"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Ótimas para divertir um pouco as aulas ou serem mandadas como lição de casa...

Cordel em homenagem ao professor

César Obeid- (Out/2001)

Professor pode ser velho
Ou estar na mocidade
Pode ser gordo ou magro
Magistério ou faculdade
Pouco importa a formação
O que manda é a emoção
De ensinar a mocidade.

Professor ou professora
De adulto ou de criança
De colégio ou faculdade
De voz grossa ou fala mansa
Não importa a cor do giz
O que importa é o que diz
Seu saber é sua herança.

Pode vir a internet
Com sua aula virtual
E dizer que o professor
"Tá" chegando ao seu final
Porém nada se compara
Ao contato pessoal.

Poucos anos de carreira
Ou há vinte na lição
Professor de pré- primário
Ou de pós graduação
Quem nasceu para ensinar
Deus torceu pra lhe formar
Com sua iluminação.

Dia 15 de outubro
Dia do Mestre, educador
Muitas aulas pela frente
Uma vida com amor
Parabéns professorado
Rimei emocionado
Qu'eu também sou professor.

http://www.teatrodecordel.com.br/
Eu adoro assistir palestras do Mário Sérgio Cortella, concordo com muita coisa que ele fala, especialmente quando o tema é motivação docente, e o que devemos ter para trabalhar na área da educação, encontrei esses vídeos no youtube, espero que gostem



Sucata - Produza jogos para a sua turma

 Não jogue fora bandejas de ovos, tampas e frascos de plástico, caixas de fósforos, potes de margarina e carretéis de barbante. Com as idéias reunidas aqui você poderá transformar essa sucata em excelente material para jogos pedagógicos.

As autoras das sugestões são duas especialistas em sucata, as professoras paulistas Dacy de Oliveira e Suad Nader. Elas selecionaram jogos de tabuleiros para o ensino de lógica, contagem e operações aritméticas. Aplicam-se a crianças de 6 a 12 anos, ou seja, na fase de desenvolvimento intelectual em que amadurece sua aptidão para raciocinar simbolicamente. “Nesse estágio, são capazes de fazer abstrações”, explica Darcy. “Vêem um objeto, como um cubo, e imaginam que representa outra coisa, como um prédio”, exemplifica.

Jogos de argola

 Cada aluno tem três chances de acertar argolas, feitas de tampas de margarina recortadas, em carretéis, numerados de 1 a 10. Ao fim, soma os números estampados nos carretéis acertados, vai ao “banco” – mesa com tampinhas distribuídas por um aluno – e pede aquele valor. Cada cor de tampinha tem um valor. Se a criança fizer 12 pontos, ganha duas que valem 1 e uma de 10. Assim, faz a correspondência entre dezenas e unidades. Coordenação motora e Matemática andam juntas aqui.
Loto
Para preparar esse jogo use bandejas com encaixe para quatro copos, do tipo das de lanchonete. Identifique cada uma com uma cor – um papel no meio basta. Coloque grupos de quatro tampas coloridas (nas mesmas cores das bandejas) num saco e sorteie uma a uma. A criança que tiver aquela cor pede a tampa sorteada e encaixa-a na bandeja. Ganha quem completar tudo primeiro. Identificar cores e fazer correspondência (com a bandeja) são os objetivos do jogo.
Ludo
Pegue quatro frascos plásticos bem lavados, cada um de uma cor e com a tampa igual ao corpo. Cada jogador terá sua cor. Faça cartões de comando que apliquem operações matemáticas. Por exemplo: “avance duas casas”. Alinhe os frascos de um lado do tabuleiro e ponha tampas e cartões em um saco. A cada jogada há sorteio de uma tampa a cor sorteada executa o comando com o frasco. Ganha quem chegar primeiro ao outro lado.



Resta um
O modelo tradicional contém 32 peças dispostas em cruz, sempre com uma casa livre no meio para que se possa fazer a primeira jogada. No improviso, vale usar uma bandeja de ovos e 24 tubinhos de filme fotográfico. As peças vão sendo “comidas” pelas vizinhas com movimentos semelhantes ao do jogo de damas, mas em qualquer direção. A estratégia para atingir o objetivo de deixar apenas uma peça no tabuleiro é evitar que fiquem isoladas, o que impedirá o movimento. O jogo exercita a formulação de hipóteses lógicas.
Última casa
Um tabuleiro de cartolina com dezesseis casas deve ser preenchido por dois jogadores com tampinhas de plástico de cores diferentes (no mínimo doze tampas). Na sua vez, cada um coloca uma, duas ou três peças da sua cor onde quiser. Quem completar a última casa perde. Perto do fim, as crianças simulam mentalmente as jogadas - nada mais do que operações matemáticas de subtração e soma – para descobrir quantas peças devem colocar para ganhar.
Sucata - Produza jogos para a sua turma
Jogo-da-velha



As duas opções acima têm como peças tampas de plástico coloridas. Na primeira versão, são estojos plásticos que vêm dentro do chocolate KinderOvo. O importante é haver dois grupos de peças, diferenciadas pela cor ou decoração. O tabuleiro é uma bandeja de ovos ou uma cartolina.

Alternadamente, cada jogador escolhe uma casa e preenche com o objetivo de enfileirar três peças iguais na horizontal, na vertical ou na diagonal. Criará estratégias para formar sua fileira e ao mesmo tempo impedir o outro de fazê-lo. Ao formular hipóteses sobre as jogadas do adversário desenvolverá o raciocínio lógico.




Sucata - Produza jogos para a sua turma

Carona
Duas caixinhas de fósforo coladas e encapadas representam um ônibus. Pedaços de canudinhos na mesma cor da caixinha são os passageiros. O tabuleiro é de cartolina. Cada participante anda uma casa para frente na sua vez e depois joga o dado. O valor que sair indicará a quantidade de passageiros da cor da linha que deverá entrar no ônibus. Quem chegar ao ponto final com mais passageiros ganha. Se quiser, inverta a regra. Os ônibus saem cheios de passageiros e vão deixando-os pelo caminho. Treinar a contagem é o objetivo do jogo.








quarta-feira, 21 de agosto de 2013

JOGOS PEDAGÓGICOS

JOGOS PEDAGÓGICOS MINHA AUTORIA E DE MEUS ALUNOS
Aqui estão alguns jogos que adaptamos, criamos, inventamos, todos realizados com minha turma do 3º Semestre de Pedagogia da FAEC, a Faculdade em que trabalho. Os acadêmicos realizaram belíssimos jogos para desenvolver a leitura e a escrita, além de muitas outras habilidades todos construídos a partir de materiais simples e sucatas, tanto como caixas variadas, garrafa peti e muitos outros. Os jogos tem o poder para desenvolver uma aprendizagem prática e significativa na vida dos alunos, além do prazer e da alegria em aprender. Tenho muitos outros modelos e sugestões, vou postando conforme puder.
Obrigada meus amados acadêmicos por tudo que vocês tem contribuido, além da confecção foi realizada uma linda exposição para a sociedade e comunidade escolar, foram confeccionados mais de cem tipos de jogos.
Essa mesinha feita de caixa de papelão e decorada para jogar e guardar os jogos:


Sugestão Importante: para guardar os jogos utilizamos caixinhas e caixas de varios tamanhos todas decoradas além de potes decorados de margarina, mainose, latas de extrato de tomate, enfim tudo fica bonito e barato, pois as peças precisam ser guardadas com carinho e organização.
Espero que vocês gostem e aproveitem!

Jogo da Memória com Números


Objetivo: conhecer, identificar e reconher números, memória, raciocínio lógico,
MODO DE CONFECCIONAR:- Para utilizar na Alfabetização ou na Educação Infantil, então utilizar números até 09.
- Cartas retangulares feitas de papel cartão , por exemplo, 10 centímetros de cumprimento por 5 de largura.
- Faça números nessas cartas com pincel atômico colorido de 0 á 9;
- Agora faça cartas do mesmo tamanho e mesma cores com a mesma quantidade, invés dos números, com imagens representando a quantidade.
- Este jogo pode ser feito com dois grupos das mesmas cartas, ou seja, 18 cartas com números repetindo duas vezes cada número e mesma coisa nas figuras, assim mais crianças jogarão no grupo.
AS REGRAS: podem-se utilizar as mesmas de outros jogos da memória, vence quem fizer mais par.

Memória de Rimas

Objetivo: Desenvolvimento da escrita, memória ágil, socialização.

MODO DE CONFECCIONAR: Fazer com cartas de papel cartão ou outro material de sua preferência;
- O numero de cartas pode ser acima de 20, contando que seja par;
- Escrever numa carta, por exemplo, “ANEL” tendo outra carta no meio do jogo, que terá uma rima parecida como, por exemplo, ‘PASTEL”
- Esse jogo é para crianças alfabetizadas ou em processo, para jogar com crianças da educação Infantil, utilizam-se desenhos no lugar das palavras.
- AS REGRAS: Joga-se como o jogo da memória ou da maneira que o professor achar melhor vence quem fizer mais pares e ler corretamente as palavras, no caso de imagens, vence quem juntar mais par identificando as figuras e as rimas.











Memória de Rimas



Objetivo: Desenvolvimento da escrita, memória ágil, socialização.

MODO DE CONFECCIONAR:
Fazer com cartas de papel cartão ou outro material de sua preferência;
- O numero de cartas pode ser acima de 20, contando que seja par;
- Escrever numa carta, por exemplo, “ANEL” tendo outra carta no meio do jogo, que terá uma rima parecida como, por exemplo, ‘PASTEL”
- Esse jogo é para crianças alfabetizadas ou em processo, para jogar com crianças da educação Infantil, utilizam-se desenhos no lugar das palavras.
- AS REGRAS: Joga-se como o jogo da memória ou da maneira que o professor achar melhor vence quem fizer mais pares e ler corretamente as palavras, no caso de imagens, vence quem juntar mais par identificando as figuras e as rimas.


FUTEBOL DE SOPRO

Objetivo: trabalhar músculos da face que ajudam no desenvolvimento da fala, além da agilidade, coordenação, espaço temporal.

MODO DE CONFECCIONAR:
pegue uma bolinha de desodorante rolon usado, então desenhe no papel cartão um campo de futebol, demarcado como na imagem, ou a seu critério, pode enfeitar mais se quiser.
Modo de Jogar: um aluno fica de um lado e o outro do outro lado e sopram a bolinha para fazer gol, vence aquele que fizer mais gol, conforme o tempo estipulado pelas regras do professor.





DOMINÓ DE PALAVRAS

Objetivo: reconhecer palavras por dedução e intuição, identificar as iniciais das palavras, ler, desenvolver a leitura, socializar, conviver com o colega,

MODO DE CONFECCIONAR: este jogo eu utilizo muito e sempre com turmas diferentes a reação é muito positiva. Fazer com cartas de papel cartão deixando o lado colorido para cima e colando uma imagem no lado que não tem cor. Selecione muitas figuras seja de bichos, de frutas, de coisas, as cartas devem ser entre 10 a 15 cm de comprimento por uns 5 de largura, então divida cada uma ao meio com canetinha colorida, num lado você cola a figura e no outro escreve o nome de uma figura que existe no jogo mas que não seja a mesma do desenho( como no exemplo a baixo). Então embaralha e divida para as crianças, pode ser de três, quatro, conforme a quantia de cartas, lembrando que o dominó deve conter no mínimo vinte cartas para ter mais sentido o jogo. Para jogar, utilize a forma de círculos, vai um, depois o outro, por exemplo, se o aluno 1 jogou a carta que contem o desenho do “tatu” e a palavra “ema”, o próximo deve ter em suas mão uma carta com a palavra “tatu” e o desenho “ema”, caso não tenha, deverá comprar e se não comprar a carta perde a vez e quem tiver joga, sempre é bom distribuir cinco cartas mais ou menos e deixar algumas no monte para crias suspense.





PEGA PONTOS:
Objetivo: Agilidade, esperteza, noção espacial, coordenação motora, socialização.
O jogo “Pega Pontos” é confeccionado com copinhos coloridos de aniversário, colados sobre uma caixa de camisa encapada, cada um enfeita do seu gosto. Então pode utilizar uma bolinha de plástico ou mesmo de desodorante rolon,. Joga-se entre duplas. Um joga a bolinha para cima e o outro tenta pegar com a caixa para que esta bolinha se encaixe dentro de um dos copinhos. Então atribua valores para os copos, por exemplo: AZUL= 1, VERDE=2, VERMELHO=3, AMARELO=4, e sucessivamente. Vence aquele que no final de tantas rodadas, fizer mais pontos. Lembrando que o professor deve orientar seus alunos no momento de lançar a bolinha de maneira que não prejudique o colega, nem com violência, nem muito alta, nem muito baixa.





TRILHA DO ALFABETO


Objetivo:
Conhecer o alfabeto identificando todas as letras de maneira prazerosa
MODO DE CONFECCIONAR: A trilha consiste em desenhar uma trilha contendo as letras do alfabeto num papel cartão com canetão preto, depois confeccione um dado, daí cada numero que cai a criança caminha a quantidade de casas e fala a letra onde tiver que parar, caso não consiga, deve pagar mico ou ficar uma rodada sem jogar. Vence quem chegar ao final por primeiro.




Boliche das Vogais ou do Alfabeto


Objetivo:Aprender, identificar e conhecer as vogais, socialização, entretenimento, aprender regras e limites, agilidade, movimento, coordenação motora, noção de espaço.

MODO DE CONFECCIONAR: você vai precisar de garrafas peti vazias, papel sulfite, fita adesiva e pincel atômico de varias cores.
- Corte a folha de papel sulfite ao meio na horizontal e escreva bem grande uma vogal;
- Cole com a fita adesiva no meio da garrafa peti, o papel que você escreveu a vogal, pode se escrever duas vogais por garrafas e assim sucessivamente.
- Para suas boliches ficarem lindas, uma dica é enfeita-las com adesivos de papeis de presentes, com florzinhas de EVA, com estrelinhas, bolinhas, etc, também fazer uma margem com a régua na folha de papel antes de colar na garrafa, assim o jogo fica mais elaborado e caprichado.
- Confeccione uma bolinha de meia ou de jornal amassado envolto com fita adesiva para lançar nos boliches ou da própria garrafa peti unindo dois fundos com fita adesiva.
- AS REGRAS: você pode dividir a sala em dois grupos de crianças, cada um tem sua vez para lançar a bola nos boliches. Cada boliche que derrubar deverá ler as vogais corretamente e assim marcará ponto para sua equipe, você também pode criar sua própria regra, lembrando que é um jogo muito barato e eficaz podendo ser jogado todos os dias no inicio ou no final das aulas. As crianças adoram.
IMPORTANTE: utilizar a mesma maneira para aprender o alfabeto, silabas, números, etc.



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