"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 5 de maio de 2013



CONSELHO ESCOLAR 




O QUE É UM CONSELHO ESCOLAR? Um Conselho Escolar é um grupo responsável pelo estabelecimento de objetivos e de direções que a escola tomará no futuro. Ele desempenha um papel importante  em assegurar que toda a comunidade seja envolvida em todas as decisões importantes da escola.
QUE DECISÕES PODE O CONSELHO TOMAR? O Conselho Escolar observa o que a escola precisa e quais são os assuntos mais importantes que a escola deve focalizar. Também assessora as necessidades financeira da escola, orienta o diretor sobre assuntos, como, por exemplo, se a escola está a usar o melhor meio de informar aos pais sobre o aproveitamento do aluno ou sobre o melhor meio de informar aos pais sobre o aproveitamento do aluno ou sobre o bem estar dos estudantes na escola.
HÁ ALGO QUE O CONSELHO ESCOLAR NÃO PODE FAZER? O Conselho Escolar não pode empregar funcionários e não tem o poder de admitir ou demitir professores ou outros funcionários do quadro pessoal da escola. Não é responsável pela administração da escola ou pela escolha de programas de ensino e aprendizagem ensinados na escola. Os programas de ensino e aprendizagem  estão sobre  responsabilidade do diretor e dos professores.
QUEM PODE SER MEMBRO DO CONSELHO ESCOLAR? Os membros do Conselho Escolar são professores, alunos, pais e funcionários. O diretor da escola também faz parte do conselho. A maior parte do Conselho Escolar é composta pelos pais e representantes da comunidade escolar.
POR QUE EU GOSTARIA DE SER UM MEMBRO DO CONSELHO ESCOLAR?  Ser membro do conselho escolar é um bom meio para expressar a nossa opinião sobre assuntos importantes da escola. Representa-se por um grupo de pessoas, tais como os pais ou alunos, que terão a oportunidade de apresentarem seus pontos de vista. Também terão oportunidades regulares de dar conselhos sobre assuntos que afetam a escola.
COM QUE FREQUENCIA O CONSELHO ESCOLAR SE REÚNE? Cada Conselho Escolar funciona de forma diferente, no que diz respeito a reuniões , mas normalmente eles se reúnem de acordo com a necessidade. Suas reuniões são feitas em ocasiões convenientes para os membros.
COMO POSSO TORNAR-ME MEMBRO DO CONSELHO ESCOLAR? Através de eleições realizadas a cada dois anos, na própria escola, com os segmentos de professores, pais, alunos e funcionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário