SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL
N.E.I.E.F
ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO GAMA
PÓLO EDUCACIONAL XIV ALTO DA SANTA CRUZ S/N CÍCERO DANTAS-BA
PROFESSOR(A):Valdéria Ribeiro Santos Matos
DISCIPLINA: Historia e GeografiaSÉRIE / ANO: 3ºTURMA:A/B TURNO: M/V
PLANO DE CURSO – 2013
OBJETIVO GERAL DA UNIDADE
|
|||
I UNIDADE
|
II UNIDADE
|
III UNIDADE
|
IV UNIDADE
|
* . *Integrar
a criança no meio em que vive, como ser social atuante, capaz de modificá-lo
e desenvolver o espírito crítico com uma formação voltada para a compreensão
e transformação da realidade, visando a formação do cidadão e conhecendo sua
identidade e origem na história , valorizando as diferentes culturas
percebendo a formação de um País.
|
* Conhecer os aspectos culturais de um determinado povo ou
região para o entendimento do processo de desenvolvimento escolar. Entendendo
o passado também é importante para a compreensão do presentereconhecendo as
mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e
em outras comunidades, próximas ou distantes no tempo e no espaço.
|
* Conhecer e saber usar procedimentos de pesquisa da
geografia para compreender o espaço, a paisagem, o território e o lugar, seus
processos de construção, identificando suas relações, problemas e
contradições; Identificando e avaliando as ações dos homens em sociedade e suas
conseqüências em diferentes espaços e tempos, de modo a construir
referenciais que possibilitem uma participação propositiva e reativa nas
questões sócio-ambientais locais.
|
* Organizar alguns repertórios geográficos, históricos –
culturais que lhes permitam localizar acontecimentos numa multiplicidade de
tempo, de modo a formular explicações para algumas questões do presente e do
passado eutilizando métodos de pesquisas e de produção de textos de
conteúdo histórico egeográfico, aprendendo a ler diferentes registros
escritos, iconográficos, sonoros e compreender a espacialidade e temporalidade
dos fenômenos geográficos estudados em suas dinâmicas e interações.
|
*********************** METODOLOGIAS
UTILIZADAS ***********************
|
|||
As aulas serão
desenvolvidas numa interação utilizando – se dos recursos: • cantinho da
leitura, historinhas ,dinâmicas diversas ,poesias, livro didático ,conversa
informal ,jornais , quadro e giz ,bingo ,brincadeiras , materiais concretos
,dramatização , cartazes ,rodinha de conversa ,livros
literários
,desenho livre , TV- DVD , musicas , filmes ,som –jogos – fantoches -produção
de texto -colagem recortes –apresentações -teatro
*********************** AVALIAÇÕES UTILIZADAS ***********************
|
|||
Será
Através do conhecimento diagnosticando os níveis, observando diariamente as
atividades de sala, participação, interação e organização.
Serão realizadas provasescritas de forma contextualizada. Espera-se que o aluno consiga até o final do ano letivo chegar ao objetivo que desejamos |
CONTEÚDOS DA UNIDADE
|
|||
I UNIDADE
|
II UNIDADE
|
III UNIDADE
|
IV UNIDADE
|
SER CIDADÃO
Ser
solidário.
Cada
coisa a seu tempo.
Todos
nós temos responsabilidades
O
que você aprendeu.
Documentos
O
mundo que queremos: A maioria decide.
O TEMPO NÃO PARA
Como
perceber a passagem do tempo.
Medidas
do tempo.
Viajando
no tempo com os relógios.
O
calendário.
O
que você aprendeu.
Para ler e escrever melhor: Um calendário
diferente.
|
TEMPO DE SE ALIMENTAR
A alimentação dos povos indígenas.
A culinária de outros povos.
Alguns pratos brasileiros.
O que você aprendeu.
Para ler e escrever melhor: O alimento de cada dia.
A MÚSICA TAMBÉM TEMHISTÓRIA
A música e a história
A música de diferentes povos
A música brasileira
Alguns estilos musicais do presente
O que você aprendeu
O mundo que queremos: O grafite
|
A CHEGADA DA ELETRICIDADE
O mundo mudou com eletricidade.
O Brasil também mudou com a eletricidade.
A iluminação das ruas.
O que você aprendeu
O mundo que queremos: evitar o desperdício de luz elétrica.
O TRABALHO DE TODOS
O trabalho está em todo lugar
Trabalhadores do passado e do presente
O trabalho no presente
O que você aprendeu
Para ler e escrever melhor: A profissão de cocheiro
|
OS TRANSPORTES ONTEM E HOJE
Os meios de transporte do passado.
A chegada de outros meios de transporte ao Brasil.
Invenções e inventores que mudaram o mundo.
O que você aprendeu.
Para ler e escrever melhor: Transporte urbano para todos.
O MUNDO DA COMUNICAÇÃO
A comunicação e a imprensa.
O rádio.
A televisão.
Os novos meios de
comunicação.
O que você aprendeu.
O mundo que queremos: Fora
do ar.
|
Conteúdos da
Unidade
|
|||
I Unidade
|
II Unidade
|
III Unidade
|
IV Unidade
|
LUGARES E PAISAGENS
A paisagem e
seuselementos.
As paisagens são
transformadas.
Modos de vida
diferentes: paisagens diferentes.
O que você aprendeu
O mundo que
queremos: Jeitos de morar e atitudes da convívio.
|
O MUNICIPIO E SUAS PAISAGENS
O município.
Paisagens do
município.
Observando o
município de diferentes pontos de vista.
O que você aprendeu.
Agua no município.
Os riosdo município.
|
MUNICÍPIO: HISTÓRIA
E REPRESENTAÇÃO
Todo município tem uma história.
A representação do município.
Orientando-se no município.
O que você aprendeu.
Para ler e escrever melhor: Ahistória de Cicero
Dantas.
Agricultura
|
A POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO
Quem vive no
município.
Gente que
chega,gente que vai.
As atividades da
população do município.
Que direção tomar
para se divertir?
O que você aprendeu.
O mundo que
queremos: Os serviços públicos do município.
O trabalho nas indústrias.
|
PROJETOS DAS UNIDADES
|
|||
I UNIDADE
|
II UNIDADE
|
III UNIDADE
|
IV UNIDADE
|
Projeto de leitura de
leitura: Circo na escola
|
Projeto: historia do
Município de Cícero Dantas
|
Projeto: Matemática
Lúdica
|
Projeto: Viajando
pelo mundo das fabulas
|
REFERÊNCIAS
|
MAESTU, Juliana. Projeto Buriti: historia e geografia\
organização Editora moderna-2ª ed- São Paulo:moderna,2011
BRASIL,Secretaria de
Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa/
Secretaria deEducação Fundamental I. Ensino de primeira à quarta
série–Brasília : MEC/SEF, 1997. Eu Gosto –integrado de 1º ao 5º ano (
exemplar próprio)- Revista Nova Escola ( exemplar próprio)- Internet –
Google.
|
Cícero Dantas – Bahia,
_____/_____/_______.
APROVADO
PELA COORDENAÇÃO DO PÓLO EDUCACIONAL - XI
|
APROVADO
PELA COORDENAÇÃO DA SEMEC
|
|
_____/______/_______.
|
_____/______/_______.
|
|
ASINATURA
DO DIRETOR ESCOLAR
|
||
|
|
ASSINATURA
DO COORDENADOR
|
ASSINATURAS
DOS IMES – I e II
|
||
PARECER DESCRITIVO DA COORDENAÇÃO DA
SEMEC
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário