificamente com cada
conteúdo?
-Conhecer,
reconhecer e utilizar corretamente o sistema de numeração decimal.
-Conhecer, identificar, compor e decompor os
números pares e impares.
-Ordenar corretamente os números na ordem
-Identificar e utilizar as noções de dezena e
meia dezena
-Utilizar corretamente a noção de centena e
meia centena.
- Utilizar a
tabuada associando as noções de dobro e triplo.
-Medir e utilizar a unidades de medida
adequada a cada tipo de substancia.
-Resolver situações problema do cotidiano
fazendo uso das quatro operações.
II Unidade
1-Qual o seu objetivo macro/geral para
essa unidade?
Utilizar os conhecimentos matemáticos para investigar e
responder a questões elaboradas a partir de sua própria curiosidade. Observando
os aspectos quantitativos e qualitativos presentes em diferentes situações e
estabelecer relações entre eles, utilizando conhecimentos relacionados aos
números, às operações, às medidas, ao espaço e às formas, ao tratamento das informações.
2-Com quais conteúdos você pretende
trabalhar para alcançar seus objetivos?
• Sistema de
numeração decimal;
Leitura e escrita
de números ordinais;
•As quatro
operações envolvendo os números naturais;
•Antecessor
e sucessor de um número;
•Calcular
dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo de uma quantidade;
• cédulas do real;( As todos os bimestres)
• O que posso comprar?
• Pagamento de compras;
• Elaborando problemas matemáticos;
•Adição: a ideia de juntar quantidades
• O que posso comprar?
• Pagamento de compras;
• Elaborando problemas matemáticos;
•Adição: a ideia de juntar quantidades
• Adição com
reagrupamento: unidades e dezenas
•Adição com reagrupamento:
unidades, dezenas e centenas
•Subtração
com recurso
3-Que
atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares
você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o
aprendizado dos alunos?
Permitir aos alunos que criem seus registros, através dos próprios
recursos, que podem ser, desde desenhos, até o processo operatório convencional
que será aprimorado, com a troca entre seus pares e com a mediação do
professor;
• Vivenciando a construção do conhecimento resolvendo problemas, enfrentando desafios, procurando diferentes soluções e meios de avaliação de hipóteses, levantando novas questões e possibilidades o aluno chegará aos objetivos propostos;
• Associando as atividades à realidade do aluno, ou colocando os dentro da situação-problema, ele se desenvolverá mais logicamente;
• Recorte / colagem;
• Jornais e revistas;
• Material dourado;
• Gráficos e cartazes;
• Blocos lógicos;
• Brincadeiras infantis;
• Atividades do AM;
• Nunca é dez;
• Jogos e atividades gerais;
• Palitos de sorvete;
• Ábaco.
• Vivenciando a construção do conhecimento resolvendo problemas, enfrentando desafios, procurando diferentes soluções e meios de avaliação de hipóteses, levantando novas questões e possibilidades o aluno chegará aos objetivos propostos;
• Associando as atividades à realidade do aluno, ou colocando os dentro da situação-problema, ele se desenvolverá mais logicamente;
• Recorte / colagem;
• Jornais e revistas;
• Material dourado;
• Gráficos e cartazes;
• Blocos lógicos;
• Brincadeiras infantis;
• Atividades do AM;
• Nunca é dez;
• Jogos e atividades gerais;
• Palitos de sorvete;
• Ábaco.
4-O que você espera alcançar especificamente com cada
conteúdo?
• Conhecer o sistema de numeração decimal;
Ler e interpretar
a escrita de número ordinal;
•- Entender as
informações transmitidas nos
cálculos de adição e subtração envolvendo os números naturais;
• Conhecer
o antecessor e sucessor de um número;
• Compreender a importância de como calcular dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo de
uma quantidade;
•
Conhecer as cédulas do real;
•Descobrir o que posso comprar?
•Compreender a subtração com recurso.
•Descobrir o que posso comprar?
•Compreender a subtração com recurso.
III
1-Qual o seu objetivo macro/geral para
essa unidade?
Desenvolver
um trabalho cujo enfoque principal considere os cinco blocos temáticos:
números, operações, espaço e forma, grandeza e medidas e tratamento da
informação. Ou seja desenvolver nos alunos a capacidade de: Empenhar-se na
realização das atividades propostas, utilizando
todo o conhecimento construído quando se requer a resolução de situações
problema e expondo suas dúvidas e reconhecer a necessidade de rever o que ainda
não aprendeu e formulando argumentos, expondo-os a fim de que sejam validados
ou refutados pelos colegas, avançando cada vez mais na linguagem matemática;
2-Com quais conteúdos você pretende
trabalhar para alcançar seus objetivos?
-Números
hindus arábicos e romanos.
-Números pares e ímpares.
-Adição e subtração sem reagrupamento.
-Situações problema de adição e subtração e Multiplicação ;
-Números pares e ímpares.
-Adição e subtração sem reagrupamento.
-Situações problema de adição e subtração e Multiplicação ;
-
Sistema
de medidas: medidas de tempo, de comprimento, de
massa, de capacidade, de superfície, de áreas;
-Gráficos e Tabelas.
-Formas geométricas espaciais
- Dobraduras com formas geométricas
-Formas geométricas espaciais
- Dobraduras com formas geométricas
-
Tangram
-
Mosaicos
-Tabuada;
-Cálculos de adição e subtração e Multiplicação .
Projeto de
leitura: Sítio do pica -pau -amarelo
3-Que
atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares
você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o
aprendizado dos alunos?
Trabalhos em grupo e individual;
Leitura e escrita de números
Pesquisa
Dramatização
textos informativos
contagem em grupos
Exercícios e atividades de fixação
Jogos
exercícios com situações problema
trabalho com fotocópia do
dinheiro (Real)
Leitura e escrita dos valores
Uso de instrumentos de medida (uso de litro, réguas calendário,
relógio, balança para trabalhar medidas)
Construir retas e semi-retas
Calcular a superfície (escola,
casa, etc)
Criar situações problema com os
assuntos estudados
levantamento de informações
Registro de dados
Discussões
Troca de idéias
Produções de texto
Interpretar dados partindo da
realidade (tabelas,
gráficos, etc)
Projeto de
leitura: Sítio do pica -pau -amarelo
4-O que você espera alcançar especificamente com cada
conteúdo?
-Identificar os números hindus
arábicos e romanos;
- Distingue os números pares e ímpares;
-Fazer cálculos de Adição e subtração sem reagrupamento;
- Conhecer situações problema de adição e subtração e Multiplicação ;
- Distingue os números pares e ímpares;
-Fazer cálculos de Adição e subtração sem reagrupamento;
- Conhecer situações problema de adição e subtração e Multiplicação ;
- Compreender o sistema de
medidas: medidas de tempo, de comprimento, de
massa, de capacidade, de superfície, de áreas;
- Reconhece e explora os números naturais em
diferentes contextos.
- Estabelece e registra estratégias para resolver problemas por meio de operações
- Estabelece e registra estratégias para resolver problemas por meio de operações
- Observar gráficos e tabelas.
- Conhecer formas geométricas espaciais
- Desenvolver habilidades em dobraduras com formas geométricas
- Conhecer formas geométricas espaciais
- Desenvolver habilidades em dobraduras com formas geométricas
-
Conhecer com forma um Tangram
-
Desenvolver habilidades na montagem do Mosaico;
-Sistematizar
a tabuada;
- Desenvolver
noção de cálculos na adição e subtração e Multiplicação .
-
Desenvolver habilidades na culminância do projeto de leitura.
VI Unidade
1-Qual o seu objetivo macro/geral para
essa unidade?
Empenhar-se na realização das atividades
propostas, utilizando todo o conhecimento construído quando se requer a resolução de situações problema e na
utilização de estratégias pessoais para resolver determinado problema, dispondo-se
a expor suas ideias , interagindo e estabelecendo uma postura de escuta atenta
para entender as explicações do professor e/ou colega.
2-Com quais conteúdos você pretende
trabalhar para alcançar seus objetivos?
-Ideia de
Divisão.
-Multiplicação com reagrupamento.
-Multiplicação :tabuada até 9.
-Situações problema de adição, subtração, multiplicação e divisão;
-Multiplicação com reagrupamento.
-Multiplicação :tabuada até 9.
-Situações problema de adição, subtração, multiplicação e divisão;
-Revisão de
conteúdos necessários.
-Operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão;
-Operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão;
-Prova real;
-Situações problema envolvendo as 4 operações;
-Geometria: noções fundamentais – retas, semi-retas,
linhas abertas e fechadas, tipos de triângulo, quadrilátero, circunferência, o círculo, sólidos geométricos, gráficos e
interpretação de dados.
3-Que atividades
e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende
FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?
·
Utilização
do número (aspecto funcional) em situações do cotidiano;
·
Resolução
de problemas que envolvam adição e
subtração ;
·
Trabalhar
com cálculos com o conhecimento que os alunos já possuem, favorecendo a troca
de opiniões e sugestões dos alunos;
·
Incentivar
a criação de novos procedimentos pessoais de cálculo;
·
Usar
jogos, revistas, fichas, atividades etc; para a fixação das aprendizagens;
·
Usar
calendário para fixação de numerais, meses e ano;
·
Usar
dobraduras e outras artes para a aprendizagem da geometria;
·
Utilizar
o livro didático com suas atividades.
·
Exercícios
no quadro e atividades mimeografadas
·
Utilizar
fichas com numerais pares e números impares.
·
Trabalhar
com outras formas de fixação de atividades como: jogos com numerais, tabelas,
quadro valor de lugar etc.
4-O que você espera alcançar especificamente com cada
conteúdo?
-
Descobrir a ideia de divisão.
- Conhecer a multiplicação com reagrupamento.
-Sistematizar a tabuada até 9.
- Resolver situações problema de adição, subtração, multiplicação e divisão;
- Conhecer a multiplicação com reagrupamento.
-Sistematizar a tabuada até 9.
- Resolver situações problema de adição, subtração, multiplicação e divisão;
-Revisão de
conteúdos necessários.
- Conhecer as operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão;
- Conhecer as operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão;
- Resolver prova real;
- Entender as situações problema envolvendo as 4 operações;
- Reflete e discute sobre a Geometria: noções fundamentais – retas, semi-retas, linhas abertas e fechadas, tipos de triângulo, quadrilátero, circunferência, o círculo, sólidos
geométricos, gráficos e interpretação de dados.
5-Quais os mecanismos de avaliação que você utilizará
para avaliar seus alunos?
Ø Qualitativamente avaliarei...
O aluno será
avaliado no seu dia -a -dia, em que será lhe atribuído uma nota
bimestral.
Será
diagnosticado pelo professor com acompanhamento coletivo e individual, visando
superar dificuldades, corrigindo falhas e estimulando a aprendizagem.
Através a
avaliação o educando verifica suas conquistas e dificuldades, criando novas
possibilidades para sua aprendizagem. Por outro lado, o professor analisa e
reflete o processo de construção do conhecimento do aluno e sobre sua própria
pratica docente a fim de reajustar suas intervenções.
Ø Quantitativamente avaliarei...
Prova ,pequenos trabalhos
realizados em duplas envolvendo os conteúdos trabalhados na data ou em aulas
anteriores,
- Trabalho
extraclasse de pesquisa relacionada a um tópico específico do programa da
disciplina.
Ø Total de pontos nesta unidade:
5,0
6- Quais livros, sites, revistas, etc. você utilizou
como referência para a elaboração do seu planejamento?
CENTURION, Marília Ramos. Porta aberta: matemática 3º ano.
São Paulo:ftd,2008.
http://www.somatematica.com.br
http://www2.tvcultura.com.br/artematematica/home.html
EDUMATEC – Educação
Matemática e Tecnologia Informática - UFRGS
http://www.edumatec.mat.ufrgs.br/softwares/softwares_index.php
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematicaNúmeros,
operações, espaço e forma são alguns dos temas apresentados neste site.
BIBLIOGRAFIA DE APOIO - Mori,
Iracema. Viver e Aprender. - BONJORNO, Regina
Azenha; Bonjorno, José Roberto. Pode Contar Comigo. - Teresa, Maria; Carmo,
Maria do; Elisabete, Maria; Coelho, Armando. Coleção marcha Criança, livro
integrado.
7-Campo aberto para sinalizar (se houver necessidade)
observações importantes como, por exemplo, reorganização do conteúdo, etc.
OBS.: Para que a aprendizagem significativa aconteça,
necessita-se disponibilidade para o envolvimento do aluno na aprendizagem, o
empenho em estabelecer relações entre o que já sabe e o que está aprendendo, em
usar os instrumentos adequados e conhecidos que dispõe para alcançar a maior
compreensão possível. Essa aprendizagem exige uma ousadia para se expor
problemas, buscarem-se soluções e experimentarem-se novos caminhos, de maneira
totalmente diferente da aprendizagem mecânica na qual o aluno limita seu
esforço apenas em memorizar ou estabelecer relações diretas e superficiais.
_____________________________________
Professor (a)
_____________________________________
Coordenador(a)
Nenhum comentário:
Postar um comentário