"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 4 de abril de 2013



N.E.I.E.F ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO GAMA
PÓLO EDUCACIONAL XIV
ALTO DA SANTA CRUZ S/N
CÍCERO DANTAS-BA

Docente:Valdéria Ribeiro Santos Matos
Diretor(a): Josefa Suely Gonçalves
Coordenação pedagógica: Prof. Felipe Carvalho Castro
Série/Ano:     3ºTurma:   A/B    Turno: M/V
Disciplina:Língua Portuguesa Unidade: I

PLANEJAMENTO GERAL DE ENSINO
(Período: 06/02à 30/11/2012)
Coordenação pedagógica


1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades: física, estética, afetiva, cognitiva, ética, de inter-relação pessoal e de inserção social para agirem com perseverança na busca do conhecimento e utilizando as diferentes linguagens verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir as produções culturais em contextos, públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação; 




2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?


_Diagramação da folha do caderno e paragrafação;
_ Ordem alfabética
vogais e consoantes;
_ Maiúsculas e minúsculas;
 -Leitura e escrita de nomes próprios
-Gênero, número e grau dos substantivos;
-Adjetivos (características );
-Pontuação: ponto final; dois pontos e travessão;
-Gêneros literários: poema, histórias em quadrinhos, tirinhas, bilhete e cartaz, diálogo;
_ Estudo do Texto
 -João Preguiçoso
 – Amigos do Peito
  – Em boca fechada não entra estrela
O Coelhinho Sinézio
A velha Misteriosa
-Regularidades da língua: f/v; t/d;l /u; j,q; p/b; c/g; / s /z; m antes/p/b
Iniciar leitura e interpretação de textos.









3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

·      Utilização de materiais pedagógicos, sucatas, figuras, livros, jogos, brincadeiras, 
·      Brincadeiras lúdicas, materiais pedagógicos, atividades audiovisuais.
·      Através do uso de materiais concretos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras, registro de atividades.
·      Recursos Audiovisuais: rádio, CD, TV, vídeo, músicas, histórias, cartazes, fichas, materiais pedagógicos, atividades lúdicas e de registro.
·      Desenho da criança, familiares;
·      Reconhecimento e escrita do nome;
·       Reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas.
·       Recorte ecolagem  de palavras;

4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?


·      A organização das atividades que favoreçam a linguagem, a escrita, como meios de reorganização ;
·      Recontar histórias de diferentes gêneros textuais,
·      Ler, considerando as estratégias de leitura;
·      Utilizar o conhecimento sobre o próprio nome e o alheio para resolver outros problemas de escrita, tais como: quantas letras usar, quais letras, ordem da letrasetc e interpretação de escritas.;
·      Reconhecer os diferentes gêneros textuais a partir da organização do texto;
·      Perceber diferenças entre a língua oral e a língua escrita;
·      Estabelecer as regularidades ortográficas (inferir as regras) e constatar as irregularidades (ausência de regras) de g,ga,gu,Ge,gi,gua,gui ; j,q; m e n em final de silabas; l o e u em final de palavras as letras s e z em final de palavras;
·      Inserir as principais novas regras gramaticais.
·      Discussões orais dos textos, compreensão dos textos lidos, interpretação oral e escrita, leitura e interpretação das entrelinhas do texto, argumentação, entendimento e extrapolação dos textos.



IIUnidade


1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?



Possibilitar ao aluno condições de progredir em relação à linguagem e escrita para resolver situações de seu cotidiano. Ter acesso à cultura como forma de participação para o mundo letrado, edesenvolver a escrita e reescrita de textos com coerência fazendo uso de paragrafação e ortografia adequadas a sua aprendizagem com  competência e habilidade.

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

- Acentuação, hífen e apóstrofo.
- Pontuação (.) ponto final (.) ponto de continuação (
) reticências.(!)ponto exclamação (?)ponto interrogação
-Sinônimos e antônimos;
- Grau do Substantivos
- Substantivos próprios e comuns.
- Substantivos concreto, abstrato.
Ortografia:
- Uso do S e SS
- Uso do C e Ç
- Uso do h
- Uso de G e J
-Uso do X e do CH
- O emprego do R e RR
-Texto:-Minha  mãe;
-Placas de sinalização;
-Risadinha o piolho;
-Gente tem sobrenome;
-A maquina das palavras;
-Projeto de leitura:Tarsila do Amaral

3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?
Leitura silenciosa, crítica, argumentativa, em duplas, em grupos, , de textos informativos de livros, cartazes, pesquisas, ficha de leitura oral, leitura cantada de frases (em voz baixa, média e alta), com pontuação. Jogral, análise dos textos;
-Entrega de crachás com nome completo dos alunos;
- Discussões orais dos textos, compreensão dos textos lidos, interpretação oral e escrita, leitura e interpretação das entrelinhas do texto, argumentação, entendimento e extrapolação dos textos e identificando os tipos de frases;
- Uso do dicionário, retirar do texto as palavras como: substantivospróprios e comuns;


-Exposição de cartazes, exercícios, atividades de fixação, ditado, criação de frases, etc;
- Cartazes com regras de ortografia, ditados de palavras, pesquisa nos textos das palavras estudadas, exercícios de fixação, gincana no quadro, batata quente;
 -Fazer a correção dos textos criados no quadro coletivamente e no caderno;
-Uso do dicionário para pesquisar palavras com letras: -Textos mimeografados, digitados, xerocados e no quadro de giz;
-Recortes de jornais e revistas
palavras com s e ss
c e ç, h-G e J-X e do CH-do R e RR;
-Debates;
-Brincadeiras;
-CDs áudio;
-CD ROM;
-Aparelho de som;
-Vídeo;
-Músicas;
- de músicas
;
-Projeto


4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

-Automatizar a escrita de palavras com dificuldades ortográficas.
- Pesquisar e escrita de biografia de Tarcilia do Amaral (em forma de hipertexto).
- Reescrever histórias lidas.
-L
er oralmente o texto, com desenvoltura, respeitando os -sinais de pontuação e entonação adequada às partes do texto;
- Desenvolver estratégias de leitura.
- Entender a utilização do travessão no texto.
- Compreender regra de acentuação das oxítonas e paroxítonas.
- Acentuar corretamente palavras oxítonas e paroxítonas.
-Uso do hífen na formação de palavras compostas por justaposição.
- Reconhecer a função dos adjetivos.
-Acentuação, acentoagudo ,acento circunflexo ,hífen e apóstrofo.
-Identificar a Pontuação do texto;
-Perceber as diferenças entre sinônimos e antônimos;
- Descobrir o Grau do Substantivos;
- Investigar sobre os substantivos próprios e comuns.
- Identificar ossubstantivos concreto, abstrato.
-Discutirsobre os substantivos próprios e comuns;
-Ortografia:
- Uso do S e SS
- Uso do C e Ç
- Uso do h
- Uso de G e J
-Uso do X e do CH
- O emprego do R e RR


IIIUnidade


1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

Desenvolver um trabalho cujo enfoque principal seja o uso da linguagem oral (fala e escuta), da linguagem escrita (leitura e produção escrita de textos), considerando a análise e reflexão sobre a língua e linguagem no processo ensino-aprendizagem.


2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?


