"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 15 de março de 2015

Atividades e Jogos Trabalhando o Nome

- Objetivo: Conhecer a origem do seu nome.
- Material: Folhas de papel ofício.
- Procedimento:
Propor às crianças que façam uma entrevista com os seus pais, procurando saber qual a origem dos seus nomes.
Montar com os alunos uma ficha para auxiliá-los na entrevista, incluindo perguntas tais como: 
- Quem escolheu meu nome? 
- Por que me chamo...? O que significa... ?
Combinar com a turma o dia do relato e como ele será. (A escolha do professor)
- Sugestão de Atividade: 
Contar a história do seu nome aprendida com a entrevista e ilustrá-la.
- Interessante: 
Em papel pardo o professor poderá registrar o nome de todos e uma síntese da origem do mesmo e fixar no mural.
- Observações: 
Todos deverão trazer a entrevista no dia marcado, oportunizando o desenvolvimento da responsabilidade desde pequenos, e, caso isso não aconteça, o professor deverá estar preparado e saber qual atitude tomar frente a este problema.

Fichário:
- Objetivo: Conhecer a escrita do seu nome com diferentes formas gráficas.
- Material Necessário: Fichas do mesmo tamanho e formato e uma caixa de sapatos.
- Procedimentos: 
Montar na sala de aula um fichário com cartões que apresentem diferentes formas de escrita do nome próprio: Com letra de imprensa maiúscula, letra de imprensa minúscula, letra cursiva. Deixando claro à criança que existem diferentes maneiras para escrever o seu nome, mas todas querem dizer a mesma coisa.
Combinar com a turma o momento e o modo como deverão utilizar as fichas. (De acordo com o professor) 
– Pode ter em cada ficha uma foto 3x4 da criança.
- Sugestão de Atividades: 
Identificar o nome 
Escrever o nome.

Lista de Palavras:
- Objetivo: Identificar em diferentes palavras a letra inicial do seu nome.
- Materiais: Tesoura, Revistas, Jornais, Folhetos, Cola, Folhas de ofício.
- Procedimentos:
Explorar com a classe a letra inicial do nome.
Listar outras palavras que também iniciem com aquela letra.
Propor que pesquisem em jornais, revistas e folhetos outras palavras que também iniciem com a letra do seu nome.
Recortar e colar as palavras em folhas de ofício.
Ler com a turma as palavras encontradas e juntos procurar o significado.
- Sugestão de Avaliação: Reconhecer, em lista de palavras, aquelas com a letra que inicia o seu nome.
- Observações: 
O professor pode propor à turma que cada dia um traga de casa uma palavra que inicie com a letra do seu nome e em aula encontrem o significado. Este tipo de atividade desperta no aluno um interesse maior pela pesquisa e aumento do vocabulário.



Letras Móveis:
- Objetivo: Conhecer as letras e escrever seu nome através de brincadeira.
- Material: Letras móveis que podem ser de madeira, EVA, papelão e etc...
- Procedimentos:
Deixar expostas na sala as letras para haver um contato maior por parte das crianças com o material.
Propor que, em diferentes momentos de aula, as crianças utilizem as letras para a tentativa da escrita de seus nomes.
- Sugestão de Avaliação: 
Escrever seu nome numa brincadeira.
- Observações:
Este material permite à criança fazer uma correspondência de letras, posição e ordenação das mesmas.
Se as letras forem de papel ou papelão, seria interessante que as crianças ajudassem na confecção do próprio material, orientadas pelo professor.

Bingo:
- Objetivo: Conhecer as letras que compõem a escrita de seu nome através do jogo.
- Materiais: Cartelas de cartolina ou papelão; tampinhas de garrafa ou pedrinhas para marcar as letras; folhas de desenho; fichinhas com as letras dos nomes; cola; papel colorido ( para fazer bolinhas de papel ) ou palitos de fósforo usados.
- Procedimento:
Cada criança receberá uma cartela com a escrita do seu nome.
O professor sorteará as letras, dizendo o nome de cada uma delas para que as crianças identifiquem-nas. Cada letra sorteada deverá ser marcada na cartela caso haja no seu nome. Assim que a cartela for preenchida o aluno deve gritar: BINGO!
Logo que terminarem o jogo, será proposto um relatório realizado individualmente, com a distribuição de fichinhas com as letras do nome (Uma ficha para cada letra) entregues fora de ordem.
As crianças deverão ordenar as fichas, compondo o seu nome, e colocá-las em uma folha de ofício.
A professora pede que contem quantas letras há na escrita dos eu nome e propõe que colem a quantidade representativa em palitos de fósforos ou bolinhas de papel, na folha.
- Sugestão de Avaliação: Reconhecer em fichinhas as letras que fazem parte da escrita do seu nome.
- Observação: 
É interessante que se repita o jogo várias vezes no decorrer das atividades antes de se propor o relatório.



Dança da Cadeira:
- Objetivo: Reconhecer a escrita de seu nome dentre a escrita dos nomes de todos os colegas.
- Materiais: Fichas com a escrita de todos os nomes (uma para cada nome) e cadeiras.
- Procedimentos:
O professor propõe às crianças que façam um círculo com as cadeiras.
Depois distribui as fichas com os nomes para que as crianças fixem as nas cadeiras.
Inicia-se a dança das cadeiras onde ao término da música cada um deverá sentar na cadeira onde consta a ficha com o seu nome.
- Sugestão de Avaliação: 
Realizar a brincadeira diversas vezes sempre trocando as cadeiras de lugar.




Corrida dos Balões:
- Objetivo: Escrever seu nome.
- Materiais: Balões numerados, fichas com número de acordo com os balões e com nomes e giz.
- Procedimentos:
Formar as crianças em duas filas.
Distribuir uma ficha com um número para cada criança.
Dado o sinal, uma de cada vez corre até os balões e estoura aquele que tiver o seu número. Dentro estará uma ficha escrita o seu nome.
A criança deverá ler em voz alta eu nome e reproduzi-lo no chão utilizando o giz


Jogo dos Dados:
- Objetivos:
Integrar-se ao grupo, sabendo esperar sua vez de jogar.
Reconhecer as letras do seu nome.
Ordenar as letras que compõem seu nome.
- Materiais:
Tabuleiros com quadrinhos necessários para a escrita do nome em branco.
Dados com as letras dos nomes dos componentes do grupo.
Fichinhas com as letras.
- Procedimentos:
Distribuir os alunos em pequenos grupos.
Combinar com os grupos que apenas uma criança por vez jogará um dado, identificando qual a letra sorteada. Se esta fizer parte dos eu nome, deverá pegar a fichinha correspondente e colocá-la no tabuleiro.
- Sugestões de Avaliação: 
Participar atentamente do jogo e identificar as letras do seu nome.

PROJETO QUEM SOU EU? PROJETO PEDAGÓGICO IDENTIDADE E AUTONOMIA



Projeto: Quem sou eu?

 Este projeto não é meu, encontrei na net,  link e nome da autora estão logo abaixo.
Muito bom!

Projeto: Quem sou eu?

Alunos Atendidos: Crianças em fase Pré-Escolar – Pode ser adaptado aos alunos de
Educação Infantil – Períodos: I e II.


Período: ( Mês em que será trabalhado ):___ ____________.
Duração: Em média duas semanas.


Objetivos:


Ao final do projeto os alunos deverão ser capazes de:


•Saber a história de sua vida;
•Conhecer a história e o significado de seu nome;
•Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo e órgãos dos
sentidos;
•Estimular o raciocínio e a percepção visual;
•Desenvolver a imaginação e a criatividade;
•Saber maior número de palavras e expressões antes desconhecidas ( Aumento e
enriquecimento do vocabulário );
•Identificar suas preferências em relação a tudo que o cerca, a sua realidade;
•Formar próprios conceitos através de descobertas e experimentações.
Culminância: Construção de um Mural coletivo e de um Álbum da vida – Individual.


“Se uma criança vive com aceitação e amizade; aprende a
encontrar o amor no mundo.”
( Eny e Esther Sarli)



1-Primeira Semana de Projeto:


•Em “rodinha” iniciar de maneira descontraída e atrativa uma dinâmica – O Professor apresenta uma caixa, com tampa, decorada da maneira que achar mais atraente a seus alunos e dentro de suas possibilidades – Podendo ser caixa de sapatos, de madeira, de vime, de qualquer outro artigo que tenha consumido, ou até mesmo um pequeno baú.


•O professor apresenta a caixa dizendo que dentro dela tem o que existe de mais
precioso, de mais importante, um verdadeiro tesouro.


•Propõe, então, uma brincadeira onde cada um terá que olhar o que tem dentro da caixa, ver qual é este tesouro e manter segredo – Um a um devem olhar e voltar ao lugar sem poder contar o que viu – Esta é a regra da brincadeira: Manter segredo.


•Dentro da caixa deve conter um espelho, bem no fundo, do tamanho exato da mesma.
No momento em que a criança for olhar o tesouro verá refletida sua própria imagem.


•A professora deve ficar atenta a cada reação individual ao deparar-se com a própria imagem. É fundamental criar um clima de muito interesse provocando sempre: Qual será este tesouro?


•Após todos terem visto sua imagem refletida dentro da caixa e terem tido as mais diferentes reações, cuidando sempre para que não falem enquanto todos não olharem, abrir então o debate, a conversa informal.


•O que vocês viram dentro da caixa? Descobriram o tesouro?


•Aproveitar cada resposta dos alunos, orientando-os quando necessário, mas
propiciando que se expressem.


•A conversa deve fluir até o ponto em que o professor perceber que os alunos perceberam que eles são o tesouro – cada um deles – por isso não poderiam contar o segredo – pois todos somos únicos – Ninguém é igual a ninguém.


Após a realização da Dinâmica do Tesouro, ainda em círculo, sentados de forma confortável, provocar os alunos para que observem seus próprios corpos e façam comparações: __ Quem é mais alto? Quem é mais baixo? Quem tem a mesma altura? __Quem tem cabelos loiros? Quem tem cabelos castanhos? Quem tem cabelos pretos? __ Quem é negro? Quem é moreno? Quem é branquinho?
__ Quem tem olhos azuis? E castanhos? __ Quem é menino? Quem é menina?
E assim propor que se agrupem de diferentes formas:


Exemplo: __Vamos juntar todas as crianças que tem cabelo bem curtinho do lado esquerdo em pé e todas as crianças que tem cabelos compridos do lado direito sentadas. __Vamos juntar os meninos de um lado e as meninas do outro.
__ Agora vão pular só as crianças que tem olhos azuis ou verdes.


Assim, o professor pode ir brincando, criando diferentes situações de acordo com a sua turma, sempre tendo como objetivo que façam comparações a partir das diferenças e semelhanças existentes no próprio corpo e no corpo dos amigos.
Concluir a atividade quando não houver mais interesse da turma.


Num segundo momento, que pode ser no mesmo dia ou não, o professor vai apresentar uma ficha, previamente preparada, xeroca ou mimeografada onde as crianças terão que completar fazendo seu auto-retrato. As informações contidas na ficha podem ser anotadas por escrito pela professora caso a turma ainda não seja alfabetizada, todavia, é fundamental que sejam todas discutidas individualmente e em grupo.
Segue exemplo de ficha que pode ser adaptada caso o professor ache necessário.


2-Quem sou eu?


Meu nome é:________________________________________
Tenho____ anos. Nasci no dia ___/___/___.
Meu endereço é:
__________________________________________________


__________________________________________________
Meu telefone é:______________.
O nome da minha mãe é:________________________________
O nome do meu pai é:__________________________________
Na minha família também tem:_____________________ que eu
gosto muito e cuida de mim.
Minha altura:__________.
Meu peso:____________.
Cor dos olhos:_________________.
Cor dos cabelos:________________.
Meu auto-retrato:


3-Desenho no bolo o número de velinhas correspondentes à sua idade:4



A seguir mais algumas sugestões de atividades
sistematizadas, afim de serem xerocas ou
mimeografadas pelo professor com intuito de ir
juntando material para o Álbum da Vida do aluno:

Pinte as figuras com a cor correta:
Meus olhos:
Meus cabelos:
Escreva o seu nome da forma em que você sabe:
Quantas letras tem o seu nome? Conte e cole uma bolinha de papel
crepom da sua cor preferida para cada letra :


5-Importante:


Chegando nesta etapa o professor deverá iniciar um trabalho criando uma identidade entre a criança e a escrita de seu nome. Seguem algumas sugestões de atividades práticas que podem ser realizadas durante este projeto ou até mesmo no decorrer de todo o ano letivo. Sugerimos que para o projeto em si: Quem sou eu? Sejam escolhidas no máximo 3 das atividades propostas: História do nome, Dança da Cadeira e mais uma a escolha do professor de acordo com o nível da turma. Mas, ficam as sugestões para trabalhos posteriores.
A construção da escrita do nome, na Educação Infantil, é vista como um grande
caminho a ser percorrido pela criança.


O nome próprio de uma criança é seu marco de identificação e, por isso, é tão valorizado por ela. É por esse motivo que o trabalho com o nome próprio gera uma relação de identidade da criança com a escrita.


É fundamental, para a construção da escrita do nome que a criança saiba que desenhar é diferente de escrever a partir desta diferenciação que a criança começa a se dar conta de que precisa algo mais do que um desenho para poder escrever o seu nome, e então começam a aparecer em seus trabalhos as tentativas da escrita, a qual pode estar representada por “risquinhos”, “bolinhas”, “cobrinhas”...


A primeira letra do nome próprio é sempre a mais reconhecida e escrita pelas crianças antes das demais. Muitas chegam a estabelecer uma relação de identidade que, em geral, as faz chamá-la de minha letra. É sempre aquela que reconhecem mais depressa em diferentes textos, cartazes, otdoors e outros.


A visualização é um mecanismo que faz parte da construção da escrita. Por este motivo é importante que os nomes estejam fixados nos gradis, nos materiais, nas lancheiras, nos crachás.


Ao identificar seu nome e observá-lo escrito em diferentes locais e materiais, a criança, consequentemente, o memoriza. A partir de então inicia-se seu relacionamento com a escrita como representação de sua identidade, auxiliando-a a ver-se como um indivíduo que possui identificação. Por isso seu nome é tão importante. É um marco identificatório.


O modelo da escrita do nome em diferentes materiais informa à criança sobre quais são as letras e qual a quantidade necessária de letras para escrevê-lo, além de informar a posição e a ordem em que aparecem no seu nome.
É importante, nesse trabalho, a busca de semelhanças e diferenças, as posições
das letras, os diferentes modos de escrita.


É interessante desafiar a criança nesta questão. Por exemplo: “Pus a primeira letra do nome de Camila. Onde ponho a segunda? Aqui ou aqui”? ( indicando à direita ou à esquerda da letra C ). Este tipo de desafio auxilia a criança na direcionalidade da escrita, deixando um pouco de lado as letras espelhadas tão comuns nas séries iniciais.


O sujeito é um construtor dos seus conhecimentos e nesse processo passa por etapas importantes que vão da visualização até o reconhecimento da escrita em diferentes lugares e formas.


O objetivo maior do trabalho com a escrita do nome na Educação Infantil é fazer com que a criança se reconheça como um sujeito importante que possui um nome que é só seu, além de propiciar a aprendizagem da escrita.
A seguir apresentarei algumas atividades e brincadeiras que auxiliam o processo de
construção da escrita do nome:


6-Sugestões de Atividades Práticas:


1 – História do nome.


Objetivo: Conhecer a origem do seu nome.
Material: Folhas de papel ofício.


Procedimento:
•Propor às crianças que façam uma entrevista com os seus pais, procurando saber
qual a origem dos seus nomes.
•Montar com os alunos uma ficha para auxiliá-los na entrevista, incluindo perguntas tais
como: - Quem escolheu meu nome? - Por que me chamo.....? O que significa
.....?
•Combinar com a turma o dia do relato e como ele será. ( A escolha do professor)
Sugestão de Atividade: Contar a história do seu nome aprendida com a entrevista e
ilustrá-la.
Interessante: Em papel pardo o professor poderá registrar o nome de todos e uma síntese
da origem do mesmo e fixar no mural.


Observações: Todos deverão trazer a entrevista no dia marcado, oportunizando o desenvolvimento da responsabilidade desde pequenos, e, caso isso não aconteça, o professor deverá estar preparado e saber qual atitude tomar frente a este problema.


2 – Fichário:


Objetivo: Conhecer a escrita do seu nome com diferentes formas gráficas.
Material Necessário: Fichas do mesmo tamanho e formato e uma caixa de sapatos.


Procedimentos: Montar na sala de aula um fichário com cartões que apresentem diferentes formas de escrita do nome próprio: Com letra de imprensa maiúscula, letra de imprensa minúscula, letra cursiva. Deixando claro à criança que existem diferentes maneiras para escrever o seu nome, mas todas querem dizer a mesma coisa.
Combinar com a turma o momento e o modo como deverão utilizar as fichas. ( De acordo
com o professor) – Pode ter em cada ficha uma foto 3x4 da criança.
Sugestão de Atividades: Identificar o nome – Escrever o nome.


3 – Lista de Palavras:


Objetivo: Identificar em diferentes palavras a letra inicial do seu nome. Materiais: Tesoura, Revistas, Jornais, Folhetos, Cola, Folhas de ofício. 


Procedimentos:


7
•Explorar com a classe a letra inicial do nome.
•Listar outras palavras que também iniciem com aquela letra.
•Propor que pesquisem em jornais, revistas e folhetos outras palavras que também
iniciem com a letra do seu nome.
•Recortar e colar as palavras em folhas de ofício.
•Ler com a turma as palavras encontradas e juntos procurar o significado.


Sugestão de Avaliação: Reconhecer, em lista de palavras, aquelas com a letra que inicia o
seu nome.


Observações: O professor pode propor à turma que cada dia um traga de casa uma palavra que inicie com a letra do seu nome e em aula encontrem o significado. Este tipo de atividade desperta no aluno um interesse maior pela pesquisa e aumento do vocabulário.


4 – Letras Móveis:


Objetivo: Conhecer as letras e escrever seu nome através de brincadeira. Material: Letras móveis que podem ser de madeira, EVA, papelão e etc... 


Procedimentos:
•Deixar expostas na sala as letras para haver um contato maior por parte das crianças
com o material.
•Propor que, em diferentes momentos de aula, as crianças utilizem as letras para a


tentativa da escrita de seus nomes.
Sugestão de Avaliação: Escrever seu nome numa brincadeira.


Observações:
•Este material permite à criança fazer uma correspondência de letras, posição e
ordenação das mesmas.
•Se as letras forem de papel ou papelão, seria interessante que as crianças ajudassem
na confecção do próprio material, orientadas pelo professor.


5 – Bingo:
Objetivo: Conhecer as letras que compõem a escrita de seu nome através do jogo.


Materiais: Cartelas de cartolina ou papelão; tampinhas de garrafa ou pedrinhas para marcar as letras; folhas de desenho; fichinhas com as letras dos nomes; cola; papel colorido ( para fazer bolinhas de papel ) ou palitos de fósforo usados.


Procedimento:
•Cada criança receberá uma cartela com a escrita do seu nome.
•O professor sorteará as letras, dizendo o nome de cada uma delas para que as crianças identifiquem-as. Cada letra sorteada deverá ser marcada na cartela caso haja no seu nome. Assim que a cartela fôr preenchida o aluno deve gritar: BINGO!


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•Logo que terminarem o jogo, será proposto um relatório realizado individualmente, com a distribuição de fichinhas com as letras do nome ( Uma ficha para cada letra) entregues fora de ordem.
•As crianças deverão ordenar as fichas, compondo os eu nome, e colocá-las em uma
folha de ofício.
•A professora pede que contem quantas letras há na escrita dos eu nome e propõe que colem a quantidade representativa em palitos de fósforos ou bolinhas de papel, na folha.
Sugestão de Avaliação: Reconhecer em fichinhas as letras que fazem parte da escrita do
seu nome.


Observação: É interessante que se repita o jogo várias vezes no decorrer das atividades
antes de se propor o relatório.


6 – Dança da Cadeira:


Objetivo: Reconhecer a escrita de seu nome dentre a escrita dos nomes de todos os
colegas.


Materiais: Fichas com a escrita de todos os nomes ( uma para cada nome ) e cadeiras.
Procedimentos:


•O professor propõe às crianças que façam um círculo com as cadeiras.
•Depois distribui as fichas com os nomes para que as crianças fixem-as nas cadeiras.
•Inicia-se a dança das cadeiras onde ao término da música cada um deverá sentar na
cadeira onde consta a ficha com o seu nome.
Sugestão de Avaliação: Realizar a brincadeira diversas vezes sempre trocando as
cadeiras de lugar.


7–Corrida dos Balões:


Objetivo: Escrever seu nome.
Materiais: Balões numerados, fichas com número de acordo com os balões e com nomes
e giz.
Procedimentos:
•Formar as crianças em duas filas.
•Distribuir uma ficha com um número para cada criança.
•Dado o sinal, uma de cada vez corre até os balões e estoura aquele que tiver o seu
número. Dentro estará uma ficha escrito o seu nome.
•A criança deverá ler altos eu nome e reproduzi-lo no chão utilizando o giz.


8 – Jogo dos Dados:


Objetivos:
•Integrar-se ao grupo, sabendo esperar sua vez de jogar.


•Reconhecer as letras do seu nome.
•Ordenar as letras que compõem seu nome.
Materiais:
•Tabuleiros com quadrinhos necessários para a escrita do nome em branco.
•Dados com as letras dos nomes dos componentes do grupo.
•Fichinhas com as letras.
Procedimentos:
•Distribuir os alunos em pequenos grupos.
•Combinar com os grupos que apenas uma criança por vez jogará um dado, identificando qual a letra sorteada. Se esta fizer parte dos eu nome, deverá pegar a fichinha correspondente e colocá-la no tabuleiro.
Sugestões de Avaliação: Participar atentamente do jogo e identificar as letras do seu
nome.


9 – Sapata ou Amarelinha:


Objetivo: Reconhecer as letras que compõem seu nome.


Materiais: Pedrinhas e giz.


Procedimentos:
•Cada aluno irá traçar no pátio da escola sua amarelinha.Neste momento, uma amarelinha será diferente da outra, quando os nomes não possuírem a mesma quantidade de letras.
•Utilizando a pedrinha marcarão a letra que não deverão pular.
•O professor pode aproveitar a ocasião para questionar o aluno: Qual a letra que vem
primeiro? E depois qual será?
Sugestão de Avaliação: Escrever seu nome após pular a amarelinha.


Observação: Este tipo de brincadeira trabalha a ordem da escrita do nome, possibilitando ao aluno identificar qual a primeira letra, qual a segunda, e assim por diante até formar seu nome.


Idéia:

Com o trabalho da História do nome de cada aluno é interessante que sejam
pesquisados os diferentes significados dos nomes de cada um e seja montado um
mural com os mesmos: ilustrações feitas pelas crianças, a forma que sabem
escrever o nome, o desenho de seu nome, seu auto-retrato, fotos das crianças –
Este fica a critério do interesse e da criatividade do professor. É um tema rico,
importante e que, certamente, encantará aos responsáveis e a toda equipe da escola
exposto num belo mural.
Aproveite esta idéia e dê na montagem do mural uma originalidade, mostrando a sua
personalidade e a de sua turma.
Você pode e deve tirar um dia somente para a realização desta tarefa .
É fundamental a participação das crianças em cada detalhe.


Segunda Semana de Projeto:


Preferências:
•Através de uma conversa informal o professor deve pedir que cada aluno fale um pouco sobre seu dia-a-dia.É importante deixar que as crianças se expressem livremente contando casos vividos em casa, em passeios, com a família etc.
•Num segundo momento oferecer uma folha em branco, revistas diversas, ilustrações diversas, e propor q façam uma montagem de recorte e colagem de tudo que encontrarem que parece com o seu dia-a-dia, com a sua vida, a sua realidade.
•Realizado a trabalho o professor junta para também adicionar ao Álbum da Vida – colocando por escrito além do nome da criança qual foi a proposta da montagem de recorte e colagem.
•Num outro dia, então, explorar as preferências de cada aluno: Brincadeira preferida, brinquedo preferido, comida preferida, lugar que mais gosta de estar, animal preferido, programa de TV preferido, artista preferido, música preferida, personagem de história infantil preferido, filme preferido, amigo que mais gosta, esporte preferido, cor preferida etc.
•É interessante registrar de forma sistematizada para também constar no Álbum da Vida – em anexo segue modelo de sistematização que poderá ser xerocada ou mimeografada.
•A montagem de um painél com as preferências é uma idéia bem legal e que, também, certamente, agradará à todos. Use a sua imaginação e aproveitando a idéia e os materiais que tem a disposição crie um lindo mural com o tema: As coisas que eu mais gosto ou As coisas que nós da turma tal mais gostamos ou Nossas Preferências.
•No Álbum da Vida podem ser adicionadas: fotos das crianças em diferentes momentos: no banho, brincando, na escola, dormindo, comendo... Como, também, pode ser utilizada um técnica artística de pintura, cola colorida ou outra para a capa, que deve ser de papel mais resistente – cartão no caso – com o título: Álbum da vida – ali todos os trabalhos sistematizados serão acoplados e deverão ser encadernados ou presos com bailarinas, grampos, etc.


Brincadeira Legal:

Já que estamos trabalhando a individualidade de cada um pode ser realizada a
brincadeira: Quem é? Onde o professor vai dando dicas de características físicas,
de personalidades, caráter, hábitos, pertences de um aluno e todos terão que
descobrir quem é.
Tal brincadeira pode ser repetida quantas vezes o professor achar prudente e de
acordo com o interesse da turma.
Deverá ser estabelecido o que “premiar” para quem acertar. É diversão garantida!
Conclusão:
Os alunos devem perceber e compreender que cada pessoa é única, é diferente
das outras.


As pessoas podem até ter algumas coisas em comum, como cor da pele, preferência por um tipo de música, uma opinião, mas são diferentes das outras em outros aspectos. Ninguém é exatamente igual a ninguém!


Levar os alunos a refletirem sobre algumas pessoas que não aceitam as diferenças: de cor de pele, religião, outros gostos... Até concluírem que isso não é legal.


O objetivo é os alunos perceberem, também, que como cada pessoa é diferente das outras, tem seu modo de pensar, de agir, os fatos que são importantes para alguém podem não ser para outra pessoa. Cada um tem seu Álbum da Vida, sua história.


Aproveite o Álbum da vida para trabalhar noções de anterioridade e posterioridade, levando-os a perceber, que seu álbum é uma forma de registro de sua vida, uma fonte da qual se pode obter informação sobre ela quando estiver mais velha.


Sugestões de trabalho com músicas no projeto:


•Sugerimos que sejam ouvidas, cantadas e dançadas
pela turma as músicas preferidas de cada um.
•Sugerimos, também, a brincadeira: Canoa Virou.
•Caso haja algum nome de aluno na turma que exista
uma música conhecida, esta também pode ser ouvida


– não esquecendo de levantar a questão: Quando duas ou mais pessoas tem os nomes iguais, os mesmos nomes, como fazemos para identificá-las? Exemplo: Esta música foi feita a Luciana que faz parte de nossa classe ou para outra menina chamada Luciana?


•Em um dos CDs que acompanha o projeto temos a música: Pula Corda – interpretada pela cantora e apresentadora infantil Eliana onde um trabalho de análise da letra: a preferência de uma criança pela brincadeira de pular corda, pode criar um ambiente alegre e propiciar momentos de prazer dentro do projeto do tema gerador. 


A seguir exemplo de Álbum da Vida – Onde as crianças expressarão suas preferências





Autora: Patrícia Fonte

domingo, 22 de janeiro de 2012

DINÂMICA DO NOME


Em círculo, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer. Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela.
Variação: Essa dinâmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da pessoa, sendo que todos devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto... e assim por diante. Geralmente feito com grupos pequenos, para facilitar a memorização. Mas poderá ser estipulado um número máximo acumulativo, por exemplo após o 8º deve começar um outro ciclo de 1-8 pessoas.

retirei do blog

ATIVIDADES COM, IDENTIDADE, QUEM SOU EU, TRÊS PORQUINHOS










































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HISTÓRIA MATEMÁTICA

ALGUMAS ATIVIDADES LEGAIS PARA APLICAR NA SALA DE AULA.

DUAS COZINHEIRAS E A MATEMÁTICA

DONA ALAÍDE E DONA ANA SÃO COZINHEIRAS E AMIGAS ELAS VENDEM SALGADOS E DOCES PARA FESTAS.
COM ESSE TRABALHO, DONA ALAÍDE SUSTENTE SEUS TRÊS FILHOS. O MAIS VELHO JÁ TEM DOZE ANOS E AJUDA ALAÍDE. ELE ENTRGA AS ENCOMENDAS DE DOCES E SALGADOS. ENTRETANTO, ELE NÃO FAZ ISSO TODO DIA, NÃO. SUA MÃE ACHA IMPORTANTE QUE ELE ESTUDE E BRINQUE.
DONA ANA TAMBÉM É MÃE.ELA TEM TRÊS FILHAS. ELAS NÃO AJUDAM DONA ANA PORQUE SÃO ADULTAS E CADA UMA TEM O SEU EMPREGO.



CONVERSANDO SOBRE O TEXTO

1) QUANTAS SÃO AS PESSOAS MENCIONADAS NA HISTÓRIA?
______________________________________________________________________________

2) QUAL É A PROFISSÃO DE DONA ANA E DONA ALAÍDE?
______________________________________________________________________________

3) QUEM AJUDA NA ENTREGA DE ENCOMENDAS?
______________________________________________________________________________

4) VOCÊ ACHA QUE CRIANÇAS DEVEM TRABALHAR OU ESTUDAR? POR QUÊ?
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________

5)POR QUE AS FILHAS DE DONA ANA NÃO AJUDAM A MÃE?
_______________________________________________________________________________

AGORA QUE VOCÊ CONHECE DONA ANA E DONA ALAÍDE RESOLVA OS DESAFIOS ABAIXO:

7) ONTEM, DONA ALAÍDE FEZ VÁRIOS DOCINHOS. ELES FORAM COLOCADOS EM 3 BANDEJAS. EM CADA BANDEJA, FICARAM 25 DOCINHOS. QUANTOS DOCINHOS DONA ALAÍDE FEZ ONTEM?

8) HOJE, DONA ALAÍDE FEZ 24 PASTÉIS E 23 COXINHAS. ENQUANTO ISSO, DONA ANA FEZ 32 PASTÉIS.NO TOTAL, QUANTOS SALGADINHOS ELAS FIZERAM?

9) DONA ANA E DONA ALAÍDE PREPARARAM 97 COCADAS. MAS QUE AZAR! QUEIMARAM 23 COCADAS. QUANTAS COCADAS FORAM APROVEITADAS?

10) EM CADA BOLO PEQUENO, DONA ANA COLOCA 3 OVOS.QUANTOS OVOS ELA VAI COLOCAR EM 5 BOLOS?

11) DONA ANA E DONA ALAÍDE RECEBERAM UMA ENCOMENDA DE 84 SANDUÍCHES. SE CADA UMA FIZER 44 SANDUÍCHES, VAI FALTAR OU VAI SOBRAR? QUANTO SOBRARÁ OU FALTARÁ?

12) ESTAS CRIANÇAS SÃO SOBRINHOS E SOBRINHAS DE DONA ANA:



  • ELES FORAM VISITAR DONA ANA E GANHARAM 5 BOLINHOS DE CHUVA CADA UM. QUANTOS BOLINHOS DE CHUVA AS CRIANÇAS LEVARAM?

CHAPEUZINHO VERMELHO

A HISTÓRIA ABAIXO FOI DIGITADA COM ALGUNS ERROS DE ESCRITA.VAMOS CIRCULAR AS PALAVRAS ERRADAS.


REESCREVENDO

AGORA VAMOS REESCREVER NOVAMENTE O CONTO COM A ESCRITA CORRETA DAS PALAVRAS DE ACORDO COM OS DESENHOS.
( já está na ordem)
1) O CONTO  QUE VOCÊ LEU É UM TEXTO IMAGINÁRIO. ESCREVA UM ACONTECIMENTO QUE MOSTRA QUE O CONTO CHAPEUZINHO VERMELHO  NÃO É REAL.

2) ESCREVA OS TRÊS CENÁRIOS EM QUE ACONTECE A HISTÓRIA.

PROCURANDO NO DICIONÁRIO

CENÁRIO:

3) DESENHE OS PERSONAGENS E ESCREVA 3 QUALIDADES ( ADJETIVOS) PARA CADA UM.

4) COMO VOCÊ ACHA QUE  A MÃE DE CHAPEUZINHO FICOU SABENDO QUE A VOVÓ ESTAVA DOENTE?

5) QUAL FOI O PROBLEMA QUE ACONTECEU NESSE CONTO?

6) POR QUE ESSE CONTO RECEBEU O TÍTULO DE CHAPEUZINHO VERMELHO?

7) DESENHE O CAMINHO QUE CHAPEUZINHO VERMELHO PERCORREU ATÉ CHEGAR A CASA DA VOVÓ.

8) VAMOS AJUDAR CHAPEUZINHO CHEGAR MAIS DEPRESSA ATÉ A CASA DA VOVÓ COMPLETANDO AS SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS ABAIXO.

DE 2 EM 2






DE 3 EM 3
DE 5 EM 5
OBSERVE O NÚMERO DA CASA DA VOVÓ:

( FAZER DOBRADURA DA CASA E ESCREVER O NÚMERO QUE DESEJA TRABALHAR)


  • ESCREVA 2 INFORMAÇÕES QUE VOCÊ SABE SOBRE ESSE NÚMERO.

  • REPRESENTE ESSE NÚMERO DE 4 MANEIRAS DIFERENTES USANDO:
ADIÇÃO                                                                                            SUBTRAÇÃO

INDO ALÉM!

AJUDE CHAPEUZINHO VERMELHO CHEGAR ATÉ A CASA DA VOVÓ OU CASO CONTRÁRIO ELA VAI SE ENCONTRAR COM O LOBO.
DICA: SIGA O CAMINHO EM QUE TODAS AS PALAVRAS POSSUEM A MESMA LETRA(Ç) COM SOM DE S.


PESQUISANDO NO DICIONÁRIO

ESCOLHA TRÊS PALAVRAS QUE VOCÊ ENCONTROU PELO CAMINHO CERTO E ESCREVA SEU SIGNIFICADO.
VAMOS CANTAR!

NO CAMINHO PRA CASA DA VOVÓ CHAPEUZINHO ADORAVA CANTAR. ORGANIZE A LETRA DA MÚSICA E CANTE COM ELA.



PRODUZINDO

FELIZES POR TEREM SIDO SALVAS DO LOBO, CHAPEUZINHO E A VOVÓ ENVIARAM UM BILHETE PARA O CAÇADOR,CONVIDANDO-O PARA UM JANTAR.VEJA O BILHETE:

AGORA RESPONDA O BILHETE PARA DIZER SE O CAÇADOR ACEITARÁ O CONVITE E IRÁ AO JANTAR.
NÃO ESQUEÇA DE ESCREVER NO SEU BILHETE: DESTINATÁRIO( QUEM VAI RECEBER),
MENSAGEM ( ASSUNTO), DESPEDIDA E REMETENTE ( QUEM VAI ENVIAR).

LEIA O DIÁLOGO DE CHAPEUZINHO COM O LOBO.


 COM OS OLHOS AS PESSOAS PERCEBEM AS CORES, OS TAMANHOS E MUITAS COISAS QUE EXISTEM NO AMBIENTE.

OLHO VIVO!

COM MEUS OLHOS POSSO VER:

COISAS BOAS                                                                          COISAS RUINS

NÓS OUVIMOS OS SONS DO AMBIENTE ATRAVÉS DO OUVIDO.

SONS AGRADÁVEIS                                                 SONS DESAGRADÁVEIS



ATRAVÉS DA PELE PERCEBEMOS O QUE É ÁSPERO, FINO,A FORMA DOS OBJETOS, A SENSAÇÃO DO FRIO OU QUENTE.

ESCREVA 5 COISAS QUE VOCÊ PODE SENTIR COM SUAS MÃOS.
( DESENHAR O CONTORNO DA MÃO E ESCREVER NOS DEDOS)

NÓS PERCEBEMOS OS CHEIROS ATRAVÉS DO NARIZ.

PRATICANDO

ESCREVA NAS PÉTALAS DAS FLORES 4 CHEIROS:
( recortar molde de flores e colar para que os alunos escrevam)

AGRADÁVEIS                                                                                            DESAGRADÁVEL



NÓS SENTIMOS O GOSTO DOS ALIMENTOS ATRAVÉS DA LÍNGUA

ESCREVA MEIA DEZENA DE ALIMENTOS:

DOCE                                                                                                  SALGADO

BRINCANDO E APRENDENDO



1) CHAPEUZINHO VERMELHO PEDIU SUA MÃE PARA FAZER UMA RECEITA DE PÃO DE LÓ DE CHOCOLATE.VEJA:



QUANTO DE CADA INGREDIENTE ELA GASTARIA SE VOCÊ O DOBRO?