"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 4 de abril de 2013


N.E.I.E.F ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO GAMA
PÓLO EDUCACIONAL XIV
ALTO DA SANTA CRUZ S/N
CÍCERO DANTAS-BA

DocenteValdéria Ribeiro Santos Matos
Diretor(a): Josefa Suely Gonçalves
Coordenação pedagógica: Prof. Felipe Carvalho Castro
Série/Ano:     Pré-escolar    Turma:   A/B  Turno: M/V
Disciplina:     Arte         Unidade: I


PLANEJAMENTO GERAL
 (Período: ____/____ à ____/____/2012)


1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

•Utilizar a linguagem artística do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação; que adquiram o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos; que desenvolvam a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço e harmonia.

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
  • O fazer artístico
  • Reflexão-sobre um desenho
  • Apreciação-fotos  e  quadros
Procedimentos
  • Observação e reprodução de fotos e paisagens;
  • desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir do seu repertório;
Atitudes, Normas e Valores
  • Forma pessoal de expressão;
  • Criatividade;
  • Observação e atenção de fotos;
  • Concentração no trabalho;

3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?
·         Desenhar;
·         Pintar;
·         Construir com sucata;
·         Modelar;
·         Manipulação de diferentes instrumentos de pintura e desenho de Fotos;
·         Recortes e colagem;
·         Desenho de interferência;
·         Jogos de construção;
·         Manipulação de diferentes instrumentos de pintura, desenho e modelagem;
·         Impressão;
·         Reprodução de desenho;
·         Desenho de observação;
·         Recorte a dedo e com tesoura
·          Mosaico
·         Desenho livre e dirigido
·          Pintura livre com tinta
·          Colagem de diversos materiais e dobradura
·          Pintura a dedo
·          Uso do pincel, giz e cola
·          Modelagem com massinha 
·          Pontilhismo (cotonete/tinta)
·          Projeto : Pintor Picasso

·         4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?
  • Desenhar a partir de uma interferência colocada previamente no papel que pode ser um desenho ou uma colagem de uma parte do corpo humano;
  • Desenho e pintura com várias técnicas e diferentes suportes;
  • Apreciação de obras de arte diversas.
  • Criar desenhos, pinturas, colagens e modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das artes visuais ( ponto, linha, forma, espaço, textura, etc.);
  • Explorar e aprofundar as possibilidades oferecidas pelos materiais necessários para o fazer artístico;
  • Oferecer oportunidade para que a criança possa se familiarizar com os materiais e objetos utilizados;
  • Proporcionar contato, uso e exploração de diferentes materiais;
  • Criar possibilidades para que as crianças desenvolvam relações entre as apresentações visuais e suas vivências pessoais ou grupais enriquecendo seu conhecimento do mundo;
  • Intervir na reprodução de desenho, onde o aluno possa avaliar sua forma de expressão;
  • Trabalhar com as expressões artísticas dentro do conteúdo das demais disciplinas utilizando diferentes materiais e técnicas (desenhos, pinturas, modelagens, maquetes).

II  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?
•Desenvolver a potencialidade criadora de cada aluno, respeitando suas naturais limitações e  desenvolvendo habilidades e formas próprias desenhando, pintando, construindo e modelando. Usando  o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos com técnica e habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço, harmonia.

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

- Pintura livre com pincel
- Desenho livre e dirigido
- Cores primarias e Cores secundárias
-Cores terciárias e  Cores quentes
- Cores frias e Cores neutras
- Dobradura e recorte
- Colagem de diversos materiais
- Perfuração e alinhavo
- Trabalhos com sucata
 
- Exposição de trabalhos
- Discriminar sons do ambiente
- Sons diferentes a partir de instrumentos musicais
- Canções com expressão corporal
- Escuta de obras musicais clássicas - apreciar ( discriminar instrumentos e realizar movimentos )




3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

•Atividades gráficas como desenhos, para pintura, recorte e colagem.
•Tinta, pincel, cola, tesoura, papel de diferentes tipos, formas e cores.
•Revista, jornal e sucata.
•Barbante, lã, linhas, madeira, argila, algodão, gesso, garrafa, etc.
•   Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar).
•   Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.
•   Brincadeiras sem regras.
•   Brincadeiras com poucas regras simples.
•   Utilização das formas básicas de movimentos (andar, correr, saltar, rolar, etc).
•   Estimulação e motivação.
     Atividades lúdicas.

4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

Conceituar e reconhece as cores primárias;
Criar novas cores por misturas de cores primarias e secundarias;

- ter habilidade na dobradura e recorte;
- Desenvolver colagem de diversos materiais;
- Saber como se faz a Perfuração e alinhavo;
- Trabalhar  com material sucata
 ;
- Expor todos os trabalhos confeccionado em sala;
- Discriminar sons do ambiente
- Identificar Trabalhar os Sons diferentes a partir de instrumentos musicais;
- Trabalhar as  Canções com expressão corporal
- Escutar as obras musicais clássicas - apreciar ( discriminar instrumentos e realizar movimentos

III  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

• Desenvolver o interesse pelas descobertas através  da arte por meio de situações concretas na sala e experimentando atividades com música ,corporais e que valorize e resgate às cantigas de roda em brincadeiras que promovam a socialização entre todos.


2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
- Filmes com narração musical e conversar sobre os mesmos
- Canções com expressões corporais
- Sonorização de histórias
- Desenhos livres
- Trabalhos com sucatas
- Pintura com tinta
- Dobradura
-Datas comemorativas;
-Teatro e dramatizações;
-Desenho, pintura, dobradura, recortes colagem;
-Expressão corporal danças;

3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens e releituras a partir de seu próprio repertório e da utilização de elementos da linguagem das artes visuais.
Analisar sons diferentes a partir de instrumentos musicais ,cantos ,desenhos , dobraduras ,pinturas ,recorte , colagem, dança , teatrinhos com fantoches e deboches . 

4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

- Assistir filmes com narração musical e conversar sobre os mesmos;
- Ouvir canções com expressões corporais;
- Criar trabalhos com sucatas;
- Desenvolver pintura com tinta;
- Sonorização de histórias
- Desenhos livres
- Trabalhos com sucatas
- Pintura com tinta
- Dobradura
-Datas comemorativas;
-Teatro e dramatizações;
-Desenho, pintura, dobradura, recortes colagem;
-Expressão corporal danças;
- Fazer  uso das combinações de cores quentes e frias


IV  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

Desenvolver as habilidades de forma prazerosa, interagindo e integrando com as atividades realizadas em sala de aula, possibilitando maior compreensão do processo ensino e aprendizagem em arte.

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

- Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo (espelho)
- Jogos de imitar
- Brincadeiras de roda
- Danças, ritmos
- Pular corda
- Atividades que envolvam força
- Mudanças corporais ( de cada criança - características - espelho )
- Atividades para desenvolver a lateralidade


3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?
Ø Canções, cantigas de roda, poesia, verso, oração, poemas, dramatização, músicas, paródias.
Ø Sucatas, rótulos, cartazes, fotografias, receitas, anúncios, propagandas, cartas, bilhetes, convites, diário, textos didáticos, textos informativos.
Ø Produção oral
Ø Leitura compartilhada
Ø Jogos, material de contagem, aparelhos de som, bolas, jornais, revistas, calendário, alfabeto móvel, bingos, dominó, cartazes, material dourado, mapas, globo, maquete, reportagens, vídeos, documentos grafados.
Ø Visitas, passeios, dinâmicas, pesquisas. (em desenvolvimentos de projetos e outros)
Ø Dobraduras, (utilização vários tipos de papéis)
Ø Dorso bonecos (partes do corpo )





4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

-Conhecer e adquirir hábitos e procedimentos específicos para desenvolver aptidão artística do educando;
- Desenvolver a sensibilidade, imaginação e coordenação motora;
- Desenvolver o esquema corporal e o gosto pela música;
 -Expressar-se e comunicar-se através das artes visuais;
 - Discriminar sons do ambiente;
 -Analisar sons diferentes a partir de instrumentos musicais;
 - Conhecer Canções com expressão corporal
 - Escutar obras musicais clássicas - apreciar ( discriminar instrumentos e realizar movimentos
- Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo (espelho);
- Desenvolver atividades de lateralidade;
- Conhecer  as Brincadeiras de roda antigas;
- Dançar seguindo o ritmo da música folclórica e popular;
- Pular corda.





5-Quais os mecanismos de avaliação que você utilizará para avaliar seus alunos?


Ø Qualitativamente avaliarei...
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora
Ø Qualitativamente avaliarei...
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue na escola todo Bimestre.



6-Quais livros, sites, revistas, etc. você utilizou como referência para a elaboração do seu planejamento?

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Arte / Secretaria de  Educação Fundamental I. Ensino de primeira à quarta série Brasília : MEC/SEF, 1997.
RODRIGUES, Gerusa. Dia-a dia do professor (coleção) -Arte.
- MARCHA  Criança  de Tereza Maria- Arte / (Apoio Livro da Escola)
- Assim eu Aprendo- Arte / (Apoio Livro da Escola)
- Brincando com as palavras( exemplar próprio) Arte /
- Revista Nova Escola ( exemplar próprio)
- Revista Guia Prático para professores Ensino Fundamental I e II (exemplar próprio)
BURANELO, Cristiane. Coleção Conhecer e Crescer: arte 5º ano de arte. 2 ed. São Paulo: Escala Educacional, 2008.
SANCHEZ, Lucília Bechara. Fazendo e Compreendendo. 5º ano de arte.. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
SIMIELLI, Maria Elena. Asas para Voar: arte. São Paulo: Ática, 2008.
VESENTINI, J. Wiliam. Aprendendo sempre: arte; 5º ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Ática, 2008.
NIGRO, Rogério G. Aprendendo sempre: arte. 5º ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Ática, 2008.
 INTERNET Google- Arte .


7-Campo aberto para sinalizar (se houver necessidade) observações importantes como, por exemplo, reorganização do conteúdo, etc.

OBS Ter cinco anos significa ver e experimentar muitas coisas pela primeira vez: a escrita do próprio nome, descobrir as minhocas debaixo dos vasos, conseguir fazer um “morcego” nas aulas de educação física, dosar a força para quebrar o ovo da receita, construir rios e represas no tanque de areia, surpreender-se com o resultado da mistura de tintas, perseguir os sapos escondidos no bosque, perceber o significado de equipe ao somar os pontos de um jogo, ler a primeira palavra, perder o primeiro dente e no final do dia, levar uma lembrança de cada atividade.
Num ambiente acolhedor e seguro a criança vivencia outras formas de relacionamento. Seu mundo expande-se: ela assume outros papéis e encontra novos desafios na convivência entre iguais.
Descobre plantas e animais. Experimenta sensações, cores, formas. Em seu universo cultural são acrescentados sabores, melodias, personagens e significados.



_____________________________________
Professor (a)
_____________________________________
Coordenador(a)


N.E.I.E.F ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO GAMA
PÓLO EDUCACIONAL XIV
ALTO DA SANTA CRUZ S/N
CÍCERO DANTAS-BA

Docente:Valdéria Ribeiro Santos Matos
Diretor(a): Josefa Suely Gonçalves
Coordenação pedagógica: Prof. Felipe Carvalho Castro
Série/Ano: Pré-escolarTurma: A/B  Turno: M/V
Disciplina: Língua portuguesaUnidade: I

PLANEJAMENTO GERAL DE ENSINO
(Período: ____/____ à ____/____/2012)


1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

Ampliar a coordenação viso-motora, na busca do desenvolvimento integral da criança e desenvolver vocabulário, linguagem e a comunicação entre os alunos reconhecendo a leitura e escrita das vogais ,encontros vocálicos e do alfabeto e incentivar o gosto pela leitura, histórias e escrita.

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

·        Comunicação e coordenação motora,
·       Estudo das vogais:
·       Encontros Vocálicos:
·       Histórias literárias:
·         Escrita como representação da fala;
·         Organização na escrita do nome;
·         Reescrita a partir de suas hipóteses;
·         Produção e interpretação de pequenos textos.
3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?
·         Utilizar: caderno, atividades gráficas, desenho, pintura colagem, recorte e o material escolar.
·         Confeccionar cartazes, murais, parlendas, poesias e etc.
·         Histórias, músicas, vídeo e livros.
·         Atividades com sucatas (ex: embalagens).
Jogos, brincadeiras e material pedagógico

4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?
·       Reconhecer, ler, traçar e escrever as vogais.
·       Identificar, ler e escrever, palavras formadas apenas por encontros vocálicos.
·       Identificar visualmente e auditivamente as letras do alfabeto, cobrir e copiar as letras maiúsculas e minúsculas (de imprensa e cursiva).
·       Conhecer as famílias Silábicas das letras: b-d-f-j-r-p.

IIUnidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?
• Adquirir o hábito de ouvir, falar e organizar o pensamento lógicoe  posicionar se de maneira criativa, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o dialogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas; aprimorando o autoconhecimento: esclarecendo as duvidas e atividades de fixação e desenvolvendo o interesse pelas descobertas por meio de situações concretas na sala.



2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

•Grafismo das letras;
• As consoantes; b-d-f-j-r-p-l;
• Alfabeto maiúsculos;
• Silabas simples;
•Leituras de placas;
•Texto literário;
•Rótulos;
•História em quadrinhos.

3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

As aulas serão desenvolvidas numa interação utilizando se dos recursos:
• Cantinho da leitura
• Historinhas
• Dinâmicas diversas
• Poesias
• Livro didático
• Revistas
• Conversa informal
• Jornais
• Quadro e giz
• Gibis
•Alfabeto móvel
•Jogo das letras.

4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?
•Coordenar ografismo das letrasb-d-f-j-r-p-l;
•Conhecer as consoantes; b-d-f-j-r-p-l;
•Identificar as letras do alfabeto maiúsculo;
• Conhecer assilabas simples;
•Ler e interpreta as placas;
•Conhecer os textos literários;
•Ler e identificar os rótulos;
•Conhecer as história em quadrinhos ( HQ).


IIIUnidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

•Participar das atividades com interesse e satisfação e despertar o interesse pelas descobertas feitas durante as atividades questionando sobre a realização da mesma e experimentando atividades lúdicas corporais que valorizem e cooperação, respeito mutua solidariedade e outros valores humanos de relevância social.


2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
• Alfabeto;
• Silabas complexa;
• Aprendendo um pouco mais as consoantes-c-g-m-n-h ,s;
• Vamos ler mais HQ;
Reescrita a partir de suas hipóteses;
Produção e interpretação de pequenos texto
• Alfabeto móvel;
• Gramática: feminino e masculino

3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

•As aulas serão desenvolvidas numa interação utilizando se dos recursos:
• Cantinho da leitura
• Historinhas
• Dinâmicas diversas
• Livro didático
• Conversa informal
• Jornais
• Quadro e giz
• Gibis
• Bingo
• Brincadeiras
• Materiais concretos
• Dramatização
• Cartazes
• Rodinha de conversa
• Livros literários
• Desenho livre
• TV Dvd
• Musicas
• Filmes
• Som
• Jogos
• Passeio
• Alfabeto móvel
• Exposição de objetos
• Fantoches
• Produção de texto

4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

•Conhecer oalfabeto minúsculo;
•Identificar assilabas complexa;
• Aprender um pouco mais as consoantes-c-g-m-n-h;
• ler mais HQ;
•Sistematizar a grafia do alfabeto móvel;
• Conhecer ludicamente os substantivos feminino e masculino.

IVUnidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

Ampliação gradativa de suas possibilidades de comunicação e expressão e na construção de textos orais e escrito a partir de um gênero textual/descritivo, expressando clareza e sequência lógica.

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

Letras iniciais de seu nome;
Sequência lógica da historia;
Letras do alfabeto a se trabalhar: Q, T, X, Z e uso :br, cl, dr, ,fr, fl e os vários sons de x
Nome próprio;
Tipos de sinais gráficos;
Singular e plural;
•Silabas complexas.

3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?
  • Utilizar: caderno, atividades gráficas, desenho, pintura colagem, recorte e o material escolar.
  • Confeccionar cartazes, murais, parlendas, poesias e etc.
  • Histórias, músicas, vídeo e livros.
  • Atividades com sucatas (ex: embalagens).
  • Jogos, brincadeiras e material pedagógico.



4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

Exporsuas ideias com clareza, ainda que com ajuda ,obedecendo uma sequência lógica de pensamento;
Reconhecer letras iniciais de seu nome, fazendo seleções, comparações, refletindo no processo de aquisição da escrita;
Identificar a escrita do próprio nome;
Escrever com e sem modelo o próprio nome;
Diferenciar letra de outros tipos de sinais gráficos;
Reconheceras letras: w-y-k-
Fazer descrição a partir de observações diretas ou indiretas livres ou dirigidas;
•Identificaros substantivos singular e plural.

5-Quais os mecanismos de avaliação que você utilizará para avaliar seus alunos?


Ø Qualitativamente avaliarei...
-Contínua, diagnóstica, formativa e somatória por meio de:
- Trabalhos escritos e orais;
Debates ,estudo dirigido;
-Pesquisa;
- Criatividade e desembaraço nas mais diferentes formas de expressão;
- Responsabilidade, interesse, curiosidade e criticas buscando novos conhecimentos.Correção das lições e atividades.
Verificação da aprendizagem: leitura, identificação e assimilação das atividades, exercícios gráficos.

Ø Qualitativamente avaliarei...
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue na escola todo Bimestre.


6-Quais livros, sites, revistas, etc. você utilizou como referência para a elaboração do seu planejamento?

BRASIL,Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : introdução aos  parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de 
Educação Fundamental I. Ensino do pré- escolar
Brasília : MEC/SEF, 1997.
SOUZA,Cassia Garcia ,de olho no futuro: língua portuguesa. pré- escolar -São Paulo :quinteto editorial,2008.
- Um Jeito de Aprender 1º e 2º Semestre Livro Adotado
- Novo - Aquarela do Saber (Apoio Livro da Escola)
- Assim eu Aprendo (Apoio Livro da Escola)
- Eu Gosto ( exemplar próprio) pré- escolar
- Revista Nova Escola ( exemplar próprio)
- Revista Guia Prático para professores Ensino Fundamental I e II (exemplar próprio)
- Internet - Google
KLEIMAN, A. (1992) Oficina de Leitura - Teoria & Prática. Pontes, Campinas, São Paulo. pré- escolar
  ............. Texto e Leitor. Aspectos Cognitivos da Leitura Pontes, Campinas, São Paulo; 1989.
LERNER,Delia. Ler e escrever na escola o real, o possível e o necessário. Porto Alegre (RS): pré- escolar Editora Artmed; 2002.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura -pré- escolar. Porto Alegre (RS): Artmed, 1998.

7-Campo aberto para sinalizar (se houver necessidade) observações importantes como, por exemplo, reorganização do conteúdo, etc.

OBS.: Um dos objetivos da educação escolar é que os alunos aprendam a assumir a palavra enunciada, a conviver em grupo de maneira cooperativa e produtiva. 
Dessa forma, são fundamentais as situações em que aprendam dialogar, ouvir o outro e ajudá-lo, pedir ajuda, aproveitar críticas, explicar um ponto de vista, coordenar ações para obter sucesso em tarefa conjunta.
 
É essencial aprender procedimentos dessa natureza e valorizá-los como forma de convívio escolar e social.
A organização das atividades que favoreçam a linguagem,oral e escrita, como meios de reorganização e reconstrução das experiências compartilhadas pelos alunos ocupa papel de destaque no trabalho em sala de aula. A comunicação propiciada nas atividades em grupo levará os alunos a perceberem a necessidade de dialogar, resolver desavenças, ressaltar diferenças e semelhanças, explicar e exemplificar, apropriando-se de conhecimentos.

_____________________________________
Professor (a)
_____________________________________
Coordenador(a)