"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Cristãos de aparência, e as aparências que enganam


5 COMENTÁRIOS
Ontem estive congregado numa Igreja Batista da grande São Paulo onde tive a oportunidade de apreciar a belíssima pregação de um pastor norte-americano.

Ele falou de algo que sempre falo, não é de minha autoria e também desconheço quem seja o autor, mas é algo que sempre cito no blog, o tal “a igreja não ser uma galeria de santos e nem de pessoas perfeitas, mas é um hospital para pecadores”.

O que me chamou a atenção nesta pregação impactante foi a sinceridade deste homem que em meio a pregação ia intercalando com seu próprio testemunho pessoal, e não era daqueles testemunhos que eu estava acostumado ouvir, que era narrado por pessoas que se diziam firmes até aquele momento e acreditavam ter a capacidade de serem fiéis até o fim, foi um testemunho que nos leva a refletir e nos faz chegar a conclusão de que nada somos, mas que Deus por seu infinito amor nos aplica grande misericórdia.

E eu me identifiquei muito com o testemunho do nosso irmão, pois, assim como ele, antes da minha conversão eu tinha minha religiosidade pessoal, até o dia em que realmente me rendi ao Senhor dos senhores, me batizei e provei de uma experiência intima com Deus. Logo após o batismo recebi uma lista de ensinamentos e uma série de recomendações que eu deveria praticar na minha nova vida, regras que se seguidas traz prestigio entre os irmãos e mais adiante pode render algum cargo de liderança na igreja, comigo  ocorreu isso.

Regras que no inicio eu até via com bons olhos e achava boas para minha vida, apliquei fielmente, naquele momento foi muito bom para meu aprendizado, mas noutro momento me fez soberbo a ponto de me julgar melhor apenas pelo fato de seguir as regras e também a julgar os que não se enquadravam nelas, o tempo passa e daí começamos a enxergar que seguimos as regras não porque elas edificam o espírito e nem porque são necessárias a nossa vida cristã, mas sim porque a igreja nos transformou em modelos para outras pessoas quando nos deu um cargo.

Foi exatamente isso que vivi quando era auxiliar de jovens numa denominação evangélica, eu tinha meus conflitos no tocante algumas regras e ensinamentos da denominação, conhecia o que dizia a Palavra de Deus sobre o assunto, mas mesmo assim eu vivia as regras de modo farisaico porque eu tinha me tornado modelo para os jovens e não podia insurgir contra a doutrina. E eu não estava sendo sal e nem luz para do mundo, pois, vivia o que não cria.

O pastor com base na sua experiência cristã falou do que é e do que não é a vida crista.


Primeiro vamos ao que não é vida cristã.

- A vida cristã não é uma lista de regras a serem seguidas, vejamos:Dizemos isso por causa da confiança que temos em Deus, por meio de Cristo. Em nós não há nada que nos permita afirmar que somos capazes de fazer esse trabalho, pois a nossa capacidade vem de Deus. É ele quem nos torna capazes de servir à nova aliança, que tem como base não a lei escrita, mas o Espírito de Deus. A lei escrita mata, mas o Espírito de Deus dá a vida.” (2° Corintios 3:4-6)

- A vida cristã não é uma lista de princípios que funcionam bem, vejamos:Tenham cuidado para que ninguém os torne escravos por meio de argumentos sem valor, que vêm da sabedoria humana. Essas coisas vêm dos ensinamentos de criaturas humanas e dos espíritos que dominam o Universo e não de Cristo.” (Colossenses 2:8).

- A vida cristã não é simplesmente experiência ou capacidades, vejamos:Eu poderia falar todas as línguas que são faladas na terra e até no céu, mas, se não tivesse amor, as minhas palavras seriam como o som de um gongo ou como o barulho de um sino.” (1° Corintios 13:1).

- A vida cristã não é simplesmente conhecimento, vejamos: “Poderia ter o dom de anunciar mensagens de Deus, ter todo o conhecimento, entender todos os segredos e ter tanta fé, que até poderia tirar as montanhas do seu lugar, mas, se não tivesse amor, eu não seria nada.” 1° Coríntios 13:2).

 - A vida cristã não é simplesmente generosidade, vejamos: Poderia dar tudo o que tenho e até mesmo entregar o meu corpo para ser queimado, mas, se eu não tivesse amor, isso não me adiantaria nada”. (1° Coríntios 13:3). 


Agora vamos ao que é vida cristã.

- A vida cristã é uma pessoa: Jesus. Vejamos: Cristo é tudo e está em todos.” (Colossenses 3:11).

- A vida cristã é um relacionamento com esta vida perfeita, vejamos: “Eu sou a videira verdadeira” (João 15:1).

- É uma união do espírito humano com o espírito de Deus, vejamos: “Vocês, porém, não vivem como manda a natureza humana, mas como o Espírito de Deus quer, se é que o Espírito de Deus vive realmente em vocês. Quem não tem o Espírito de Cristo não pertence a ele.” (Romanos 8:9).


E onde está a tal vida cristã?

- Jesus é a vida e está em todos os crentes, vejamos: Cristo é tudo e está em todos.” (Colossenses 3:11).


- A vida cristã que está em você estabelece o que é possível você ser e fazer:  Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” (João 15:5)e também “Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” (Mateus 5:48).

Da mesma forma que a pregação me impactou por me fazer enxergar que naquela época eu era um cristão de aparências, espero que este texto também leve os leitores a refletir se vivem verdadeiramente uma vida cristã ou se são cristãos de aparência.

Vote com consciência


8 COMENTÁRIOS
O próximo domingo é dia de eleição, os cristãos, mesmo aqueles que fazem parte denominações que se dizem apolítica, devem cumprir seu papel de cidadão com responsabilidade, afinal, os votos depositados nas urnas no próximo domingo vão influenciar a vida de todos pelos próximos 4 anos. 

Há quem não acredite na política e nem políticos e tem a intenção de votar em branco ou nulo, eu acho isso um tremendo desperdício, não faz muito tempo que o Brasil vivia sob o controle de um regime militar ditatorial, muitas vidas foram ceifadas para que hoje fossemos uma democracia e o povo pudesse escolher seus próprios governantes. 

Votar é ter a oportunidade de manter um governo bom e trocar um governo ruim.

Se você é pai e mãe pense bem antes de votar em branco ou nulo, o Brasil só deixará de ser "país do futuro" se escolhermos bem nossos governantes hoje e também nas próximas eleições. 

Que futuro você quer para seus filhos? 

Você pode influenciar as coisas, entregar um Brasil melhor para seus filhos amanhã escolhendo os nossos governantes hoje. 

O ex-ministro Joaquim Barbosa, homem que colocou políticos corruptos poderosos atrás das grades disse algo sábio dias atrás, ele disse: "a reeleição é a mãe da corrupção"... Nem preciso dizer que ele está certo, veja quantos casos de corrupção já vieram e continuam vindo a tona na atual gestão do Brasil. 

A troca de partidos que governam o país é boa para o Brasil e o seu povo, vejamos: Fernando Henrique (PSDB) criou o Plano Real e estabilizou a economia, Lula ampliou os investimentos na área social... Infelizmente Dilma não contribuiu muito, não deixou sua marca. O Brasil não cresce, a inflação está disparada e a corrupção se alastrou.  

Aécio ou Marina, não importa, neste momento qualquer coisa será melhor que uma reeleição da presidente Dilma Roussef. 

Dê uma oportunidade para o Brasil tenha uma troca de governo, quem entrar com certeza vai querer deixar sua marca, pode ser uma melhora na saúde, um aumento da qualidade na educação. Quem ganha com isso é o Brasil, sou eu, é você, são seus filhos... Somos todos nós!  

De tijolo em tijolo construiremos o Brasil que queremos.  

Procure votar em candidatos que acreditem em Deus e respeitem a vida. 

Nesta eleição meu voto é do Aécio, se houver um segundo turno e ele estiver lá votarei nele novamente, mas se for a Marina o meu voto será dela. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário