"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 24 de abril de 2013




Escola:__________________________________                                                                                                                  
Aluno (a):________________________________série=5º ano                       
Professora: Valdéria  Data:____________                                                                   

                                   Avaliação de Língua Portuguesa II Unidade         
Querido (a) aluno (a),
Hoje, você vai fazer sua segunda prova deste ano. É uma prova que você vai mostra o que aprendeu, responda com calma e atenção. Você é capaz. Capriche!                                          Boa Sorte!


Gabriela
Gabriela menina, Gabriela levada. Ô menina encapetada...
Gabriela Sapeca:
- Menina, como é você se chama?
- Eu não me chamo, não, os outros é que me chamam Gabriela.
Gabriela serelepe
- Menina, para onde vai essa rua?
- A rua não vai, não, a gente é que vai nela.
Gabriela na escola:
 - Gabriela, quem foi  que descobriu o Brasil?
- Ah, professora, isso é fácil, eu só queria saber quem foi que cobriu.
Gabriela não deixava a professora em paz
- Professora, céu da boca tem estrelas?
- Professora, barriga da perna tem umbigo?
- Professora, pede alface tem calos?
Gabriela era quem inventava as brincadeiras:
- Vamos brincar de amarelinha?
Todo mundo ia.
- Vamos brincar de pegador?
Todos concordavam.
Todos queriam brincar com Gabriela.
(Ruth Rocha. “Teresinha e Gabriela”.)


1-Responda:
a)     Quem é o autor do texto?
        _______________________________
b)    Quem é Gabriela?
       _______________________________
       _______________________________
       _______________________________
2-O que Gabriela inventava?
       _______________________________
       _______________________________
       _______________________________
3-Por que você acha que todos queriam brincar com Gabriela?
        _______________________________
        _______________________________
        _______________________________
        _______________________________
4-Você conhece alguém que tem um jeito parecido com o de Gabriela?
         _______________________________
         _______________________________
5-Mande um bilhete para Gabriela dizendo sua opinião sobre o jeito dela.
          _______________________________
          _______________________________
         
         


6 - Retire do texto palavras no:
a-     Masculino:______________________________________________________________        ______________________________________________________________________

b-    Feminino:____________________________________________________________________________________________________________________________________

7- Complete as frases com os coletivos adequados:
a)     Mamãe me deu um __________de retratos.
b)    A noiva levou em lindo __________de roupas.
c)     O guarda prendeu um ladrão da __________.
d)    O pastor cuide do seu ___________.
e)     Aqueles soldados são do nosso ___________.
f)     Uma grande ___________ de insetos destruiu a plantação.
g)    Papai viajou em um dos aviões da ___________ brasileira.

8- Identifique o coletivo de:

Peixes ________________
Discos_________________
Artistas________________
Padres________________
Abelhas_______________
Jogadores_____________
Mapas________________
Pintos________________
Pássaros_______________
Bois___________________
Navios________________
Árvores________________
Ladrões________________
Seis meses_____________
Cem anos______________
Três meses_____________
Doze__________________
Doze dúzias____________
Retratos_______________



9- Descubra o antônimo das palavras:

Muitos______________
Quente______________
Grande______________
Viver______________
Dia______________
Perto______________
Levar______________
Calar______________
Alegre______________
Achar______________
Próximo______________
Capaz______________


10- Copie as frases, substituindo as palavras destacadas por um sinônimo:
a)     No começo, no meu lar, surgiu ele._____________________________________

b)    Viva alegre, próximo dos outros jovens._________________________________

c)     Aí, ele cessou de ser sincero, encontrou um amigo._______________________

d)    Ele foi morar com esse implicante que só resmungava.____________________

____________________________________


 11- Complete as frases com o homônimo de cada palavra destacada:


a)     Márcio serra a mesa.
b)    Gabriela chupa duas mangas.
c)     Comprei cem laranjas.
d)    Dito fez um bom conserto na bota.
e)     A sessão de autógrafos foi linda.
f)     Eu me canso em vão.
g)    Não gosto de São Paulo, mas do Rio.
h)     Eles são gêmeos idênticos.
i)      O coitado ficou preso na cela.
j)      Gosto do canto dos pássaros.
Subi a _______.
Mamãe fez um vestido sem..
Papai está _______ dinheiro.
O _______ de piano foi bom.
Trabalho na _______ de expedição.
Meus irmãos _______ ao sítio.
Com os trapalhões, _______muito.
Da tuberculose ele ficou _______
Montei numa _______ nova.
Eu _______ para espantar meus males.



12- Escreva os substantivos primitivos correspondentes a:

Coqueiro_______________
Macacada______________
Laranjada______________
Florista______________
Carroceiro______________
Limoeiro______________
Cerejeira______________
Pereira______________
Macieira______________
Jaqueira______________
Goiabeira______________
Pessegueiro____________
Padeiro______________
Térreo______________
Papelaria______________
Bananeira______________
Vidraça______________
Campestre_____________


13- Forme famílias de palavras, acrescentando derivados a estas expressões:

Livro_____________________
Pedra_____________________
Boi_____________________
Borracha_____________________
Bola_____________________
Jornal_____________________


14- Classifique os substantivos abaixo, assim:
1 – comum de dois                  2 – sobrecomum                       3 – epiceno

(   )O indivíduo
(  )a baleia
(   )o/a estudante
(   )o monstro
(   )a testemunha
(   )o/a jovem
(   )o/a camarada

(   )a vítima
(   )a criança
(   )o/a artista
(   ) o/a indígena
(   )o gavião
(   )a cobra
(   )o/a agente


(   )o/a jornalista
(   )o/a dentista
(   )a criatura
(   )o/a pianista
(   )o crocodilo
(   )a pessoa
(   )o/a colega


(   )a criatura
(   )a aranha
(   )o/a clientes
(   )a pulga
(   )o cônjuge
(   )a mosca
(   )o animal

15-Faça o feminino destes substantivos:

O cliente_____________________
O colega_____________________
O colegial_____________________
O estudante_____________________
O agente_____________________
O camarada_____________________
O indígena_____________________
O jovem_____________________


16- Aponte o masculino:

Heroína-_____________________
Atriz-_____________________
Égua-_____________________
Comadre-_____________________
Ovelha-_____________________
Condessa-_____________________
Freira-_____________________
Poetisa-_____________________




17-Dê o plural:

a)     A mulher é esta. _______________
b)    A cruz e esta. _______________
c)     O pilar é este. _______________
d)    O lápis é este. _______________
e)     O ourives é este. _______________
f)     O vírus é este. _______________
g)    A fênix é esta_______________
h)     O homem é este. _______________
i)      O gás é este. _______________
j)      O país é este. _______________
k)     O francês é este. _______________
l)      O pastel é este. _______________
m)   O sol é este. _______________
n)     O paul é este. _______________


18- Completando as palavras com : traz, atrás.
a)     Ler um bom livro____ uma ótima sensação de bem-estar e nos faz viajar para lugares fantásticos
b)    Há muitas casa____ daquele morro.
c)     Meu colega chegou bem de vagarinho por____ de mim e meu deus um susto
d)    A moça____ seu cachorrinho para passear no parque todos os dias.
e)     Com certeza, o brinco que perdeu está____
f)     O menino passou por____ da menina tão depressa que ela nem viu.
19- Complete os  - com  X ou CH:

Bi_ o       Quei_ o              Amei_ a          _ adrez          Pi_ e
Ca_          Pu_ a                Fle_ a            _a_ im          PI_ ar
_ upim     _ ícara                 PI_ ote          Li_ o           Ca_ oeira


 20- Dependendo da frase é o tipo de artigo: ora definido, ora indefinido. Complete as frases, pelos artigos adequados:
a)     Vi _____ lua nascendo. Depois, _____ nuvem cobriu _____  lua.
b)    Recebi _____ linda notícia: papai comprou _____ casa na praia.
c)     Márcio pintou _____ trocados para eu pagar _____ professora.
d)    Você não tem □ trocados para eu pagar _____ continhas?
e)     □ moleques vieram buscar _____ bola que caiu aqui.
f)     Vou passar _____ duas semanas na casa de _____ tio.

21- Complete as frases com artigo indefinido :
a)     Comprei _____ flores para mamãe.
b)    _____ meninos ficaram no parque.
c)     Tomei _____ sorvete de abacaxi.
d)    _____ alunas conversaram na classe.
                                                                                                                
                                                                                                                                       

Escola Municipal Vereador Moisés Ribeiro Gama
Nome: ____________________________ Série: 3ºano
Professora:____________________ Data: __ /__ /__
Avaliação de arte I unidade
Texto : Arco-íris                       Xuxa                                
Vou pintar um arco-íris de energia
Pra deixar o mundo cheio de alegria
Se tá feio ou dividido
Vai ficar tão colorido
O que vale nessa vida é ser feliz
Com o azul eu vou sentir tranqüilidade
O laranja tem sabor de amizade
Com o verde eu tenho a esperança
Que existe em qualquer criança
E enfeitar o céu nas cores do amor
No amarelo um sorriso
Pra iluminar feito o sol tem o seu lugar
Brilha dentro da gente
Violeta mais uma cor que já vai chegar
O vermelho pra completar meu arco-íris no ar
Toda cor têm em si (coro)
Uma luz uma certa magia
Toda cor têm em si
Emoções em forma de poesia
Eô, eô \ Eô, eô
Eô, eôôôôôô
No amarelo um sorriso
Pra iluminar feito o sol tem o seu lugar
Brilha dentro da gente
Violeta mais uma cor que já vai chegar
O vermelho pra completar meu arco-íris no ar
Coro ( bis)
1-Compreensão do texto:
a)Qual é o título do texto?

b)De que fala ao texto?
______________________________________________________
b)Quem canta essa música?
______________________________________________________
c) Segundo o texto, como o arco-íris vai deixar o mundo?_________________________________________
d)Quais são as cores que aparecem no texto?
_____________________________________________________
2-Complete de acordo com as cores do texto:
a)Com o _________eu vou sentir tranquilidade.
b)O ____________tem sabor de amizade.
c)Com o __________eu tenho a esperança.
No ____________um sorriso.
d)_______________mais uma cor que já vai chegar.
e)O _______________pra completar meu arco-íris no ar.
3-Imagine como seria esse mundo do texto e faça um lindo desenho.

 4-Pinte bem lindo usando as cores do arco-íris.


Escola Municipal Vereador Moisés Ribeiro Gama
Nome: ____________________________ Série: 3ªano
Professora: Valdéria     Data: __ /__ /__
Componente curricular: Língua Portuguesa
Quem lê, aprende e viaja. Viajar e aprender são aventuras inesquecíveis. Neste bimestre viajamos com vários textos durante o projeto de leitura, nas aulas de Língua Portuguesa e das outras disciplinas, Descobrindo o mundo mágico da leitura e escrita, agora demonstre o que aprendeu com suas viagens.
1 Lendo o texto. “O circo”
      As ilusões do mágico. Destacam-se, ainda, os números dos domadores que comandam leões, elefantes e fazem atuar os macacos.
      Nos dias de hoje, porém, existe um movimento chamado Novo Circo. Ele combina os malabarismos e as acrobacias do circo tradicional com técnicas de dança e teatro. As apresentações contam com efeitos de luzes, música e roupas multicoloridas. Nessa nova tendência da arte circense, não há mais a presença de animais.
       Os estilos de circo variam, porém o importante é manter um espetáculo de alegria, mágica  e fantasia como forma de diversão.         Autor desconhecido
2 Interpretando o texto.
a). O texto “O circo” é:
( ) Um poema
( ) Um texto expositivo
( ) Um conto
b). Qual é o assunto principal do texto.
( ) Dar informações sobre o circo.
( ) Convidar crianças para irem ao circo.
c). Neste texto são comparados dois elementos. Quais são eles?
( ) Circo tradicional e Novo Circo
( ) Palhaços e trapezistas
c). Assinale as características do Novo Circo.
( ) Não há mais a presença de animais.
( ) Há muitos palhaços
( )Apresenta dança e teatro
( ) Espetáculos de acrobacias4
3- Números com leões, macacos e elefantes é uma característica do circo
( ) tradicional
( ) novo
4-Assinale a resposta correta.
( ) O texto expositivo conta uma história inventada.
( ) O texto expositivo pode explicar algo, expor ideias e dar informações sobre um assunto.
5- Coloque C para conto e E para texto expositivo.
( ) O patinho feio
( ) O circo
2. Observando os desenhos abaixo, identifique o que não há mais nessa nova tendência dos circos.
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTQTynyRVpLWkPiUT1uGVXwoqB5XTivC8LhgU1qKAlhYUIZUTRexghttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEglncxZe_E8LtChRmfcO8_YAPCL3mNSava0AJqEz7xu_-h7VUI-eQTupkS4-f2piBpUKWtHQJrSzZpkb5CKPGXTXmri4VgQTO8ihNZHGMCXeX33zGcVGrQZkXaPKiXCW3SGZtWt35GfvE8/s1600/desenhosparacolorir+(88).jpghttp://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/circo-para-colorir/imagens/circo-16.jpghttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjaeoypEGtnQ7-izJMfJZ-lwsKPISZnWWCKGnXJs5QGUw0yD6E6huM_0ohtiVRcyt08taG8DWdIAZm15bH_0JJwfLdmt8epr5gvQjCx512Bfgb-ZPEKzfDzQFlBO7Wf9SCwOJqGqWNBCSZK/s1600/Desenhos+de+Circo+para+Colorir+(2).jpg
3 Produzindo texto com a autor.
Coloque-se no lugar do autor do texto e escreva sobre o que você mais gosta num circo.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4– Retire do texto e escreva abaixo, duas  palavras iniciada com:
a) Consoante: ________________________________
b) Vogal: ____________________________________
c)Encontro consonantal_________________________
5-Explorando a língua escrita do texto.
a). Observe algumas palavras do texto.
Mágico -elefantes -acrobacias- luzes, música  roupas - fantasia - diversão- Circo- não
b) Coloque-as em ordem alfabética.








c)  Do mesmo grupo de palavras, localize e copie algumas palavras que contenha encontro vocálico.

d) Agora classifique todas as palavras de acordo com o número de sílabas que elas
possuem. Escreva-as nos quadros abaixo, separando as sílabas.
Monossílabas
 Dissílabas
Trissílabas
Polissílabas





6-Separe em sílabas as palavras abaixo e conte os seus pedacinhos.

caixote __________________________ ( )
hipopótamo _____________________  ( )
gota ____________________________  ( )
tosse ___________________________  ( )
barraca _________________________ ( )