Plano Anual para o 3º ano do ensino fundamental
·       CONTEÚDOS
·         Obs. Os objetivos serão especificados nos planejamentos semanais.
·       MATEMÁTICA
·         Os números: o uso dos números, números de 0 a 99, centena, par e ímpar, comparação.
·         Adição com total até 20
·         Adição com total até 99
·         Adição com total até 99 com reagrupamento
·         Subtração com números até 20, subtração com números  até 99, subtração com reagrupamento, envolvendo números até 99.
·         Medidas de tempo: horas e minutos e calendário
·         As idéias de Multiplicação 
·         Multiplicação por: 2, 3, 4, e 5
·         Dobro, triplo e dúzia
·         Multiplicação por : 6, 7, 8, 9, 10 e 0
·         As ideias de divisão
·         Divisões exatas e não exatas
·         Numero racionais:  metade ou meio, terço ou terça parte, quarto ou quarta parte, outras partes do inteiro.
·         Formas geométricas espaciais:  cubo, pirâmide, paralelepípedo, cilindro , esfera e cone.
·         Formas geométricas planas e vistas: quadrado, retângulo, triângulo e círculo
·         Segmento de reta
·         Polígonos
·         Circunferência e círculo
·         Sistema de numeração decimal: números de 0  a  1.000
·         Sistema Monetário:  O Real
·         Adição  com total até 999
·         Adição com total até 999 com reagrupamento
·         Subtração envolvendo números  até 999
·         Subtração com reagrupamento, envolvendo números até 999
·         Medidas de comprimento: o centímetro, o metro
·         Multiplicação envolvendo números até 99
·         Multiplicação com reagrupamentos, envolvendo números até 99
·         Multiplicação  envolvendo números até 999
·         Multiplicação  com reagrupamento, envolvendo números até 999
·         Multiplicação envolvendo números terminados em 0
·         Divisão envolvendo números até 99
·         Divisão envolvendo números até 999
·         Medidas  de massa : comparação de massas entre os objetos
·         Grama e quilograma
·         Tabelas e gráficos: tabelas e gráfico de barras
·         Simetria :  figuras simétricas
·         Localização e deslocamento: localização, caminhos  e coordenadas
·         Medidas de capacidade: comparação  da capacidade dos objetos , o litro
·       PORTUGUÊS
·        Ortografia
·         Passagem das letras do alfabeto para a letra cursiva ( maiúscula e minúscula).  Vogais , consoantes e letras estrangeiras.
·          Ordem alfabética
·          Uso da letra maiúscula : nomes dos colegas com a letra cursiva e utilizando a letra maiúscula inicial em nomes próprios. Nomes de familiares. Nomes de lugares ( bairro, cidade, país, banco supermercado, etc.)
·         Escrita do nome e do sobrenome com a letra cursiva
·         Cópia de palavras e pequenos textos, como parlendas e poemas, trabalhando-se a caligrafia.
·         Relação fonema e grafema ( a troca de uma letra já muda a palavra)
·         Relação fonema/ grafema de letras com sons parecidos, como: p/b, d/t, f/v, g/c.
·         Sons nasais: palavras com til  ( ã ,ãs, ão, õe, ões)
·         Palavras com sílabas complexas :  ce, ci, ç, ge, gi ,qua, que, qui, gua, gue, gui,  rr ( som forte), r(som brando), ss( som forte), s( som brando), vogais seguidas de “m” ou  “n” ( an, am, en, em, ETC.). Plural de palavras que terminam com “m” ( am, ans, em , ens). Também são sons nasais. Regra ortográfica:  “m”, antes de  “p” e “b” e a maioria das palavras terminam com  “m”.  Antes de vogais  escrevemos a letra h. Dígrafos: nh, lh, ch, encontros consonantais( br, cr, dr, fr, gr, pr, vr, bl, cl, fl, gl, pl, tl), vogais seguidas de “L” ( AL, El), vogais seguidas de “s” ( as, es) vogais seguidas de “ z”( az ,es). Vogais seguidas de l ou u. Sons do  “X”, palavras que terminam com “o” ou “u”.
·         Palavras com qu e gu,
·         Palavras com g e j,
·         Grafia dos diminutivos,
·         Palavras com s e z,
·          Palavras com c, ç, s e ss.
·         Dígrafos, encontros vocálicos ( ditongo, tritongo e hiato) e encontros consonantais.
·        Gramática
·         Uso  do dicionário
·         Sílaba ( separar e contar) . Classificação quanto ao número de sílabas: monossílaba, dissílaba, trissílaba, polissílaba.
·         Acentuação ( acento agudo e circunflexo)
·         Classificação das palavras quanto a sílaba tônica ( oxítona, paroxítona, proparoxítona)
·         Polissemia ( quando uma mesma palavra apresenta diferentes sentidos)
·         Substantivos comuns e próprios, substantivo coletivo
·         Substantivo masculino e feminino
·         Artigos definidos e indefinidos
·         Substantivos : singular e plural
·         Grau dos substantivos: grafia de diminutivos e aumentativos
·         Palavras derivadas
·         Pronome ( eu , tu, ele, nós , vós eles)
·         Adjetivo
·         Adjetivo pátrio
·         Estrutura frasal ( uso da letra maiúscula, espaço entre as palavras e pontuação)
·     Ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.  Tipos de frases: afirmativa,negativa, interrogativa e exclamativa.
·         Dois pontos e travessão
·         Reticências
·         Vírgula
·         Verbo ( presente, passado e futuro)
·        Leitura
·         Leitura, compreensão e interpretação de textos, abordando diversos gêneros textuais e seus suportes , tais como :  poemas e poesias, uso do dicionário, criação de acrósticos, narrativas ( contos populares, fábulas, histórias de contos de fadas e outras histórias de autores interessantes),  convites,cartas, bilhetes, ingressos,  diários, textos jornalísticos, anedotas, entrevistas, receitas, história em quadrinhos, textos expositivos e argumentativos,  instrucionais, crônicas, foto-legenda, trecho de novela e lendas.
·        Produções textuais
·         Produção de vários gêneros textuais,  sendo os mesmos do tópico de leitura , como: poemas e poesias, uso do dicionário, criação de acrósticos, narrativas ( contos populares, fábulas, histórias de contos de fadas e outras histórias de autores interessantes),  convites,cartas, bilhetes, ingressos,  diários, textos jornalísticos, anedotas, entrevistas, receitas, história em quadrinhos, textos expositivos e argumentativos,  instrucionais, crônicas, foto-legenda, trecho de novela e lendas.
Os conteúdos das disciplinas de ciências, história e geografia serão desenvolvidos de forma interdisciplinar entre as mesmas e também com as disciplinas de português e matemática em forma de projetos, porém estes não serão uma grade , tendo conteúdos essencias que muitas vezes não farão parte do projeto, sendo desenvolvidos à parte em uma sequência didática , sendo quando necessário inseridos no tema trabalhado.
·         CIÊNCIAS
·         Terra e Universo: estudando o planeta Terra, movimento de rotação, movimento de translação, as estações do ano, luz e sombra, o sistema solar.
·         Vento: uma fonte de energia: ar em movimento, formação dos ventos, direção dos ventos, velocidade dos ventos, força do vento.
·         Importância do solo: formação do solo, como o solo é estudado, permeabilidade do solo, poluição do solo.
·         Água e saúde:  água vai,  água vem, ciclo da  água, o nascimento de um rio, água e saúde.
·         Separação dos materiais de uma mistura: materiais que se misturam completamente, materiais que não se misturam completamente, água : dissolvente universal, separando misturas, economia do uso da água.
·         Preservação do meio ambiente: saneamento básico, abastecimento e tratamento da água, coleta de lixo, destino do lixo, direito e deveres do cidadão.
·         Seres vivos : classificação dos seres vivos, os reinos, nem reino vegetal e nem reino animal, produtos de origem animal e vegetal.
·         Reprodução dos seres vivos: o começo de uma nova vida animal, reprodução do ser humano, cuidados com os bebês e os filhotes, o começo de uma nova vida vegetal.
·         Corpo humano:  partes do corpo, tipos de humanos, pessoas com deficiências, terceira idade.
·         GEOGRAFIA
·         A moradia: a localização da moradia, tipos de moradias, a moradia dos índios Yanomani, o tamanho dos objetos, cuidados com a moradia.
·         A  sala de aula: objetos e organização da sala de aula, representação da sala de aula.
·         A  escola: as diferentes escolas, escola e trabalho, planta da escola, a conservação da escola, o problema do lixo, a escola dos índios
·         As ruas
·         Trajeto de casa a escola, o trânsito, os arredores da escola.
·         O Bairro : bairro que está a escola e o bairro que vivem, os bairros são diferentes, bairro no campo e na cidade, pluralidade cultural no bairro, cidadania e convivência  entre as pessoas ( direitos e deveres) .
·         Representação da  paisagem , fotografias , plantas e maquetes, a maquete dos arredores da escola, localização de lugares, orientação pelos pontos cardeais., utilização dos pontos cardeais.
·         Transformações das paisagens: a paisagem e seus elementos, a paisagem é transformada.
·         A paisagem dos arredores da escola
·         Os espaços  do bairro, espaços de lazer, parques e praças no bairro.
·         Serviços públicos: como funcionam os serviços públicos, quem paga pelos serviços públicos, os serviços públicos no lugar que moro.
·         Problemas  no bairro: o ambiente em perigo, as condições de moradia.
·         O município, a administração do  meu município  ( O município de Niterói).
 
  
·         HISTÓRIA
·         Minha história pessoal: meu nome, minha autobiografia, minhas predileções, minha certidão de nascimento, minha carteira de identidade, linha do tempo, meu aniversário.
·         A escola em que estudo, ambientes da escola, a história da escola em que estudo, funcionários da escola, materiais e conservação destes, direitos e deveres na escola, elaboração dos direitos e deveres ( combinados), um dia em minha escola, quadro das minhas aulas, escolas de antigamente.
·         A família: composição familiar, as famílias são diferentes, formação da família, meus familiares, árvore genealógica.
·         Moradias:
Moradias de ontem e hoje: dois modelos históricos de construção.
·         Ruas e bairros: um pedaço da cidade.
·          As Cidades:  cidade também tem história ( A cidade de Niterói)
 
·         O trabalho na cidade: profissões antigas e atuais, cartas de reclamação (cidadania)
·         A formação das cidades
O desenvolvimento das cidades brasileiras: fortes e fortalezas.
·         A primeira vila  e a primeira capital do Brasil
·         Meios de transporte por terra: presente e passado
·         Meios de transporte pelas águas e pelos ares.
·         Patrimônio imaterial, transporte aéreo, segurança no trânsito.
·         A comunicação é universal: a comunicação impressa, outros meios de comunicação
·         Trabalho e escravidão: o trabalho no engenho de açúcar, o trabalho nas fábricas, as reivindicações por melhores salários e condições de trabalho., as fábricas de brinquedos, voluntariado.
·         Os indígenas:  quem são os indígenas, o dia a dia em uma aldeia indígena, diversidade cultural
·         Trabalho e lazer: como o teatro acontece, o circo é um espetáculo muito antigo, o escritor inventor de histórias, teatro de bonecos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário