"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 4 de abril de 2013

SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL
N.E.I.E.F ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIR GAMA
PÓLO EDUCACIONAL XIV ALTO DA SANTA CRUZ S/N CÍCERO DANTAS-BA

SÉRIE / ANO:TURMA:A/B     TURNO: M/V
DISCIPLINA: Ciências
PROFESSOR(A):Valdéria Ribeiro Santos Matos
PLANO DE CURSO – 2013

OBJETIVO GERAL DA UNIDADE
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
*Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive e formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar.
* Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais e reconhecer semelhanças e diferenças entre eles e reconhecer algumas permanências e transformações sociais, econômicas e culturais nas vivências cotidianas das famílias, no tempo e no mesmo espaço de convivência.
* Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive e identificado as  relações entre o conhecimento cientifica, produção de tecnologia e condições de vida, no mundo de hoje e sua evolução  histórica da ciências.
 .

* Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar,

*********************** METODOLOGIAS UTILIZADAS ***********************
As aulas serão desenvolvidas numa interação utilizando – se dos recursos como: Exploração oral; Discussão de pesquisas;  Levantamento de questões;Reflexão e discussão em grupo;Relatos de experiências pessoais; Projetos de estudos;Seqüências de atividades;Estudo de textos;Experimentos ;Uso de recursos midiático.
                                            *********************** AVALIAÇÕES UTILIZADAS ***********************
Será: contínua, diagnóstica, formativa e somatória por meio de: Trabalhos escritos e orais; Debates, estudo dirigido; pesquisa; criatividade e desembaraço nas mais diferentes formas de expressão; responsabilidade, interesse, curiosidade e criticas buscando novos conhecimentos e através de prova oral e escrita.

CONTEÚDOS DA UNIDADE
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
Terra e universo
Estudando o planeta terra
Movimento de rotação e de translação
As estações do ano
Luz e sombra
O sistema solar
Vento: uma fonte de energia
Ar em movimento
Formação dos Ventos
Direção, velocidade e força dos ventos.
Importância do solo
Formação do solo
Como o solo é estudado?
Permeabilidade do solo
Poluição do solo










Água e saúde
Água vai... Água vem
Ciclo da água
O nascimento de um rio
Água e saúde
Separação das matérias de uma mistura
Matérias que se misturam e que não se misturam completamente
Água: dissolvente universal
Separando misturas
















Preservação do ambiente
Saneamento básico
Abastecimento e tratamento de água
Coleta e destino do lixo
Direitos e deveres do cidadão
Estudando os seres vivos
Classificando os seres vivos
Os Reinos
Nem reino vegetal nem reino animal
Produtos de origem animal e vegetal















Como os seres vivos se reproduzem
O começo de uma nova vida animal
Reprodução do ser humano
Cuidados com os bebes e com os filhotes
O começo de uma nova vida vegetal
Conhecendo o corpo humano
O corpo humano
Partes do corpo
Tipos humanos
Pessoas com deficiências
Terceira idade



PROJETOS DAS UNIDADES
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
Projeto de leitura de leitura: Circo na escola
Projeto: historia do Município de Cícero Dantas

Projeto: Matemática Lúdica
Projeto: Viajando pelo mundo das fabulas


REFERÊNCIAS
CENTURION, Marília Ramos. Coleção Porta Aberta: 3° ano Ciências/ Arnaldo Bento Rodrigues, Maria Batista dos Santos Neto, Ângela Bernardes de Andrade Gil, Sueli Fanizzi. – São Paulo: FTD, 2011.
BRASIL,Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa/ Secretaria de  Educação Fundamental I. Ensino de primeira à quarta série  –Brasília : MEC/SEF, 1997. Eu Gosto –integrado de 1º ao 5º ano ( exemplar próprio)- Revista Nova Escola ( exemplar próprio)- Internet – Google.
Cícero Dantas – Bahia, _____/_____/_______.


APROVADO PELA COORDENAÇÃO DO PÓLO EDUCACIONAL - XI

APROVADO PELA COORDENAÇÃO DA SEMEC
_____/______/_______.
_____/______/_______.

