"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Mensagem: Navegue

NAVEGUE. Descubra tesouros. Mas não os retire do fundo do mar.O lugar deles é lá. : NAVEGUE. Descubra tesouros. Mas não os retire do fundo do mar. O lugar deles é lá.


ADMIRE A LUA.Sonhe com ela. Mas não queira trazê-la para a Terra.: ADMIRE A LUA. Sonhe com ela. Mas não queira trazê-la para a Terra.


CURTA O SOL.Se deixe acariciar por ele. Mas lembre-se que seu calor é para todos.: CURTA O SOL. Se deixe acariciar por ele. Mas lembre-se que seu calor é para todos.


SONHE COM AS ESTRELAS.Apenas sonhe. Elas só podem brilhar no céu.: SONHE COM AS ESTRELAS. Apenas sonhe. Elas só podem brilhar no céu.


NÃO TENTE DETER O VENTO.Ele precisa correr por toda parte.Ele tem pressa de chegar.: NÃO TENTE DETER O VENTO. Ele precisa correr por toda parte. Ele tem pressa de chegar.


NÃO APRESSE A CHUVA.Ela quer cair e molhar muitos rostos.Não pode molhar só o seu.: NÃO APRESSE A CHUVA. Ela quer cair e molhar muitos rostos. Não pode molhar só o seu.


AS LÁGRIMAS?Não as seque.Elas precisam correr na minha, na sua, em todas as faces.: AS LÁGRIMAS? Não as seque. Elas precisam correr na minha, na sua, em todas as faces.


O SORRISO?Esse deve se segurar. Não o deixe ir embora. Agarre-o!: O SORRISO? Esse deve se segurar. Não o deixe ir embora. Agarre-o!


QUEM VOCÊ AMA?Guarde dentro de um porta jóias. Tranque, perca a chave!Quem você ama é a maior jóia que você possui. A mais valiosa.: QUEM VOCÊ AMA? Guarde dentro de um porta jóias. Tranque, perca a chave! Quem você ama é a maior jóia que você possui. A mais valiosa.


NÃO IMPORTA SE A ESTAÇÃO DO ANO MUDA.SE O SÉCULO VIRA.: NÃO IMPORTA SE A ESTAÇÃO DO ANO MUDA. SE O SÉCULO VIRA.


CONSERVE A VONTADE DE VIVER.Não se chega à parte alguma sem ela.: CONSERVE A VONTADE DE VIVER. Não se chega à parte alguma sem ela.


ABRA TODAS AS JANELAS QUE ENCONTRAR.E as portas também.: ABRA TODAS AS JANELAS QUE ENCONTRAR. E as portas também.


PERSIGA UM SONHO.Não deixe ele viver sozinho.Alimente sua alma com AMOR.Cure suas feridas com CARINHO.: PERSIGA UM SONHO. Não deixe ele viver sozinho. Alimente sua alma com AMOR. Cure suas feridas com CARINHO.


DESCUBRA-SE TODOS OS DIAS.Deixe-se levar pelas vontades.Mas não enlouqueça por elas.: DESCUBRA-SE TODOS OS DIAS. Deixe-se levar pelas vontades. Mas não enlouqueça por elas.


PROCURE.Sempre procure o fim de uma história.Seja ela qual for.: PROCURE. Sempre procure o fim de uma história. Seja ela qual for.


DÊ SORRISO PARA QUEM ESQUECEU-SE COMO SE FAZ ISSO.Olhe para o lado.Alguém precisa de você.: DÊ SORRISO PARA QUEM ESQUECEU-SE COMO SE FAZ ISSO. Olhe para o lado. Alguém precisa de você.


ABASTEÇA SEU CORAÇÃO DE FÉ.Não a perca nunca.Mergulhe de cabeça nos seus desejos e satisfaça-os.Agonize de dor por um amigo.Só saia dessa agonia se conseguir tirá-lo também.: ABASTEÇA SEU CORAÇÃO DE FÉ. Não a perca nunca. Mergulhe de cabeça nos seus desejos e satisfaça-os. Agonize de dor por um amigo. Só saia dessa agonia se conseguir tirá-lo também.


PROCURE OS SEUS CAMINHOS.Mas não magoe ninguém nessa procura.Arrependa-se.Volte atrás.Peça perdão!: PROCURE OS SEUS CAMINHOS. Mas não magoe ninguém nessa procura. Arrependa-se. Volte atrás. Peça perdão!


NÃO SE ACOSTUME COM O QUE NÃO O FAZ FELIZ.Revolte-se quando julgar necessário.: NÃO SE ACOSTUME COM O QUE NÃO O FAZ FELIZ. Revolte-se quando julgar necessário.


ALAGUE SEU CORAÇÃO DE ESPERANÇAS.Mas não deixe que ele se afogue nelas.: ALAGUE SEU CORAÇÃO DE ESPERANÇAS. Mas não deixe que ele se afogue nelas.


Se achar que precisa voltar.VOLTE!Se perceber que precisa seguir.SIGA!Se estiver tudo errado.COMECE NOVAMENTE!Se estiver tudo certo.CONTINUE!Se sentir saudades.MATE-A!Se perder um amor.NÃO SE PERCA!Se achá-lo.SEGURE-O!: Se achar que precisa voltar. VOLTE! Se perceber que precisa seguir. SIGA! Se estiver tudo errado. COMECE NOVAMENTE! Se estiver tudo certo. CONTINUE! Se sentir saudades. MATE-A! Se perder um amor. NÃO SE PERCA! Se achá-lo. SEGURE-O!

Fernando Pessoa

Para os Pais: Na educação dos filhos

Se ao iniciar a leitura deste artigo, você está esperando encontrar um manual de instruções, com uma série de regras prontas que irá torná-lo um pai brilhante, posso adiantar-lhe que terá uma grande decepção. Vale lembrar que a caminhada de educarmos nossos filhos se faz caminhando e é única para cada um de nós.
Diferentemente dos computadores, nossos filhos são crianças e jovens psicologicamente complexos e diferem em muitos aspectos uns dos outros. O que se pretende sempre num bate-papo como este é levantar pontos de reflexão e dar ferramentas para que os pais possam utilizá-las na sua dinâmica familiar, adaptando-as à sua realidade.
Por que a escolha do título Bons Pais e Pais Brilhantes? Simplesmente porque nós pais sabemos a diferença que existe entre ser um bom ou um péssimo pai; agora, a diferença sutil entre ser bom e ser brilhante, vale a pena a gente pensar.E iremos perceber que ser brilhante não é ser perfeito, porque ser perfeito não é ser humano e o que mais nos afasta de nossos filhos, é sermos superficiais.
O primeiro ponto que temos que ter sempre em mente, é que todas as experiências vividas por nossos filhos são significativas e marcam sua história evolutiva, tudo já está lá gravado nos solos da memória e não podemos deletar, o que podemos e devemos fazer é reeditar algumas vivências, de uma maneira mais positiva, o que o levará a um crescimento mais sadio, fazendo com que o novo seja mais intenso que os sofrimentos do passado.
Devemos acreditar que os vínculos afetivos definem a qualidade das nossas relações. Pais brilhantes dão seu próprio ser, as suas lágrimas, o seu tempo, a sua atenção, mesmo quando têm longas jornadas de trabalho.
Pais brilhantes amam seus filhos, vibram com suas vitórias, mas não deixam de prepará-los para os fracassos e derrotas da vida que são inevitáveis; compreendem seus anseios e suas angústias, mas frustram e colocam limites quando necessário.
Como já dizia o psicólogo Augusto Cury, bons pais conversam, pais brilhantes dialogam, contam histórias, imitando Jesus Cristo que se fez Homem, encantou a humanidade e muito nos ensinou através de suas parábolas, sendo, com certeza, um grande contador de histórias.
Pais Brilhantes estão sempre atentos aos sete pecados capitais  na educação dos filhos:
1.  Corrigir publicamente os filhos: A exposição pública produz humilhação e traumas complexos difíceis de serem superados.
2.  Expressar autoridade com agressividade: ganhamos o temor dos nossos filhos, não o amor e o respeito dos mesmos.
3.  Ser excessivamente crítico: obstruir a infância da criança.
4.  Punir quando estiver irado e colocar limites sem dar explicações.
5.  Ser impaciente e desistir de educar.
6.  Não cumprir com a palavra.
7.  Destruir a esperança e os sonhos da criança.
Pais brilhantes também se desesperam, choram, sentem-se culpados, mas jamais desistem dos filhos, pois acham brilhante essa tal história de serem Pais.

                                         Artigo retirado do site: www.centrorefeducacional.com.br

Para os Pais: Educar não é uma Arte



Mente quem diz que o ato de educar é fácil e tranqüilo. O processo pedagógico é complexo e exaustivo. Educar, tanto do ponto de vista formal quanto do informal, é um processo cíclico que dá muito trabalho. Exige dedicação, paciência, conhecimento, doação e uma dose de boa vontade e amor quase inexplicável. Educar vai muito além dos muros da escola, onde o processo educativo acontece do ponto de vista pedagógico e social. Educa-se em casa, no clube, na igreja, junto aos familiares, no cotidiano, por meio de palavras e de exemplos. Educa-se para a vida, segundo os valores familiares estabelecidos por cada família e cada sociedade.Todos os adultos que educam, em geral, estão sempre bem-intencionados. A frase “Seja educado, meu filho” é constantemente repetida, mas nem sempre aplicamos os nossos discursos no cotidiano. Mesmo percebendo que as nossas posturas estão sendo fitadas pelo menor, como se fossemos um espelho.Problemas e fatalidades ocorrem na escola, em casa, na rua, na vida. À medida que somos verdadeiros e valorizamos na dimensão certa cada acontecimento, estamos introduzindo crianças e jovens no mundo real, da razão e da emoção, de forma equilibrada. Estamos preparando cidadãos.É importante sempre orientá-los, fazê-los saber que nem tudo acontece como queremos e como planejamos. Deixá-los viver alguns acontecimentos desagradáveis vai fortalecê-los. Deixá-los participar (dentro de seus limites) das questões familiares, vai ajudá-los a aprender a superar desafios e dificuldades. Quem planta educação não pode ter pressa, pois se trata de um processo lento cuja colheita será feita por gerações futuras. Educar não é arte, mas viver é uma arte. 

Suely Regina Soares Santos 



PROFESSOR, VOCÊ SABE PRATICAR A INCLUSÃO

Teste de Poder de Inclusão
Professor:
Você está preparado para trabalhar com a inclusão em sala de aula?


O teste de poder de inclusão foi criado pela Professora Maria Teresa Eglér Mantoan, publicado no livro Humor e Alegria na educação (Summus, 2006). O teste é simples mas, de acordo com Mantoan, pode ajudar a identificar o vírus da exclusão, latente nas escolas.
O teste, bem como seu gabarito, são apresentados a seguir:
Para esse breve exame, as regras são:
1. Colocar-se na condição dos professores(as) que aqui apresentaremos.
2. Escolher a alternativa que você adotaria em cada caso, mas sem pensar muito, respondendo com o que vem mais rápido à cabeça.
3. Descobrir e aprender mais sobre si mesma(o).

Responda às questões e confira.
1. A professora Sueli procura incluir um aluno com deficiência mental em sua turma de
1ª série. Tudo caminha bem em relação à socialização desse educando, mas diante dos demais colegas o atraso intelectual do aluno é bastante significativo.
Nesse caso, como você resolveria a situação?

(A) Encaminharia o aluno para o atendimento educacional especializado oferecido pela escola?
(B) Solicitaria a presença de um professor auxiliar ou itinerante para acompanhar o aluno em sala de aula?
(C) Esperaria um tempo para verificar se o aluno tem condições de se adaptar ao ritmo da classe ou precisaria de uma escola ou classe especial?

2. Júlia é uma professora de escola pública que há quatro anos leciona na 2ª série. Há um fato que a preocupa muito atualmente: o que fazer com alguns de seus alunos, que estão cursando pela terceira vez aquela série?
Para acabar com suas preocupações, qual seria a melhor opção?

(A) Encaminhá-los a uma sala de alunos repetentes, para ser mais bem atendidos e menos discriminados?
(B) Propor à direção da escola que esses alunos sejam distribuídos entre as outras turmas de 2ª série, formadas por alunos mais atrasados?
(C) Reunir-se com os professores e a diretora da escola e sugerir que esses alunos
se transfiram para turmas da mesma faixa etária e até mesmo para as classes de Educação de Jovens e Adultos (EJA), caso algum já esteja fora da idade própria do ensino fundamental?

3. Cecília é uma adolescente com deficiência mental associada a comprometimentos físicos; ela está freqüentando uma turma de 3ª série do ensino fundamental, na qual a maioria dos alunos é bem mais nova que ela. A professora percebeu que Cecília está desinteressada pela escola e muito apática. Qual a melhor saída, na sua opinião, para resolver esse caso?

(A) Chamar os pais de Cecília e relatar o que está acontecendo, sugerindo-lhes que procurem um psicólogo para resolver o seu problema?
(B) Avaliar a proposta de trabalho dessa série, em busca de novas alternativas
pedagógicas?
(C) Concluir que essa aluna precisa de outra turma, pois a sua condição física e problemas psicológicos prejudicam o andamento escolar dos demais colegas?

4. Numa 2ª série de ensino fundamental, em que há alunos com deficiência mental e outros com dificuldades de aprendizagem, relacionadas a outros motivos, o professor Paulo está ensinando operações aritméticas. Esses alunos não conseguem acompanhar o restante da turma na aprendizagem do conteúdo proposto. O que você faria, se estivesse no lugar do professor Paulo?

(A) Reuniria esse grupo de alunos e lhes proporia as atividades facilitadas do currículo adaptado de atemática?
(B) Distribuiria os alunos entre os grupos formados pelos demais colegas e trabalharia com todos, de acordo com suas possibilidade de aprendizagem?
(C) Aproveitaria o momento das atividades referentes a esse conteúdo para que esses alunos colocassem em dia outras matérias do currículo, com o apoio de colegas voluntários?

5. Fábio é um aluno com autismo que freqüenta uma turma de 3ª série. É o seu primeiro ano em uma escola comum e ele incomoda seus colegas, perambulando pela sala e interferindo no trabalho dos grupos.
Que decisões você tomaria para resolver a situação, caso fosse o (a) professor (a) desse grupo?

(A) Solicitaria à direção da escola que retirasse Fábio da sala, pois o seu comportamento está atrapalhando o desempenho dos demais alunos e o andamento do programa?
(B) Marcaria uma reunião com o coordenador da escola e solicitaria uma avaliação e o encaminhamento desse aluno para uma classe ou uma escola especial?
(C) Reuniria os alunos e proporia um trabalho conjunto com a turma em que todos se comprometeriam a manter um clima de relacionamento cooperativo de
aprendizagem na sala de aula?

6. Guilherme é uma criança que a escola chama de “hiperativa”. Ele gosta muito de folhear livros de histórias. Ocorre que freqüentemente rasga e/ou suja as páginas dos livros, ao manuseá-los sem o devido cuidado.
O que você lhe diria, caso fosse seu (sua) professor(a)?

(A) “Hoje você não irá ao recreio, porque rasgou e sujou mais um livro."
(B) “Vou ajudá-lo a consertar o livro, para que você e seus colegas possam ler esta linda história.”
(C) “Agora você vai ficar sentado nesta mesinha, pensando no que acabou de fazer.”

7. Norma é professora de uma 4ª série de ensino fundamental e acabou de receber um
aluno cego em sua turma. Ela não o conhece bem, ainda. No recreio, propõe à turma um jogo de queimada. É nesse momento que surge o problema: o que fazer com Paulo, o menino cego?

Arrisque uma “solução inclusiva” para esse caso.

(A) Oferecer-lhe outra atividade, enquanto os demais jogam queimada, fazendo-o entender o risco a que essa atividade o expõe e a responsabilidade da professora
pela segurança e integridade de todos os seus alunos.
(B) Perguntar ao Paulo de quais jogos e esportes ele tem participado e se ele conhece as regras da queimada.
(C) Reunir a turma para resolver a situação, ainda que na escola não exista uma bola de meia com guizos.

8. Maria José é professora de escola pública e está às voltas com um aluno de uma turma de 5ª série. Ele tem 12 anos, é muito agressivo e mal-educado, desbocado, desobediente e não se submete à autoridade dos professores nem à das demais pessoas da escola; sempre arruma uma briga com os colegas, dentro da sala de aula, ameaçando-os com um estilete. O que você faria no lugar dessa professora aterrorizada?

(A) Estabeleceria novas regras de convivência entre todos e, em seguida, analisaria com a turma os motivos que pode nos levar a agir com violência?
(B) Enfrentaria as brigas, retirando o aluno da sala de aula e entregando-o à direção da escola?
(C) Tentaria controlar essas situações, exigindo que o menino entregasse o estilete, para que os demais alunos se acalmassem?

9. Sérgio é um aluno surdo. Ele tem 13 anos de idade e freqüentou, até o momento, uma escola de surdos. Esse aluno está no seu primeiro dia de aula em uma escola comum. A professora, percebendo que Sérgio não fazia leitura labial, procurou a diretora da escola para questionar a admissão desse aluno em sua turma, uma vez que ele não sabe se comunicar em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Se você fosse a professora de Sérgio, antes de tomar essa atitude:

(A) Chamaria os pais desse aluno e os convenceria de que a escola de surdos era mais apropriada para às necessidades dele?
(B) Procuraria saber quais as obrigações e direitos desse aluno e buscaria o recurso adequado à continuidade de seus estudos na escola comum?
(C) Providenciaria a presença de um intérprete de Libras, solicitando um convênio com uma entidade local especializada em pessoas com surdez?

Conte os pontos e confira o seu poder de inclusão, ou melhor, a sua imunidade ao vírus da exclusão:
1 a) 3 b) 2 c) 1
2 a) 1 b) 2 c) 3
3 a) 2 b) 3 c) 1
4 a) 1 b) 3 c) 2
5 a) 1 b) 2 c) 3
6 a) 1 b) 3 c) 2
7 a) 1 b) 2 c) 3
8 a) 3 b) 1 c) 2
9 a) 1 b) 3 c) 2

Resultado:
De 27 a 23 pontos

Imune à exclusão!
Você está apto(a) a enfrentar e vencer o vírus da exclusão, pois já entendeu o que significa uma escola que acolhe as diferenças, sem discriminações de qualquer tipo. Compreendeu também que a inclusão exige que os professores atualizem suas práticas pedagógicas para que possam oferecer um ensino de melhor qualidade para todos os alunos. Parabéns! Não se esqueça, porém, de que o atendimento educacional especializado deve ser assegurado a todos os alunos com deficiência, como uma garantia da inclusão.

De 22 pontos a 16 pontos
No limite.Você precisa se cuidar! Atenção, pois você está vivendo uma situação de fragilidade em sua saúde educacional. Cuidado! É preciso que você tome uma decisão e invista na sua capacidade de se defender do vírus da exclusão. Quem fica indeciso entre enfrentar o novo, no caso, a inclusão de todas as crianças nas escolas comuns, e incluir apenas alguns, ou seja, os alunos que conseguem acompanhar a maioria, está vivendo um momento difícil e perigoso. Você está comprometendo a sua capacidade de ensinar e a possibilidade dos alunos de aprender com alegria!

De 15 a 9 pontos
Altamente contaminado.Tome todas as providências para se curar dos males que o vírus da exclusão lhe causou. Há muitas maneiras de se cuidar, mas a que recomendamos é um tratamento de choque, porque o estrago é grande! Você precisa, urgentemente, se tratar, mudando de ares educacionais, tomando injeções de ânimo para adotar novas maneiras de atuar como professor(a). Outra medicação recomendada é uma alimentação sadia, muito estudo, troca de idéias, experimentações, ousadia para mudar o seu cardápio pedagógico.
Tente colocar em prática o que tem dado certo com outros que se livraram desse vírus tão voraz e readquira o seu poder de profissional competente. Boa recuperação!

INTERPRETAÇÃO: TECENDO O AMOR- 4º ano...

*** Sala CD-Room para assistir a história: Tecendo o amor de Márcia Honora
*** Comentário participado mostrando partes da história no livro.

1) Faça a leitura do resumo da história e continue escrevendo para completá-la:

TECENDO O AMOR
Dona Filomena era uma aranha que trabalhava em uma tecelagem: uma fábrica que fazia tecidos de seda. Ela era a funcionária mais antiga e ocupava o cargo de chefia.
A aranha era casada com seu Gerônimo e ainda não tinha filhos.
Embora gostasse de seu trabalho, ele ocupava todo o seu tempo.
Certo dia, dona Filomena não estava se sentindo bem no trabalho e desmaiou. Foi levada ao hospital e depois de examinada pelo médico, recebeu a notícia de que em breve seria mãe de uma porção de aranhazinhas.
O casal ficou muito feliz com a notícia. Dona Filomena passou alguns dias em casa, mas estava preocupada com seu trabalho. A fábrica a esperava.
Ela deixava seus ovinhos em casa protegidos e passava o dia na tecelagem. Durante a noite, ainda arrumava tempo para fazer alguns sapatinhos para os seus filhotes que iam nascer.
E foi numa dessas noites, enquanto Dona Filomena fazia os sapatinhos para os seus filhotinhos, que ela percebeu que um de seus ovos estava se abrindo.
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2) Autor(a) do livro:________________________

3) Parte da história que você mais gostou:______________________________________________________
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____________________________________________________________
Justifique:_____________________________________________________

* Tipo de narrador: ( ) narrador personagem ( ) narrador observador

4) De sua opinião:
a) Se o tempo de permanência dos pais com os filhos é pouco, é preciso qualidade para estes momentos, buscando alternativas para mostrar aos filhos o quanto eles são queridos e importantes.
Faça uma lista para seus pais tornarem estes momentos agradáveis:
________________________________

b) Mesmo estando distantes, os pais podem estar presentes na rotina dos filhos.
Em sua opinião, como eles podem fazer isto?
________________________________

5) Explique a frase:

a) "Tecendo o amor."
________________________________________________________

b) “Os pais que trabalham fora devem dar limites à criança.”
________________________________________________________

5) Leia a frase e retire dela o que se pede:
Os filhotes de Dona Filomena perceberam que, mesmo com a mãe trabalhando e eles ficando na escola, a qualidade do tempo juntos era muito importante.

a) dois substantivos comuns:_________________________________
b) um substantivo próprio:____________________________
c) um verbo no pretérito:____________________
d) um artigo definido:_________
e) uma palavra no plural com dígrafo:___________________
f) um pronome pessoal do caso reto:__________
g) o antônimo de separados:______________
h) o sinônimo de notaram:________________

6) Marque a sequência que todas as palavras possuem ditongo:
a) ( ) aranha- Gerônimo- encantou
b) ( ) ovinhos- nascer- hospital
c) ( ) funcionária- ouviram- encantou

7) Montagem de painel sobre a história:
*** Recorte e colagem

A PIPA E A FLOR DE RUBEM ALVES/ 4º ANO...

PORTUGUÊS, EDUCAÇÃO PARA O PENSAR, MATEMÁTICA E ARTES...


A PIPA E A FLOR

Poucas pessoas conseguiram definir tão bem os caminhos do amor como Rubem Alves, numa fábula surpreendente, cujos personagens são: uma pipa e uma flor.
A história começa com algumas considerações de um personagem que deduzimos ser um velho sábio.
Ele observa algumas pipas presas aos fios elétricos e aos galhos das árvores e afirma que é triste vê-las assim, porque as pipas foram feitas para voar.
Acrescenta que as pessoas também precisam ter uma pipa solta dentro delas para serem boas.
Mas aponta um fator contraditório: para voar, a pipa tem que estar presa numa linha e a outra ponta da linha
precisa estar segura na mão de alguém.
Poder-se-ia pensar que, cortando a linha, a pipa pudesse voar mais alto, mas não é assim que acontece. Se a linha for cortada, a pipa começa a cair.
Em seguida, ele narra a história de um menino que confeccionou uma pipa. Ele estava tão feliz, que desenhou nela um sorriso. Todos os dias, ele empinava a pipa alegremente. A pipa também se sentia feliz e, lá do alto, observava a paisagem e se divertia com as outras pipas que também voavam.
Um dia, durante o seu vôo, a pipa viu lá embaixo uma flor e ficou encantada, não com a beleza da flor, porque ela já havia visto outras mais belas, mas alguma coisa nos olhos da flor a havia enfeitiçado. Resolveu, então, romper a linha que a prendia à mão do menino e dá-la para a flor segurar. Quanta felicidade ocorreu depois!
A flor segurava a linha, a pipa voava; na volta, contava para flor tudo o que vira. Acontece que a flor começou a ficar com inveja e ciúme da pipa. Invejar é ficar infeliz com as coisas que os outros têm e nós não temos; ter ciúme é sofrer por perceber a felicidade do outro quando a gente não está perto. A flor, por causa desses dois sentimentos, começou a pensar: se a pipa me amasse mesmo, não ficaria tão feliz longe de mim... Quando a pipa voltava de seu vôo, a flor não mais se mostrava feliz, estava sempre amargurada, querendo saber com quem a pipa estivera se divertindo. A partir daí, a flor começou a encurtar a linha, não permitindo à pipa voar alto. Foi encurtando a linha, até que a pipa só podia mesmo sobrevoar a flor.
Esta história, segundo conta o autor, ainda não terminou e está acontecendo em algum lugar neste exato momento.
Rubem Alves
http://pensador.uol.br/

*** Rubem Alves criou três finais para esta história, mas antes de conhecê-los, você vai criar um, para depois comparar com aqueles que ele criou.
________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________
Há três finais possíveis para ela:
1 - A pipa, cansada pela atitude da flor, resolveu romper a linha e procurar uma mão menos egoísta. 
2 - A pipa, mesmo triste com a atitude da flor, decidiu ficar, mas nunca mais sorriu.
3 - A flor, na verdade, era um ser encantado.
O encantamento quebraria no dia em que ela visse a felicidade da pipa e não sentisse inveja, nem ciúme.
Isso aconteceu num belo dia de sol e a flor se transformou numa linda borboleta e as duas voaram juntas.
Rubem Alves

*** Qual dos finais, criados por Rubem Alves, você mais se agradou para completar a história? Justifique:
________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________

1) Trabalhando o texto:
a) Qual o "tema" abordado por Rubem Alves, nesta fábula?
b) Ilustre:
*** aquilo que o menino confeccionou:
*** fez a pipa romper a linha que o menino segurava:
c) Por que a flor sentia inveja da pipa? Justifique:
d) Em sua opinião, a flor amava a pipa? Por quê?
e) Como você define...
*** a inveja?
*** o amor?
f) Mensagem da história para nossa vida:

2) Circule os verbos e de o tempo de cada um:
a) Ele narra a história.(____________)
b) A flor segurou a linha.(______________)
c) O encantamento quebrará e a flor não sentirá mais inveja.(________, __________)

3) Retire do texto:
a) três substantivos comuns:__________________________
b) um substantivo próprio:_______________
c) três adjetivos:_______________________________
d) um pronome pessoal do caso reto:_________
e) uma frase negativa:_________________________________________________

4) Circule os encontros vocálicos e consonantais. Após, classifique-os:
a) pessoas-_______________
b) galhos-_______________
c) ciúme-_______________
d) sentisse-______________
e) egoísta-______________
f) sábio-_______________

5) Resolva:

a) Uma floricultura tem o nônuplo de 674 flores. Quantas flores tem nesta floricultura?
Cálculo:********************* P.R:

R:_____________________________________________________________

### Do total de flores, 6 dúzias são rosas vermelhas e o restante brancas. Quantas rosas são brancas?
Cálculos:

R:_____________________________________________________________

b) Um senhor confeccionou 7 dúzias de pipas em um dia. Quantas pipas ele confeccionará em uma quinzena?
Cálculos:

R:______________________________________________________________

### Ele vendeu a terça- parte desta quantia na Praça Saldanha marinho. Quantas pipas ele vendeu na praça?
Cálculo:********************** P.R:

R_______________________________________________________________

### Ele vendeu cada pipa por 12 reais. Quanto ele recebeu de dinheiro pela venda das pipas?
Cálculo:

R:______________________________________________________________

c) Leila gastou 240 reais para comprar 10 ramalhetes de rosas. Quanto ela pagou cada ramalhete de rosas?

S.M:__________________________
R____________________________

d) Fabiana quer saber quantos pés de margaridas tem no sítio da vovó. Ela observou que os pés de magaridas estavam em 48 fileiras de 23 pés de margaridas cada uma. Depois, verificou que 36 pés não estavam produzindo margaridas.Quantos pés de margaridas estão produzindo na fazenda da vovó?
Cálculos:

R_______________________________________________________________
6) ARTES: A Pipa e a Flor
Montagem de um mini painel. (dobradura)
Expor na biblioteca.
*** 

INTERPRETAÇÃO DA POESIA: O TEMPO DA ALEGRIA/ 4º ANO...

***Fui presenteada por minha aluna Isadora com esta linda poesia, de sua autoria. Com a permissão dela e de sua mãe resolvi postar aqui e trabalhar com toda a turma. Acredito ser um grande incentivo para que todos sintam vontade de criar outras, tão lindas quanto esta.

1) Leia a poesia da nossa coleguinha Isadora:

O Tempo da Alegria

Quando eu era criança,
decidi só aproveitar,
sendo que sempre fui feliz,
e agora não tenho do que reclamar!

Mas o mundo mudou,
agora é tudo diferente,
a corda virou computador,
as três Marias viraram Orkut.

E o nosso carrinho reciclável agora virou a poluição,
e se o mundo continuar assim,
meus netos, bisnetos... No futuro terão do que reclamar,
Sendo que a poluição vai aumentar!

Isso é um aviso:
Cuide do planeta!

Autora: Isadora Brum R. da Silva-9 anos/ 4ºANO

2) Trabalhando a poesia:
a) Nº de estrofes:____
b) Nº de versos:____
c) Pares de rimas:___________________, __________________ .

d) Quando aconteceu o “Tempo da Alegria” para a autora?

e) Como ela sentia-se nesse tempo?

***Em sua opinião, por que ela sentia-se assim?

f) Assim como a autora, você concorda que o mundo mudou? Justifique:

*** Você acredita que o mundo mudou para melhor ou pior? Comente:

g) “a corda virou computador,as três Marias viraram Orkut.”
Você acha importante o uso desta tecnologia pelas crianças? Justifique:

h) Por que a autora afirma que netos e bisnetos terão o que reclamar no futuro?

i) A poesia da nossa coleguinha Isadora é um apelo para modificar algo. Escreva que apelo é este:


3) Considerando que nosso colégio está de aniversário este mês, e você é um(a) aluno(a) bastante criativo, crie uma linda poesia para presenteá-lo:

Interpretação da poesia elaborada por: Profe Janete Motta


quarta-feira, 30 de março de 2011

A CRIAÇÃO DO MUNDO: ENSINO RELIGIOSO,EDUCAÇÃO PARA O PENSAR, PORTUGUÊS, MATEMÁTICA E ARTES/ 4º ANO...



*** Textos e atividades trabalhados em vários dias.


1) DEUS QUER QUE COLABOREMOS NA CRIAÇÃO DO MUNDO QUE ELE SONHOU...


Cada um de nós é chamado a colaborar na obra da Criação.

As nossas qualidades são, na verdade, manifestações do Espírito de Deus que age dentro de nós, não para nos fecharmos em nosso egoísmo, mas para nos colocarmos a serviço da causa de Deus e do seu Reino.


2) Tarefas do ser humano em relação à criação... Como imagem de Deus, os seres humanos são:

a) a manifestação da glória de Deus no mundo; b) os interlocutores de Deus na terra;

c) os representantes de Deus diante da criação.


Essa tríplice função dá o sentido da tarefa de “dominar a terra” e “submeter os animais”. (Gn 1, 28)

“Dominar a terra” significa ocupar o solo para que forneça o alimento ao ser humano e aos animais por meio dos vegetais.

“Submeter os animais” tem o sentido de ser o seu pastor, permitir a coexistência pacífica entre os animais. Portanto, os dois conceitos centrais da tarefa do ser humano em relação à criação são:

a vida e a paz.

(Adaptação – “Ecologia e Criação”, José Roque Jungues, pág 48)


3) ATIVIDADES DE APROFUNDAMENTO...

*** Responder as seguintes questões:

a) Se somos imagem e semelhança de Deus, como devemos agir com a criação Dele?


b) O texto nos mostra que as principais tarefas do ser humano com relação à Criação são: a vida e a paz. Escreva mais três tarefas relacionadas à Criação que devemos procurar executar:


c)Procure no dicionário:

*manifestação:

*interlocutores:

* submeter:

* coexistência:





4)Ouça a história da criação do mundo, de acordo com a Bíblia: Livro de Gênesis, capítulos 1 e 2 do Antigo Testamento: As obras do Criador


5) REFLEXÃO:

Se Deus viesse a Terra hoje, o que ele diria ao homem?


6) ORAÇÃO ESPONTÂNEA

Faça uma oração pedindo que você possa contribuir para a construção do Reino de Deus, sendo justo e solidário com todos e com o meio ambiente. Reze também a oração do Pai-nosso.

ensino religiosonrapucarana.pbworks.com/ Adaptação: Profe Janete Motta

7) ARTES:

Ilustre a criação do mundo de acordo com a Bíblia: (Sugestão- poderá ser montado um álbum)


*** A CRIAÇÃO DO MUNDO DEUS CRIOU O MUNDO CHEIO DE COISAS LINDAS!

VOCÊ SABE O QUE É CRIAR?

É FAZER ALGUMA COISA QUE ANTES NÃO EXISTIA.

ANTES DE DEUS FAZER O MUNDO, NÃO EXISTIA NADA!

A CRIAÇÃO DO MUNDO FOI ASSIM:


a) NO PRIMEIRO DIA, ELE DISSE: “APAREÇA A LUZ!” E A LUZ APARECEU.


b) NO SEGUNDO DIA, ELE DISSE: “HAJA O FIRMAMENTO!” E NA SEPARAÇÃO, DEUS CHAMOU O FIRMAMENTO DE CÉU.


c) NO TERCEIRO DIA, ELE DISSE: “JUNTE –SE AS ÁGUAS DEBAIXO DOS CÉUS E APAREÇA PARTE SECA!” A PARTE SECA CHAMOU TERRA E AS ÁGUAS MARES. E DISSE: “PRODUZA A TERRA RELVA, ERVAS QUE DEEM SEMENTES E ÁRVORES FRUTÍFERAS!”


d) NO QUARTO DIA, ELE DISSE: “HAJA LUZEIROS NO CÉU PARA SEPARAR O DIA E A NOITE!” O MAIOR ILUMINAVA O DIA. E O MENOR, JUNTO COM AS ESTRELAS, ILUMINAVA A NOITE.


E) NO QUINTO DIA, ELE DISSE: “POVOEM A TERRA, SERES VIVENTES!” E CRIOU OS ANIMAIS.


F) NO SEXTO DIA, ELE DISSE: “FAÇAMOS O HOMEM A SUA IMAGEM E SEMELHANÇA: TENHAS O DOMÍNIO SOBRE OS PEIXES, AVES, ANIMAIS DOMÉSTICOS E SOBRE TODOS OS RÉPTEIS QUE RASTEJAM SOBRE A TERRA”. E DEUS CRIOU O HOMEM E A MULHER A SUA IMAGEM E SEMELHANÇA.


G) NO SÉTIMO, ELE DESCANSOU.


***O HOMEM RECEBEU DE DEUS O PODER DE CUIDAR DE TODA CRIAÇÃO. DEUS CRIOU A VIDA. DEUS FEZ TUDO PARA NÓS. DEUS NOS AMA!


8) Distribua igualmente aquilo que Deus criou:


a) 825.690 animais em 3 florestas:

b) 64.804 flores em 4 campos:

c) 394.680 pessoas em 6 cidades:


***Escreva os resultados por extenso:


9) Classifique os conjuntos: vazio, unitário, finito e infinito.


a) Conjunto E das estrelas do universo:

E= { 1, 2, 3, 4, 3, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16...} ____________


b) Conjunto I da maior estrela do Sistema Solar:

I= [_____} ____________


c) Conjunto H com a última criação de Deus:

H= {_____________, _____________} ______________


10) TAREFAS:

a) Quais das criações de Deus você acha mais importante? Por quê?

b) Nós estamos cuidando bem das coisas que Deus criou? Justifique?

c) Qual o livro da Bíblia que conta a história da Criação do Mundo?

d) O que podemos fazer para cuidar melhor do nosso mundo?

e) Como era a Terra no princípio?

f) Enquanto criava o mundo, Deus declarou várias vezes que o planeta era "bom", ou seja, perfeito. Não havia motivo para ansiedade. Deus não criou os seres humanos para viverem com medo, mas num relacionamento de Paz com Ele e todos os outros seres.

*** Em sua opinião, os homens vivem como esta escrito, nas palavras destacadas, acima? Comente:


g) Escreva cinco virtudes que faltam para os homens viverem um "relacionamento de Paz com Ele e todos os outros seres":






ENSINO RELIGIOSO, PORTUGUÊS, EDUCAÇÃO PARA O PENSAR, CIÊNCIAS, INFORMÁTICA, ARTES E MÚSICA


1) Ouvimos a história: O PEIXINHO GULOSO E A ONÇA PINTADA

Fonte: Livrinho da Campanha da Fraternidade/2.011- Ensino Fundamental




2) Comentário oral da história e reflexão.


3) Trabalhando a estrutura da história:

( Acredito ser muito importante insistir com os alunos neste tipo de atividade, devido a experiência em outros anos porque facilita a produção textual)



a) Início:


*** Quem? __________________


*** Quando? _________________ (Explicar que nem sempre uma história diz o tempo que ela acontece. Então, é necessário interpretar os fatos para descobrir isto. As crianças perceberam que esta história acontece atualmente e justificaram dizendo porque antigamente não existia desmatamento e tanta poluição.)



*** Onde? ______________________________

***O quê?_______________________________ peixinho:_______________________________


onça: __________________________________


b) Desenvolvimento (conflito/ problema): peixinho:_____________________________________________________________ ___________________________________________________________________


onça:________________________________________________________________ ____________________________________________________________________


c) Conclusão (final/ desfecho):


peixinho:_____________________________________________________________ ___________________________________________________________________


onça:________________________________________________________________ ____________________________________________________________________


4) Interpretação pessoal: Na história de hoje a onça foi atingida pelo desmatamento e o peixinho pela poluição das águas.

a) Em sua opinião, por que as pessoas não respeitam a natureza que recebemos de presente do Criador? ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________


b) Você conhece algum problema deste tipo em nossa cidade? Comente: ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________


***Qual seria a solução? ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________


5) Compromisso: Amarrar no pulso uma fita verde como compromisso com a vida do planeta e nosso Criador.




6) Trabalhando substantivo coletivo:

*** O peixinho e a onça são animais e fazem parte da fauna de uma região.

***As árvores que o fazendeiro rico arrancou, para criar o gado, fazem parte da flora de uma região.

Substantivo coletivo São substantivos que, embora empregados no singular, designam um CONJUNTO de seres ou coisas da mesma espécie.


*** Construir com eles. Fauna:_________________________________________________

Flora:__________________________________________________

Veja outros substantivos coletivos!

Alcatéia: lobos

Arquipélago: ilhas

Boiada: bois

Discoteca: discos

Enxame: abelha, insetos

Esquadrilha: aviões

Frota: carros, ônibus

Pinacoteca: quadros

Quadrilha: ladrões

Rebanho: gado, ovelhas

Vocabulário: palavras

Banda: músicos

Cardume: peixes

Molho: chaves

Álbum: fotografias

Bando: aves

Ramalhete: flores

Cacho; bananas, uvas

Constelação: estrelas

Enxoval: roupas

Frota: navios, ônibus

Os coletivos, geralmente, dispensam que se mencione o substantivo ao qual se referem. Por exemplo, não é preciso dizer: "um cardume de peixes", basta dizer "um cardume", pois já se sabe que se trata de um grupo de peixes. Porém, se o significado do substantivo coletivo for mais de um, deve-se nomear o ser ao qual se quer fazer referência. Por exemplo: "uma frota de navios, uma frota de ônibus".

7) Atividades no Livro de Português.

***Pesquise em casa a que se refere o substantivo coletivo "PROLE":

8) Observe o nº e faça o que se pede:

12.364 peixinhos formam um____________. (substantivo coletivo)

a) Escreva o nº por extenso: ___________________________________________________________

b) De o valor absoluto e relativo de cada nº:

c) Par ou ímpar:__________

d) Antecessor:________

e) Que ordem está o algarismo 2? _______________________________________________________

f) Escreva dez números consecutivos dele: _______________________________________________________

g) Divida este nº por 3, 4 e 6. Após escreva se a divisão é exata ou inexata:



9) Informática e Artes:

***No Paint: Desenhe a parte da história do "Peixinho Guloso e a Onça", que chamou mais sua atenção:

Veja a produção da aluna Ana Júlia...


10) Música: *** Vamos ler os versos abaixo e cantá-los , baseados na música, "O cravo brigou com a rosa":

O fogo cresceu na mata

Os bichos ficaram ao léo

O homem pediu baixinho

A chuva vinda do céu.



Mas veio a tempestade

Com raio e muito trovão

E o homem rezou pedindo

O fim dessa inundação.



Culpar a mãe natureza,

Por um clima tão fatal,

É não saber que o homem,

Responde por este mal.



Se a vida na nossa Terra,

A casa que Deus nos deu

Por nós for mais bem cuidada

Renova o que Deus criou.

Fonte da música: Livrinho da C.F. 2.011/Ens. Fundamental.

Atividades 2,3,6,8 e 9 elaboradas por: Profe Janete Motta

AS ATIVIDADES, POSTADAS AQUI, SERÃO TRABALHADAS EM VÁRIOS DIAS.


FACILITANDO A PRODUÇÃO TEXTUAL / 4º ANO...

1) Leitura:

___________________________________________________________________

Num lindo dia de Sol, na floresta, um esquilo distraído, ao sair da toca, avistou um enorme leão. Com medo, tentou correr, mas o leão, mostrando um coração sublime, deixou-o ir embora.
Essa atitude não foi, porém perdida, embora ninguém acredite que um poderoso leão venha algum dia precisar de um humilde esquilo.
Aconteceu que, ao sair da floresta, o leão foi apanhado numa armadilha, ficando preso entre as redes. Rugia tanto de fúria que, ao longe, o esquilo ouviu e veio curioso saber o que tinha acontecido.
Ao ver o leão preso na rede, tanto trabalhou com os dentes, que conseguiu libertá-lo. Apesar de pequeno, o esquilo pacientemente, com esforço e dedicação, libertou seu amigo Leão
(adaptado de fábulas de La Fontaine)

Moral da História – Devemos ser tolerantes, pacientes e dedicados com tudo e com todos. Os humildes, menores que nós, muitas vezes, são de grande auxílio, e um trabalho paciente consegue mais que a força e a raiva.
Fonte do texto:
ensinoreligiosonreapucarana.pbworks.com

Comentário oral sobre a história. Após, de um título.

2) Trabalhando a interpretação e estrutura do texto:

a) Nº de parágrafos:______

b) Início:
*** Quem?
_____________________________

*** Quando?
____________________________

*** Onde?
______________________________

*** O quê?
_____________________________________________

a) Desenvolvimento (conflito/ problema):
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________

b) Conclusão (final/ desfecho):
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________

3) Interpretação pessoal: (ensinoreligiosonreapucarana.pbworks.com/)

a) Você é tolerante, paciente e dedicado com os outros? Justifique:
b) Os que nos cercam são pacientes, tolerantes, dedicados conosco? Comente:
c) Em sua opinião, por que devemos respeitar a todos igualmente?

4) Complete:
O texto trabalhado hoje é uma ____________porque____________________________.

5) Produção textual:
Crie uma história sobre dois animais de sua preferência. Não se esqueça de seguir os passos que aprendemos hoje (título, início, desenvolvimento e conclusão). Após faça uma linda ilustração da sua história:

Atividades 2, 4 e 5 elaboradas por: Profe Janete Motta

sexta-feira, 11 de março de 2011

POR QUE ESTUDAR ARTES: 4º ANO...

Para que estudar "Artes" mesmo, professora?!?Porque vivemos num mundo completamente visual e nesse mundo cheio de signos e símbolos, temos que interpretá-los para seguir adiante, porque cores emitem informações, tem significados. (sem entender cores e símbolos, você não tira carteira de motorista, por exemplo!).
Porque na hora de escolher uma roupa, você vai querer entender de ‘equilíbrio’, de ‘combinar’ porque fará juízo quando entrar em um ambiente e ele estiver mal decorado para saber quando algo é simétrico, para notar se algo está torto.
Para saber que vermelho com amarelo dá laranja, para entender que cada coisa que toca no seu dia a dia tem uma textura e esta, vem de materiais diferentes, para saber como foi feito o vaso que abraça suas flores, a louça que toma café, o papel que tanto usa e joga fora, o cesto que guarda sua revista.
Para saber como foi talhada a escultura de mármore na frente da sua escola (empresa, faculdade), para ter alguma idéia de como se equilibram os grandes edifícios de hoje e de onde vieram sua inspiração.
Para saber que o papel veio do Egito, para entender a mumificação, que ‘da Vinci’ foi primeiro cientista para poder retratar com perfeição aquilo que lhe apaixonara – o corpo humano e que tem que se estudar muito mesmo para ser um bom artista. 
Para entender o que é bi ou tridimensional, para saber quando um desenho está bem feito ou não, para formar um olhar atento ao mundo em sua volta, e ao mesmo tempo sensível a ele, para ter uma idéia maravilhosa e criativa quando não tiver muita grana para comprar um presente (e ainda fazer o cartão mais emocionante para ir junto com ele).
Porque sua interpretação de um tema com uma ilustração (nas mais diversas técnicas) é tão importante quando uma redação feita com o mesmo tema.
Porque o homem não vive sem se expressar.
Porque a arte conta a história do mundo (do homem) em imagens.
http://artistademim.blogspot.com/

TIPOS DE ARTES:
1ª Arte - Música
2ª Arte - Dança
3ª Arte - Pintura
4ª Arte - Escultura
5ª Arte - Teatro
6ª Arte - Literatura
7ª Arte - Cinema
8ª Arte - Fotografia
9ª Arte - Quadrinhos
10ª Arte - Videogame
11ª Arte Digital

***1) ATIVIDADES:

a) Leitura e comentário.
b) Numere os parágrafos.

c) Responda:
Em sua opinião, por que é importante estudar Artes?
____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________
d) Tipo de Arte preferida da minha professora: (fotografia)
_____________________
e) Escreva o nome de três objetos, da sua casa, que expressem arte:
_____________________, _____________________, ___________________

f) Ilustre três Obras de Arte que temos em nosso colégio:

2) Retire do Texto:
a) dois substantivos comuns:
b) dois adjetivos:
c) um verbo de ação no infinitivo:
d) uma palavra...
no plural:
no feminino:
no masculino:
trissílaba:

3) complete o quadro:

**palavra*******separação********tônica********posição******** classificação

a) símbolos
b) combinar
c) história
d) homem
e) escultura

4) Use corretamente os "porquês":

a) _________é importante estudar Artes?
b) É importante estudar Artes _________ela conta a história do mundo através de imagens.
c) Leonardo da vinci é um artista? _________?

5) Desenho: Tema Natureza
***Pintar corretamente. ( na horizontal ou vertical)
*** Dar fundo colorido nos desenhos.
Obra de Arte: Alunos Otávio e Paula.Atividades elaboradas por: Profe Janete Motta


AVALIAÇÃO SONDAGEM 4ºANO: PORTUGUÊS E MATEMÁTICA......

PORTUGUÊS:
***Leia o texto com atenção:

CORAÇÃO DE ROBÔ

O robô “Zé Vírgula Quatro” andava triste, por não ter ninguém com quem brincar. À noite, depois de ter feito todas as contas, cálculos e outras operações matemáticas, e de ter transportado minérios raros de um lugar para outro, fechavam-no a sete chaves num armazém escuro onde tinha por companhia tubos de ensaio, provetas, parafusos, várias ferramentas e outros aparelhos esquisitos que ele nem sequer sabia para que serviam.
Na manhã seguinte davam-lhe instruções rigorosas sobre o que tinha que fazer. As suas tarefas eram sempre muito complicadas e ele não podia falhar.
Um dia, cansado de fazer sempre a mesma coisa e já farto de números, e de cálculos difíceis, ficou ainda mais triste e sentiu que pelo seu corpo de lata escorriam gotas de água. Os técnicos analisaram as gotas durante alguns dias e, por fim, chegaram a uma conclusão: “São lágrimas!” O robô “Zé Vírgula Quatro” estava chorarando e para os seus inventores e para os donos da fábrica onde ele trabalhava um robô que chorasse era um robô que não prestava mais.
Imobilizado num canto do grande armazém onde costumavam guardá-lo à noite, “Zé Vírgula
Quatro” ouviu a sentença final:
- Deixou de prestar. Temos que vendê-lo como sucata!
“Zé Vírgula Quatro” sentiu o que nunca havia sentido: dentro do peito feito de metal e de fios emaranhados havia agora um coração que batia a galope.
As crianças que viviam na vizinhança da fábrica juntaram-se e pediram que, em vez de transformarem-o em sucata, colocassem-o no meio do jardim onde costumavam brincar. O pedido foi atendido. Hoje, “Zé Vírgula Quatro”, rodeado de crianças e pássaros, já não chora e o seu coração sempre que bate é de alegria.

José Jorge Letria, Histórias do Sono e do Sonho, Desabrochar
Adaptação: Profe Janete Motta

*** Numere os parágrafos.

1) Trabalhando o texto:

a) Ligue a palavra ao seu sinônimo:

transportados * * vidros compridos para realizar experiências
tubos de ensaio * * levar de um lugar para outro
rigorosas * * que não pode se mexer
imobilizado * * que castiga pela menor falta

b) Quem era “Zé Vírgula Quatro”?
________________________________

c) Por que razão o robô andava triste?
________________________________
________________________________


d) O que fazia “Zé Vírgula Quatro” durante o dia?
_________________________________
_________________________________

e) Por que o robô “Zé Vírgula Quatro” deixou de prestar? __________________________________________
__________________________________________

f) Explique a frase:
“...agora havia um coração que batia a galope.”
_________________________________________

g) Você gostou da solução que as crianças encontraram para o robô? Justifique:
__________________________________________________
__________________________________________________

h) Coloque as palavras na ordem alfabética:

i) Assinala com um X a resposta correta:

*** O texto que você leu é uma...
( ) narração ( ) poesia

*** O texto é composto por...
( ) 6 parágrafos ( ) 7 parágrafos ( ) 8 parágrafos

j) Copie o 4º parágrafo:
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________

*** Agora , retire dele:
* um substantivo comum:______________
* um substantivo próprio:______________
* uma palavra com seis sílabas: _____- _____-_____-_____-_____-_____

k) Circule a sílaba tônica das palavras:
sucata
Vírgula
armazém
vizinhança
coração
minérios

l) Considere a frase:

As tarefas do robô “Zé Vírgula Quatro” eram muito complicadas.
***Reescreva a frase na forma negativa:
________________________________________________

m) O robô não tinha com quem brincar e por isso andava triste.***A palavra colorida é:
( ) substantivo comum com duas sílabas ( ) um substantivo comum com três sílabas
( ) adjetivo com duas sílabas ( ) adjetivo com três sílabas

2) Faça de conta que você é uma das crianças que vive na vizinhança e que, de repente, encontra o robô “Zé Vírgula Quatro” no jardim. Imagine e escreva o que aconteceria:
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
___________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________
BOM TRABALHO!!!
http://www.quadroegiz.com/ 
Adaptação Profe Janete Motta

MATEMÁTICA:
1) Resolva:
a) Zé Vírgula Quatro encontrou 64 tipos de ferramentas espalhadas pelo laboratório e resolveu organizá-las em 4 caixas. Quantas ferramentas ficaram em cada caixa?
Cálculo:

R___________________________________________________

b) Um cientista comprou 187 tubos de ensaio grandes e 125 tubos de ensaio pequenos. Quantos tubos de ensaio foram comprados ao todo?
Cálculo:


R_______________________________________________________________

c) Foram comprados para o laboratório 132 parafusos novos para a montagem de outro robô. Quantos parafusos serão necessários para montar 6 robôs iguais a este?
Cálculo:


R___________________________________________________________

d) Em um dia de trabalho Zé Vírgula Quatro consegue organizar 234 provetas. Quantas provetas ele conseguirá organizar em 4 dias?
Cálculo:


R_________________________________________________________

2) Ajude o robô Zé Vírgula Quatro a organizar suas provetas:

a) De 6 em 6:
16- ____- ____- ____- ____- ____- _____- ____- ____- _____- ____- _____- ____

b) De 10 em 10:
12- ___ -____- ____- ____- _____- _____ -_____- _____- _____- _____ -_____

3) Zé Vírgula Quatro fazia muitos cálculos! Vamos ajudá-lo em suas tarefas...

a) 176 + 49 =_____ b) 103 - 41 =_____ c) 382 X 4 = _____

4) Agora escreva os resultados do exercício anterior por extenso:
a) ____________________________________________________________
b)____________________________________________________________
c) ____________________________________________________________
d) ____________________________________________________________

5) Represente as sentenças da multiplicação com os desenhos:

a) 3x4= ______ parafusos


b) 5 x 6 =_______ ferramentas

c) 4 x 7 =_______ crianças


6) Organize igualmente:

a) 678 robôs em 3 armazéns:
Cálculo: P.R:

b) 480 parafusos em 5 potes:
Cálculos: P.R:

Bom Trabalho!!!
Matemática elaborada por: Profª Janete Motta e Luciane Caldas.

O CADERNO: INTERPRETAÇÃO 4º ANO...


1) Leitura e comentário participado:

O CADERNO

Sou eu que vou seguir você
do primeiro rabisco até o bê-a-bá
em todos os desenhos coloridos vou estar
a casa, a montanha, duas nuvens no céu
e um sol a sorrir no papel

Sou eu que vou ser seu colega,
seus problemas ajudar a resolver
te acompanhar nas provas bimestrais, você vai ver
Serei de você confidente fiel,
se seu pranto molhar meu papel.

Sou eu que vou ser seu amigo,
Vou lhe dar abrigo, se você quiser
Quando surgirem seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel.

O que está escrito em mim comigo
Ficará guardado, se lhe dá prazer
A vida segue sempre, o que se há de fazer
Só peço a você um favor, se puder
Não me esqueça num canto qualquer.

Toquinho. CD Casa de Brinquedos. Polygran, 1995

2) Trabalhando o Texto:

a) Circule os pares de rimas presentes.

b) O texto "O caderno" está organizado em____estrofes com____versos cada. Agora responda: Que tipo de texto é?
________________________________________________________

c) Ilustre o personagem principal do texto:




d)Relacione os sentimentos e virtudes entre o caderno e seu dono:
(a) Companheirismo ( ) “Sou eu que vou ser seu amigo”

(b)Solidariedade ( )”Seus problemas ajudar a resolver”, “Vou lhe dar abrigo se você quiser”
(c) Tristeza ( ) “Serei sempre seu confidente fiel”, “O que está escrito em mim comigo/Ficará guardado se lhe dá prazer”

(d) Amizade ( ) “Sou eu que vou seguir você/Do primeiro rabisco até o bê-a-bá”

(e) Fidelidade ( ) ”Sofrer também nas provas bimestrais junto a você”, “Não me esqueça num canto qualquer”

e) Se o seu caderno pudesse falar o que acha que ele diria a você? Justifique:
_____________________________________________________________

f) Em sua opinião, o relacionamento entre colegas e amigos deve ser assim, como o caderno e seu dono? Por quê?
_____________________________________________________________

***Cantar a música acompanhada pelo CD.

3) Gramática:

a) Leia em voz alta as palavras e na sílaba mais forte, bata palma:( o professor levará várias tirinhas com palavras- dará um tempo p/ ler em voz baixa e identificar)
Você – caderno – desenhos – ajudar – feroz – último – matemática...


b) Complete:

Sílaba................ é aquela pronunciada com maior intensidade(força).

c) Observando a sílaba tônica das palavras abaixo, risque aquelas que não fazem parte dos conjuntos:
***café favor
puder
salão nuvens

***junto galinha
caderno
canto médico

***música gramática
tônica
sílaba também

d) Separe as em sílabas:
a) caderno:
b) desenhos:
c) montanha: 
d) nuvens:
e) primeiros:
f) carrossel:
*** Circule a sílaba tônica das palavras na atividade anterior.

4) Produção Textual:

Pense em algo de que goste muito. Pode ser um objeto, um animal de estimação, uma flor, um jogo ou um brinquedo. Faça um desenho dele e escreva como ele é importante para você, como o ganhou ou o comprou quem lhe deu e quando.
Escreva também todos os sentimentos e idéias que ele desperta em você, além de todas as suas características.

Atividades retiradas “Viver e aprender Português” – 4º ano
Autores: Cloder Rivas Martos e Joana D. G. Aguiar
Adaptação: Profe Janete Motta

Para divertir e aprender...Clique...
http://www.espie.cinted.ufrgs.br/~sdullius/objeto2/


VOLTA ÁS AULAS: A HISTÓRIA DO LÁPIS...

1) Leitura e comentário participado.

A história do Lápis

O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura perguntou:
- Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E, por acaso, é uma história sobre mim?
A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:
- Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse.
O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.
- Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!
- Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.
Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Essa mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade.
Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor.
Terceira qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça.
Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro.
Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você.
Finalmente, a Quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida, irá deixar traços, portanto procure ser consciente de cada ação.

(PAULO COELHO)

2) Trabalhando o texto:

a) O que a avó estava fazendo?

b) Como a avó do menino queria que ele fosse quando crescesse? Por quê?

c) Segundo a avó, qual é a mão que guia nossos passos?

d) Marque a alternativa correta:

Devemos fazer para nos mantermos no caminho da justiça:
( ) ter atitudes ruins ( ) suportar dores ( ) corrigir aquilo que fazemos de errado

e) É mais importante na vida:
( ) cuidar da beleza exterior ( ) cuidar da beleza interior

f) Explique a frase:
“ ...portanto procure ser consciente de cada ação. “

g) Em sua opinião, você possui estas cinco qualidades? Comente:

h) Cite outras qualidades que você tem:_________________, ___________________, _________________ .

i) FÉ, SOLIDARIEDADE, JUSTIÇA, HUMILDADE, BONDADE e HONESTIDADE são virtudes que mantém as pessoas em ________ com o mundo.
Interpretação elaborada por Profe Janete Motta

INTERPRETAÇÃO DO FILME: UM CÂNTICO DE NATAL...



1) BARBIE, EM CÂNTICO DE NATAL

a) Eden Starling era uma glamorosa:
( ) cantora de um teatro londrino.
( ) atriz de cinema.
( ) modelo.

b) Acompanhou Eden durante toda a história:
( ) sua melhor amiga. ( ) seu gato Chuzzlewit. ( ) sua tia.

c) Descreva a atitude egoísta de Eden:
_________________________________________

*** Em sua opinião, como Eden deveria ter agido neste dia? _______________________________________

d) Cite três virtudes, da sua amiga de infância, Catherine:
_____________, _____________, ______________
e) Três espíritos do Natal levaram Eden para uma fantástica viagem. O que eles mostraram para ela?
1º-___________ 2º-__________ 3º-___________

f) O que Eden aprendeu depois desta viagem fantástica?
____________________________________________________________________
g) Conte o final da história:
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________

h) O filme que você assistiu é do gênero:
( ) comédia ( ) fantasia ( ) ficção
2) Conjugue o verbo CANTAR nos tempos:
Pretérito mais que perfeito:
Eu
Tu
Ele
Nós
Vós
Eles
Futuro do pretérito:
Eu
Tu
Ele
Nós
Vós
Eles
Atividades: Profe Janete Motta

A LENDA DO RIO DAS LÁGRIMAS: AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA IIITRIMESTRE (4ª SÉRIE-5º ANO)


1. Leia atentamente “A Lenda do Rio das Lágrimas” e após escreva a resposta das questões propostas.

Não é um grande rio, antes quase um arroio. Bonito Cristalino, nasce no município de Bagé, na fronteira sul do Estado, em pleno pampa, como afluente do rio São Sepé.
E não nasceu por acaso.
Durante a Guerra das Missões (1750/1756) os índios guaranis, animados pelos padres e comandados por Nicolau Nhenguirú, o cacique Alexandre e pelo próprio Sepé Tiarajú, o Sepé, tentaram impedir que os Sete Povos das Missões caíssem nas mãos dos portugueses. Para isso, as tropas européias passar de Santa Tecla, nas terras de Bagé. Se passassem, nada poderiam impedir que entrassem nas Missões, de cujos campos dizia Sepé Tiarajú: “ Essa terra é nossa!” Nós a recebemos de Deus e de São Miguel”.
Pois os exércitos unidos de Espanha e Portugal, vencendo a heróica resistência, passaram. Nesse dia, derrotado, Sepé sentiu que tudo estava perdido. Perdidos os Sete Povos, as casas, as lavouras e as estâncias.
Perdidos os índios, seus lares e suas famílias. Perdida enfim, a terra que tanto amavam.
Co ivy ñandêretã! Esta terra é nossa!
E Sepé Chorou.
De suas lágrimas, a própria lágrima da terra vencida nasceu um rio. E ele disse: Chereçá Y apaeri. Chereçá Y. Rio de lágrimas que eu chorei. Rio das minhas lágrimas.

FAGUNDES,Antônio Augusto. Mitos e Lendas do Rio Grande do Sul.Ed. Martins Livreiro.1993.p.60-61

a) De acordo com a lenda, como nasceu o rio das lágrimas?
______________________________________________

b) Quem lutou contra os povos das Missões?
______________________________________________

c) O que os índios perderam com a guerra?
______________________________________________

d) Quem era Sepé Tiarajú?
______________________________________________
e) Qual frase que ficou marcada para a história do Rio Grande do Sul que foi defendida pelo índio Sepé?
______________________________________________
f) Parte da lenda que chamou sua atenção...
Ilustre:******************************Comente:



2) Escreva na cruzadinha as respostas das questões propostas:

a) M

b) I

c) S

d) S

e) Õ

f) E
**S***

a) Depois de muitos ataques, jesuítas e índios acabaram abandonando as aldeias e deixando o gado solto nas pastagens, tornando esta região conhecida como Vacaria do...
b) Nome dado a atividade de criação de gado.
c) Estado em que o gado era conduzido para ser vendido.
d) Uma das cidades onde se formaram as vacarias e primeiras charqueadas do Rio Grande do Sul.
e) País europeu que passou a dominar o Rio Grande do Sul após a assinatura do tratado de Madri.
f) Foi a primeira forma de organização dos padres e índios, iniciou em 1729. Mais tarde foram destruídos pelos bandeirantes.


O NATAL DE GERSON: INTERPRETAÇÃO 4ª SÉRIE (Ação de Graças)...

Dia de Ação de Graças 

Expressar gratidão não é um costume muito difundido entre nós. Quando temos saúde, quando conseguimos superar as dificuldades e os problemas, em geral, apenas não reclamamos.
Reconhecer as coisas boas que nos acontecem pode ser um estímulo para vivermos cada vez melhorQuem tem fé agradece a Deus e aos irmãos. E todos, independente da fé, podemos fazer do Dia de Ação de Graças, na quarta quinta-feira de novembro, um dia de saborearmos nossas conquistas.
http://www.mundojovem.com.br/

1) Texto para leitura e interpretação:

"A Alegria de Gerson"

Em uma casa muito simples, moravam Dona Ana e "seu" Flávio, com quatro filhos.
O mais velho era o Gerson, que estava com nove anos de idade.
"Seu" Flávio estava doente e não podia se levantar da cama. Por isso, dona Ana trabalhava como lavadeira para manter a casa, comprar os remédios, a comida e agasalhos para o marido e os filhos.
Gerson era quem mais ajudava a mamãe. Tomava conta dos irmãos menores.
Fazia também a entrega de roupas para as freguesas.
Às vezes, ficava na esquina do armazém com uma caixa de engraxate, limpando os sapatos das pessoas para ganhar algum dinheiro.
Ele era esforçado, trabalhava com alegria e estava sempre sorrindo, mostrando os dentes brancos e cantando as canções que aprendia na escola ou com a mamãe.
Era ele que, à tardinha, dava banho nos irmãos e dizia:
- Vamos, garotada! Está na hora de tirar a sujeira!
Gerson deixava-os limpinhos e com a roupa trocada, e isso alegrava muito dona Ana.
Quando um irmãozinho ficava doente, era ele que marcava direitinho as horas de dar o remédio, verificar a febre e, fazia tudo tão cuidadosamente, que parecia mesmo um doutorzinho. Enquanto isso, sua mãe estava no tanque, lavando as roupas das freguesas.
Com todas essas ocupações, Gerson achava tempo para tudo: brincar, trabalhar e estudar.
Sua família, às vezes, passava dificuldades, quando o dinheiro de dona Ana era gasto em remédios para o "seu" Flávio, que parecia já estar melhorando.
O tempo foi passando e se aproximando o Natal, quando as lojas ficam enfeitadas e quase todas as crianças esperam um presente ou uma surpresa.
Mas, dona Ana não podia comprar nem enfeites nem doces, bolos ou presentes para seus filhos, no Natal.
Na véspera de Natal, ela chamou o filho mais velho e disse:
- Gerson, por favor vá entregar essas roupas à dona Geni e veja se ela pode adiantar o pagamento.
- Pois não, mamãe. Já estou indo...
Pelo caminho, Gerson pensava: "O dinheiro que vou receber é pouco e o Natal é amanhã. Mamãe não poderá comprar enfeites, bolos, nem brinquedos..."
Quando chegou à porta, bateu e foi atendido por uma senhora.
- Dona Geni, vim trazer a roupa que a senhora mandou lavar.
- Entre Gerson, venha até a sala.
Ao chegar à sala, viu uma mesa enorme, toda enfeitada com pratos e salgadinhos e até umas bolas coloridas!...
- Que beleza! Nunca vi coisas tão bonitas!...
- Pegue, Gerson. Sirva-se do que quiser - falou Dona Geni.
-Não, muito obrigado...
Dona Geni insistiu para que ele se servisse, mas o pensamento do menino estava em casa: nos irmãozinhos e nos pais, que gostariam de comer aqueles doces gostosos.
Gerson preferia ficar sem experimentar um doce sequer, a comer sem levar nada para os seus.
Enquanto esperava Dona Geni voltar à sala, ele pensou: "Será que ela se lembrará de dar o dinheiro da roupa? E se ela esquecer? Se ela der, poderemos ter um Natal melhor..."
Quando Dona Geni apareceu, trazia nas mãos um pacote bem grande com um lindo laço colorido.
- Gerson, leve este pacote para casa.
"Como pesa! O que haverá dentro?" - pensou o garoto.
Dizendo "muito obrigado" e desejando Feliz Natal à Dona Geni, Gerson tomou o caminho de volta. Com o coração cheio de alegria, tentou correr para chegar mais depressa, porém não conseguiu, devido ao peso do pacote.
Como sua família ficaria feliz com aquele presente! 
Ao chegar em casa, a surpresa foi geral e a alegria da família, enorme.
Foi uma festa, todos ajudaram a abrir o pacote. Foi a mamãe quem tirou a surpresa da caixa:
- Oh! Um lindo bolo de chocolate!
- Há mais coisas, papai, ajude-me a tirar! Uma bola! Um trenzinho!...
- Uma boneca! Um caminhãozinho!... - disse a irmãzinha.
Todos cantaram e comeram uma fatia do bolo que Dona Geni tinha dado. A mamãe pediu a Deus e ao Menino Jesus que abençoasse a boa senhora.
E assim foi feliz o Natal de Gerson!
(Adaptação feita pelo Departamento da Infância e Juventude da Federação Espírita do Estado de São Paulo)
Fonte do Texto: http://www.techs.com.br/meimei/historias/historia01.htm

2) Trabalhando o texto:
a) Tipo de texto:____________
b) Tipo de narrador:___________
c) Início:
* Quem?__________
* Onde?__________
* Quando?_________

d) Desenvolvimento: (conflito):
____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ __________________________________________________________________
____________________________________________________________________ __________________________________________________________________

e) Desfecho (Conclusão/Final):
____________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

e) Cite virtudes destas personagens:
* Dona Ana:______________________
* Gerson:________________________
* Dona Geni:

f) Em sua opinião, Dona Geni viveu o verdadeiro espírito do Natal? Justifique:
____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________
g) Que atitude da família de Gerson, demonstrou gratidão pelo gesto de D. Geni?
____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________
h) Você pratica a virtude da gratidão? Comente:
____________________________________________________________________ _________________________________________________________________
Atividades de interpretação: Profe Janete Motta

3)Escreva uma prece para expressar sua gratidão a Deus.

4) Montar a Árvore da Gratidão

Preparando um tronco ou galho de árvore seca ou embaixo de uma árvore, em contato com a natureza - onde serão afixados as preces de agradecimento.
***Relacionar a árvore com a vida de cada um: há aquelas que oferecem frutos e outras flores; outras dão sombra, abrigo e outras aliviam dores. Sua beleza vem no conjunto da paisagem.Cada um faz o seu momento pessoal de agradecimento e depois compartilha com o grupo quando se compõe a Árvore da Gratidão.
http://www.mundojovem.com.br/datas-comemorativas/
Adaptação: Profe Janete Motta


4)
Canções de Natal!
Glórias e Aleluia
Sonhos lindos de criança,
Esperança dos adultos
Papai Noel batendo à porta,
Toca o som do "dingo bell".

De mãos dadas, vamos estar,
Ajoelhados, para orar
Ao Jesus,
Espírito Santo..
Colocado em frente ao altar.

Do festejo o presente mais lindo,
Jesus Cristo, santo homem que foi afligido
e por nós tanto sofreu.
É a dádiva mais divina, que Deus nos ofereceu.

Hoje agradeço pela minha vida,
comemorando esta data tão querida,
Dando glórias e aleluias, pelo dia em que ele nasceu.


[Sugerido por Lídia Godinho]



5)


NATAL CARIOCA: AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS III TRIMESTRE...

NOME:_____________________ 4ª SÉRIE T:____DATA:___/___/___ PROFª___________________

1) O tempo passou e pouca coisa mudou no coração do homem. O que aconteceria com José e Maria, no mundo de hoje? Eles seriam acolhidos? Jesus nasceria confortavelmente? Faça a leitura do texto, com atenção, e veja!
Natal Carioca

Fonte do Texto: Passo a Passo- Alfabetização sem Segredos- 4ªsérie- Mª Rodespiel
*** Numere os parágrafos.

1) Procure no dicionário:
a) rangia-________________________________________
b) rumor-________________________________________
c) vacilante-_______________________________________

2) Trabalhando sobre o texto:
a) Como José e Maria se sentiam pela primeira vez na cidade grande?
__________________________________________________

b) Por que o casal só procurava hospedaria de preço acessível?
__________________________________________________

c) Onde o casal passou a noite?
__________________________________________________

d) Quem eram os três homens que se aproximaram do casal? Simbolicamente, o que representam tais personagens?
__________________________________________________

e) Pinte o parágrafo que indica que já é noite de Natal:

d) Em que época acontece a história narrada neste texto?
__________________________________________________

f) Para você o que é Natal?
__________________________________________________

g) Se Jesus nascesse hoje, o que você ofereceria a ele? Justifique:
__________________________________________________

h) Em sua opinião, por que “duas lágrimas, grossas e cristalinas, desceram lentamente pelo rosto de Maria?
__________________________________________________________________

i) O narrador deste texto é:
( ) narrador personagem ( ) narrador observador
*** Retire uma frase do texto que comprova sua resposta:
__________________________________________________________________

j) O texto Natal Carioca apresenta um discurso:
( ) direto ( ) indireto
Justifique:___________________________________________________________

k) Seis personagens fazem parte deste texto. Identifique-os por meio de indicações abaixo e escreva o nome de cada um:

a) Disse que os quartos estavam lotados. (______________________)
b) Queixou-se de seu doce fardo e das veias de suas pernas inchadas.(______________)
c) Acendeu o fogo de gravetos.(_____________)
d) Abriu o saco e, escolheu o trapo menos sujo que ali havia, deu-o para o menino.(_____________)
e) Fez vibrarem as cordas de seu violão.(________________)
f) Ofereceu um brinquedo de plástico ao recém nascido.(______________)

Atividades baseadas na interpretação do livro Passo a Passo.

Adaptação: Profe Janete Motta

1) Copie a 1ª frase do 2º parágrafo. Circule os verbos. Após, marque o tempo em que estão:
________________________________________________________________

( ) presente ( ) pretérito perfeito ( ) pretérito imperfeito

2) Conjugue o verbo da frase abaixo no tempo Futuro do Presente:
O lixeiro abriu o saco.
Eu_______________________ * _______________________ _________________________ * _______________________
_________________________ * _______________________

3) Em que pessoa encontra-se o verbo, destacado na seguinte frase:
José e Maria continuaram perambulando.
( ) 1ª pessoa do singular ( ) 1ª pessoa do plural ( ) 3ª pessoa do plural
*** Este verbo está no tempo:
( ) pretérito mais que perfeito ( ) pretérito perfeito ( ) pretérito imperfeito

4) Observe o verbo desta frase:
Maria olhou para o seu filho.
***Agora complete:
Eu ______para o meu filho. ( presente)
José e Maria______ para o filho. ( pretérito perfeito)
Eles__________para o filho. (futuro do presente)
Atividades de Gramática elaboradas por Profe Janete Motta

5) Produção Textual:
* Os homens precisam mudar seu comportamento para que o Espírito do Natal aconteça diariamente entre as pessoas. Ao elaborar seu texto, reflita sobre: os velhos, as crianças, os desempregados, o racismo, o preconceito, a fome, a miséria, a destruição do nosso planeta, etc. Um texto que mostre um Natal igual para todos....



NATAL MARCIANO: ATIVIDADES 4ª SÉRIE (5ºano)...


Natal Marciano
(CONTO INFANTIL)

Um marciano verde e aventureiro perdeu o rumo de casa e desceu por engano na sala da casa de Pedro. Ele mesmo e intitulava de “Pedro, Pedrinho, Pedroca”,garoto esperto que falava pelos cotovelos. Tantas palavras ele tinha que dava até desespero.
O marciano, verde e aventureiro, examinando a casa, foi logo perguntando:
– O que é aquilo que pisca?
– Uma árvore de Natal, respondeu Pedro, acrescentando:
Natal de nascimento...Natal de aniversário... Natal de começo,sabe? (falava pelos cotovelos...)
– Sei... mas... não sei...
– Eu explico. (Para que? Coitado do marciano!) Natal é uma festa popular da Terra que acontece quase no final de cada ano. Não deveria ser uma festa, deveria ser uma celebração, da possibilidade de ter existido entre nós um ser humano perfeito, um ser humano de verdade, sem defeito de fábrica chamado Jesus Cristo, entende?
– Mais ou menos, mas por que celebração e não festa? Festa é mais maneiro.
– Você até parece humano e eu Pedro, o marciano! Sua mãe não lhe ensinou? Na festa o homem se perde e na celebração ele se encontra. Cara verde, celebrar significa que a vida é muito mais que uma simples rotina. Significa que as coisas podem ser mais que o sol que se levanta, se senta e se deita; mais que a lua que um dia é uma bola cheia e no outro dia uma bola vazia. Significa que a vida pode ser mais que estudar, trabalhar, ganhar dinheiro e se cansar e depois, trabalhar, estudar, se cansar, ganhar dinheiro e morrer.
– Nossa! Eles não sabem disso? E a festa de Natal de vocês Pedrinho, como se passa?
– Não se passa, acontece há 2.010 anos e é assim: No início de dezembro as pessoas começam a ficar enlouquecidas. Começam a comprar sem parar. Compram presentes para outras pessoas e para si mesmos e aí, vão piorando, entram e saem dos shoppings carregadas e apressadas, cansadas e desesperadas, inventam árvores, bolas, ceias e vão piorando até chegar o dia 24. Outras enfeitam as ruas, e as janelas com luzinhas que piscam, preparam pessoas para se vestirem de Papai Noel – velhinhos de barba branca e grandes barrigas que deveriam distribuir presentes mas só carregam sacos vazios, quando muito umas balinhas); armam presépios (cada vez menos), mas não sabem direito o que estão comemorando.Outras, esperam o dia 24 para a tão falada ceia e aí comem tudo que sonharam comer o ano todo numa só noite e depois ficam doentes. Existem também aquelas pessoas (que são maioria) e que ficam apenas olhando tudo isso com profunda tristeza porque são tão pobres que não tem dinheiro para comprar alguma coisa nem mesmo para comprar comida. E, ainda existem outras pessoas que ficam decepcionadas por ver como o homem cria facilmente seu mundo de fantasia e se muda para ele sem se dar conta de nada.
– Então, isso é o Natal de vocês? Fala sério, cara bege.
– Falo sério, cara verde. E o Natal de vocês, como é?
– O Natal é bem diferente e mais simples. Ele acontece todos os dias quando nasce uma criança. Neste momento, nosso coração fica tão verde de emoção que saímos pela rua abraçando as pessoas e distribuindo clorofila (crianças marcianas nunca foram abandonadas ou passaram fome) e fazemos isto por puro amor e quando nos damos as mãos diante deste milagre, recriamos a vida erenascemos lindos e verdes de novo.
Maria H. Sleutjes

Fonte do Texto:
http://www.correiolageano.com.br/lendoerelendo/arquivos/28-12-2009_16-59.pdf

1) Interpretação:
a) O texto apresenta:
( ) discurso direto ( ) discurso indireto

***Justifique:

b) Onde acontece a história?

c) Explique a frase:
“na festa o homem se perde e na celebração ele se encontra.”

d) Pinte o parágrafo que mostra o consumismo durante a época do Natal:
*** Ganhar presentes é bom, mas qual deve ser nossa maior preocupação no Natal?

e) Copie a frase que Pedro fala como passam a “maioria” das pessoas no Natal:
***Que sentimento você tem em relação a isto? Comente:

f) Ilustre como é o Natal do marciano:

g) Para que exista um Natal igual para todos, qual a virtude que devemos colocar em prática durante o ano?

h) Liste atitudes suas que revelam a preocupação em fazer Natal todos os dias do ano:

i) Produção Textual: Oração de Natal

2) Música:
Canções de Natal!
O Natal Existe
Quero ver você não chorar não olhar pra trás
Nem se arrepender do que faz

Quero ver o amor vencer mas se a dor nascer
Você resistir e sorrir
Se você pode ser assim tão enorme assim
Eu vou crer

Que o natal existe, que ninguém é triste
E no mundo há sempre amor

Bom natal um feliz natal
Muito amor e paz pra você


[Sugerido por Maria Marlene]


3)***PARA REFLETIR!!!
O QUE É REALMENTE NATAL? E COMO QUEREMOS COMEMORÁ-LO?

FILME: O EXPRESSO POLAR... (Natal)

1) Assistiremos o filme:
2) Interpretação:

a) O filme é do gênero:
( ) conto de Natal infantil
( ) comédia natalina infantil
( ) ficção

b) O filme conta com o recurso da “computação gráfica”. Você gostou deste estilo? Justifique:

***Cite pontos positivos e negativos da computação gráfica ser utilizada em filmes:

c) O filme conta uma história de Natal de um menino que:
( ) tinha medo do Natal e do Papai Noel.
( ) chegou numa idade que não acreditava mais no espírito natalino e esperava que algo restabelecesse esta crença, pois tinha medo de não ouvir nunca mais o som do Natal.
( ) fez uma viagem de trem, para divertir-se no Natal, com muitos amigos.

d) Para onde o trem levou o grupo de crianças?
*** Em sua opinião, por que somente algumas crianças foram escolhidas para fazer a viagem no “Expresso Polar’?
e) Fenômeno atmosférico que não é comum no Brasil e que aparece no filme:
( ) chuva ( ) vento ( ) neve
f) Tipo de relevo que as criançam puderam apreciar durante a viagem:
( ) planícies ( ) planaltos ( ) campos

g) Qual aventura durante a viagem que você mais gostou? Justifique:

h) No trem tinha um vagão com presentes velhos, sujos e quebrados. Qual era a ideia do Papai Noel em relação a eles?

i) O menino pediu ao Papai Noel:
( ) uma bicicleta. ( ) um trenzinho para brincar. ( ) um guizo de Natal

j) De acordo com os ensinamentos do filme, onde mora o verdadeiro espírito de Natal?

k) As passagens das crianças eram perfuradas, pelo condutor, com palavras incompletas porque :
( ) o condutor era um senhor brincalhão.
( ) as crianças deveriam aprender a ler.
( ) eram virtudes que ainda não tinham aprendido.

l) Escreva a virtude que cada uma destas personagens aprendeu durante a viagem:
Menino (personagem principal):___________
Menina:_________
Menino pobre:__________

m) O filme traz várias mensagens positivas para nossa vida. Escreva aquela que você considera mais significativa:
Atividades de interpretação elaboradas por: Profe Janete Motta
***Curiosidades sobre a montagem do filme:
Tom Hanks, abraçou o projeto de corpo e alma. Além de produtor executivo, ele interpreta cinco personagens do filme (Menino, Pai do Menino, Condutor, Andarilho e Papai Noel). Veja bem, quando falo interpretar não quero dizer dublar. É interpretação mesmo. Usando a técnica batizada de motion capture (captura de desempenho), todos os personagens do filme foram feitos por atores de verdade em um estúdio. Eles atuaram vestindo um macacão que grava todas as suas ações, inclusive da face, que também fica coberta por pequenos pontos. Assim a expressão corporal e fisionômica do elenco é captada e usada pelos animadores.
Tudo isso aliado aos efeitos de computação gráfica, deu a Zemeckis a condição de realizar algumas seqüências de tirar o fôlego. A cena do bilhete perdido viajando pelas paisagens é ao mesmo tempo artística e poética. A ação no lago congelado também é edificante. Ao chegar ao Pólo Norte acompanhamos toda a cerimônia dos elfos para a entrada monumental de Papai Noel. Obviamente, a sua apresentação só podia ser marcada por uma canção de Natal interpretada pela maior voz de todos os tempos. "Santa Claus is coming to town", gravada por Frank Sinatra em 1948, encaixa com perfeição à cena.
Assim, a força do filme continua sendo sua mensagem, em ...
...basta acreditar na Magia do Natal para ela estar presente.


CRÔNICA: O JOVEM CASAL...

