"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

  Projeto: Trabalhando com música
       “Aquarela” - Toquinho





Atividade: - Representar a música “Aquarela” em quadros com a técnica de recorte e colagem.
Objetivos:


- Desenvolver o gosto pela linguagem poética e pelo belo.


- Cantar a música “Aquarela”.


- Produzir instrumentos musicais com materiais recicláveis e fazer o acompanhamento rítmico da música, enquanto cantam. Tem Muitas sugestões de instrumentos feitos com sucata clicando aqui.


- Representar a música “Aquarela” através de quadrinhos feitos com a técnica de recorte e colagem, utilizando diferentes materiais plásticos.




Composição: Toquinho / Vinicius de Moraes / G.Morra / M.Fabrizio
Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo,
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo...
Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva,
E se faço chover com dois riscos tenho um guarda-chuva...
Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel,
Num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu...
Vai voando contornando a imensa curva Norte e Sul,
Vou com ela viajando Havaí, Pequim ou Istambul,
Pinto um barco a vela, branco navegando, é tanto céu e mar num beijo azul...
Entre as nuvens, vem surgindo um lindo avião rosa e grená,
Tudo em volta colorindo com suas luzes a piscar...
Basta imaginar e ele está partindo, sereno e lindo,
Se a gente quiser ele vai pousar...
Numa folha qualquer eu desenho um navio de partida,
Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida...
De uma América a outra eu consigo passar num segundo,
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo...
Um menino caminha e caminhando chega no muro,
E ali logo em frente, a esperar pela gente o futuro está...
E o futuro é uma astronave que tentamos pilotar,
Não tem tempo, nem piedade nem tem hora de chegar...
Sem pedir licença muda a nossa vida e depois convida a rir ou chorar...
Nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá,
O fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar...
Vamos todos numa linda passarela,
De uma aquarela que um dia enfim descolorirá...
Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo (Que descolorirá!)
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo (Que descolorirá!)
Giro um simples compasso, num círculo eu faço o mundo (Que descolorirá!)...


“Aquarela” – criação com EVA
Materiais: Papel color set (várias cores), papel laminado prateado, cartolina branca cortada no tamanho A4, EVA de todas as cores, Giz de cera triangular, Cola de EVA, Crystal cola (várias cores), tesoura e Marcador permanente preto e vermelho.

Modo de fazer:
  1. Separe a música em partes.
  2. Desenhe as cenas que a música sugere.
  3. Transfira para o EVA (parte de trás). Recorte.
  4. Cole as partes com a Cola para EVA, sobrepondo onde houver necessidade.
  5. Faça texturas com a Crystal cola.
  6. Faça o fundo de cada quadro pintando com giz de cera triangular sobre a cartolina branca tamanho A4 e cole os elementos sobre eles.
  7. Escreva a letra da música em partes e intercale os trabalhos (quadros).
Conteúdos trabalhados:
- Música e poesia.
- Canto e acompanhamento musical.
- Instrumentos musicais e sons por eles produzidos.
- Cores, formas, proporção, textura, harmonia, etc.
Técnicas trabalhadas:
- Recorte e colagem com textura.
- Montagem e organização – texto + trabalhos artísticos.
Encaminhamento do trabalho:
  1. Início – Apresente a letra da música para as crianças. Peça que leiam e falem qual a mensagem que a poesia traz.
    - Coloque a música para tocar e pergunte aos alunos o que eles acharam da poesia depois de ouvi-la em música.

  2. Divida a música (poesia) em várias partes.
    - Separe a classe em grupos (tantos grupos quanto o número de separações da poesia).
    - Sorteie qual grupo deverá representar a parte x, y ou z.
    - Peça às crianças que representem a parte da música (poesia) através do recorte e colagem com EVA.
    - Peça que façam texturas com a Crystal cola

  3. Escreva cada parte em tamanho grande e monte uma exposição. Cada texto com sua produção artística em EVA.
Observação: Para ter mais ideias leia os livros “Comemorando e Aprendendo” I, II , III e IV de autoria de Ivete Raffa pela Editora Giracor.


Aquarela
Toquinho
Composição: Toquinho / Vinicius de Moraes / G.Morra / M.Fabrizio
Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo,




















A AUTORA

IVETE RAFFA
- Graduada em Desenho e Plástica pela UNESP de Bauru - SP
- Graduada em Pedagogia pela UNAERP de Ribeirão Preto - SP
- Professora de Artes na rede pública do Estado de São Paulo
- Consultora pedagógica e co-autora do Manual para Educadores - Tintas Acrilex
- Consultora pedagógica das Tintas Especiais Acrilex e Papéis Novaprint
- Autora dos livros “Fazendo Arte com os Mestres I, II, III” ”Reciclando com Arte - Bichinhos de Jardim” - Ed. Escolar
- Co-autora dos Manuais para Educação I e II - Tintas Especiais Acrilex
- Autora da coleção “Comemorando e Aprendendo I, II, III e IV” - Editora Giracor

Projeto Fábulas

-->
Leitura de Fábulas
Aqui tem "O leão e o Javali com interpretação"
Aqui tem o leão e o ratinho historinha colorida
Aqui tem a galinha dos ovos de ouro historinha
Aqui tem A cigarra e a Formiga
Aqui tem a lebre e a raposa 
Aqui tem a raposa e o galo
Aqui tem o lobo disfarçado 
Aqui tem os músicos de Bremen
Objetivos
Promover atividades que desenvolvam a habilidade de:
Selecionar procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e interesses, e a característica do gênero e suporte;
Desenvolver sua capacidade de construir um conjunto de expectativas (pressuposições antecipadas dos sentidos, de forma e da função do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre gênero, suporte e universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc);
Ler, de maneira autônoma, textos de gêneros e temas com os quais tenha construído familiaridade;
Selecionar procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e interesses, e a característica do gênero e suporte.
Formulação dos Problemas
Observando que, de uma maneira geral, o aluno não tem iniciativa de ler sem que haja uma cobrança pelo professor, elaborei um projeto, que visasse oferecer atividades diversificadas e, que tais atividades possibilitassem o prazer da leitura.
Tempo da Atividade
Aproximadamente uma semana
Material
Atividades de leitura silenciosa e oral acompanhada de ilustração do texto com o uso de retroprojetor.
Livros de fábulas e folhas para o desenho.
Planejamento
1º Sensibilização
2º Concretização
3º Integração
4º Exposição
Temas Transversais
  • ÉTICA: diálogo, respeito mútuo, solidariedade. Uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer os conteúdos.
    O respeito a todo ser humano independente de sua origem social, etnia, religião, sexo, opinião e cultura.
  • PLURALIDADE CULTURAL: diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas. Relações de amizade, valorizando a liberdade de escolha de vínculos socioafetivos como elemento de liberdade de consciência e de associação.
    Línguas: dialetos, variantes e variação lingüística: regionalismos; sotaques, gírias, expressões e acentos regionais.
    Literatura e tradição: mitos, lendas, histórias; contos. Interação com o ambiente. Diferentes abordagens do tempo, conforme diferentes culturas. Visão do mundo em diferentes culturas, momentos históricos: povos e etnias
Execução
Sensibilização:
Com a finalidade de trazer parte da história do aluno para a escola, professor e alunos elaboraram um projeto, cujo conteúdo principal seriam histórias trazidas de casa.
Concretização:
- Momentos de HORA DO CONTO vivenciados com leitura e ilustração das fábulas através da sombra/silhueta dos personagens.
Selecionam-se algumas fábulas, de diferentes estilos e autores, que são apresentadas aos alunos. Os alunos são convidados a ler com o propósito de preparar uma leitura oral para a classe no momento da Hora do Conto.
O professor realiza leituras em várias aulas procurando conduzir a leitura com inferências, também é importante motivar a escuta do texto com mudança no tom de voz, enfatizar as expressões, enfim, dar vida ao texto.
Em duplas, os alunos escolhem duas fábulas (uma para cada aluno) e preparam o material para a hora do conto: definem personagens e cenário; desenham a silhueta dos personagens e do cenário numa folha de sulfite.
Com o apoio do retro, que projeta a sombra do personagem e do cenário, os alunos realizam a leitura das fábulas.
OBS: Enquanto um aluno lê o outro movimenta os personagens e troca o cenário, assim os dois têm a oportunidade de ler e fazer mágica com as sombras. É pura magia!!
Conclusões e Aplicações
AVALIAÇÃO: Durante o preparo e a realização da atividade é possível avaliar o nível de leitura e compreensão dos textos em que cada aluno está. Percebi que os alunos tiveram prazer e curiosidade em participar desta atividade. Assim, de uma maneira natural, os alunos sentem-se à vontade para a leitura e os ouvintes motivados para a escuta porque há um elemento inovador.
Autor Profª Meire Cristina Fiuza Canal






O patinho feio para colorir, pintar, imprimir!


























Elefante feito com garrafa de amaciante - elefantes feitos com garrafas de amaciante recicladas - brinquedo reciclado!

Veja que fofos estes elefantes feitos com reciclagem de garrafa de amaciante! Observe as imagens para realizar os cortes!







Arte e criação de Lixarte

10 sugestões de carrinhos feitos com material reciclado - brinquedos feitos com reciclagem! Meios de transporte atividade










Imagens aleatoriamente colhidas na própria internet.

Porta treco pinguim feito com garrafa pet reciclada

Este porta-treco de pinguim é um mimo. E também muito fácil de fazer! By Jacirinha


Segue o molde abaixo:


Arte e criação de Jacirinha

Lembrança para o dia das crianças: Palhaço no pote de danoninho! Dica de reciclagem

Veja que linda lembrancinha para o dia das crianças! Você só precisará do pote de danoninho, eva colorido e muita imaginação!


Veja abaixo um molde que funciona direitinho e você só precisará riscar os pés!

Desconheço autoria.

20 animais feitos com cd usado! Reciclagem com cd!

  Para a semana do Meio ambiente, nada melhor que reciclar!
Veja estas sugestões de reciclagem com cd usado. São ótimas e os animais são fofos!
 ABELHA COM CD USADO

 CACHORRO COM CD USADO
 CENTOPÉIA COM CD USADO
 COELHO COM CD USADO
 GALINHA COM CD USADO
 GATO COM CD USADO
 GIRAFA COM CD
 JOANINHA COM CD


SAPO COM CD


 LEÃO COM CD
 PÁSSARO FEITO COM CD

 TARTARUGA FEITA COM RECICLAGEM DE CD USADO







Móbile feito com cd usado! Animais com cd usado, arte com cd!

Utilize o molde abaixo para recortar os bichinhos. Use cds para fazer o rostinho e o corpo e dar firmeza. Cole os moldes sobre os cds.



35 animais feitos com caixa de ovo! Sugestão de reciclagem com caixa de ovo, brinquedos feitos com caixa de ovo e sucata







































É bonito e elegante dar os devidos créditos!

Muitas das idéias acima foram criações de: Atelier Cherry
Lívia Maria
Aprontando Artes