PRÓ= VALDÉRIA RIBEIRO
SÉRIE= 3º ANO
Planejamento Anual 3º Ano do Ensino Fundamental 2016
- PORTUGUÊS
 
OBJETIVO GERAL DE PORTUGUÊS
 Oportunizar ao educando ser o sujeito de sua aprendizagem e que ao final do ano, o aluno possa ser capaz de ler, interpretar, escrever e produzir com autonomia.
Objetivamos na 2ª serie, conduzir a criança ao conhecimento da linguagem e na escrita, nas suas diversas possibilidades e situações (preparar o educando para a realidade que ele vai enfrentar no seu dia-a-dia).
Conseguindo: ler e interpretar todas as informações ouvidas e faladas.
Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação critica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento.
OBJETIVOS  ESPECÍFICOS
- Desenvolver a pratica correta da leitura exercendo o domínio das regras obedecendo a entonação.
 - Utilizar a linguagem oral e escrita para compor textos com coesão e coerência.
 - Interpretar oralmente e de forma escrita os textos lidos.
 - Reconhecer, identificar e utilizar as letras do alfabeto, nas suas diferentes formas,
 - Associar a sílaba ao número de sons da palavra.
 - Identificar alguns tipos de substantivos, utilizando-os nas atividades propostas.
 - Utilizar corretamente o gênero do substantivo
 - Identificar e utilizar corretamente na produção de textos o sinônimo e antônimo dos substantivos
 - Utilizar os sinais de pontuação de forma a dar sonoridade as frases.
 - Reconhecer a sílaba tônica das palavras, fazendo uso dos acentos agudo e circunflexo.
 - Empregar adjetivos de forma correta.
 - Utilizar corretamente pronomes pessoais.
 - Utilizar corretamente as regras ortográficas.
 
CONTEÚDOS DE  PORTUGUÊS
- Alfabeto
 - Produção de textos oral e escrita
 - Poesias
 - Correspondência
 - Sinais de pontuação
 - Acentuação
 - Gênero do substantivo
 - Numero do substantivo
 - Grau do substantivo
 - Leitura de diferentes textos
 - Interpretação oral e escrita
 - Ortografia
 
- MATEMÁTICA
 
OBJETIVO GERAL DE MATEMÁTICA
Conduzir o educando aos conhecimentos matemáticos como meio para compreender o mundo a sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, características da matemática.
Como: aspecto que estimula a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.
OBJETIVOS  ESPECÍFICOS
- Conhecer, reconhecer e utilizar corretamente o sistema de numeração decimal.
 - Conhecer, identificar, compor e decompor os números pares e impares.
 - Ordenar corretamente os números na ordem
 - Identificar e utilizar as noções de dezena e meia dezena
 - Utilizar corretamente a noção de centena e meia centena.
 - Utilizar a tabuada associando as noções de dobro e triplo.
 - Medir e utilizar a unidades de medida adequada a cada tipo de substancia.
 - Resolver situações problemas do cotidiano fazendo uso das quatro operações.
 - Utilizar corretamente as moedas do sistema monetário com as noções de real e centavos.
 - Reconhecer e utilizar os principais números ordinais.
 - Reconhecer e identificar as datas do calendário (dias, meses, ano...)
 - Identificar as figura geométricas presentes á nossa volta,
 
CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA
- Construção de figuras geométricas
 - Construção de sólidos geométricos
 - Números de 0 a 1000
 - Números pares e impares
 - Ordem crescente e decrescente
 - Dezena
 - Dúzia
 - Centena
 - Dobro, triplo
 - Tabuada do 0 ao 5
 - Medidas, tempo, capacidade, comprimento e massa.
 - Problemas
 - 04 operações
 - Sistema monetário
 - Noção de estatística
 - Números ordinais até 30.
 - Calendário
 
- CIÊNCIAS
 
OBJETIVO GERAL DE CIÊNCIAS
Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive.
Identificar relações entre o conhecimento cientifica, produção de tecnologia e condições de vida, no mundo de hoje e sua evolução histórica.
Compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido pela ação coletiva.
OBJETIVOS  ESPECÍFICOS
- Identificar os principais astros do Sistema solar.
 - Identificar o Sol como uma estrela.
 - Despertar a curiosidade a respeito das coisas que nos cercam.
 - Despertar a consciência sobre a importância do solo para nossa vida.
 - Identificar pelas características os principais tipos de animais que estão presentes em nosso meio ambiente
 - Identificar os vegetais e reconhecer sua importância em nossa vida como fonte de alimentos e remédios.
 - Reconhecer a importância da água em nossa vida, assim como a sua conservação para manutenção da vida na terra.
 - Identificar as diferentes partes do nosso corpo e suas funções.
 - Reconhecer a necessidade das regras de higiene para manutenção e conservação de nossa vida.
 - Reconhecer o saneamento básico como necessidade do povo e obrigação do estado para conservação da saúde e do bem estar da comunidade.
 - Reconhecer que nem tudo que vai para o lixo é realmente lixo, reconhecer a importância dos cuidados com o lixo para evitar doenças e contaminação.
 
CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS
- Astros
 - Ar
 - Solo
 - Água
 - Lixo
 - Reciclagem
 - Saneamento básico
 - Vegetais
 - Os animais
 - Nosso corpo
 - Os alimentos
 - Higiene e saúde
 - Saúde e segurança
 - Nosso ambiente
 - Preservação do meio ambiente
 - As plantas
 
- EDUCAÇÃO FÍSICA
 
OBJETIVO GERAL DE EDUCAÇÃO  FÍSICA
Participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e estabelecidas como os outros reconhecendo respeitando características físicas e de desempenho de si próprio, sem discriminar por características pessoais , físicas ou sociais .
Adotar atitudes de respeito mutua dignidade e solidariedade em situação lúdica e esportiva repudiando qualquer espécie de violência.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Durante o ano letivo buscamos criar oportunidades a fim de levar o aluno a ;
 - Expressar-se de forma coerente fazendo uso da expressão oral e corporal.
 - Criatividade, atenção, agilidade, raciocínio lógico, concentração;
 - Desenvolver a imaginação a capacidade de expressão através de gestos, socialização;
 - Espírito de equipe, colaboração, ritmo.
 - Coordenação viso – motora, pontaria, conhecimento linguístico, equilíbrio, concentração.
 - Descontração, percepção auditiva;
 - Noções de ataque e defesa, noção de espaço;
 - Desenvolver habilidade manual;
 - Melhoria do equilíbrio e do tônus muscular, respeito;
 
CONTEÚDOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
- Lateralidade
 - Jogos
 - Brincadeiras dirigidas
 - Musicas
 - Danças
 - Teatro
 
- EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
 
OBJETIVO GERAL DE EDUCAÇÃO  ARTÍSTICA
Expressar e saber comunicar-se em artes mantendo uma atitude de buscar pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fluir produções artísticas.
Observar as relações entre o homem e a realidade com interesse e curiosidade exercitando a discussão , indagando, argumentando, apreciando arte de modo sensível.
OBJETIVOS  ESPECÍFICOS
- Desenvolver a coordenação e a criatividade através da expressão do desenho.
 - Orientar o uso de curvas, linhas e pontos.
 - Estimular a composição de estórias e textos partindo de recortes e colagens.
 - Identificar as cores primárias e as misturas que resultam em cores secundárias.
 - Desenvolver noções fundamentais de dobraduras
 - Expressar-se através da construção de maquetes observando a proporcionalidade.
 - Expressar-se de forma coerente fazendo uso da expressão oral e corporal.
 
CONTEÚDOS DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
- Colar
 - Pintar
 - Desenho livre
 - Desenho dirigido
 - Montar
 - Dobraduras - ORIGAMI
 - Recortar
 - Maquetes
 - Dramatização
 - As cores: primarias e secundarias
 - Formas geométricas
 - Pintura
 - Tangran
 
- HISTÓRIA E GEOGRAFIA
 
OBJETIVO GERAL
Durante o ano letivo buscamos criar oportunidades a fim de levar os alunos;
Desenvolver a capacidade de expressar - se de forma critica diante dos problemas sociais;
Conhecer o meio social em que vive possibilitando-o descobrir a existência de realidades diferentes;
Entender a evolução dos fatos históricos e geográficos do seu bairro, de seu município, do seu estado e de seu país como resultantes de um longo processo de transformação.
 Reconhecer algumas permanências e transformações sociais, econômicas e culturais nas vivencias cotidianas das famílias, da escola e da localidade;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
(Historia e Geografia)
- Identificar a família, casa, escola, bairro, rua.
 - Distinguir o município observando semelhanças e diferenças entre o compõem a cidade.
 - Identificar e avaliar as ações do homem em sociedade e suas conseqüências em diferentes meios.
 - Reconhecer sinais de transito
 - Apreciar as datas comemorativas em grupo ou individual.
 - Identificar diferentes tipos de família.
 - Identificar diferentes tipos de moradias
 - Identificar sua rua
 - Identificando seu bairro
 - Identificando sua escola
 - Identificando seu município, suas autoridades,
 - Identificando os pontos cardeais.
 - Reconhecer as estações do ano,
 - Reconhecer e identificar os principais meios de transportes e comunicação utilizados pelo aluno e por sua família.
 - Reconhecer e identificar os principais sinais de transito para que possam utilizar corretamente.
 - Reconhecer a importância do trabalho e das profissões na vida em sociedade,
 - Desenvolver projetos; transito consciência fiscal e outros...
 - Reconhecer e identificar os diversos tipos de hino ( campo ver, mato grosso, nacional , independência e bandeira)
 - Motivar o aluno a zelar o espaço em que vive
 - Auxiliar o aluno a entender o que é descendência e quem ele é, formando conceitos necessários para a compreensão das relações sociais, solidariedade e interação;
 
CONTEÚDOS ( HISTÓRIA E GEOGRAFIA)
- Família
 - Casa
 - Rua
 - Bairro
 - Escola
 - Município
 - Poder Legislativo, Executivo e Judiciário.
 - Orientação
 - Tempo
 - Meios de transporte
 - Meios de comunicação
 - Transito
 - Trabalho
 - Datas comemorativas
 - Zona rural
 - Zona urbana
 - Reino da natureza
 - Relevo
 - Clima
 - Rio
 - Vegetação
 - Indústria
 - Comercio
 - Hinos
 
METODOLOGIA
aplicar os conteúdos listados através de aulas expositivas, atividades diversificadas, orais e escritas, lúdicas, intra e extra - classe, proporcionando condições para o desenvolvimento individual e coletivo dos educando levando em considerações suas limitações, potenciação, criatividade e interesse, fazendo da sala de aula um ambiente de conhecimento e descoberta trabalhando sempre através de temas, mini-projetos.
RECURSOS:
- Livros
 - Revistas
 - Jornais
 - Dicionários
 - Atividades orais
 - Jogos didáticos
 - Cartazes
 - Fichas
 - Mapas
 - Globo
 - Caderno
 - Lápis
 - Cola
 - Tesoura
 - Material sucata
 - Mural
 - Bola
 - Corda
 - TV, vídeo e DVD.
 - Retro projetor
 - Aparelho de som
 - CD
 - Recursos humanos
 - Internet
 - Entre outros
 
AVALIAÇÃO
O aluno será avaliado no seu dia-a-dia, em que será atribuído uma nota bimestral.
Será diagnosticado pelo professor com acompanhamento coletivo e individual, visando superar dificuldades, corrigindo falhas e estimulando a aprendizagem.
Através a avaliação o educando verifica suas conquistas e dificuldades, criando novas possibilidades para sua aprendizagem. Por outro lado, o professor analisa e reflete o processo de construção do conhecimento do aluno e sobre sua própria pratica docente a fim de reajustar suas intervenções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário