Plano Anual para o 3º ano do ensino fundamental
· CONTEÚDOS
· Obs. Os objetivos serão especificados nos planejamentos semanais.
· MATEMÁTICA
· Os números: o uso dos números, números de 0 a 99, centena, par e ímpar, comparação.
· Adição com total até 20
· Adição com total até 99
· Adição com total até 99 com reagrupamento
· Subtração com números até 20, subtração com números até 99, subtração com reagrupamento, envolvendo números até 99.
· Medidas de tempo: horas e minutos e calendário
· As idéias de Multiplicação
· Multiplicação por: 2, 3, 4, e 5
· Dobro, triplo e dúzia
· Multiplicação por : 6, 7, 8, 9, 10 e 0
· As ideias de divisão
· Divisões exatas e não exatas
· Numero racionais: metade ou meio, terço ou terça parte, quarto ou quarta parte, outras partes do inteiro.
· Formas geométricas espaciais: cubo, pirâmide, paralelepípedo, cilindro , esfera e cone.
· Formas geométricas planas e vistas: quadrado, retângulo, triângulo e círculo
· Segmento de reta
· Polígonos
· Circunferência e círculo
· Sistema de numeração decimal: números de 0 a 1.000
· Sistema Monetário: O Real
· Adição com total até 999
· Adição com total até 999 com reagrupamento
· Subtração envolvendo números até 999
· Subtração com reagrupamento, envolvendo números até 999
· Medidas de comprimento: o centímetro, o metro
· Multiplicação envolvendo números até 99
· Multiplicação com reagrupamentos, envolvendo números até 99
· Multiplicação envolvendo números até 999
· Multiplicação com reagrupamento, envolvendo números até 999
· Multiplicação envolvendo números terminados em 0
· Divisão envolvendo números até 99
· Divisão envolvendo números até 999
· Medidas de massa : comparação de massas entre os objetos
· Grama e quilograma
· Tabelas e gráficos: tabelas e gráfico de barras
· Simetria : figuras simétricas
· Localização e deslocamento: localização, caminhos e coordenadas
· Medidas de capacidade: comparação da capacidade dos objetos , o litro
· PORTUGUÊS
· Ortografia
· Passagem das letras do alfabeto para a letra cursiva ( maiúscula e minúscula). Vogais , consoantes e letras estrangeiras.
· Ordem alfabética
· Uso da letra maiúscula : nomes dos colegas com a letra cursiva e utilizando a letra maiúscula inicial em nomes próprios. Nomes de familiares. Nomes de lugares ( bairro, cidade, país, banco supermercado, etc.)
· Escrita do nome e do sobrenome com a letra cursiva
· Cópia de palavras e pequenos textos, como parlendas e poemas, trabalhando-se a caligrafia.
· Relação fonema e grafema ( a troca de uma letra já muda a palavra)
· Relação fonema/ grafema de letras com sons parecidos, como: p/b, d/t, f/v, g/c.
· Sons nasais: palavras com til ( ã ,ãs, ão, õe, ões)
· Palavras com sílabas complexas : ce, ci, ç, ge, gi ,qua, que, qui, gua, gue, gui, rr ( som forte), r(som brando), ss( som forte), s( som brando), vogais seguidas de “m” ou “n” ( an, am, en, em, ETC.). Plural de palavras que terminam com “m” ( am, ans, em , ens). Também são sons nasais. Regra ortográfica: “m”, antes de “p” e “b” e a maioria das palavras terminam com “m”. Antes de vogais escrevemos a letra h. Dígrafos: nh, lh, ch, encontros consonantais( br, cr, dr, fr, gr, pr, vr, bl, cl, fl, gl, pl, tl), vogais seguidas de “L” ( AL, El), vogais seguidas de “s” ( as, es) vogais seguidas de “ z”( az ,es). Vogais seguidas de l ou u. Sons do “X”, palavras que terminam com “o” ou “u”.
· Palavras com qu e gu,
· Palavras com g e j,
· Grafia dos diminutivos,
· Palavras com s e z,
· Palavras com c, ç, s e ss.
· Dígrafos, encontros vocálicos ( ditongo, tritongo e hiato) e encontros consonantais.
· Gramática
· Uso do dicionário
· Sílaba ( separar e contar) . Classificação quanto ao número de sílabas: monossílaba, dissílaba, trissílaba, polissílaba.
· Acentuação ( acento agudo e circunflexo)
· Classificação das palavras quanto a sílaba tônica ( oxítona, paroxítona, proparoxítona)
· Polissemia ( quando uma mesma palavra apresenta diferentes sentidos)
· Substantivos comuns e próprios, substantivo coletivo
· Substantivo masculino e feminino
· Artigos definidos e indefinidos
· Substantivos : singular e plural
· Grau dos substantivos: grafia de diminutivos e aumentativos
· Palavras derivadas
· Pronome ( eu , tu, ele, nós , vós eles)
· Adjetivo
· Adjetivo pátrio
· Estrutura frasal ( uso da letra maiúscula, espaço entre as palavras e pontuação)
· Ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação. Tipos de frases: afirmativa,negativa, interrogativa e exclamativa.
· Dois pontos e travessão
· Reticências
· Vírgula
· Verbo ( presente, passado e futuro)
· Leitura
· Leitura, compreensão e interpretação de textos, abordando diversos gêneros textuais e seus suportes , tais como : poemas e poesias, uso do dicionário, criação de acrósticos, narrativas ( contos populares, fábulas, histórias de contos de fadas e outras histórias de autores interessantes), convites,cartas, bilhetes, ingressos, diários, textos jornalísticos, anedotas, entrevistas, receitas, história em quadrinhos, textos expositivos e argumentativos, instrucionais, crônicas, foto-legenda, trecho de novela e lendas.
· Produções textuais
· Produção de vários gêneros textuais, sendo os mesmos do tópico de leitura , como: poemas e poesias, uso do dicionário, criação de acrósticos, narrativas ( contos populares, fábulas, histórias de contos de fadas e outras histórias de autores interessantes), convites,cartas, bilhetes, ingressos, diários, textos jornalísticos, anedotas, entrevistas, receitas, história em quadrinhos, textos expositivos e argumentativos, instrucionais, crônicas, foto-legenda, trecho de novela e lendas.
Os conteúdos das disciplinas de ciências, história e geografia serão desenvolvidos de forma interdisciplinar entre as mesmas e também com as disciplinas de português e matemática em forma de projetos, porém estes não serão uma grade , tendo conteúdos essencias que muitas vezes não farão parte do projeto, sendo desenvolvidos à parte em uma sequência didática , sendo quando necessário inseridos no tema trabalhado.
· CIÊNCIAS
· Terra e Universo: estudando o planeta Terra, movimento de rotação, movimento de translação, as estações do ano, luz e sombra, o sistema solar.
· Vento: uma fonte de energia: ar em movimento, formação dos ventos, direção dos ventos, velocidade dos ventos, força do vento.
· Importância do solo: formação do solo, como o solo é estudado, permeabilidade do solo, poluição do solo.
· Água e saúde: água vai, água vem, ciclo da água, o nascimento de um rio, água e saúde.
· Separação dos materiais de uma mistura: materiais que se misturam completamente, materiais que não se misturam completamente, água : dissolvente universal, separando misturas, economia do uso da água.
· Preservação do meio ambiente: saneamento básico, abastecimento e tratamento da água, coleta de lixo, destino do lixo, direito e deveres do cidadão.
· Seres vivos : classificação dos seres vivos, os reinos, nem reino vegetal e nem reino animal, produtos de origem animal e vegetal.
· Reprodução dos seres vivos: o começo de uma nova vida animal, reprodução do ser humano, cuidados com os bebês e os filhotes, o começo de uma nova vida vegetal.
· Corpo humano: partes do corpo, tipos de humanos, pessoas com deficiências, terceira idade.
· GEOGRAFIA
· A moradia: a localização da moradia, tipos de moradias, a moradia dos índios Yanomani, o tamanho dos objetos, cuidados com a moradia.
· A sala de aula: objetos e organização da sala de aula, representação da sala de aula.
· A escola: as diferentes escolas, escola e trabalho, planta da escola, a conservação da escola, o problema do lixo, a escola dos índios
· As ruas
· Trajeto de casa a escola, o trânsito, os arredores da escola.
· O Bairro : bairro que está a escola e o bairro que vivem, os bairros são diferentes, bairro no campo e na cidade, pluralidade cultural no bairro, cidadania e convivência entre as pessoas ( direitos e deveres) .
· Representação da paisagem , fotografias , plantas e maquetes, a maquete dos arredores da escola, localização de lugares, orientação pelos pontos cardeais., utilização dos pontos cardeais.
· Transformações das paisagens: a paisagem e seus elementos, a paisagem é transformada.
· A paisagem dos arredores da escola
· Os espaços do bairro, espaços de lazer, parques e praças no bairro.
· Serviços públicos: como funcionam os serviços públicos, quem paga pelos serviços públicos, os serviços públicos no lugar que moro.
· Problemas no bairro: o ambiente em perigo, as condições de moradia.
· O município, a administração do meu município ( O município de Niterói).
· HISTÓRIA
· Minha história pessoal: meu nome, minha autobiografia, minhas predileções, minha certidão de nascimento, minha carteira de identidade, linha do tempo, meu aniversário.
· A escola em que estudo, ambientes da escola, a história da escola em que estudo, funcionários da escola, materiais e conservação destes, direitos e deveres na escola, elaboração dos direitos e deveres ( combinados), um dia em minha escola, quadro das minhas aulas, escolas de antigamente.
· A família: composição familiar, as famílias são diferentes, formação da família, meus familiares, árvore genealógica.
· Moradias:
Moradias de ontem e hoje: dois modelos históricos de construção.
· Ruas e bairros: um pedaço da cidade.
· As Cidades: cidade também tem história ( A cidade de Niterói)
· O trabalho na cidade: profissões antigas e atuais, cartas de reclamação (cidadania)
· A formação das cidades
O desenvolvimento das cidades brasileiras: fortes e fortalezas.
· A primeira vila e a primeira capital do Brasil
· Meios de transporte por terra: presente e passado
· Meios de transporte pelas águas e pelos ares.
· Patrimônio imaterial, transporte aéreo, segurança no trânsito.
· A comunicação é universal: a comunicação impressa, outros meios de comunicação
· Trabalho e escravidão: o trabalho no engenho de açúcar, o trabalho nas fábricas, as reivindicações por melhores salários e condições de trabalho., as fábricas de brinquedos, voluntariado.
· Os indígenas: quem são os indígenas, o dia a dia em uma aldeia indígena, diversidade cultural
· Trabalho e lazer: como o teatro acontece, o circo é um espetáculo muito antigo, o escritor inventor de histórias, teatro de bonecos.