"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 4 de abril de 2013


N.E.I.E.F ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO GAMA
PÓLO EDUCACIONAL XIV
ALTO DA SANTA CRUZ S/N
CÍCERO DANTAS-BA

Docente:Valdéria Ribeiro Santos Matos
Diretor(a): Josefa Suely Gonçalves
Coordenação pedagógica: Prof. Felipe Carvalho Castro
Série/Ano: Pré-escolarTurma: A/B  Turno: M/V
Disciplina: Língua portuguesaUnidade: I

PLANEJAMENTO GERAL DE ENSINO
(Período: ____/____ à ____/____/2012)


1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

Ampliar a coordenação viso-motora, na busca do desenvolvimento integral da criança e desenvolver vocabulário, linguagem e a comunicação entre os alunos reconhecendo a leitura e escrita das vogais ,encontros vocálicos e do alfabeto e incentivar o gosto pela leitura, histórias e escrita.

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

·        Comunicação e coordenação motora,
·       Estudo das vogais:
·       Encontros Vocálicos:
·       Histórias literárias:
·         Escrita como representação da fala;
·         Organização na escrita do nome;
·         Reescrita a partir de suas hipóteses;
·         Produção e interpretação de pequenos textos.
3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?
·         Utilizar: caderno, atividades gráficas, desenho, pintura colagem, recorte e o material escolar.
·         Confeccionar cartazes, murais, parlendas, poesias e etc.
·         Histórias, músicas, vídeo e livros.
·         Atividades com sucatas (ex: embalagens).
Jogos, brincadeiras e material pedagógico

4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?
·       Reconhecer, ler, traçar e escrever as vogais.
·       Identificar, ler e escrever, palavras formadas apenas por encontros vocálicos.
·       Identificar visualmente e auditivamente as letras do alfabeto, cobrir e copiar as letras maiúsculas e minúsculas (de imprensa e cursiva).
·       Conhecer as famílias Silábicas das letras: b-d-f-j-r-p.

IIUnidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?
• Adquirir o hábito de ouvir, falar e organizar o pensamento lógicoe  posicionar se de maneira criativa, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o dialogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas; aprimorando o autoconhecimento: esclarecendo as duvidas e atividades de fixação e desenvolvendo o interesse pelas descobertas por meio de situações concretas na sala.



2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

•Grafismo das letras;
• As consoantes; b-d-f-j-r-p-l;
• Alfabeto maiúsculos;
• Silabas simples;
•Leituras de placas;
•Texto literário;
•Rótulos;
•História em quadrinhos.

3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

As aulas serão desenvolvidas numa interação utilizando se dos recursos:
• Cantinho da leitura
• Historinhas
• Dinâmicas diversas
• Poesias
• Livro didático
• Revistas
• Conversa informal
• Jornais
• Quadro e giz
• Gibis
•Alfabeto móvel
•Jogo das letras.

4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?
•Coordenar ografismo das letrasb-d-f-j-r-p-l;
•Conhecer as consoantes; b-d-f-j-r-p-l;
•Identificar as letras do alfabeto maiúsculo;
• Conhecer assilabas simples;
•Ler e interpreta as placas;
•Conhecer os textos literários;
•Ler e identificar os rótulos;
•Conhecer as história em quadrinhos ( HQ).


IIIUnidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

•Participar das atividades com interesse e satisfação e despertar o interesse pelas descobertas feitas durante as atividades questionando sobre a realização da mesma e experimentando atividades lúdicas corporais que valorizem e cooperação, respeito mutua solidariedade e outros valores humanos de relevância social.


2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
• Alfabeto;
• Silabas complexa;
• Aprendendo um pouco mais as consoantes-c-g-m-n-h ,s;
• Vamos ler mais HQ;
Reescrita a partir de suas hipóteses;
Produção e interpretação de pequenos texto
• Alfabeto móvel;
• Gramática: feminino e masculino

3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

•As aulas serão desenvolvidas numa interação utilizando se dos recursos:
• Cantinho da leitura
• Historinhas
• Dinâmicas diversas
• Livro didático
• Conversa informal
• Jornais
• Quadro e giz
• Gibis
• Bingo
• Brincadeiras
• Materiais concretos
• Dramatização
• Cartazes
• Rodinha de conversa
• Livros literários
• Desenho livre
• TV Dvd
• Musicas
• Filmes
• Som
• Jogos
• Passeio
• Alfabeto móvel
• Exposição de objetos
• Fantoches
• Produção de texto

4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

•Conhecer oalfabeto minúsculo;
•Identificar assilabas complexa;
• Aprender um pouco mais as consoantes-c-g-m-n-h;
• ler mais HQ;
•Sistematizar a grafia do alfabeto móvel;
• Conhecer ludicamente os substantivos feminino e masculino.

IVUnidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

Ampliação gradativa de suas possibilidades de comunicação e expressão e na construção de textos orais e escrito a partir de um gênero textual/descritivo, expressando clareza e sequência lógica.

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

Letras iniciais de seu nome;
Sequência lógica da historia;
Letras do alfabeto a se trabalhar: Q, T, X, Z e uso :br, cl, dr, ,fr, fl e os vários sons de x
Nome próprio;
Tipos de sinais gráficos;
Singular e plural;
•Silabas complexas.

3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?
  • Utilizar: caderno, atividades gráficas, desenho, pintura colagem, recorte e o material escolar.
  • Confeccionar cartazes, murais, parlendas, poesias e etc.
  • Histórias, músicas, vídeo e livros.
  • Atividades com sucatas (ex: embalagens).
  • Jogos, brincadeiras e material pedagógico.



4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

Exporsuas ideias com clareza, ainda que com ajuda ,obedecendo uma sequência lógica de pensamento;
Reconhecer letras iniciais de seu nome, fazendo seleções, comparações, refletindo no processo de aquisição da escrita;
Identificar a escrita do próprio nome;
Escrever com e sem modelo o próprio nome;
Diferenciar letra de outros tipos de sinais gráficos;
Reconheceras letras: w-y-k-
Fazer descrição a partir de observações diretas ou indiretas livres ou dirigidas;
•Identificaros substantivos singular e plural.

5-Quais os mecanismos de avaliação que você utilizará para avaliar seus alunos?


Ø Qualitativamente avaliarei...
-Contínua, diagnóstica, formativa e somatória por meio de:
- Trabalhos escritos e orais;
Debates ,estudo dirigido;
-Pesquisa;
- Criatividade e desembaraço nas mais diferentes formas de expressão;
- Responsabilidade, interesse, curiosidade e criticas buscando novos conhecimentos.Correção das lições e atividades.
Verificação da aprendizagem: leitura, identificação e assimilação das atividades, exercícios gráficos.

Ø Qualitativamente avaliarei...
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue na escola todo Bimestre.


6-Quais livros, sites, revistas, etc. você utilizou como referência para a elaboração do seu planejamento?

BRASIL,Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : introdução aos  parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de 
Educação Fundamental I. Ensino do pré- escolar
Brasília : MEC/SEF, 1997.
SOUZA,Cassia Garcia ,de olho no futuro: língua portuguesa. pré- escolar -São Paulo :quinteto editorial,2008.
- Um Jeito de Aprender 1º e 2º Semestre Livro Adotado
- Novo - Aquarela do Saber (Apoio Livro da Escola)
- Assim eu Aprendo (Apoio Livro da Escola)
- Eu Gosto ( exemplar próprio) pré- escolar
- Revista Nova Escola ( exemplar próprio)
- Revista Guia Prático para professores Ensino Fundamental I e II (exemplar próprio)
- Internet - Google
KLEIMAN, A. (1992) Oficina de Leitura - Teoria & Prática. Pontes, Campinas, São Paulo. pré- escolar
  ............. Texto e Leitor. Aspectos Cognitivos da Leitura Pontes, Campinas, São Paulo; 1989.
LERNER,Delia. Ler e escrever na escola o real, o possível e o necessário. Porto Alegre (RS): pré- escolar Editora Artmed; 2002.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura -pré- escolar. Porto Alegre (RS): Artmed, 1998.

7-Campo aberto para sinalizar (se houver necessidade) observações importantes como, por exemplo, reorganização do conteúdo, etc.

OBS.: Um dos objetivos da educação escolar é que os alunos aprendam a assumir a palavra enunciada, a conviver em grupo de maneira cooperativa e produtiva. 
Dessa forma, são fundamentais as situações em que aprendam dialogar, ouvir o outro e ajudá-lo, pedir ajuda, aproveitar críticas, explicar um ponto de vista, coordenar ações para obter sucesso em tarefa conjunta.
 
É essencial aprender procedimentos dessa natureza e valorizá-los como forma de convívio escolar e social.
A organização das atividades que favoreçam a linguagem,oral e escrita, como meios de reorganização e reconstrução das experiências compartilhadas pelos alunos ocupa papel de destaque no trabalho em sala de aula. A comunicação propiciada nas atividades em grupo levará os alunos a perceberem a necessidade de dialogar, resolver desavenças, ressaltar diferenças e semelhanças, explicar e exemplificar, apropriando-se de conhecimentos.

_____________________________________
Professor (a)
_____________________________________
Coordenador(a)


Nenhum comentário:

Postar um comentário