"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 4 de abril de 2013

SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL
N.E.I.E.F ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO GAMA
PÓLO EDUCACIONAL XIV ALTO DA SANTA CRUZ S/N CÍCERO DANTAS-BA
PROFESSOR(A):Valdéria Ribeiro Santos Matos
DISCIPLINA: Historia e GeografiaSÉRIE / ANO:TURMA:A/B     TURNO: M/V
PLANO DE CURSO – 2013

OBJETIVO GERAL DA UNIDADE
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
* . *Integrar a criança no meio em que vive, como ser social atuante, capaz de modificá-lo e desenvolver o espírito crítico com uma formação voltada para a compreensão e transformação da realidade, visando a formação do cidadão e conhecendo sua identidade e origem na história , valorizando as diferentes culturas percebendo a formação de um País.
* Conhecer os aspectos culturais de um determinado povo ou região para o entendimento do processo de desenvolvimento escolar. Entendendo o passado também é importante para a compreensão do presentereconhecendo as mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em outras comunidades, próximas ou distantes no tempo e no espaço.

* Conhecer e saber usar procedimentos de pesquisa da geografia para compreender o espaço, a paisagem, o território e o lugar, seus processos de construção, identificando suas relações, problemas e contradições; Identificando e avaliando as ações dos homens em sociedade e suas conseqüências em diferentes espaços e tempos, de modo a construir referenciais que possibilitem uma participação propositiva e reativa nas questões sócio-ambientais locais.
* Organizar alguns repertórios geográficos, históricos – culturais que lhes permitam localizar acontecimentos numa multiplicidade de tempo, de modo a formular explicações para algumas questões do presente e do passado eutilizando métodos de pesquisas e de produção de textos de conteúdo histórico egeográfico, aprendendo a ler diferentes registros escritos, iconográficos, sonoros e compreender a espacialidade e temporalidade dos fenômenos geográficos estudados em suas dinâmicas e interações.
*********************** METODOLOGIAS UTILIZADAS ***********************
As aulas serão desenvolvidas numa interação utilizando – se dos recursos: • cantinho da leitura, historinhas ,dinâmicas diversas ,poesias, livro didático ,conversa informal ,jornais , quadro e giz ,bingo ,brincadeiras , materiais concretos ,dramatização , cartazes ,rodinha de conversa ,livros
literários ,desenho livre , TV- DVD , musicas , filmes ,som –jogos – fantoches -produção de texto -colagem recortes –apresentações -teatro
 

                                   *********************** AVALIAÇÕES UTILIZADAS ***********************
Será Através do conhecimento diagnosticando os níveis, observando diariamente as atividades de sala, participação, interação e organização.
Serão realizadas provasescritas de forma contextualizada. Espera-se que o aluno consiga até o final do ano letivo chegar ao objetivo que desejamos


CONTEÚDOS DA UNIDADE
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
SER CIDADÃO
Ser solidário.
Cada coisa a seu tempo.
Todos nós temos responsabilidades
O que você aprendeu.
Documentos
O mundo que queremos: A maioria decide.
O TEMPO NÃO PARA
Como perceber a passagem do tempo.
Medidas do tempo.
Viajando no tempo com os relógios.
O calendário.
O que você aprendeu.
Para ler e escrever melhor: Um calendário diferente.


TEMPO DE SE ALIMENTAR
A alimentação dos povos indígenas.
A culinária de outros povos.
Alguns pratos brasileiros.
O que você aprendeu.
Para ler e escrever melhor: O alimento de cada dia.
A MÚSICA TAMBÉM TEMHISTÓRIA
A música e a história
 A música de diferentes povos
A música brasileira
Alguns estilos musicais do presente
O que você aprendeu
O mundo que queremos: O grafite
A CHEGADA DA ELETRICIDADE
O mundo mudou com eletricidade.
O Brasil também mudou com a eletricidade.
A iluminação das ruas.
O que você aprendeu
O mundo que queremos: evitar o desperdício de luz elétrica.
O TRABALHO DE TODOS
O trabalho está em todo lugar
Trabalhadores do passado e do presente
 O trabalho no presente
O que você aprendeu
Para ler e escrever melhor: A profissão de cocheiro

OS TRANSPORTES ONTEM E HOJE
Os meios de transporte do passado.
A chegada de outros meios de transporte ao Brasil.
Invenções e inventores que mudaram o mundo.
O que você aprendeu.
Para ler e escrever melhor: Transporte urbano para todos.      

O MUNDO DA COMUNICAÇÃO
A comunicação e a imprensa.
O rádio.
A televisão.
Os novos meios de comunicação.
O que você aprendeu.
O mundo que queremos: Fora do ar.



Conteúdos da Unidade
I Unidade
II Unidade
III Unidade
IV Unidade
LUGARES E PAISAGENS
A paisagem e seuselementos.
As paisagens são transformadas.
Modos de vida diferentes: paisagens diferentes.
O que você aprendeu
O mundo que queremos: Jeitos de morar e atitudes da convívio.
O MUNICIPIO E SUAS PAISAGENS
O município.
Paisagens do município.
Observando o município de diferentes pontos de vista.
O que você aprendeu.
Agua no município.
Os riosdo município.
MUNICÍPIO: HISTÓRIA E REPRESENTAÇÃO
Todo município tem uma história.
A representação do município.
Orientando-se no município.
O que você aprendeu.
Para ler e escrever melhor: Ahistória de Cicero Dantas.
Agricultura


A POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO
Quem vive no município.
Gente que chega,gente que vai.
As atividades da população do município.
Que direção tomar para se divertir?
O que você aprendeu.
O mundo que queremos: Os serviços públicos do município.
O trabalho nas indústrias.















PROJETOS DAS UNIDADES
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
Projeto de leitura de leitura: Circo na escola
Projeto: historia do Município de Cícero Dantas

Projeto: Matemática Lúdica
Projeto: Viajando pelo mundo das fabulas

REFERÊNCIAS
MAESTU, Juliana.  Projeto Buriti: historia e geografia\ organização Editora moderna-2ª ed- São Paulo:moderna,2011
BRASIL,Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa/ Secretaria deEducação Fundamental I. Ensino de primeira à quarta série–Brasília : MEC/SEF, 1997. Eu Gosto –integrado de 1º ao 5º ano ( exemplar próprio)- Revista Nova Escola ( exemplar próprio)- Internet – Google.

Cícero Dantas – Bahia, _____/_____/_______.

APROVADO PELA COORDENAÇÃO DO PÓLO EDUCACIONAL - XI

APROVADO PELA COORDENAÇÃO DA SEMEC
_____/______/_______.
_____/______/_______.

ASINATURA DO DIRETOR ESCOLAR


ASSINATURA DO COORDENADOR

ASSINATURAS DOS IMES – I e II

PARECER DESCRITIVO DA COORDENAÇÃO DA SEMEC













Nenhum comentário:

Postar um comentário