"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 26 de maio de 2013

PLANEJAMENTO ANUAL DO PRÉ-ESCOLAR -PRÓ VALDÉRIA


PLANEJAMENTO ANUAL DO PRÉ-ESCOLAR
Matemática 
                         SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL
N.E.I.E.F ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO GAMA
PÓLO EDUCACIONAL XIV ALTO DA SANTA CRUZ S/N CÍCERO DANTAS-BA
PROFESSOR(A): Valdéria
DISCIPLINA: Matemática   SÉRIE / ANO: Pré-escolar    TURMA:A    TURNO: M

OBJETIVO GERAL DA UNIDADE
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
Construção e apropriação do  conhecimento matemático pelo aluno usando vocabulário fundamental e
Associação do numeral à quantidade e de símbolos impressos. Desenvolvimento dos números naturais nas operações fundamentais e a ampliação do raciocínio lógico-matemático e sócio construtivista.

Comunicar-se matematicamente, ou seja, descrever, representar e apresentar resultados com precisão e argumentar sobre suas conjecturas, fazendo uso da linguagem oral e estabelecendo relações entre ela e diferentes representações matemáticas.
Interpretar e produzir escritas numéricas, levantando hipóteses sobre elas, com base na  observação de  regularidades ,  utilizando- se da linguagem oral, de registros informais e da linguagem matemática.

Conduzir o estudante aos conhecimentos matemáticos como meio para compreender o mundo a sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, características da matemática e  estimulando  a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver situação  problema.
*********************** METODOLOGIAS UTILIZADAS ***********************


CONTEÚDOS DA UNIDADE
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
*Maior ou menor grande ou pequeno;
*Alta e baixa curta ou comprida;
*Grosso, fino, largo e estreito;
*Noção de quantidade;
*Perto ou longe;
*Números Naturais;
*Direita e esquerda;
*Os vizinhos.


*Na frente de , ou atrás de;
*Em cima, em baixo;*Conjuntos;
*Maior e menor;
*Jogos;
*Família dos números;
*Linha reta e linha curva;
*Linha aberta e linha fechada.





















*Formando pares;
*Números pares e ímpares;
*Números ordinais;
*Símbolos 
*Noção de  dezenas e unidades ;
*Adição;
*Ordem crescente e decrescente.


*Adição de dois números;
*Sequência dos números de 0 a 90;
*Noção de subtração;
*Medida de capacidade;
*Medida de tempo;
* Medida de massa.







PROJETOS DAS UNIDADES
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
Projeto de leitura de leitura: Circo na escola

Projeto: historia do Município de Cícero Dantas
Projeto: Matemática Lúdica
Projeto: Viajando pelo mundo das fabulas


REFERÊNCIAS
CENTURION, Marília Ramos. Coleção Porta Aberta: Pré-escolar  Matemática/ Arnaldo Bento Rodrigues, Maria Batista dos Santos Neto, Ângela Bernardes de Andrade Gil, Sueli Fanizzi. – São Paulo: FTD, 2011.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa/ Secretaria de  Educação Fundamental I. Ensino de primeira à quarta série  –Brasília : MEC/SEF, 1997. Eu Gosto –integrado de 1º ao 5º ano ( exemplar próprio)- Revista Nova Escola ( exemplar próprio)- Internet – Google.
Cícero Dantas – Bahia, _____/_____/_______.


APROVADO PELA COORDENAÇÃO DO PÓLO EDUCACIONAL - XI

APROVADO PELA COORDENAÇÃO DA SEMEC
_____/______/_______.
_____/______/_______.

ASINATURA DO DIRETOR ESCOLAR


ASSINATURA DO COORDENADOR

ASSINATURAS DOS IMES – I e II

PARECER DESCRITIVO DA COORDENAÇÃO DA SEMEC







          PLANEJAMENTO ANUAL DO PRÉ-ESCOLAR 
Língua Portuguesa 

PROFESSOR(A): Valdéria
DISCIPLINA: Língua Portuguesa   SÉRIE / ANO:Pré-escolar  TURMA:B    TURNO: M
PLANO DE CURSO – 2013

OBJETIVO GERAL DA UNIDADE
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE

Ampliar a coordenação viso-motora, na busca do desenvolvimento integral da criança e desenvolver vocabulário, linguagem e a comunicação entre os alunos reconhecendo a leitura e escrita das vogais ,encontros  vocálicos e do alfabeto e incentivar o gosto pela leitura, histórias e escrita.
• Adquirir o hábito de ouvir, falar e organizar o pensamento lógico  e  posicionar – se de maneira criativa, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o dialogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas; aprimorando o autoconhecimento: esclarecendo as duvidas e atividades de fixação e desenvolvendo o interesse pelas descobertas por meio de situações concretas na sala.
•Participar das atividades com interesse e satisfação e despertar o interesse pelas descobertas feitas durante as atividades questionando sobre a realização da mesma e experimentando atividades lúdicas corporais que valorizem e cooperação, respeito mutua solidariedade e outros valores humanos de relevância social.

•Ampliação gradativa de suas possibilidades de comunicação e expressão e na construção de textos orais e escrito a partir de um gênero textual/descritivo, expressando clareza e sequência lógica.
*********************** METODOLOGIAS UTILIZADAS ***********************
As aulas serão desenvolvidas numa interação utilizando – se dos recursos:  Cantinho da leitura , Historinhas ,Dinâmicas diversas, Poesias Livro didático , Revistas ,Conversa informal,  Jornais ,Quadro e giz ,Gibis Alfabeto móvel ,Jogo das letras.
 

*********************** AVALIAÇÕES UTILIZADAS ***********************
-Contínua, diagnóstica, formativa por meio de: Criatividade e desembaraço nas mais diferentes formas de expressão, responsabilidade, interesse, curiosidade e criticas buscando novos conhecimentos. Correção das lições e atividades. Verificação da aprendizagem: leitura, identificação e assimilação das atividades, exercícios  de grafismo e através de uma ficha de observações que será entregue na escola todo Bimestre.

CONTEÚDOS DA UNIDADE
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE

*As vogais ;
*Juntando as vogais;
*As consoantes;
*Lendas;
*Colagem;
*Letra inicial das palavras;
*Jogo das vogais;
*O alfabeto maiúsculo e minúsculo.

*As famílias silábicas;
*Linguagem oral;
*Histórias;
*Poemas;
*Junção das vogais;
*Adivinhações;
*Separação de silabas;
*Ditado de letras estudadas;
*Consoante B-b ; C-c ; D-d ; E-e ; F-f ; G-g ; H-h ; I-i ; J-j .













*Leitura oral;
*Ordenação de silabas;
*Trava línguas;
*Nome próprio;
*Boas Maneiras;
*Palavras que rima;
*Texto com ilustração de desenho.
*Junção de silabas;
*Masculino e feminino;
*Singular e plural;
*Aumentativo e diminutivo;
*Leitura de rótulos;
*Construção e formação de frases.




PROJETOS DAS UNIDADES
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
Projeto de leitura de leitura: Circo na escola


Projeto: historia do Município de Cícero Dantas
Projeto: Matemática Lúdica
Projeto: Viajando pelo mundo das fabulas


REFERÊNCIAS

CENTURION, Marília Ramos. coleção porta aberta: 1° ano língua  portuguesa/ Arnaldo Bento Rodrigues, Maria Batista dos Santos Neto, Ângela Bernardes de Andrade Gil, Sueli Fanizzi. – São Paulo: FTD, 2011.

Cícero Dantas – Bahia, _____/_____/_______.


APROVADO PELA COORDENAÇÃO DO PÓLO EDUCACIONAL - XI

APROVADO PELA COORDENAÇÃO DA SEMEC
_____/______/_______.
_____/______/_______.

ASINATURA DO DIRETOR ESCOLAR


ASSINATURA DO COORDENADOR

ASSINATURAS DOS IMES – I e II

PARECER DESCRITIVO DA COORDENAÇÃO DA SEMEC




 

PROFESSOR(A): Valdéria
DISCIPLINA: Ciências    SÉRIE / ANO: Pré-escolar  TURMA:A    TURNO: M
PLANO DE CURSO – 2013

OBJETIVO GERAL DA UNIDADE
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE

• Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e  agente de transformações do mundo em que vive.

• Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar,
• saber utilizar conceitos científicos básicos, associados a energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistema, equilíbrio e vida e saber combinar leituras, observações, experimentações, registros, para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações.

desenvolver no aprendizado escolar a comunicação de modo oral, escrito e por meio de experiências usando perguntas, suposições, dados e conclusões, respeitando as diferentes opiniões e utilizando as informações obtidas para justificar suas ideias a partir de elementos das Ciências Naturais.
*********************** METODOLOGIAS UTILIZADAS ***********************
As aulas serão desenvolvidas numa interação utilizando – se dos recursos: • cantinho da leitura, historinhas ,dinâmicas diversas ,poesias, livro didático ,conversa informal ,jornais , quadro e giz ,bingo ,brincadeiras , materiais concretos ,dramatização , cartazes ,rodinha de conversa ,livros literários ,desenho livre , TV- DVD , musicas , filmes ,som –jogos – fantoches - -colagem recortes –apresentações –teatro e experiências
                                            *********************** AVALIAÇÕES UTILIZADAS ***********************
Será Através do conhecimento diagnosticando os níveis de desenvolvimento, observando diariamente as atividades de sala, participação, interação e organização, relatório escrito.

CONTEÚDOS DA UNIDADE
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
*Higiene do corpo;
*Conhecendo o nosso corpo;
* O ambiente;
*Os seres e o ambiente.


*Como nascem os animais;
*Como se alimenta os animais;
*Diferença entre os animais;
*Animais que prejudicam o ser humano.






















*Animais úteis ao ser humano;
*Animais domésticos e silvestres;
*Os 5 sentidos ;
* Alimentação;

*Saúde e cuidado com o ambiente;
*Preservação de doenças;
*A natureza.


PROJETOS DAS UNIDADES
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
Projeto de leitura de leitura: Circo na escola


Projeto: historia do Município de Cícero Dantas

Projeto: Matemática Lúdica
Projeto: Viajando pelo mundo das fabulas


REFERÊNCIAS
CENTURION, Marília Ramos. Coleção Porta Aberta: Ciências- Pré-escolar  / Arnaldo Bento Rodrigues, Maria Batista dos Santos Neto, Ângela Bernardes de Andrade Gil, Sueli Fanizzi. – São Paulo: FTD, 2011

Cícero Dantas – Bahia, _____/_____/_______.


APROVADO PELA COORDENAÇÃO DO PÓLO EDUCACIONAL - XI

APROVADO PELA COORDENAÇÃO DA SEMEC
_____/______/_______.
_____/______/_______.

ASINATURA DO DIRETOR ESCOLAR


ASSINATURA DO COORDENADOR

ASSINATURAS DOS IMES – I e II

PARECER DESCRITIVO DA COORDENAÇÃO DA SEMEC









PROFESSOR(A): Ana
DISCIPLINA: Historia e Geografia      SÉRIE / ANO: Pré-escolar   TURMA:A    TURNO: M
PLANO DE CURSO – 2013

OBJETIVO GERAL DA UNIDADE
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
Desenvolvimento de uma imagem positiva de si, da autonomia e da responsabilidade por seus atos, respeitando o próximo, adquirindo confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações e situar-se no espaço/tempo através de interação física e social e intelectual.

Reconhecer os problemas sociais do meio em que vive; desenvolver habilidades de observação, representação e busca de informações em fontes adequadas. Formação do pensamento histórico e geográfico a partir de experiências sociais vividas direta ou indiretamente pelas crianças, em seu espaço e tempo e em outros espaços e outros tempos.
Reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio em que vivem, evitando o desperdício e percebendo os cuidados
que se deve ter na preservação e na manutenção da natureza.
•Reconhecer algumas permanências e transformações sociais, econômicas e culturais ,historicamente e geograficamente ,nas vivências cotidianas das famílias, da escola e da coletividade, no tempo, no mesmo espaço de convivência

*********************** METODOLOGIAS UTILIZADAS ***********************
As aulas serão desenvolvidas numa interação utilizando – se dos recursos: • cantinho da leitura, historinhas ,dinâmicas diversas ,poesias, livro didático ,conversa informal ,jornais , quadro e giz ,bingo ,brincadeiras , materiais concretos ,dramatização , cartazes ,rodinha de conversa ,livros
literários ,desenho livre , TV- DVD , musicas , filmes ,som –jogos – fantoches -produção de texto -colagem recortes –apresentações -teatro
*********************** AVALIAÇÕES UTILIZADAS ***********************
Contínua, diagnóstica, formativa por meio de: Criatividade e desembaraço nas mais diferentes formas de expressão, responsabilidade, interesse, curiosidade e criticas buscando novos conhecimentos. Correção das lições e atividades. Verificação da aprendizagem: leitura, identificação e assimilação das atividades, exercícios  de grafismo e através de uma ficha de observações que será entregue na escola todo Bimestre.

CONTEÚDOS DA UNIDADE
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
*Eu sou assim .
* Você e sua história ;
*Você e seu corpo ;
*Você nasceu ;
*Eu e os outros ;
*Quem é você ;

*Seus documentos ;
*A moradia ;
*Arvore Genealógica ;
*Datas comemorativas 



















*Os comandos da casa  ;
* A rua e o bairro ;
* A vizinhança ;
* Respeitando as diferenças ;
* Ir a escola ;

*O caminho para a escola ;
* Meio de transportes ;
* Direito e deveres na escola ;
* Meio de comunicação



PROJETOS DAS UNIDADES
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
Projeto de leitura de leitura: Circo na escola
Projeto: historia do Município de Cícero Dantas

Projeto: Matemática Lúdica
Projeto: Viajando pelo mundo das fabulas


REFERÊNCIAS
MAESTU, Juliana.  Projeto Buriti: historia e geografia Pré-escolar\ organização Editora moderna-2ª ed- São Paulo:moderna,2011
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa/ Secretaria de  Educação Fundamental I. Ensino de primeira à quarta série  –Brasília : MEC/SEF, 1997. Eu Gosto –integrado de 1º ao 5º ano ( exemplar próprio)- Revista Nova Escola ( exemplar próprio)- Internet – Google.
Cícero Dantas – Bahia, _____/_____/_______.


APROVADO PELA COORDENAÇÃO DO PÓLO EDUCACIONAL - XI

APROVADO PELA COORDENAÇÃO DA SEMEC
_____/______/_______.
_____/______/_______.

ASINATURA DO DIRETOR ESCOLAR


ASSINATURA DO COORDENADOR

ASSINATURAS DOS IMES – I e II

PARECER DESCRITIVO DA COORDENAÇÃO DA SEMEC







PROFESSOR(A): 
DISCIPLINA: Arte   SÉRIE / ANO: Pré-escolar   TURMA:A    TURNO: M

PLANO DE CURSO – 2013

OBJETIVO GERAL DA UNIDADE
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
• Utilizar a linguagem artística do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação, que desenvolvam a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço e harmonia.

Desenvolver a potencialidade criadora de cada aluno, respeitando suas naturais limitações e  desenvolvendo habilidades e formas próprias desenhando, pintando, construindo e modelando. Usando  o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos com técnica e habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço, harmonia
• Desenvolver o interesse pelas descobertas através  da arte por meio de situações concretas na sala e experimentando atividades com música ,corporais e que valorize e resgate às cantigas de roda em brincadeiras que promovam a socialização entre todos.

Desenvolver as habilidades de forma prazerosa, interagindo e integrando com as atividades realizadas em sala de aula, possibilitando maior compreensão do processo ensino e aprendizagem em arte.

*********************** METODOLOGIAS UTILIZADAS ***********************
O Ensino de Artes  realizará  as metodologias como:  confecção de cartazes, cartões, , recortes, colagens e pinturas.•Serão utilizados materiais recicláveis e também serão trabalhadas coreografias, paródias e dramatizações ,músicas e danças. Resgate às cantigas de roda em brincadeiras que promovam a socialização. Textos mimeografados, digitados, xerocados e no quadro de giz. CDs áudio; CD ROM; Aparelho de som;Vídeo (filme); Músicas; Letras de músicas; Jogos variados ;tintas guaches e lápis de cor e hidrocor.
*********************** AVALIAÇÕES UTILIZADAS ***********************
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora . O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue na escola todo Bimestre.

CONTEÚDOS DA UNIDADE
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
O fazer artístico
•Reflexão-sobre um desenho
•Apreciação-fotos  e  quadros
•Observação e reprodução de fotos e paisagens;
•desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir do seu repertório;
•Forma pessoal de expressão;
•Criatividade;
•Concentração no trabalho;

- Pintura livre com pincel
- Desenho livre e dirigido
- Cores primarias e Cores secundárias
-Cores terciárias e  Cores quentes
- Cores frias e Cores neutras
- Dobradura e recorte
- Colagem de diversos materiais
- Perfuração e alinhavo
- Trabalhos com sucata
- Exposição de trabalhos
- Discriminar sons do ambiente
- Sons diferentes a partir de instrumentos musicais
- Canções com expressão corporal













Filmes com narração musical e conversar sobre os mesmos
- Canções com expressões corporais
- Sonorização de histórias
- Desenhos livres
- Trabalhos com sucatas
- Pintura com tinta
- Dobradura
-Datas comemorativas;
-Teatro e dramatizações;
-Desenho, pintura, dobradura, recortes colagem;
-Expressão corporal – danças;
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo (espelho)
- Jogos de imitar
- Brincadeiras de roda
- Danças, ritmos
- Pular corda
- Atividades que envolvam força
- Mudanças corporais ( de cada criança - características - espelho )
- Atividades para desenvolver a lateralidade




PROJETOS DAS UNIDADES
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
Projeto de leitura de leitura: Circo na escola

Projeto: historia do Município de Cícero Dantas

Projeto: Matemática Lúdica
Projeto: Viajando pelo mundo das fábulas


REFERÊNCIAS
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Arte / Secretaria de  Educação Fundamental I. Ensino de primeira à quarta série – Brasília : MEC/SEF, 1997.
RODRIGUES, Gerusa. Dia-a dia do professor (coleção) -Arte
 Assim eu Aprendo- Arte / (exemplar próprio).

Cícero Dantas – Bahia, _____/_____/_______.


APROVADO PELA COORDENAÇÃO DO PÓLO EDUCACIONAL - XI

APROVADO PELA COORDENAÇÃO DA SEMEC
_____/______/_______.
_____/______/_______.

ASINATURA DO DIRETOR ESCOLAR


ASSINATURA DO COORDENADOR

ASSINATURAS DOS IMES – I e II

PARECER DESCRITIVO DA COORDENAÇÃO DA SEMEC