N.E.I.E.F ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO
GAMA
PÓLO EDUCACIONAL XIV
ALTO DA SANTA CRUZ S/N
CÍCERO DANTAS-BA
Docente: Valdéria
Ribeiro Santos Matos
Diretor(a): Josefa
Suely Gonçalves
Coordenação pedagógica: Prof.
Felipe Carvalho Castro
Série/Ano: Pré-escolar Turma: A/B Turno:
M/V
Disciplina: Arte Unidade: I
PLANEJAMENTO GERAL
(Período:
____/____ à ____/____/2012)
1-Qual o seu objetivo
macro/geral para essa unidade?
•Utilizar
a linguagem artística do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da
construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de
produção e criação; que adquiram o domínio de técnicas, instrumentos e
procedimentos expressivos; que desenvolvam a habilidade de discriminar cor,
forma, dimensão, espaço e harmonia.
2-Com
quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
- O
fazer artístico
- Reflexão-sobre
um desenho
- Apreciação-fotos e
quadros
Procedimentos
- Observação
e reprodução de fotos e paisagens;
- desenhos,
pinturas, colagens, modelagens a partir do seu repertório;
Atitudes, Normas e Valores
- Forma
pessoal de expressão;
- Criatividade;
- Observação
e atenção de fotos;
- Concentração
no trabalho;
3-Que atividades e/ou ações disciplinares,
interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para
que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?
·
Desenhar;
·
Pintar;
·
Construir
com sucata;
·
Modelar;
·
Manipulação
de diferentes instrumentos de pintura e desenho de Fotos;
·
Recortes e
colagem;
·
Desenho de
interferência;
·
Jogos de
construção;
·
Manipulação
de diferentes instrumentos de pintura, desenho e modelagem;
·
Impressão;
·
Reprodução
de desenho;
·
Desenho de
observação;
·
Recorte a dedo e com tesoura
·
Mosaico
·
Desenho livre e dirigido
·
Pintura livre com tinta
·
Colagem de diversos materiais e
dobradura
·
Pintura a dedo
·
Uso do pincel, giz e cola
·
Modelagem com massinha
·
Pontilhismo (cotonete/tinta)
·
Projeto : Pintor Picasso
·
4-O que você
espera alcançar especificamente com cada conteúdo?
- Desenhar
a partir de uma interferência colocada previamente no papel que pode ser
um desenho ou uma colagem de uma parte do corpo humano;
- Desenho
e pintura com várias técnicas e diferentes suportes;
- Apreciação
de obras de arte diversas.
- Criar
desenhos, pinturas, colagens e modelagens a partir de seu próprio
repertório e da utilização dos elementos da linguagem das artes visuais (
ponto, linha, forma, espaço, textura, etc.);
- Explorar
e aprofundar as possibilidades oferecidas pelos materiais necessários para
o fazer artístico;
- Oferecer
oportunidade para que a criança possa se familiarizar com os materiais e
objetos utilizados;
- Proporcionar
contato, uso e exploração de diferentes materiais;
- Criar
possibilidades para que as crianças desenvolvam relações entre as
apresentações visuais e suas vivências pessoais ou grupais enriquecendo
seu conhecimento do mundo;
- Intervir
na reprodução de desenho, onde o aluno possa avaliar sua forma de
expressão;
- Trabalhar
com as expressões artísticas dentro do conteúdo das demais disciplinas
utilizando diferentes materiais e técnicas (desenhos, pinturas,
modelagens, maquetes).
II Unidade
1-Qual
o seu objetivo macro/geral para essa unidade?
•Desenvolver
a potencialidade criadora de cada aluno, respeitando suas naturais limitações
e desenvolvendo habilidades e formas
próprias desenhando, pintando, construindo e modelando. Usando o domínio de técnicas, instrumentos e
procedimentos expressivos com técnica e habilidade de discriminar cor, forma,
dimensão, espaço, harmonia.
2-Com
quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
- Pintura livre com pincel
- Desenho livre e dirigido
- Cores primarias e Cores secundárias
- Desenho livre e dirigido
- Cores primarias e Cores secundárias
-Cores
terciárias e Cores quentes
- Cores
frias e Cores neutras
- Dobradura e recorte
- Colagem de diversos materiais
- Perfuração e alinhavo
- Trabalhos com sucata
- Exposição de trabalhos
- Discriminar sons do ambiente
- Sons diferentes a partir de instrumentos musicais
- Canções com expressão corporal
- Escuta de obras musicais clássicas - apreciar ( discriminar instrumentos e realizar movimentos )
- Colagem de diversos materiais
- Perfuração e alinhavo
- Trabalhos com sucata
- Exposição de trabalhos
- Discriminar sons do ambiente
- Sons diferentes a partir de instrumentos musicais
- Canções com expressão corporal
- Escuta de obras musicais clássicas - apreciar ( discriminar instrumentos e realizar movimentos )
3-Que atividades e/ou ações disciplinares,
interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para
que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?
•Atividades
gráficas como desenhos, para pintura, recorte e colagem.
•Tinta,
pincel, cola, tesoura, papel de diferentes tipos, formas e cores.
•Revista,
jornal e sucata.
•Barbante,
lã, linhas, madeira, argila, algodão, gesso, garrafa, etc.
• Brincadeiras referentes à educação
sensório-motora (sentir/executar).
• Exploração, canto, perguntas e respostas,
esconder.
• Brincadeiras sem regras.
• Brincadeiras com poucas regras simples.
• Utilização das formas básicas de movimentos
(andar, correr, saltar, rolar, etc).
• Estimulação e motivação.
Atividades lúdicas.
4-O
que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?
•Conceituar e reconhece as cores primárias;
•Criar novas cores por misturas de cores primarias e secundarias;
- ter habilidade na dobradura e recorte;
- Desenvolver colagem de diversos materiais;
- Saber como se faz a Perfuração e alinhavo;
- Trabalhar com material sucata ;
- Expor todos os trabalhos confeccionado em sala;
- Discriminar sons do ambiente
- Identificar Trabalhar os Sons diferentes a partir de instrumentos musicais;
- Trabalhar as Canções com expressão corporal
- Escutar as obras musicais clássicas - apreciar ( discriminar instrumentos e realizar movimentos
•Criar novas cores por misturas de cores primarias e secundarias;
- ter habilidade na dobradura e recorte;
- Desenvolver colagem de diversos materiais;
- Saber como se faz a Perfuração e alinhavo;
- Trabalhar com material sucata ;
- Expor todos os trabalhos confeccionado em sala;
- Discriminar sons do ambiente
- Identificar Trabalhar os Sons diferentes a partir de instrumentos musicais;
- Trabalhar as Canções com expressão corporal
- Escutar as obras musicais clássicas - apreciar ( discriminar instrumentos e realizar movimentos
III Unidade
1-Qual
o seu objetivo macro/geral para essa unidade?
• Desenvolver o interesse pelas descobertas
através da arte por meio de situações
concretas na sala e experimentando atividades com música ,corporais e que
valorize e resgate às cantigas de roda em brincadeiras que promovam a socialização
entre todos.
2-Com
quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
- Filmes com narração musical e conversar sobre os mesmos
- Canções com expressões corporais
- Sonorização de histórias
- Desenhos livres
- Trabalhos com sucatas
- Pintura com tinta
- Dobradura
-Datas comemorativas;
- Canções com expressões corporais
- Sonorização de histórias
- Desenhos livres
- Trabalhos com sucatas
- Pintura com tinta
- Dobradura
-Datas comemorativas;
-Teatro e
dramatizações;
-Desenho,
pintura, dobradura, recortes colagem;
-Expressão
corporal – danças;
3-Que atividades e/ou ações disciplinares,
interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para
que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?
•Criação de desenhos, pinturas,
colagens, modelagens e releituras a partir de seu próprio repertório e da
utilização de elementos da linguagem das artes visuais.
•Analisar sons diferentes a
partir de instrumentos musicais ,cantos
,desenhos , dobraduras ,pinturas ,recorte , colagem,
dança , teatrinhos com fantoches e deboches .
4-O que você espera alcançar
especificamente com cada conteúdo?
- Assistir filmes com narração musical e conversar sobre os mesmos;
- Ouvir canções com expressões corporais;
- Criar trabalhos com sucatas;
- Desenvolver pintura com tinta;
- Sonorização de histórias
- Desenhos livres
- Trabalhos com sucatas
- Pintura com tinta
- Dobradura
-Datas comemorativas;
- Ouvir canções com expressões corporais;
- Criar trabalhos com sucatas;
- Desenvolver pintura com tinta;
- Sonorização de histórias
- Desenhos livres
- Trabalhos com sucatas
- Pintura com tinta
- Dobradura
-Datas comemorativas;
-Teatro e
dramatizações;
-Desenho,
pintura, dobradura, recortes colagem;
-Expressão
corporal – danças;
-
Fazer uso das combinações de cores
quentes e frias
IV Unidade
1-Qual
o seu objetivo macro/geral para essa unidade?
Desenvolver as habilidades de forma prazerosa,
interagindo e integrando com as atividades realizadas em sala de aula,
possibilitando maior compreensão do processo ensino e aprendizagem em arte.
2-Com
quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
- Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo (espelho)
- Jogos de imitar
- Brincadeiras de roda
- Danças, ritmos
- Pular corda
- Atividades que envolvam força
- Mudanças corporais ( de cada criança - características - espelho )
- Atividades para desenvolver a lateralidade
- Jogos de imitar
- Brincadeiras de roda
- Danças, ritmos
- Pular corda
- Atividades que envolvam força
- Mudanças corporais ( de cada criança - características - espelho )
- Atividades para desenvolver a lateralidade
3-Que atividades e/ou ações disciplinares,
interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para
que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?
Ø Canções, cantigas de roda, poesia, verso, oração, poemas,
dramatização, músicas, paródias.
Ø Sucatas, rótulos, cartazes, fotografias, receitas, anúncios, propagandas, cartas, bilhetes, convites, diário, textos didáticos, textos informativos.
Ø Produção oral
Ø Leitura compartilhada
Ø Jogos, material de contagem, aparelhos de som, bolas, jornais, revistas, calendário, alfabeto móvel, bingos, dominó, cartazes, material dourado, mapas, globo, maquete, reportagens, vídeos, documentos grafados.
Ø Visitas, passeios, dinâmicas, pesquisas. (em desenvolvimentos de projetos e outros)
Ø Dobraduras, (utilização vários tipos de papéis)
Ø Dorso bonecos (partes do corpo )
Ø Sucatas, rótulos, cartazes, fotografias, receitas, anúncios, propagandas, cartas, bilhetes, convites, diário, textos didáticos, textos informativos.
Ø Produção oral
Ø Leitura compartilhada
Ø Jogos, material de contagem, aparelhos de som, bolas, jornais, revistas, calendário, alfabeto móvel, bingos, dominó, cartazes, material dourado, mapas, globo, maquete, reportagens, vídeos, documentos grafados.
Ø Visitas, passeios, dinâmicas, pesquisas. (em desenvolvimentos de projetos e outros)
Ø Dobraduras, (utilização vários tipos de papéis)
Ø Dorso bonecos (partes do corpo )
4-O que você espera alcançar
especificamente com cada conteúdo?
-Conhecer e
adquirir hábitos e procedimentos específicos para desenvolver aptidão artística
do educando;
-
Desenvolver a sensibilidade, imaginação e coordenação motora;
-
Desenvolver o esquema corporal e o gosto pela música;
-Expressar-se e comunicar-se através das artes
visuais;
- Discriminar
sons do ambiente;
-Analisar sons diferentes a partir de instrumentos musicais;
- Conhecer Canções com expressão corporal
- Escutar obras musicais clássicas - apreciar ( discriminar instrumentos e realizar movimentos
-Analisar sons diferentes a partir de instrumentos musicais;
- Conhecer Canções com expressão corporal
- Escutar obras musicais clássicas - apreciar ( discriminar instrumentos e realizar movimentos
- Familiarizar-se com a imagem do
próprio corpo (espelho);
- Desenvolver atividades de lateralidade;
- Conhecer as Brincadeiras de roda antigas;
- Dançar seguindo o ritmo da música folclórica e popular;
- Pular corda.
- Desenvolver atividades de lateralidade;
- Conhecer as Brincadeiras de roda antigas;
- Dançar seguindo o ritmo da música folclórica e popular;
- Pular corda.
5-Quais os mecanismos de
avaliação que você utilizará para avaliar seus alunos?
Ø Qualitativamente avaliarei...
Avaliação
será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas
atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora
Ø Qualitativamente avaliarei...
O
instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue na escola
todo Bimestre.
6-Quais livros, sites,
revistas, etc. você utilizou como referência para a elaboração do seu
planejamento?
BRASIL, Secretaria
de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Arte
/ Secretaria de Educação Fundamental I.
Ensino de primeira à quarta série –
Brasília : MEC/SEF, 1997.
RODRIGUES, Gerusa. Dia-a dia do professor (coleção) -Arte.
- Assim eu Aprendo- Arte
/ (Apoio – Livro da
Escola)
- Brincando com as palavras( exemplar próprio) Arte
/
- Revista Nova Escola ( exemplar próprio)
- Revista Guia Prático para professores – Ensino Fundamental I e II (exemplar próprio)
BURANELO, Cristiane. Coleção Conhecer e Crescer: arte 5º ano de arte. 2 ed. São Paulo: Escala Educacional, 2008.
SANCHEZ, Lucília Bechara. Fazendo e Compreendendo. 5º ano de arte.. 3 ed.
São Paulo: Saraiva, 2008.
SIMIELLI, Maria Elena. Asas para Voar: arte. São Paulo: Ática, 2008.
VESENTINI, J. Wiliam. Aprendendo sempre: arte; 5º ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Ática, 2008.
NIGRO, Rogério G. Aprendendo sempre: arte. 5º ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Ática,
2008.
INTERNET
–
Google- Arte .
7-Campo aberto para
sinalizar (se houver necessidade) observações importantes como, por exemplo,
reorganização do conteúdo, etc.
OBS Ter cinco anos significa ver e experimentar muitas
coisas pela primeira vez: a escrita do próprio nome, descobrir as minhocas
debaixo dos vasos, conseguir fazer um “morcego” nas aulas de educação física,
dosar a força para quebrar o ovo da receita, construir rios e represas no
tanque de areia, surpreender-se com o resultado da mistura de tintas, perseguir
os sapos escondidos no bosque, perceber o significado de equipe ao somar os
pontos de um jogo, ler a primeira palavra, perder o primeiro dente… e no final
do dia, levar uma lembrança de cada
atividade.
Num ambiente
acolhedor e seguro a criança vivencia outras formas de relacionamento. Seu
mundo expande-se: ela assume outros papéis e encontra novos desafios na
convivência entre iguais.
Descobre
plantas e animais. Experimenta sensações, cores, formas. Em seu universo
cultural são acrescentados sabores, melodias, personagens e significados.
_____________________________________
Professor (a)
_____________________________________
Coordenador(a)