"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 6 de março de 2016

Sugestão de Aula Adjetivo Cartaz com Características do Personagem

Esta é uma atividade muito interessante para se trabalhar com adjetivo e seu conceito em todas as turmas de Fundamental I.
Fique de olho na nossa Sugestão de Aula Adjetivo Cartaz com Características do Personagem e deixe seu comentário.
Preparação:

No dia anterior  pediremos que cada grupo escolha um desenho infantil e destaque nele um personagem.
Você pode ainda escolher um  livro, fazer a leitura deleite adaptar nossa ideia com sua turma
Sugestão de Aula Adjetivo Cartaz com Características do Personagem

Disciplina:

Língua Portuguesa

Objetivos:
  • Compreender o conceito de adjetivo e seu uso
  • Confeccionar cartaz com características de personagem de desenho infantil;
  • Escrever lista de adjetivos;
  • Empregar adjetivos de forma adequada;
  • Promover a troca de conhecimentos através de trabalho em grupo;
  • Socializar as experiências com os colegas;
  • Expressar-se oralmente em diferentes situações de interação.
Etapa 1: Convidar cada grupo a assistir o desenho escolhido ou um trecho dele e abrir discussões no grupão sobre o personagem escolhido de cada grupo:

Como ele é? O que gosta de fazer? Como trata as outras pessoas?

Etapa 2: Solicitar que cada grupo faça uma lista com as principais características do personagem escolhido pelo grupo e apresente aos colegas para que façam as considerações sobre a impressão que tiveram.

Etapa 3: Defina para a turma o que é substantivo e adjetivo e peça que eles pintem nas suas listas quais são os adjetivos

Etapa 4:Fazer sorteio de duplas e pedir que se observem naturalmente no decorrer das atividades.
Esta etapa servirá de apoio à etapa 7

Etapa 5:  Peça que cada grupo crie seu cartaz ADJETIVANDO sobre o personagem escolhido.

Disponibilize cartolina, TNT ou papel metro, pedaços de papel cartão de cores variadas, canetinhas, fita adesiva, giz de cera e lápis de cor.

Eles vão iniciar desenhando o personagem escolhido. Por cá escolhemos a Lola do Charlie e Lola depois de ver o desenho EU QUERO SER O SOL, cortamos os quadrinhos e escrevemos as características que mais chamaram atenção no personagem.

Etapa 6: Cada grupo deverá socializar seu cartaz informado o nome de seu personagem e as características mais marcantes dele.

Etapa 7: Orientar como para casa que o aluno faça um desenho do colega observado e quadradinhos com adjetivos.

Sugestão de aula de Gi Barbosa e cartaz adaptado de MPM Ideias. Corre lá pra ver o cartaz original de Kayla


Sugestão de Aula Adjetivo Cartaz com Características do Personagem

Esta é uma atividade muito interessante para se trabalhar com adjetivo e seu conceito em todas as turmas de Fundamental I.
Fique de olho na nossa Sugestão de Aula Adjetivo Cartaz com Características do Personagem e deixe seu comentário.
Preparação:

No dia anterior  pediremos que cada grupo escolha um desenho infantil e destaque nele um personagem.
Você pode ainda escolher um  livro, fazer a leitura deleite adaptar nossa ideia com sua turma
Sugestão de Aula Adjetivo Cartaz com Características do Personagem

Disciplina:

Língua Portuguesa

Objetivos:
  • Compreender o conceito de adjetivo e seu uso
  • Confeccionar cartaz com características de personagem de desenho infantil;
  • Escrever lista de adjetivos;
  • Empregar adjetivos de forma adequada;
  • Promover a troca de conhecimentos através de trabalho em grupo;
  • Socializar as experiências com os colegas;
  • Expressar-se oralmente em diferentes situações de interação.
Etapa 1: Convidar cada grupo a assistir o desenho escolhido ou um trecho dele e abrir discussões no grupão sobre o personagem escolhido de cada grupo:

Como ele é? O que gosta de fazer? Como trata as outras pessoas?

Etapa 2: Solicitar que cada grupo faça uma lista com as principais características do personagem escolhido pelo grupo e apresente aos colegas para que façam as considerações sobre a impressão que tiveram.

Etapa 3: Defina para a turma o que é substantivo e adjetivo e peça que eles pintem nas suas listas quais são os adjetivos

Etapa 4:Fazer sorteio de duplas e pedir que se observem naturalmente no decorrer das atividades.
Esta etapa servirá de apoio à etapa 7

Etapa 5:  Peça que cada grupo crie seu cartaz ADJETIVANDO sobre o personagem escolhido.

Disponibilize cartolina, TNT ou papel metro, pedaços de papel cartão de cores variadas, canetinhas, fita adesiva, giz de cera e lápis de cor.

Eles vão iniciar desenhando o personagem escolhido. Por cá escolhemos a Lola do Charlie e Lola depois de ver o desenho EU QUERO SER O SOL, cortamos os quadrinhos e escrevemos as características que mais chamaram atenção no personagem.

Etapa 6: Cada grupo deverá socializar seu cartaz informado o nome de seu personagem e as características mais marcantes dele.

Etapa 7: Orientar como para casa que o aluno faça um desenho do colega observado e quadradinhos com adjetivos.

Sugestão de aula de Gi Barbosa e cartaz adaptado de MPM Ideias. Corre lá pra ver o cartaz original de Kayla

Veja também:

Atividade Ciências Ficha dos Animais do texto A Casa e Seu Dono

Olha só que legal nossa próxima atividade com o texto A Casa e Seu Dono de Elias José!
Como podem ver esta é mais uma daquelas atividades que recomendamos sejam coladas em uma pasta tipo portfólio , pois servirão para consultas posteriores ou para estudar para as avaliações. Elas são eficazes na aprendizagem pois revelam conceitos chaves para a aprendizagem dos conteúdos propostos 
A atividade pode ser desenvolvida em todos os anos do Fundamental I

Para as turmas de 4° e 5° ano sugerimos pesquisa mais aprofundada sobre cada uma das espécias e posterior produção de texto descritivo sobre um dos animais da atividade.
A pesquisa também é recomendadas para as demais turmas que certamente ficarão curiosas por descobrir, por, exemplo, o que as baratas comem...
Atividade Ciências Ficha dos Animais do texto A Casa e Seu Dono
Temos os imprimíveis logo abaixo que facilitarão o seu trabalho.
Termos de uso:

Ao fazer alterações (apenas para seu uso pessoal e não publicações em grupo) a marca do LIPITIPI não pode ser removida.

VOCÊ NÃO PODE
Armazenar nosso material em grupos de Facebook, Google,yahoo, etc ...
Transformar nosso material em PDF para distribuição em sites de armazenamento como 4shared,  Mega, etc e nem vendê-lo sob hipótese alguma.

VOCÊ PODE
Compartilhar em grupos e redes sociais utilizando os botões de compartilhamento  ao lado ou acima da postagem.
Imprimir quantas cópias quiser
Divulgar o endereço do site na sua escola

Atividade Ciências Ficha dos Animais do texto A Casa e Seu Dono
A montagem é simples:

Recorte a ficha com os animais , faça também cortes nas linhas que separam os quadros e cole sobre a outra ficha.
Depois é só colorir e responder
O professor pode pesquisar junto com os alunos um animal do texto por dia e por fim utilizar esta atividade como forma de registro.

Muito bacana, né?
Esperamos que as crianças possam ser bem envolvidas com esta atividade

Veja também:

Sequência Didática Chico Bento Personagem Maurício de Souza

Retornamos com mais uma Sequência Didática super legal para trabalhar conteúdos diversos em Turmas de Fundamental I.
Atividades super bacanas com texto sobre o personagem Chico Bento do ilustríssimo Maurício de Souza, contemplando leitura de texto, interpretação,substantivos próprios e comuns, adjetivos, gênero do substantivo, problemas com dúzia, animais e suas características , Gênero textual carta, etc...
Tudo se encontra lindamente montado em qualidade excelente e prontinho para imprimir

Atividade 1, 2 :

Texto sobre Chico Bento e Interpretação.
Atividade Texto sobre Chico Bento e Interpretação.
Termos de uso:
Ao fazer alterações (apenas para seu uso pessoal e não publicações em grupo) a marca do LIPITIPI não pode ser removida.

VOCÊ NÃO PODE
Armazenar nosso material em grupos de Facebook, Google,yahoo, etc ...
Transformar nosso material em PDF para distribuição em sites de armazenamento como 4shared, Mega, etc e nem vendê-lo sob hipótese alguma.

VOCÊ PODE

Compartilhar em grupos e redes sociais utilizando os botões de compartilhamento ao lado ou acima da postagem.
Imprimir quantas cópias quiser
Divulgar o endereço do site na sua escola
Sequência Didática Chico Bento Personagem Maurício de Souza

Atividade 3: Auto ditado de completar frases, adjetivos, substantivos próprios e comuns
Atividade Auto ditado de completar frases, adjetivos, substantivos próprios e comuns
Atividade 4:Formação de frases, número de sílabas  de palavras do texto e diminutivo.
Atividade Formação de frases, número de sílabas e diminutivo

Atividade 5: Produção textual com gênero carta
Atividade Produção textual com gênero carta
Atividade 6: Problemas relacionados ao Sítio de Chico Bento com conteúdo Dúzia
Atividade  Problemas com conteúdo Dúzia

Atividade 7: Silabas complexas, CH, LH, NH para completar, ler e organizar.
Atividade Silabas complexas  CH, LH, NH
Atividade 8- Animais e suas características para pesquisa e preenchimento de fichas
Atividade Animais e suas características

Material produzido sem fins lucrativos- Produção LIPITIPI, Imagens Maurício de Souza borda My Cute Graphics, texto base extraído do Site Turma da Mônica

Veja outras atividades úteis:

Atividade Gênero Textual Receita 3° Ano

Atividade para primeiro ciclo com receita

Nesta proposta vamos explorar o gênero textual receita .
Receita de Rosquinha de Leite Condensado e interpretação.
Atividade Gênero Textual Receita 3° Ano



Atividade Gênero Textual Receita 3° Ano
Veja ainda:



LIPITIPI®. Artigo criado por Gi Barbosa em Atividades pedagógicas para turmas de 1° ao 5° ano Atividades e planos de aula para professores do Fundamental I. Classificação: 5

Atividades os estados físicos da água e o ciclo da água 3° ano

Com estas atividades ilustradas, podemos trabalhar os conteúdos ciclo da água, estados físicos da água e os processos de solidificação, vaporização liquefação,fusão e sublimação com turmas de Fundamental I.

Antes de aplicar a atividade o professor pode exibir vídeo sobre o tema ou fazer demonstrações aos alunos utilizando bexigas de água, fogareiro, algodão e chaleira.
Atividades OS Estados Físicos da Água E O ciclo da Água
  • Mostre aos alunos uma bexiga com água no estado líquido e brinquem de joga-la um para o outro em um círculo.
  • Em seguida presentar uma bexiga com água no estado sólido, deixe os alunos explorarem e fale sobre a solidificação da água
  • Por fim, coloque água para ferver em um pequeno fogareiro e no momento da vaporização coloque um pedaço de algodão sobre a panela no alto. O algodão ficará cheio de gotinhas, o que te dará base para explicar o ciclo da água
Atividades OS Estados Físicos da Água EO ciclo da Água

Jogo Pedagógico Substantivos Coletivos e Atividade

Jogo Substantivos Coletivos 

  • Elabore fichas com substantivos e seus respectivos coletivos
  • Disponha as crianças em duas filas.
  • Entregue em uma das filas os substantivos e na outra os adjetivos e peça que façam pares.
  • Repita o jogo trocando as fichas e marque ponto no quadro para as crianças que conseguirem formar os pares primeiro.
Depois do jogo, que tal realizar a atividade abaixo em que as crianças escreverão o coletivo das palavras?

Jogo Substantivo Coletivo e Atividade

Boa aula





Veja ainda:

Atividade Lúdica Auto Ditado Substantivos Compostos

Esta atividade envolve o desafio de decifrar códigos simples e escrever substantivos compostos.

Como podem ver é uma daquelas atividades de recorte  e colagem com respostas escondidas que as crianças adoram!
Atividade Lúdica Auto Ditado Substantivos Compostos


Por cá foi muito interessante ver as crianças fazendo novas descobertas a partir dos código simples.
Uma delas disse:
-Tubarão-baleia?Isso existe?
O que já rendeu assunto para outra aula.
Atividade Lúdica Auto Ditado Substantivos Compostos
O mais engraçado no entanto é como elas ficam tentando decifrar o quadro 4
policial e nuvem, policial e chuva, guarda e nuvem ... É guarda ... Mas o que tem a ver um guarda e uma chuva... Ahhh , guarda-chuva!
É uma atividade ótima e certamente elas vão entender rapidinho o conceito de substantivo composto

Atividade Simulado Matemática Soma, Subtração Sequência Numérica e Valor do Quadrinho

Esta é mais uma de nossas atividades do tipo simuladinho para familiarizar as crianças com as questões da Prova Brasil.
É um simulado curto envolvendo os conteúdos de  Adição, Subtração Sequência Numérica e Valor do Quadrinho com os personagens Moranguinho e Limãozinho.
Atividade Simulado Matemática Soma, Subtração Sequência Numérica e Valor do Quadrinho
É a mesma atividade só que com personagens diferentes.

Termos de uso:
Ao fazer alterações (apenas para seu uso pessoal e não publicações em grupo) a marca do LIPITIPI não pode ser removida.

VOCÊ NÃO PODE
Armazenar nosso material em grupos de Facebook, Google,yahoo, etc ...
Transformar nosso material em PDF para distribuição em sites de armazenamento como 4shared, Mega, etc e nem vendê-lo sob hipótese alguma.

VOCÊ PODE

Compartilhar em grupos e redes sociais utilizando os botões de compartilhamento ao lado ou acima da postagem.
Imprimir quantas cópias quiser
Divulgar o endereço do site na sua escola

Atividade Simulado Matemática Soma, Subtração Sequência Numérica e Valor do Quadrinho

Atividade A Casa / Interdisciplinar

Olá.
Com essa atividade iremos trabalhar o conteúdo A Casa chamando a atenção para o cômodo sala através de lista de palavras e sopa de letrinhas .
Atividade A Casa / Interdisciplinar
É o tipo de atividade que estimula a criança, uma vez que mostra um pequeno desafio de fácil resolução, leva-o a analisar o espaço de sua casa observando de longe detalhes que diariamente passam despercebidos...
E  ilustrado lindamente pela Mônica então ... Nem dá pra imaginar que eles não gostem (rsrs).

Atividade 10 Maneiras de Salvar a Terra / Temática Projeto Meio Ambiente

Atividade de escrita espontânea com o tema Meio Ambiente
As crianças , reunidas em trios descobrirão e listarão dez formas de salvar o planeta Terra.
Atividade 10 Maneiras de Salvar a Terra / Temática Projeto Meio Ambiente

Atividade Numerais Romanos / Temática As Grandes Navegações

Um pequeno texto informativo sobre as caravelas abre esta atividade.
Os estudantes observarão em que contexto os numerais romanos são utilizados e escreverão por extenso em atividade proposta abaixo.
Atividade Numerais Romanos / Temática As Grandes Navegações

Atividade Astros/ Sol e Lua Ciência Ensino Fundamental

Elaborei os textos abaixo no intuito de falar às crianças sobre os astros de uma forma divertida.
As informações contidas no texto e passadas pelo Sol e pela Lua em uma linguagem informal são verdadeiras e podem ser utilizadas para futura aplicação de avaliações.
Segue com eles uma sugestão de atividade englobando os 2 textos que podem ser aplicados do 3º ao 5º ano ou mesmo lido para séries iniciais a fim de fazer perguntas oralmente e verificar a forma como as crianças interpretam aquilo que ouvem. 
Atividade Astros/ Sol e Lua Ciência Ensino Fundamental
Atividade Astros/ Sol e Lua Ciência Ensino Fundamental
Atividade Astros/ Sol e Lua Ciência Ensino Fundamental




Atividades relacionadas:
UMA EXCELENTE AULA!

Atividades Educativas Antecessor e Sucessor - Sequência Numérica para Educação Infantil

Atividades Educativas Antecessor e Sucessor - Sequência Numérica para Educação Infantil

Atividades Educativas Antecessor e Sucessor - Sequência Numérica para Educação Infantil

Atividades Educativas Antecessor e Sucessor - Sequência Numérica para Educação Infantil
Atividade produzida por  Ideia Criativa Ensino Fundamental Imagens de My Cute Graphics

Atividades educativas de matemática para alunos do ensino fundamental. Para trabalhar antecessor e sucessor. E sequência numérica. A partir de caça-palavras e cruzadinhas.

- Antecessor é o número que vem antes de outro. Por exemplo: 25 é o antecessor de 26. E 26 é o antecessor de 27.

- Sucessor é o número que vem depois de outro. Por exemplo. 26 é o sucessor de 25. E 25 o sucessor de 24.

Mais atividades para o 3° ano:

Atividades educativas Rimas Língua Portuguesa para ensino fundamental

Atividades educativas Rimas Língua Portuguesa para ensino fundamental

Atividades educativas Rimas Língua Portuguesa para ensino fundamental

Atividades educativas Rimas Língua Portuguesa para ensino fundamental
Atividade educativa para trabalhar com alunos do ensino fundamental o conceito de rimas com as poesias "Leilão de jardim", de Cecília Meireles, "Meus brinquedos", de Clarice Pacheco e "O Bicho" de Manuel Bandeira.
Pode-se também trabalhar as cinco vogais do alfabeto. Os encontros vocálicos. Uso de minúscula e maiúscula em frases, interpretação e organização de texto.
Rima é uma homofonia externa, em um sentido antigo, na tradição literária de língua portuguesa, constante da repetição da última vogal tônica do verso e dos fonemas que eventualmente a seguem. Wikipedia

Mais atividades de Língua Portuguesa:

Atividades Educativas Nomes comuns e próprios Uso de Letra Maiúscula e Minúscula Língua Portuguesa 3° ano fundamental

Atividades Educativas Nomes comuns e próprios Uso de Letra Maiúscula e Minúscula Língua Portuguesa 3° ano fundamental

Atividades Educativas Nomes comuns e próprios Uso de Letra Maiúscula e Minúscula Língua Portuguesa 3° ano fundamental

Atividades Educativas Nomes comuns e próprios Uso de Letra Maiúscula e Minúscula Língua Portuguesa 3° ano fundamental
Atividades educativas de Língua Portuguesa para os alunos do 3° ano do ensino fundamental, para trabalhar o uso correto das letras maiúsculas e minúsculas em textos e frases, e conceito de nomes comuns e próprios, a partir de textos e questões de perguntas e respostas.

Nomes comuns e próprios:

Nomes comuns são os nomes de coisas, ou objetos, e são escritos com inicial minúscula, a não ser que venham no início de frase.

Nomes próprios, são os nomes de pessoas, animais, rios, cidades, países, estados etc. e são sempre escritos com inicial maiúscula, mesmo que venham no meio do texto ou frase.

Mais atividades para o 3° ano:

Atividades Educativas Uso de 'S' e 'Z' e Classes Gramaticais (Verbo e Adjetivo) Língua Portuguesa 2°/3° ano fundamental

Atividades Educativas Uso de 'S' e 'Z' e Classes Gramaticais (Verbo e Adjetivo) Língua Portuguesa 2°/3° ano fundamental

Atividades Educativas Uso de 'S' e 'Z' e Classes Gramaticais (Verbo e Adjetivo) Língua Portuguesa 2°/3° ano fundamental

Atividades Educativas Uso de 'S' e 'Z' e Classes Gramaticais (Verbo e Adjetivo) Língua Portuguesa 2°/3° ano fundamental

Atividade educativa para trabalhar com alunos do 2° e 3° ano do ensino fundamental. Com elas será possível trabalhar o uso, diferença e semelhança de som entre as consoantes 'S' e 'Z', com o poema "A Estrela", de Manuel Bandeira. Poderá também ser trabalhadas também as classes gramaticais, adjetivo e verbo.

Adjetivo: É a palavra que caracteriza o ser. Por exemplo:
01. "A árvore é alta"
02. "Ana é bonita"

Verbo: É a palavra que exprime ação, estado ou fenômeno, e se localiza no tempo. Por exemplo:
01. "Eu quero esse lápis"
02. "Ele ficará aqui"

Mais atividades para o 2° e 3° ano

Atividades Educativas Números Ordinais Matemática 3° ano Fundamental

Atividades Educativas Números Ordinais Matemática 3° ano Fundamental

Atividades Educativas Números Ordinais Matemática 3° ano Fundamental

Atividades Educativas Números Ordinais Matemática 3° ano Fundamental
Atividade produzida por  Ideia Criativa Ensino Fundamental Imagens de My Cute Graphics

Os números ordinais são usados para dar ideia de ordem, sequência, lugar, posição. Sempre que falamos de um número ordinário devemos colocar após, o símbolo "°", que dá sentido de ordem.
Abaixo, uma lista dos números ordinais até o número 100.


PRÓ= VALDÉRIA RIBEIRO

SÉRIE= 3º ANO


Planejamento Anual 3º Ano do Ensino Fundamental 2016




  • PORTUGUÊS


OBJETIVO GERAL DE PORTUGUÊS

 Oportunizar ao educando ser o sujeito de sua aprendizagem e que ao final do ano, o aluno possa ser capaz de ler, interpretar, escrever e produzir com autonomia.
Objetivamos na 2ª serie, conduzir a criança ao conhecimento da linguagem e na escrita, nas suas diversas possibilidades e situações (preparar o educando para a realidade que ele vai enfrentar no seu dia-a-dia).
Conseguindo: ler e interpretar todas as informações ouvidas e faladas.
Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação critica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Desenvolver a pratica correta da leitura exercendo o domínio das regras obedecendo a entonação.
  • Utilizar a linguagem oral e escrita para compor textos com coesão e coerência.
  • Interpretar oralmente e de forma escrita os textos lidos.
  • Reconhecer, identificar e utilizar as letras do alfabeto, nas suas diferentes formas,
  • Associar a sílaba ao número de sons da palavra.
  • Identificar alguns tipos de substantivos, utilizando-os nas atividades propostas.
  • Utilizar corretamente o gênero do substantivo
  • Identificar e utilizar corretamente na produção de textos o sinônimo e antônimo dos substantivos
  • Utilizar os sinais de pontuação de forma a dar sonoridade as frases.
  • Reconhecer a sílaba tônica das palavras, fazendo uso dos acentos agudo e circunflexo.
  • Empregar adjetivos de forma correta.
  • Utilizar corretamente pronomes pessoais.
  • Utilizar corretamente as regras ortográficas.



CONTEÚDOS DE PORTUGUÊS

  • Alfabeto
  • Produção de textos oral e escrita
  • Poesias
  • Correspondência
  • Sinais de pontuação
  • Acentuação
  • Gênero do substantivo
  • Numero do substantivo
  • Grau do substantivo
  • Leitura de diferentes textos
  • Interpretação oral e escrita
  • Ortografia




  • MATEMÁTICA


OBJETIVO GERAL DE MATEMÁTICA
Conduzir o educando aos conhecimentos matemáticos como meio para compreender o mundo a sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, características da matemática.
Como: aspecto que estimula a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Conhecer, reconhecer e utilizar corretamente o sistema de numeração decimal.
  • Conhecer, identificar, compor e decompor os números pares e impares.
  • Ordenar corretamente os números na ordem
  • Identificar e utilizar as noções de dezena e meia dezena
  • Utilizar corretamente a noção de centena e meia centena.
  • Utilizar a tabuada associando as noções de dobro e triplo.
  • Medir e utilizar a unidades de medida adequada a cada tipo de substancia.
  • Resolver situações problemas do cotidiano fazendo uso das quatro operações.
  • Utilizar corretamente as moedas do sistema monetário com as noções de real e centavos.
  • Reconhecer e utilizar os principais números ordinais.
  • Reconhecer e identificar as datas do calendário (dias, meses, ano...)
  • Identificar as figura geométricas presentes á nossa volta,


CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA
  • Construção de figuras geométricas
  • Construção de sólidos geométricos
  • Números de 0 a 1000
  • Números pares e impares
  • Ordem crescente e decrescente
  • Dezena
  • Dúzia
  • Centena
  • Dobro, triplo
  • Tabuada do 0 ao 5
  • Medidas, tempo, capacidade, comprimento e massa.
  • Problemas
  • 04 operações
  • Sistema monetário
  • Noção de estatística
  • Números ordinais até 30.
  • Calendário


  • CIÊNCIAS

OBJETIVO GERAL DE CIÊNCIAS
Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive.
Identificar relações entre o conhecimento cientifica, produção de tecnologia e condições de vida, no mundo de hoje e sua evolução histórica.
Compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido pela ação coletiva.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Identificar os principais astros do Sistema solar.
  • Identificar o Sol como uma estrela.
  • Despertar a curiosidade a respeito das coisas que nos cercam.
  • Despertar a consciência sobre a importância do solo para nossa vida.
  • Identificar pelas características os principais tipos de animais que estão presentes em nosso meio ambiente
  • Identificar os vegetais e reconhecer sua importância em nossa vida como fonte de alimentos e remédios.
  • Reconhecer a importância da água em nossa vida, assim como a sua conservação para manutenção da vida na terra.
  • Identificar as diferentes partes do nosso corpo e suas funções.
  • Reconhecer a necessidade das regras de higiene para manutenção e conservação de nossa vida.
  • Reconhecer o saneamento básico como necessidade do povo e obrigação do estado para conservação da saúde e do bem estar da comunidade.
  • Reconhecer que nem tudo que vai para o lixo é realmente lixo, reconhecer a importância dos cuidados com o lixo para evitar doenças e contaminação.


CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS
  •  Astros
  • Ar
  • Solo
  • Água
  • Lixo
  • Reciclagem
  • Saneamento básico
  • Vegetais
  • Os animais
  • Nosso corpo
  • Os alimentos
  • Higiene e saúde
  • Saúde e segurança
  • Nosso ambiente
  • Preservação do meio ambiente
  • As plantas


  • EDUCAÇÃO FÍSICA


OBJETIVO GERAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e estabelecidas como os outros reconhecendo respeitando características físicas e de desempenho de si próprio, sem discriminar por características pessoais , físicas ou sociais .
Adotar atitudes de respeito mutua dignidade e solidariedade em situação lúdica e esportiva repudiando qualquer espécie de violência.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Durante o ano letivo buscamos criar oportunidades a fim de levar o aluno a ;
  • Expressar-se de forma coerente fazendo uso da expressão oral e corporal.
  • Criatividade, atenção, agilidade, raciocínio lógico, concentração;
  • Desenvolver a imaginação a capacidade de expressão através de gestos, socialização;
  • Espírito de equipe, colaboração, ritmo.
  • Coordenação viso – motora, pontaria, conhecimento linguístico, equilíbrio, concentração.
  • Descontração, percepção auditiva;
  • Noções de ataque e defesa, noção de espaço;
  • Desenvolver habilidade manual;
  • Melhoria do equilíbrio e do tônus muscular, respeito;


CONTEÚDOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
  • Lateralidade
  • Jogos
  • Brincadeiras dirigidas
  • Musicas
  • Danças
  • Teatro


  • EDUCAÇÃO ARTÍSTICA


OBJETIVO GERAL DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
Expressar e saber comunicar-se em artes mantendo uma atitude de buscar pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fluir produções artísticas.
Observar as relações entre o homem e a realidade com interesse e curiosidade exercitando a discussão , indagando, argumentando, apreciando arte de modo sensível.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Desenvolver a coordenação e a criatividade através da expressão do desenho.
  • Orientar o uso de curvas, linhas e pontos.
  • Estimular a composição de estórias e textos partindo de recortes e colagens.
  • Identificar as cores primárias e as misturas que resultam em cores secundárias.
  • Desenvolver noções fundamentais de dobraduras
  • Expressar-se através da construção de maquetes observando a proporcionalidade.
  • Expressar-se de forma coerente fazendo uso da expressão oral e corporal.


CONTEÚDOS DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
  • Colar
  • Pintar
  • Desenho livre
  • Desenho dirigido
  • Montar
  • Dobraduras - ORIGAMI
  • Recortar
  • Maquetes
  • Dramatização
  • As cores: primarias e secundarias
  • Formas geométricas
  • Pintura
  • Tangran


  • HISTÓRIA E GEOGRAFIA


OBJETIVO GERAL
Durante o ano letivo buscamos criar oportunidades a fim de levar os alunos;
Desenvolver a capacidade de expressar - se de forma critica diante dos problemas sociais;
Conhecer o meio social em que vive possibilitando-o descobrir a existência de realidades diferentes;
Entender a evolução dos fatos históricos e geográficos do seu bairro, de seu município, do seu estado e de seu país como resultantes de um longo processo de transformação.
 Reconhecer algumas permanências e transformações sociais, econômicas e culturais nas vivencias cotidianas das famílias, da escola e da localidade;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
(Historia e Geografia)
  • Identificar a família, casa, escola, bairro, rua.
  • Distinguir o município observando semelhanças e diferenças entre o compõem a cidade.
  • Identificar e avaliar as ações do homem em sociedade e suas conseqüências em diferentes meios.
  • Reconhecer sinais de transito
  • Apreciar as datas comemorativas em grupo ou individual.
  • Identificar diferentes tipos de família.
  • Identificar diferentes tipos de moradias
  • Identificar sua rua
  • Identificando seu bairro
  • Identificando sua escola
  • Identificando seu município, suas autoridades,
  • Identificando os pontos cardeais.
  • Reconhecer as estações do ano,
  • Reconhecer e identificar os principais meios de transportes e comunicação utilizados pelo aluno e por sua família.
  • Reconhecer e identificar os principais sinais de transito para que possam utilizar corretamente.
  • Reconhecer a importância do trabalho e das profissões na vida em sociedade,
  • Desenvolver projetos; transito consciência fiscal e outros...
  • Reconhecer e identificar os diversos tipos de hino ( campo ver, mato grosso, nacional , independência e bandeira)
  • Motivar o aluno a zelar o espaço em que vive
  • Auxiliar o aluno a entender o que é descendência e quem ele é, formando conceitos necessários para a compreensão das relações sociais, solidariedade e interação;


CONTEÚDOS ( HISTÓRIA E GEOGRAFIA)
  • Família
  • Casa
  • Rua
  • Bairro
  • Escola
  • Município
  • Poder Legislativo, Executivo e Judiciário.
  • Orientação
  • Tempo
  • Meios de transporte
  • Meios de comunicação
  • Transito
  • Trabalho
  • Datas comemorativas
  • Zona rural
  • Zona urbana
  • Reino da natureza
  • Relevo
  • Clima
  • Rio
  • Vegetação
  • Indústria
  • Comercio
  • Hinos


METODOLOGIA
aplicar os conteúdos listados através de aulas expositivas, atividades diversificadas, orais e escritas, lúdicas, intra e extra - classe, proporcionando condições para o desenvolvimento individual e coletivo dos educando levando em considerações suas limitações, potenciação, criatividade e interesse, fazendo da sala de aula um ambiente de conhecimento e descoberta trabalhando sempre através de temas, mini-projetos.

RECURSOS:
  • Livros
  • Revistas
  • Jornais
  • Dicionários
  • Atividades orais
  • Jogos didáticos
  • Cartazes
  • Fichas
  • Mapas
  • Globo
  • Caderno
  • Lápis
  • Cola
  • Tesoura
  • Material sucata
  • Mural
  • Bola
  • Corda
  • TV, vídeo e DVD.
  • Retro projetor
  • Aparelho de som
  • CD
  • Recursos humanos
  • Internet
  • Entre outros


AVALIAÇÃO
O aluno será avaliado no seu dia-a-dia, em que será atribuído uma nota bimestral.
Será diagnosticado pelo professor com acompanhamento coletivo e individual, visando superar dificuldades, corrigindo falhas e estimulando a aprendizagem.

Através a avaliação o educando verifica suas conquistas e dificuldades, criando novas possibilidades para sua aprendizagem. Por outro lado, o professor analisa e reflete o processo de construção do conhecimento do aluno e sobre sua própria pratica docente a fim de reajustar suas intervenções.