ASINATURA DO DIRETOR ESCOLAR


ASSINATURA DO COORDENADOR

ASSINATURAS DOS IMES – I e II

PARECER DESCRITIVO DA COORDENAÇÃO DA SEMEC






SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL
N.E.I.E.F ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO GAMA
PÓLO EDUCACIONAL XIV ALTO DA SANTA CRUZ S/N CÍCERO DANTAS-BA
PROFESSOR(A):Valdéria Ribeiro Santos Matos
DISCIPLINA: Historia e GeografiaSÉRIE / ANO:TURMA:A/B     TURNO: M/V
PLANO DE CURSO – 2013

OBJETIVO GERAL DA UNIDADE
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
* . *Integrar a criança no meio em que vive, como ser social atuante, capaz de modificá-lo e desenvolver o espírito crítico com uma formação voltada para a compreensão e transformação da realidade, visando a formação do cidadão e conhecendo sua identidade e origem na história , valorizando as diferentes culturas percebendo a formação de um País.
* Conhecer os aspectos culturais de um determinado povo ou região para o entendimento do processo de desenvolvimento escolar. Entendendo o passado também é importante para a compreensão do presentereconhecendo as mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em outras comunidades, próximas ou distantes no tempo e no espaço.

* Conhecer e saber usar procedimentos de pesquisa da geografia para compreender o espaço, a paisagem, o território e o lugar, seus processos de construção, identificando suas relações, problemas e contradições; Identificando e avaliando as ações dos homens em sociedade e suas conseqüências em diferentes espaços e tempos, de modo a construir referenciais que possibilitem uma participação propositiva e reativa nas questões sócio-ambientais locais.
* Organizar alguns repertórios geográficos, históricos – culturais que lhes permitam localizar acontecimentos numa multiplicidade de tempo, de modo a formular explicações para algumas questões do presente e do passado eutilizando métodos de pesquisas e de produção de textos de conteúdo histórico egeográfico, aprendendo a ler diferentes registros escritos, iconográficos, sonoros e compreender a espacialidade e temporalidade dos fenômenos geográficos estudados em suas dinâmicas e interações.
*********************** METODOLOGIAS UTILIZADAS ***********************
As aulas serão desenvolvidas numa interação utilizando – se dos recursos: • cantinho da leitura, historinhas ,dinâmicas diversas ,poesias, livro didático ,conversa informal ,jornais , quadro e giz ,bingo ,brincadeiras , materiais concretos ,dramatização , cartazes ,rodinha de conversa ,livros
literários ,desenho livre , TV- DVD , musicas , filmes ,som –jogos – fantoches -produção de texto -colagem recortes –apresentações -teatro
 

                                   *********************** AVALIAÇÕES UTILIZADAS ***********************
Será Através do conhecimento diagnosticando os níveis, observando diariamente as atividades de sala, participação, interação e organização.
Serão realizadas provasescritas de forma contextualizada. Espera-se que o aluno consiga até o final do ano letivo chegar ao objetivo que desejamos


CONTEÚDOS DA UNIDADE
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
SER CIDADÃO
Ser solidário.
Cada coisa a seu tempo.
Todos nós temos responsabilidades
O que você aprendeu.
Documentos
O mundo que queremos: A maioria decide.
O TEMPO NÃO PARA
Como perceber a passagem do tempo.
Medidas do tempo.
Viajando no tempo com os relógios.
O calendário.
O que você aprendeu.
Para ler e escrever melhor: Um calendário diferente.


TEMPO DE SE ALIMENTAR
A alimentação dos povos indígenas.
A culinária de outros povos.
Alguns pratos brasileiros.
O que você aprendeu.
Para ler e escrever melhor: O alimento de cada dia.
A MÚSICA TAMBÉM TEMHISTÓRIA
A música e a história
 A música de diferentes povos
A música brasileira
Alguns estilos musicais do presente
O que você aprendeu
O mundo que queremos: O grafite
A CHEGADA DA ELETRICIDADE
O mundo mudou com eletricidade.
O Brasil também mudou com a eletricidade.
A iluminação das ruas.
O que você aprendeu
O mundo que queremos: evitar o desperdício de luz elétrica.
O TRABALHO DE TODOS
O trabalho está em todo lugar
Trabalhadores do passado e do presente
 O trabalho no presente
O que você aprendeu
Para ler e escrever melhor: A profissão de cocheiro

OS TRANSPORTES ONTEM E HOJE
Os meios de transporte do passado.
A chegada de outros meios de transporte ao Brasil.
Invenções e inventores que mudaram o mundo.
O que você aprendeu.
Para ler e escrever melhor: Transporte urbano para todos.      

O MUNDO DA COMUNICAÇÃO
A comunicação e a imprensa.
O rádio.
A televisão.
Os novos meios de comunicação.
O que você aprendeu.
O mundo que queremos: Fora do ar.



Conteúdos da Unidade
I Unidade
II Unidade
III Unidade
IV Unidade
LUGARES E PAISAGENS
A paisagem e seuselementos.
As paisagens são transformadas.
Modos de vida diferentes: paisagens diferentes.
O que você aprendeu
O mundo que queremos: Jeitos de morar e atitudes da convívio.
O MUNICIPIO E SUAS PAISAGENS
O município.
Paisagens do município.
Observando o município de diferentes pontos de vista.
O que você aprendeu.
Agua no município.
Os riosdo município.
MUNICÍPIO: HISTÓRIA E REPRESENTAÇÃO
Todo município tem uma história.
A representação do município.
Orientando-se no município.
O que você aprendeu.
Para ler e escrever melhor: Ahistória de Cicero Dantas.
Agricultura


A POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO
Quem vive no município.
Gente que chega,gente que vai.
As atividades da população do município.
Que direção tomar para se divertir?
O que você aprendeu.
O mundo que queremos: Os serviços públicos do município.
O trabalho nas indústrias.















PROJETOS DAS UNIDADES
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
Projeto de leitura de leitura: Circo na escola
Projeto: historia do Município de Cícero Dantas

Projeto: Matemática Lúdica
Projeto: Viajando pelo mundo das fabulas

REFERÊNCIAS
MAESTU, Juliana.  Projeto Buriti: historia e geografia\ organização Editora moderna-2ª ed- São Paulo:moderna,2011
BRASIL,Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa/ Secretaria deEducação Fundamental I. Ensino de primeira à quarta série–Brasília : MEC/SEF, 1997. Eu Gosto –integrado de 1º ao 5º ano ( exemplar próprio)- Revista Nova Escola ( exemplar próprio)- Internet – Google.

Cícero Dantas – Bahia, _____/_____/_______.

APROVADO PELA COORDENAÇÃO DO PÓLO EDUCACIONAL - XI

APROVADO PELA COORDENAÇÃO DA SEMEC
_____/______/_______.
_____/______/_______.

ASINATURA DO DIRETOR ESCOLAR


ASSINATURA DO COORDENADOR

ASSINATURAS DOS IMES – I e II

PARECER DESCRITIVO DA COORDENAÇÃO DA SEMEC














SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL
N.E.I.E.F ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO GAMA
PÓLO EDUCACIONAL XIV ALTO DA SANTA CRUZ S/N CÍCERO DANTAS-BA
PROFESSOR(A):Valdéria Ribeiro Santos Matos
DISCIPLINA: Matemática     SÉRIE / ANO: 3º   TURMA:A/B     TURNO: M/V
PLANO DE CURSO – 2013

OBJETIVO GERAL DA UNIDADE
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
* Conduzir o educando aos conhecimentos matemáticos como meio para compreender o mundo a sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, características da matemática. Como: aspecto que estimula a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver situação problema.
* Interpretar e produzir escritas numéricas, levantando hipóteses sobre elas, com base na observação de  regularidades ,  utilizando- se da linguagem oral, de registros informais e da linguagem matemática.

* Comunicar-se matematicamente, ou seja, descrever, representar e apresentar resultados com precisão e argumentar sobre suas conjecturas, fazendo uso da linguagem oral e estabelecendo relações entre ela e diferentes representações matemáticas.
* Sentir-se seguro da própria capacidade de construir conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a auto-estima e a perseverança na busca de soluções e resolver situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como dedução, indução, intuição, analogia, estimativa, e utilizando conceitos, atitudes e procedimentos matemáticos, bem como instrumentos tecnológicos disponíveis.
*********************** METODOLOGIAS UTILIZADAS ***********************
As metodologias    serão utilizadas através dos  nossos objetivos aplicando nos conteúdos listados através de aulas expositivas, atividades diversificadas, orais e escritas, lúdicas, intra e extra - classe, proporcionando condições para o desenvolvimento individual e coletivo dos educando levando em considerações suas limitações, potenciação, criatividade e interesse, fazendo da sala de aula um ambiente de conhecimento e descoberta trabalhando sempre através de temas, mini-projetos.Usaremos para desenvolver nossas aulas recursos diversos como: , quadro e giz ,bingo ,atividades mimeografada;Cartazes;Tesoura, cola,lápis de cor,pincéis;Régua;Livros;Material dourado;Revistas;Livros infantis;Aula experimental;Receitas;Vendinhas; Painel cultural.
                                            *********************** AVALIAÇÕES UTILIZADAS ***********************
O aluno será avaliado no seu dia –a –dia, em que Será diagnosticado pelo professor com será lhe atribuído uma nota bimestral.acompanhamento coletivo e individual, visando estimulando superar dificuldades, corrigindo falhas e a aprendizagem.Através a avaliação o educando verifica suas conquistas e dificuldades, criando novas possibilidades para sua aprendizagem. Por outro lado, o professor analisa e reflete o processo de construção do conhecimento do aluno e sobre sua própria pratica docente a fim de reajustar suas intervenções.
CONTEÚDOS DA UNIDADE
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
Espaço e forma
.Triângulos e quadriláteros no tangram
Figuras simétricas

Medida e ordem
Número na régua: o centímetro
Medindo com a régua
Números que indicam ordem
Dias da semana
Meses do ano
Dias do mês
Lendo as horas
O número e seus usos
Os números na informação e na contagem
A representação digital
Sequência numérica
Sucessor e antecessor
“Maior que’’ e Menor que’’”.
Formas de comprar
Par ou impa Dezena
Compondo e decompondo números
Fazendo arredondamento
Antigo sistema de numeração
Contando com os maias
Contando com os egípcios
Contando com os romanos
Espaço e forma
Formas geométricas espaciais em construção
As faces das formas geométricas espaciais
Os vértices e as arestas das formas geométricas espaciais
Adição e subtração sem reagrupamento
Juntar e acrescentar
Adição com mais de dois números
Tirando quanto resta?
Vamos comprar?
Qual é a diferença?
Subtração sem reagrupamento











Adição e subtração com reagrupamento
Adição com reagrupamento
Adição com mais de dois números com reagrupamento
Subtração com reagrupamento
As ideias da multiplicação
Adição de parcelas iguais
Organização retangular
Multiplicação por 2 e por 3
Dobro e triplo
Multiplicação por e por 5
Quádruplo e quíntuplo
 Multiplicação por 6, 7, 8,9 e 10.
Padrões geométricos e multiplicação sem e com reagrupamento
Idéia combinatória e de proporção
As ideias da divisão
Dividindo meio a meio
Repartindo em partes iguais
Medindo com a divisão
Dúzia e meia dúzia
Divisão exata com quociente e de 2 algarismos
Subtraindo para dividir
Divisão não exata e o uso do algoritmo
Sequência numérica e a centena
Centenas
Compondo e decompondo números
Comparando quantidade maior que 100
Mais sobre as operações
Adição e subtração sem reagrupamento
Multiplicação sem e com reagrupamento
Divisão
Mais sobre as medidas
Medidas de comprimento: palmo, pé, passo, metro.
Medidas de massa: quilograma
Medida de capacidade: litro
Medida de tempo: minuto



PROJETOS DAS UNIDADES
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
Projeto de leitura de leitura: Circo na escola
Projeto: historia do Município de Cícero Dantas

Projeto: Matemática Lúdica
Projeto: Viajando pelo mundo das fabulas

REFERÊNCIAS

CENTURION, Marília Ramos. Coleção Porta Aberta: 3° ano Matemática/ Arnaldo Bento Rodrigues, Maria Batista dos Santos Neto, Ângela Bernardes de Andrade Gil, Sueli Fanizzi. – São Paulo: FTD, 2011.
BRASIL,Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa/ Secretaria de  Educação Fundamental I. Ensino de primeira à quarta série  –Brasília : MEC/SEF, 1997. Eu Gosto –integrado de 1º ao 5º ano ( exemplar próprio)- Revista Nova Escola ( exemplar próprio)- Internet – Google.
Cícero Dantas – Bahia, _____/_____/_______.