Plano Mensal 2º ano Outubro
PLANEJAMENTO MENSAL  – 2º ANO - 2011
OUTUBRO
OBJETIVOS:
- Construir palavras novas usando as novas ortografias estudadas.
 - Reconhecer a sílaba tônica das palavras, fazendo uso dos acentos agudos e circunflexos.
 - Associar nas palavras os números de sílabas a compõe.
 - Empregar adjetivos de forma de forma correta.
 - Usar corretamente as regras ortográficas.
 - Utilizar a linguagem escrita para compor convite com sua particularidade própria.
 - Resolver adição sem reserva e com reserva.
 - Reconhecer o símbolo da adição e suas partes.
 - Resolver situações problemas do cotidiano fazendo uso da adição.
 - Reconhecer e identificar as datas do calendário (dias, meses e ano)
 - Reconhecer e concientizar os direitos e deveres da crinaça dentro da sala, em casa e perante a sociedade.
 - Conscientizar o aluno a respeitar e conservar as instituições da comunidade como bem comum.
 - Diferenciar as estações do ano e suas características prórias.
 - Reconhecer a importância dos cuidados com o lixo para evitar doenças e contaminação.
 - Despertar a consciência sobre a importância da reciclagem e reconhecer que nem tudo que vai para o lixo é realmente lixo.
 - Reconhecer o saneamento básico como necessidade do povo e obrigação do Estado para a conservação da saúde e do bem estar da comunidade.
 - Conscientizar a importância do povo unido em uma comunidade.
 - Estimular a sensibilidade artística dos alunos através da arte.
 
                                                     CONTEÚDOS:
Português :
·         Construção das palavras.
·         Número de letras e sílaba das palavras
·         Verbo
·         Adjetivo
·         Ortografia:  Ç,  RR,  SS  E  CH
·         Acentuação: Agudo e Acento Circunflexo,
·         Gênero Textual:  Convite
Matemática:
·         Adição sem reserva e com reserva
·         Problemas envolvendo adição
·         Calendário
História:
·         Direitos  e deveres da Criança
·         Patrimônio Público
Geografia:
·         Estação do ano
Ciências:
·         Lixo
·         Reciclagem
·         Saneamento básico
Religião:
·   Relacionamento com a comunidade.
Artes:
·         Confecção de convite.
·         Desenho e Pintura, recorte e colagem
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÂO:
 A avaliação se da de forma continua, verificando os resultados do processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
Realizaremos os registros através do conhecimento diagnosticando os níveis, observando diariamente as atividades de sala, participação, interação e organização.
Serão realizados testes avaliativos mensalmente de forma contextualizada.
05/09/2011
Plano Mensal 2º ano Setembro
PLANEJAMENTO MENSAL – 2º ANO - 2011
SETEMBRO
OBJETIVOS:
•	Construir palavras, frases conforme textos estudados.• Aprender a direção correta da escrita.
• Identificar o som inicial e final das palavras.
• Identificar alguns tipos de substantivos, utilizando-os nas atividades propostas.
• Utilizar corretamente o gênero e o número do substantivo
• Utilizar os sinais de pontuação de forma a dar sonoridade as frases.
• Usar o dicionário no estudo do Hino Nacional.
• Conhecer, identificar, compor e decompor os números pares e impares
• Ordenar corretamente os números na ordem
• Identificar e utilizar as noções de dezena e meia dezena
• Identificar e utilizar as noções de dúzia e meia dúzia.
• Utilizar corretamente a noção de centena e meia centena.
• Reconhecer e identificar os principais meios de transportes e comunicação utilizados pelo aluno e por sua família.
• Reconhecer e identificar os principais sinais de transito para que possam utilizar corretamente.
• Reconhecer e identificar os diversos tipos de hino.
• Identificando os pontos cardeais.
• Reconhecer as estações do ano.
• Identificar as partes da planta e reconhecer as utilidades das plantas.
• Descobrir como nascem as plantas ( observar a germinação e desenvolvimento de um vegetal)
• Reconhecer que a planta é um ser vivo e que necessita de ar e água para viver
• Conservar e preservar o meio ambiente.
• Qual o papel da Escola e como conviver com os colegas.
• Confeccionar um álbum ilustrado sobre o hino nacional.
CONTEÚDOS:
Português :
• Construção das palavras.
• Direção da escrita, Lateralidade.
• Som final e inicial das palavras estudadas.
• Substantivo: Gênero e Número
• Ortografia: B – BR – BL – CR - CL
• Pontuação: Exclamação, interrogação.
• Gênero Textual: Poesia e Hino
Matemática:
• Números Pares e Ímpares
• Noção de Conjunto
• Dezena, dúzia e centena
História:
• Meios de transporte
• Meios de comunicação
• Transito
• Hino Nacional
Geografia:
• Orientação
• Tempo
Ciências:
• Nosso ambiente.
• Preservação do meio ambiente
• As plantas
Religião:
• Escola e seu relacionamento.
Artes:
• Livro do Hino Nacional Ilustrado.
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÂO:
A avaliação se da de forma continua, verificando os resultados do processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
Realizaremos os registros através do conhecimento diagnosticando os níveis, observando diariamente as atividades de sala, participação, interação e organização.
Serão realizados testes avaliativos mensalmente de forma contextualizada.
02/08/2011
Plano Mensal 2º ano - Agosto
PLANEJAMENTO MENSAL  – 2º ANO - 2011
AGOSTO
OBJETIVOS:
- Construir palavras, frases conforme textos estudados.
 - Aprender a direção correta da escrita e o espaçamento entre as palavras.
 - Compreender a leitura como um processo que envolve a linguagem oral e a escrita.
 - Identificar o som inicial e final das palavras.
 - Saber utilizar as letras maiúsculas e minúsculas nas frases.
 - Aplicar corretamente a ortografia das letras estudadas.
 - Identificar e empregar a pontuação em frases e em pequenos textos.
 - Familiarizar com gêneros literário de rimas e trava línguas.
 - Compreender os conceitos matemáticos de esquerda e direita.
 - Compreender a formação dos numerais até 100.
 - Reconhecer a ordem crescente e decrescente.
 - Identificar os tipos de casa.
 - Localizar a casa no bairro e a distancia da escola.
 - Reconhecer o seu bairro na cidade e identificando a sua rua.
 - Conhecer a estrutura do seu bairro e a importância no seu cotidiano.
 - Conhecer o corpo humano e suas funções.
 - Propiciar reflexão sobre a importância da alimentação saudável.
 - Qual o papel da família e o que influencia na sua vida.
 - Desenvolver artes manuais e valorizando nossa cultura folclórica.
 
CONTEÚDOS:
Português :
·         Construção das palavras.
·         Direção da escrita, espaçamento entre palavras.
·         Som final e inicial das palavras estudadas.
·         Uso da letra maiúscula em inicio de frases, parágrafos e nomes próprios.
·         Ortografia: A – Â – ÃE – ÃO
·         Pontuação: Ponto final
·         Gênero Textual:  Rima e Trava língua
Matemática:
·         Conceitos Matemáticos: A esquerda e a direita
·         Numerais de 0 a 100.
·         Ordem crescente e decrescente.
História:
·         Casa
·         Tipo de moradia
·         Bairro
·         Folclore
Geografia:
·         Localização da  sua casa, seu bairro e sua escola..
Ciências:
·         Conhecendo seu corpo  e suas  principais  funções.
·         Alimentação
Religião:
·         Família e seu relacionamento.
Artes:
·         Lendas folclóricas com sucatas.
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÂO:
Observação diária e contínua;
Registro escrito;
Atividades diárias;
Participação individual
01/06/2011
Plano Mensal 2º ano - Junho
PLANEJAMENTO MENSAL  – 2º ANO - 2011
JUNHO
OBJETIVOS:
- Identificar o alfabeto no texto, diferenciando as vogais e consoantes.
 - Identificar o som inicial e final das palavras.
 - Conceituar os conceitos matemáticos básicos.
 - Compor as famílias dos numerais até 50.
 - A origem e a importância das festas juninas em nossa cultura.
 - Conscientizar a boa convivência no cotidiano.
 - Conhecendo as cores primárias em trabalhos com pintura.
 
CONTEÚDOS:
Português :
·         Revisão do alfabeto, vogais e consoantes
·         Letra inicial e final das palavras.
Matemática:
·         Conceitos Matemáticos: em cima e em baixo
·         Numerais de 0 a 50.
História:
·         Festas Juninas
Religião:
·         A convivência na sociedade.
Artes:
·         Pintura e artes manuais sobre festas juninas.
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÂO:
Observação diária e contínua;
Registro escrito;
Atividades diárias;
Participação individual
Nenhum comentário:
Postar um comentário