"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

ERA UMA VEZ UMA BRUXA - Atividades de interpretação textual, substantivos e adjetivos


ERA UMA VEZ UMA BRUXA
   Era uma vez uma bruxa chamada Hildegarda Espinhenta da Cruzes Tortas Chulezenta da Silva. Seu nome era do tamanho de um ônibus, mas seu apelido era pequenininho: Meleca.
   A bruxa morava numa cabana no meio da floresta.
   A cabana era linda, cheia de morcegos, teias de aranha, aranhas e ratos.
   Mas a bruxa não agüentava mais viver no meio de tanto verde, com passarinhos cantando e cascatas de água limpa e cristalina.
   Também não via mais graça nenhuma em ficar transformando os príncipes que passavam por ali em gordos e velhos sapos.
   Ela queria viver novas e horrendas aventuras.
   Um dia, pegou seu caldeirão, sua vassoura, seu chapéu, seus animais de estimação: a coruja Filomena, o morcego Veludinho, a barata Cascuda e saiu voando.
   Depois de muitas horas de vôo, avistou uma enorme e encantadora nuvem escura. Mergulhou de cabeça e ao sair da nuvem escura, ficou maravilhada.
   Que paisagem linda, cheia de prédios e carros e fumaça e lixo!
   Mas assim que Meleca pôs os pés no chão... prunct ploft!
   Passou um caminhão e atropelou sua vassoura.
   A bruxa ficou furiosa! Pegou sua varinha mágica para enfeitiçar o motorista do caminhão.
   Aí passaram uns meninos correndo, arrancaram seu chapéu e fugiram dando risadas.
   A bruxa correu atrás deles, mas tinha tanta gente que ficou perdida.
   Estava tirando outro chapéu de sua bolsa quando foi cercada  por um bando de crianças que estavam passeando pela rua.
   Uma menina de vestido amarelo com bolinhas vermelhas e sapato vermelho com laço no cabelo gritou:
   - Olha, uma bruxa de verdade! Conta uma história pra gente, dona Bruxa?
   A Bruxa adorou a idéia de aterrorizar aquelas crianças e começou a contar:
   - Era uma vez um castelo onde viviam dois vampiros e dois lobos.
   Eles passavam o dia inteiro dormindo em seus caixões...
   Um menino de cabelo cor de fogo interrompeu a história e falou:
   - Ah, essa já passou na tv! É chata e sem graça.
   Queremos uma que dê bastante medo!
   Meleca fez uma cara e começou outra história:
   - Era uma vez um esqueleto que roubava criancinhas, que ele comia assadas no forno.
   Quando ele vinha chegando, seus ossos faziam tanto barulho que pareciam chocalhos...
   As crianças começaram a imaginar os crick, plunct, clanc, trec que o esqueleto fazia.
   E riram tanto que algumas até fizeram xixi nas calças.
   A bruxa se sentiu uma palhaça e gritou:
   _ Vou fazer uma grande feitiçaria!!!
   E as crianças aprovaram:
   - Oba!
   Ela começou a jogar um monte de coisas dentro do caldeirão.
   Jogou  rabo de lagartixa, olho de jacaré, asa de urubu...
   E, quando mexia seu preparado, ia falando as palavras mágicas: Abracadabra, mistura macabra! Transforme essas crianças em cocô de  cabra!
   Mas as crianças também queriam participar da mágica e foram jogando no caldeirão suas pequenas contribuições: um cocô de cachorro, de plástico, uma peruca de náilon e uma dentadura de vampiro de borracha.
   E iam também recitando suas abracadices:
   - Abracadua no meio da lua, transforme a bruxa numa perua!
   A bruxa estava mesmo se transformando. Começou a gritar e montou em sua vassoura quebrada e voou!
   E foi ficando cada vez menor até que sumiu no meio da fumaça.
   Ouvi dizer que ela passou alguns meses internada num hospital para bruxas.
   Quando ela se recuperou dos sustos que levou na cidade, a bruxa voltou para sua cabana na floresta e abriu uma escola para bruxas, fantasmas, vampiros, diabinhos e outros colegas parecidos.
   O sucesso é enorme, pois estão todos muito interessados em aprender as novas técnicas de feitiçarias, atropelamentos e assombramentos em plena moda na cidade.
                                                  Lia Zatz
INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
1)      Por que a bruxa queria ir embora de sua casa na floresta?

2)      O que a bruxa achou lindo na cidade? 

3)    Qual foi a primeira coisa que aconteceu com a bruxa quando ela chegou na cidade?  

4)      Sobre o que era a história que a bruxa contou para as crianças?  

5)      A bruxa fez um feitiço para transformar as crianças em quê? O que ela usou no feitiço?

6)      As crianças também queriam fazer feitiçarias. O que aconteceu? 

7)      Teve alguma diferença nas palavras mágicas usadas pela bruxa e pelas crianças? Qual é a diferença?

8) Se você pudesse fazer um feitiço, o que faria?

ATIVIDADES GRAMATICAIS
1) No nome da bruxa, existem três adjetivos. Cite-os:______________________________________________________________________________

2) Marque (E) para substantivo epiceno, (C) para substantivo comum-de-dois-gêneros e (S) para sobrecomum.
a) morcego  (     )                       d) crianças (     )                    g) coruja (    )
b) motorista (     )                       e) aranha    (     )                    h) gente  (    )
c) pessoas  (     )                        f) esqueleto  (      )                 i) barata  (    )

3)  Dê o grau dos adjetivos abaixo:
a) pequenininha: _______      c) passarinhos: __________     e) malvadão: ____________
b) caldeirão: _________         d) importantíssimo: _________ f) medrosíssimo: ___________

4) Sublinhe os substantivos e circule os adjetivos das frases abaixo:
a) A cabana era linda, cheia de morcegos, teias de aranha, aranhas e ratos.

b) A bruxa vivia na floresta onde tinha água limpa e cristalina.

c) A bruxa furiosa contou uma história aterrorizante para as crianças.

d) Uma menina de vestido amarelo com bolinhas vermelhas e sapato vermelho.

e) Transforma príncipes em sapos gordos e feios.

5) Classifique os substantivos abaixo, conforme o exemplo:
SUBSTANTIVOS
PRIMITIVO
DERIVADO
SIMPLES
COMPOSTOS
COMUNS
PRÓPRIOS
CONCRETOS
ABSTRATOS
Hildegarda
X

X


X
X

Fúria








Bruxa








Floresta








Bando








Feitiço









6)      Dê o adjetivo corresponde às locuções adjetivas abaixo:
a)      Dia de chuva: _______________       e) Reunião de alunos: _________________________
b)      Fio de cabelo: _______________       f) Chuva de estrelas: _________________________
c)      Rabo de boi: ________________       g) Instrumento de voz: ________________________
d)  Impressão de dedo: ____________      h) Boletim do ano: ____________________________
                                                                                                                     

A BRUXA E O LOBO FUJÃO


Esta história, A Bruxa apaixonada e o Lobo Fujão de Lilian Zieger, foi contada pelas educadoras Silvane Simmi e Odete Ritter.




















SEQUÊNCIA  DIDÁTICA - PARLENDA "A BRUXA"

Professor converse com os alunos sobre parlendas que é um gênero do folclore brasileiro, usado nas brincadeiras infantis.
Explicar que as Parlendas são textos cujo uso tem a função de brincar com as palavras, explorando-as quanto ao ritmo e a rima.
Função Social
Para que reconheçam a função social questionar:
>Para que serve esse gênero?
>Como geralmente tomamos conhecimento desse gênero?
>Onde encontramos escritos?
>Quem costuma ler textos desse gênero?
>São textos que divertem ou ensinam? Como percebemos isso?
Para iniciar um trabalho com a parlenda, você deverá seguir alguns passos importantes:
- Confecção de Cartazes:
•    Confeccionar cartazes com a parlenda escrita em letra de imprensa maiúscula;
•    Cartazes com a parlenda escrita em letra de imprensa minúscula;
•    Cartazes com a parlenda escrita em letra cursiva;
•    Fazer um cartaz onde algumas palavras da parlenda possam ser substituídas por desenhos.
•    Criar fichas com as palavras da parlenda (em letra imprensa maiúscula, minúscula e letra cursiva);
·         Fichas com  as frases da parlenda(1 ficha para cada frase);
•    Fichas com as frases da parlenda escritas sem espaçamento, ou seja, emendadas;
•    Fichas com os desenhos que representam as palavras da parlenda ;
•    Fichas com palavras divididas em sílabas.

