"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

VOu repartir com vocês a minha escolha para presentear no DIA DAS MÃES,
resolvi fazer rosas feitas de sabonete de glicerina, deixo aqui algumas fotos e um vídeo que ensina como faz:
eu não tenho o molde de ferro, faço as moldagens com as mãos.






0

PASCOA- NO MUNDO - ORIGEM


As origens do termo  
A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem. 
Entre as civilizações antigas  
Historiadores encontraram informações que levam a concluir que uma festa de passagem era comemorada entre povos europeus há milhares de anos atrás. Principalmente na região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera era de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.
A Páscoa Judaica
Entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos. Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moises, fugiram do Egito.
Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.  
A Páscoa entre os cristãos
Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo). O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior al equinócio da Primavera (21 de março).
Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém  

A História do coelhinho da Páscoa e os ovos  
A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.
Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.
A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.
0

Histórias de Páscoa


A VELHINHA, A GALINHA E OS OVOS DE PÁSCOA
(Conto Lituano de Nijole Jankute- Tradução livre de Olga Prokopowit)

   Numa pequena aldeia, havia uma pequena casa. Nesta casa morava uma velhinha. Ela criava uma galinha e um coelho. A galinha tinha seu ninho embaixo da escada e lá botava seus ovos. O coelho vivia solto pelo gramado que circundava a casa. A galinha cacarejava toda vez que botava um ovo, e a velhinha corria para recolher o ovo que a galinha botava e a alimentava com boa comida.
   A velhinha gostava muito da carijó, que tinha a crista vermelha, as patinhas amarelas e as penas coloridas.. Gostava também do coelho, que tinha o lábio partido, as orelhas bem grandes e o pelo branco bem fofinho.
   Certo dia, a velhinha escuta a galinha cacarejando tão alto e tão feliz: -- Botei, botei, botei! Até o coelho assustou-se e ficou com as orelhas em pé.
   A velhinha desceu bem rápido os degraus da escada, abaixou-se e viu no ninho um ovo bem grande, com manchas multicoloridas. Era tão lindo que ela não cansou de admirá-lo.
   Com muito cuidado pegou-o e levou-o para a cozinha. Ficou pensando o que faria com ele. Não podia come-lo, pois era muito bonito e também não podia deixa-lo como enfeite, pois poderia cair e quebrar-se.
   O coelho que estava ao seu lado, disse-lhe: --E se der de presente para uma criança? A Páscoa está chegando e com certeza quem recebe-lo ficará muito feliz.
   A idéia é boa, respondeu a velhinha, porém para qual criança? Eu conheço tantas. Ela pensou um pouco e exclamou: --Já sei, vou juntar muitos ovos da galinha carijó e depois de pintá-los vou presentear todas as crianças. Saltitando e feliz, o coelho dizia: -- Eu também vou ajudar a pintar. Assim dito, assim feito.
   A galinha carijó botou muitos ovos. A velhinha recolheu-os numa cesta de vime e junto com o coelho branquinho, pintou-os. Ficaram tão bonitos. Multicoloridos. Vermelhos, verdes, azuis, amarelos, roxos. Alguns listrados., outros com bolinhas e até com flores. No domingo de Páscoa, a velhinha os colocou numa bela cesta e o coelho branquinho distribuiu-os para todas as crianças da aldeia.
0

Sentado, a beira da calçada - Histórias e contos de páscoa


Sentado na beira da calçada, com um ovo de chocolate pequenino nas mãos, olhar sério, aquele menino pôs-se a imaginar. Havia muitas coisas que ele não entendia, por mais que tentasse.
Durante a semana toda, na escola, na rua, em casa, em todos os lugares só se ouvia falar de Páscoa, coelhinho e ovos de chocolate.
A professora até colocou Jesus no meio da história, mas só aumentou a sua confusão; ele não conseguia organizar o pensamento.
Jesus não é aquele que nasceu no Natal?
Faz tão pouco tempo, e ele já morreu??!!
Não, decididamente ele não entendia nada. Não sabia exatamente o que uma coisa tinha a ver com a outra.
Afinal de contas, porquê comemorar, se Jesus morreu? Porquê os ovos de chocolate?
E o coelho, o que ele faz nesta história?
Complicado!
Separava somente as coisas que entendia, e sabia o que era.
Entendia que estava à espera de ganhar um ovo bem grande, daqueles que tinha visto na televisão, embrulhado num papel brilhante e com um laço de fita vermelha, que não veio, e ele sabia porquê:
O dinheiro não deu.
Ele sabia. Nem o seu pai e nem a sua mãe tinham prometido dar-lhe um ovo de páscoa; e ele sabia, também, que o coelhinho não o trazia para ninguém.
Então, como é que ele poderia satisfazer a sua vontade de comer chocolate?
Como ia passar o domingo de páscoa sem comer um ovo?
E a idéia veio assim, de repente! Porque não?
Foi até ao primeiro semáforo daquela movimentada avenida e, quando o sinal ficava vermelho ele lançava-se entre os carros e ia pedindo:
'Moço, dá-me um ovo de páscoa?'
'Senhor, poderia me dar um ovo de páscoa?'
'Moça, dá-me um ovo de chocolate?'
Assim, ia pedindo e ouvindo as mais esfarrapadas respostas, quando alguém respondia.
Até que, enfim, parou um carro velho, todo manchado de ferrugem.
Dentro, um homem com cara de bravo... Ele tomou coragem, foi até lá e arriscou o mesmo pedido:
'Moço, eu quero um ovo de páscoa'.
E qual não foi sua surpresa quando aquele homem pegou, no banco do passageiro, um embrulhinho e lho estendeu pelo vidro.
'Obrigado'
E saiu em disparada.
De volta à sua calçada, ele olhou o ovinho e sorriu feliz.
Afinal, agora ele comemoraria a Páscoa.

FONTE:http://www.esoterikha.com/presentes/historias-e-contos-de-pascoa-a-beira-da-calcada.php

3

ARTE NATALINA REUTILIZANDO BOTÕES


Enfeites Natalinos Feitos com Botões
Enfeites Natalinos Feitos com Botões. Com diferentes cores e tamanhos de botões, alfinetes e uma bola de isopor a artesã confeccionou estes belos enfeites natalinos. Para quem ainda está fazendo a decoração de natal fica mais uma dica de como fazer belos artesanatos, utilizando o que você já tem em casa e sem gastar quase nada.
Enfeites Natalinos Feitos com Botões
Enfeites Natalinos Feitos com Botões
Continue com as tradições do natal de uma forma reciclada e original. Para fazer esta bota, foi colado centenas de botões coloridos sobre um tecido recortado no formato de uma bota, e uma fita de cetim para pendurá-la.
veja mais sobre os enfeites natalinos feitos com botões no site cacareco.net
0

NATAL ECOLÓGICO - RECICLANDO


Enfeite suas árvores de Natal com lindos ornamentos feitos com lâmpadas recicladas.
Com as lâmpadas queimadas você pode reutilizar e fazer lindo artesanato para decoração de Natal.
Veja como dar um novo uso para as lâmpadas recicladas na decoração de Natal, e criar anjos de Natal, Boneco de neve e uma infinidade de enfeites com lâmpadas usadas.
Se inspire com essas lindas idéias de artesanato de Natal com lâmpadas recicladas, da criativa Amanda Crafts para fazer em casa.
Artesanato reciclado que fica bonito para decorar e nosso Planeta agradece !
Veja os materiais para fazer os bonecos de neve:
-  lâmpada queimada
- álcool
- tinta acrílica branca
- cordão dourado ou fita
- meia velha de criança ou gorrinho de feltro
- material de sucata
- dois botões
- 4 palitos
- algodão ou enchimento
- cola quente
- tesoura
- marcador preto
Enfeite pinguim de Natal feito com lâmpada reciclada
O gorrinho foi feito com meia de criança.
Bonecos de Neve feito com lâmpadas recicladas, lindo enfeite ecológico de Natal.
Enfeite anjo de natal feito com lâmpadas usadas
Material para fazer o anjinho de lâmpada:
- lâmpada queimada
- álcool
- tinta acrílica na cor branca, rosa e pele
- cordão dourado ou fita – fio de ouro de artesanato
- cortadores de fio
- punhado de pequenas flores de seda branca
- material de sucata de ouro
-  algodão ou enchimento
- três flores brancas de plástico ou iridescentes
- rendas de cortina com um padrão floral
- 1 par asas de anjo branco de nylon
- cola quente – tesoura
- marcador preto

FONTE: cacareco.net
0

ENFEITES DE NATAL FEITO DE LÂMPADAS


Arranjo de porta
Esse enfeite usa aquelas lâmpadas incandescentes transparentes e é uma boa dica para ser feita com os alunos em escolas. Para isso você pode usar lâmpadas já queimadas e aproveitar também os esmaltes velhos.
Material necessário:
  • variados;
  • 1m de fio de nylon (linha de pescar);
  • esmalte de unha cremoso vermelho, esmalte com gliter vermelho e removedor de esmalte;
  • adesivo instantâneo;
  • pincel fino;
  • tesoura;
  • potinhos que sirvam de apoio para as lâmpadas (a boca do potinho deve ser um pouco maior do que o soquete da lâmpada, para poder encaixar).
  • tintas relevo metálicas nas cores amarela, prata e ouro;

  • 4m de fita de cetim vermelha com 0,5cm de largura, 1,5m de fita de cetim vermelha com 2 cm de largura e 1,5 m de fita de organza com borda dourada, com 2 cm de largura;
  • lâmpadas incandescentes transparentes de tamanhos 

  • Como fazer:
    Primeiramente forre a mesa onde vai trabalhar, pois o esmalte é de difícil remoção. Se desejar, use um avental para proteger a roupa. Se for utilizar lâmpadas usadas, lave-as e seque-as muito bem, eliminando toda a sujeira. Se precisar, dilua os esmaltes com acetona até que fiquem bem fáceis de aplicar;
    1- Pinte a lâmpada grande e a média com o esmalte vermelho; pinte as outras lâmpadas com o esmalte com gliter;
    2 – Dê uma segunda demão em todas as lâmpadas: na lâmpada média, dê a segunda demão de esmalte com gliter (sobre o esmalte vermelho). Espere secar bem entre uma demão e outra;
    passo 1passo 2
    3 – Com o bico do tubo da tinta relevo ou com um pincel fino, faça desenhos nas lâmpadas. Como a tinta relevo demora mais para secar, use os potinhos como suporte para as lâmpadas. Enquanto isso faça os fios de miçangas;
    passo 3passo 3
    4 – Corte cerca de 40 cm do fio de nylon. Coloque uma miçanga pequena e dê dois nós sobre ela, para firmar as outras miçangas. Vá colocando as miçangas no fio até atingir cerca de 20 cm. Na última miçanga, repita o nó da primeira, para evitar que o fio se desfaça.
    Você ficará com dois pedaços de fio de cada lado (que sobraram dos nós que foram dados). Um deles (o maior) você usará para prender o fio ao arranjo e o outro você deve passar por dentro das miçangas, de modo a escondê-lo (não o deixe com menos de 2 cm, pois o nó do fio de nylon se abre facilmente quando o fio é cortado rente);
    passo 4
    5 – Quando a pintura estiver completamente seca cubra os soquetes das lâmpadas com fitas. Pegue a fita de 0,5 cm e corte 4 pedaços de 60 cm. Estes pedaços servirão para enrolar o soquete e fazer o fio que prenderá a lâmpada. Divida o restante da fita em 4 partes iguais (você obterá partes com cerca de 40 cm cada), que servirão para arrematar o soquete.
    6 – Pegue um pedaço de 60 cm e comece a enrolar no soquete, deixando uns 3 cm para fazer o nó. Enrole todo o soquete e faça um nó. Você ficará com duas partes de fita, saindo do nó. Uma delas será bem longa e servirá para prender a lâmpada no cacho, e a outra, com cerca de 3 cm, pode ser aparada;
    passo 5passo 5passo 6passo 6
    7 – Pingue uma gota de adesivo instantâneo em um dos lados do soquete, acima do nó e, com ajuda do cabo do pincel (para não colar os dedos), pressione contra ela a fita maior. Esta parte ficará para trás, portanto tenha o cuidado de deixar o lado brilhante da fita para frente;
    8 – Com um pedaço de fita de 40 cm, dê um laço na parte da lâmpada que ficará para frente. Repita esse procedimento com todas as lâmpadas.
    passo 7passo 8passo 8
    9 – Junte todas as lâmpadas num cacho e dê um nós nas fitas, ajeitando de forma que as lâmpadas não fiquem todas na mesma altura. Desta forma, depois do nó você terá a sobra de alguns fios mais comprida do que de outros.
    passo 9
    10 – Prenda os fios de miçangas no nó das fitas e dê outro nó;
    11 – Pegue a fita de organza e a fita de cetim e sobreponha-as (deixe a fita de organza por baixo). Com ambas, dê um nó firme logo abaixo do nó do cacho de lâmpadas. Dê um laço firme e corte as pontas das fitas.
    passo 10
    12 – Escolha os dois fios mais compridos que sobraram do cacho e dê um nó bem próximo à ponta deles, formando a alça que servirá para pendurar o arranjo. Os demais fios podem ficar soltos.
    passo 12
    0

    ARVORE DE NATAL FEITO DE FITAS


    Enfeites Natalinos
    Enfeites Natalinos só não faz quem não quer afinal ideias é o que não falta. Aqui uma mini árvore de natal feita com tecido e pode ser feito também com E.V.A. Você pode colocar na porta, pendurar na árvore de natal ou onde mais a criatividade mandar.

    Enfeites Natalinos

    Enfeites Natalinos.
    Enfeites Natalinos
    Veja mais sobre os enfeites natalinos no site www.sonholilas.com.br
    0

    ENFEITES DE NATAL FEITOS DE PALITO DE SORVETE.




    Os anjinhos foram confeccionados basicamente com palitos de sorvete. Quer saber como fazê-los? Fique ligado no passo a passo!
    Você vai precisar de:
    • Palitos de sorvete
    • Tinta guache branca, cor de pele e marrom
    • Retalhos de EVA na cor branca, prateada ou dourada
    • Fio metalizado para pendurar
    • Tesoura forte
    • Cola branca escolar
    • Pincel chato pequeno
    • Fio metalizado mais largo (cerca de 0,5 centímetro ou menos de largura) para fazer a auréola que vai na cabeça
    • Bolinha de isopor ou de madeira com cerca de 2,5 centímetros de diâmetro
    Modo de fazer:
    Primeiro, pinte a bolinha que vai representar a cabeça. Faça o cabelo e os olhinhos. Deixe secando e vá confeccionando os demais passos.
    Junte três palitos de sorvete e atrás deles, na emenda de cada um, cole mais dois palitos para formar o corpo do anjo.
    Em cima, na parte da frente cole duas metades de palitos para representar os bracinhos.
    Em baixo, na parte de trás, cole dois pequenos pedaços de palito para fazer os pés.
    Pinte toda essa estrutura com a tinta branca. Com a tinta cor de pele, desenhe os pés e as mãos.
    Usando o EVA, faça as asas e a estrelinha que vai na roupa. Cole tudo no corpo do anjo.
    Agora, cole também a cabeça que já estava pronta.
    No topo da cabecinha, aplique o fio metalizado mais fino para pendurar.
    Na testa, coloque o fio metalizado mais espesso. Pronto!

                                                                                             PRESÉPIO
    Material: Palito de sorvete.
                                                                Tinta acrílica, ou canetinha
                                                               Cola
                                                          Gliter para fazer o anjinho, ou algum restinho de enfeite de natal dourado.

                                                     Pode ser feito tambÉm com tecido as roupinhas.

    Fonte:What to expect

    MAIS ENFEITES DE NATAL  FEITOS DE PALITOS DE SORVETE.

    Natal - Enfeites com Palito de Sorvete


    Muito criativo esses enfeites feitos com palitos de sorvete. Adorei a idéia e vou adotá-la em minha árvore de Natal.





    3

    Musica Natalina - Merry Cristo


    Já nasceu o Deus Menino
    E as vaquinhas vão mugindo
    Blim, blom
    Blim, blom
    Blim, blom, Nylon

    Mary, Mary, Mary Cristo
    Cristo, Cristo, Mary, Mary
    Esta noite olham por nós
    Anjos cantam de lá do céu
    Carneirinho me dá lã, mé
    Passarinhos de manhã, né
    Cantam (assobio)
    Tudo tão bom

    Papai Noel momo do céu.
    0

    PEDALINHO

    (Bia Bedran)

    Pedala, pedala

    Pedala pedalinho

    Me leva pra longe

    Ben de vagarinho



    O mar ta bonito

    Tá cheio de caminhos

    Pedala, pedala

    Pedala pedalinho
    0

    Lua Bonita e Redonda


    (Bia Bedran)

    Lua bonita e redonda
    Lá no céu a iluminar
    Antes que se esconda
    Venha aqui me contar
    Se tem muita gente aí em cima
    Voando em disco voador,
    Se você é feita de queijo
    Ou se no teu chão nasce flor
    0

    CIRANDA DO ANEL

    (Bia Bedran
    Composição: Bia Bedran )
    Perdi meu anel no mar
    não pude mais encontar
    E o mar, me trouxe a concha,
    de presente prá me dar.
    Perdi meu anel no mar...
    Olha a ciranda!
    É debaixo do sol...
    É debaixo da lua...
    Bem no meio da praia,
    bem no meio da rua.
    Pé esquerdo prá fente,
    pé esquerdo prá trás
    Olha a onda do mar na
    minha mão,
    eu vou fazer uma onda do
    mar.
    É o peixinho que pula sem
    parar,
    mergulhando no azul da
    onda do mar.
    É a ciranda do anel que eu
    vou dançar,
    até o dia clarear.
    Uma vez chorei na praia,
    prá um anel que se perdeu
    Meu anel que virou concha,
    nunca mais apareceu.
    Parou na goela da baleia,
    ou foi pro dedo da sereia,
    ou quem sabe um pescador
    encontrou o anel,
    e deu pro seu amor
    2

    Fico Assim Sem Você

    (Adriana Calcanhotto
    Composição: Abdullah / Cacá Moraes)
    Avião sem asa, fogueira sem brasa
    Sou eu assim sem você
    Futebol sem bola,
    Piu-Piu sem Frajola
    Sou eu assim sem você

    Por que é que tem que ser assim
    Se o meu desejo não tem fim
    Eu te quero a todo instante
    Nem mil alto-falantes
    vão poder falar por mim

    Amor sem beijinho
    Buchecha sem Claudinho
    Sou eu assim sem você
    Circo sem palhaço,
    Namoro sem amasso
    Sou eu assim sem você

    Tô louca pra te ver chegar
    Tô louca pra te ter nas mãos
    Deitar no teu abraço
    Retomar o pedaço
    Que falta no meu coração

    Eu não existo longe de você
    E a solidão é o meu pior castigo
    Eu conto as horas
    Pra poder te ver
    Mas o relógio tá de mal comigo

    Por quê? Por quê?

    Neném sem chupeta
    Romeu sem Julieta
    Sou eu assim sem você
    Carro sem estrada
    Queijo sem goiabada
    Sou eu assim sem você

    Por que é que tem que ser assim
    Se o meu desejo não tem fim
    Eu te quero a todo instante
    Nem mil alto-falantes
    vão poder falar por mim

    Eu não existo longe de você
    E a solidão é o meu pior castigo (2X)
    Eu conto as horas pra poder te ver
    Mas o relógio tá de mal comigo
    1

    MUSICA FOLCLORICA - ITALIANA -

    La Bella Polenta/ Mérica, Mérica, Mérica

    (Ragazzi dei Monti)

    Quando si pianta la bela polenta,
    la bela polenta si pianta così,
    si pianta così, si pianta così.
    Bela polenta così.
    Cia cia pum, cia cia pum.
    Cia cia pum, cia cia pum.

    Quando la cresce la bela polenta,
    la bela polenta la cresce così,
    si pianta così, la cresce così.
    Bela polenta così.
    Cia cia pum, cia cia pum,
    Cia cia pum, cia cia pum.

    Quando fiorisce la bela polenta,
    la bela polenta fiorisce così,
    si pianta così, la cresce così,
    fiorisce così.
    Bela polenta così.
    Cia cia pum, cia cia pum,
    Cia cia pum, cia cia pum.

    Quando si smissia la bela polenta,
    la bela polenta si smissia così,
    si pianta così, la cresce così,
    fiorisce così, si smissia così.
    Bela polenta così.
    Cia cia pum, cia cia pum,
    Cia cia pum, cia cia pum.

    Quando si taia la bela polenta,
    la bela polenta si taia così,
    si pianta così, la cresce così,
    fiorisce così, si smissia così,
    si taia così.
    Bela polenta così.
    Cia cia pum, cia cia pum,
    Cia cia pum, cia cia pum.

    Quando si mangia la bela polenta,
    la bela polenta si mangia così,
    si pianta così, la cresce così,
    fiorisce così, si smissia così,
    si taia così, si mangia così.
    Bela polenta così.
    Cia cia pum, cia cia pum,
    Cia cia pum, cia cia pum.

    Quando si gusta la bela polenta,
    la bela polenta si gusta così,
    si pianta così, la cresce così,
    fiorisce così, si smissia così,
    si taia così, si mangia così,
    si gusta così.
    Bela polenta così.
    Cia cia pum, cia cia pum,
    Cia cia pum, cia cia pum.

    Quando fenisce la bela polenta,
    la bela polenta fenisce così,
    si pianta così, la cresce così,
    fiorisce così, si smiscia così,
    si taia così, si mangia così,
    si gusta così, fenisce così.
    Bela polenta così.
    Cia cia pum, cia cia pum,
    Cia cia pum, cia cia pum.
    0

    SOL DE PRIMAVERA

    Quando entrar setembro
    E a boa nova entrar nos campos,
    Quero ver brotar o perdão
    Onde a gente plantou.
    Juntos outra vez,
    Já sonhamos juntos
    Semeando as canções no vento,
    Quero ver crescer nossa voz
    No que falta sonhar.
    Já choramos muito,
    Muitos se perderam no caminho,

    Mesmo assim não custa inventar

    Uma nova canção.

    Já choramos muito,

    Muitos se perderam no caminho,

    Mesmo assim não custa inventar

    Uma nova canção...

    Que venha nos trazer

    Sol de primavera,

    Abre as janelas do meu peito,
    A lição sabemos de cor,
    Só nos resta aprender.



    Beto Guedes
    0

    MARCAS DO QUE SE FOI - Os Incríveis

    Este ano quero paz

    No meu coração
    Quem quiser ter um amigo
    Que me dê a mão...

    O tempo passa e com ele
    Caminhamos todos juntos
    Sem parar
    Nossos passos pelo chão
    Vão ficar...

    Marcas do que se foi
    Sonhos que vamos
    Ter como todo dia nasce
    Novo em cada amanhecer...(2x)


    Este ano quero paz
    No meu coração
    Quem quiser ter um amigo
    Que me dê a mão...

    O tempo passa e com ele
    Caminhamos todos juntos
    Sem parar
    Nossos passos pelo chão
    Vão ficar...

    Marcas do que se foi
    Sonhos que vamos
    Ter como todo dia nasce
    Novo em cada amanhecer...(4x)


    (Nossa! Quanto tempo eu não escutava essa música... me lembra a minha infância, na 4ª serie eu tinha uma professora .D. Dinorah, que amava cantar e nos ensinar a cantar também. Essa música era um dos seus repertórios.. )
    6

    Letra da Música Natalina - Brilha Brilha Estrelinha


    Brilha, brilha estrelinha

    Quero ver você brilhar
    Faz de conta que é só minha
    Só pra ti irei cantar
    Brilha, brilha estrelinha
    Brilha, brilha lá no céu
    Vou ficar aqui dormindo
    Pra esperar Papai Noel

    (Amo essa música, lembra a época da prè-escola no colégio de freiras!!!)
    3

    GENTILEZA

    (Marisa Monte)
    Apagaram tudo
    Pintaram tudo de cinza
    A palavra no muro
    Ficou coberta de tinta
    Apagaram tudo
    Pintaram tudo de cinza
    Só ficou no muro
    Tristeza e tinta fresca
    Nós que passamos apressados
    Pelas ruas da cidade
    Merecemos ler as letras
    E as palavras de Gentileza
    Por isso eu pergunto
    À você no mundo
    Se é mais inteligente
    O livro ou a sabedoria
    O mundo é uma escola
    A vida é o circo
    Amor palavra que liberta
    Já dizia o Profeta
    7

    AOS FILHOS DE LEÃO

    Composição: Oswaldo Montenegro

    Cada diamante ama o sândalo
    E o cravo ama o ouro
    E alaranjado globo azul rodeia o sol
    Cada diamante imita a mágica
    Das tropicais florestas
    Onde reina o leão, deus dos animais
    Cada brilho seu reflete o coração dourado
    O fogo, o poder, a vitalidade, o pai
    Cada raio seu forma uma rua
    Que vai dar na luz da lua
    Doces sândalos astrais





    4

    SAIBA


    (adoro a música "SAIBA", às vezes canto para a Maria Vitória dormir...)
    SAIBA

    Composição: Arnaldo Antunes

    Saiba:
    Todo mundo foi neném
    Einstein, Freud e Platão também
    Hitler, Bush e Sadam Hussein
    Quem tem grana e quem não tem

    Saiba:
    Todo mundo teve infância
    Maomé já foi criança
    Arquimedes, Buda, Galileu
    e também você e eu

    Saiba:
    Todo mundo teve medo
    Mesmo que seja segredo
    Nietzsche e Simone de Beauvoir
    Fernandinho Beira-Mar

    Saiba:
    Todo mundo vai morrer
    Presidente, general ou rei
    Anglo-saxão ou muçulmano
    Todo e qualquer ser humano

    Saiba:
    Todo mundo teve pai
    Quem já foi e quem ainda vai
    Lao Tsé Moisés Ramsés Pelé
    Ghandi, Mike Tyson, Salomé

    Saiba:
    Todo mundo teve mãe
    Índios, africanos e alemães
    Nero, Che Guevara, Pinochet
    e também eu e você
    Eu e você
    Eu e você


    10

    "DEUS CAPACITA OS ESCOLHIDOS" - Sinto-me escolhida!

    Conta certa lenda, que estavam duas crianças estavam
    patinando num lago congelado.

    Era uma tarde nublada e fria e as crianças brincavam despreocupadas.
    De repente, o gelo se quebrou e uma delas caiu, ficando presa na fenda que se formou.

    A outra, vendo seu amiguinho preso e se congelando, tirou um dos patins e começou a golpear o gelo com todas as suas forças, conseguindo por fim quebrá-lo e libertar o amigo.

    Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino:

    - Como você conseguiu fazer isso? É impossível que tenha conseguido quebrar o gelo,
    sendo tão pequeno e com mãos tão frágeis!

    Nesse instante, um ancião que passava pelo local, comentou:

    - Eu sei como ele conseguiu.

    Todos perguntaram: - Pode nos dizer como?

    - É simples - respondeu o velho. - Não havia ninguém ao seu redor, para lhe dizer que não seria capaz.

    "Deus nos fez perfeitos e não escolhe os capacitados,
    CAPACITA OS ESCOLHIDOS.
    Fazer ou não fazer algo só depende
    de nossa vontade e perseverança.


    24

    NO PRIMEIRO DIA DE AULA...(ATIVIDADES, DINÂMICAS, JOGOS, DICAS)

    Se o primeiro dia de aula já é todo de expectativa para nós professores, imaginem para os nossos alunos!
    Os alunos,têm a curiosidade de saber em qual classe ficarão, quais serão seus colegas, quem será sua professora, o que aprenderão, entre outras coisas.
    Para contribuir e deixar este dia mais leve e agradável, devemos proporcionar algumas dinâmicas de integração entre os alunos e a professora.
    Também é importante nesse dia , fazer os "combinados" com a turma - O que pode e o que não pode fazer na sala e escola; dessa forma, inicia o processo  de se trabalhar a expressão, organização e o respeito com a turma.

    Abaixo postarei algumas dicas.
    Boa sorte!
    Bom ano Letivo para todos nós!


    1. Meu nome é...

    Faça crachás com o nome das crianças e coloque no chão da sala, no meio de uma roda. Peça que cada uma identifique seu nome. Incentive o reconhecimento das letras iniciais, conte quantas letras compõem cada nome e faça com que elas percebam letras iguais em nomes diferentes. Quando todas já estiverem com crachá, comece um gostoso bate-papo sobre as preferências de cada um quanto a um tema predeterminado (como alimentos, brincadeiras, objetos ou lugares). Agrupe as crianças de acordo com as afinidades. Na etapa seguinte, peça aos alunos que desenhem aquilo de que gostam em uma folha e coloquem o nome. Quem não souber escrever sozinho pode copiar do crachá. Depois de prontos, os desenhos são mostrados aos colegas e, em seguida, expostos no mural. Com os alfabetizados, a dinâmica é a mesma, mas, além de desenhar, eles podem fazer uma lista de suas preferências.

    2. DA CONFUSÃO À ORDEM


    Estas atividades são ideais para que a criança perceba a necessidade da organização para o bom desempenho das atividades. O professor pode, a partir da fala das crianças, levantar algumas regras para a organização em sala de aula.

    Pedir para que as crianças, todas ao mesmo tempo, cantarem uma música para o seu companheiro do lado (esta atividade gerará um caos); depois pedir a um aluno que cante a música dela para a classe. As crianças perceberão como o caos é desagradável e como a ordem tem um sentido. O professor poderá levantar com as crianças outras situações vividas onde a organização é essencial.

    3. Brincadeira das bexigas 


    (Para animar os alunos e também para transmitir a eles a importância do trabalho em grupo)
    Leve um rádio ou qualquer outro aparelho no qual possa tocar música, escolha uma que eles gostem. Leve também um saco de bexigas de forma que possa entregar uma a cada aluno, e peça a eles que cada um encha a sua.
    Quando todos já tiverem enchido explique que terão que ficar jogando as bexigas para cima como se fosse uma peteca (mas de forma suave) de forma a que não caiam no chão e que irá fazendo sinal aos alunos que deverão ir saindo da brincadeira. Os alunos que ficarem não podem deixar as bexigas caírem, os alunos vão saindo mas as bexigas que eles estavam jogando continuam no jogo.
    No início será fácil mas à medida que você for acenando aos alunos para saírem os outros vão tendo cada vez mais trabalho para equilibrar as bexigas, cada vez em número maior que o de alunos. Termine a brincadeira quando tiver apenas um aluno sozinho tentando manter todas as bexigas no ar.
    Pergunte a eles o que acharam da brincadeira, se foi fácil ou difícil. Eles certamente lhe dirão que no início foi fácil, mas à medida que os alunos foram saindo foi ficando cada vez mais difícil. É hora então de você conduzir para a idéia que você quer (se algum aluno já não tiver feito isso) de que o trabalho em grupo também é assim, quanto mais elementos do grupo ficarem de fora na hora da execução, mais trabalho e menos chance de sucesso terão os elementos que estiverem executando o mesmo.


    4.   Inventar Expressões Faciais 
      
    Faixa etária: de Ensino fundamental e secundário 

    Apresentar às crianças uma situação para pô-las alegres.
    Por exemplo: Estamos na escola e de repente recebemos a notícia que naquele dia iremos todos juntos ao parque. Como manifestaremos nossa alegria?
    As crianças tem que nomear o maior número de expressões alegres( saltar, levantar os braços, aplaudir, sorrir.) Faça o mesmo com a tristeza ou outros sentimentos.

    5. Espelho  (para integração dos alunos)

    Faixa etária: ensino fundamental e secundário

    Forma-se um círculo. 
    Um aluno deverá se mover livremente, movimentando os braços, as pernas, fazendo caretas,etc., adotando posturas e atitudes que os demais possam imitar. 
    Os outros alunos tem que seguir-lhe ao som de uma música. 
    Quando este parar, os demais também devem parar. 
    Se ele correr os outros também devem correr. 
    A pessoa que devemos imitar também pode ficar girando devagar no centro do circulo para que todos os participantes  possam ver. 

    O jogo para quando se perceber que o interesse da turma diminuiu.
    Créditos : Associação Brasileira de Educação e Cultura



    5. A Caixa Mágica

    Definição: Trata-se de ir tirando diversas coisas de uma caixa, de forma imaginária. 

    Objetivos: Estimular a imaginação e a capacidade gestual. 
    Consignas de partida: De uma caixa mágica nós podemos tirar qualquer coisa. 

    Desenvolvimento: 
    1. As pessoas ficam ajoelhadas e colocam o rosto entre as pernas. O animador diz: "se abre a caixa e dela saem ... (por exemplo: motos). Todos os participantes imitam o objeto mencionado e faz o som e gestos correspondentes. Quando se diz: "fecha a caixa", todos voltam à posição inicial. A caixa abre de novo e sairá outros objetos: cachorro, borboletas, etc. 

    Créditos : Associação Brasileira de Educação e Cultura. 

    6. ISSO É UM ABRAÇO

    Faixa etária: de Ensino Infantil, fundamental e secundário 

    Formamos um círculo fechado, bem sentados ou de pé. 
    Se trata de repetir um movimento e uma frase, que propiciem a afetividade e o contato físico.
    O jogo inicia quando um dos participantes se acerca ao que está à sua esquerda e o abraça dizendo: _"Isto é um abraço".
    O que o houver recebido o devolve, dizendo:_"Um abraço".
    De novo inicia o jogo e o primeiro participante, repetindo o abraço diz:_"Isto é um abraço. E o segundo passa o o abraço ao que está à sua esquerda e repete:_ "Isto é um abraço". O terceiro, que o recebe pela primeira vez, deve devolve-lo dizendo: _"Um abraço".
    E o segundo se o devolve ao primeiro, repetindo:_"Um abraço".
    Assim, se repete em cada vez: o abraço vai passando desde o primeiro dos participantes com a frase _"Isto é um abraço", e como uma onda. E volta para trás, até que alguém o receba pela primeira vez, e o devolve com a frase_ "Um abraço", até alcançar de novo o primeiro participante. 
    Essa ação se repete cada vez até chegar ao último participante e voltar até o primeiro participante.
    Fonte: ABEC

    7. OS ANIMAIS NA CLASSE
    Faixa etária: de Ensino Infantil, fundamental 

    As crianças sentam-se em círculo na sala. 
    Cada uma tem que escolher um nome de um animal. 
    O professor narra uma história, que com frequência apareça o nome desses animais. 
    Cada vez que se pronuncie um deles, o aluno que o haja escolhido tem que levantar-se e emitir o som que faz o seu animal. Por ex._ se o professor disser:"galo", o aluno que o tenha escolhido deverá imitá-lo: "Kikirikiki!" e assim por diante.
    Fonte: ABEC



    8. PINTINHOS 
      
    Faixa etária: de Ensino Infantil, fundamental e secundário 


    (propicia desinibição, porque exige contato físico e confiança no grupo) 
    O grupo deve situar-se em círculo e fechar os olhos ( se quiser, a professora pode providenciar vendas paraos alunos, para facilitar, principalmente se os alunos forem pequenos ou imaturos), Não poderão abrí-los até que termine o jogo. 
    A partir desse momento, todos os jogadores são pintinhos recém saídos do ovo e não podem ver , buscando a sua mamãe galinha. 
    O professor fará saber a um deles que é a galinha, de forma que os demais não se inteirem disso.
    Todos os pintinhos devem caminhar às cegas, imitando o andar dos pintinhos até tocar outro pintinho. 
    Quando os jogadores se encontrarem devem piar para comprovar se encontraram com a galinha. 
    Os pintinhos devem responder. 
    A galinha se diferencia porque não pia. Portanto, quando alguém não lhes responder, deve abraçar com força a galinha e seguir andando unidos, e a partir desse momento permanecem calados. No final, todos os pintinhos podem abrir os olhos: como é de se esperar terminam abraçados e em silêncio.
    Fonte: ABEC


    9. "Abraços Musicais Cooperativos" 


    Definição: Trata-se de saltar no ritmo da música, abraçando-se a um número progressivamente maior de companheiros até chegar a um grande abraço final. 
    Objetivos: Favorecer o sentimento de grupo desde a chegada positiva de todos.
    Material: Um aparelho de música ou um instrumento musical.
    Ordem de partida: Ninguém deve ficar sem ser abraçado.

    Desenvolvimento:
    1. Uma música soa, os participantes começam a dançar; quando a música para, cada pessoa abraça a outra. A música continua, os participantes começam a dançar, se querem, podem dançar com o companheiro. Na seguinte vez que a música parar, se abraçam três pessoas. O abraço vai ficando cada vez maior até chegar a um grande abraço final.
    Avaliação: O jogo tenta romper o possível ambiente de tensão que pode haver no princípio de uma sessão ou um primeiro encontro. Cada participante expressará como se sente e como viveu o jogo. 
    Fonte: ABEC

    10.  CORRENDO ATÉ O MURO
    Faixa etária: para Ensino fundamental e secundário 

    Para se correr até um muro com os olhos vendados deve-se ter muita confiança em não chocar-se nele. 
    E se trata disso. O grupo se fica situado a uns passos adiante de um muro ou parede da classe ou de um ginásio. 
    De um a um, cada jogador dever correr até o muro, com os olhos vendados, confiando em que o grupo e o professor ou professora detê-lo-ão antes de chocar-se com ele. 
    As reações de cada participante são muito divertidas. 
    O objetivo é do grupo impedir proteger o indivíduo, impedindo que ele se machuque.
    Fonte: ABEC

    11. Esconderijo Inglês

    Faixa etária: para Ensino Fundamental e Secundário


    Um dos jogadores fica virado para uma parede, escondendo sua cara e os demais jogadores a uns 20 metros de distância dele. 
    Aquele que estiver com a cara virada para a parede grita: _" Um, dois, três, ao esconderijo inglês, sem mover as mãos, nem os pés" e se vira. 
    Enquanto diz a frase, os demais jogadores devem avançar rapidamente, mas com cuidado, já que quando seu companheiro terminar de dizer "Um, dois, três, ao esconderijo inglês, sem mover as mãos, nem os pés" deverão ficar totalmente quietos. 
    Se algum deles não o fizer e o companheiro perceber que se moveu este deverá retroceder e voltar até o início. 
    O que conseguir chegar à meta será quem dirá agora : "Um, dois, três, ao esconderijo inglês, sem mover as mãos, nem os pés".

    Fonte: ABEC

    12.  Estimulando a A Pensar e se Comunicar

    Faixa etária: para Ensino Infantil 

    O professor diz uma palavra, qualquer coisa, melhor relacionada com as férias, e os alunos tem que dizer a primeira coisa que lhes vier na memória.
    Deixar correr a imaginação.
    Fonte: ABEC

    13. O que Fez?
    Faixa etária: para Ensino Infantil e Fundamental

    Na escola, um dos grandes temas para redação é: " O que você fez nas férias?".
    Seu valor para conseguir que o(a) aluno(a) escreva sobre suas experiências pessoais é evidente. 
    Deve-se incentivar para que os alunos falem de suas coisas mais pessoais.
    As crianças sentam-se em círculo na classe e têm que recordar coisas sobre as férias, preferivelmente seguindo a ordem dos acontecimentos reais. 
    Isso estimula a memória da criança, ajuda com que possa recordar os acontecimentos do passado.
    Também faz com que deva buscar e encontrar as palavras para descrever o que se passou naquele período.
    Fonte: ABEC
    14. De Havana Veio um Barco Carregado De...

    Faixa etária: Educação Infantil, Fundamental e Secundário


    O professor pensa em uma família de animais, pessoas, comidas ou objetos. E diz aos seus alunos:" De Havana veio um barco carregado de... animais de quatro patas."
    os alunos deverão ir dizendo, um por um, animais de quatro patas."
    Se algum aluno não souber dizer nenhum, perde a vez ou é eliminado do jogo, como queira.
    O nível de dificuldade pode variar dependendo da família. Por exemplo: no INFANTIL bastaria dizer:"de Havana veio um barco carregado de... animais.", no PRIMARIO: "de Havana veio um barco carregado de... verduras", e no SECUNDÃRIO:"De Havana veio um barco carregado de …personagens históricos."
    Faixa etária: Educação Infantil, Fundamental e Secundário

    Fonte: ABEC

    DINÂMICA VOLTA ÀS AULAS - Dinâmica de Primavera

    DINÂMICA VOLTA ÀS AULAS -  Dinâmica de PrimaveraDINÂMICA VOLTA ÀS AULAS -  Dinâmica de Primavera
    UMA DINÂMICA É SEMPRE BOA PEDIDA.
    COMO ESTAMOS AUXILIANDO NA FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS CRÍTICOS, PENSANTES, E HUMANOS EU PENSEI NISSO:
    O PROFESSOR DEVE CONFECCIONAR  UMA FLOR( APENAS O TALO E O BOTÃO) E FIXAR NA PAREDE, NO QUADRO DE GIZ OU MESMO NO MURAL.
    AS PÉTALAS DA FLOR PODEM SER FEITAS PELOS ALUNOS OU  PROFESSOR MESMO TRARÁ PRONTA PARA QUE SE ENCAIXE NO TAMANHO.
    DEVE SER CONFECIONADA EM   CARTOLINA BRANCA PARA QUE O ALUNO PINTE NA COR QUE PREFERIR E ESCREVA NELA O SEU NOME .
    FEITO ISSO A PROFESSORA ARGUMENTARÁ QUE  A SALA DE AULA É UMA GRANDE FLOR SEM PÉTALAS E PERGUNTARÁ AOS ALUNOS MOSTRANDO-LHE A FLOR EXPOSTA:
     -  COMO ESTÁ ESTA FLOR ? ELA É UMA FLOR LINDA? NÃO? POR QUÊ?
     -  O QUE ESTÁ FALTANDO PARA QUE ELA SEJA REALMENTE UMA FLOR LINDA E PERFUMADA?
    CLARO QUE ELES IRÃO ARGUMENTAR QUE ELA NÃO SE PARECE AINDA COM UMA FLOR, NÃO ESTÁ BONITA, E LHE FALTAM AS PÉTALAS.
    - VAMOS ENTÃO RESOLVER O PROBLEMA COLOCANDO AS PÉTALAS NA FLOR! AH... ESTA PÉTALA É VOCÊ ...  E ESTE  BOTÃO É A SALA DE AULA.
    O PROFESSOR ENTÃO AJUDARÁ CADA UM A FIXAR SUA PÉTALAS NO BOTÃO DA FLOR MOSTRANDO QUE AGORA COMPLETA A FLOR ESTÁ LINDA, COLORIDA E PERFUMADA.( O PROFESSOR PODE LEVAR UM VIDRINHO DE PERFUME PARA BORRIFAR NA FLOR NO MOMENTO DE FALAR DE SEU PERFUME)
    - A SALA DE AULA NÃO É NADA SEM VOCÊS. É VAZIA, FEIA E SEM GRAÇA. MAS QUANDO VOCÊS CHEGAM TRAZ COR, ALEGRIA, BELEZA  E DEIXAM A PRÓ MUUUUUUUITO FELIZ...
    ....................................................................................................................................................
    OLHANDO POR OUTRO PRISMA O PROFESSOR PODE ABORDAR A QUESTÃO DA UNIÃO ENTRE A TURMA MOSTRANDO QUE UMA PÉTALA SOZINHA NÃO DEIXA AINDA A FLOR BONITA E QUE QUANTO MAIOR É O NÚMERO DE PÉTALAS MAIS PERFEITA ELA VAI FICANDO.
    UMA FLOR APENAS COM UM BOTÃO E UM TALO NÃO É NADA BONITA, MAS A MEDIDA QUE AS PÉTALAS VÃO SE JUNTANDO ELA VAI  FICANDO LINDÍSSIMA..
    O PROFESSOR PODE FRIZAR COM ISSO QUE SOZINHOS NÃO PODEMOS FAZER MUITA COISA, MAS JUNTOS PODEMOS COLORIR E PERFUMAR O MUNDO COMO UMA FLOR.
                                                                                                                                         GI BARBOSA