"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sexta-feira, 5 de abril de 2013


N.E.I.E.F ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO GAMA
PÓLO EDUCACIONAL XIV
ALTO DA SANTA CRUZ S/N
CÍCERO DANTAS-BA

Docente: Valdéria Ribeiro Santos Matos
Diretor(a): Josefa Suely Gonçalves
Coordenação pedagógica: Prof. Felipe Carvalho Castro
Série/Ano:     4º               Turma:   A/B             Turno: M/V
Disciplina:  Língua Portuguesa     Unidade: I


PLANEJAMENTO GERAL DE ENSINO
(Período: 06/02à 30/11/2012)
Coordenação pedagógica


1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?


Oferecer condições para produzir um leitor e escritor competente, tornando-o capaz de expressar-se oralmente e por escrito com clareza e objetividade, bem como ler, interpretar com facilidade e profundidade, agindo como ser crítico e participativo da sociedade.

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
 O Alfabeto
Ortografia Sílabas com r inicial e r dobrado, silabas- ar, er, ir, or, ur-- l, u;
Amigos do Peito;
O emprego das letras maiúsculas e minúscula;
  A porta;
  Antônimo e Sinônimo;
Encontro Vocálico;
  Encontro Consonantal;
  Sílaba tônica;


3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

Linguagem oral
Leitura de imagens,
Recontar histórias de diferentes gêneros textuais,
Roda de conversa,
Participações em debates,
Relatar experiências vividas,
Formular perguntar pertinentes ao assunto, expor um assunto pesquisado,
Entrevistar, dramatizar histórias e relatar acontecimentos respeitando a seqüência temporal,
Defender suas ideias com argumentação
Prática de leitura
Leitura compartilhada diária,
Roda de leitores,
Leitura feita pelos alunos de diferentes gêneros textuais,
Ler para divertir, informar, estudar e pesquisar,
Ler em voz alta com fluência, entonação de acordo com a pontuação, intenção do autor para eficácia comunicativa,
Identificar começo, meio e fim de uma historia lida e/ou ouvida.
Identificar e descrever personagens,
Distinguir fala do narrador dos outros personagens,
Antecipar o conteúdo da leitura de um texto,
Atender informações explicitas de um texto de acordo com o seu gênero e tipo textual
Consulta ao dicionário.

4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

Ler, considerando as estratégias de leitura;
Reconhecer os diferentes gêneros textuais a partir da organização do texto;
Perceber diferenças entre a língua oral e a língua escrita;

II  Unidade


1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

Utilizar a língua oral e escrita para expressar sentimentos, experiências e ideias, acolhendo, interpretando, considerando e respeitando os diferentes níveis de expressão veiculada no sistema de comunicação, escrevendo textos com coesão e coerência, respeitando o sistema de pontuação e ortografia convencional, buscando as informações necessárias para a compreensão da língua na elaboração e produção de textos (orais e escritos), considerando características dos gêneros literários, revisando os próprios textos e valorizando a leitura como fonte de fruição estética, entretenimento e cultura, e a escrita, como registro da oralidade.

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
-Produção de texto: conto
- Leitura, produção e interpretação
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
- Ortografia gn, pc, PC,, pn, ps, pt, tm.
- Acentuação Palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas
- Divisão silábica dos dígrafos


3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?



4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?






III  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

Desenvolver um trabalho cujo enfoque principal seja o uso da linguagem oral (fala e escuta), da linguagem escrita (leitura e produção escrita de textos), considerando a análise e reflexão sobre a língua e linguagem no processo ensino-aprendizagem.


2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
     _Texto - A infância– As meninas– Rita, não grita! – A transformação da lagarta– O Girassol;
- Gramática Dígrafo Sílaba Acento agudo e circunflexo Sinais de Pontuação- Número do substantivo;
- Ortografia Sílabas com ch e x -j e g Sílabas com lh- Sílabas com L intercalado Sílabas com L pós-vocálico - m antes de p e b


3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?
Filmes;
Livros infantis;
Gibis;
Revistas;
Músicas;
Poesias;
Parlendas;
Trava-línguas;
Caça-palavras;
Cruzadinhas;
Crachás;
Cartazes;
Trabalhos individuais e em agrupos,






4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?


IV  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?
Possibilitar ao aluno condições de progredir em relação à linguagem e escrita para resolver situações de seu cotidiano. Ter acesso à cultura como forma de participação para o mundo letrado, e  desenvolver a escrita e reescrita de textos com coerência fazendo uso de paragrafação e ortografia adequadas a sua aprendizagem com  competência e habilidade.



2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

Sílabas: monossílabo, dissílabo, trissílabo e polissílabo;
-Palavras com /s/ss/z/c/ç/x/ch/ns;
- Noção de pronome;
- Tempos dos verbos;
- Entender que não somos figurinhas;
- Leituras  fábulas: A raposa e o corvo, a formiguinha e a neve, A raposa e  a cegonha, o macaco e o boneco de cera;
-Historinhas ;O gato que anda sozinho,vacaruja;
- O natal.


3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

- Uso do dicionário, retirar do texto as palavras como: substantivos, verbos...
-Produção de textos coletivo e individual
- Leitura oral, silenciosa, individual e coletiva.
-Analise da linguagem: reescrita e revisão de textos
 -Gramática contextualizada
Exposição de cartazes, exercícios, atividades de fixação, ditado, criação de frases, etc.
- Cartazes com regras de ortografia, ditados de palavras, pesquisa nos textos das palavras estudadas, exercícios de fixação, gincana no quadro, batata quente. Fazer a correção dos textos criados no quadro coletivamente e no caderno.
- Livros didáticos e paradidáticos.
- Meios de comunicação audiovisuais.
-Revistas, jornais, folhetos e propagandas.
-Biblioteca
-Sala de informática
- Fichas de leitura
-Recorte de jornais e revistas
 -Nomeação dos objetos da sala
 -Construção de novas palavras
 -Folhas mimeografadas, impressas.









4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

- Identifica palavras com: monossílabo, dissílabo, trissílabo e polissílabo;
- Automatiza leitura e a escrita de palavras com/s/ss/c/ç, ainda que com dificuldades ortográficas.
-Sílabas: monossílabo, dissílabo, trissílabo e polissílabo;
- Sistematizar a grafia de palavras com /s/ss/z/c/ç/x/ch/ns;
- Conhecer noção de pronome;
- Entender os tempos dos verbos;
- Entender que não somos figurinhas;
- Realizar leituras  de várias fábulas: A raposa e o corvo, a formiguinha e a neve,
A raposa e  a cegonha, o macaco e o boneco de cera;
- Conhecer as historinhas ;O gato que anda sozinho, Vacaruja;
- Compreender a importância do natal.
-Noção de pronome;
-Verbos;
 5-Quais os mecanismos de avaliação que você utilizará para avaliar seus alunos?


Ø Qualitativamente avaliarei...
-Contínua, diagnóstica, formativa e somatória por meio de:
- Trabalhos escritos e orais;
Debates ,estudo dirigido;
-Pesquisa;
- Criatividade e desembaraço nas mais diferentes formas de expressão;
- Responsabilidade, interesse, curiosidade e criticas buscando novos conhecimentos.

Ø Quantitativamente avaliarei...
-Prova oral e escrita

Total de pontos nesta unidade: 5,0 pontos

6-Quais livros, sites, revistas, etc. você utilizou como referência para a elaboração do seu planejamento?

www. turmadaMônica.com. Br
http://www.usp.br/nce/educomjt/paginas/dumont.pdf

7-Campo aberto para sinalizar (se houver necessidade) observações importantes como, por exemplo, reorganização do conteúdo, etc.

OBS.: Um dos objetivos da educação escolar é que os alunos aprendam a assumir a palavra enunciada, a conviver em grupo de maneira cooperativa e produtiva. 
Dessa forma, são fundamentais as situações em que aprendam dialogar, ouvir o outro e ajudá-lo, pedir ajuda, aproveitar críticas, explicar um ponto de vista, coordenar ações para obter sucesso em tarefa conjunta.
 
É essencial aprender procedimentos dessa natureza e valorizá-los como forma de convívio escolar e social.
A organização das atividades que favoreçam a linguagem,oral e escrita, como meios de reorganização e reconstrução das experiências compartilhadas pelos alunos ocupa papel de destaque no trabalho em sala de aula. A comunicação propiciada nas atividades em grupo levará os alunos a perceberem a necessidade de dialogar, resolver desavenças, ressaltar diferenças e semelhanças, explicar e exemplificar, apropriando-se de conhecimentos.



_____________________________________
Professor (a)
_____________________________________
Coordenador(a)


N.E.I.E.F ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO GAMA
PÓLO EDUCACIONAL XIV
ALTO DA SANTA CRUZ S/N
CÍCERO DANTAS-BA

DocenteValdéria Ribeiro Santos Matos
Diretor(a): Josefa Suely Gonçalves
Coordenação pedagógica: Prof. Felipe Carvalho Castro
Série/Ano:     4º               Turma:   A/B             Turno: M/V
Disciplina:   Matemática                Unidade: I


PLANEJAMENTO GERAL DE ENSINO
(Período: 06/02à 30/11/2012)
Coordenação pedagógica


1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

• Utilizar os conhecimentos matemáticos para investigar e responder a questões elaboradas a partir de sua própria curiosidade.

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
  • Ideia de número
  • Ordenação de números naturais;
  • Números ordinais;
  • S.N.D até 1.000
  • Composição e decomposição
  • Ordem crescente e decrescente
  • Sucessor e antecessor
  • Situações problemas
  • Adição e subtração simples e com reserva


3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?
·        Utilização do número (aspecto funcional) em situações do cotidiano;
·        Resolução de problemas que envolvam adição e  subtração ;
·        Trabalhar com cálculos com o conhecimento que os alunos já possuem, favorecendo a troca de opiniões e sugestões dos alunos;
·        Incentivar a criação de novos procedimentos pessoais de cálculo;
·        Usar jogos, revistas, fichas, atividades etc; para a fixação das aprendizagens;
·        Usar calendário para fixação de numerais, meses e ano;
·        Usar dobraduras e outras artes para a aprendizagem da geometria;
·        Utilizar o livro didático com suas atividades.
·        Exercícios no quadro e atividades mimeografadas
·        Utilizar fichas com  numerais pares e números impares.
·       Trabalhar com outras formas de fixação de atividades como: jogos com numerais, tabelas, quadro valor de lugar etc.



4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?




II  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

• Resolver situações-problema, a partir da interpretação de enunciados orais e escritos, desenvolvendo procedimentos para planejar, executar e checar soluções (formular hipóteses, fazer tentativas ou simulações), para comunicar resultados e compará-los com outros, validando ou não os procedimentos e as soluções encontradas.

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

·         Ordens e classes
·         Números pares e ímpares;
·         Números romanos;
·         Espaços e formas: figuras planas e não-planas
·         Adição e subtração com reserva
·         Multiplicação com até 3 algarismos
·          Situações problemas com as operações de: adição, subtração e multiplicação.
·         Grandezas e medidas: medidas e Sistema monetário em situações problemas
·          Espaços e formas: paralelepípedo
·         Noções de gráficos

3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

Permitir aos alunos que criem seus registros, através dos próprios recursos, que podem ser, desde desenhos, até o processo operatório convencional que será aprimorado, com a troca entre seus pares e com a mediação do professor;
• Vivenciando a construção do conhecimento resolvendo problemas, enfrentando desafios, procurando diferentes soluções e meios de avaliação de hipóteses, levantando novas questões e possibilidades o aluno chegará aos objetivos propostos;
• Associando as atividades à realidade do aluno, ou colocando os dentro da situação-problema, ele se desenvolverá mais logicamente;
• Recorte / colagem;
• Jornais e revistas;
• Material dourado;
• Gráficos e cartazes;
• Blocos lógicos;
• Brincadeiras infantis;
• Atividades do AM;
• Nunca é dez;
• Jogos e atividades gerais;
• Palitos de sorvete;
 



4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

-Conhecer, reconhecer e utilizar corretamente o sistema de numeração decimal.
 -Conhecer, identificar, compor e decompor os números pares e impares.
 -Ordenar corretamente os números na ordem
 -Identificar e utilizar as noções de dezena e meia dezena
 -Utilizar corretamente a noção de centena e meia centena.
- Utilizar a tabuada associando as noções de dobro e triplo.
 -Medir e utilizar a unidades de medida adequada a cada tipo de substancia.
 -Resolver situações problema do cotidiano fazendo uso das quatro operações.



III  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

• Comunicar-se matematicamente apresentando resultados precisos e argumentar sobre suas hipóteses, fazendo uso da linguagem oral e de representações matemáticas e estabelecendo relações entre elas e sentir-se seguro para construir conhecimentos matemáticos, incentivando sempre os alunos na busca de soluções.

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

·         Adição
  • Subtração
  • Expressões numéricas com adição/ subtração
  • Multiplicação
  • Múltiplos de um número natural
  • Expressões numéricas com adição/ subtração/ multiplicação
  • Divisão
  • Divisores de um número natural;
  • Expressões numéricas com as quatro operações;
  • Expressões numéricas : uso dos parênteses.
3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

Trabalhos em grupo e individual;
 Leitura e escrita de números
 Pesquisa
 Dramatização
textos informativos
 contagem em grupos
Exercícios e atividades de fixação
Jogos
exercícios com situações problema
 trabalho com fotocópia do dinheiro (Real)
 Leitura e escrita dos valores
Uso de instrumentos de medida (uso de litro, réguas calendário, relógio, balança para trabalhar medidas)
 Construir retas e semi-retas
 Calcular a superfície (escola, casa, etc)
 Criar situações problema com os assuntos estudados
 levantamento de informações
 Registro de dados
Discussões
 Troca de ideias
Produções de texto
 Interpretar dados partindo da realidade (tabelas, gráficos, etc)
Projeto de leitura: Sítio do pica -pau -amarelo


4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

 IV  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

• Compreender que os conhecimentos matemáticos são meios para entender a realidade e utilizar os conhecimentos matemáticos para investigar e responder a questões elaboradas a partir de sua própria curiosidade.

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
  • Sólidos geométricos;
  • Linhas abertas e fechadas;
  • Retas, semirretas, segmento de retas
  • Ângulos e Polígonos
  • Ideia de ângulo
  • Medidas de ângulo
  • Tipos de fração
  • Números mistos
  • Comparação de frações
  • Frações equivalentes
  • Operações com frações
  • Fração de quantidades
3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

• Associando as atividades à realidade do aluno, ou colocando os dentro da situação-problema, ele se desenvolverá mais logicamente;
• Recorte / colagem;
• Jornais e revistas;
• Material dourado;
• Gráficos e cartazes;
• Blocos lógicos;
• Brincadeiras infantis;
• Atividades do AM;
• Nunca é dez;
• Jogos e atividades gerais;
• Palitos de sorvete;
 
• Ábaco.

4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

  • Dominar as quatro operações, envolvendo o sistema monetário;
  • Ler, interpretar e resolver situações problemas, envolvendo as quatro operações;
  • Identificar figuras geométricas;
  • Explorar a relação de operações inversas;
  • Resolver com habilidade problemas que envolvam dados fracionários;
  • Descobrir a necessidade de usar unidades padronizadas para medir cumprimento, massa, capacidade e tempo;
  • Identificar figuras que são polígonos;
  • Reconhecer, representar e nomear retas e numerais.

 5-Quais os mecanismos de avaliação que você utilizará para avaliar seus alunos?


Ø Qualitativamente avaliarei...
-Contínua, diagnóstica, formativa e somatória por meio de:
- Trabalhos escritos e orais;
Debates ,estudo dirigido;
-Pesquisa;
- Criatividade e desembaraço nas mais diferentes formas de expressão;
- Responsabilidade, interesse, curiosidade e criticas buscando novos conhecimentos.

Ø Quantitativamente avaliarei...
-Prova oral e escrita

Total de pontos nesta unidade: 10,0 pontos

6-Quais livros, sites, revistas, etc. você utilizou como referência para a elaboração do seu planejamento?

www. turmadaMônica.com. Br
http://www.usp.br/nce/educomjt/paginas/dumont.pdf

7-Campo aberto para sinalizar (se houver necessidade) observações importantes como, por exemplo, reorganização do conteúdo, etc.

OBS.: Um dos objetivos da educação escolar é que os alunos aprendam a assumir a palavra enunciada, a conviver em grupo de maneira cooperativa e produtiva. 
Dessa forma, são fundamentais as situações em que aprendam dialogar, ouvir o outro e ajudá-lo, pedir ajuda, aproveitar críticas, explicar um ponto de vista, coordenar ações para obter sucesso em tarefa conjunta.
 
É essencial aprender procedimentos dessa natureza e valorizá-los como forma de convívio escolar e social.
A organização das atividades que favoreçam a linguagem,oral e escrita, como meios de reorganização e reconstrução das experiências compartilhadas pelos alunos ocupa papel de destaque no trabalho em sala de aula. A comunicação propiciada nas atividades em grupo levará os alunos a perceberem a necessidade de dialogar, resolver desavenças, ressaltar diferenças e semelhanças, explicar e exemplificar, apropriando-se de conhecimentos.



_____________________________________
Professor (a)
_____________________________________
Coordenador(a)



N.E.I.E.F ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO GAMA
PÓLO EDUCACIONAL XIV
ALTO DA SANTA CRUZ S/N
CÍCERO DANTAS-BA

Docente: Valdéria Ribeiro Santos Matos
Diretor(a): Josefa Suely Gonçalves
Coordenação pedagógica: Prof. Felipe Carvalho Castro
Série/Ano:     4º               Turma:   A/B             Turno: M/V
Disciplina:     Geografia e História    Unidade: I


PLANEJAMENTO GERAL DE ENSINO INTEGRADO
HISTÓRIA E GEOGRAFIA: ESTUDOS DE SOCIEDADE
(Período: ____/____ à ____/____/2012)


1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

Conhecer e saber usar procedimentos de pesquisa da geografia para compreender o espaço, a paisagem, o território e o lugar, seus processos de construção, identificando suas relações, problemas e contradições  identificando e avaliando as ações dos homens em sociedade e suas consequências em diferentes espaços e tempos, de modo a construir referenciais que possibilitem uma participação propositiva e reativa nas questões históricas e  socioambientais locais.

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

• Exploração oral;
• Discussão de pesquisas;
• Levantamento de questões;
• Reflexão e discussão em grupo;
•Relatos de experiências pessoais;
• Projetos de estudos;
• Seqüências de atividades;
 •Estudo de textos;
 •Experiências
 •Experimentos ;
 •Uso de recursos midiático.

4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?


II  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

•Habilitar os alunos gradativamente possam ler e compreender sua realidade, posicionar-se, fazer escolhas e agir criteriosamente. Nesse sentido, os alunos deverão ser capazes de  Organizar alguns repertórios históricos culturais que lhes permitam localizar acontecimentos numa multiplicidade de tempo, de modo a formular explicações para algumas questões do presente e do passado  Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles.

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?


3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?



4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?


III  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

•Fazer com que o aluno Aprenda a Conhecer ,Aprenda a fazer ,aprenda a Ser e Conviver, utilizando métodos de pesquisas e de produção de textos de conteúdo histórico e geografico, aprendendo a ler diferentes registros escritos, iconográficos, sonoros valorizar o patrimônio  sociocultural e respeitar a diversidade, reconhecendo-a como um direito dos povos e indivíduos e como um elemento de fortalecimento da democracia.


2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?


3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

•   Trabalhos em grupo e individual;
•   Leitura
•   Pesquisa
•   Dramatização
•   Textos informativos
•   Exercícios e atividades de fixação
•   Jogos
•   Entrevistas

•   Gincanas
•   Criar situações problema com os assuntos estudados
 •Levantamento de informações
•   Registro de dados
•   Troca de idéias

4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?


 IV  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

Integrar a criança no meio em que vive, como ser social atuante, capaz de modificá-lo e desenvolver o espírito crítico com uma formação voltada para a compreensão e transformação da realidade, visando a formação do cidadão e conhecendo  sua identidade e origem na história , valorizando as diferentes culturas percebendo a formação de um País.

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?


3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

• Aula expositiva;
• Conversa informal;
• Debates;
• Pesquisa bibliográfica e de campo;
• Confecção de cartazes e murais;
• Exercícios intra e extraclasse;
• Trabalho em grupo;



4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?


5-Quais os mecanismos de avaliação que você utilizará para avaliar seus alunos?


Ø Qualitativamente avaliarei...
-Contínua, diagnóstica, formativa e somatória por meio de:
- Trabalhos escritos e orais;
Debates ,estudo dirigido;
-Pesquisa;
- Criatividade e desembaraço nas mais diferentes formas de expressão;
- Responsabilidade, interesse, curiosidade e criticas buscando novos conhecimentos.

Ø Qualitativamente avaliarei...
-Prova oral e escrita

Total de pontos nesta unidade: 10,0 pontos

6-Quais livros, sites, revistas, etc. você utilizou como referência para a elaboração do seu planejamento?


7-Campo aberto para sinalizar (se houver necessidade) observações importantes como, por exemplo, reorganização do conteúdo, etc.

OBS.:


_____________________________________
Professor (a)
_____________________________________
Coordenador(a)