"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 24 de abril de 2013


Escola Municipal Vereador Moisés Ribeiro Gama
Nome: ____________________________ Série: 3ªano
Professora: Valdéria     Data: __ /__ /__
Componente curricular: Língua Portuguesa
Quem lê, aprende e viaja. Viajar e aprender são aventuras inesquecíveis. Neste bimestre viajamos com vários textos durante o projeto de leitura, nas aulas de Língua Portuguesa e das outras disciplinas, Descobrindo o mundo mágico da leitura e escrita, agora demonstre o que aprendeu com suas viagens.
1 Lendo o texto. “O circo”
      As ilusões do mágico. Destacam-se, ainda, os números dos domadores que comandam leões, elefantes e fazem atuar os macacos.
      Nos dias de hoje, porém, existe um movimento chamado Novo Circo. Ele combina os malabarismos e as acrobacias do circo tradicional com técnicas de dança e teatro. As apresentações contam com efeitos de luzes, música e roupas multicoloridas. Nessa nova tendência da arte circense, não há mais a presença de animais.
       Os estilos de circo variam, porém o importante é manter um espetáculo de alegria, mágica  e fantasia como forma de diversão.         Autor desconhecido
2 Interpretando o texto.
a). O texto “O circo” é:
( ) Um poema
( ) Um texto expositivo
( ) Um conto
b). Qual é o assunto principal do texto.
( ) Dar informações sobre o circo.
( ) Convidar crianças para irem ao circo.
c). Neste texto são comparados dois elementos. Quais são eles?
( ) Circo tradicional e Novo Circo
( ) Palhaços e trapezistas
c). Assinale as características do Novo Circo.
( ) Não há mais a presença de animais.
( ) Há muitos palhaços
( )Apresenta dança e teatro
( ) Espetáculos de acrobacias4
3- Números com leões, macacos e elefantes é uma característica do circo
( ) tradicional
( ) novo
4-Assinale a resposta correta.
( ) O texto expositivo conta uma história inventada.
( ) O texto expositivo pode explicar algo, expor ideias e dar informações sobre um assunto.
5- Coloque C para conto e E para texto expositivo.
( ) O patinho feio
( ) O circo
2. Observando os desenhos abaixo, identifique o que não há mais nessa nova tendência dos circos.
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTQTynyRVpLWkPiUT1uGVXwoqB5XTivC8LhgU1qKAlhYUIZUTRexghttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEglncxZe_E8LtChRmfcO8_YAPCL3mNSava0AJqEz7xu_-h7VUI-eQTupkS4-f2piBpUKWtHQJrSzZpkb5CKPGXTXmri4VgQTO8ihNZHGMCXeX33zGcVGrQZkXaPKiXCW3SGZtWt35GfvE8/s1600/desenhosparacolorir+(88).jpghttp://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/circo-para-colorir/imagens/circo-16.jpghttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjaeoypEGtnQ7-izJMfJZ-lwsKPISZnWWCKGnXJs5QGUw0yD6E6huM_0ohtiVRcyt08taG8DWdIAZm15bH_0JJwfLdmt8epr5gvQjCx512Bfgb-ZPEKzfDzQFlBO7Wf9SCwOJqGqWNBCSZK/s1600/Desenhos+de+Circo+para+Colorir+(2).jpg
3 Produzindo texto com a autor.
Coloque-se no lugar do autor do texto e escreva sobre o que você mais gosta num circo.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4– Retire do texto e escreva abaixo, duas  palavras iniciada com:
a) Consoante: ________________________________
b) Vogal: ____________________________________
c)Encontro consonantal_________________________
5-Explorando a língua escrita do texto.
a). Observe algumas palavras do texto.
Mágico -elefantes -acrobacias- luzes, música  roupas - fantasia - diversão- Circo- não
b) Coloque-as em ordem alfabética.








c)  Do mesmo grupo de palavras, localize e copie algumas palavras que contenha encontro vocálico.

d) Agora classifique todas as palavras de acordo com o número de sílabas que elas
possuem. Escreva-as nos quadros abaixo, separando as sílabas.
Monossílabas
 Dissílabas
Trissílabas
Polissílabas





6-Separe em sílabas as palavras abaixo e conte os seus pedacinhos.

caixote __________________________ ( )
hipopótamo _____________________  ( )
gota ____________________________  ( )
tosse ___________________________  ( )
barraca _________________________ ( )







Nenhum comentário:

Postar um comentário