"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

terça-feira, 16 de abril de 2013

ENCONTREI ESSE TRABALHOS DE ARTE  NO BLOG SUGESTÕES ESCOLARES DIVERSAS

FANTOCHES FEITOS COM LATINHAS

FLORES DIA DAS MAES

Você já pensou na cri(e)ação...do "Clips"?


MENINAS, Daniele Alberigi e Kesia Reis ACHEI O TEXTO QUE SUGERI!!!


Isso mesmo
Ser um "Clips" é genial.
Você já pensou na cri(e)ação...do "Clips"?
Claro, não aconteceu do nada.
Talvez, existindo algum outro objeto similar, alguma coisa com uma função semelhante.
Não sei.
O incrível para mim é o fato de ter sido uma criação que evoluiu para a simplicidade.
Ahh! Quanta complexidade foi necessária para gerar um pedacinho de arame entordado...
... mas, que com um toque especial, quase divino, transformou-se e "Big Bang"...
Nasceu o CLIPS!

Agora, espetacular mesmo é o propósito de ser do "Clips":
Unir coisas.
Coisas semelhante e/ou diferentes são reunidas em condições especiais de convivência:

    Respeito mútuo,
    Harmonia,
    Objetivos comuns,
    Liberdade.

Por exemplo, as folhas de um trabalho escolar, unidas pelo "Clips", podem permanecer juntas num determinado momento e noutro serem separadas e distribuídas. Depois, podem ser "re-colhidas" e "re-unidas". Há um eterno Ir-e-vir, sem ferir e estragar.

Hoje podemos encontrar "Clips" de todos os tipos, tamanhos, cores e com diferentes aplicações. Existe um diversidade impressionante.

Entretanto, todos "Eles", em sua simplicidade, tem uma unidade de propósito:

Unir em liberdade.


Sinto que a melhor forma de ser livre é se entregar para os outros.

AUTOR Fábio Otuzi Brotto em Jogos Cooperativos
Você já pensou na cri(e)ação...do "Clips"?
Claro, não aconteceu do nada.
Talvez, existindo algum outro objeto similar, alguma coisa com uma função semelhante.
Não sei.
O incrível para mim é o fato de ter sido uma criação que evoluiu para a simplicidade.
Ahh! Quanta complexidade foi necessária para gerar um pedacinho de arame entordado...
... mas, que com um toque especial, quase divino, transformou-se e "Big Bang"...
Nasceu o CLIPS!

Agora, espetacular mesmo é o propósito de ser do "Clips":
Unir coisas.
Coisas semelhante e/ou diferentes são reunidas em condições especiais de convivência:

Respeito mútuo,
Harmonia,
Objetivos comuns,
Liberdade.

Por exemplo, as folhas de um trabalho escolar, unidas pelo "Clips", podem permanecer juntas num determinado momento e noutro serem separadas e distribuídas. Depois, podem ser "re-colhidas" e "re-unidas". Há um eterno Ir-e-vir, sem ferir e estragar.

Hoje podemos encontrar "Clips" de todos os tipos, tamanhos, cores e com diferentes aplicações. Existe um diversidade impressionante.

Entretanto, todos "Eles", em sua simplicidade, tem uma unidade de propósito:

Unir em liberdade.

Sinto que a melhor forma de ser livre é se entregar para os outros.

AUTOR Fábio Otuzi Brotto em Jogos Cooperativos

Cultura (Arnaldo Antunes)


Cultura

O girino é o peixinho do sapo.
O silêncio é o começo do papo.
O bigode é a antena do gato.
O cavalo é o pasto do carrapato.
O cabrito é o cordeiro da cabra.
O pescoço é a barriga da cobra.
O leitão é um porquinho mais novo.
A galinha é um pouquinho do ovo.
O desejo é o começo do corpo.
Engordar é tarefa do porco.
A cegonha é a girafa do ganso.
O cachorro é um lobo mais manso.
O escuro é a metade da zebra.
As raízes são as veias da seiva.
O camelo é um cavalo sem sede.
Tartaruga por dentro é parede.
O potrinho é o bezerro da égua.
A batalha é o começo da trégua.
Papagaio é um dragão miniatura.
Bactéria num meio é cultura.

(Arnaldo Antunes)

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Interpretar com adjetivos.


Leitura e Interpretação de Texto: Adjetivos, essa pagina tem por objetivo ajudar alunos e professores a se exercitar interpretando com adjetivos.

Leia atentamente as frases abaixo e responda as perguntas.

1- O professor ficou muito abalado, pois todos os alunos tiraram notas muito baixas.

2- Ao responder a prova o aluno foi evasivo, não tendo um bom aproveitamento.

3- O homem foi omisso, pois não fez a denuncia.

4- O sol é um astro radiante.

5- O bife é um alimento nutritivo.


 
.

Responda as perguntas abaixo:

 
1) Qual é o adjetivo presente na frase 4.


2) Qual é o adjetivo presente na frase 5.


3) Qual é o adjetivo presente na frase 3.


4) Qual é o adjetivo presente na frase 2.


5) Qual é o adjetivo presente na frase 1.




Poema "O bicho com atividades"




                      Tema: O bicho

                      Vi ontem um bicho
                      Na imundice do pátio
                      Catando comida entre os detritos.
                      Quando achava alguma coisa;
                      Não examinava nem cheirava:
                      Engolia com voracidade.
                      O bicho não era um cão,
                      Não era um gato,
                      Não era um rato.
                      O bicho, meu Deus, era um homem.

                    Manuel Bandeira. Rio, 27 de dezembro de 1947





1. A expressão “Meu Deus” significa que o autor:
a) (     ) alegrou-se com a cena.                  
b) (     ) ficou indiferente.
c) (     ) solucionou um problema social.
d) (     ) fiou chocado com o espetáculo.

2. A causa principal da nossa admiração pela poesia é porque:
a) (     ) o autor retratou a cena que humilha a condição humana.                            
b) (     ) o autor procurou comparar o homem com cães e gatos.
c) (     ) o homem já não vive mais nesse ambiente de miséria.
d) (     ) é falsa a notícia de que a humanidade passa fome.

3. Essa admiração nos dá o sentimento de:
a) (     ) prazer.
b) (     ) admiração.
c) (     ) pena.
d) (     ) desprezo.

4. A intenção do autor ao usar a palavra “bicho” parece que:
a) (     ) procurou chamar a nossa atenção para animais do lixo.              
b) (     ) a história é mesmo sobre um lixo.
c) (     ) o homem se viu reduzido a condição de animal.
d) (     ) o homem deve ser tratado como animal.

5. O que motivou o bicho a catar restos foi:
a) (     ) a própria fome.
b) (     ) a imundice do pátio.
c) (     ) o cheiro da comida.
d) (     ) a amizade pelo cão.

6. O assunto do texto é:
a) (     ) a imundice de um pátio.
b) (     ) um bicho faminto.
c) (     ) a comida que as pessoas jogam fora.
d) (     ) a triste situação de um homem.

7. Destaque o verbo nesta frase: “Vi ontem um bicho na imundice do pátio.”

8. Este poema serve para:
a) (     ) distrair.
b) (     ) informar sobre um acontecimento.
c) (     ) partilhar um sentimento.
d) (     ) informar sobre a vida de um homem.

9. Esse texto apresenta:
a) (     ) fato.
b) (     ) opinião.
c) (     ) descrição.


Gabarito esta abaixo:

GABARITO:

1 - D
2 - A
3 - C
4 - C
5 - A
6 - D
7 - Vi
8 - C
9 - A

O homem e a galinha


Tema: O HOMEM E A GALINHA

Era uma vez um homem que tinha uma galinha. Era uma galinha como as outras. 
Um dia a galinha botou um ovo de ouro. O homem ficou contente. Chamou a mulher: 

- Olha o ovo que a galinha botou. 
A mulher ficou contente: 
- Vamos ficar ricos! 
E a mulher começou a tratar bem da galinha. Todos os dias a mulher dava mingau para a galinha. Dava pão-de-ló, dava até sorvete. E todos os dias a galinha botava um ovo de ouro. Então o marido disse: 
- Pra que esse luxo com a galinha? Nunca vi galinha comer pão-de-ló... Muito menos tomar sorvete! 

- É, mas esta é diferente! Ela bota ovos de ouro! 
O marido não quis conversa: 
- Acaba com isso mulher. Galinha come é farelo. 
Aí a mulher disse: 
- E se ela não botar mais ovos de ouro? 
- Bota sim - o marido respondeu. 
A mulher todos os dias dava farelo à galinha. E a galinha botava um ovo de ouro. Então o marido disse:

- Farelo está muito caro, mulher, um dinheirão! A galinha pode muito bem comer milho. 
- E se ela não botar mais ovos de ouro? 
- Bota sim - o marido respondeu. 
Aí a mulher começou a dar milho pra galinha. E todos os dias a galinha botava um ovo de ouro. Então o marido disse: 

- Pra que esse luxo de dar milho pra galinha? Ela que procure o de-comer no quintal! 
- E se ela não botar mais ovos de ouro? - a mulher perguntou. 
- Bota sim - o marido falou. 
E a mulher soltou a galinha no quintal. Ela catava sozinha a comida dela. Todos os dias a galinha botava um ovo de ouro. Uma dia a galinha encontrou o portão aberto. Foi embora e não voltou mais. 

Dizem, que ela agora está numa boa casa onde tratam dela a pão-de-ló. 

(Ruth Rocha)

1) O texto recebe o título de O  homem e a galinha.  Por que a história recebe esse título? 
a) Porque eles são os personagens principais da história narrada.  
b) Porque eles representam, respectivamente, o bem e o mal na história. 
c) Porque são os narradores da história. 
d) Porque ambos são personagens famosos de outras histórias. 
e) Porque representam a oposição homem-animal.

2) Qual das afirmativas a seguir não é correta em relação ao homem da fábula? 
a) É um personagem preocupado com o corte de gastos. 
b) Mostra ingratidão em relação à galinha. 
c) Demonstra não ouvir as opiniões dos outros. 
d) Identifica-se como autoritário em relação à mulher 
e) Revela sua maldade nos maus-tratos em relação à galinha.

3) Qual das características a seguir pode ser atribuída à galinha? 
a) avareza 
b) conformismo 
c) ingratidão 
d) revolta 
e) hipocrisia

4) Era uma vez um homem que tinha uma  galinha. De que outro modo poderia ser dita a frase destacada?
a) Era uma vez uma galinha, que vivia com um homem. 
b) Era uma vez um homem criador de galinhas. 
c) Era uma vez um proprietário de uma galinha. 
d) Era uma vez uma galinha que tinha uma propriedade. 
e) Certa vez um homem criava uma galinha.

5) Era uma vez é uma expressão que indica tempo: 
a) bem localizado 
b) determinado 
c) preciso 
d) indefinido 
e) bem antigo

6) A segunda frase do texto diz ao leitor que a galinha era uma galinha como as outras. Qual o significado dessa frase? 
a) A frase tenta enganar o leitor, dizendo algo que não é verdadeiro. 
b) A frase mostra que era normal que as galinhas botassem ovos de ouro. 
c) A frase indica que ela ainda não havia colocado ovos de ouro. 
d) A frase mostra que essa história é de conteúdo fantástico. 
e) A frase demonstra que o narrador nada conhecia de galinha.

7) O que faz a galinha ser diferente das demais? 
a) Botar ovos todos os dias independentemente do que cofnia. 
b) Oferecer diariamente ovos a seu patrão avarento. 
c) Pôr ovos de ouro antes da época própria. 
d) Botar ovos de ouro a partir de um dia determinado. 
e) Ser bondosa, apesar de sofrer injustiças.

8) O homem ficou contente. O conteúdo dessa frase indica um (a): 
a) causa 
b) modo 
c) explicação 
d) conseqüência 
e) comparação

9) A presença de travessões no texto indica: 
a) a admiração da mulher 
b) a surpresa do homem 
c) a fala dos personagens 
d) a autoridade do homem 
e) a fala do narrador da história

10) Que elementos demonstram que a galinha passou  a receber um bom tratamento, após botar o primeiro ovo de ouro? 
a) pão-de-ló / mingau / sorvete 
b) milho / farelo / sorvete 
c) mingau / sorvete / milho 
d) sorvete / farelo / pão-de-ló 
e) farelo / mingau / sorvete

11) Dizem, eu não sei... Quem é o responsável por essas palavras? 
a) o homem 
b) a galinha 
c) o narrador 
d) a mulher 
e) o ovo


Gabarito esta abaixo:


Gabarito dos exercícios de interpretação:

01- a
02- e
03- b
04- c
05- d
06- c
07- d
08- d
09- c
10- a
11- c

Menino maluquinho

As melhores interpretações de texto na minha opinião são sem duvidas do menino maluquinho pois os texto são sempre engraçados e provocam grande impacto nos alunos.

INTERPRETAÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS


QUESTÃO 1
O humor do texto acontece porquê:
a) Maluquinho descobriu um novo remédio.
b) a doença do mau hálito é muito incômoda.
c) o remédio é a rolha do vidro e não o seu conteúdo.
d) o remédio pode ser vendido para milhões de pessoas.

QUESTÃO 2
Os três sinais de exclamação que aparecem no primeiro quadrinho foram usados para ressaltar:
a) a descoberta de algo sem importância
b) a euforia do personagem com a descoberta.
c) seu desejo de vender o remédio para o amigo.
d) seu entusiasmo ao explicar como se tomava o remédio.

QUESTÃO 3
A expressão do rosto do amigo de Maluquinho no último quadrinho revela:
a) surpresa.                   b) desânimo.                    c) raiva.                    d) decepção.




O gabarito esta abaixo:

Gabarito:

1 - c
2 - b
3 - a

História - Menino Maluquinho

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO: 

Essa é uma história que tem como objetivo ensinar alunos(a) da terceira à quarta série do ensino fundamental! Para visualizar melhor a imagem você leitor deve clicar sobre a a tirinha do menino maluquinho.

Tema: Menino Maluquinho



1. Quem são as personagens dessa historinha?

2. Quem a menina encontrou no caminho?

3. A música cantada pela menina e a fala do Menino Maluquinho nos faz lembrar personagens de histórias bem conhecidas. Quais são elas?

4. A menina perguntou "Você errou de 'script' ou tá me chamando de porquinha?" Por que?

5. Quem é o autor dessa história em quadrinhos?

6. Você sabe o que é "script"? Por que essa palavra está entre aspas?

7. Observe o primeiro quadrinho. Como é possível saber que a menina estava cantando?

8. Agora observe o segundo quadrinho. Por que a palavra "GRÁÁÁ" está escrita com letras maiores do que as outras?

9. Qual a reação da menina no segundo quadrinho? O que demonstra isso?

10. Observe o terceiro quadrinho. Qual o significado da palavra "bufar"? Encontre um sinônimo para essa palavra.


Gabarito abaixo:


Gabarito:

1: Lobo Mau e Chapelzinho vermelho.

2: Lobo mau

3: Chapelzinho vermelho e os Três porquinhos

4: Pois a fala do menino maluquinho é a mesma utilizada na história dos três porquinhos.

5: Ziraldo Alves

6: Está em aspas para destacar.
   Significa: Texto escrito de um programa de rádio ou televisão ou do enredo de um filme cinematográfico.

7: Devido a expressão em seu rosto e as notas musicais ao seu redor.


8:Para indicar Grito, uma fala mais alta que a da menina.


9: Susto ou espanto. Ela não esperava que o menino maluquinho aparecesse daquela forma.


10: Significado de Bufar


v.i. Expelir ar pela boca, com força.

Bras. Dar bufas.
Bras. (Gír.) Protestar com veemência, enfurecer-se: bufar de raiva.

Sinônimos de Bufar


Sinônimo de bufar: arquejar e reclamar

Tema emília tagarela


Tema: Emília.

Feita de uma saia velha da tia anastácia, a emília era só uma boneca até tomar as pilulas falantes do doutor caramujo. Tagarela desde então, ela vive  a dar ideias a inventar palavras e questionar tudo.

A emília tem um canastrinho, um tipo de bau, que ganhou da tia anastácia onde guarda as miudezas que encontra pela frente, como caquinho de louça, mosca morta, alfinete....



Interpretação de texto:

1: Sobre o que falamos na história?

2: Dê que ela foi feita?

3: Quem a fez?

4: O que aconteceu com ela logo após ter tomado as pilulas do doutor caramujo?


O gabarito fica abaixo:


Gabarito:

1: Sobre a emília

2: Feita de uma saia velha.

3: Tia anastácia.

4: Ela começou a falar.

Família de Gatos


Tema - Família de Gatos:

Nós somos os três irmãos gatinhos,  nossa mãe gata teve oito filhotes na mesma ninhada.

Somente nós ficamos juntos, os outros cinco foram doados.

.

Gostamos muito de brincar, um dia pulamos corda, outro dia brincamos de bola e as vezes fazemos longos passeios pela vizinhança.

Em um destes passeios quase nos metemos em uma tremenda encrenca, meu irmão, o de camisa azul, propôs a nós dois que saíssemos para explorar o outro lado da rua, nunca havíamos ido até lá, nossos passeios se limitavam ao nosso lado da rua, duas casas para a direita e três casas para a esquerda de onde morávamos.

Relutei em aceitar, fizemos uma votação, o placar foi de dois a um, perdi e tive de aceitar a decisão do grupo.

Eram mais ou menos três horas da tarde quando nossa aventura começou, saímos de casa e paramos no meio fio, olhamos para um lado e para outro, tinha poucos carros na rua, atravessamos sem problemas

Do outro lado havia uma uma grande casa pintada de verde, entramos pelo vão do portão e contornamos a construção, fomos parar em um grande e bonito jardim que ficava atrás da casa, lá existiam muitos brinquedos espalhados pelo chão, estes brinquedos certamente eram das crianças da casa,  que não estavam ali por causa do calor do meio da tarde.

Olhamos um para o outro e não hesitamos, brincamos com a bola vermelha, com a gangorra amarela e com o trenzinho de seis vagões.

Nem percebemos e a noite chegou, foi quando decidimos voltar para casa, retornamos pelo mesmo caminho, paramos novamente no meio fio e não acreditamos no que víamos, eram carros e mais carros que passavam e não paravam, aquilo não tinha fim.

Neste dia fizemos uma descoberta, é no inicio da noite que as pessoas voltam para casa do trabalho e isto faz o número de automóveis na rua aumentar, tivemos de esperar mais de duas horas para conseguir atravessar a rua. Chegamos em casa depois das nove horas da noite.

Ainda bem que as pessoas que dirigem carros dormem, imagine só se não parasse de passar carros, talvez a gente estivesse lá até hoje.






Responda as Perguntas Abaixo: 

1) Quantos gatinhos nasceram na mesma ninhada dos três irmãos gatos?

2) Quantos gatos foram doados?

3) A que horas os irmãos gatos saíram para a aventura no outro lado da rua?

4) O que existia atrás da casa verde e era grande e bonito?

5) Que cor era a bola com que eles brincaram?

6) Dos brinquedos citados no texto, qual era amarelo?

7) Segundo o texto, de onde as pessoas voltam para casa no inicio da noite?


Gabarito abaixo:

Gabarito:

1: Oito

2: Cinco

3: Três

4: Jardim

5: Vermelha

6: Gangorra

7: Trabalho

História do Caracol



Tema - Caracol:

Oi, eu sou o caracol, esta concha que eu carrego nas costas é na verdade meu esqueleto.

Eu sou bem vagaroso, consigo caminhar só cinco metros por hora.

.

Eu sou herbívoro, ou seja, como só vegetais, gosto muito de verduras como a alface, couve e frutas macias, como a banana, maçã e melancia, gosto muito de comer.

Quando estou caminhando deixo uma listinha brilhante, este caminho viscoso que fica por onde eu passo serve para lubrificar o chão e ajudar no meu deslocamento.

Eu não tenho audição, utilizo o tato e o olfato para me orientar e conseguir minha comida.


Significado de Algumas Palavras Deste Texto:

- Audição: Ato de ouvir ou escutar, percepção dos sons pelo ouvido.

- Tato: Sentido por meio do qual se conhece ou percebe, usando o corpo, a forma, consistência, peso, temperatura, aspereza etc. de outro corpo ou de alguma coisa.

- Olfato: Sentido com que se distinguem os odores; cheiro, faro.

- Viscoso: Que tem ou secreta visco, seiva. Possuí uma consistência gelatinosa.







Responda as Perguntas Abaixo: 


1) Qual é  nome do animalzinho descrito no texto?

2) O que é na verdade a concha que o caracol carrega nas suas costas?

3) O que come um animal herbívoro?

4) Que palavra representa a seguinte definição:

"Ato de ouvir ou escutar, percepção dos sons pelo ouvido".


5) Que palavra representa a seguinte definição:

"Sentido por meio do qual se conhece ou percebe, usando o corpo, a forma, consistência, peso, temperatura, aspereza etc. de outro corpo ou de alguma coisa".


6) Que palavra representa a seguinte definição:

"Sentido com que se distinguem os odores; cheiro, faro".


7) Que palavra representa a seguinte definição:

"Que tem ou secreta visco, seiva. Uma uma consistência glutinosa; gelatinoso, xaroposo".




Gabarito abaixo:


Gabarito:

1: Caracol

2: Esqueleto

3: Vegetais

4: Audição

5: Tato

6: Olfato

7: Viscoso

Dona Borboleta


Tema - Dona Borboleta:

Olá, eu sou a Dona Borboleta, possuo duas antenas e também duas asas.

Meu tempo de vida é mais ou menos de duas semanas.

.

O que eu mais gosto de fazer é voar sem rumo, procurando néctar para me alimentar.

O néctar que é o alimento que eu mais gosto existe nas flores, é por isso que eu fico sempre voando e procurando uma flor cheia de comida para eu encher minha barriguinha.

Nestas minhas viagens constantes em busca de alimento, eu ajudo as plantinhas a se reproduzirem, cada vez que eu pouso em uma flor, um pozinho bem fininho gruda no meu corpo, e quando eu vou para a outra flor eu levo esse pozinho comigo, deixando ele lá, esse pozinho é chamado de pólen e isso que eu faço é chamado de polinização.

Existem outros bichinhos que também fazem isso, como as abelhas, os pássaros e até o vento pode levar o pólen de uma planta para outra.

Não sei como as plantas iriam se virar sem nós, mas na natureza tem solução para tudo. Pena que o ser humano não ajuda muito, destrói as florestas que é a minha casa e de milhares de outras espécies, enche o ar de fumaça, joga esgoto nos rios e faz outras coisas ruins, prejudicando todos nós.

Imagine só, tem ser humano que me caça, espeta alfinetes em meu corpo e faz quadros para pendurar na parede e acha lindo, queria ver se espetassem o corpo deles, o que eles iriam dizer.

A melhor forma de me admirar e a todas as criaturas da natureza é tirando uma fotografia, hoje em dia até celular tira foto. Por que então machucar outro ser vivo?




Interpretação de texto:


1) Qual é o nome do inseto descrito no texto?

2) Quantas antenas a borboleta tem?

3) O que a borboleta gosta de fazer sem rumo?

4) Qual é a comida preferida da borboleta?

5) Até quantas semanas uma borboleta pode viver?

6) Como é chamado o processo de transferência de pólen de uma flor para outra?

7) Qual é o equipamento tecnológico mencionado no texto que também tira fotos?


Gabarito abaixo:


Gabarito:

1: Borboleta

2: Duas

3: Voar

4: Néctar

5: Duas

6: Polinização

7: Celular

Dona Joaninha


Tema - Dona Joaninha:

Olá, eu sou a Dona Joaninha, tenho seis patinhas que me levam  por aí.

Na minha cabeça tenho duas antenas para sentir o cheiro e gosto das coisas.

.

Minha comida preferida são outros insetos, alguns destes insetos que servem para me alimentar fazem mal às plantas.

Por isso muitos agricultores, aquelas pessoas que plantam e colhem, acham que eu sou benéfica, pois eu ajudo a diminuir o número de pragas e as plantinhas crescem felizes e dão muitos frutos.

Eu posso viver até cento e oitenta dias, cerca de seis meses, mas não sei se vou viver tanto assim, é que tem muito agricultor e até mesmo nas casas das pessoas, que passam veneno nas plantas, os chamados agrotóxicos, para matar os insetos que prejudicam as plantas e eu, que não faço mal a ninguém, acabo morrendo também.

Eu acho que não deveriam usar tanto veneno assim, eu e muitos outros insetos amigos meus, ajudam a acabar com várias pragas.

Os agricultores podiam nos contratar para acabar  com os inimigos das plantas, ia ser melhor para todo mundo, inclusive para o próprio ser humano,  já que não ia ter veneno na comida que ele come.

Mas já que isso nem sempre acontece, é bom lavar muito bem todas as verduras antes de comer, isso para ninguém correr o risco de ficar doente ou intoxicado.






Responda as Perguntas Abaixo: 


1) Qual é o nome do inseto descrito no texto?

2) Quantas patas a joaninha tem?

3) Onde ficam as antenas da joaninha?

4) Qual é a comida preferida da joaninha?

5) Até quantos meses a joaninha pode viver?

6) Como são chamados os venenos que os agricultores passam nas plantas?

7) Para diminuir os riscos de alguém ficar doente, o que é necessário fazer com as verduras antes de comer?


Gabarito abaixo:

Gabarito 

1: Joaninha

2: Seis patas

3: Na cabeça

4: Insetos

5: Cento e oitenta dias, cerca de seis meses.

6: Agrotóxicos

7: Lavar muito bem todas as verduras antes de comer.

Trabalhando com as Séries iniciais


Interpretando o texto História do chico bento em quadrinhos.

Observe e leia a História em quadrinhos:

INTERPRETANDO O TEXTO

1) Qual o título desta história?


2) O que o rapaz está fazendo para a moça?


3) Qual foi a reação dela?


4) Qual foi a reação de Chico Bento ao presenciar o que estava acontecendo com o casal?


5) Que idéia Chico Bento teve?


6) Qual foi a reação de Rosinha? Por que ela teve essa reação?


SIGNIFICADO DO NOME VALDERIA

VALDERIA: variante de VALERIA (Sugerida por internauta - pendente de revisão)


ORIGEM DO NOME VALDERIA

Qual a origem do nome Valderia: LATIM


SIGNIFICADO DE VALDERIA

Qual o significado do nome Valderia: FORÇA, PODER.


SIGNIFICADO E ORIGEM DO NOME VALDERIA - ANALISE DA PRIMEIRA LETRA DO NOME: V

Possui um lucidez incomum, especialmente no que se refere julgar o mundo e as pessoas. Sempre abre a boca para dizer a coisa certa. O problema é que não vive com os pés chão, e desliga sua atenção com uma rapidez incrível. As vezes isso da a impressão de não estar nem ai para o que acontece a sua volta. Liberdade, é uma coisa muito importante para você e, e por esta razão prefere resolver sozinho seus problemas sem pedir ajuda ou conselhos a quem quer que seja. Não gosta nem de dar nem de receber ordens. E precisa aprender a controlar a teimosia.


SIGNIFICADO DO NOME VALDERIA - SUA MARCA NO MUNDO!

DISCIPLINA,PRATICIDADE,LEALDADE,CONFIABILIDADE,GOSTO PELO TRABALHO,SOLIDEZ E EFICIÊNCIA.

Confiança e lealdade é o que se pode esperar da pessoa cuja personalidade é marcada pelo número 4. Alguém que não admite superficialidade e covardia. Muito produtiva e eficiente, faz de sua bandeira a prudência e a disciplina. Com os pés no chão, não se deixa levar por nada que se mostre leviano ou propostas sedutoras demais. Pontual e responsável com seus compromissos, demonstra sempre uma grande estabilidade, fator que a faz respeitável por aqueles que a conhecem. Não deixa nada por acabar e respeita todos os regulamentos, por isso muitas vezes é considerada conservadora. Sua sobriedade não a permite ser muito extravagante, preferindo sempre um estilo mais clássico até no se vestir. Bom senso e discrição são marcas de alguém que leva à sério seus relacionamentos pessoais e profissionais. Uma tendência negativa é a de se tornar inflexivel e sistemática demais com detalhes. Uma forma de equilibrar este ponto e aproveitar as boas vibrações do seu número da personalidade é começar aceitando e considerando mais as opiniões dos outros. Assim a confiabilidade que lhe conferem terá ainda mais valor.

VALDERIA SIGNIFICADO - NUMEROLOGIA - EXPRESSÃO 9

COMO O MUNDO TE VÊ?

O número da Expressão revela a missão que tem, o que deve fazer ou ser nesta vida, para que atinja sucesso e alcance suas metas e objetivos. Descreve como você se expressa no mundo. O seu "eu" completo - personalidade, caráter, disposição, identidade, temperamento.Tolerante e compreensivo, uma pessoa muito amorosa e generosa. Ajuda as pessoas sem esperar nada em troca. Por compreender a natureza humana, sabe perdoar. Precisa de liberdade para expressar suas emoções e usar sua intuição no trabalho. Atrai as pessoa em busca de compaixão e generosidade, e elas as encontra em você. Ser impessoal é importante para não sofrer grandes perdas quando se exige poder, posses ou mesmo amor. Não deixe sua popularidade virar a sua cabeça. Tem amplos horizontes, já que não gosta de confinamento em lugares pequenos ou ficar preso a situações sem que não tragam expectativas. Pode ser professor, escritor, médico, enfermeiro, advogado, pregador, filantropo, pensador humanitário, orador, pintor, músico, compositor, conselheiro, juiz, importador, ator dramático. Aprenda a evitar a crueldade, os esforços voltados aos ganhos pessoais e o excesso de sentimentalismo.


VALDERIA SIGNIFICADO - NUMEROLOGIA - IMPRESSÕES 2

COMO VOCÊ VÊ O MUNDO?

Mostra a pessoa como é interiormente. Revela como pensa, sente e age. Seu o desejo íntimo da alma, o seu "eu interior", suas esperanças, sonhos, ideais, motivações. As vezes é possível que percebamos essa manifestação, mas talvez não a expressamos como deveriamos ou mesmo não vivemos de acordo com ela, assim estamos reprimindo os nossos sentimentos e impulsos, o que gostariamos de ser ou fazer, estamos adormecendo nossos objetivos secretos, as ambições, os ideais mais intimos.Geralmente sentem-se muito bem ao servir alguém e mais confortável estando em segundo plano. Ao seu ver agir com diplomacia e agir com tato é muito importante, e indica seu lado pacificador. Aqueles de número 2 sabem como intermediar nos relacionamentos e trabalham muito bem em parceria. São músicos, artistas, oradores, diplomatas, ministros, pregadores, contadores, médicos e tantas mais atividades onde mostrem sua meticulosidade e amabilidade. Super sensíveis e intuitivos. Para chegarem onde desejam precisam aprender a lutar contra o complexo de inferioridade e a timidez.

VALDERIA SIGNIFICADO - NUMEROLOGIA - ANSEIOS DA ALMA 7

ANIMA - O QUE MOVE VOCÊ? A vibração da ANIMA mostra a impressão que você transmite às pessoas e os efeitos que lhes causam. Deve ser considerado um dos número mais importantes na sua vida. Conhecendo-o poderá entender o planejamento da sua vida. Compreendendo este plano e buscando viver de acordo com seu significado trará mais sentido à sua vida, e a fará mais útil e feliz. Ter consciência dessa vibração ajuda a reconhecer o porquê de suas aversões e gostos. Não desperdiçará um dia sequer de sua vida, e jamais a sentirá inutil ou sedentária na velhice se viver de acordo com as vibrações deste número. 7 - Sempre em busca do conhecimento, da sabedoria e da perfeição. Intuitivo, inspirador e retraído. Deseja usar a mente, e ter atividades intelectuais, científicas, algo como um filósofo ou místico, mas não consegue isola-se sem sentir solidão, que o leva à melancolia e depressão. Tem um forte senso de justiça e sabe dar valor às coisas. Evita lugares barulhentos, não gosta de trabalhos servis e de confusão.


SIGNIFICADO E ORIGEM DO NOME VALDERIA - ARCANOS DO TAROT


Arcano 4 - O Imperador

SIMBOLOGIA O arcano do imperador representa o crescimento interior, o ser humano, e como ele pode vir a ser se desenvolver seus potenciais. Ele representa o começo e a continuidade da luta pelo progresso, a idéia de persistência e produtividade. Traz a imagem de tranqüilidade e segurança e um grande senso de responsabilidade. Fala também da conquista pela influência poderosa que possui, e traz a vitória consigo.
ASPECTOS POSITIVOS Representa também confiança, riqueza, estabilidade, liderança, domínio da inteligência e da razão sobre a emoção, desejo de aumentar o seu domínio sobre as coisas da vida. Representa a força por meio do sucesso material. Carrega em si sabedoria e senso de justiça. Exerce respeito sobre as outras pessoas, mas precisa do apoio de alguém confiavel para realizar-se.
ASPECTOS NEGATIVOS Quando permite passagem aos aspectos negativos mostra um lado imaturo, falta de energia, indecisão, incompetência, futilidade, limitação, dogmatismo, fraqueza de caráter, imobilismo, medo da autoridade, ingenuidade e tirania.
INTERPRETAÇÕES DO ARCANO NO SENTIDOS:
MENTAL: Inteligência equilibrada, que não despreza o plano utilitário.
EMOCIONAL: Acordo, paz, conciliação dos sentimentos.
FÍSICO: Os bens, o poder passageiro. Contrato firmado, fusão de sociedades, situação do acordo. Saúde equilibrada, mas com tendência à exuberância excessiva.
PALAVRAS SÁBIAS Vemos que este arcano fala da proteção paternal. Firmeza. Afirmação. Traz como mensagem o poder da vontade inquebrantável, e a execução do que está resolvido.
Organize a sua vida. Coloque em ordem seus pensamentos, seus projetos, seu coração, sua casa, seus armários... Deixe pronta a sua vida para receber o fruto de seus sonhos. As vezes devemos usar as nossas características masculinas: aguerrimento, tenacidade, firmeza, determinação, virilidade, comando, razão lógica, força, autoridade...
"Bem diga o trabalho de tuas mãos e no do pensamento coloque o coração..."
INFLUENCIA NA SUA VIDA Esse arcano influencia positivamente 65% da sua vida.

Arcano 9 - O Eremita

SIMBOLOGIA O Ermitão representa o conhecimento da ciência oculta. Ele se apoia na prudência, que o acompanha em sua busca. Fala da luz da inteligência e da sabedoria, que ilumina o olhar orientando no caminho e na vida. Austero e solitário no tempo, que atingiu conhecimento à custa de trabalho ininterrupto, que apenas mentes privilegiadas podem desenvolver. É o espírito de sacrifício, prudência, discrição, recuo, vigilância.
ASPECTOS POSITIVOS Cultivando mais a prudência e a paciência atinge estado de sabedoria, manter-se informado e exercitar isso lhe proporcionam muitos momentos felizes. Espirito dedicado de muito conhecimento e conquistas nos campos da filosofia, teosofia e ciências.
ASPECTOS NEGATIVOS Sem cuidados e atenção a fim de evitar os perigos e pressentir as traições, pode recair sobre os aspectos negativos, que são tristeza, misantropia, ceticismo, esterilidade, solidão, avareza, falta de sinceridade, imaturidade, destruição e vazio.
INTERPRETAÇÕES DO ARCANO NO SENTIDOS:
Mental: Contribuição luminosa à resolução de qualquer problema. Esclarecimento que chegará de modo espontâneo.
Emocional: Alcançar as soluções. Coordenação, encontro de afinidades. Significa também prudência, não por temor, mas para melhor construir.
Físico: Segredo descoberto, luz que se fará sobre projetos até agora ocultos. Na saúde: conhecimento do estado real, consultas que podem remediar os problemas.
PALAVRAS SÁBIAS Este arcano suegre concentração, meditação fala do poder do conhecimento e alerta para que ele não nos isole do mundo (a menos que seja esta a nossa vontade).
Todo conhecimento deve ser usado para o progresso e para a evolução do ser. Conhecimento sem ação leva consequentemente a estagnação e a morte dos sonhos.
"Sobe a montanha e contempla a terra prometida, mas não digo que entrarás nela..."
INFLUENCIA NA SUA VIDA Esse arcano influencia positivamente 40% da sua vida.

Arcano 2 - A Papisa

SIMBOLOGIA Símbolo do mistério dos sonhos e ilusões. A Papisa ou a grande Sacerdotisa representa a grande divindade feminina, regente da a magia, é também a poderosa feiticeira. Personificação da boa memória, aquela que detém todo conhecimento e registros do passado. Representa os três horizontes: passado, presente e futuro. É a representação do poder feminino e não precisa lutar para afirmar-se.
ASPECTOS POSITIVOS A Papisa indica sabedoria, julgamento correto, sagacidade, bom senso, habilidade para ensinar, segurança, ausência de sentimentalismo, emoções ocultas, relacionamentos platônicos e tendência para evitar envolvimentos emocionais. Indica realização, é o brilho da verdade e do mérito, a entrega no futuro com confiança desde que com sabedoria e reserva.
ASPECTOS NEGATIVOS Ignorância, falsa puritana, domínio do supérfluo, egoísmo, presunção, preguiça, imaginação em excesso, intenções hostis, desenvolver a pacividade sõa aspectos negativos, dos quais pode se livrar tendo como conduta a proteção dos desejos e das fraquezas.
INTERPRETAÇÕES DO ARCANO NO SENTIDOS:
MENTAL: Grande riqueza de idéias. Responde a problemas concretos melhor do que a questões vagas.
EMOCIONAL: É amistosa, recebe bem. Mas não é afetuosa.
FÍSICO: Situação garantida, poder sobre os acontecimentos, revelação de coisas ocultas, segurança de triunfo sobre o mal. Boa saúde, mas com um ritmo físico lento.
PALAVRAS SÁBIAS Acima de tudo o arcano aponta para a Sabedoria, para a ordem divina, a lei, e o poder da reflexão. Fala também do princípio feminino, receptivo e materno. Dos mistérios e uso da intuição.
Procure compreender melhor a situação antes de tomar uma decisão. As vezes é necessário usar as nossas forças chamadas femininas. Passividade, sedução, intuição, suavidade, entendimento...
"O vento e as ondas estão sempre a favor de quem sabe navegar..."
INFLUENCIA NA SUA VIDA Esse arcano influencia positivamente 70% de sua vida.

Arcano 7 - O Carro

SIMBOLOGIA O arcano do carro fala do domínio do homem sobre os quatro elementos vitais: terra, ar, água e fogo. O carro indica o ser humano em equilibrio e bem sucedido, que foi capaz de decidir corretamente. É a promessa de realização e sucesso em todos os sentidos. Representa a submissão dos elementos da natureza e da matéria ao talento e a inteligência do homem. Este arcano é uma mensagem indiscutível de sucesso, aponta para viagem e novos rumos.
ASPECTOS POSITIVOS É demonstração da capacidade humana de através da mente controlar o corpo (carro) num rumo certo e definido, apesar das emoções. Representa o equilíbrio, segurança, amparo material e moral, domínio, realização, sucesso, discernimento e triunfo, preocupação e interesse pelo futuro e pelos mistérios da vida.
ASPECTOS NEGATIVOS O carro mostra que é necessário tomar as rédeas e controlar as forças psíquicas para conduzir a vida ao caminho que nós escolhemos, não tomar estas rédeas nos empurra para a raqueza, egocentrismo, descontrole, irreflexão, orgulho, brutalidade, fracasso, desengano e doenças.
INTERPRETAÇÕES DO ARCANO NO SENTIDOS:
MENTAL: As coisas se realizam, mas falta ainda montar as peças de conjunto.
EMOCIONAL: Afeto manifestado; protetor, serviçal.
FÍSICO: Grande atividade, rapidez nas ações. Boa saúde, força, atividade intensa. Do ponto de vista do dinheiro: gastos ou ganhos, movimento de fundos.
PALAVRAS SÁBIAS POdemos interpretar esta arcano como a mensagem de conciliação dos antagonismos, condução de forças divergentes. Progresso, mobilidade, e anuncio de viagens. Significa também notícia inesperada e conquista.
O tato, a educação, a diplomacia e a firmeza de propósitos são importantes ferramentas para se controlar as forças conflitantes.
"Quando a ciência entrar em teu coração e a sabedoria for doce em tua alma, pede e te será dado..."
INFLUENCIA NA SUA VIDA Esse arcano influencia positivamente 70% da sua vida.