"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 4 de abril de 2013

SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL
N.E.I.E.F ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIR GAMA
PÓLO EDUCACIONAL XIV ALTO DA SANTA CRUZ S/N CÍCERO DANTAS-BA

SÉRIE / ANO:TURMA:A/B     TURNO: M/V
DISCIPLINA: Ciências
PROFESSOR(A):Valdéria Ribeiro Santos Matos
PLANO DE CURSO – 2013

OBJETIVO GERAL DA UNIDADE
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
*Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive e formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar.
* Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais e reconhecer semelhanças e diferenças entre eles e reconhecer algumas permanências e transformações sociais, econômicas e culturais nas vivências cotidianas das famílias, no tempo e no mesmo espaço de convivência.
* Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive e identificado as  relações entre o conhecimento cientifica, produção de tecnologia e condições de vida, no mundo de hoje e sua evolução  histórica da ciências.
 .

* Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar,

*********************** METODOLOGIAS UTILIZADAS ***********************
As aulas serão desenvolvidas numa interação utilizando – se dos recursos como: Exploração oral; Discussão de pesquisas;  Levantamento de questões;Reflexão e discussão em grupo;Relatos de experiências pessoais; Projetos de estudos;Seqüências de atividades;Estudo de textos;Experimentos ;Uso de recursos midiático.
                                            *********************** AVALIAÇÕES UTILIZADAS ***********************
Será: contínua, diagnóstica, formativa e somatória por meio de: Trabalhos escritos e orais; Debates, estudo dirigido; pesquisa; criatividade e desembaraço nas mais diferentes formas de expressão; responsabilidade, interesse, curiosidade e criticas buscando novos conhecimentos e através de prova oral e escrita.

CONTEÚDOS DA UNIDADE
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
Terra e universo
Estudando o planeta terra
Movimento de rotação e de translação
As estações do ano
Luz e sombra
O sistema solar
Vento: uma fonte de energia
Ar em movimento
Formação dos Ventos
Direção, velocidade e força dos ventos.
Importância do solo
Formação do solo
Como o solo é estudado?
Permeabilidade do solo
Poluição do solo










Água e saúde
Água vai... Água vem
Ciclo da água
O nascimento de um rio
Água e saúde
Separação das matérias de uma mistura
Matérias que se misturam e que não se misturam completamente
Água: dissolvente universal
Separando misturas
















Preservação do ambiente
Saneamento básico
Abastecimento e tratamento de água
Coleta e destino do lixo
Direitos e deveres do cidadão
Estudando os seres vivos
Classificando os seres vivos
Os Reinos
Nem reino vegetal nem reino animal
Produtos de origem animal e vegetal















Como os seres vivos se reproduzem
O começo de uma nova vida animal
Reprodução do ser humano
Cuidados com os bebes e com os filhotes
O começo de uma nova vida vegetal
Conhecendo o corpo humano
O corpo humano
Partes do corpo
Tipos humanos
Pessoas com deficiências
Terceira idade



PROJETOS DAS UNIDADES
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
Projeto de leitura de leitura: Circo na escola
Projeto: historia do Município de Cícero Dantas

Projeto: Matemática Lúdica
Projeto: Viajando pelo mundo das fabulas


REFERÊNCIAS
CENTURION, Marília Ramos. Coleção Porta Aberta: 3° ano Ciências/ Arnaldo Bento Rodrigues, Maria Batista dos Santos Neto, Ângela Bernardes de Andrade Gil, Sueli Fanizzi. – São Paulo: FTD, 2011.
BRASIL,Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa/ Secretaria de  Educação Fundamental I. Ensino de primeira à quarta série  –Brasília : MEC/SEF, 1997. Eu Gosto –integrado de 1º ao 5º ano ( exemplar próprio)- Revista Nova Escola ( exemplar próprio)- Internet – Google.
Cícero Dantas – Bahia, _____/_____/_______.


APROVADO PELA COORDENAÇÃO DO PÓLO EDUCACIONAL - XI

APROVADO PELA COORDENAÇÃO DA SEMEC
_____/______/_______.
_____/______/_______.

ASINATURA DO DIRETOR ESCOLAR


ASSINATURA DO COORDENADOR

ASSINATURAS DOS IMES – I e II

PARECER DESCRITIVO DA COORDENAÇÃO DA SEMEC






Nenhum comentário:

Postar um comentário