"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sábado, 7 de setembro de 2013

Diagnóstico Escrita

O Diagnóstico das quatro palavras: Individual

1. Escolha 4 palavras de mesmo grupo semântico ex.: brinquedos, corpo humano, animais( hipopótamo, girafa, gato, rã)
2. Organize em ordem decrescente de sílabas: polissílaba, trissílaba, dissílaba. monossílaba
3. Elabore uma frase simples com uma das palavras escolhidas.
4. Quando terminar de escrever peça para que leia a palavra indicado com o dedo ou subilhando a forma como está lendo.


05/06/2011

Aula Dinâmica - Ditado



Ditado Dinâmico
O professor mostra gravuras ou objetos e as crianças escrevem a palavra. Ou então mostra a palavra e eles fazem os desenhos.

Ditado com Dicas
O professor dá as "dicas" para o aluno descobrir a palavra.
" É amarelo, redondo e ilumina a Terra". (Sol)
" É cheiroso e usamos para tomar banho".(sabonete)
Variação: os alunos dão as dicas para os colegas.


Ditado Relâmpago
Este ditado visa principalmente ao treino das dificuldades ortográficas.
Mostrar a palavra numa ficha ou escrever no quadro.
O aluno lê a palavra.
O professor esconde a palavra e o aluno escreve a palavra.
Depois, o professor mostra a palavra.

Auto Ditado
Os alunos escrevem uma lista de palavras que quiserem.
Eles gostam muito deste tipo de ditado e ao fazê-lo aumentam sua auto-confiança, procurando melhorar cada vez mais e errar menos.
O professor mostra uma gravura com desenhos de diversos objetos, animais, tipos de alimentos, frutas, etc.
É dado um tempo para os alunos memorizarem os objetos que constam na gravura.
Depois, o professor retira a gravura e os alunos procuram escrever os nomes dos objetos.
Quem escrever mais palavras será o campeão.
Variação: em vez de mostrar desenhos ou gravuras, o professor mostrará um grupo de palavras de treinos ortográficos estudados pelos alunos.

Ditado Cochicho
O professor mostra a palavra numa ficha ou escreve no quadro.
Ele fala a palavra bem baixo, exagerando a sua articulação.
Os alunos lêem a palavra em voz alta.
Os alunos escrevem a palavra.
Depois, conferem se escreveram a palavra certa.

Ditado Desenhado
Ler as palavras das fichinhas e fazer os desenhos correspondentes nos quadrinhos.

Ditado Recordado
Colar ou copiar no lugar certo das palavras correspondentes aos desenhos.

Ditado Adedanha
O professor sorteia uma letra do alfabeto.
Os alunos vão escrever nomes: animal, planta, objeto, etc.

Ditado Bingo
O professor prepara as cartelas do bingo com as palavras.
Os alunos marcam com um X as palavras que forem sorteadas.



Ditado Enigmático
Escrever somente a 1ª letra do desenho e descobrir as palavras.
EX: desenhos peteca, olho, rato, tartaruga, anel.
P O R T A

Ditado surpresa
Coloque alguns objetos dentro de uma caixinha bem bonita e passe durante a aula pela sala. As crianças vão tirando os objetos e escrevendo sua lista.

Ditado Lacunado
O aluno recebe a cópia de um texto do qual foram retiradas algumas palavras. Sua tarefa é acompanhar a leitura do professor e completar as lacunas. A atividade permite ao professor selecionar os aspectos que pretende explorar, como palavras acentuadas, r ou rr, l ou u, s ou ss, por exemplo. Outra maneira de trabalhar com o ditado lacunado é envolver os alunos na seleção de palavras que eles considerem difíceis. Em geral essas palavras são aquelas em que há o emprego de letras rivais para uma mesma posição. Um grupo de alunos seleciona previamente as palavras que devem ser omitidas da cópia e dita o texto aos demais. Depois outro grupo realiza a tarefa.

Ditado em Duplas
O professor seleciona um pequeno trecho que deverá ser ditado e organiza a turma em duplas heterogêneas, envolvendo os alunos com maior ou menor facilidade em ortografia. Quem tem maior dificuldade dita primeiro. Além de ditar, o aluno deve também acompanhar o que o colega está escrevendo e apontar os erros que for encontrando. Depois quem escreveu primeiro dita ao outro o mesmo texto. Isso permite que a criança com mais dificuldades possa obter melhores resultados e se encoraje para aceitar novos desafios.

 
Jogo do Ditado
Há ainda uma outra variação interessante que permite trabalhar a articulação entre aumento da velocidade na escrita e redução de problemas ortográficos. O professor põe no quadro-negro várias cópias do texto a ser ditado. O aluno deve se dirigir ao local em que estão afixados os textos, memorizar um trecho, voltar à sua carteira e escrever a passagem. Vence quem escrever em menos tempo, com letra legível e menor número de erros.


Ditado Musical 
Coloca-se uma música para os alunos escutarem. No momento que ela pára, os alunos devem escrever a última palavra que ouviram. Uma variação: ter a letra da música com lacunas, depois de ouvir a música, escrever as palavras que faltam.

Ditado Completando Frases 
A professora escreve uma frase incompleta e dá 2 ou 3 opções de palavras para que os alunos completem a frase. Essas palavras não são escritas. Ex.: A casa é__________. (pequena, amarela, bonita).
Pode aumentar o grau de dificuldade pedindo que completem a frase com duas palavras.

Ditado Relâmpago com Frases
A professora escreve uma frase e pede que leiam. Em seguida, apaga a frase e pede que escrevam.

Ditado Soletrando (Sonia Ubeda) 
Dito a palavra e as crianças soletram sílaba por sílaba.
Isso tem auxiliado bastante o processo de construção de escrita de minhas crianças. Durante o ditado costumo lançar perguntas como: é com z ou s? x ou ch? porque? porque l e não u?
Mesmo os que ainda não conseguem escrever de forma convencional, conhecendo as letras do alfabeto, conseguem acertar a maioria das palavras e isso gera maior estímulo e confiança.
Temos que ver a forma de ditado que dá melhores resultados em nossa sala de aula. De repente, o que é bom para minha sala não o é para a sua. As turmas são diferentes.
O ano passado meus alunos gostavam de ditado em ordem alfabética. Cada aluno ditava uma palavra seguindo a ordem alfabética para não ter bagunça um dia seguíamos a ordem da chamada e outro dia as fileiras de carteiras.

Jogo do Ditado 
Há ainda uma outra variação interessante que permite trabalhar a articulação entre aumento da velocidade na escrita e redução de problemas ortográficos. O professor põe no quadro-negro várias cópias do texto a ser ditado. O aluno deve se dirigir ao local em que estão afixados os textos, memorizar um trecho, voltar à sua carteira e escrever a passagem. Vence quem escrever em menos tempo, com letra legível e menor número de erros.

Ditado com Apoio
Colocar um cartaz com as sílabas, acentos, r, s, n, m, l, u e vogais. Ao falar uma palavra, apontar para as sílabas da mesma. Em seguida as crianças escrevem a palavra ditada. Funciona como um “jogo da memória”.


19/09/2010

Tabela de Escores





Calcular as notas dos nossos alunos.

25/04/2010

O Galo Ló


O Galo Ló
São cinco personagens
1o grupo – galo.
2o grupo – galinha.
3o grupo – pata
4o grupo – ganso.
5o grupo – peru.
Toda vez que eu disser Galo Ló, vocês vão esticar as mãos para frente e cantar como galo ok?

A história que vou contar começou num lugar muito bonito, muito verde, árvores imensas, borboletas, passarinhos e muitos bichos. Nesse lugar morava o galo Ló, e o galo Ló, ouviu um barulhão, parece um tiro de canhão, vou avisar o rei leão. E o galo Ló saiu correndo e no caminho encontrou a galinha Lilinha, e a galinha Lilinha perguntou ao galo Ló, onde você vai? Ouvi um barulhão, parece um tiro de canhão, vou avisar o rei leão, e saiu o galo Ló e a galinha Lilinha. E no meio do caminho encontraram a pata Chata, e a pata chata perguntou ao galo Ló, aonde você vai? Ouvi um barulhão, parece um tiro de canhão, vou avisar o rei leão, e saiu o galo Ló, a galinha Lilinha, e a pata Chata, e encontraram o ganso Manso. E o ganso Manso perguntou ao galo Ló. Aonde você vai? Ouvi um barulhão, acho que é um tiro de canhão, vou avisar o rei leão, e saiu o galo ló, a galinha Lilinha, a pata Chata e o ganso Manso.
No meio do caminho encontraram o peru, e o peru perguntou ao galo Ló. Aonde você vai? Ouvi um barulhão, parece um tiro de canhão, vou avisar o rei leão, e saíram todos. Mas no meio do caminho, eles encontraram a raposinha. E a raposinha era esperta, e ela disse: eu sei onde mora o rei leão.
E levou todos eles, para a casinha dela, e lá ela preparou um caldeirão enorme, colocou a água, fogo e disse: é hoje que faço uma sopa de galo Ló, galinha Lilinha, pata Chata, ganso Manso e peru. Então eles descobriram o que a raposinha queria fazer com eles, então começaram a cochichar e acabaram fazendo tanta confusão e a raposinha acabou dentro do caldeirão. E eles saíram correndo, saiu o galo Ló, a galinha Lilinha, a pata Chata, o ganso Manso e o peru e voltaram para um lugar muito bonito, onde a história começou e quando eles chegaram lá, descobriram que o barulhão, não era um tiro de canhão. Era apenas um trovão, e vocês fizeram essa farra por causa de um trovão, sim às vezes a gente faz tempestade em copo d’água.
Obrigado. 

Plano Mensal 2º ano Outubro


PLANEJAMENTO MENSAL  – 2º ANO - 2011

OUTUBRO

OBJETIVOS:
  • Construir palavras novas usando  as novas ortografias estudadas.
  • Reconhecer a sílaba tônica das palavras, fazendo uso dos acentos agudos e circunflexos.
  • Associar  nas palavras os números de  sílabas  a compõe.
  • Empregar adjetivos de forma de forma correta.
  • Usar corretamente as regras ortográficas.
  • Utilizar a linguagem escrita para compor convite com sua particularidade própria.
  • Resolver adição sem  reserva e  com reserva.
  • Reconhecer o  símbolo da adição e suas partes.
  • Resolver situações problemas do cotidiano fazendo uso da adição.
  • Reconhecer e identificar as datas do calendário (dias, meses e ano)
  • Reconhecer e concientizar os direitos e deveres da crinaça dentro da sala, em casa e perante a sociedade.
  • Conscientizar o aluno a respeitar e conservar as instituições da comunidade como bem comum.
  • Diferenciar as estações do ano e suas características prórias.
  • Reconhecer a importância dos cuidados com o lixo para evitar doenças e contaminação.
  • Despertar a consciência sobre  a importância da reciclagem e reconhecer que nem tudo que vai para o lixo é realmente lixo.
  • Reconhecer o saneamento básico como necessidade do povo e obrigação do Estado para a conservação da saúde e do bem estar da comunidade.
  • Conscientizar  a importância do povo unido em uma comunidade.
  • Estimular a sensibilidade artística dos alunos através da arte.
                                                     CONTEÚDOS:

Português :

·         Construção das palavras.
·         Número de letras e sílaba das palavras
·         Verbo
·         Adjetivo
·         Ortografia:  Ç,  RR,  SS  E  CH
·         Acentuação: Agudo e Acento Circunflexo,
·         Gênero Textual:  Convite

Matemática:
·         Adição sem reserva e com reserva
·         Problemas envolvendo adição
·         Calendário

História:
·         Direitos  e deveres da Criança
·         Patrimônio Público

Geografia:
·         Estação do ano

Ciências:
·         Lixo
·         Reciclagem
·         Saneamento básico

Religião:
·   Relacionamento com a comunidade.

Artes:
·         Confecção de convite.
·         Desenho e Pintura, recorte e colagem



PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÂO:

 A avaliação se da de forma continua, verificando os resultados do processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
Realizaremos os registros através do conhecimento diagnosticando os níveis, observando diariamente as atividades de sala, participação, interação e organização.
Serão realizados testes avaliativos mensalmente de forma contextualizada.

05/09/2011

Plano Mensal 2º ano Setembro

PLANEJAMENTO MENSAL – 2º ANO - 2011
SETEMBRO
OBJETIVOS:
• Construir palavras, frases conforme textos estudados.
• Aprender a direção correta da escrita.
• Identificar o som inicial e final das palavras.
• Identificar alguns tipos de substantivos, utilizando-os nas atividades propostas.
• Utilizar corretamente o gênero e o número do substantivo
• Utilizar os sinais de pontuação de forma a dar sonoridade as frases.
• Usar o dicionário no estudo do Hino Nacional.
• Conhecer, identificar, compor e decompor os números pares e impares
• Ordenar corretamente os números na ordem
• Identificar e utilizar as noções de dezena e meia dezena
• Identificar e utilizar as noções de dúzia e meia dúzia.
• Utilizar corretamente a noção de centena e meia centena.
• Reconhecer e identificar os principais meios de transportes e comunicação utilizados pelo aluno e por sua família.
• Reconhecer e identificar os principais sinais de transito para que possam utilizar corretamente.
• Reconhecer e identificar os diversos tipos de hino.
• Identificando os pontos cardeais.
• Reconhecer as estações do ano.
• Identificar as partes da planta e reconhecer as utilidades das plantas.
• Descobrir como nascem as plantas ( observar a germinação e desenvolvimento de um vegetal)
• Reconhecer que a planta é um ser vivo e que necessita de ar e água para viver
• Conservar e preservar o meio ambiente.
• Qual o papel da Escola e como conviver com os colegas.
• Confeccionar um álbum ilustrado sobre o hino nacional.
CONTEÚDOS:

Português :

• Construção das palavras.
• Direção da escrita, Lateralidade.
• Som final e inicial das palavras estudadas.
• Substantivo: Gênero e Número
• Ortografia: B – BR – BL – CR - CL
• Pontuação: Exclamação, interrogação.
• Gênero Textual: Poesia e Hino

Matemática:
• Números Pares e Ímpares
• Noção de Conjunto
• Dezena, dúzia e centena

História:
• Meios de transporte
• Meios de comunicação
• Transito
• Hino Nacional


Geografia:
• Orientação
• Tempo

Ciências:
• Nosso ambiente.
• Preservação do meio ambiente
• As plantas

Religião:
• Escola e seu relacionamento.

Artes:
• Livro do Hino Nacional Ilustrado.


PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÂO:
A avaliação se da de forma continua, verificando os resultados do processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
Realizaremos os registros através do conhecimento diagnosticando os níveis, observando diariamente as atividades de sala, participação, interação e organização.
Serão realizados testes avaliativos mensalmente de forma contextualizada.

02/08/2011

Plano Mensal 2º ano - Agosto


PLANEJAMENTO MENSAL  – 2º ANO - 2011

AGOSTO

OBJETIVOS:
  • Construir palavras, frases conforme textos estudados.
  •  Aprender a direção correta da escrita e o espaçamento entre as palavras.
  •  Compreender a leitura como um processo que envolve a linguagem oral e a escrita.
  • Identificar o som inicial e final das palavras.
  • Saber utilizar as letras maiúsculas e minúsculas nas frases.
  • Aplicar corretamente a ortografia das letras estudadas.
  • Identificar e empregar a pontuação em frases e em pequenos textos.
  • Familiarizar  com gêneros literário de  rimas e trava línguas.
  • Compreender os conceitos matemáticos de esquerda e direita.
  • Compreender a formação dos numerais até 100.
  • Reconhecer a ordem crescente e decrescente.
  • Identificar os tipos de casa.
  • Localizar a casa no bairro e a distancia da escola.
  • Reconhecer o seu bairro na cidade e identificando a sua rua.
  • Conhecer a estrutura do seu bairro e a  importância  no seu cotidiano.
  • Conhecer o corpo humano e suas funções.
  • Propiciar reflexão sobre a importância da alimentação saudável.
  • Qual o papel da família e o que influencia na sua vida.
  • Desenvolver   artes  manuais  e valorizando nossa cultura folclórica.

CONTEÚDOS:


Português :

·         Construção das palavras.
·         Direção da escrita, espaçamento entre palavras.
·         Som final e inicial das palavras estudadas.
·         Uso da letra maiúscula em inicio de frases, parágrafos e nomes próprios.
·         Ortografia: A – Â – ÃE – ÃO
·         Pontuação: Ponto final
·         Gênero Textual:  Rima e Trava língua



Matemática:
·         Conceitos Matemáticos: A esquerda e a direita
·         Numerais de 0 a 100.
·         Ordem crescente e decrescente.



História:
·         Casa
·         Tipo de moradia
·         Bairro
·         Folclore

Geografia:
·         Localização da  sua casa, seu bairro e sua escola..

Ciências:
·         Conhecendo seu corpo  e suas  principais  funções.
·         Alimentação

Religião:
·         Família e seu relacionamento.

Artes:
·         Lendas folclóricas com sucatas.


PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÂO:

Observação diária e contínua;
Registro escrito;
Atividades diárias;
Participação individual

01/06/2011

Plano Mensal 2º ano - Junho

PLANEJAMENTO MENSAL  – 2º ANO - 2011

JUNHO

OBJETIVOS:
  • Identificar  o alfabeto no texto, diferenciando as vogais e consoantes.
  • Identificar o som inicial e final das palavras.
  • Conceituar os conceitos matemáticos básicos.
  • Compor as famílias dos numerais até 50.
  • A origem e a importância das festas juninas em nossa cultura.
  • Conscientizar a boa convivência no cotidiano.
  • Conhecendo as cores primárias  em trabalhos com pintura.


CONTEÚDOS:


Português :

·         Revisão do alfabeto, vogais e consoantes
·         Letra inicial e final das palavras.


Matemática:
·         Conceitos Matemáticos: em cima e em baixo
·         Numerais de 0 a 50.

História:
·         Festas Juninas


Religião:
·         A convivência na sociedade.

Artes:
·         Pintura e artes manuais sobre festas juninas.


PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÂO:

Observação diária e contínua;
Registro escrito;
Atividades diárias;
Participação individual