"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sábado, 15 de novembro de 2014

MATERNAL 2
LINGUAGEM ORAL
OBJETIVO
  1. Desenvolver na criança o conceito de eu em relação ao seu nome, idade e em relação aos pais (família) e colegas.
  2. Desenvolver coordenação motora grossa (livre).
  3. Despertar na criança o interesse por estímulos sonoros, para que ela consiga perceber, identificar e localizar sons forte e fraco.
  4. Desenvolver a capacidade da criança de identificar diferentes objetos e movimentar-se no espaço com facilidade.
  5. Incentivar e permitir a fala da criança em toda as atividades possíveis, corrigindo e ampliando seu vocabulário, utilizando também as músicas.
  6. Estimular o vocabulário através de contos e histórias pequenas que despertem a fantasia da criança.
  7. Incentivar a memorização de pequenas músicas e gestos.
  8. Identificar e reconhecer as vogais.
  9. Identificar o nome próprio e as letras do nome.
CONTEÚDO
  1. Eu (nome, idade, pais e colegas).
  2. Coordenação motora.
  3. Discriminação auditiva.
  4. Discriminação visual.
  5. Expressão oral (pronúncias, relatos de acontecimentos, músicas).
  6. Histórias e contos.
  7. Memorização.
  8. Vogais.
  9. Nome próprio e letras do nome próprio.
ESTRATÉGIA
  1. Através de músicas, jogos com bola pronunciando o nome e estimulação oral.
  2. Utilização de recortes, colagem, traçado de linhas em folha e no chão, incentivando jogos e brincadeiras.
  3. Utilização de instrumentos sonoros, músicas, batidas de palmas e pés e sons produzidos pela boca.
  4. Utilização de sucatas, jogos e materiais pedagógicos com exploração dos objetos do ambiente interno e externo.
  5. Utilização de leitura de histórias curtas, músicas e conversas diárias com a criança sobre sua rotina, dando atenção as perguntas e respondendo-as sempre de acordo com sua maturidade emocional.
  6. Histórias curtas com gestos, estimulando o interesse e fantasia da criança.
  7. Repetição de músicas, gestos e histórias curtas.
  8. Através de materiais pedagógicos, fichas, desenhos, cartazes, etc.
  9. Fichas, crachás, cartazes, materiais concretos e pedagógicos, jogos e brincadeiras, etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
MATEMÁTICA
OBJETIVO
  1. Iniciar a aprendizagem de conceitos de longe, perto, dentro, fora, em cima, em baixo, atrás, na frente, ao lado, dentro, fora, cheio, vazio, etc.
  2. Discriminar na criança o sentido de ontem hoje e amanhã.
  3. Estimular o uso do raciocínio da criança.
  4. Classificação e nomeação de objetos pelas cores primárias (azul, amarelo e vermelho), formas (círculo, triângulo e Quadrado), tamanho (grande e pequeno) e quantidade (1 a 9).
  5. Nomear e identificar iguais e diferentes.
CONTEÚDO
  1. Conceitos de lateralidade: todo, dentro/fora, grande/pequeno, cheio/vazio, grosso/fino, muito/pouco.
  2. Organização espacial: antes/durante e depois, hoje/ontem/amanhã.
  3. Jogos de raciocínio (quebra-cabeça e jogos de encaixe).
  4. Classificar e nomear objetos pela cor, forma (círculo, triângulo e quadrado), tamanho e quantidade.
  5. Nomear iguais e diferentes.
ESTRATÉGIA
  1. Através de jogos, músicas e atividades que incentivam o aprendizado da criança como movimento da esquerda para a direita, jogos de dentro para fora, etc. Incentivar e explorar o meio ambiente.
  2. Utilização do calendário e estimulação de perguntas e respostas que distingam o dia e a noite, o ontem, o hoje e amanhã.
  3. Através de jogos como quebra cabeça, encaixes, de formas e situações problemas que incentivem a criança a pensar, não respondendo tudo para criança, sem que ela tente responder sozinha.
  4. Através de objetos, sucatas e material dourado que tenham estas características, utilizando-os em jogos, como procurar cor e forma.
  5. Através de jogos, sucatas e objetos que permitam a identificação e classificação de iguais e diferentes.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
ESTUDOS SOCIAIS
OBJETIVO
  1. Estimular o conhecimento da história Brasileira, através das Datas Comemorativas.
  2. Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, a noite a relação com espaço/tempo.
  3. Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância.
  4. Estimulação do meio ambiente físico.
CONTEÚDO
  1. Datas Comemorativas: Carnaval, Outono, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore, Independência, Inverno, Dia dos Animais, Dia das Crianças, Dia dos Professores, Proclamação da República, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
  2. Calendário (relação espaço tempo).
  3. Família.
  4. Escola (ambiente/colegas).
ESTRATÉGIA
  1. Contar histórias sobre o significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
  2. Produção de Calendário e exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças.
  3. Nomeação, explicação e cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o conceito família.
  4. Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
CIÊNCIAS
OBJETIVO
  1. Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal.
  2. Identificar, reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo.
  3. Estimulação dos 5 sentidos.
  4. Estimular o cuidado com a natureza.
  5. Nomear e reconhecer diferentes animais.
  6. Discriminação entre liso e áspero.
  7. Apresentação de diferentes alimentos, diferenciando de doce e salgados.
CONTEÚDO
  1. Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro).
  2. Esquema corporal.
  3. Órgãos dos sentido: olhos (discriminação visual), ouvidos (discriminação auditiva), tato, olfato e paladar.
  4. Horticultura e jardinagem.
  5. Animais.
  6. Texturas (liso e áspero).
  7. Alimentos.
ESTRATÉGIA
  1. Incentivar o lavar as mãos, escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através de músicas e histórias que despertem o interesse das crianças.
  2. Utilizando quebra-cabeça, músicas, figuras, bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do corpo humano.
  3. Exercícios, atividades e jogos que desenvolvam a visão, audição, tato e gustação.
  4. Plantação de mudas e flores.
  5. Através de figuras, desenhos, gestos musicais e histórias.
  6. Através de objetos que mostrem tais diferenças, estimulando jogos e atividades.
  7. Apresentação de alimentos.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
ARTES
OBJETIVO
  1. Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
  2. Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.
  3. Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
CONTEÚDO
  1. Artes: desenho livre e pintura.
  2. Sucata.
  3. Argila e massinha.
ESTRATÉGIA
  1. Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.
  2. Material de sucata e criatividade do professor.
  3. Apresentação de argila e massinha.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
  1. Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
  2. Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
  3. Permitir que a criança seja independente.
  4. Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
  5. Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
  6. Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
  7. Mante-la ocupada.
  8. Levar a criança a participar das atividades de 


  9. Maternal I
    OBJETIVO
    1. Desenvolver os movimentos amplos: saltar, pular, andar...
    2. Desenvolver os movimentos finos que envolvam as mãos, adquirindo controle e expressão gráfica com a progressão de exercícios que irão auxiliar no futuro aprendizado da escrita e da leitura.
    3. Desenvolver estímulos sonoros e auditivos através de operações concretas.
    4. Ampliar vocabulário e linguagem como meio de comunicação, desenvolvendo a imaginação, criatividade, organização de idéias.
    5. Identificação do nome próprio.
    6. Identificação das letras do nome próprio.
    7. Identificação das vogais.
    CONTEÚDO
    1. Coordenação Motora Ampla.
    2. Coordenação Motora Fina.
    3. Discriminação Auditiva e Visual.
    4. Expressão Oral (histórias, contos, músicas, teatro, etc).
    5. Estudo do nome próprio.
    6. Estudo das letras do nome próprio.
    7. Apresentação das vogais.
    ESTRATÉGIA
    1. Através de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas envolvendo operações concretas.
    2. Através de materiais pedagógicos, sucatas, brincadeiras, jogos e atividades visomanuais concretas (pinturas, desenhos, etc).
    3. Utilização de recursos audiovisuais como: músicas, histórias, parlendas vídeo, CD, figuras, rótulos, livros, portadores de textos, etc.
    4. Leituras, interpretações, cantos, conversas, brincadeiras, jogos, recursos audiovisuais, livros, materiais pedagógicos, etc.
    5. Apresentação de crachás, fichas, cartazes, desenhos, jogos e brincadeiras, etc.
    6. Fichas cartazes, desenhos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras.
    7. Materiais pedagógicos, brincadeiras, atividades visomanuais concretas, etc.
    AVALIAÇÃO
    Avaliação será contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem.O instrumento de avaliação será uma ficha de avaliação, que entregaremos aos pais durante as Reuniões.
    OBSERVAÇÕES:
    CARACTERÍSTICAS: Aproximadamente 2 a 3 anos.
    • Egocentrismo.
    • Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.
    • Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc.
    • Fantasia, Invenção e Representação (imitação de situações conhecidas: escolinha, casinha).
    • Criatividade
    TIPOS DE BRINCADEIRAS:
    • Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar).
    • Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.
    • Brincadeiras sem regras.
    • Brincadeiras com poucas regras simples.
    • Utilização das formas básicas de movimentos (andar, correr, saltar, rolar, etc).
    • Estimulação e motivação.
    • Atividades lúdicas.
    MATEMÁTICA
    OBJETIVO
    1. Introduzir o raciocínio lógico, através de suas estruturas.
    2. Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades de coordenação.
    3. Desenvolver a capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações, orientando-se também no espaço.
    4. Desenvolver coordenação motora através de atividades lúdicas, concretas, pedagógicas e visomanuais.
    5. Reconhecer e discriminar estímulos visuais, interpretando-os e associando-os.
    6. Reproduzir seqüências e seriações, ex: ordenar objetos do mais alto para o mais baixo.
    7. Reconhecer e discriminar numerais. Desenvolver contagem de 1 até 10.
    CONTEÚDO
    1. Estruturas lógicas: discriminação – comparação – identificação – cor – forma – tamanho – conjuntos – quantidade.
    2. Conceito de lateralidade.
    3. Orientação Temporal Espacial: antes/depois, atrás/na frente/no meio/entre, aberto/fechado, na frente/de costas, em cima/embaixo, em pé/deitado/sentado, longe/perto, direita/esquerda.
    4. Coordenação Motora.
    5. discriminação audiovisual.
    6. Seqüência e seriação.
    7. Numeração:
      • Números de 1 à 5
      • Contagem de 1 à 10
    ESTRATÉGIA
    1. Utilização de materiais pedagógicos, sucatas, figuras, livros, jogos, brincadeiras, ...
    2. Brincadeiras lúdicas, materiais pedagógicos, atividades audiovisuais.
    3. Através do uso de materiais concretos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras, registro de atividades.
    4. Jogos, brincadeiras, músicas, atividades lúdicas, materiais pedagógicos, registro de atividades.
    5. Recursos Audiovisuais: rádio, CD, TV, vídeo, músicas, histórias, cartazes, fichas.
    6. Cartazes, fichas, jogos, brincadeiras, materiais pedagógicos, atividades lúdicas e de registro.
    7. Materiais pedagógicos e concretos, jogos, brincadeiras, cartazes, fichas, desenhos, etc.
    AVALIAÇÃO
    Avaliação será contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem.
    O instrumento de avaliação será uma ficha de avaliação, que entregaremos aos pais durante as Reuniões.
    OBSERVAÇÕES:
    Devemos desenvolver na criança a capacidade de pensar logicamente.Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.
    A Matemática pode ser considerada uma linguagem simbólica que expressa relações espaciais e de quantidade. Sua função é pois, desenvolver o “pensamento”.
    A medida que brinca com formas, com quebra-cabeças e com caixas que cabem dentro de caixas, a criança adquire uma noção do conceito pré-simbólico de tamanho, número e forma. Ao enfiar contas em um barbante ou colar figuras, adquire a noção de seqüência e de ordem. E quando utiliza as palavras “não cabe” e “acabou”, vai adquirindo a noção de quantidade.
    “Esse trabalho deve se muito concreto, baseado no manuseio de materiais. Isso permito que as crianças se famialiarizem mais facilmente com os conceitos matemáticos.”
    ESTUDOS SOCIAISOBJETIVO
    1. Estimular o conhecimento da história Brasileira, através das Datas Comemorativas.
    2. Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, a noite a relação com espaço/tempo.
    3. Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância.
    4. Estimulação do meio ambiente físico.
    CONTEÚDO
    1. Datas Comemorativas: Carnaval, Outono, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore, Independência, Inverno, Dia dos Animais, Dia das Crianças, Dia dos Professores, Proclamação da República, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
    2. Calendário (relação espaço tempo).
    3. Família.
    4. Escola (ambiente/colegas).
    ESTRATÉGIA
    1. Contar histórias sobre o significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
    2. Produção de Calendário e exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças.
    3. Nomeação, explicação e cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o conceito família.
    4. Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas.
    AVALIAÇÃO
    Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
    O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
    CIÊNCIAS
    OBJETIVO
    1. Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal.
    2. Identificar, reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo.
    3. Estimulação dos 5 sentidos.
    4. Estimular o cuidado com a natureza.
    5. Nomear e reconhecer diferentes animais.
    6. Discriminação entre liso e áspero.
    7. Apresentação de diferentes alimentos, diferenciando de doce e salgados.
    CONTEÚDO
    1. Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro).
    2. Esquema corporal.
    3. Órgãos dos sentido: olhos (discriminação visual), ouvidos (discriminação auditiva), tato, olfato e paladar.
    4. Horticultura e jardinagem.
    5. Animais.
    6. Texturas (liso e áspero).
    7. Alimentos.
    ESTRATÉGIA
    1. Incentivar o lavar as mãos, escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através de músicas e histórias que despertem o interesse das crianças.
    2. Utilizando quebra-cabeça, músicas, figuras, bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do corpo humano.
    3. Exercícios, atividades e jogos que desenvolvam a visão, audição, tato e gustação.
    4. Plantação de mudas e flores.
    5. Através de figuras, desenhos, gestos musicais e histórias.
    6. Através de objetos que mostrem tais diferenças, estimulando jogos e atividades.
    7. Apresentação de alimentos.
    AVALIAÇÃO
    Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
    O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
    ARTES
    OBJETIVO
    1. Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
    2. Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.
    3. Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
    CONTEÚDO
    1. Artes: desenho livre e pintura.
    2. Sucata.
    3. Argila e massinha.
    ESTRATÉGIA
    1. Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.
    2. Material de sucata e criatividade do professor.
    3. Apresentação de argila e massinha.
    AVALIAÇÃO
    Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
    O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
    OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
    1. Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
    2. Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
    3. Permitir que a criança seja independente.
    4. Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
    5. Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
    6. Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
    7. Mante-la ocupada.
    8. Levar a criança a participar das atividades de grupo.




    9. JARDIM I - PORTUGUÊS

      OBJETIVO
      1. Desenvolver percepção visual, auditiva, coordenação viso-motora.
      2. Desenvolver Orientação temporal (começo, meio e fim).
      3. Desenvolver Orientação espacial.
      CONTEÚDO
      • Coordenação viso-motora:
        1. Desenho livre.
        2. Labirinto.
        3. Pintura.
        4. Recorte e colagem.
        5. Traçado de linhas com movimentos livres e dirigidos.
      • Percepção visual:
        1. Cor.
        2. Forma.
        3. Tamanho
        4. Detalhes.
        5. Complementação de figuras.
        6. Letras (a, e, i, o, u).
      • Orientação temporal: começo, meio e fim, mais velho, mais novo, primeiro e último.
      • Orientação espacial: dentro/fora, em cima, entre, em baixo, na frente, atrás, mais alto, mais baixo, mais perto e mais longe.
      ESTRATÉGIA
      Folhas que promovam o interesse da criança. Pode-se também trabalhar as vogais com músicas.
      Trabalhar as noções do conteúdo no dia-a-dia da criança, explicando-a sempre que ocorrer dúvidas. Pode-se trabalhar também com jogos, brincadeira, histórias e músicas.
      AVALIAÇÃO
      Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
      O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
      MATEMÁTICA

      OBJETIVO
      Estimular o raciocínio lógico, estabelecendo relações entre os conceitos: todo, parte, igual, diferente, grande, pequeno, tamanho, cor, forma, etc.
      Desenvolver o conceito numérico através da expressão verbal e gráfica.
      Desenvolver a noção de diferente medidas em relação aos objetos e ao tempo.

      CONTEÚDO
      • Estruturas lógicas:
        1. Discriminação (semelhanças e diferenças).
        2. Comparação.
        3. Identificação.
        4. Conjuntos.
        5. Correspondência.
        6. Cores.
      • Tamanho e formas (círculo, triângulo, quadrado, retângulo).
      • Número de 1 a 9, quantidade (mais, menos, muito, pouco, cheio e vazio).
      • Medidas:
        1. Tamanho de objetos (pequeno, grande, maior, menor, grosso e fino).
        2. Distância entre os objetos (longe, perto).
        3. Velocidade (rápido, lento, devagar, depressa).
        4. Massa (leve, pesado).
        5. Temperatura (quente, frio).
        6. Som (alto, baixo).
        7. Tempo (muito tempo, pouco tempo, dia, noite, hoje, ontem e amanhã).
      ESTRATÉGIA
      • Através do uso de material concreto e/ou dourado que promovam a discriminação.
      • Através do uso de material concreto onde a criança consiga visualizar e conceituar a contagem dos objetos, e mais tarde a apresentação dos números em lousa, caderno, folhas de sulfite, cartazes e músicas.
      • Através de material concreto que permita a visualização de diferente medidas, utilizando também jogos e brincadeiras. Em relação ao tempo é interessante o uso de calendário mostrando o dia, mês, ano e tempo meteorológico, e o aniversário das crianças da sala.
      AVALIAÇÃO
      Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
      O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
      ESTUDOS SOCIAIS

      OBJETIVO
      1. Identificar, nomear e se reconhecer como membro de sua família, reconhecendo sua importância e valor que possui em casa.
      2. Desenvolver socialização.
      3. Identificar os meios de transportes que circulam em nosso país, relacionando-os com o trânsito.
      4. Identificar os meios de comunicação existentes em nosso país.
      5. Identificar diferentes profissões, bem como sua importância para economia familiar e do país.
      6. Estimular o reconhecimento da história Brasileira.
      CONTEÚDO
      • Eu/Família/Casa.
      • Escola
      • Meios de Transporte/Trânsito.
      • Meios de Comunicação.
      • Profissões.
      • Datas Comemorativas:
        1. Carnaval.
        2. Páscoa.
        3. Dia Nacional do Livro Infantil.
        4. Dia do Índio.
        5. Dia do Trabalho
        6. Dia das Mães.
        7. São João.
        8. Dia dos Pais.
        9. Dia do Soldado.
        10. Folclore.
        11. Independência.
        12. Dia da Árvore.
        13. Primavera.
        14. Semana do Trânsito.
        15. Dia das Crianças.
        16. Proclamação da República.
        17. Primavera.
        18. Dia da Árvore.
        19. Natal e outros.
      ESTRATÉGIA
      Através de figuras, desenhos, gestos, músicas, histórias e explicações sobre o significado de cada item, e produções de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
      AVALIAÇÃO
      Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
      O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
      CIÊNCIAS

      OBJETIVO
      • Estimulação dos 5 sentidos, desenvolvendo a capacidade de auto-higiene e a identificação e nomeação das partes do corpo.
      • Incentivar a importância ecológica, através da jardinagem e horticultura.
      • Apresentar a diferença entre campo/cidade e praia, estabelecendo a noção de tempo. 
      • Identificar a importância da água para os seres vivos mostrando a diferenciação entre seres vivos e não vivos.
      • Nomear e reconhecer diferentes animais.
      • CONTEÚDO
      • O corpo humano (os sentidos, hábitos de higiene, e partes do corpo).
      • A natureza (dia/noite/tempo, água, campo, cidade, praia, seres vivos e não vivos, plantas e animais).
      ESTRATÉGIA
      • Exercícios e atividades que desenvolvam a visão, audição, tato, olfato e gustação. Incentivar também o lavar as mãos, escovar os dentes sempre que necessário, através de músicas e histórias, que despertem o interesse da criança.
      • Plantar mudas e flores explorando o meio ambiente, livros e revistas que auxiliam a explicação sobre a natureza para o professor. 
      AVALIAÇÃO
      Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
      O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
      ARTES

      OBJETIVO
      • Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
      • Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.
      • Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
      CONTEÚDO
      • Artes: desenho livre e pintura.
      • Sucata.
      • Argila e massinha.
      ESTRATÉGIA
      • Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.
      • Material de sucata e criatividade do professor.
      • Apresentação de argila e massinha.
      AVALIAÇÃO
      Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
      O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
      OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS



      • Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
      • Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
      • Permitir que a criança seja independente.
      • Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
      • Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
      • Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
      • Mante-la ocupada.
      • Levar a criança a participar das atividades de grupo
  10. JARDIM II

    PORTUGUÊS/PRONTIDÃO/LINGUAGEM

    OBJETIVO
    1. Ampliar a coordenação viso-motora, na busca do desenvolvimento integral da criança.
    2. Desenvolver vocabulário, linguagem e a comunicação entre os alunos.
    3. Reconhecer, ler e escrever vogais encontros vocálicos e o alfabeto.
    4. Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura, histórias e escrita.
    5. Preparar o aluno para que fique apto ao processo de alfabetização no Pré – 3º Estágio.
    6. Iniciação as famílias silábicas.
    CONTEÚDO
    • Período Preparatório: traçar linhas (retas, curvas, sinuosas e mistas), desenho livre, labirinto, pintura, recorte, colagem, pontilhado, atividade gráficas e no caderno pedagógico, etc.
    • Estudo das vogais: reconhecer, ler, traçar e escrever as vogais.
    • Encontros Vocálicos: identificar, ler e escrever, palavras formadas apenas por encontros vocálicos.
    • Estudo do Alfabeto: identificar visual e auditivamente as letras do alfabeto, cobrir e copiar as letras maiúsculas e minúsculas (de imprensa e cursiva).
    • Famílias Silábicas: proporcionar aos alunos atividades referentes as famílias silábicas, de forma natural e espontânea, pois terão continuidade no Pré – 3º Estágio.
    ESTRATÉGIA
    • Utilizar: caderno, atividades gráficas, desenho, pintura colagem, recorte e o material escolar.
    • Confeccionar cartazes, murais, parlendas, poesias e etc.
    • Histórias, músicas, vídeo e livros.
    • Atividades com sucatas (ex: embalagens).
    • Jogos, brincadeiras e material pedagógico.
    AVALIAÇÃO
    Avaliação contínua e diária através da participação, interesse e execução das atividades feita pelos alunos.
    Correção das lições e atividades.
    Verificação da aprendizagem: leitura, identificação e assimilação das atividades, exercícios gráficos.
    MATEMÁTICA – JARDIM II

    OBJETIVO
    1. Desenvolver e ampliar os conceitos matemáticos para que os alunos possam executar as atividades propostas com interesse, atenção e principalmente que ocorra assimilação e aprendizagem.
    2. Identificar números, cores, formas geométricas, medidas, etc.
    3. Desenvolver raciocínio lógico-matemático.
    4. Desenvolver o processo de adição.
    CONTEÚDO
    • Estruturas Lógicas: discriminação: semelhanças e diferenças; conjuntos; identificação/comparação.
    • Numerais: revisão dos números (0 até 9), idéia de unidade, número 0 (zero), unidade e dezena, idéia de ordinal, números de 0 até 20, quantidades: igual/diferente, mais/menos, cheio/vazio.
    • Operação com Números: adição: total até 9.
    • Espaço e forma: traçado de linhas: curvas (aberto/fechado), posicionamento: frente/ atrás, em cima/embaixo, dentro/fora, longe/perto, primeiro/último, direita/esquerda; identificação de figuras geométricas (círculo, triângulo, retângulo, quadrado).
    • Medidas: tamanho: maior/menos, grande/pequeno; espessura: grosso/fino, largo/estreito.
    • Fração: inteiro/metade.
    ESTRATÉGIA
    1. Utilizar: figuras, desenhos, cartazes, lousa, material escolar, caderno quadriculado, atividades gráficas.
    2. Confeccionar: cartazes, murais, fichas, números.
    3. Recorte, colagem e pintura.
    4. Atividade com sucatas.
    5. Músicas e histórias.
    6. Jogos, brincadeiras e material pedagógico.
    AVALIAÇÃO
    Avaliação através das atividades realizadas pelos alunos e correções das lições, sempre verificando a participação, interesse e aprendizagem.
    Avaliação contínua e diária desenvolvendo raciocínio lógico-matemático.
    ARTES PLÁSTICAS

    OBJETIVO
    • Desenvolver a potencialidade criadora de cada aluno, respeitando suas naturais limitações.
    • Desenvolver habilidades e formas próprias desenhando, pintando, construindo e modelando.
    • Desenvolver o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos.
    • Desenvolver a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço, harmonia.
    CONTEÚDO
    • Desenho.
    • Pintura.
    • Impressão.
    • Recorte.
    • Alinhavo.
    • Tapeçaria.
    • Colagem.
    • Modelagem.
    • Dobradura.
    • Montagem.
    • Construção.
    ESTRATÉGIA
    1. Atividades gráficas como desenhos, para pintura, recorte e colagem.
    2. Tinta, pincel, cola, tesoura, papel de diferentes tipos, formas e cores.
    3. Revista, jornal e sucata.
    4. Barbante, lã, linhas, madeira, argila, algodão, gesso, garrafa, etc.
    AVALIAÇÃO
    Avaliação será continua e diária através dos trabalhos e atividades realizados pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: criatividade, interesse, espontaneidades, auto-estima, capricho, atenção, curiosidade, raciocínio, cooperação, companheirismo e a motivação.
    CIÊNCIAS

    OBJETIVO
    1. Identificar as diversas partes do corpo e suas funções.
    2. Formar bons hábitos de higiene e saúde.
    3. Identificar o valor nutritivo e a procedências dos alimentos.
    4. Identificar e observar o processo de germinação e crescimento das plantas.
    5. Identificar, distinguir e caracterizar os animais.
    6. Desenvolver habilidades como: observação, analise, descrição, classificação e medida.
    7. Explorar o ambiente em que vive.
    CONTEÚDO
    • As Partes do Corpo/Higiene e Saúde/Órgãos do sentido.
    • Alimento/Culinária.
    • Plantas/Horticultura.
    • Animais.
    • ESTRATÉGIA
    • Explorar o meio em que estamos.
    • Confecção de cartazes, desenhos, figuras, fotos, atividades gráficas.
    • Pinturas colagens, recortes.
    • Horta.
    • Passeios, excursões.
    • Atividades com os próprios alunos (jogos e brincadeiras).
    • Músicas, histórias, diálogos, conversa dirigida, atividade com sucatas.
    • Alimentos (frutas, verduras, legumes).

    AVALIAÇÃO
    Avaliação contínua e diária através das atividades e exercícios realizados e executados pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: interesse, atenção, cooperação, espontaneidade, aprendizagem, capacidades de observação, análises e etc.
    INTEGRAÇÃO SOCIAL

    OBJETIVO
    1. Adaptar a criança à escola e à vida social.
    2. Promover condições de um convívio agradável.
    3. Desenvolver atitudes de polidez, respeito e cooperação.
    4. Adquirir habilidades sociais.
    5. Compreender a necessidade da cooperação de todos os membros da família e da escola, entre si.
    6. Desenvolver: atividades e conhecimentos sociais, habilidades de disciplina, independência e habilidades quanto ao trabalho.
    CONTEÚDO
    • Eu/Família.
    • Casa/Comunidade.
    • Escola.
    • Meios de Transporte/Meios de Comunicação.
    • Datas Comemorativas:
    • (Alguns exemplos) Carnaval, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, 07 de Setembro, Dia das Crianças, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
    ESTRATÉGIA
    1. Desenhos, cartazes, músicas, jogos, brincadeiras, atividades com sucata, folhas (atividades gráficas), pintura, recortes e colagens.
    2. Festas, bailes, exposição, excursão ou passeios.
    AVALIAÇÃO
    Avaliação contínua através das atividades e exercícios realizados e propostos aos alunos, no qual se verifica o: interesse, assimilação, compreensão, aprendizagem, comportamento, espontaneidade, capacidade, cooperação, participação e a execução das atividade.
    INGLÊS

    OBJETIVO
    1. Desenvolver algumas noções sobre a língua estrangeira (inglês).
    2. Executar as atividades propostas com atenção, compreensão e aprendizagem.
    3. Desenvolver a linguagem de palavras, pequenas frases e músicas.
    CONTEÚDO
    • Cores.
    • Números.
    • Nomes de animais, alimentos, familiares, objetos, brinquedos, etc.
    • Músicas.
    ESTRATÉGIA
    • Vídeo.
    • Cartazes.
    • Desenhos.
    • Atividades gráficas.
    • Pintura, colagem e recorte.
    AVALIAÇÃO
    Avaliação será feita através dos exercícios e atividades realizadas pelos alunos verificando a aprendizagem, assimilação e compreensão.
    Pronúncia e o interesse. 
    OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS

    1. Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
    2. Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
      Permitir que a criança seja independente.
    3. Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
    4. Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
    5. Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
    6. Mante-la ocupada.
    7. Levar a criança a participar das atividades de grupo.