O jovem casal

abril, 1953

Estavam esperando o bonde e fazia muito calor. Veio um bonde, mas estava tão cheio, com tanta gente pendurada nos estribos que ela apenas deu um passo à frente, ele apenas esboçou com o braço o gesto de quem vai pegar um balaústre — mas desistiram.
Um homem com uma carrocinha de pão obrigou-os a recuar mais para perto do meio-fio; depois o negrinho de uma lavanderia passou com a bicicleta tão junto que um vestido esvoaçante bateu na cara do rapaz.
Ela se queixou de dor de cabeça; ele sentia uma dor de dente não muito forte, mas enjoada e insistente, mas preferiu não dizer nada. Ano e meio casados, tanta aventura sonhada, e estavam tão mal naquele quarto de pensão do Catete, muito barulhento: "Lutaremos contra tudo" — havia dito — e ele pensou com amargor que estavam lutando apenas contra as baratas, as horríveis baratas do velho sobradão. Ela apenas com um gesto de susto e nojo se encolhia a um canto ou saía para o corredor — ele, com repugnância, ia matar o bicho; depois, com mais desgosto ainda, jogá-lo fora.
E havia as pulgas; havia a falta de água, e quando havia água, a fila dos hóspedes no corredor, diante da porta do chuveiro. Havia as instalações que sempre cheiravam mal, o papel da parede amarelado e feio, as duas velhas gordas, pintadas, da mesinha ao lado, que lhe tiravam o apetite para a mesquinha comida da pensão. Toda a tristeza, toda a mediocridade, toda a feiúra duma vida estreita onde o mau-gosto atroz e pretensioso da classe média se juntava à minuciosa ganância comercial — um ovo era "extraordinário", quando eles pediam dois ovos a dona da pensão olhava com raiva, estavam atrasados dias no pagamento.
Passou um ônibus enorme, parou logo adiante abrindo com ruído a porta, num grande suspiro de ar comprimido, e ela nem sequer olhou o ônibus, era tão mais caro. Ele teve um ímpeto, segurou-a pelo braço disposto a fazer uma pequena loucura financeira — "vamos pegar o ônibus!". Mas o monstro se fechara e partira jogando-lhes na cara um jato de fumaça ruim.
Ele então chegou mais para perto dela — lá vinha outro bonde, não, mas aquele não servia — enlaçou-a pela cintura, depois ficou segurando seu ombro com um gesto de ternura protetora, disse-lhe vagas meiguices, ela apenas ficou quieta. "Está doendo muito a cabeça?" Ela disse que não. "Seu cabelo agora está mais bonito, meio queimado de sol." Ela sorriu levemente, mas de repente: "ih, me esqueci da receita do médico", pediu-lhe a chave do quarto, ele disse que iria apanhar para ela, ela disse que não, ela iria; quando voltou, foi exatamente a tempo de perder um bonde quase vazio; os dois ficaram ali desanimados.
Então um grande carro conversível se deteve um instante perto dos dois, diante do sinal fechado. Lá dentro havia um casal, um sujeito meio calvo de ar importante na direção, uma mulherzinha muito pintada ao lado, sentiram o cheiro de seu perfume caro. A mulherzinha deu-lhes um vago olhar, examinou um pouco mais detidamente a moça, correndo os olhos da cabeça até os sapatos pobres — enquanto o senhor meio calvo dizia alguma coisa sobre anéis, e no momento do carro partir com um arranco macio e poderoso ouviram que a mulherzinha dizia: "se ele deixar aquele por quinze contos, eu fico."
Quinze contos — isso entrou dolorosamente pelos ouvidos do rapaz, parece que foi bater, como um soco, em seu estômago mal alimentado — quinze contos, meses e meses de pensão! Então olhou a mulher e achou-a tão linda e triste com sua blusinha branca, tão frágil, tão jovem e tão querida, que sentiu os olhos arderem de vontade de chorar de humilhação por ser tão pobre; disse: "Viu aquela mulher dizendo que vai comprar um anel de quinze contos?"
Vinha o bonde.
Rubem Braga
http://www.patio.com.br/cronica

***Numere os parágrafos.
a) O tipo de texto que você acabou de ler é:
( ) relato ( ) poema ( ) crônica ( ) texto informativo ( ) texto narrativo

b) Qual é a crítica que essa crônica traz?
______________________________________________________________

c) A posição do narrador desta crônica.é:
( ) narrador observador ( ) narrador personagem

d) A crônica é narrada na:
( ) 1ª pessoa ( ) 3ª pessoa

e) O narrador descreve perfeitamente:
( ) o sofrimento do casal com a situação econômica em que se encontram.
( ) a inveja deles ao verem o casal rico.

f) Pinte os dois parágrafos que descrevem como é a vida do jovem casal:

g) O jovem casal sofre com a miséria, mas como eles tratam um ao outro?
______________________________________________________________

h) Como o jovem sentiu-se quando o senhor falou em comprar um anel de “quinze contos”?
______________________________________________________________
i) Esta crônica foi escrita em 1.953. Em sua opinião, este tipo de problema acontece em nosso país atualmente? Comente:
_______________________________________________________________

Interpretação: Elaborada por Profe Janete Motta

terça-feira, 19 de outubro de 2010

AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS: O SENHOR PALHA...


COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS.
NOME:__________________ SÉRIE:___ TURMA:___DATA:__/__/__ PROFª____________

1) Faça a leitura com atenção:

O Senhor Palha

(Conto japonês)

Era uma vez, há muitos e muitos anos, é claro, porque as melhores histórias passam-se sempre há muitos e muitos anos, um homem chamado Senhor Palha. Ele não tinha casa, nem mulher, nem filhos. Para dizer a verdade, só tinha a roupa do corpo. Ora o Senhor Palha não tinha sorte. Era tão pobre que mal tinha para comer e era magrinho como um fiapo de palha. Era por esse motivo que as pessoas lhe chamavam Senhor Palha.
Todos os dias o Senhor Palha ia ao templo pedir à Deusa da Fortuna que melhorasse a sua sorte, mas nada acontecia. Até que um dia, ele ouviu uma voz sussurrar:
— A primeira coisa em que tocares quando saíres do templo há-de trazer-te uma grande fortuna.
O Senhor Palha apanhou um susto. Esfregou os olhos, olhou em volta, mas viu que estava bem acordado e que o templo estava vazio. Mesmo assim, saiu a pensar: “Terei sonhado ou foi a Deusa da Fortuna que falou comigo?” Na dúvida, correu para fora do templo, ao encontro da sorte. Mas, na pressa, o pobre Senhor Palha tropeçou nos degraus e foi rolando aos trambolhões até o final da escada, onde caiu por terra. Ao levantar-se, ajeitou as roupas e percebeu que tinha alguma coisa na mão. Era um fio de palha.
“Bom”, pensou ele, “uma palha não vale nada, mas, se a Deusa da Fortuna quis que eu a apanhasse, é melhor guardá-la.”
E lá foi ele, com a palha na mão.
Pouco depois, apareceu uma libélula zumbindo em volta da cabeça dele. Tentou afastá-la, mas não adiantou. A libélula zumbia loucamente ao redor da cabeça dele. “Muito bem”, pensou ele. “Se não queres ir embora, fica comigo.” Apanhou a libélula e amarrou-lhe o fio de palha à cauda. Ficou a parecer um pequeno papagaio (de papel), e ele continuou a descer a rua com a libélula presa à palha. Encontrou a seguir uma florista, que ia a caminho do mercado com o filho pequenino, para vender as suas flores. Vinham de muito longe. O menino estava cansado, coberto de suor, e a poeira fazia-o chorar. Mas quando viu a libélula a zumbir amarrada ao fio de palha, o seu pequeno rosto animou-se.
— Mãe, dás-me uma libélula? — pediu. — Por favor!
“Bem”, pensou o Senhor Palha, “a Deusa da Fortuna disse-me que a palha traria sorte. Mas este garotinho está tão cansado, tão suado, que pode ficar mais feliz com um pequeno presente.” E deu ao menino a libélula presa à palha.
— É muita bondade sua — disse a florista. — Não tenho nada para lhe dar em troca além de uma rosa. Aceita?
O Senhor Palha agradeceu e continuou o seu caminho, levando a rosa. Andou mais um pouco e viu um jovem sentado num tronco de árvore, segurando a cabeça entre as mãos. Parecia tão infeliz que o Senhor Palha lhe perguntou o que havia acontecido.
— Hoje à noite, vou pedir a minha namorada em casamento — queixou-se o rapaz. — Mas sou tão pobre que não tenho nada para lhe oferecer.
— Bem, eu também sou pobre — disse o Senhor Palha. — Não tenho nada de valor, mas se quiser dar-lhe esta rosa, é sua.
O rosto do rapaz abriu-se num sorriso ao ver a esplêndida rosa.
— Fique com estas três laranjas, por favor — disse o jovem. — É só o que posso dar-lhe em troca.
O Senhor Palha continuou a andar, levando três suculentas laranjas. Em seguida, encontrou um vendedor ambulante puxando uma pequena carroça.
— Pode ajudar-me? — disse o vendedor ambulante, exausto. — Tenho puxado esta carroça durante todo o dia e estou com tanta sede que acho que vou desmaiar. Preciso de um gole de água.
— Acho que não há nenhum poço por aqui — disse o Senhor Palha. — Mas, se quiser, pode chupar estas três laranjas.
O vendedor ambulante ficou tão grato que pegou num rolo da mais fina seda que havia na carroça e deu-o ao Senhor Palha, dizendo:
— O senhor é muito bondoso. Por favor, aceite esta seda em troca.
E, uma vez mais, o Senhor Palha continuou o seu caminho, com o rolo de seda debaixo do braço.
Não tinha dado dez passos quando viu passar uma princesa numa carruagem. Tinha um olhar preocupado, mas a sua expressão alegrou-se ao ver o Senhor Palha.
— Onde arranjou essa seda? — gritou ela. — É justamente aquilo de que estou à procura. Hoje é o aniversário de meu pai e quero dar-lhe um quimono real.
— Bem, já que é aniversário dele, tenho prazer em oferecer-lhe a seda — disse o Senhor Palha.
A princesa mal podia acreditar em tamanha sorte.
— O senhor é muito generoso — disse sorrindo. — Por favor, aceite esta jóia em troca.
A carruagem afastou-se, deixando o Senhor Palha com uma jóia de inestimável valor refulgindo à luz do sol.
“Muito bem”, pensou ele, “comecei com um fio de palha que não valia nada e agora tenho uma jóia. Sinto-me contente.”
Levou a jóia ao mercado, vendeu-a e, com o dinheiro, comprou uma plantação de arroz. Trabalhou muito, arou, semeou, colheu, e a cada ano a plantação produzia mais arroz. Em pouco tempo, o Senhor Palha ficou rico.
Mas a riqueza não o modificou. Oferecia sempre arroz aos que tinham fome e ajudava todos os que o procuravam. Diziam que sua sorte tinha começado com um fio de palha, mas quem sabe se não terá sido com a sua generosidade?

William J. Bennett

Fonte: O Livro das Virtudes II – O Compasso Moral

2) Numere os parágrafos.

3) Procure no dicionário:

a) templo:

b) libélula:

c) mascate:

d) quimono:

4) Trabalhando o texto:

a) Pinte de amarelo o parágrafo que descreve o Senhor Palha:
b) O que o Senhor Palha pedia todos os dias a Deusa da Fortuna?

*** O que ele ganhou ao sair do templo?

c) O que o Senhor Palha ofereceu e ganhou em troca, destas pessoas...

Ele deu... ********************************Ele ganhou...
***menino?_______________ ***** ____________________
***jovem?________________ ***** ____________________
***mascate:_______________ ***** _____________________
***princesa?_______________ ***** _____________________

d) Conte como a vida do Senhor Palha modificou:

e) Em sua opinião, o Senhor Palha pode ser considerado um super herói? Justifique:

f) Encontre no diagrama as virtudes do Senhor Palha:

g) Na verdade, tudo começou com:
( ) o fiapo de palha ( ) a generosidade dele ( ) a vontade de presentear as pessoas

h) E você, se considera uma pessoa generosa e solidária? Comente:

BOM TRABALHO!
Elaborada por: Profe Janete Motta