"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

domingo, 16 de março de 2014

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO SOBRE A PÁSCOA - 4 e 5 ANOS

ORIGEM E SIGNIFICADO DA PÁSCOA
A origem da celebração da Páscoa está na história judaica relatada na Bí­blia, no livro chamado “Êxodo” Êxodo significa saí­da, e é exatamente a saí­da dos judeus do Egito que esse livro relata.
Quando Ramsés II, rei do Egito, subiu ao trono, apavorou-se com o crescimento do povo de Israel, achando que esse crescimento colocava em risco o seu poder. Essa preocupação, deu iní­cio a uma série de ordens e obras levaram os judeus a um perí­odo de grande sofrimento.
Conta a Bí­blia que Deus, vendo o que se passava com seu povo, escolheu Moisés para tirá-los dessa situação, dando a ele os poderes necessários para o cumprimento da missão. Na semana em que o povo de Israel iniciou sua jornada para sair do Egito, Deus ordenou que comessem só pão sem fermento e no último dia, quando finalmente estariam fora do Egito seria comemorada a primeira Páscoa, sendo esse procedimento celebrado de geração em geração.
Essa celebração recebeu o nome de Pessach, que em hebraico significa passagem, nesse caso da escravidão à liberdade. Daí­ surgiu a palavra Páscoa.
Jesus Cristo deu novo significado à Páscoa. Ele trouxe a “boa-nova”, esperança de uma vida melhor, trouxe a receita para que o povo se libertasse dos sofrimentos e das maldades praticadas naquela época.
A morte de Jesus Cristo representa o fim dos tormentos. A sua ressurreição simboliza o iní­cio de uma vida nova, iluminada e regrada pelos preceitos de Deus.
O domingo de Páscoa marca a passagem da morte para a vida, das trevas para a luz.
Hoje, o domingo de Páscoa representa uma oportunidade de fazermos uma retrospectiva em nossas vidas, e estabelecermos um ponto de recomeço, de sermos melhores, de sairmos do “Egito”.

Interpretando o  texto

1 Onde podemos encontrar a história da origem da Páscoa?

2 Porque o rei Ramnés II, ao  assumir o reinado, determinou diversas ordens e obras que provocaram o sofrimento dos judeus?

3 Quem foi escolhido por Deus para retirar os judeus da situação  em que se encontravam?

4 O que significa Êxodo?

a) CONTINUAÇÃO
b) SAÍDA
c) ENTRDA
d) NDA

5 Que celebração recebe o nome de PESSACH? Justifique.

6 Qual o novo significado dado por Jesus a Páscoa?

7 Em sua opinião as pessoas de hoje comemoram verdadeiramente a Páscoa? Por que?

LINGUAGEM CORPORAL


Nosso cérebro manda informações às partes de nosso corpo, e a capacidade que o corpo tem de desenvolver aquele movimento nós chamamos de coordenação motora. Pular, correr, andar, saltar ou realizar tarefas que exijam maior habilidade, como pegar em um lápis, bordar, desenhar, recortar, tudo isso exige de nós coordenação motora. A coordenação motora nos permite realizar os mais diversos movimentos coordenados.
É possível observar a coordenação motora de um indivíduo desde pequeno. A criança responde aos estímulos de várias formas e cabe ao professor, nas primeiras séries, trabalhar a motricidade da criança. Ao aprender a pintar dentro de espaços delimitados a criança já começa a desenvolver sua coordenação, à medida que ela for sendo alfabetizada, aumentará a sua capacidade motora.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

Atividades com bolas de meias

Com bolas de meias cheias de jornal, papel higiênico ou estopa, fazer os seguintes exercícios:

  • andar equilibrando a bola na cabeça
  • atirar a bola a distância pra ver quem joga mais longe;
  • saltitar mantendo a bola entre os tornozelos;
  • atirar para o ar e apanhar;
  • correr mantendo a bola no dorso da mão;
  • jogar para o companheiro.
Utilizando bolas de borracha

  • rolar a bola e correr, a fim de deixar a bola para trás;
  • rolar a bola entre as pernas,descrevendo um oito;
  • sentado, rolar a bola em volta do corpo;
  • picar livremente;
  • lançar a bola e recebê-la em cima da cabeça com as duas mãos;
Exercícios com bastões


  • correr saltitando sobre os bastões;
  • andar equilibrando o bastão na cabeça;
  • correr com os bastões no dorso da mão;
  • prender os bastões sob os joelhos, segurando nas extremidades, e fazer o balanço;
  • de joelhos, segurando o bastão horizontalmente ao solo,levantá-lo, estendendo os braços e levantando o tronco;
  • colocar o bastão verticalmente no solo, segurá-lo com uma das mãos. Passar sob o braço sem tirar o bastão do lugar.
Exercício com corda


  • corda no chão, pular de um lado a outro: com os pés juntos, com um pé só, ora o direito, ora o esquerdo;
  • cavalinho - um aluno amarra a corda na cintura do outro e segura a extremidade. Ambos correm;
  • dois alunos giram a corda. Os demais passam correndo sob ela, pulando corda;
  • quatro alunos seguram duas cordas paralelas. Os alunos, em coluna, saltam a primeira e passam por baixo da segunda.

SUBSTANTIVO - ATIVIDADE 4º E 5º ANOS

 ESPERO QUE GOSTEM DAS ATIVIDADES SOBRE SUBSTANTIVO! BEIJOS!


















ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTO 4 E 5 ANOS - HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Antes das atividades vamos conhecer um pouco desse gênero textual.

As histórias em quadrinhos podem ou não ter humor como efeito de sentido, e podem ser definidas como arte sequencial, pois são desenhos em sequência que narram uma história.
            Na arte sequencial, a comunicação se faz por intermédio de imagens que o emissor e o receptor identificam. Para “ler” uma HQ, é preciso interpretar imagens, relacionar estas com as palavras e perceber relações de causa e efeito.
            Os quadrinhos estão por toda a parte. Servem para entreter, mas podem veicular uma mensagem instrucional – podem ser usados para uma campanha de economia de água, para alertar sobre riscos de doenças ou para transmitir informativos de trânsito, por exemplo.
            A HQ em geral envolve várias técnicas narrativas através dos dois canais: imagem e texto escrito. Para compreender a mensagem, o leitor precisa relacionar os elementos de imagem (icônicos) com os de texto (linguísticos).
            O diálogo na HQ é apresentado na forma direta; no entanto, não é transcrito do mesmo modo que, por exemplo, o diálogo em contos ou peças teatrais. As falas são indicadas, em geral, por meio de balões, estabelecendo-se uma comunicação mais imediata entre os personagens e o leitor, já que o texto é incorporado à imagem.

            Conheçamos alguns elementos das histórias em quadrinhos:

·        Localização dos balões: indica a ordem em que se sucedem as falas (de cima para baixo, da esquerda para a direita).
·        Contorno dos balões: varia conforme o desenhista; no entanto, alguns são comuns, como os que apresentam linha contínua (fala pronunciada em tom normal); linhas interrompidas (fala sussurrada); ziguezague (um grito, uma fala de personagem falando alto, ou som de rádio ou televisão); em forma de nuvem (pensamento). Há ainda casos em que a fala de uma determinada personagem pode aparecer sem contorno de balão, cuja fala ocupando uma boa parte do quadrinho, o que reforça que esta personagem está irritada e gritando.
·        Sinais de pontuação: reforçam sentimentos e dão maior expressividade à voz do personagem.
·        Onomatopeias: conferem movimento à história, imitando sons do ambiente (crash para uma batida, ou buuuum para uma explosão, por exemplo) ou produzidos por pessoas e animais (zzzz, para sono, rrrrrr, para o rosnado de um cão, etc).

     Para se produzir histórias em quadrinhos, o quadrinista (que pode ser você) precisa, além de realizá-la dentro de um determinado contexto em que a história acontece e de ter habilidade para produzir desenhos, conhecer também os recursos gráficos que indicam em que circunstâncias as personagens efetuam suas falas (num diálogo, com raiva, à distância, com agressividade, com paixão, etc).

ESPERO QUE GOSTEM DAS ATIVIDADES! BEIJOS, CRIS! AH! NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO!










1º ANO - ATIVIDADE DIAGNÓSTICA


Este é um momento importante para a escola, a turma e, principalmente, para você. Trata-se de um momento privilegiado, cujos objetivos são a avaliação diagnóstica do processo de alfabetização e o planejamento do trabalho pedagógico, visando à aprendizagem de todos os alunos no tempo esperado.

OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA:

  • Identificar as habilidades relacionadas à leitura e à escrita, desenvolvidas pelos alunos que ingressam no Ensino Fundamental.
  • Identificar as necessidades de aprendizagem específicas de cada aluno.
  • Estabelecer relações entre a proposta de ensino e as possibilidades e necessidades da turma.
  • Caracterizar o perfil pedagógico da turma, visando nortear o trabalho a ser realizado pelo professor durante o ano, permitindo uma ação educativa em consonância com as demandas e possibilidades de cada aluno/turma.


    Segue algumas atividades diagnósticas. Em breve estarei postando outras para vocês! Beijos! Fiquem com Deus.




    PARADIDÁTICOS EM SALA DE AULA

    A leitura é algo crucial para aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação.
    Ler para os nossos alunos é prática fundamental para despertar o gosto e o desejo pela leitura

    Trago para vocês um livro encantador! Estou trabalhando em sala de aula com meus alunos do 1º ano. É de autoria de Ruth Rocha e ilustração de Claudio Martins. O livro conta a história de um mundo encantado dos gnomos que amam a natureza e seus bichinhos. São criaturinhas da floresta, bem-humorados, ativos e louquinhos por festa!




    Algumas dicas de atividades:
    • Realização da leitura do livro para deleite;
    • Na rodinha ou roda de conversa fazer a leitura do livro observando os momento ímpares para fazer as paradas necessárias;
    • O professor deve contar expressivamente a história, utilizando apoio visual diversos;
    • Em seguida, o professor e alunos conversam sobre fatos, personagens, situações mais significativas da historia;
    • O professor vai explorando melhor a narrativa, por meio de perguntas sobre tópicos que ficaram esquecidos. As crianças conversam entre si, antes de responder, justificando suas opiniões;
    • O professor divide a classe em grupos para que, em conjunto, as crianças reescrevam o final da história. Enquanto escrevem, o professor deve circular entre os grupos, atendendo às dúvidas e mediando as dificuldades dos alunos;
    • Elegem-se dois textos para serem lidos à classe em voz alta;
    • Sendo possíveis, crianças comentam os textos dos colegas;
    • Fazer uma roda de leitura onde cada criança levará um livro para casa e recontará a história na roda de conversa;
    • Os alunos ficarão à vontade para levar emprestado o livro de sua preferência mesmo que seja repetido;

    Trouxe essa atividade interpretativa da capa do livro O bichinho do Pimpão.




    Este paradidático de Pedro Bandeira, Cidinha e a pulga da Cidinha, Outro livro que trabalhei em sala de aula, vem trazer a questão dos bichos de estimação de forma bem humorada! Cidinha adorava animais, só que ninguém  deixava ela ter um bicho de estimação. Mas a menina não desistiu resolveu arranjar um bichinho tão pequeno, que ninguém notasse. Daí ela acabou encontrando o menor de todos:  uma pulguinha chamada Risoleta. Imagine agora toda a confusão!


    SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO:

    1º momento:
    • iniciar a discussão sobre ter um animal de estimação; perguntas:Alguém possui algum animal de estimação? Se a resposta for sim continuar perguntando qual, que cuidados deve-se ter, que alimento o animal come. Se a resposta for não pedir que  a criança  imagine como seria se ela tivesse um.
    • pedir que as crianças escrevam na lousa uma lista de animais de estimação, caso ainda não estejam escrevendo a professora será a escriba. Essa lista será a base para uma atividade posterior. (Veja anexo 1)

     2º momento: 

    • apresentar o livro Cidinha e a pulga da Cidinha. Chamar a atenção para as ilustrações, sobre o que provavelmente se tratava o livro. Deixar as crianças falarem livremente;
    • realizar a leitura do livro fazendo as intervenções necessárias;
    • conversar sobre fatos, personagens, situações mais significativas da historia;
    • fazer a comparação do animal de estimação de Cidinha e a lista exposta na lousa.
    3º momento: 

    • realizar atividade(Veja anexo 2);
    • brincar com o bingo Animais de Estimação.
    ANEXOS

    Anexo 1

    BINGO ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

    As palavras do bingo será as palavras que foram escritas na lousa.



    Anexo 2