"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 5 de maio de 2013


 DESENHOS DE PAZ PARA COLORIR - ATIVIDADES E DESENHOS SOBRE PAZ - PAZ NO MUNDO PARA PINTAR - MADRE TERESA COLORIR - PROJETO PAZ


















Madre Teresa desenho para pintar colorir

Mandala de paz para colorir pintar desenho

pomba para recortar e montar



Pombas para recortar e montar móbile da paz atividade

mãos com pomba da paz pintar

Pomba da paz molde colorir


símbolo peace and love para colorir paz e amor










 Álbum dos animais e frutas para recortar e montar!

Álbum dos animais atividade

Atividade com animais para recortar e montar álbum

  Atividades sobre alimentação 



Coletânea com 200 atividades sobre alimentação para auxiliar o trabalho do professor.


















CONSELHO ESCOLAR 




O QUE É UM CONSELHO ESCOLAR? Um Conselho Escolar é um grupo responsável pelo estabelecimento de objetivos e de direções que a escola tomará no futuro. Ele desempenha um papel importante  em assegurar que toda a comunidade seja envolvida em todas as decisões importantes da escola.
QUE DECISÕES PODE O CONSELHO TOMAR? O Conselho Escolar observa o que a escola precisa e quais são os assuntos mais importantes que a escola deve focalizar. Também assessora as necessidades financeira da escola, orienta o diretor sobre assuntos, como, por exemplo, se a escola está a usar o melhor meio de informar aos pais sobre o aproveitamento do aluno ou sobre o melhor meio de informar aos pais sobre o aproveitamento do aluno ou sobre o bem estar dos estudantes na escola.
HÁ ALGO QUE O CONSELHO ESCOLAR NÃO PODE FAZER? O Conselho Escolar não pode empregar funcionários e não tem o poder de admitir ou demitir professores ou outros funcionários do quadro pessoal da escola. Não é responsável pela administração da escola ou pela escolha de programas de ensino e aprendizagem ensinados na escola. Os programas de ensino e aprendizagem  estão sobre  responsabilidade do diretor e dos professores.
QUEM PODE SER MEMBRO DO CONSELHO ESCOLAR? Os membros do Conselho Escolar são professores, alunos, pais e funcionários. O diretor da escola também faz parte do conselho. A maior parte do Conselho Escolar é composta pelos pais e representantes da comunidade escolar.
POR QUE EU GOSTARIA DE SER UM MEMBRO DO CONSELHO ESCOLAR?  Ser membro do conselho escolar é um bom meio para expressar a nossa opinião sobre assuntos importantes da escola. Representa-se por um grupo de pessoas, tais como os pais ou alunos, que terão a oportunidade de apresentarem seus pontos de vista. Também terão oportunidades regulares de dar conselhos sobre assuntos que afetam a escola.
COM QUE FREQUENCIA O CONSELHO ESCOLAR SE REÚNE? Cada Conselho Escolar funciona de forma diferente, no que diz respeito a reuniões , mas normalmente eles se reúnem de acordo com a necessidade. Suas reuniões são feitas em ocasiões convenientes para os membros.
COMO POSSO TORNAR-ME MEMBRO DO CONSELHO ESCOLAR? Através de eleições realizadas a cada dois anos, na própria escola, com os segmentos de professores, pais, alunos e funcionários.

sábado, 4 de maio de 2013


 Carrinhos feitos com sucata 
para a Semana do Trânsito





Read more:http://www.pragentemiuda.org/2010/09/varias-ideias-de-carrinhos-reciclados.html#ixzz2SNvd8J9m





O SEMÁFORO- PEÇA PARA FANTOCHES

Narrador

“Zé Gadelhas, com os olhos como abelhas, tinha vindo do campo para a cidade. Estava em casa do João Pimpão, com os olhos de carvão, que era seu compadre. Sempre que Zé Gadelhas, com os olhos como abelhas, saía apassearencontrava coisas de espantar…
Então vinha a correr para junto do João Pimpão, com os olhos de carvão, e punha-se a contar e a perguntar…”

Zé Gadelhas
“ Ah! João Pimpão, como bate o meu coração, eu devo ter febre João Pimpão, eu devo ter um febrão! Ah! João Pimpão, se calhar sou eu que estou doido… Sabes lá… João Pimpão, eu tive uma visão… vi assim uma coisa de espantar!…

João Pimpão
“Ó Zé Gadelhas, com os olhos como abelhas, vamos lá a acalmar e falar devagar. Conta lá o que sucedeu, o que aconteceu… mas sem ser a gritar!

Zé Gadelhas
“João Pimpão, meuamigoe compadre, tu se calhar não vês o mesmo que eu porque tens os olhos cor de carvão. Eu vi uma árvore, magricela, sem ramos nem raminhos, nem ninhos e que não era nada, nada bela!”

João Pimpão
“ Ó Zé gadelhas, com olhos de abelhasa, tu viste uma árvore magricela, sem ramos nem raminhos, sem ninhos e que não era nada bela. Onde está a admiração?”

Zé Gadelhas
“ João Pimpão, João Pimpão, com olhos cor de carvão, lá na minha terra não há árvores assim, não. É preciso vir a Primavera e depois, o Verão para o botão virar flor e a flor mostrar o coração que é assim primeiro um fruto esverdeado e depois encarnado!

João Pimpão
“ Olha a novidade, Zé Gadelhas! Isso toda a gente sabe…”

Zé Gadelhas
“ Então João Pimpão, com os olhos de carvão, diz-me lá como é que a árvore magricela põe o fruto maduro sem ser Verão? Ah João Pimpão, eu devo estar com um febrão… não há árvores assim não…
Olhei para a árvore e tinha um fruto como um balão, muito gorducho e muito verducho. Era mesmo um fruto esverdeado. Nisto, eu Zé Gadelhas, com olhos como abelhas, ainda estava a olhar, vai o fruto mudou de lugar e ficou amarelado. Então João Pimpão com olhos cor de carvão, o meu coração começou a saltar! Eu Zé Gadelhas, com olhos como abelhas, esfreguei os olhinhos para ver se era confusão, ou se estava com uma visão. E quando fui olhar, lá estava a árvore magricela, sem ramos, nem raminhos, nem ninhos, nada bela, e vai disto o fruto como um balão mudou outra vez de lugar, e de amarelado ficou encarnado! Isto sem Verão…”

João Pimpão
“ Ah Zé Gadelhas, com os olhos como abelhas, isso não era uma árvore, não… era um semáforo… Zé Gadelhas”

Zé Gadelhas
“Um quê, João Pimpão? Uma semana para deitar fora? Ah João Pimpão, com os olhos de carvão, afinal também andas a regular mel…”

João Pimpão
“Zé Gadelhas, Zé Gadelhas, com olhos como abelhas, eu disse que era um semáforo e não uma semana para deitar fora. Vê lá se lavas os ouvidos que os deves trazer entupidos e se prestas atenção, porque eu, João Pimpão, só tenho obrigação de dizer uma vez! Ouve então:
Semáforo é um sinal luminoso, com três luzes, com três, a apagar e a acender. Se o verde acender está a avisar que o carro pode passar. Se for o amarelo a brilhar, está a dizer cuidado, vai aparecer o encarnado, e se for o encarnado, está a gritar – o carro não pode avançar, tem de ficar parado!
Zé Gadelhas, Zé Gadelhas, estás a entender? Estás a perceber?

Zé Gadelhas
“Óh João Pimpão e o outro que tem lá dentro um lagartão? Esse não é um fruto, não?”

João Pimpão
“Ah, esse é para o peão.”

Zé Gadelhas
“ João Pimpão, o peão é cego, vai para onde alguém o jogar, enrola-se a guita, atira-se e ele fica a rodar, a girar, a zumbir ou a dormir! O pião, João Pimpão, não tem olhos para ver a luz a acender…”

João Pimpão
“ Zé Gadelhas, Zé Gadelhas, há o pião de brincar que se escreve p i a o, com um til lá no ar, e há o peão, que é a pessoa que anda a pé, e que se escreve com é!”

Zé Gadelhas
“ E o lagartão, que estava lá no balão? Eu vi um lagartão! Juro que vi!”

João Pimpão
“ Zé Gadelhas, com olhos como abelhas, precisas de ir ao oculista porque andas mal da vista!
A bola que viste não tinha um lagartão, nem um lagartinho, mas sim um bonequinho, a levantar o pé. Se obonequinho verde aparecer está a avisar – Zé Gadelhas, tu que és um peão, pois andas a pé, podes avançar. Se o bonequinho estiver encarnado está a gritar – Zé Gadelhas, não podes atravessar! Se for um bonequinho amarelo, a tremer, a piscar, está a dizer – Zé Gadelhas é preciso cuidado, olha bem para todo o lado…”

Zé Gadelhas
“Ah João Pimpão, com olhos de carvão, obrigado pela lição. Já começo a entender… e a saber…”

João Pimpão
“Zé Gadelhas, com olhos como abelhas, cada um de nós tem um saber diferente. Aqui na cidade sou eu que sei a novidade, sou eu que sei como as coisas são! Mas lá no campo, muito tenho de aprender… Serás tu, Zé Gadelhas, que me irás ensinar como semear! Serás tu com o teu saber diferente que me irás explicar como as coisas são… como é que a semente chega ao pão!”

Zé Gadelhas (abraçando o João Pimpão)
“ Ah, João Pimpão, meu amigo, meu compadre, meu irmão!”


Read more:http://www.pragentemiuda.org/2007/01/peca-para-fantoches-o-semaforo.html#ixzz2SNwMZP3i




O Fusquinha Atrapalhado
Música: Atirei o pau no gato


O fusquinha atrapalhado do-do
Do cachorrinho nho-nho
selivrouvrou-vrou

Deu a volta ta-ta
Se desviou ou-ou
Olhou pra trás,
olhou pra trás,
e suspirou!
UFA!

Motorista
Música: Meu Lanchinho

Motorista, motorista!
olha apista, olha a pista!
Não é de salsicha,
Não é de salsicha!
Não é não, não é não!

Motorista, motorista!
olha o poste, olha o poste!
Não é deborracha,
não é de borracha,
vai bater... já bateu!


ANDE CICLISTA
Música: MarchaSoldado

Ande ciclista,
Atento e devagar,
É pela ciclovia
Que deves pedalar.

Pedalar é um exercício
E um ótimo lazer,
Um meioeconômico
De se locomover.

Ande ciclista,
Com determinação,
Sempre respeitando
A sinalização.

Com os pneus sempre cheios,
Espelho retrovisor,
Equipe abicicleta,
Não seja infrator.


ANDANDO NA RUA
Música: Se esta rua fosse minha

Toda rua, toda rua tem perigos,
Você deve, você deve se cuidar,
Pois sua vida, pois sua vida é importante,
Para que, para que se aventurar.

Olhe bem, olhe bem por onde anda,
Atravesse, atravesse com atenção,
Use sempre, use sempre a faixa branca,
Para sua, para sua proteção.

Se o sinal, se o sinal está vermelho,
É preciso, é preciso esperar,
Se o sinal, se o sinal estiver verde,
Você pode, você pode atravessar.

MOTORISTA VÁ
Música: Marinheiro Só

Vá com atenção,
Motorista vá,
Pra todo lugar,
Motorista vá,
Com tranqüilidade,
Motorista vá,
Sempre devagar,
Motorista vá. (Bis)

Oi motorista, motorista,
Motorista vá,
Aonde você que chegar?
Motorista vá,
Será no Rio Grande do Sul,
Motorista vá,
Ou em Belém do Pará.
Motorista vá.

Lá vai, lá vai,
Motorista vá,
Vá com confiança,
Motorista vá,
Sempre use o cinto,
Motorista vá,
Pra ter segurança,
Motorista vá. (Bis)


Dirigir um Automóvel
Música: Serenô

Dirigir é sério, é sério,
É preciso atenção.
Dirigir um automóvel,
Não é brincadeira não. (bis)

Se está perdido, ai, ai, ai,
Com seu carro, ai, ai, ai,
Circulando, sem ter direção,
Veja a placa, ai, ai, ai,
Olhe a seta, ai, ai, ai.
Elas vão lhe dar orientação.

Se andar, ai, ai, ai,
Contramão, ai, ai, ai,
Em outro carro pode se chocar.
Bater forte, ai, ai, ai,
Machucar, ai, ai, ai.
Com seu carro pode até matar.

Read more:http://www.pragentemiuda.org/2008/09/pardias-sobre-o-trnsito.html#ixzz2SNwfh3kx





Vejam só que bela arte
 podemos fazer nesta 
primavera usando garrafa pet...

Zum, zum e zum...Em clima de Primavera, 
as abelhinhas são sempre bem vindas nos seus trabalhos...
Amei as duas idéias...A primeira é daAcrilexe tem o passo a passo Aqui
A segunda é darevistaMaestra Jardinera, que eu amo!!!


Read more:http://www.pragentemiuda.org/2010/09/colmeias-e-abelhas-de-garrafa-pet.html#ixzz2SNsUhMOe











Mais uma ideia maravilhosa para o Dia das Mães, do siteSweety Atelier.
 Estes corações foram feitos em origami e com alças de fita, tipo
 uma sacolinha... não é demais? Ótimo para colocar pequenas
 lembrancinhas dentro ou guloseimas e fazer lembrancinhas para o Dia das Mães.
Ótimadica também para o Dia dos Namorados, faça em vermelho, vai ficar lindo! Vejam o passo a passo!!!




Read more:http://www.pragentemiuda.org/2011/04/lembrancinha-coracoes-em-origami.html#ixzz2SNuNtysG





Hoje eu trouxe pra você uma linda dramatização para a primavera. Para você aprender e ensinar sua turma,confira!!!
Decoração
• No fundo do cenário, um jardim primaveril cheio de flores desenhadas, borboletas, joaninhas e passarinhos.

Personagens - • Narrador. • Menina. • Grupo de meninas e meninos. • Flores.

Narrador  - Atchim! Isto de ser narrador na primavera é muito difícil, claro, como tenho alergia, fico muito mal. Atchim! Era uma vez um jardim cheio de flores lindas: flores brancas, amarelas, roxas, vermelhas… Flores de todas ascores. Só de falar nisto me coça o nariz!
(Aparecem no palco os personagens disfarçados de flores e fazem uma roda. Quando acabam de dançar,
colocam-se em grupos de dois ou três por todo o palco. Com as mãos para o alto dizem:)
Flores- Primavera, primaverinha..., que nasçam as florzinhas!
Narrador- As flores viviam muito felizes em seu jardim até que um dia… Atchim! Apareceu uma menina pequena, mas muito enfezada
(Aparece uma menina com as roupas algo rasgadas e a cara manchada. Chega pulando.)
Menina - Não gosto destas flores, vou pisar em todas.
(As flores começam a encolher e vão ficando pequeninas.)
Narrador - A menina começou a saltar ao redor das flores; as flores sentiam muito medo. Se vocês olharem bem, poderão ver como tremem.
Menina - Não sei para que servem as flores, são tão tontas...
(Imediatamente aparece um grupo de meninas e meninos que acodem rápidos ao escutar a menina.)
Crianças- O que você está fazendo? Vai assustar as flores.
Menina- Ha, ha, ha!as flores não se assustam e, além disto, não servem para nada.
Crianças- Como você pode dizer uma coisa destas?
Menina 1.- As flores enchem nossa vida de cor.
Menino 1.- As flores têm perfumes maravilhosos.
Menina 2.- Você imagina um mundo sem cores?
Menino 2.- O que fariam os insetos se não existissem as flores?
Menino 3.- As flores não são só bonitas, são importantes para produzir sementes.
Narrador.- O grupo de crianças tentava contar estas e outras histórias à menina.
Crianças.- Sente-se aqui conosco e vamos ensiná-la a olhar, falar e sentir o perfume das flores.
Narrador.- A menina não estava  muito convencida sobre o que escutava, mas pensou que sempre estava sozinha e isto era muito chato. Talvez, se os escutasse depois poderia brincar com eles.
(As crianças sentam-se no chão, perto das flores, e a menina se senta com eles. Fazem gestos, como se estivessem contando-lhe muitas coisas. Conforme passa o tempo, as flores vão se esticando mais e mais como se tivessem perdido o medo.)
Menina.- Ohhh! Como eu me comportei mal com as flores!
Menina 1.- Mas ainda está em tempo de ser suaamiga.
Menino 1.- Você só tem de aprender a ver as coisas que a rodeiam com carinho.
Menina 2.- E a respeitar nossa amiga aNatureza, as árvores, as flores, os animais…
Menina.- Nunca percebi como é importantetudo isto que me rodeia.
Menina 3.- Não se preocupe. Acontece com muitas pessoas. Olham sem ver.
Menina.- A partir de agora terei muito cuidado e me comportarei muito bem. Penso em cuidar e ajudar a todas estas lindas flores a crescer e ser sua amiga.
Narrador.- A menina, ajudada por seus novos amigos, compreendeu como é importante cuidar, proteger e respeitar o meio onde vivemos.
(As crianças ficam de pé e dançam ao redor das flores, que movem seus braços acompanhando a dança. Quando termina a dança, dão-se as mãos e recitam um verso ou cantam uma música.


Read more:http://www.pragentemiuda.org/2012/08/dramatizacao-um-jardim-cheio-de-flores.html#ixzz2SNv7BD52



   Reciclagem


Substitua os botões por círculos de papel ou eva pra ficar mais barato ainda...
Vamos ver e aprender?

Pra fazer este coração de jornal foram cortados vários corações e colados sobrepostos...



Read more:http://www.pragentemiuda.org/





Vamos aprender a fazer estas flores gigantes?
 Linda ideia para surpreender no Dia das Mães, na primavera...


A idéia é do siteFamily Fun, e é perfeita paraDesfilede primavera.
Aí está o passo a passo para aprender.




Pra quem não entendeu, tem o vídeo tutorialAQUIno site, pra facilitar.

Read more:http://www.pragentemiuda.org/2011/09/passo-passo-de-flores-gigantes.html#ixzz2SNrro2N1