"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 20 de novembro de 2014


Planejamento semanal para maternal 1

 Texto detonador da aula: O Ratinho, O Morango Vermelho Maduro e O Grande Urso Esfomeado.

Autores: Don e Audrey Wood

Sinopse: O ratinho fará tudo para salvar o morango vermelho maduro do grande urso esfomeado. O urso está com as cartas na mão, mas quem será o mais esperto?

    É Incrível como que Don e Audrey Wood conseguem nos levar para dentro de uma história. O ratinho adora morangos! Mas, o problema é que o grande urso esfomeado também!! Principalmente um morango vermelho maduro que acabou de ser colhido! Ai, ai, ai… e agora? O que o ratinho vai fazer? Será que o urso vai sentir o cheiro do morango? Se sentir, ele vem procurar!!
Este livro é  ideal para  crianças, devido suas ilustrações lindas, grandes e poucas frases. A história é contada conversando com eles. As perguntas você deve fazer olhando nos olhos e desafiando as crianças a ajudar o ratinho a tomar decisões!


Objetivos:

-Criar o hábito de escutar histórias

-Favorecer momentos de prazer em grupo

-Enriquecer o imaginário através do contato com texto de qualidade literária.

-Divertir-se com teatro/faz de conta

-Desenvolver a Contagem e recitação de números

Desenvolvimento

Atividades permanentes:

  •  Bom dia!
  • Oração
  • Alfabeto/letra do nome
  • Quantos somos?
  • Cantinho de leitura/textos variados
  • Cuidados com o corpo

1º Momento: Faz de conta

- Brincadeira: Educação Sensorial Tátil

Usar a caixa de sensações para apresentar um dos personagens principais da história. Neste caso, optei pelo ratinho feito de esponja de aço.

-Imitar o som  do ratinho






 
 
2º Momento:Leitura/Linguagem oral

Contar a história: O Ratinho, O Morango Vermelho Maduro e O Grande Urso Esfomeado.


-Explorar as cenas do livro, interpretando todos os elementos que  o compõe.

-Pronunciar os nomes dos personagens.

3º Momento:Coordenação Motora e Equilíbrio

-Andar comos pés e as mãos no chao, igual ao ratinho.

-Brincar  que o urso vai pegar o ratinho....correr, esconder...etc.

 



4º Momento:Exploração do Ambiente e Linguagem Matemática.

- Explorar a cor vermelha do morango;


- Degustação: Oferecer o alimento que aparece na história,MORANGO.

 
 
 
 
Contar as personagens da história,comparar tamanhos pequeno/grande, maior/menor.
 
 


5º Momento:Exploração da Linguagem plástica.

-Mostrar gravuras dos animais  e da fruta da história,para identificação.


6º Momento:Linguagem Musical e expressão Corporal

Música:  Ratinho Bonitinho/Eliana

Um ratinho bonitinho
Que fazia qui-qui-qui
Roubou todo o meu queijinho
Que estava bem aqui!

Eu armei uma ratoeira
Pra pegar o traidor
Mas peguei o meu dedinho
Puxa vida, ai que dor!

 

7º Momento:Linguagem Áudio visual/Filme

Cineminha com pipoca.
 
 
 

8º Momento:Dramatização da História.

 
 
 
 
 
 


 Avaliação: Avaliar a participação dos alunos no decorrer das atividades, através da observação e registro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário