"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Plano de aula"a Festa no Céu".

EMEI CONCEIÇÃO DE ITAGUÁ – 2011
PLANEJAMENTO  DE AULA             
PROFESSORA :  Ivani Ferreira   TURNO:   tarde
Objetivos:
·        Criar hábito de ouvir  diferentes histórias para ampliar o conhecimento.
·        Ampliar o repertório de palavras
·        Estimular o prazer pela arte (confeccionar  brinquedo)
·        Fortalecer a musculatura.

Desenvolvimento: 

 MÚSICA DA HORA DA HISTÓRIA

      E AGORA MINHA GENTE
       UMA HISTÓRIA VOU CONTAR
       UMA HISTÓRIA BEM BONITA
       TODO MUNDO VAI  GOSTAR
       RÊ, RÊ, RÊ
       RÁ, RÁ, RÁ
NOS LIVRINHOS ENCANTADOS
TUDO PODE ACONTECER
VAMOS FICAR BEM QUIETINHOS
PARA A HISTÓRIA APRENDER
RÊ, RÊ, RÊ
RÁ, RÁ, RÁ
Ler o livro “A Festa no céu”.







Conversar sobre o livro:
ü O que ia ter no céu?
ü Quais animais poderiam ir?
ü Por que o jabuti não podia ir à festa?
ü O jabuti foi à festa ou não?
ü Como o jabuti fez para conseguir ir até o céu?
ü O que aconteceu com o jabuti quando foi voltar para casa?

Artes: Confeccionar um jabuti/pet.


PLANO DE AULA


Professora/estagiária: Gisele

Alunos atendidos: 1º ano

 

Conteúdos: Linguagem oral e escrita, matemática

TEMA: A  História da Dona Baratinha.

 

JUSTIFICATIVA:. A História da DONA BARATINHA é um gênero textual que estimula a reflexão sobre o dinheiro e casamento(escolha de um noivo),diferenças... como também possibilita a escrita, leitura e produção de forma dinâmica e prazerosa.

OBJETIVOS:

Ø  Desenvolver no aluno o prazer da leitura,

Ø  Estimular a criatividade e o imaginário.

Ø  Produzir vários gêneros textuais(listas de nomes, bilhete e receita)

 
CRONOGRAMA: 4 horas.

 

METODOLOGIA:

1º Momento: Contar a história “A  Dona Baratinha.”, utilizando um livro gigante.

           Após contar a história, conversar sobre o texto?

Problematize questionando:


-Qual era o desejo da D. Baratinha?
-O que aconteceu para que ela acreditasse que poderia realizar o seu desejo?
-Quais os animais quiseram casar com ela e foram recusados?
-O que fez D. Baratinha recusar seus pretendentes?
-Porque ela não se casou?
-Vocês mudariam o final da história? (ouvir as várias sugestões)

 

Após contar a história, combinar de dramatizá-la no final da aula , com os alunos.

 

2º Momento: Hora da produção:

 

    Como toda festa(casamento) precisa  de preparativos... conversar com os alunos que eles irão criar um anúncio sobre o casamento da Dona Baratinha.

 

 Anúncio

 

Ø Produzir um anúncio(coletivo) avisando sobre o casamento da Dona Baratinha.

Ø Escolher um aluno para fazer um cartaz com o anúncio para colocar no pátio.

 

3º Momento: Receita
Na festa da dona Baratinha vai ser servido um caldo de feijão ...então vamos ler a receita do caldo.

Ler a receita e registrar os ingredientes , no caderno .
 

4º Momento: Lista de convidados:

 

Criar uma lista de convidados para a festa da dona baratinha(Geralmente eles irão escolher entre os colegas da turma).

5ºMomento: Teatro  da Dona Baratinha

 

Realizar o teatro /dramatização da Dona Baratinha cantando....

Música: Dona Baratinha
Eliana

Era uma vez
uma baratinha
que queria que queria se casar
saiu voando procurando um barato
mas o barato tá difícil de achar  chá chá chá cha chá
quem quer casar com a dona baratinha
que é bonitinha
e tá prontinha pra casar
também tem dinheiro na caixinha
e gosta muito de dançar o  chá chá chá

  Recursos didáticos: Livro Com a história da Dona Baratinha; material impresso contendo a receita, Aparelho de som.

 

AVALIAÇÃO: Acompanhar atentamente o envolvimento dos alunos no decorrer das atividades propostas, por meio da observação.

Projeto Primavera- educação Infantil/maternal 2 ...3....

       Projeto Primavera
                     
JUSTIFICATIVA: A Primavera, tempo de cores, alegria e comemorações possibilita a criatividade, a investigação e a observação para a realização de ações em proteção ao meio ambiente.
OBJETIVOS:
Ø Conhecer diferentes histórias para ampliar o vocabulário.
Ø Desenvolver a percepção sensório-motora e cognitiva, a coordenação motora, as linhas, as cores, os aromas, as medidas, os numerais, formas e texturas.
Ø Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, atentando para as formas de vida presentes nele.
CONTEÚDO:
LINGUAGEM ORAL: Trabalhar com diversos livros/textos...
·       O Jardim de Ceci de Gerusa Pinto
·       A margarida friorenta
·       Leilão de jardim de Cecília Meirelles
·       As borboletas Vinícius de Morais
MÚSICAS/DANÇAS.
·       Primavera ( Eliana)
·       Chegou a primavera
·       Canção das flores (Palavra cantada)
JOGOS:
·       Quebra Cabeça,
·       Jogo da Memória,
·       Brincadeiras;
ARTES:
·       Pinturas e colagens com elementos da natureza,
·       Dobraduras e Recortes;
·       Histórias com fantoches; 
·       Confecção de máscaras
 
MATEMÁTICA:
·       Contagem e recitação de números
·       Seriação e classificação
NATUREZA E SOCIEDADE:
·         Observar  as  plantinhas( Passeio no sítio e  nos arredores da escola)
·         Plantar sementinhas de flores e acompanhar o seu crescimento.
AVALIAÇÃO: Avaliação continua através de rodas de conversas, observação e registro.

BIBLIOGRAFIA:
- Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - Ministério da Educação e Deporto. Brasília, 1998.
- Revista Nova Escola – Setembro 2006.

Planejamento semanal para maternal 1

 Texto detonador da aula: O Ratinho, O Morango Vermelho Maduro e O Grande Urso Esfomeado.

Autores: Don e Audrey Wood

Sinopse: O ratinho fará tudo para salvar o morango vermelho maduro do grande urso esfomeado. O urso está com as cartas na mão, mas quem será o mais esperto?

    É Incrível como que Don e Audrey Wood conseguem nos levar para dentro de uma história. O ratinho adora morangos! Mas, o problema é que o grande urso esfomeado também!! Principalmente um morango vermelho maduro que acabou de ser colhido! Ai, ai, ai… e agora? O que o ratinho vai fazer? Será que o urso vai sentir o cheiro do morango? Se sentir, ele vem procurar!!
Este livro é  ideal para  crianças, devido suas ilustrações lindas, grandes e poucas frases. A história é contada conversando com eles. As perguntas você deve fazer olhando nos olhos e desafiando as crianças a ajudar o ratinho a tomar decisões!


Objetivos:

-Criar o hábito de escutar histórias

-Favorecer momentos de prazer em grupo

-Enriquecer o imaginário através do contato com texto de qualidade literária.

-Divertir-se com teatro/faz de conta

-Desenvolver a Contagem e recitação de números

Desenvolvimento

Atividades permanentes:

  •  Bom dia!
  • Oração
  • Alfabeto/letra do nome
  • Quantos somos?
  • Cantinho de leitura/textos variados
  • Cuidados com o corpo

1º Momento: Faz de conta

- Brincadeira: Educação Sensorial Tátil

Usar a caixa de sensações para apresentar um dos personagens principais da história. Neste caso, optei pelo ratinho feito de esponja de aço.

-Imitar o som  do ratinho






 
 
2º Momento:Leitura/Linguagem oral

Contar a história: O Ratinho, O Morango Vermelho Maduro e O Grande Urso Esfomeado.


-Explorar as cenas do livro, interpretando todos os elementos que  o compõe.

-Pronunciar os nomes dos personagens.

3º Momento:Coordenação Motora e Equilíbrio

-Andar comos pés e as mãos no chao, igual ao ratinho.

-Brincar  que o urso vai pegar o ratinho....correr, esconder...etc.

 



4º Momento:Exploração do Ambiente e Linguagem Matemática.

- Explorar a cor vermelha do morango;


- Degustação: Oferecer o alimento que aparece na história,MORANGO.

 
 
 
 
Contar as personagens da história,comparar tamanhos pequeno/grande, maior/menor.
 
 


5º Momento:Exploração da Linguagem plástica.

-Mostrar gravuras dos animais  e da fruta da história,para identificação.


6º Momento:Linguagem Musical e expressão Corporal

Música:  Ratinho Bonitinho/Eliana

Um ratinho bonitinho
Que fazia qui-qui-qui
Roubou todo o meu queijinho
Que estava bem aqui!

Eu armei uma ratoeira
Pra pegar o traidor
Mas peguei o meu dedinho
Puxa vida, ai que dor!

 

7º Momento:Linguagem Áudio visual/Filme

Cineminha com pipoca.
 
 
 

8º Momento:Dramatização da História.

 
 
 
 
 
 


 Avaliação: Avaliar a participação dos alunos no decorrer das atividades, através da observação e registro.