"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014








HISTÓRIA EM QUADRINHOS


História em quadrinhos para Educação Infantil.



Espantalho Educativo

Este espantalho foi confeccionado para trabalhar atividade lúdica na aplicação do estágio na educação infantil, é uma atividade maravilhosa . Pode ser pendurado no pátio da escola para hora do recreio, pode fazer atividade na sala de aula fica a critério do professor. É fácil confecioná-lo: papelão , desenha o molde(espantalho) recorta, retalhos para a roupa, lã, cola, para o chapéu pode ser usado esponja de arame aberto. Bola: pode ser feita de meia.

MAIS DECORAÇÃO PARA SALA

ESTE MODELO PODE SER USADO PARA ATIVIDADES FEITAS NA SALA QUESTIONANDO AS CRIANÇAS SOBRE O QUE TEM NA FESTA JUNINA : pescaria, pipoca, pinhão, quentão, cachorro quente, cocada, etc......

PAINEL JUNINO

ESTE PAINEL FOI FEITO PARA DECORAR A SALA NAS FESTIVIDADES JUNINAS, AS CRIANÇAS AMARAM, A SALA TAMBÉM FICOU MAIS BONITA.

domingo, 13 de junho de 2010

DADOS CONFECCIONADOS COM CAIXA DE LEITE

DADOS DE NÚMEROS E QUANTIDADES PARA USAR EM ATIVIDADES MATEMÁTICAS


DADOS CONFECCIONADOS COM CAIXA DE LEITE

ESSES MODELOS DE DADOS CONFECCIONEI USANDO CAIXAS DE LEITE E FORREI USANDO EVA COLORIDO. ÓTIMO PARA USAR COM TURMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL PARA TRABALHAR LETRAS
E COM TURMAS DE 1º ANO PARA ESCRITA DE PALAVRAS COM LETRAS INICIAIS.... (CRIS)

Trem de números para fixar na parede

CALENDÁRIO DO TEMPO

  1. O calendário deve fazer parte da rotina das crianças.É uma forma visualisar imagens e relacioná-las ao cotidiano.

A FESTA

Essas fichas foram confeccionadas em papel cartão e as figuras podem ser em papel cartão ou em eva. É uma história ótima para trabalhar e depois explorar as figuras geométricas que contém na mesma.





JOANINHA DE PALAVRAS

Confeccionei uma joaninha para cada criança em eva. Utilizei 6 palavras em cada uma, diversificando-as para que não haja várias crianças batendo ao mesmo tempo.(Cris)

Propostas para a arte na Educação Infantil

Propostas para a arte na educação infantil
Silvia Sell Duarte Pillotto

coordenadora pedagógica do Projeto Institucional Arte na Escola / Univille, e Letícia Coneglian Mognol, pesquisadora*

A linguagem da arte na educação infantil tem um papel fundamental, envolvendo os aspectos cognitivos, sensíveis e culturais. Até bem pouco tempo o aspecto cognitivo não era considerado na a educação infantil e esta não estava integrada na educação básica. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96 veio garantir este espaço à educação infantil, bem como o da arte neste contexto.

Para compreender a arte no espaço da educação infantil no momento atual, mesmo que brevemente, é preciso situar o panorama histórico das décadas de 80 e 90. Os referenciais que fundamentavam as práxis do profissional da educação infantil eram os Cadernos de Atendimento ao Pré-escolar (1982), criados pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC. Os textos destes Cadernos para aquele momento histórico tiveram contribuição fundamental como subsídio para as ações dos educadores atuantes na educação infantil. Entretanto, vale ressaltar que pouco priorizavam o conhecimento, centrando-se apenas nas questões emocionais, afetivas e psicológicas e nas etapas evolutivas da criança. Com relação à arte na educação, os pressupostos eram muito mais voltados à recreação do que às articulações com a arte, a cultura e a estética. Como exemplo, é possível citar a ênfase em exercícios bidimensionais que priorizava desenhos e pinturas chapadas. Ou seja, os conceitos sobre arte resumiam-se a simples técnicas. De acordo com PILLOTTO (2000, 61) “é interessante observar que esse Caderno, embora tenha uma fundamentação teórica voltada às concepções do ensino da arte modernista, na sua essência é muito mais tecnicista no que diz respeito aos exercícios repetitivos, mecânicos e sem a preocupação com a reflexão dos conceitos”.

Na década de 90, o MEC lança o Caderno do Professor da Pré-Escola, com uma abordagem contextualista, na qual a arte deixa de ser tratada apenas como atividade prática e de lazer, incorporando o ato reflexivo. Apesar dessas transformações, a arte permanecia ainda com foco em abordagens psicológicas e temáticas. A arte na educação infantil nesta década ainda buscava uma consistência teórica, conceitual e metodológica.

A partir de 2000 as discussões reflexivas sobre a arte na educação infantil ganham novos espaços na literatura, nas propostas curriculares e especialmente na pesquisa. É com este propósito que em 2002 iniciou-se na Universidade da Região de Joinville a pesquisa “O Programa Institucional Arte na Escola e sua dimensão no ensino e aprendizagem da arte”. O objetivo desta pesquisa é avaliar reflexivamente as ações dos programas de educação continuada para profissionais da educação, no intuito de perceber os aspectos frágeis com relação a arte no contexto escolar, diagnosticando a realidade para construir coletivamente novas proposições.

A pesquisa tem apontado a necessidade de novos constructos* para a arte na educação infantil, no sentido de desenvolver práxis nas quais haja a total integração do profissional da educação infantil, do profissional da arte na educação, das crianças, da instituição e da comunidade. Esta abordagem tem se mostrado eficiente e consolidada para a educação infantil na Itália, sendo disseminada em outros países. Obviamente, entende-se que cada espaço possui especificidades próprias que devem ser respeitadas. Portanto, a idéia não é a de adotar modelos estrangeiros, mas de tê-los como possibilidade de referência.

A partir desta pesquisa, a proposta é apontar constructos (a curto, médio e longo prazos), nos quais cada instituição de educação infantil tenha um profissional habilitado no ensino da arte, capaz de desenvolver projetos pedagógicos em parceria com os demais educadores, enfatizando os aspectos cognitivos, sensíveis e culturais em arte.

Nesta perspectiva, entende-se por novos constructos propostas que partem de uma visão de currículo não linear ou sistêmico, considerando o contexto histórico-social, as necessidades e interesses das crianças, no qual educadores, crianças, instituição e comunidade desenham um currículo que parte do trabalho coletivo.

O planejamento no currículo, a partir da perspectiva sistêmica, pressupõe como método de trabalho no qual professores “apresentam objetivos educacionais gerais, mas não formulam objetivos específicos para cada projeto ou atividade de antemão. Em vez disso, formulam hipóteses sobre o que poderia ocorrer com base em seu conhecimento das crianças e das experiências anteriores.” (RINALDI: 1999,113).

A partir desta visão, especificamente para a arte na educação infantil está o educador em arte, que atua em consonância com os demais educadores da instituição, aprofundando conceitos e linguagens da arte. A função do profissional em arte na educação não é simplesmente ministrar aulas fragmentadas de arte, mas, sobretudo de organizar um espaço de cultura que possibilite a ampliação das expressões e das linguagens da criança. No que este espaço contribui? “Ajuda que os professores compreendam como as crianças inventam veículos autônomos de liberdade expressiva, de liberdade cognitiva, de liberdade simbólica e vias de comunicação”. (VECCHI: 1999, 129)

Como historicamente pode-se observar, a arte na educação infantil possuía um perfil de recreação e de desenvolvimento emotivo e motor. Hoje, a arte na educação infantil está em processo de rupturas e transformações, exigindo das políticas educacionais, dos cursos de Formação de Professores, especialmente das Licenciaturas em Arte, um comprometimento com os aspectos cognitivos, sensíveis e culturais.

Cabe então, a todos os profissionais que atuam direta ou indiretamente com o ensino da arte, uma reflexão não somente dos processos de sala de aula, mas também do seu papel como cidadãos, protagonistas de uma história.


Referências bibliográficas

GANDINI. Lella & EDWARDS, Carolyn. Bambini: a abordagem Italiana à educação infantil. Trad. Daniel Etcheverry Burguño. Porto Alegre: ArtMed, 2002.

EDWARDS, C., GANDINI, L., FORMAN, G. As cem linguagens da criança: abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: ArtMed, 1999.

PILLOTTO, Silvia S.D. A trajetória histórica das abordagens do ensino e aprendizagem da arte no contexto atual. Revista Univille, V.5, n.1, abr, 2000.

RINALDI, Carlina. O Currículo Emergente e o Construtivismo Social. IN: EDWARDS, C., GANDINI, L., FORMAN, G. As cem linguagens da criança: abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: ArtMed, 1999.

VECHI, Vea. O Papel do Atelierista. IN: EDWARDS, C., GANDINI, L., FORMAN, G. As cem linguagens da criança: abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: ArtMed, 1999.

* Silvia Sell Duarte Pillotto, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná e Doutoranda em Engenharia da Produção (Gestão) na Universidade Federal de Santa Catarina, é professora dos Departamentos de Artes Visuais e Pedagogia na Univille, além de coordenadora pedagógica do Pólo Arte na Escola e coordenadora da pesquisa "O Programa Institucional Arte na Escola na região de Joinville e sua dimensão no ensino e aprendizagem da arte". Letícia Mognol, Mestranda em Educação na Universidade do Vale do Itajaí, é professora do Departamento de Artes Visuais da Univille e pesquisadora do mesmo projeto.

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Periquitos

Periquitos, se você é apaixonado por esses passaros tão fofos,sabe que eles gostam de escalar, por isso procure colocar muitos poleiros na gaiola, eles também gostam de brinquedinhos como escadas, sinos, espelhos mas não coloque muitos para evitar que o animal fique desordenado e seu espaço para voar fique restrito.Esses brinquedos não devem ser pequenos.
Jamais coloque os poleiros em cima de comedouros e bebedouros para que não haja uma possível contaminação.
O chão deve ser forrado com areia ou então com folhas de jornal, mas nunca use jornais com folhas impressas coloridas isso costuma ser tóxico.
Faça uma limpeza diária na gaiola tirando todos os restos de comida a água suja e os jornais


Seu Nome científico: Melopsittacus undulatus

Outros nomes
Periquito-comum
Periquito-australiano


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Género: Melopsittacus
Espécie: M. undulatus


Origem: Ave natural da Austrália, está para os australianos como os Pardais estão para os europeus, podendo ser encontrado com muita facilidade em qualquer cidade ou vila deste país.

A cor destas aves na Natureza é apenas o verde, sendo que todas as outras cores que conhecemos são mutações decorrentes da criação em cativeiro.

Hábitos: Vivem em bandos de muitos animais, por isso, é uma excelente ave para ter em viveiro comunitário.
Extremamente brincalhões e tagarelas, fazem barulho para chamar a atenção, seja piando, seja batendo com algum dos seus brinquedos.

Dimorfismo sexual: Para distinguir o macho da fêmea, basta olhar para a coloração da zona das narinas, que nos machos é azul, e nas fêmeas, rosácea.

Como muitas outras aves, o Periquito gosta de tomar banho, principalmente durante o Verão, por isso coloque na gaiola uma banheira com água limpa e fresca, para que ele o possa fazer.

Reprodução: A criação destas aves também é relativamente simples, uma vez que basta ter um macho de qualquer idade junto de uma fêmea jovem, para a criação poder concretizar-se com sucesso. Assim, se pretender fazer criação, no início da Primavera coloque uma caixa-ninho na gaiola, e poderá ter novidades a qualquer momento.

Alimentação
Quanto à alimentação, é muito fácil de adquirir, já com as sementes e vitaminas necessárias misturadas. Se pretender fazer criação, deve ainda fazer um suplemento vitamínico de papas, que também encontrará com muita facilidade em lojas da especialidade.

Periquitos gostam ainda de comer legumes frescos e fruta. Os legumes podem ser dados depois de bem lavados em água corrente.
 
Mantenha na gaiola pedras de cálcio com vários formatos, o seu Periquito necessita de ter uma em permanência.

Esperança de vida
O tempo médio de vida de um Periquito ronda os 10 anos.


Receita caseira para baixar a glicose

Receita caseira para baixar a glicose
Como baixar a glicose
Dica para baixar a glicose
Você vai precisar de:

10 gramas de café cru em grão
100 ml de álcool de cereais

Como preparar:

Em uma garrafa escura esterilizada, acrescente os grãos de café o álcool de cereais e feche bem.
Coloque dentro de um saco escuro e mantenha-o guardado dentro de um armário.
Agite a garrafa todos os dias e depois de 5 dias, coe e utilize somente a parte líquida.
Mantenha a garrafa sempre bem fechada num ambiente escuro.

Como usar:
Tome 1 colher de chá diluída em um pouquinho de água sempre antes de ir se deitar.
Receitas Naturais para saúde

Suco Anti-envelhecimento

Suco Anti-envelhecimento
Receita de Suco Anti-envelheciment
 Você vai precisar de:

4 cenouras
1/2 beterraba
3 folhas de beterraba
1 florete de brócolis
3 couves-de-bruxelas
2 cebolinhas

Como preparar:

Passar todos os alimentos na centrífuga, enfeitar com um palito de beterraba.
Sirva em seguida
Receitas de Molhos


MOLHO DE ALHO

Receita de Molho de Alho para acompanhar, carnes de churrasco, linguiças e frangos.


INGREDIENTES:

1 copo de leite gelado (copo tipo requeijão)
6 dentes de alho
1 1/2 limão( vamos usar só o suco do limão)
sal á gosto
óleo para dar o ponto do molho
cheiro verde para decorar

COMO PREPARAR:

No liquidificadoR, Coloque o leite gelado, o alho, o
suco do limão, e o sal, bata tudo até que tenha misturado bem.
Por último vá acrescentando o óleo sem parar de bater no
liquidificador em velocidade alta até dar o ponto que seria a
mesma textura que uma maionese
Despeje em um recipiente que tenha tampa
Pique o cheiro verde e misture no molho.

É uma otima opcão para fazer naquele churrasco com os amigos.



Molho verde para churrasco

Molho verde para churrasco
Receita de molho para churrasco

Ingredientes:

2 colher de (sopa) de azeitonas verdes picadas
1 colher de (sopa) de anchova em conserva com o óleo
1 colher de (sopa) de mostarda
Casca de um limão passado no ralador fino
Casca de uma laranja passada no ralador fino
Manjericão picado
Hortelã picada
1 cebola média
1 xícara de azeite de oliva
6 dentes de alho

Como preparar:

Colocar todos os ingredientes no liquidificador,e bata até virar um creme verde espesso.

Salada colorida com molho especial

Salada colorida com molho especial


Ingredientes:

150g de bacon em cubos
3 xícaras (chá) de alface fatiada finamente
1/2 xícara (chá) de cenoura ralada
1/2 xícara (chá) de repolho branco fatiado finamente
2 ovos cozidos picados
1/2 xícara (chá) de batata palha

Molho:

5 colheres (sopa) de maionese
3 colheres (sopa) de catchup
3 colheres (sopa) de iogurte natural
2 colheres (sopa) de água
1 colher (sopa) de vinagre de maçã
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparar:

Em uma tigela, misture todos os ingredientes do molho e reserve na geladeira.
Em uma frigideira, em fogo médio, frite o bacon na própria gordura até dourar.
Escorra sobre papel absorvente.
Em uma saladeira, misture a alface, a cenoura, o repolho, os ovos, o bacon frito e a batata palha.
Sirva a salada acompanhada do molho gelado

Molho Vinagrete

Molho Vinagrete, receita do molho mais usado para churrasco! Super fácil de fazer!
INGREDIENTES:

1 cebola picada
1 pimentão vermelho picado
3 tomates maduros picados
1/4 de xícara de suco de limão
1/2 xícara de água
1/3 de xícara de azeite
Sal e pimenta do reino

COMO PREPARAR:

Misture todos os ingredientes e leve à geladeira.

Salada de frutas ao vinho

Salada de frutas ao vinho


Ingredientes:

Vinho moscatel a gosto
2 ameixas vermelhas
1 maçã do tipo fuji
2 laranjas-baía
1 cacho de uvas verdes
Açúcar a gosto

Modo de Preparar:

Descasque as laranjas e corte em gomos, descasque a maçã e corte em cubinhos.
Corte as ameixas ao meio, retire o caroço e pique as metades em pedaços médios. Corte as uvas ao meio e retire os caroços. Se preferir, utilize uvas do tipo thompson sem sementes. Numa tigela, coloque as frutas preparadas e mexa bem, coloque o vinho aos poucos e adicione uma pitadinha de açúcarr, misture bem.
Cubra a tigela com filme e leve à geladeira por no mínimo 1 hora.


Salada de Quinoa e Camarão

Salada de Quinoa e Camarão
Receita de Salada de Quinoa e Camarão
Ingredientes:

2 xícaras de quinoa  cozida
30 camarões rosa cozidos e cortados ao meio
1 alface americana cortada
1 xícara de pepino cortado em cubos com casca
1/2 xícara de pimentão vermelho cortado em quadrados
1 colher (sopa) de salsinha picada
4 colheres de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de shoyu

Como preparar:

Misture todos os ingredientes e tempere.
Sirva em seguida.
Receitas de Saladas Saudaveis e Saborosas



Salada tropical de atum

Salada tropical de atum
Receita de Salada tropical de atum
Você vai precisar de:

1 lata de atum conservado em água escorrida
Folhas de alface americana
2 tomates sem sementes em cubos
1 pepino em cubos
1/2 cebola média picada
1/2 pimentão verde em cubos
1 colher (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de vinagre
1 colher (sopa) de suco de limão
cheiro verde picado
pimenta do reino a gosto
Sal a gosto

Como preparar:

Em uma tigela, misture todos os ingredientes, menos a alface.
Cubra com papel filme e leve à geladeira por 2 horas.
Passado o tempo, pegue uma saladeira, coloque as folhas de alface no fundo e depois a salada de atum por cima.
Sirva em seguida.


Salada de Couve-flor com Salsinha e Alcaparras

Salada de Couve-flor com Salsinha e Alcaparras
Você vai precisar de:

1 couve-flor cortada em floretes
1/4 de xícara de salsinha picada
2 dentes de alho picados
3 colheres (sopa) de vinagre branco
3 colheres (sopa) de alcaparras, lavadas e escorridas
6 colheres (sopa) de azeite extravirgem
Sal e pimenta a gosto

Como preparar:

Cozinhe a couve-flor no vapor até ficar macio, escorra em papel toalha e reserve.
Pegue uma tigela grande, misture o alho, a salsinha, as alcaparras, o vinagre e o azeite, e tempere com sal e pimenta.
Depois adicione a couve-flor e misture bem.
Deixe marinar, mexendo de vez em quando, por uns 30 minutos.
Depois é só servir

Quiche de Quatro Queijos e Presunto

Quiche de Quatro Queijos e Presunto, recheio simples, mas fica uma delicia!


Ingredientes:

100g de presunto em cubinhos
100g de requeijão
100g de cream cheese
150g de queijo prato ralado grosso
150g de queijo provolone ralado grosso
3/4 de xícara de nozes picadinhas
2 ovos
2 gemas
400ml de creme de leite fresco
Sal, noz moscada, pimenta branca

Modo de preparo:

Bata ligeiramente os ovos com as gemas. Misture delicadamente o creme de leite, os queijos, as nozes e os temperos. Coloque esse recheio sobre a massa do quiche (veja receita no site) e leve ao forno pré-aquecido a 200C por 25 minutos até que o centro esteja quase firme.

( fonte: http://www.receitasdemae.com.br/receitas/quiche-de-quatro-queijos-e-presunto/ )

Pastelzinho de Belém


Receita do famoso Pastelzinho de Belém que é conhecido também como doce de nata, um dos doces mais saborosos da cozinha Portuguesa.

PASTEL DE BELÉM


INGREDIENTES:

300 g de farinha
250 g de margarina
para folhados
Sal e água quanto baste
500ml de natas
9 gemas
9 colheres
de sopa de açúcar


MODO DE PREPARAR:

Misture a farinha e o sal diluído na água e trabalhe a massa até ligar. Divida a margarina em 3 porções. Estenda a massa, espalhe sobre ela uma das porções de margarina e enrole com em tapete.
Repita esta operação mais duas vezes até esgotar a margarina. No final, deixe descansar 20 minutos.
Em seguida, corte a massa em fatias com cerca de 2 cm de espessura e depois coloque cada fatia sobre uma forma lisa própria para queque. Rode com dois polegares a forma num sentido, espalhado a massa de modo a encher com ela a forma toda.
Enquanto isso, leve ao fogo em banho-maria as gemas batidas com açúcar e as natas até o preparado engrossar.Deixe esfriar e deite1 colher de sobremesa de recheio em cada forma.
Leve as formas ao forno até os pastéis ficarem cozidos e tostado

Vale a pena fazer essa delicia portuguesa.

Bolinhos de batata

Bolinhos de batata

Ingredientes:

1kg de batatas cozidas, descascadas e espremidas
150g de batata doce cozida, descascada e espremida
1 linguiça portuguesa picada finamente ou moída
1 cebola bem picadinha
2 ovos
3 colheres (sopa) de queijo ralado
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
100g de azeitonas verdes picadinhas
Sal e pimenta do reino a gosto
Ovos, farinha de trigo, farinha de rosca para empanar

Modo de Preparar:

Em uma vasilha, junte o queijo, os ovos, a linguiça, a cebola, a farinha de trigo, a pimenta e o sal (use pouco sal, pois o queijo, a linguiça e as azeitonas já contêm).
Junte os dois tipos de batatas espremidas e misture bem todos os ingredientes.
Prove a receita e corrija o sal.
Umedeça as mãos e faça bolinhos do tamanho desejado, mas não muito grandes.
Passe pela farinha de trigo, mergulhe nos ovos batidos, escorra bem, e finalize com a farinha de rosca, dando um formato final com as mãos.
Fritar em óleo quente e escorrer em papel absorvente.
Sirva a seguir.


Bobó de bacalhau

Bobó de bacalhau

Ingredientes:

Primeira parte:

2 colheres (sopa) de azeite de dendê
1 xícara (chá) de molho de tomate
1 1/2kg de aipim pesado sem casca, bem cozido e depois passado no processador
1 kg de bacalhau de molho em lascas (não cozinhar)
2 dentes de alho espremidos
25g de manteiga
500ml de leite frio
1 cebola picada
Pimentão à gosto
1 folha de louro

Segunda parte:

1 colher (sobremesa) de molho inglês
1 colher (sopa) de catchup
1 lata de milho batido com a água e coado
2 colheres (sobremesa) de mostarda
2 tabletes de caldo de camarão
Bastante cheiro verde e coentro
2 vidros de leite de coco
Tempero pronto à gosto
Sal

Modo de Preparar:

Primeira parte:

Refogue no azeite de dendê e na manteiga, o alho, o pimentão, cebola e o molho de tomate.
Junte o bacalhau.
Depois de apurado, junte o leite, o aipim e misture bem. Reserve.

Segunda parte:

Junte o milho, o leite de côco, a mostarda, o molho inglês, o tempero pronto, o caldo esfarelado, e deixe ferver.
Junte à primeira parte.
Coloque o cheiro verde, o coentro e coloque sal à gosto, deixando apurar até ficar cremoso.
Servir com arroz branco.

Batata à portuguesa

Batata à portuguesa

Ingredientes:

1 colher (sopa) de endro (dill) fresco ou em sementes
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
3 colheres (sopa) de manteiga
2 pimentões vermelhos
Sal e pimenta a gosto
1kg de batatas

Modo de Preparar:

Frite as batatas cortadas em rodelas finas na manteiga e azeite.
Tire a pele do pimentão, colocando alguns segundos no calor, corte em tirinhas e junte às batatas.
Polvilhe sal, pimenta e endro.
Deixe tomar gosto, mexendo bem.
Sirva em seguida