-Discussões orais dos textos, compreensão dos textos lidos, interpretação oral e escrita, leitura e interpretação das entrelinhas do texto, argumentação, entendimento e extrapolação dos textos.
-Palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas
-Ditado de Palavras com lh/ nh/ch/r/rr
-Artigo
-Numeral
-Dicionário
_Singular e plural
-Gêneros trabalhados: conto, história em quadrinhos e poema;
Tipos de balões em histórias em quadrinhos;
Tipos de balões em histórias em quadrinhos;
- Gênero privilegiado: Carta;
Ortografia:g ou j, as, es, is, os, us, r/rr/r brando, x/ch, lh/li, nh/ ce, ci, se, si, ca, que, qui, m antes de p e b, s, ss, ç;

3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

Uso do dicionário para pesquisar palavras com letras: g ou j, as, es, is, os, us, r/rr/r brando, x/ch, lh/li, nh/ ce, ci, se, si, ca, que, qui, m antes de p e b, s, ss, ç.


Textos mimeografados, digitados, xerocados e no quadro de giz;
Diferentes usos do dicionário (significado de palavras desconhecidas, busca da grafia certa e da pronúncia correta das
Recortes de jornais e revistas;
 Debates;
Brincadeiras;
CDs áudio;
 CD ROM;
 Aparelho de som;
 Vídeo;
 Músicas;
 Letras de músicas
;
Projeto de leitura: Sítio do pica -pau -amarelo


4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

-Identificar palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas
- Sistematizar a grafia de palavras com lh, nh, ch
-Conheceros artigo definidos e indefinidos;
-Desenvolver o conceito de numeral ;
-Dicionário
_-Distinguir a diferença e semelhança de palavras no
Singular e plural;
-Refletir sobreos gêneros trabalhados: conto, história em quadrinhos e poema;Tipos de balões em histórias em quadrinhos;Tipos de balões em histórias em quadrinhos;

- Conhecer o Gênero privilegiado: Carta;
-Ler e escrever palavras com :g ou j, as, es, is, os, us, r/rr/r brando, x/ch, lh/li, nh/ ce, ci, se, si, ca, que, qui, m antes de p e b, s, ss, ç;

 -Identificar os adjetivos e as locuções adjetivas.
- Reconhecer as formas de tratamento.
- Escrever cartas e percebe a necessidade do preenchimento criterioso .

IVUnidade



1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

Possibilitar ao aluno condições de progredir em relação à linguagem e escrita para resolver situações de seu cotidiano. Ter acesso à cultura como forma de participação para o mundo letrado e aprimorar suas habilidades linguísticas básicas e gramaticais: falar, escutar, ler e escrever


2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

-Sílabas: monossílabo, dissílabo, trissílabo e polissílabo;
-Palavras com /s/ss/z/c/ç/x/ch/ns;
-Noção de pronome;
-Tempos dos verbos;
-Entender que não somos figurinhas;
-Leiturasfábulas: A raposa e o corvo, a formiguinha e a neve,A raposa e  a cegonha, o macaco e o boneco de cera;
-Historinhas ;O gato que anda sozinho,vacaruja;
-O natal.

3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

-Leitura silenciosa, crítica, argumentativa, em duplas, em grupos, gincana de leitura, leitura de jornais, revistas, dos textos criados pelos alunos, de textos informativos de livros, cartazes, pesquisas, ficha de leitura oral, leitura cantada de frases (em voz baixa, média e alta), com pontuação. Jogral, análise dos textos.
 Discussões orais dos textos, compreensão dos textos lidos, interpretação oral e escrita, leitura e interpretação das entrelinhas do texto, argumentação, entendimento e extrapolação dos textos.

- Uso do dicionário, retirar do texto as palavras como: substantivos, verbos...
-Produção de textos coletivo e individual
- Leitura oral, silenciosa, individual e coletiva.
-Analise da linguagem: reescrita e revisão de textos
-Gramática contextualizada
Exposição de cartazes, exercícios, atividades de fixação, ditado, criação de frases, etc.
- Cartazes com regras de ortografia, ditados de palavras, pesquisa nos textos das palavras estudadas, exercícios de fixação, gincana no quadro, batata quente. Fazer a correção dos textos criados no quadro coletivamente e no caderno.
ü Recursos
- Livros didáticos e paradidáticos.
- Meios de comunicação audiovisuais.
-Revistas, jornais, folhetos e propagandas.
-Biblioteca
-Sala de informática
- Fichas de leitura
-Recorte de jornais e revistas
-Nomeação dos objetos da sala
-Construção de novas palavras


-Folhas mimeografadas, impressas.

4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

- Identifica palavras com: monossílabo, dissílabo, trissílabo e polissílabo;
- Automatiza leitura e a escrita de palavras com/s/ss/c/ç, ainda que com dificuldades ortográficas.
-Sílabas: monossílabo, dissílabo, trissílabo e polissílabo;
-Sistematizar a grafia de palavras com /s/ss/z/c/ç/x/ch/ns;
-Conhecer noção de pronome;
-Entender os tempos dos verbos;
-Entender que não somos figurinhas;
-Realizar leiturasde várias fábulas: A raposa e o corvo, a formiguinha e a neve,
A raposa ea cegonha, o macaco e o boneco de cera;
-Conhecer as historinhas ;O gato que anda sozinho,Vacaruja;
-Compreender a importância do natal.
-Noção de pronome;
-Verbos;



5-Quais os mecanismos de avaliação que você utilizará para avaliar seus alunos?


Qualitativamente avaliarei_ A avaliação será processual e continua observando se a evolução e a apropriação do conhecimento. Serão utilizados como procedimentos avaliativos os itens abaixo.
- Observação do crescimento individual e coletivo dos alunos;
- Trabalhos individuais e de grupo;
- Síntese de textos;
- Provas escritas;
- Produção de textos;
- Aplicaçãodos projetos;
-Também será considerado o desenvolvimento de capacidade e atitudes inerentes ao exercício das atividades, como:
- Pontualidade;
- Assiduidade;
- Envolvimento com colegas e disciplina;
- Participação nas aulas;
- Capacidade de análise e síntese;
- Autonomia nos estudos.
-Para casa

Qualitativamente avaliarei...prova escrita.




6-Quais livros, sites, revistas, etc. você utilizou como referência para a elaboração do seu planejamento?


BRASIL,Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Limgua Portuguesa/ Secretaria de  Educação Fundamental I. Ensino de primeira à quarta sérieBrasília : MEC/SEF, 1997.
SOUZA,Cassia Garcia ,de olho no futuro: língua portuguesa.3º ano-São Paulo:quinteto editorial,2008.
- Um Jeito de Aprender 1º e 2º Semestre Livro Adotado
- Novo - Aquarela do Saber (Apoio Livro da Escola)
- Assim eu Aprendo (Apoio Livro da Escola)
- Eu Gosto integrado ( exemplar próprio)
- Revista Nova Escola ( exemplar próprio)
- Internet - Google
- Revista Guia Prático para professores Ensino Fundamental I  (exemplar próprio)


KLEIMAN, A. (1992) Oficina de Leitura - Teoria & Prática. Pontes, Campinas, São Paulo.
  ............. Texto e Leitor. Aspectos Cognitivos da Leitura

Pontes, Campinas, São Paulo; 1989.
LERNER,Delia. Ler e escrever na escola o real, o possível e o necessário. Porto Alegre (RS): Editora Artmed; 2002.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Porto Alegre (RS): Artmed, 1998.


7-Campo aberto para sinalizar (se houver necessidade) observações importantes como, por exemplo, reorganização do conteúdo, etc.

*      O ensino da Língua Portuguesa é meio para que o aluno aprimore seu nível de linguagem e entendimento dentro de uma sociedade, incentivando a um processo de aprendizagem contínuo, consciente e reflexivo. Todo e qualquer tipo de atividade que leve o aluno a pensar, assimilar, fixar, entender e participar das atividades, sempre se levando em conta sua faixa etária e sua capacidade de entendimento.

_____________________________________
Professor (a)
_____________________________________
Coordenador (a)
















Nenhum comentário:

Postar um comentário