"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 28 de abril de 2013


Origami 5: Casa e árvore

"CASA E ÁRVORE"
Composição de cena usando as dobraduras da casa e da árvore.

Diagrama da casa: criação de K. Kasahara


Casa com telhado duplo.



Diagrama da árvore (minha árvore vai até o passo 4).
Os demais passos servem para "arredondar" a figura,
que é um recurso muito usado no origami.


O coelhinho
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
Lenda da Páscoa

Eu conto essa história usando os personagens em origami.




Perto da casa do menino JESUS, havia uma árvore, onde um passarinho fizera seu ninho e pusera três ovinhos. Todos os dias, Jesus olhava a feliz mamãe PASSARINHO.
Uma bela manhã, Jesus acordou ouvindo o passarinho piar aflito. Que seria?
Aproveitando um descuido do passarinho, a RAPOSA viera e levara os ovinhos.
Jesus ficou triste e começou a chorar.
Nisto, passou um GATO. Viu Jesus chorando e perguntou:
- Por que choras, Jesus?
- Tiraram os ovinhos do passarinho...
- Miau, miau, nada posso fazer - e lá se foi.
Abanando a cauda, chegou um CACHORRINHO.
- Por que choras Jesus?
- Levaram os ovinhos do passarinho...
- Au, au, que pena... - e foi embora.
Então, aos pulinhos, com suas orelhas compridas, apareceu o COELHINHO.
- Por que choras, Jesus?
- Levaram os ovinhos do pobre passarinho...
- Não chore mais, vou procurar os ovinhos!
Foi logo bater na casa da RAPOSA.
- Queres os ovos? Meus filhos já comeram - batendo a porta furiosa.
O COELHO teve uma idéia. Visitou três passarinhos e pediu, a cada um, um ovinho para Jesus. Arrumou os ovos numa CESTINHA e levou-os ao menino Jesus, que enxugou as lágrimas e falou:
- Só você, coelho, teve pena de mim e do passarinho. Pois de agora em diante, como recompensa, levará lindos ovos às crianças e fará isso todos os anos, quando chegar a Páscoa.
E foi assim que o coelhinho ficou encarregado de distribuir ovos às crianças de todo o mundo...


"Entrou por uma porta
Saiu pela outra
Quem quiser
Que conte outra..."

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
Não conheço a procedência dessa "lenda".
Recebi nos tempos da Escola Normal.
Há uns 20 anos que conto para as crianças e elas amam ouvi-la!
Você pode preparar um cenário e
contar como teatro de fantoches.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Esquema do BONECO (Menino Jesus)
Este boneco(a) é versátil!
Experimente fazê-lo em papel estampado,
com aplicações de detalhes (botões, paetês, etc), use lã para os cabelos,
aplique mãos e pés (recortados)...
Eu já usei em várias ocasiões e as crianças gostam muito!!!

♥ ♥ ♥

Esquema do coelho


Esquema do cachorro


Esquema do gato


Esquema da raposa


Esquema do passarinho


Esquema da cestinha
♥♥♥
Em tempo, respondendo a um e-mail:
É óbvio que o texto é uma lenda, não sei quem inventou, mas já li em outras fontes.
Não há intenção de desrespeitar a historicidade de Jesus, ou a comemoração da Páscoa para os cristãos (sejam de qualquer religião). Não há intenção de "mascarar a Páscoa", pois o texto pode ser usado com inteligência e abordado de várias maneiras, além do lúdico...
A "verdade" não é a mesma para todos. As crianças da 1.ª infância vivem numa mistura de realidade e fantasia, o que poderia ser "verdade" para elas? Para muitos de meus alunos a "verdade" é a fome e a violência. Para outros, o brinquedo novo que ganharam. Não é possível afirmar que NÓS estejamos com a VERDADE (que é mutável e transitória).
A Páscoa é uma festa religiosa, e como a escola pública brasileira é LAICA, legalmente, nem deveria ser comemorada nas escolas públicas.
Quem quiser uma escola de cunho religioso, com ensinamentos ligados a religião, precisa procurar uma escola CONFESSIONAL (católica, israelita, espírita, protestante, etc).
Mas, comemorar a páscoa nas escolas faz parte da "tradição escolar", assim como o dia das mães, dos pais, ação de graças, natal, etc.
Acredito que "festas religiosas" e suas explicações,
que se baseiam na "crença",
devem ser comemoradas em família.
Mas, muitas vezes, as pessoas da escola cultivam essas comemorações e como trabalhamos numa comunidade escolar, acatamos as decisões do grupo.
♥♥♥
Desculpem aos leitores do blog, mas me incomoda uma pessoa desmerecer o meu trabalho, mesmo sem conhecê-lo por conta do que está aqui. Eu já vi tantas coisas na internet, pessoas copiando idéias, músicas, filmes, sem se importar com o direito autoral...
Procuro publicar meus trabalhos que são autorais. Procuro citar as referências e tenho respeito por quem visita o blog.
As pessoas visitam o blog por livre iniciativa, não é?!
♥♥♥
Organizado por Ivanise Meyer®


Dia das Mães: bolsa

" Bolsa da mamãe "

Dentro da bolsa, você poderá colocar um bilhetinho...
Essa bolsa tem uma abertura, é só levantar essa aba que você está vendo na foto.

Esquema:
1 - Dobrar um quadrado ao meio na diagonal (vira um triângulo). Dividir em 3 partes iguais e dobrar;
2 - Encaixar uma ponta por dentro do espaço da outra;
3 - Dobrar ao meio para dar um corte para formar as alças. Abrir e virar para dentro só a parte da FRENTE da aba da bolsa;
4 - Dobrar para frente (fechando a bolsa) a aba DETRÁS.
♥♥♥


"FRUTAS"
Banana, abacaxi, pêra, morango e maçã.


Banana: quadrado, dobra no meio, dobra a pontinha até o meio e as pontinhas para dar o formato da banana. Vira e decora.
Pêra e abacaxi: a partir da forma básica da "casquinha".
Maçã: a partir da forma básica da "casquinha".
Morango: a partir da forma básica do "copo", vira e decora.
"ÍNDIO"
Forma básica: casquinha de sorvete

A partir da forma básica (casquinha) podemos criar vários rostos variando os personagens.
Na Educação Infantil, como nas Séries Iniciais, vale à pena nutrir a imaginação. Eu gosto de contar histórias (usando livros) com os personagens que farei usando a técnica do origami.
Assim, "alimento" a imaginação e fica mais fácil para a criança visualizar as figuras.
Podemos enriquecer a dobradura usando lápis de cera, como no exemplo abaixo:

Índio: dobradura da cabeça


Dobradura da cabeça
Para fazer a cabeça do índio, serve essa mesma dobradura do Saci, é só virar a ponta para trás.


"TULIPA"

A tulipa é uma flor bem conhecida pelos professores de Educação Infantil e Séries Iniciais. Trouxe algumas variações feitas a partir da tulipa para enriquecer diversos trabalhos como: composições, cartões, enfeites para mural, lembrancinhas e etc.




Como lembrancinha: cole uma tulipa em uma lixa de unhas (cabo da flor) e uma folhinha de papel verde recortado, ou um triângulo dobrado (imitando a folha).





Utilização da Dobradura na Escola


Utilização da Dobradura na Escola
Artigo de Ivanise Meyer
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

O origami (dobradura) é um excelente recurso pedagógico com muitas utilizações na escola.
Origami (do japonês: 折り紙, de oru, "dobrar", e kami, "papel") é a arte tradicional japonesa de dobrar o papel, criando representações de seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem utilizar tesoura e cola.
Através das dobraduras as crianças aprendem conceitos geométricos, a seguir uma sequência de ordens (sequência temporal); uma dobradura pode ser tema de uma música ou poesia; as crianças podem criar e enriquecer seus trabalhos de Artes.
Costumo contar uma história, ou ler uma poesia, ou cantar uma música que sirva como "fonte de inspiração" para a dobradura. Levo imagens (em livros, revistas, etc) sobre o tema da dobradura, pois precisamos nutrir a imaginação.
Várias professoras me perguntam como inserir a dobradura em suas aulas.
Trago o exemplo da poesia "As borboletas" de Vinicius de Moraes.
Após a leitura, levo imagens de borboletas de todas as cores,
observamos os detalhes: asas, patas, antenas...
Mostro uma borboleta de papel e convido as crianças a dobrarem suas borboletas seguindo uma sequência de dobras. Pode-se utilizar o papel glacê (colorido) ou papel branco pintado pela criança (com lápis de cera).
Brincamos com as borboletas de papel ouvindo uma música suave (instrumental).
Depois, para guardar esse momento, cada criança faz um desenho com lápis de cera de um lugar (cenário). A criança cola a borboleta e colocamos esses trabalhos no mural ao lado da poesia.
Outra sugestão é fazer um painel (ou cartaz) com todas as borboletas da turma.
Podemos trazer imagens sobre a metamorfose, para as crianças perceberem que a borboleta já foi uma lagarta...
Neste exemplo, você pode perceber como uma dobradura simples pode se tornar significativa, divertida, trazendo sensações além das táteis e visuais.
O vocabulário que utilizamos ao descrever as dobraduras, traz vários conceitos geométricos que passam a fazer parte do dia a dia das crianças.
Imagine se eu chegasse à sala e dissesse às crianças:
- Hoje vamos fazer essa borboleta aqui. Peguem seus quadrados...
Completamente diferente, não é?!
No seu planejamento, o educador estabelecerá na sequência didática um "antes" e um "depois" da dobradura que a torne significativa para as crianças.
É importante, para que as crianças avancem na arte do origami, que as propostas sejam frequentes, para que possam compreender o vocabulário, as sequências e as formas básicas. Suas produções podem ter variadas finalidades: objetos para brincar, fantoches, dedoches, enfeites, móbiles, composição de cenas, etc. Podemos organizar uma exposição para valorizar as dobraduras realizadas pelas crianças.
Boas dobras!

Organizado por Ivanise Meyer®

Coelho (fantoche)

Coelho
(fantoche)
~~~~~~~~~~
Fizemos esse coelho hoje.
As crianças gostaram porque ele vira um fantoche
(encaixando a mão na abertura debaixo do coelho).

Materiais:
2 quadrados (papel A4)
cola branca
gravata (papel crepom ou cartolina recortada)
caneta hidrocor (desenhos)
algodão (rabinho do coelho, colado atrás)

Passo a passo:
Dobre os quadrados ao meio (na diagonal)
 formando 2 triângulos.
Posicione os triângulos dessa forma:


Passe um triângulo por cima do outro,
cerca de 7,5 cm
passando cola para fixar:

Passe um "fio" de cola nas laterais da frente e de trás
para não ficar abrindo.
Dobre as pontas para dentro,
fazendo a frente do coelho,
cerca de 2 cm de cada lateral:

Passe cola para fixar essa parte da frente.
Cole o gravata.
Ficará um espaço embaixo
por onde a criança poderá encaixar sua mão.
Na parte de trás, colei um rabinho feito com
uma bolinha de algodão.
Fazer a decoração com apliques
ou desenhando:

Meus alunos desenharam e
os coelhos ficaram lindos!!!

Origami 9: Bichinhos

"BICHINHOS"
Sapo, pato, coelho, caracol e peixe
~**~**~**~**~






Todos esses bichinhos foram dobrados a partir da forma básica da "casquinha".

Pote para colocar os lápis!






Pote para colocar papel higiênico.


Marcador de páginas das minhas paixões!
Meus aluninhos!Que continuam comigo
esse ano.Ebaaaaaa!


Conjunto potinho de elástico,spray de cabelo.






MOLDE:





MATERIAL PEDAGÓGICO - ALFABETO

Aqui vai outra idéia de alfabeto...