"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sexta-feira, 5 de abril de 2013

testes auto-avaliação
Teste: De Olho no seu Futuro Profissional

Hoje em dia a coisa mais importante na vida de um professor(a), é a sua qualificação profissional e versatilidade. É o seu diferencial no mercado de trabalho, e por isso, precisa ser verificado todo o tempo.
xxxx

xxxx
O teste a seguir, apesar de não ter caráter científico oficial, serve de base para uma auto-avaliação dos profissionais da área educacional.
Ele foi elaborado por pesquisadores da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Responda a cada uma das questões abaixo, e veja sua situação no final. Boa Sorte!

Veja também o artigo: Características que valorizam os Profissionais de Ensino nos dias atuais.
Teste: De Olho no seu Futuro Profissional


xxxx
Responda a todas as perguntas abaixo, com a resposta que reflita melhor seu momento atual, e depois clique no botão "AVALIAR" no final da página, para conhecer o resultado.


    EXPERIÊNCIA
    1) Onde você já trabalhou?a)  Somente em escola pública.
    b)  Somente em escola particular.
    c)  Em escola pública e particular.

    2) Em quantas escolas você lecionou nos últimos 7 anos?a)  Uma escola.
    b)  Duas ou três escolas.
    c)  Mais de quatro escolas.

    3) Há quanto tempo você atua no magistério?a)  Até dois anos.
    b)  De três a cinco anos.
    c)  Mais de cinco anos.
    ATUALIZAÇÃO

    4) Quantos livros você leu nos últimos seis meses?a)  Até dois.
    b)  De três a cinco.
    c)  Seis ou mais.

    5) Como você se mantém informado(a)?a)  Assistindo a telejornais.
    b)  Lendo jornais e revistas eventualmente e assistindo a telejornais.
    c)  Lendo jornais e revistas diariamente e assistindo a telejornais.

    6) Quanto aos recursos de informática (Internet e softwares), você:a)  É um usuário freqUente.
    b)  Tem interesse pelo assunto e é usuário eventual, pois não tem acesso freqUente.
    c)  Não é usuário.

    7) Quantas vezes você compareceu a eventos culturais (exposições, cinema, teatro, shows) nos últimos seis meses?a)  Até duas.
    b)  Três ou quatro.
    c)  Cinco ou mais.
    FORMAÇÃO PROFISSIONAL

    8) Em quantos idiomas você é capaz de ler além do Português?a)  Nenhum.
    b)  Um.
    c)  Dois ou mais.

    9) Com relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais (ou o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil), você:a)  Sabe do que tratam mas não se interessa pelo assunto.
    b)  Conhece as linhas gerais.
    c)  Interessa-se desde que foram lançados, busca informações e troca experiências com os colegas.

    10) No que se refere à capacitação profissional, você:a)  Se mantém informado sobre a realização de cursos de vários institutos, participa deles com regularidade e propõe à diretoria de sua escola a promoção de outros.
    b)  Participa dos que eventualmente ocorrem em sua escola, quando não afetam a programação de trabalho.
    c)  Acha que a prática diária supre esta necessidade.
    PRÁTICA

    11) Quantas vezes você levou seus alunos a uma aula fora da escola ou a eventos culturais (teatro, cinema, museu) no ano?a)  Nenhuma.
    b)  Uma.
    c)  Duas ou mais.

    12) Com relação a projetos interdisciplinares, você:a)  Acha ótimos em teoria, mas não participa por considerá-los complicados.
    b)  Interessa-se, mas aguarda que sejam propostos por outros professores.
    c)  Antecipa-se e faz sugestões à direção e aos outros professores.

    13) Como é sua prática em sala de aula?a)  Seguir o programa sugerido pelo livro didático adotado.
    b)  Seguir o livro didático e partir para atividades sugeridas por ele.
    c)  Considerar o livro didático apenas mais um recurso e recorrer a outras metodologias e fontes de informações como jornais, revistas e Internet.

    14) O que cocê considera mais importante para a avaliação dos alunos?a)  Provas e lição de casa.
    b)  Participação nas aulas e, em segundo plano, as provas e as tarefas.
    c)  A trajetória de cada aluno nas aulas, seu envolvimento com a disciplina e seu rendimento nas lições e provas.

    15) Que atitude você toma se tem um aluno muito lento na realização dos trabalhos e que se torna o centro de brincadeiras desagradáveis por parte dos colegas?a)  Espera a situação se resolver com o tempo.
    b)  Sugere à família do aluno que consulte um especialista.
    c)  Além da solução clínica, aproveita o caso para trabalhar com a turma temas como solidariedade, respeito e cidadania.

    16) O que você faz se, ao entrar na sala de aula, seus alunos estão reunidos, discutindo animados uma notícia de jornal?a)  Pede que parem para que a aula possa começar.
    b)  Se o assunto tem relação com a disciplina, incentiva o debate.
    c)  Mesmo que o tema não tenha ligação com a matéria, estimula o debate.

    17) Que providência você toma diante de uma classe indisciplinada?a)  Recorre imediatamente à direção.
    b)  Espera que a turma se acalme para tentar conversar.
    c)  Investiga as causas e desenvolve ações para combater a indisciplina (conversa e definição de regras).

    18) Quantas vezes você perdeu a cabeça em sala por motivos pouco relevantes nos últimos seis meses?a)  Até uma.
    b)  De duas a quatro.
    c)  Cinco ou mais.
    POSTURA

    19) Como é seu relacionamento profissional com os colegas?a)  Troca informações, aceita sugestões e colabora sempre que solicitado.
    b)  Dá sua contribuição quando pedida, mas não divide ideias com o grupo.
    c)  Procura fazer o trabalho da forma mais independente possível, sem interferência de ninguém.

    20) Quantas vezes você participou de ações em busca da valorização do magistério, como campanhas salariais, elaboração de planos de carreira e eleição de representantes sindicais nos últimos três anos?a)  Várias.
    b)  Eventualmnte.
    c)  Não participou.

    21) Qual a sua reação se um pai de um aluno o procura pedindo ajuda para uma campanha ambiental no bairro da escola?a)  Não participa, alegando que este não é o papel da escola.
    b)  Procura se informar sobre o problema, incentiva a participação dos alunos e dos outros professores e aproveita o tema em aula.
    c)  Contribui no que for solicitado, sem assumir responsabilidades extras.

    Para ver o resultado, clique no botão "AVALIAR" abaixo!
     
testes auto-avaliação
Teste: Professor Avalie Seu Nível de Estresse

Embora seja uma característica instintiva entre os animais, um atributo involuntário e necessário à preservação de qualquer espécie, o Stress, quando não controlado, torna-se um importante fator de degradação do veículo vivo. Não tê-lo pode ser considerado uma deficiência orgânica, tornando mesmo o indivíduo inapto à sobrevivência; por outro lado, tê-lo em excesso, uma anomalia das mais sérias.
xxxx

xxxx
O teste a seguir, apesar de não ter caráter científico oficial, serve de base para uma auto-avaliação dos profissionais da área educacional.

Fonte: Revista Nova Escola.
Teste: Professor Avalie Seu Nível de Estresse


xxxx
Responda a todas as perguntas abaixo, com a resposta que reflita melhor seu momento atual, e depois clique no botão "AVALIAR" no final da página, para conhecer o resultado.


    1)  Sinto-me sobrecarregado com minhas tarefas na escola e em casa.a)  Sempre.
    b)  Com freqUência.
    c)  Algumas vezes.
    d)  Nunca.

    2)  Não me desligo enquanto não termino meu planejamento ou a correção de provas.a)  Sempre.
    b)  Com freqUência.
    c)  Algumas vezes.
    d)  Nunca.

    3)  Não gosto de trabalhar com outros professores, pois eles nunca fazem como eu quero.a)  Sempre.
    b)  Com freqUência.
    c)  Algumas vezes.
    d)  Nunca.

    4)  Mesmo fora da classe, sinto-me incomodado se não estou fazendo nada ligado à escola.a)  Sempre.
    b)  Com freqUência.
    c)  Algumas vezes.
    d)  Nunca.

    5)  Fico irritado com atrasos de alunos ou colegas de trabalho.a)  Sempre.
    b)  Com freqUência.
    c)  Algumas vezes.
    d)  Nunca.

    6)  Faço tudo que a direção ou a coordenação me pedem, pois não sei dizer não.a)  Sempre.
    b)  Com freqUência.
    c)  Algumas vezes.
    d)  Nunca.

    7)  Acho que vou estourar por causa da pressão de alunos, pais, colegas e diretores.a)  Sempre.
    b)  Com freqUência.
    c)  Algumas vezes.
    d)  Nunca.

    8)  Demoro a pegar no sono, pois fico preocupado com minhas turmas.a)  Sempre.
    b)  Com freqUência.
    c)  Algumas vezes.
    d)  Nunca.

    9)  Sinto-me sempre cansado, mesmo ao acordar.a)  Sempre.
    b)  Com freqUência.
    c)  Algumas vezes.
    d)  Nunca.

    10)  Gostaria que o dia fosse mais longo para melhorar meu trabalho.a)  Sempre.
    b)  Com frequência.
    c)  Algumas vezes.
    d)  Nunca.

    11)  Faço várias coisas ao mesmo tempo.a)  Sempre.
    b)  Com frequência.
    c)  Algumas vezes.
    d)  Nunca.

    12)  Não consigo esquecer as atividades da escola - nem em casa nem nas férias.a)  Sempre.
    b)  Com frequência.
    c)  Algumas vezes.
    d)  Nunca.

    13)  Sinto-me inquieto quando preciso aguardar reuniões com a diretoria ou com os pais.a)  Sempre.
    b)  Com frequência.
    c)  Algumas vezes.
    d)  Nunca.

    14)  Todos dizem que estou sempre com muita pressa.a)  Sempre.
    b)  Com frequência.
    c)  Algumas vezes.
    d)  Nunca.

    15)  Gosto de aproveitar feriados para fazer a correção de provas ou preparar aulas.a)  Sempre.
    b)  Com frequência.
    c)  Algumas vezes.
    d)  Nunca.

    Para ver o resultado, clique no botão "AVALIAR" abaixo!
     
testes auto-avaliação
Teste: Teste, Você é Cabeça Quente ?

xxxx
O objetivo deste teste é dar a pessoa uma ideia de como anda seu comportamento no trato como os demais à sua volta.
xxxx

xxxx
O teste a seguir, apesar de não ter caráter científico oficial, serve de base para uma auto-avaliação.

Fonte: Revista do Ensino - Porto Alegre - 1962.
Teste: Professor Avalie Seu Nível de Estresse


xxxx
Responda "VERDADEIRO" ou "FALSO" a todas as perguntas e depois clique no botão "AVALIAR" no final da página, para saber o resultado.


    1)  Às vezes tenho vontade de xingar as outras pessoasa)  Verdadeiro.
    b)  falso.

    2)  De vez em quando gostaria de poder sair quebrando tudo que visse pela frente.a)  Verdadeiro.
    b)  Falso.

    3)  Muitas vezes não consigo ententer por que me irrito tão facilmente.a)  Verdadeiro.
    b)  Falso.

    4)  Às vezes me dá vontade de bater em algumas pessoas.a)  Verdadeiro.
    b)  Falso.

    5)  Perco a paciência com facilidade.a)  Verdadeiro.
    b)  Falso.

    6)  Com frequência me dizem que sou esquentado.a)  Verdadeiro.
    b)  Falso.

    7)  Acabo discutindo quando alguém passa à minha frente numa fila.a)  Verdadeiro.
    b)  Falso.

    8)  Às vezes respondo com agressividade a pessoas que são rudes ou inconvenientes.a)  Verdadeiro.
    b)  Falso.

    9)  Frequentemente me arrependo por me irritar tão facilmente.a)  Verdadeiro.
    b)  Falso.

    10)  Fico aborrecido quando me apressam.a)  Verdadeiro.
    b)  Falso.

    Item 11
    Sou muito teimoso.a)  Verdadeiro.
    b)  Falso.

    12)  Não sei o que acontece comigo para, às vezes, eu ficar tão aborrecido e irritado.a)  Verdadeiro.
    b)  Falso.

    13)  Já cheguei a quebrar móveis e louças depois de beber.a)  Verdadeiro.
    b)  Falso.

    14)  Já fiquei aborrecido com uma pessoa a ponto de achar que ia explodir de raiva.a)  Verdadeiro.
    b)  Falso.

    15)  Às vezes chego a agredir fisicamente alguém que me irrita.a)  Verdadeiro.
    b)  Falso.

    16)  Quase nunca perco o autocontrole.a)  Verdadeiro.
    b)  Falso.

    Para ver o resultado, clique no botão "AVALIAR" abaixo!