"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

MODELOS DE FANTOCHES PARA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS













AVENTAL DA IMAGINAÇÃO

Objetivos: 
★ Trabalhar os contos infantis com alunos.
★ Usar novos cenários para a contação de histórias.
★ Estimular a imaginação e a criatividade.
★ Desenvolver a oralidade e a alfabetização.


Como proceder:
1. Conte a história de Os Três Porquinhos com um livro grande e colorido.

2. Peça para as crianças nomearem os nomes dos porquinhos.

3. Os alunos devem recontar a história da maneira deles.

4. Peça para que registrem a história em uma folha por meio de escrita espontânea, e com desenhos, tudo o que entenderam dela.

5. Após ter trabalhado a história por cerca de uma semana, conte a história novamente usando o recurso do “avental da imaginação".

6. Coloque um avental vermelho e, nele, escreva: “Era uma vez...”

7. Comece a história com um preâmbulo: A professora diz: "História, história, história.” Os alunos respondem: “Agora, agora, agora.” A professora questiona: "História, história, história?" Os alunos respondem: “Agora, agora, agora!”

8. Ponha um segundo avental e vá colocando casinhas de cada porquinho, feitas de TNT, conforme você conta a história.

9. Faça também a carinha dos três porquinhos com cartolina colorida e, depois, prenda a cabeça em um palito de churrasco.

10. Conforme conta a história, peça para que os alunos interajam fazendo imitações dos personagens: imitem o som do lobo batendo na porta, façam o sopro do lobo ou barulhos com os pés imitando os porquinhos correndo, e assim por diante.

11. Quando terminar a contação, permita que os alunos tenham contato com os personagens da história e deixe-os à vontade para imaginar e criar historinhas usando eles.

12. Depois de mais ou menos uma semana, comece a conversar com eles sobre a ideia de montar um teatro a respeito do conto Os Três Porquinhos.

13. Deixe-os ensaiar por duas semanas e faça uma apresentação para toda a escola.



OUTROS MODELOS DE AVENTAIS DA IMAGINAÇÃO QUE PODEM SER UTILIZADOS COM DIFERENTES HISTÓRIAS:













Sugestão: Faça o avental de feltro, enfeitando-o com alguns elementos comuns a várias histórias, como casinha, árvore, sol, flores; desse modo você poderá utilizá-lo em diversas histórias, bastando confeccionar os personagens de cada história. Podem ser colados com velcro ou fita adesiva...

domingo, 2 de fevereiro de 2014

A BELA E A FERA

Sugestões de atividades para serem trabalhadas com a história e/ou filme "A Bela e a Fera".














HÁBITOS DE HIGIENE: CONSTRUÇÃO COLETIVA DE CARTAZ


Dividir a turma em 4 grupos, entregando a cada um destes, uma figura de um hábito de higiene para que pintem coletivamente, após deverão escrever uma frase sobre o hábito representado.

Ex.:
Lavar as mão sempre antes das refeições e após usar o banheiro.
Escovar os dentes após as refeições.
Manter os cabelos limpos e penteados.
Tomar banho diariamente.

Cada gravura e frase será colada em um cartaz para que todos façam a leitura do mesmo.

Poderão ser acrescentados outras gravuras com outros hábitos de higiene.

PASSATEMPO COM OBJETOS DE HIGIENE PESSOAL


domingo, 1 de abril de 2012

INFLUENZA A H1N1

      Com a chegada do outono e inverno, respectivamente, surgem os casos de Gripe A H1N1 e outros problemas respiratórios causados por vírus e bactérias. Aqui vão umas dicas de prevenção contra essas doenças:









HISTÓRIA : A CINDERELA DAS BONECAS

Atividades desenvolvidas com as turmas de 1º Ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Cândido Genro, Santiago-RS, turma 101 da profe Silvana Santos e turma 102 da profe Daniela Oliveira (eu):

1º - Hora do Conto na Sala de Leitura Monteiro em Ação, utilizando o livro "A CINDERELA DAS BONECAS" de Ruth Rocha.




Me caracterizei de vovó Neném para contar a história

Através da história trabalhamos sobre persistência, aproveitamento de materiais, higiene e partes do corpo, autoestima, e nos serviu como situação orientadora para explorarmos a letra B.

2º - As crianças receberam uma folha com a capa do livro xerocada, faltando a palavra BONECAS, que montaram com letras recortadas de revistas. Depois, ilustraram as partes que mais gostaram.
- A partir da palavra montada, exploramos outras palavras iniciadas por B, as mesmas foram registradas no caderno, ilustradas, montadas com alfabeto móvel. Outras atividades escritas foram feitas.

3º - Banho de Bonecas e Desfile: As crianças levaram bonecas e bonecos, banheirinhas ou bacias, sabonetes, toalhinhas, roupinhas, etc. Deram um banho em suas bonecas, arrumaram-nas e depois desfilaram com as mesmas.







Durante esta atividade explorei as partes do corpo, gênero masculino e feminino, e hábitos de higiene.

Após o banho, as bonecas foram arrumadas e cada criança desfilou com o seu brinquedo, em uma votação escolhemos a boneca e o boneco mais fashion do desfile.