"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

 

Qual o prazo de validade do casamento?

2 COMENTÁRIOS
Qual o prazo de validade do casamento?

Com base no desabafo de 8 anos sobre uma crise conjugal de um casal de irmãos em 2010 eu escrevi o artigo“Façam mais sexo” (Clique no Link).

Ontem estando na igreja enxerguei a oportunidade de complementar aquela postagem que na verdade se originou no intento daquele irmão em se divorciar.

Antes de dar a resposta à pergunta que originou esta postagem vamos analisar como ao longo do tempo a sociedade e os relacionamentos evoluíram.

Nossos avós que viveram em uma época em que 85% das pessoas moravam no campo, a forma de relacionamento era tradicional e jamais se cogitava a possibilidade de se separarem, pois, naquela épocaCASAMENTO ERA PRA SEMPRE. E quantas coisas as velhinhas suportaram devido ao sentimento de “responsabilidade” de manter o casamento, elas eram “Do lar” e se dedicavam exclusivamente a família.

Nossos pais viveram em outra época, onde mais de 80% das pessoas viviam nas cidades e se dedicavam ao trabalho nas indústrias, as mulheres passaram a dar apoio aos maridos, administrando o lar e a família e também resolvendo as coisas do dia a dia que seus maridos não podiam resolver devido sua jornada de trabalho, nesta época o CASAMENTO ERA PARA MANTER A FAMÍLIA.

A geração de hoje vive em uma época digital, inclusive algumas pessoas se conhecem em ambiente virtual, pela internet, redes sociais ou aplicativos de celular que permitem isso. Nesta geração a mulher também passou a ser provedora do lar, exatamente como o homem, e hoje o CASAMENTO SERVE PARA SER FELIZ, se as pessoas não se sentem felizes pedem logo o divorcio.

Vamos analisar o que disse Jesus sobre o casamento: Mas no começo, quando foram criadas todas as coisas, foi dito: “Deus os fez homem e mulher”. Por isso o homem DEIXA o seu pai e a sua mãe para se UNIRcom a sua mulher, e os dois se TORNAM uma só pessoa.” Assim, já não são duas pessoas, mas uma só” (Marcos 10:6-8).

Analisemos agora as 3 ações envolvidas no ato de casar, que são os três itens em destaque nos versículos acima.

   1) DEIXAR pai e mãe: quando o casal decidir se unir em matrimonio eles devem deixar seu pai e tentar caminhar com as próprias pernas, entender que seu pai e sua mãe continuam ocupando o mesmo papel em sua vida, mas que daquele momento em diante sua família são a esposa e os seus filhos e as suas responsabilidades são principalmente com ele.

    2) UNIR se a esposa: é o período de namoro, um momento importante para que o casal se conheça melhor, testem as suas compatibilidades e se unam emocionalmente e verifiquem se os seus sonhos e planos incluem um ao outro.

    3)TORNAM se uma só carne: é o momento em que se casam e além de uma conexão emocional passam a ter uma conexão espiritual e também sexual. Algumas instituições são conservadoras demais e falar de sexo é um verdadeiro tabu, sexo não é tudo na vida do casal, mas sexo faz parte e é importante na vida do casal.

Dito estas coisas, retornemos à pergunta que deu origem a esta postagem, afinal: Qual é o “prazo de validade” de um casamento?

Como cristãos e crentes de que a Bíblia é a Palavra de Deus e a nossa única regra de fé e conduta, vejamos o que Jesus falou acerca do divorcio: Jesus saiu daquele lugar e foi para a região da Judéia que fica no lado leste do rio Jordão. Uma grande multidão se ajuntou outra vez em volta dele, e ele ensinava todos, como era o seu costume.  Alguns fariseus, querendo conseguir uma prova contra ele, perguntaram: — De acordo com a nossa Lei, um homem pode mandar a sua esposa embora? Jesus respondeu com esta pergunta: — O que foi que Moisés mandou? Eles responderam: — Moisés permitiu ao homem dar à sua esposa um documento de divórcio e mandá-la embora. Então Jesus disse: — Moisés escreveu esse mandamento para vocês por causa da dureza do coração de vocês. Mas no começo, quando foram criadas todas as coisas, foi dito: “Deus os fez homem e mulher. Por isso o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa.” Assim, já não são duas pessoas, mas uma só. Portanto, que ninguém separe o que Deus uniu. Quando já estavam em casa, os discípulos tornaram a fazer perguntas sobre esse assunto. E Jesus respondeu: — O homem que mandar a sua esposa embora e casar com outra mulher estará cometendo adultério contra a sua esposa. E, se a mulher mandar o seu marido embora e casar com outro homem, ela também estará cometendo adultério” (Marcos 10:1-12).

Note que Jesus afirmou que mesmo dando o divórcio, aquele(a) que divorciado vier a se casar novamente comete adultério, isto deixa claro que mesmo divorciado o casamento continua a existir.

A resposta à pergunta inicial desta postagem foi dada por Jesus no texto acima: “Portanto, que ninguém separe o que Deus uniu” (Marcos 10:9), ou seja, casamento é para sempre, por isso, é muito importante o período de namoro e noivado. Você pode namorar e se separar, mas não pode se casar e separar.

Problemas e crises conjugais são normais, acredito que a maioria dos casais tem e teve estas experiências, mas àqueles que colocam Deus acima de tudo, inclusive, o casamento, sabe que Deus é o remédio para todas as doenças, que se o casal está “doente”, Deus pode curar, pois, não é o desejo de Deus que os casais se separem, o casamento é um plano que nasce no coração de Deus. 

Mas a cura de um "casal enfermo" funciona exatamente como o tratamento de um dependente químico, é necessário que o casal reconheça que está doente, estejam cientes de que existe tratamento e queiram ser curados.

Por isso, estando em crise, é bom que o casal ore bastante, de preferência juntos para que o inimigo perca a força e o Espírito Santo possa agir em suas mentes e corações. É importante também que o casal busque aconselhamento junto ao ministério da sua igreja, estes tipos de situações são mais comuns do que se imagina e os ministros muito podem ajudar no processo de reconciliação.  

Lembrando que não é porque Jesus disse o que Deus uniu o homem não deve separar, as mulheres devem aceitar qualquer tipo de violência contra ela, o homem deve ter “consideração para com suas esposas, reconhecendo que são a parte mais frágil” (1º Pedro 3:7) e se tornando uma só carne através do casamento “os maridos devem amar vossas esposas, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela” (Efésios 5:25). Violência além de falta de respeito é crime e deve ser tratado como tal.


Se você é mulher e é vitima de violência doméstica CLIQUE AQUI e leia os artigos criados para tratar exclusivamente desse assunto.


Filho de crente, crentinho é?


0 COMENTÁRIOS

Autor: Alceu Figueredo 
(Devocional: Um Pouco de Luz 08/05/2014)

FILHO DE PEIXE, peixinho é. Todos nós já ouvimos esta expressão quando alguém quer dizer que o filho se parece com o pai, sejam as características físicas ou outras semelhanças nos costumes, gostos ou gestos. 

As crianças em geral gostam de imitar seus pais, ou as mães no caso das meninas. Gostam de imitar os gestos, calçam os chinelos e saem arrastando pela casa, vestem as roupas e, no caso das meninas, logo cedo aprendem a cuidar da aparência na vaidade normal do sexo feminino.

Geralmente admiram a profissão dos pais; e com certa frequência abraçam a mesma carreira, em áreas como advocacia, médicos engenheiros, militares, profissionais liberais e muitas outras profissões. Os pais costumam influenciar os filhos na escolha da profissão, mas não devem decidir por eles; a escolha deve ser sempre deles. Mas uma boa orientação e apoio são normais e poderá ajudar o jovem nessa difícil escolha, ou na decisão por ocasião dos vestibulares. Mas decidir por eles, “forçar a barra”, pode criar um mau profissional e infeliz a vida toda.

Em Israel era comum os filhos aprender a profissão do pai. Jesus não só foi chamado de o “filho do carpinteiro” (Mt 13:55), profissão de seu pai adotivo, mas também de “o carpinteiro” (Mc 6:3) Provavelmente, enquanto rapazinho, deve ter trabalhado como qualquer jovem normal no acabamento de construção de casas; visto que eram feitas de pedra ou terra, mas usava-se madeira nas vigas e nas portas.

Uma das coisas que influencia os filhos a seguir os pais em relação à profissão, é a maneira feliz com que o pai encara sua profissão, e com que orgulho fala dela em casa. Outro fator é que o pai poderá orientá-lo em tudo ao longo do curso e do exercício da mesma, em razão de sua experiência.

Contudo, alguns pais possessivos e não preparados para conviver com as diferenças, têm amargado enorme decepção com seus filhos em razão de suas escolhas. Veja por exemplo um pai militar, que viveu sob a rígida disciplina, conviveu com uma doutrina conservadora, e de repente o filho segue a carreira de balé, músico de uma banda, ou outras profissões em nada desmerecedoras, mas que foge aos padrões conservadores de seus pais. É um choque cultural tremendo.

Mas filho de crente, crentinho é? Quando pequenos geralmente são; principalmente quando aprendem a imitar o pai vestindo um terninho, cumprindo os rituais do culto, e falando amém a tudo que ouve; mas quando adultos a história muda; e ai, se não foram instruídos na Lei do Senhor, se não foram ensinados a amar, se lhes foi passada a ideia de um Deus vingativo e cruel podem até se tornarem revoltados. 

Alguns que foram criados com carinho e terno amor, instruídos acerca do amor de Deus, também podem ter seus descaminhos, ninguém precisa se sentir humilhado se os filhos tomaram outros caminhos, os próprios meios-irmãos de Jesus não criam no que Ele dizia; contudo, mais tarde se tornaram fervorosos discípulos, e dois deles, Tiago e Judas, escritores Bíblicos. 

Deus abençoe pais e filhos nesta fase difícil da juventude, quando afloram problemas e decisões de toda ordem e que podem deprimir o jovem diante de um mundo competitivo; onde nem sempre prospera o melhor. Aos pais é dito: “Não provoqueis vossos filhos à ira” (Ef 6:4) [Exigindo mais do que podem]. Aos filhos: “Honra a teu pai e a tua mãe”. Ouça sempre, dê ouvidos enquanto for possível.



Cristãos de aparência, e as aparências que enganam


5 COMENTÁRIOS
Ontem estive congregado numa Igreja Batista da grande São Paulo onde tive a oportunidade de apreciar a belíssima pregação de um pastor norte-americano.

Ele falou de algo que sempre falo, não é de minha autoria e também desconheço quem seja o autor, mas é algo que sempre cito no blog, o tal “a igreja não ser uma galeria de santos e nem de pessoas perfeitas, mas é um hospital para pecadores”.

O que me chamou a atenção nesta pregação impactante foi a sinceridade deste homem que em meio a pregação ia intercalando com seu próprio testemunho pessoal, e não era daqueles testemunhos que eu estava acostumado ouvir, que era narrado por pessoas que se diziam firmes até aquele momento e acreditavam ter a capacidade de serem fiéis até o fim, foi um testemunho que nos leva a refletir e nos faz chegar a conclusão de que nada somos, mas que Deus por seu infinito amor nos aplica grande misericórdia.

E eu me identifiquei muito com o testemunho do nosso irmão, pois, assim como ele, antes da minha conversão eu tinha minha religiosidade pessoal, até o dia em que realmente me rendi ao Senhor dos senhores, me batizei e provei de uma experiência intima com Deus. Logo após o batismo recebi uma lista de ensinamentos e uma série de recomendações que eu deveria praticar na minha nova vida, regras que se seguidas traz prestigio entre os irmãos e mais adiante pode render algum cargo de liderança na igreja, comigo  ocorreu isso.

Regras que no inicio eu até via com bons olhos e achava boas para minha vida, apliquei fielmente, naquele momento foi muito bom para meu aprendizado, mas noutro momento me fez soberbo a ponto de me julgar melhor apenas pelo fato de seguir as regras e também a julgar os que não se enquadravam nelas, o tempo passa e daí começamos a enxergar que seguimos as regras não porque elas edificam o espírito e nem porque são necessárias a nossa vida cristã, mas sim porque a igreja nos transformou em modelos para outras pessoas quando nos deu um cargo.

Foi exatamente isso que vivi quando era auxiliar de jovens numa denominação evangélica, eu tinha meus conflitos no tocante algumas regras e ensinamentos da denominação, conhecia o que dizia a Palavra de Deus sobre o assunto, mas mesmo assim eu vivia as regras de modo farisaico porque eu tinha me tornado modelo para os jovens e não podia insurgir contra a doutrina. E eu não estava sendo sal e nem luz para do mundo, pois, vivia o que não cria.

O pastor com base na sua experiência cristã falou do que é e do que não é a vida crista.


Primeiro vamos ao que não é vida cristã.

- A vida cristã não é uma lista de regras a serem seguidas, vejamos:Dizemos isso por causa da confiança que temos em Deus, por meio de Cristo. Em nós não há nada que nos permita afirmar que somos capazes de fazer esse trabalho, pois a nossa capacidade vem de Deus. É ele quem nos torna capazes de servir à nova aliança, que tem como base não a lei escrita, mas o Espírito de Deus. A lei escrita mata, mas o Espírito de Deus dá a vida.” (2° Corintios 3:4-6)

- A vida cristã não é uma lista de princípios que funcionam bem, vejamos:Tenham cuidado para que ninguém os torne escravos por meio de argumentos sem valor, que vêm da sabedoria humana. Essas coisas vêm dos ensinamentos de criaturas humanas e dos espíritos que dominam o Universo e não de Cristo.” (Colossenses 2:8).

- A vida cristã não é simplesmente experiência ou capacidades, vejamos:Eu poderia falar todas as línguas que são faladas na terra e até no céu, mas, se não tivesse amor, as minhas palavras seriam como o som de um gongo ou como o barulho de um sino.” (1° Corintios 13:1).

- A vida cristã não é simplesmente conhecimento, vejamos: “Poderia ter o dom de anunciar mensagens de Deus, ter todo o conhecimento, entender todos os segredos e ter tanta fé, que até poderia tirar as montanhas do seu lugar, mas, se não tivesse amor, eu não seria nada.” 1° Coríntios 13:2).

 - A vida cristã não é simplesmente generosidade, vejamos: Poderia dar tudo o que tenho e até mesmo entregar o meu corpo para ser queimado, mas, se eu não tivesse amor, isso não me adiantaria nada”. (1° Coríntios 13:3). 


Agora vamos ao que é vida cristã.

- A vida cristã é uma pessoa: Jesus. Vejamos: Cristo é tudo e está em todos.” (Colossenses 3:11).

- A vida cristã é um relacionamento com esta vida perfeita, vejamos: “Eu sou a videira verdadeira” (João 15:1).

- É uma união do espírito humano com o espírito de Deus, vejamos: “Vocês, porém, não vivem como manda a natureza humana, mas como o Espírito de Deus quer, se é que o Espírito de Deus vive realmente em vocês. Quem não tem o Espírito de Cristo não pertence a ele.” (Romanos 8:9).


E onde está a tal vida cristã?

- Jesus é a vida e está em todos os crentes, vejamos: Cristo é tudo e está em todos.” (Colossenses 3:11).


- A vida cristã que está em você estabelece o que é possível você ser e fazer:  Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” (João 15:5)e também “Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” (Mateus 5:48).

Da mesma forma que a pregação me impactou por me fazer enxergar que naquela época eu era um cristão de aparências, espero que este texto também leve os leitores a refletir se vivem verdadeiramente uma vida cristã ou se são cristãos de aparência.

Vote com consciência


8 COMENTÁRIOS
O próximo domingo é dia de eleição, os cristãos, mesmo aqueles que fazem parte denominações que se dizem apolítica, devem cumprir seu papel de cidadão com responsabilidade, afinal, os votos depositados nas urnas no próximo domingo vão influenciar a vida de todos pelos próximos 4 anos. 

Há quem não acredite na política e nem políticos e tem a intenção de votar em branco ou nulo, eu acho isso um tremendo desperdício, não faz muito tempo que o Brasil vivia sob o controle de um regime militar ditatorial, muitas vidas foram ceifadas para que hoje fossemos uma democracia e o povo pudesse escolher seus próprios governantes. 

Votar é ter a oportunidade de manter um governo bom e trocar um governo ruim.

Se você é pai e mãe pense bem antes de votar em branco ou nulo, o Brasil só deixará de ser "país do futuro" se escolhermos bem nossos governantes hoje e também nas próximas eleições. 

Que futuro você quer para seus filhos? 

Você pode influenciar as coisas, entregar um Brasil melhor para seus filhos amanhã escolhendo os nossos governantes hoje. 

O ex-ministro Joaquim Barbosa, homem que colocou políticos corruptos poderosos atrás das grades disse algo sábio dias atrás, ele disse: "a reeleição é a mãe da corrupção"... Nem preciso dizer que ele está certo, veja quantos casos de corrupção já vieram e continuam vindo a tona na atual gestão do Brasil. 

A troca de partidos que governam o país é boa para o Brasil e o seu povo, vejamos: Fernando Henrique (PSDB) criou o Plano Real e estabilizou a economia, Lula ampliou os investimentos na área social... Infelizmente Dilma não contribuiu muito, não deixou sua marca. O Brasil não cresce, a inflação está disparada e a corrupção se alastrou.  

Aécio ou Marina, não importa, neste momento qualquer coisa será melhor que uma reeleição da presidente Dilma Roussef. 

Dê uma oportunidade para o Brasil tenha uma troca de governo, quem entrar com certeza vai querer deixar sua marca, pode ser uma melhora na saúde, um aumento da qualidade na educação. Quem ganha com isso é o Brasil, sou eu, é você, são seus filhos... Somos todos nós!  

De tijolo em tijolo construiremos o Brasil que queremos.  

Procure votar em candidatos que acreditem em Deus e respeitem a vida. 

Nesta eleição meu voto é do Aécio, se houver um segundo turno e ele estiver lá votarei nele novamente, mas se for a Marina o meu voto será dela. 

O MAIS EDUCAÇÃO DO CCB CONCLUIU SUA PRIMEIRA FASE COM LOUVOR!


PROJETO MAIS EDUCAÇÃO


I-APRESENTAÇÃO

Estamos através desta ação tentando mostrar um pouco da cultura Afrodescendente brasileira de uma forma lúdica,pratica e simplificada para que nossos alunos possam aprender de uma forma divertida .Transmitindo um pouco da historia,cultura,religiosidade e costumes de um povo tão guerreiro e ao mesmo tempo tão passivo.


II-Objetivo

Eaborar uma peça teatral baseada em cultura tão rica de informações onde envolvemos as disciplinas de letramento,matematica,teatro,patrimonio,capoeira e direitos humanos em um único espaço e momento ajudando assim até outras unidades de ensino que tem tanta dificuldade de inserir no ambiente escolar a CULTURA AFRODESCENDENTE BRASILEIRA.


III-Metodologia

  1. Pesquisar sobre hábitos e costumes
  2. Origem da raça negra
  3. Cultura e religiosidade
  4. Fotos e videos relacionados a cultura

    IV-Conclusão



Elaborada e apresentada a peça teatral com o Tema NEGRO X NEGRO(MASSACRE E PROGRESSO)Tivemos uma excursão temática até omunicípio de Laranjeiras onde vivenciamos na pratica todo o conteúdo aplicado na oficina de EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS,visitamos o monumento em Homenagem a ZUMBI O REI DOS PALMARES inaugurado recentemente na orla de atalaia além de estar dando iniciação afabricação de um filme referente a peça teatralideia sugerida pelos próprios alunos tendo como cenário as ladeiras de laranjeiras.


++ Atividade Avaliativa

Atividade Avaliativa de Lingua Portuguesa - 4º ou 5º Ano
1) Leia com atenção:


O menino que mentia
Em uma bela colina, um menino pastor costumava levar seu rebanho para comer a grama verde e fresca que brotava. Um dia resolveu pregar uma peça nos vizinhos.
- Socorro! Socorro! Um lobo! Ele vai comer minhas ovelhas! Alguém me ajude!
Os vizinhos largavam tudo que estavam fazendo, e saíam correndo para socorrer o pequeno pastor. Mas que surpresa! Chegando à colina e viam-no a gargalhar! Não havia nenhum lobo, era só uma peça que queria pregar em todos.
Ainda outra vez o menino fez a mesma brincadeira. – Socorro! Ajudem-me! O lobo vai devorar minhas ovelhas! Socorro!
E todos iam novamente correndo ajudar. E ele caçoou de todos! E saiu gargalhando outra vez!
- Ha, ha, ha. Enganei todos vocês, não tem lobo algum!
Mas um dia, o lobo apareceu de verdade, e começou a atacar as belas ovelhas do menino mentiroso. Morrendo de medo, o pastor saiu gritando:
- Socorro, socorro! Alguém ajude! Um lobo, um lobo feroz!
Só que desta vez, os vizinhos ouviram a gritaria, mas pensaram:
- Ah! É só uma brincadeira.
E ninguém socorreu e o menino pastor perdeu todo seu rebanho.
Assim é: Ninguém acredita quando o mentiroso fala a verdade.

Esopo – O livro das Virtudes Para Crianças –

2) Interpretação do texto.
a) O texto tem a finalidade de:
( ) dar uma informação
( ) fazer uma propaganda
( ) registrar um acontecimento
( ) transmitir um ensinamento

b) No final da história pode-se entender que:
( ) as ovelhas fugiram do pastor.
( ) os vizinhos assustaram o rebanho.
( ) o lobo comeu todo o rebanho.
( ) os visinhos não acreditaram no o jovem pastor.

3) Responda:
a) Qual é o título do texto? _______________________________
b) Numere os parágrafos. Quantos são? _____________________
c) O que o pastor costumava fazer na colina? ________________

____________________________________________________
d) Que outro título você daria para o texto?
___________________________________________________

4) Marque o certo:
• A palavra gargalhadas possui:
( ) 3 vogais e 1 ditongo
( ) 4 vogais e 1 dígrafo.
( ) 4 vogais e 1 hiato.

5) Numere a coluna classificando as palavras quanto a sílaba tônica.

( 1 ) proparoxítona
( 2 ) paroxítona
( 3 ) oxítona

( ) chinês, freguês, talvez
( ) rebanho, ovelhas, vizinhos
( ) lágrima, médico, rápido

6) Retire do texto:
• 1 frase exclamativa
_______________________________________________
• 1 frase afirmativa
_______________________________________________

7) Leia com atenção:
Sobrenome

Como vocês sabem
Frankenstein foi feito
com pedaços de pessoas diferentes:
a perna era de uma, o braço de outra,
a cabeça de uma terceira
e assim por diante.
Além de o resultado
ter sido um desastre
houve um grave problema
na hora em que Frankenstein
foi tirar carteira de identidade.
Como dar identidade
a quem era uma mistura
de várias pessoas?
A coisa só se resolveu
quando alguém lembrou
que num condomínio
cada apartamento
é de um dono diferente.
Foi assim que Frankenstein Condomínio
ganhou nome e sobrenome
como toda gente.
PAES, José Paulo. Lé com Cré. São Paulo: Ática, 1996.

8) O assunto do texto é como

(A) as pessoas resolvem seus problemas.
(B) as pessoas tiram carteira de identidade.
(C) o condomínio de um prédio é formado.
(D) o Frankenstein ganhou um sobrenome.

9) Responda:

a) Como Frankenstein foi criado? __________________________
______________________________________________________
b) Qual é o sobrenome de Frankenstein? ____________________
c) Qual é o seu sobrenome?_______________________________
d) Quem é o autor desse texto? ____________________________

10) Reescreva as expressões substituindo as locuções adjetivas por
adjetivos correspondentes.
a) Raios de sol = _________________________________
b) Carne de boi = ________________________________
c) Amor de pai = __________________________________
d) Festa de junho= _________________________________
12) Complete com adjetivo pátrio:

• Quem nasce:
a) No Brasil é _____________________________________
b) Em Minas Gerais é __________________________________
c) Na Africa é _____________________________________

+ Um Modelo de Avaliação

Atividade Avaliativa de Língua Portuguesa
3º ou 4º ANO
1) Leia o texto com Bastante atenção.


O Ninho da Fera Espirradeira

    Todas as tardes, Narizinho pega sua boneca e vai passear à beira do ribeirão, onde se senta na raiz de um velho ingazeiro para dar farelo de pão aos lambaris. Não há peixe do rio que a não conheça; assim que ela aparece, todos correm numa grande faminteza.
   Uma vez, depois de dar comida aos peixinhos, Lúcia sentiu os olhos pesados de sono. Deitou-se na grama com a boneca no braço e ficou seguindo as nuvens que passeavam pelo céu, formando ora castelos, ora camelos. E já ia dormindo, embalada pelo mexerico das águas, quando sentiu cócegas no rosto. Arregalou os olhos: um peixinho vestido de gente estava de pé na ponta do seu nariz.
   Vestido de gente, sim! Trazia casaco vermelho, cartolinha na cabeça e guarda-chuva na mão - a maior das galantezas! O peixinho olhava para o nariz de Narizinho com rugas na testa, como quem não está entendendo nada do que vê.
   A menina reteve o fôlego de medo de assustá-lo, assim ficando até que sentiu cócegas na testa. Espiou com o rabo dos olhos. Era um besouro que pousara ali. Mas um besouro também vestido de gente, vestindo um casaco preto, óculos e bengala.
   Lúcia imobilizou-se ainda mais, tão interessada estava achando aquilo.
  Ao ver o peixinho, o besouro tirou o chapéu, respeitosamente.
  - Muito boas tardes, senhor príncipe! - disse ele.
  - Viva, mestre Cascudo! - foi a resposta.
   Os dois começaram a examinar o local onde estavam, achando-o muito esquisito - e o príncipe bateu com a biqueira do guarda-chuva na ponta do nariz de Narizinho e disse:
   __ Creio que é de mármore - observou.
   O besouro então se abaixou, ajeitou os óculos no bico, examinou o nariz de Narizinho e disse:
   __Muito mole para ser mármore. Parece antes requeijão.
   O besouro achou muito interessante os buracos do nariz de Narizinho, lá foi examinar as tocas.
   ___ Vamos verificar se aqui não mora nenhuma fera.
    E para certificar-se cutucou bem lá no fundo.
   ___Hu! Hu! Sai fora, bicho imundo!...
   Não saiu fera nenhuma, mas como a bengala fez cócegas no nariz de Lúcia, o que saiu foi um formidável espirro - Atchim!... e os dois bichinhos, pegados de surpresa, reviraram de pernas para o ar, caindo um grande tombo no chão.
    ___Eu não disse? - exclamou o besouro, levantando-se e escovando com a manga a cartolinha suja de terra. - É, sim, ninho de fera, e de fera espirradeira! Vou-me embora. Não quero negócios com essa gente. Até logo, príncipe! Faço votos para que sare e seja muito feliz.
    E lá se foi, bem depressa, zumbindo que nem um avião.
                                                                                                                 Monteiro Lobato

2) Complete:

Numere os parágrafos do texto. Quantos são? __________
Numere as linhas do texto. Quantas são? __________
Qual é o título do texto? _________________________________
Qual é o autor? ____________________________

3) Reescreva as frases dando o sinônimo da palavras sublinhada.
a) Ficou olhando as nuvens.
____________________________________________

b) E lá se foi, bem depressa, zumbindo que nem um avião.
__________________________________________

4) Reescreva as frases dando o antônimo da palavra sublinhada.

a) E lá se foi, bem depressa.
________________________________________

b) Cutucou bem lá no fundo.
________________________________________

5) Responda com muita atenção.

a) Trazia guarda chuva na mão, muito galante.

• O sinônimo de galante é:
( ) gentil ( ) elegante ( ) feliz ( ) triste

b) A menina reteve o fôlego com medo de assustá-lo.
• Reteve o fôlego significa:
( ) soltou o ar ( ) prendeu a respiração ( ) respirou depressa

6) Responda com muita atenção:
a) Quem são os personagens dessa história? ________________
__________________________________________________
b) Quem é a principal personagem da história? _______________
c) O que Narizinho faz todas as tardes? _____________________
___________________________________________________



d) O que fez Narizinho arregalar os olhos quando estava deitada a beira do ribeirão? ____________________________________
____________________________________

e) Por que Lúcia começou a sentir cócegas na testa?
___________________________________________________

f) Tinha alguma fera no nariz de Narizinho? _______ Então por que os bichos se assustaram? __________________________

7) Escreva como se vestia cada um dos personagens abaixo:
• O besouro: _______________________________________
________________________________________________
• O peixinho: _______________________________________
________________________________________________


8) Copie do texto:
• 1 palavra oxítona: ________________________
• 2 palavras paroxítonas: ______________________________
• 1 palavra proparoxítona: _____________________

9) Forme frases afirmativas com as seguintes palavras:
• Depressa - _______________________________________
________________________________________________
• Peixinho - ________________________________________
_________________________________________________

10) Escreva:
a) 3 nomes de animais que sejam palavras polissílabas:
_____________________________________________________

b) 4 nomes de objetos escolares que sejam palavras trissílabas:
_____________________________________________________

c) 5 nomes de frutas que sejam palavras dissílabas:
_____________________________________________________

11) Reescreva as frases no masculino.
a) A rainha viajou com a princesa.
__________________________________________________
b) A macaca, a cabra e a égua são animais mamíferos.
___________________________________________________
Essa atividade Avaliativa foi elaborada pela professora Ana Cláudia.

Avaliação de Matemática 3º ou 4º ano.

1) No mês de abril a fábrica de chocolate da Garoto vendeu 16.478 ovos
de Páscoa e a fábrica da Nestlé vendeu 38279 ovos.

a) Qual fábrica vendeu mais?
________________________________
b) Qual o total de ovos vendidos pelas duas fábricas?



c) Qual a diferença de ovos vendidos entre as fábricas?




d) Escreva por extenso o numero de ovos vendidos por cada fábrica.

Garoto: ______________________________________
Nestlé: _______________________________________


2) Resolva e tire a prova real.

a) 2.981 + 579            b) 8.743 – 2.379



3) Escreva usando os símbolos romanos, substituindo os números dos quadrinhos.

a) Keila já leu 158 páginas do livro. ___________

b) O relógio está marcando 9 horas. ___________

c) No 4º ano tem 23 alunos. _________

d) Moro na casa número 564. _________

4) Escreva por extenso.

• 12º - _______________________________________________
• 25º - _______________________________________________
• 40º - ________________________________________________
• 38º - ________________________________________________
• 3º - _________________________________________________
• 7º - _________________________________________________

5) Decomponha em ordens adicionando.

• 3406 - ______________________________________________
• 6129 - ______________________________________________
• 548 - _______________________________________________
• 2.417 - ______________________________________________

6) Usando os algarismos 2 – 5 – 8 – 6 - , forme 5 numerais sem repetir os algarismos.


7) Desafios!

a) A lotação de um estádio é de 59.500 pessoas. Em um jogo estiveram 48.452 pessoas. Quantas pessoas faltam para lotar o estádio?


b) De uma caixa de lápis com 1.600 unidades, um comerciante vendeu 1.106. Quantos lápis ainda restam na caixa?


c) De uma dívida de R$ 22.580, já paguei R$ 15.600. Quanto ainda devo?



d) Qual o resultado de uma adição na qual as parcelas são 3.612 e 2.381?

Image and video hosting by TinyPic

Mais uma sugestão de atividadede avaliativa de Português 3º ou 4º ano

1) Leia:
Como Nasceram as Estrelas
Clarisse Lispector

    Pois é, todo mundo pensa que sempre houve no mundo estrelas pisca pisca.
Mas é erro. Vou contar a história singela do nascimento das estrelas.
   Era uma vez, no mês de janeiro, muitos índios. E ativos: caçavam, pescavam,guerreavam. Mas
nas tabas não faziam coisa alguma: deitavam-se nas redes dormiam roncando. E a comida? Só as
mulheres cuidavam do preparo dela para todos terem o que comer.
    Uma vez elas notaram que faltava milho no cesto para moer. Que fizeram as valentes mulheres?
O seguinte: sem medo, enfurnaram-se na mata, sob um gostoso sol amarelo. As árvores rebrilhavam
verdes e embaixo delas havia sombra e água fresca. Mas só encontravam espigazinhas murchas e
sem graça.
     ___ Vamos voltar e trazer conosco uns curumins. (Assim chamavam os índios as crianças)
Curumim dá sorte.
     E deu mesmo. Os garotos pareciam adivinhar as coisas: foram retinho em frente e numa clareira
da floresta um milharal viçoso crescendo alto. As índias maravilhadas disseram: toca a colher
espigas. Mas os garotinhos também colheram muitas, fugiram das mães, voltaram à taba e
pediram para a avó que fizesse bolo de milho.
     Os curumins se encheram de bolo, que logo se acabou. Com medo das mães, chamaram
os colibris para que amarrassem um cipó no topo do céu. Quando as índias voltaram, ficaram
assustadas vendo os filhos subindo pelo ar. Resolveram, então, subir atrás dos meninos e
cortar o cipó embaixo deles.
     Aconteceu então uma coisa que só acontece quando a gente acredita: as mães caíram
no chão, transformando-se em onças. Quanto aos curumins, como já não podiam voltar
para a terra, ficaram no céu até hoje, transformados em gordas estrelas brilhantes.

2) Responda de acordo com o texto.
a) Quem participa da lenda contada?
__________________________________________________________
__________________________________________________________
b) Por que as mães índias foram para a mata?
____________________________________________________________
____________________________________________________________
c) Quem ajudou as mães índias na mata a acharem o milharal?
____________________________________________________________
d) Por que os curumins voltaram para a taba escondidos?
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
e) Por que os indiozinhos curumins amarraram um cipó no topo do céu?
____________________________________________________________
____________________________________________________________
3) Como era a vida na tribo? Escreva o que faziam os índios e as índias.
_____________________________________________________________
4) As índias foram para a mata.
a) Como era a mata? __________________________________________
_________________________________________________________
b) Onde os curumins encontraram o milharal? ______________________
___________________________________________________________
c) Por que você acha que o milho era importante para a tribo?

___________________________________________________________
5) Como os curumins fizeram para amarrar o cipó no topo do céu?

( ) Pediram ajuda as estrelas.
( ) Pediram ajuda as mães.
( ) Pediram ajuda aos colibris.

6) Quem conta essa lenda?______________________________________
Por que a lenda se chama: Como nasceram as estrelas? ____________
__________________________________________________________

7) Acentue corretamente as palavras. Não se esqueça, use somente os acentos ( ´) agudo e ( ^ ) circunflexo.
cha - bebe - pe - xicara - ingles - robo - onibus -
lampada - ceu - musica - picole - voce - domino -

8) Leia a estrofe:

Olha só o rinoceronte,
Irritadiço e grandão.
Ele fica tão furioso,
Que perde até a direção!
                                      Maiti Frank

a) Circule as palavras com til.
b) Sublinhe as palavras com cedilha.
c) Copie as palavras com til e cedilha.
____________________________________________________

9) Complete com C ou Ç e separe em sílabas.

a___ ucareiro - _____________________________________
endere___o - _______________________________________
___egueira - _______________________________________
a___essório - _______________________________________
aben___oar - _______________________________________
pa___ien___ia - _____________________________________

10)Retire do texto:
a) 2 palavras oxítonas - ____________________________________________
b) 1 palavra monossílaba - _______________________
c) 1 palavra separada por hífen - ________________________________
d) 1 palavra proparoxítona - ________________________________
e) 2 palavras com dígrafos - ________________________________________
f) 1 palavra com encontro consonantal - ____________________________

Prova de Português

  Uma opção para avaliação de Português para 2º  ou 3ºano.


Retirado do blog "escolaonline.blogspot.com"

Modelo de Avaliação de Matemática - 3º ou 4º ano

Essa atividade avaliativa podera Ser Aplicada em Salas de 3 ou 4 º ano º,
Depende do Desenvolvimento da turma.
Aluno (a): ______________________________________

Data: ___ / ____/ ____
Ano: ____ Professora: ________________________

1) Os numerais Descobrir Vamos?

a) Tem que O numeral 1 centena Mais 78 unidades. _______________
b) É o antecessor de 899. __________
c) Quanto devemos Tirar de 540, parágrafo 5 ficarem centenas. ___________
d) Quanto Falta de 168, Completar n º 3 centenas ?__________________
e) É o sucessor de 4 centenas, 7 dezenas e 5 unidades. ______________
f) e Qual a Diferença Entre 800 e 78 ?_______________________

2) Leia, pense e resolva.

a) Seu Juvenal TEM Uma granja Onde CRIA 230 Galinhas de raça.
Quincas o Granjeiro, colheu nenhum final de semana 78 ovos. CADA Se galinha bota ovo Por Um Dia, Quantas Galinhas botaram ovos não?

Operação Foram _____ galinha Que botaram ovos não.



b) Seu Juvenal granja nd também, meia centena de frangos e 27 pintinhos. Contando com a Galinhas, Quantas aves HÁ NA granja.

Operação Na granja HÁ aves ______.




c) Comprou Seu Juvenal No início do MÊS, 40 quilos de ração. DEPOIS DE ALGUNS Ainda restavam dias 27 quilos. Quantos quilos nesses dias Foram gastos?

Operação Foram gastos ____ quilos de ração.




3) Atenção Com, numerais ordinais completa do sistema operacional.

* Sou o Primeiro numeral de Dois Algarismos. Sou o ______.
* Estou Entre o 15 º e o 17 º. Sou o _____.
* Tenho uma Unidade um Menos que o 13 º. Sou o _____.

4) Escreva Por extenso:

* ______________________________________________ 39 º
* 2599 _____________________________________________
* 666 ______________________________________________
* 1001______________________________________________
R $ 5,39 * _____________________________________
* ________________________________________ 19 º

5) Resolva.

2598
+ 5639

5982
+ 9739

6451
- 1483


9781
- 5390


6) Decomponha em Ordens

746 - __________________________________________________
809 - ___________________________________________________
1532 - __________________________________________________


8) De um Nome e Operação Em termos EAo.

___________________

4523 __________________
+ 1698 ______________________
______________________


____________________


3022 _________________
- 1211 _________________
_________________



9) ouça e registre: (Ditado de numerais)

_________________________ _______________________
_________________________ ______________________
_________________________ ______________________
Image and video hosting by TinyPic

Avaliação Português 5º ano

PROVA DE PORTUGUÊS - 5 º Ano do Ensino Fundamental /


Texto I

A FLORESTA DO CONTRÁRIO

Todas as florestas existem antes dos homens. Elas estão lá e então chega o homem, vai destruindo derruba, como árvores, começa a construir prédios, casas, tijolo muito com tudo e também concreto.E poluição. Mas esta floresta aconteceu o contrário. O que havia antes era uma cidade dos homens, bem poluídas dessas, feia, suja, meio neurótica. Então as árvores foram chegando, ocupando novamente o espaço, conseguiram aquela sujeira toda explusar e instalaram se no lugar. É o que se poderia chamar de vingança da natureza, foi assim que terminou o seu relato o amigo beija-flor. Por isso ele estava tão feliz, todas as flores beijocando-alias, um assanhado bem Colibri, flor passava por ali, um beijão ele já sapecava. Agora o Nan havia entendido por que uma ou outra árvore tinha parede por dentro, e ele achou bem melhor assim. Algumas árvores chegaram um engolir casas inteiras. Era um lugar muito bonito, gostoso de ficar se. Só que o Nan não podia, sem demora precisava partir. Foi se despedir do Colibri, mas ele já estava namorando apertado Uma outra florzinha, era melhor não atrapalhar.

(Fragmento do livro "Em busca do tesouro de Magritte.)

Texto II

CIMENTO ARMADO

Batem estacas nenhum terreno morto.
No terreno morto surge vida nova.
Como Goiabeiras Parque do Velho
E os roseirais, abandonados,
Serão cortados
E derrubados.
Um novo prédio de dez andares,
Frio e cinzento,
Terá seu corpo de cimento armado
Enraizado no Parque Velho
De Goiabeiras
De roseirais.
Batem estacas nenhum terreno morto.
Século Vinte ...
Vida de aço ...
Cimento armado!

Batem estacas
No novo prédio de dez andares,
Terraços tristes
Pássaros presos,
Rosas suspensas
Flores da vida,
Rosas de dor

************************************************** ***************

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO

1) Assinale a opção correta.
a) Os autores dos dois textos falam sobre o mesmo assunto. O assunto ABORDADO nos dois textos é:

() A devastação e destruição da Natureza caused pelo homem.
() A preservação dos recursos naturais.
() Nenhuma das alternativas anteriores.

b) Apesar de abordarem o mesmo assunto, os resultados são diferentes em cada texto, porque:

() No primeiro texto a natureza saiu vitoriosa ao recuperar seu espaço outrora perdido, enquanto no texto segundo os pássaros e as rosas SOFREM uma consequência da construção de mais um prédio de dez andares.
() No segundo texto a natureza saiu vitoriosa ao recuperar seu espaço outrora perdido, enquanto no primeiro texto os pássaros e as rosas SOFREM uma consequência da construção de mais um prédio de dez andares.

c) para "expulsar toda aquela sujeira" e instalarem se no seu lugar, como árvores Tiveram que lutar. Uma parte do texto que confirma o fato de Certas árvores conservarem os sinais de sua luta é:

() "Todas as florestas existem antes dos homens."
() "Algumas chegaram árvores inteiras um engolir casas, por isso uma ou outra árvore tinha parede por dentro."

d) No texto II, o poeta fala do prédio como se ele fosse uma pessoa em:

() "Um prédio de dez andares."
() "Terá seu corpo de cimento armado."

e) O poeta se Refere uma pássaros presos, Terraços tristes, porque:

() Os terraços são pintados de cinza e preto.
() Os terraços ocuparam o espaço da vegetação, a alegria dos animais e com o agravante de que nas cidades, como pessoas costumam prender os pássaros em gaiolas.

2) Escreva certo ou errado de acordo os textos com:

a) No texto II, o autor utiliza a palavra Enraizado "como se o prédio fosse uma árvore. (______________)
b) No Goiabeiras e conservados os roseiras foram Após a construção do prédio novo. (_________________)
c) No texto que a história é fato real, enquanto que no texto II e imaginário, pois jamais destruiriam a natureza para construir um prédio. (_______________)
d) No texto I, ao tomar a cidade e devolver a vida aos seres da floresta, árvores consideraram como uma vingança da natureza. (____________)
e) Os pássaros do Texto II eram tão felizes quanto os pássaros do texto I. (____________________)
************************************************** ********

- GRAMÁTICA

1. Em que conjunto a letra x representa o mesmo fonema?

um tóxico) - taxativo
b) Enxame - inexaurível
c) Táxi - taxar
d) intoxicado - exceto
Têxtil e) - Êxtase

2.Não são paroxítonas as palavras:

uma salada) - varanda - tarde d) amanhã - última - perdão
b) Escada - Leite - Senhora e verdade) - Presença - Janela
c) violetas - brigas - mesa

3.Aponte o único conjunto onde há erro de divisão silábica:
um flui)-do, sa-guao, dig-no
trans b) cir-cuns-cre-ver, trans-cen-den-tal,-pa-ren-te
c) con-vic-ção, subma-ri-no, rit-mo
d) ins-tru-ir, um te-pas-sa-do, se-cre-ta-ri-um
e) co-o-pe-rar, dis-tân-cia, bi-sa-vô

4.Assinalar uma alternativa em que todas as palavras estão separadas CORRETAMENTE:

Mas um)-sa, i-gu-al, miu-da
b) Cons-truir, igual, cri-ei
c) Cri-ei, as-pec-to, mi-ú-da
d) Me-da-lhões, pás-sa-ros, es-ta-co-es

5.De De acordo com uma separação silábica, qual o grupo de palavras abaixo está totalmente correto?

a) as-as-ssi-na-da, chei-ro, ma-de-i-ra
b) ex-ces-so, cac-to, des-cer
c) avi-so, per-spi-caz, em-pa-pa-da, pa-i-nei-ra
d) extra-or-di-ná-rio, ve-lha, fel-ds-pa-nha-Tomi, em-fan-cia

6.Classificou-se, CORRETAMENTE, o grupo vocálico da palavra dada em:

um caótico) - ditongo nasal
b) série - ditongo decrescente
c) estóico - ditongo Crescente
d) Viúva - hiato
e) pequei - tritongo

7.Devem ser acentuadas todas as palavras da opção:
um táxi) - juri - gás
b) ritmo - amor - lapis
c) chines ruim - - Jovem
d) juriti - gratis - traz
e) açucar - abacaxi - molestia

8.A única alternativa em que nenhuma palavra DEVE ser acentuada graficamente é:

um preto) - orgão - seres
b) atras Medo - - Garoa
c) item - nuvem - erro
d) juri Governo --odio
e) tatu - cores - carater

9.Em conjunto que todas as palavras são oxítonas?

um exame)-xale-exceção
b) Chapa-cachecol - Próximo
c) nariz-bombom - Urubu --
d) caju-Caderno-lápis
e) trouxe-texto-léxico

10. Assinale a alternativa em que há erro de acentuação gráfica de acordo com a nova ortografia:

café) - Baú - ônibus
b) Coréia - Idéia - enjôo
c) relâmpago - egoísta - Contém
d) órgão - lápis - BOTÃO
e) concluí além --túmulo - médium

11) São epicenos Considerados todos os substantivos:

uma cobra)-jacaré-pernilongo
b) leão-onça-girafa
c) gato-coelho-cachorro
d) avestruz cavalo-boi
e) sabiá-coruja-Bode

12) Assinale o conjunto em todas as palavras não são substantivos comuns de dois gêneros:

um estudante), dentista, motorista
b) cadáver, mulher, sabiá
c) indígena, colega, pianista
d) Jornalista, estudante, artista


13) São sobrecomuns apenas os substantivos:

um dentista)-colega-jornalista
b) testemunha-indivíduo-vítima
c) cliente-artista-aranha
d)-estudante-professor indígena

14) Assinale verdadeira uma sentença:

uma Todas) como proparoxítonas são acentuadas.
b) As terminadas em i ou u que não Sejam Acompanhadas de hiato são oxítonas acentuadas.

c) As paroxítonas terminadas em a, e ou o São acentuadas.
d) As oxítonas terminadas em i, u, é, ou nos iz São acentuadas.
e) Nem todas as proparoxítonas são acentuadas.

15) Complete as frases com por quê, por quê, porque ou porquê:

___ ____________ Não foi à faculdade? ___

Não fui à faculdade ________________ não quis.___

Eu queria saber o _______________de você faltar tanto às aulas.

___ Você está gritando _________________?

___Eu Me com você proecupo. ___________________, Não posso?

___ Não se preocupe tanto, ____________________ já sou Capaz Um homem e reponsável.

************************************************** ************************************

ORTOGRAFIA
1) Complete com as palavras da ESA ou EZA:

.............. um queixo) b) ............ limp c) nobr ........... 3)

2) Complete com isar ou izar:

a) .......... civil b) .......... al c) revi .......... ............. valor d)

3) Complete com ex ou ES:

a) t. .... a b) c cola ............) ........ periência d) .......... plosão

4) Apenas uma entre as demais palavras de cada grupo está escrita de forma incorreta. Identifique-a e escreva da forma correta:

um estádio)-escola-estração ------------------------------------------
b) péssimo-vasoura-Assunto -------------------------------------------
c)-Desca-cresça aparesça ------------------------------------------- ---
d) excelente, excepcional-excência ----