"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 15 de março de 2015

CHAPEUZINHO VERMELHO

A HISTÓRIA ABAIXO FOI DIGITADA COM ALGUNS ERROS DE ESCRITA.VAMOS CIRCULAR AS PALAVRAS ERRADAS.


REESCREVENDO

AGORA VAMOS REESCREVER NOVAMENTE O CONTO COM A ESCRITA CORRETA DAS PALAVRAS DE ACORDO COM OS DESENHOS.
( já está na ordem)
1) O CONTO  QUE VOCÊ LEU É UM TEXTO IMAGINÁRIO. ESCREVA UM ACONTECIMENTO QUE MOSTRA QUE O CONTO CHAPEUZINHO VERMELHO  NÃO É REAL.

2) ESCREVA OS TRÊS CENÁRIOS EM QUE ACONTECE A HISTÓRIA.

PROCURANDO NO DICIONÁRIO

CENÁRIO:

3) DESENHE OS PERSONAGENS E ESCREVA 3 QUALIDADES ( ADJETIVOS) PARA CADA UM.

4) COMO VOCÊ ACHA QUE  A MÃE DE CHAPEUZINHO FICOU SABENDO QUE A VOVÓ ESTAVA DOENTE?

5) QUAL FOI O PROBLEMA QUE ACONTECEU NESSE CONTO?

6) POR QUE ESSE CONTO RECEBEU O TÍTULO DE CHAPEUZINHO VERMELHO?

7) DESENHE O CAMINHO QUE CHAPEUZINHO VERMELHO PERCORREU ATÉ CHEGAR A CASA DA VOVÓ.

8) VAMOS AJUDAR CHAPEUZINHO CHEGAR MAIS DEPRESSA ATÉ A CASA DA VOVÓ COMPLETANDO AS SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS ABAIXO.

DE 2 EM 2






DE 3 EM 3
DE 5 EM 5
OBSERVE O NÚMERO DA CASA DA VOVÓ:

( FAZER DOBRADURA DA CASA E ESCREVER O NÚMERO QUE DESEJA TRABALHAR)


  • ESCREVA 2 INFORMAÇÕES QUE VOCÊ SABE SOBRE ESSE NÚMERO.

  • REPRESENTE ESSE NÚMERO DE 4 MANEIRAS DIFERENTES USANDO:
ADIÇÃO                                                                                            SUBTRAÇÃO

INDO ALÉM!

AJUDE CHAPEUZINHO VERMELHO CHEGAR ATÉ A CASA DA VOVÓ OU CASO CONTRÁRIO ELA VAI SE ENCONTRAR COM O LOBO.
DICA: SIGA O CAMINHO EM QUE TODAS AS PALAVRAS POSSUEM A MESMA LETRA(Ç) COM SOM DE S.


PESQUISANDO NO DICIONÁRIO

ESCOLHA TRÊS PALAVRAS QUE VOCÊ ENCONTROU PELO CAMINHO CERTO E ESCREVA SEU SIGNIFICADO.
VAMOS CANTAR!

NO CAMINHO PRA CASA DA VOVÓ CHAPEUZINHO ADORAVA CANTAR. ORGANIZE A LETRA DA MÚSICA E CANTE COM ELA.



PRODUZINDO

FELIZES POR TEREM SIDO SALVAS DO LOBO, CHAPEUZINHO E A VOVÓ ENVIARAM UM BILHETE PARA O CAÇADOR,CONVIDANDO-O PARA UM JANTAR.VEJA O BILHETE:

AGORA RESPONDA O BILHETE PARA DIZER SE O CAÇADOR ACEITARÁ O CONVITE E IRÁ AO JANTAR.
NÃO ESQUEÇA DE ESCREVER NO SEU BILHETE: DESTINATÁRIO( QUEM VAI RECEBER),
MENSAGEM ( ASSUNTO), DESPEDIDA E REMETENTE ( QUEM VAI ENVIAR).

LEIA O DIÁLOGO DE CHAPEUZINHO COM O LOBO.


 COM OS OLHOS AS PESSOAS PERCEBEM AS CORES, OS TAMANHOS E MUITAS COISAS QUE EXISTEM NO AMBIENTE.

OLHO VIVO!

COM MEUS OLHOS POSSO VER:

COISAS BOAS                                                                          COISAS RUINS

NÓS OUVIMOS OS SONS DO AMBIENTE ATRAVÉS DO OUVIDO.

SONS AGRADÁVEIS                                                 SONS DESAGRADÁVEIS



ATRAVÉS DA PELE PERCEBEMOS O QUE É ÁSPERO, FINO,A FORMA DOS OBJETOS, A SENSAÇÃO DO FRIO OU QUENTE.

ESCREVA 5 COISAS QUE VOCÊ PODE SENTIR COM SUAS MÃOS.
( DESENHAR O CONTORNO DA MÃO E ESCREVER NOS DEDOS)

NÓS PERCEBEMOS OS CHEIROS ATRAVÉS DO NARIZ.

PRATICANDO

ESCREVA NAS PÉTALAS DAS FLORES 4 CHEIROS:
( recortar molde de flores e colar para que os alunos escrevam)

AGRADÁVEIS                                                                                            DESAGRADÁVEL



NÓS SENTIMOS O GOSTO DOS ALIMENTOS ATRAVÉS DA LÍNGUA

ESCREVA MEIA DEZENA DE ALIMENTOS:

DOCE                                                                                                  SALGADO

BRINCANDO E APRENDENDO



1) CHAPEUZINHO VERMELHO PEDIU SUA MÃE PARA FAZER UMA RECEITA DE PÃO DE LÓ DE CHOCOLATE.VEJA:



QUANTO DE CADA INGREDIENTE ELA GASTARIA SE VOCÊ O DOBRO?

Sequência Didática - Chapeuzinho Vermelho

Chapeuzinho Vermelho - Uma Proposta Interdisciplinar



Algumas Atividades para envolver os alunos
Objetivo Geral:
Proporcionar aos alunos atividades diferenciadas a partir de gênero textual que promovam o interesse pela leitura e escrita e trabalhe com os eixos de ensino da Língua Portuguesa de forma interdisciplinar.
Objetivos Específicos:
Desenvolver atividades de caráter interdisciplinar partindo do Conto Popular Infantil Chapeuzinho Vermelho;
Envolver os alunos, em seus vários níveis de aprendizagem, com a leitura, oralidade, produção textual e análise linguística;
Levar as crianças ao reconhecimento de valores e ensinamentos implícitos e explícitos presentes no conto Chapeuzinho Vermelho, também vivenciando experiências de grupo/socialização com seus colegas.

Sequência Didática:
Atividades Permanentes:
Oração
Leitura de Oração/ Salmo do dia com conversação
Cantos com gestos e para interação social (Boa tarde coleguinha como vai?)
Contagem de meninos e meninas presentes e professoras (Professora Regente e Professora de Acompanhamento Específico)
Rotina do Dia (atividades a serem desenvolvidas)
Estudo de sílabas com canto de ficha de famílias silábicas e dificuldades ortográficas individuais

Leitura Deleite (após recreio e lanche) com preparação de ambiente e música que antecede a contação de história:
“Era uma vez, uma história assim vai começar... e todos vocês neste mundo encantado vão sonhar... é só escutar com atenção e viajar nas asas da imaginação... e a alegria vai tomar o seu coração.”
Contos diferentes durante a semana (Cinderela, João e Maria, A Galinha Ruiva, etc.)

Atividades a partir do conto Chapeuzinho Vermelho – Interdisciplinar:
Disciplinas/ Áreas do Conhecimento
Atividades
Língua Portuguesa
O que é conto? Autores
Leitura, interpretação (Texto poético do conto)
Ordenação de fatos
Produção de texto coletivo e individual (paragrafação, adjetivos)
Confecção de livro
Gincana do dicionário
Listagem de contos / personagens
Ordem alfabética
Formação de Palavras
Texto Informativo: Lobo
Matemática
Tabuada com cestas da Chapeuzinho
Situações problemas
Medidas de Massa e capacidade (receita de doce/ bolo da vovó)
Conhecimentos Sociais
Zona Urbana e Zona Rural
Trajeto de ruas/ endereço
Planta Baixa
Conhecimentos Naturais
Os cinco sentidos
Ciclo da Vida;
Animais (domésticos, selvagens)
Artes
Desenhos, arte com digital dos personagens
Dedoches com personagens da história
Dramatização com fantoches; expressão facial
Música
Canto (música da Chapeuzinho e do Lobo Mau), observação de rimas, gesticulação.
Educação Física
Jogo da memória em grupo com palavras do conto
Informática
Jogo de direções (Chapeuzinho/ Lobo, site jogos para meninas)
Jogo de receita
Pesquisa Autores de Contos
Religiosidade
Valores: Obediência, diálogo, respeito, boa educação.
Temas Transversais
Trânsito (caminhos alternativos, perigos e segurança)
Respeito ao Idoso
Cuidado com meio ambiente, observação, preservação.

Conclusões:
  No conjunto das experiências com atividades diversificadas com os alunos foi possível perceber maior interesse e envolvimento com as mesmas.
  Alunos de diferentes níveis de aprendizagem interagiram e realizaram todas as propostas de atividade a partir do conto.
  No espaço escolar houve parceria e troca de sequências didáticas entre as professoras.
  É muito bom compartilhar:http://professoraangelapinheiro.blogspot.com.br/

Referência Bibliográfica:
Ápis 3º ano. Letramento e alfabetização. Editora Ática

Chapeuzinho Vermelho. Recontado por João de Barro (Braguinha) Ilustrado por Cláudia Scatamacchia. São Paulo, 2006. 14º impressão. Editora Moderna

Trabalhando com rimas presentes na música do Lobo Mau e Chapeuzinho Vermelho

Leitura e canto das músicas


Os alunos colaboraram com as ilustrações dos cartazes

Brincando com fantoches da história confeccionados com frascos de leite fermentado

Alunos contando história com os fantoches



Situações problemas, zona urbana e rural a partir do conto

"As cestas de Chapeuzinho" Vamos Multiplicar!

Recreação com Jogo da Memória com palavras da história (8 pares). Os alunos participaram da confecção das fichas. Variação do Jogo com pontuação diferenciada para as palavras e trabalho com socialização da turma.
Confecção de livro: Como é bom também levar a história para casa!

Produção de texto, com gravuras em sequência, o texto da foto é de um aluno com Implante Coclear, demonstrando compreensão do conto.

Confecção de dedoches.

Desenhando com impressões da digital e listagem dos personagens.


(Coletânea de imagens e atividades retiradas da internet e modelos de atividades desenvolvidas com os alunos em sala de aula)














Molde para confecção de livro

Molde para confecção de livro

Molde para confecção de livro
Modelo atividade multiplicação (mimeografada)

Modelo atividade zona urbana e rural com situações problemas envolvendo a história Chapeuzinho Vermelho (mimeografada)





Para descontrair acesse o link:
Abaixo clique no link e confira o Glog do aluno Fernando sobre a História da Chapeuzinho Vermelho.


CHAPEUZINHO VERMELHO - ATIVIDADES PARA TODAS AS DISCIPLINAS

Veja abaixo o conto Chapeuzinho Vermelho e atividades para todas as disciplinas. Uma boa forma de trabalhar de maneira multidisciplinar o conto em sala de aula.

**As atividades estão prontas para serem salvas em seu computador ou para serem impressas.

conto-chapeuzinho-vermelho-1conto-chapeuzinho-vermelho-2conto-chapeuzinho-vermelho-atividadesconto-chapeuzinho-vermelho-atividades-colorirconto-chapeuzinho-vermelho-atividades-disciplinasconto-chapeuzinho-vermelho-ciênciasconto-chapeuzinho-vermelho-ciências-naturais
conto-chapeuzinho-vermelho-matemáticaCréditos: Professora Sheila Mendes

Os três porquinhos