N.E.I.E.F ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO
GAMA
PÓLO EDUCACIONAL XIV
ALTO DA SANTA CRUZ S/N
CÍCERO DANTAS-BA
Docente:Valdéria Ribeiro Santos Matos
Diretor(a): Josefa
Suely Gonçalves
Coordenação pedagógica: Prof.
Felipe Carvalho Castro
Série/Ano: Pré-escolarTurma: A/B Turno:
M/V
Disciplina: Língua portuguesaUnidade: I
PLANEJAMENTO GERAL DE ENSINO
(Período: ____/____ à ____/____/2012)
1-Qual o seu objetivo
macro/geral para essa unidade?
•Ampliar a coordenação
viso-motora, na busca do desenvolvimento integral da criança e desenvolver
vocabulário, linguagem e a comunicação entre os alunos reconhecendo a leitura e
escrita das vogais ,encontros vocálicos e do alfabeto e incentivar o gosto pela
leitura, histórias e escrita.
2-Com
quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
· Comunicação e coordenação motora,
· Estudo das vogais:
· Encontros Vocálicos:
· Histórias literárias:
·
Escrita como
representação da fala;
·
Organização
na escrita do nome;
·
Reescrita a
partir de suas hipóteses;
·
Produção e
interpretação de pequenos textos.
3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e
transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com
eficácia o aprendizado dos alunos?
·
Utilizar: caderno, atividades gráficas, desenho, pintura colagem,
recorte e o material escolar.
·
Confeccionar cartazes, murais, parlendas, poesias e etc.
·
Histórias, músicas, vídeo e livros.
·
Atividades com sucatas (ex: embalagens).
Jogos, brincadeiras e material pedagógico
4-O que você espera alcançar
especificamente com cada conteúdo?
· Reconhecer, ler,
traçar e escrever as vogais.
· Identificar, ler e
escrever, palavras formadas apenas por encontros vocálicos.
· Identificar
visualmente e auditivamente as letras do alfabeto, cobrir e copiar as letras
maiúsculas e minúsculas (de imprensa e cursiva).
· Conhecer as famílias
Silábicas das letras: b-d-f-j-r-p.
IIUnidade
1-Qual
o seu objetivo macro/geral para essa unidade?
•
Adquirir o hábito de ouvir, falar e organizar o pensamento lógicoe posicionar – se de maneira criativa, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o dialogo como forma de
mediar conflitos e de tomar decisões coletivas; aprimorando o autoconhecimento:
esclarecendo as duvidas e atividades de fixação e desenvolvendo o interesse
pelas descobertas por meio de situações concretas na sala.
2-Com
quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
•Grafismo das letras;
• As consoantes; b-d-f-j-r-p-l;
• Alfabeto maiúsculos;
• Silabas simples;
• Alfabeto maiúsculos;
• Silabas simples;
•Leituras de placas;
•Texto literário;
•Rótulos;
•História em quadrinhos.
3-Que atividades e/ou ações disciplinares,
interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para
que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?
As
aulas serão desenvolvidas numa interação utilizando – se dos recursos:
• Cantinho da leitura
• Historinhas
• Dinâmicas diversas
• Poesias
• Livro didático
• Revistas
• Conversa informal
• Jornais
• Quadro e giz
• Gibis
•Alfabeto móvel
• Cantinho da leitura
• Historinhas
• Dinâmicas diversas
• Poesias
• Livro didático
• Revistas
• Conversa informal
• Jornais
• Quadro e giz
• Gibis
•Alfabeto móvel
•Jogo
das letras.
4-O que você espera alcançar
especificamente com cada conteúdo?
•Coordenar ografismo das letrasb-d-f-j-r-p-l;
•Conhecer as consoantes; b-d-f-j-r-p-l;
•Identificar as letras do alfabeto maiúsculo;
• Conhecer assilabas simples;
•Identificar as letras do alfabeto maiúsculo;
• Conhecer assilabas simples;
•Ler e interpreta as placas;
•Conhecer os textos literários;
•Ler e identificar os rótulos;
•Conhecer as história em quadrinhos ( HQ).
IIIUnidade
1-Qual
o seu objetivo macro/geral para essa unidade?
•Participar
das atividades com interesse e satisfação e despertar o interesse pelas
descobertas feitas durante as atividades questionando sobre a realização da
mesma e experimentando atividades lúdicas corporais que valorizem e cooperação,
respeito mutua solidariedade e outros valores humanos de relevância social.
2-Com
quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
• Alfabeto;
• Silabas complexa;
• Aprendendo um pouco mais as consoantes-c-g-m-n-h ,s;
• Vamos ler mais HQ;
•Reescrita a partir de suas hipóteses;
• Silabas complexa;
• Aprendendo um pouco mais as consoantes-c-g-m-n-h ,s;
• Vamos ler mais HQ;
•Reescrita a partir de suas hipóteses;
•Produção e interpretação de pequenos texto
•
Alfabeto móvel;
• Gramática: feminino e masculino
• Gramática: feminino e masculino
3-Que atividades e/ou ações disciplinares,
interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para
que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?
•As
aulas serão desenvolvidas numa interação utilizando – se dos recursos:
• Cantinho da leitura
• Historinhas
• Dinâmicas diversas
• Livro didático
• Conversa informal
• Jornais
• Quadro e giz
• Gibis
• Bingo
• Brincadeiras
• Materiais concretos
• Dramatização
• Cartazes
• Rodinha de conversa
• Livros literários
• Desenho livre
• TV Dvd
• Musicas
• Filmes
• Som
• Jogos
• Passeio
• Alfabeto móvel
• Exposição de objetos
• Fantoches
• Produção de texto
• Cantinho da leitura
• Historinhas
• Dinâmicas diversas
• Livro didático
• Conversa informal
• Jornais
• Quadro e giz
• Gibis
• Bingo
• Brincadeiras
• Materiais concretos
• Dramatização
• Cartazes
• Rodinha de conversa
• Livros literários
• Desenho livre
• TV Dvd
• Musicas
• Filmes
• Som
• Jogos
• Passeio
• Alfabeto móvel
• Exposição de objetos
• Fantoches
• Produção de texto
4-O que você espera alcançar
especificamente com cada conteúdo?
•Conhecer
oalfabeto minúsculo;
•Identificar assilabas complexa;
• Aprender um pouco mais as consoantes-c-g-m-n-h;
• ler mais HQ;
•Sistematizar a grafia do alfabeto móvel;
• Conhecer ludicamente os substantivos feminino e masculino.
•Identificar assilabas complexa;
• Aprender um pouco mais as consoantes-c-g-m-n-h;
• ler mais HQ;
•Sistematizar a grafia do alfabeto móvel;
• Conhecer ludicamente os substantivos feminino e masculino.
IVUnidade
1-Qual
o seu objetivo macro/geral para essa unidade?
•Ampliação
gradativa de suas possibilidades de comunicação e expressão e na construção de
textos orais e escrito a partir de um gênero textual/descritivo, expressando
clareza e sequência lógica.
2-Com
quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
•Letras iniciais de seu nome;
•Sequência lógica da historia;
•Letras
do alfabeto a se trabalhar: Q, T, X, Z e uso :br, cl, dr, ,fr, fl e os vários
sons de x
•Nome próprio;
•Nome próprio;
•Tipos de sinais gráficos;
•Singular e plural;
•Silabas
complexas.
3-Que atividades e/ou ações disciplinares,
interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para
que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?
- Utilizar:
caderno, atividades gráficas, desenho, pintura colagem, recorte e o
material escolar.
- Confeccionar
cartazes, murais, parlendas, poesias e etc.
- Histórias,
músicas, vídeo e livros.
- Atividades
com sucatas (ex: embalagens).
- Jogos,
brincadeiras e material pedagógico.
4-O que você espera alcançar
especificamente com cada conteúdo?
•Exporsuas ideias com clareza, ainda que com
ajuda ,obedecendo uma sequência lógica de pensamento;
•Reconhecer letras iniciais de seu nome, fazendo
seleções, comparações, refletindo no processo de aquisição da escrita;
•Identificar a escrita do próprio nome;
•Escrever com e sem modelo o próprio nome;
•Diferenciar letra de outros tipos de sinais
gráficos;
•Reconheceras letras: w-y-k-
•Fazer descrição a partir de observações diretas
ou indiretas livres ou dirigidas;
•Identificaros
substantivos singular e
plural.
5-Quais os mecanismos de
avaliação que você utilizará para avaliar seus alunos?
Ø Qualitativamente avaliarei...
-Contínua,
diagnóstica, formativa e somatória por meio de:
- Trabalhos
escritos e orais;
Debates
,estudo dirigido;
-Pesquisa;
-
Criatividade e desembaraço nas mais diferentes formas de expressão;
-
Responsabilidade, interesse, curiosidade e criticas buscando novos
conhecimentos.Correção das lições e atividades.
Verificação da aprendizagem: leitura, identificação e assimilação das
atividades, exercícios gráficos.
Ø Qualitativamente avaliarei...
O
instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue na escola
todo Bimestre.
6-Quais livros, sites,
revistas, etc. você utilizou como referência para a elaboração do seu
planejamento?
BRASIL,Secretaria
de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : introdução
aos parâmetros curriculares nacionais /
Secretaria de
Educação
Fundamental I. Ensino do pré- escolar
–Brasília : MEC/SEF, 1997.
SOUZA,Cassia Garcia ,de
olho no futuro: língua portuguesa.
pré- escolar -São Paulo :quinteto editorial,2008.
- Um Jeito de Aprender 1º e 2º Semestre – Livro Adotado
- Novo - Aquarela do Saber (Apoio – Livro da Escola)
- Assim eu Aprendo (Apoio – Livro da Escola)
- Eu Gosto ( exemplar próprio) pré- escolar
- Revista Nova Escola ( exemplar próprio)
- Revista Guia Prático para professores – Ensino Fundamental I e II (exemplar próprio)
- Internet - Google
KLEIMAN, A. (1992)
Oficina de Leitura - Teoria &
Prática. Pontes, Campinas, São Paulo. pré- escolar
............. Texto e Leitor. Aspectos Cognitivos da Leitura Pontes, Campinas, São Paulo; 1989.
LERNER,Delia. Ler e escrever na escola o real, o possível e o necessário. Porto Alegre (RS): pré- escolar Editora Artmed; 2002.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura -pré- escolar. Porto Alegre (RS): Artmed, 1998.
............. Texto e Leitor. Aspectos Cognitivos da Leitura Pontes, Campinas, São Paulo; 1989.
LERNER,Delia. Ler e escrever na escola o real, o possível e o necessário. Porto Alegre (RS): pré- escolar Editora Artmed; 2002.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura -pré- escolar. Porto Alegre (RS): Artmed, 1998.
7-Campo
aberto para sinalizar (se houver necessidade) observações importantes como, por
exemplo, reorganização do conteúdo, etc.
OBS.: Um dos
objetivos da educação escolar é que os alunos aprendam a assumir a palavra
enunciada, a conviver em grupo de maneira cooperativa e produtiva.
Dessa forma, são fundamentais as situações em que aprendam dialogar, ouvir o outro e ajudá-lo, pedir ajuda, aproveitar críticas, explicar um ponto de vista, coordenar ações para obter sucesso em tarefa conjunta.
É essencial aprender procedimentos dessa natureza e valorizá-los como forma de convívio escolar e social.
A organização das atividades que favoreçam a linguagem,oral e escrita, como meios de reorganização e reconstrução das experiências compartilhadas pelos alunos ocupa papel de destaque no trabalho em sala de aula. A comunicação propiciada nas atividades em grupo levará os alunos a perceberem a necessidade de dialogar, resolver desavenças, ressaltar diferenças e semelhanças, explicar e exemplificar, apropriando-se de conhecimentos.
Dessa forma, são fundamentais as situações em que aprendam dialogar, ouvir o outro e ajudá-lo, pedir ajuda, aproveitar críticas, explicar um ponto de vista, coordenar ações para obter sucesso em tarefa conjunta.
É essencial aprender procedimentos dessa natureza e valorizá-los como forma de convívio escolar e social.
A organização das atividades que favoreçam a linguagem,oral e escrita, como meios de reorganização e reconstrução das experiências compartilhadas pelos alunos ocupa papel de destaque no trabalho em sala de aula. A comunicação propiciada nas atividades em grupo levará os alunos a perceberem a necessidade de dialogar, resolver desavenças, ressaltar diferenças e semelhanças, explicar e exemplificar, apropriando-se de conhecimentos.
_____________________________________
Professor (a)
_____________________________________
Coordenador(a)
Nenhum comentário:
Postar um comentário