ATIVIDADE -  1

EIXO :LEITURA
Trabalhando com a capacidade:Localizar informações explícitas no texto; identificação 
do gênero e do suporte na compreensão de textos.
    
Organize a sala para a leitura do texto (pode ser em círculo, em U ou como preferir, deixando os alunos à vontade). Utilizar também o cartaz ou o quadro mesmo.
     •    Informar o gênero, explicando o conceito de parlenda e que está escrita em um cartaz (suporte).
     •    Mostre o 1º cartaz da parlenda escrita com letra de imprensa maiúscula.
     •    Leia a parlenda pausadamente, passando o dedo sobre as palavras.
     •    Repita a leitura até que os alunos se familiarizem com as palavras e consigam repeti-las sozinhos.
     •    Peça que os alunos leiam a quadrinha, vá passando o dedo em cima das palavras e mostrando que a leitura se faz da esquerda para a direita e de cima para baixo.
     •    Peça que cada aluno também leia a parlenda individualmente com suas orientações como na leitura coletiva (do cartaz ou do quadro ou entregar o texto).
        Faça a exploração oral da parlenda com questões de compreensão:
A)    Que horas são na parlenda?
B)    Onde a bruxa está?
C)    O que ela tem na mão?
D)    O que ela está fazendo?
Estas sugestões podem ser alteradas de acordo com o nível de desenvolvimento da turma desde que seja mantida a proposta da capacidade sugerida.

ATIVIDADE -  2

EIXO: Apropriação do sistema de escrita
Trabalhando com as capacidades:
Compreender a orientação e o alinhamento da escrita;
Compreender a função de segmentação de espaços em brancos na delimitação de palavras
 em textos escritos.
Identificar o conceito de palavra (consciência de palavra)






Mostre o cartaz com a parlenda escrita em letra de imprensa maiúscula.
Leia a parlenda  pausadamente,passando  a régua  embaixo de cada palavra;
Repita a leitura até que os alunos estejam familiarizados com as palavras da parlenda a ponto de saber repeti-la sozinhos;
Peça então para que os alunos leiam a parlenda(enquanto  eles leem, vá passando a régua embaixo de cada palavra lida,mostrando que a leitura é feita da esquerda para direita e de cima para baixo);
Leve o aluno a perceber que após cada espaço temos uma nova palavra;
Distribua a parlenda(texto) para cada aluno e peça para que eles coloram os espaços em branco;
Peça para que cada aluno conte o número de palavras encontradas;
Verifique o número encontrado por cada aluno. Caso haja divergência(erros), discuta sobre palavra x espaçamento.
Proponha a contagem do número de letras que compõe cada palavra. Se for o caso, mostre que existem palavras que são representadas por poucas letras (“e, a, de, do,etc.”)
 Peça que os alunos identifiquem a primeira e última palavra da parlenda, colorindo-as de vermelho e azul, levando-os a perceber que em cada espaço temos uma nova palavra.
Em seguida, peça pra que os alunos copiem a parlenda.
Circule na parlenda a palavra BRUXA, e que contem o número de letras dessa palavra.
A) Quantas letras têm?
B) Qual é a letra inicial?
C) Qual é a letra final?
Em seguida, peça que eles circulem de azul as palavras com 2 letras, de verde as palavras com 3 letras e de amarelo as palavras com 4 letras e de rosa as palavras com 7 ou mais letras.
Pergunte aos alunos se nessa parlenda aparece alguma palavra repetida, se aparecer, peça que eles sublinhem elas.
Desenhe a BRUXINHA.
Agora organize os alunos em grupos e disponha fichas com as frases emendadas da parlenda e fichas com as palavras da parlenda e peça que os alunos as organizem de maneira correta. Ex.: (ERAUMABRUXA/ EMUMCASTELO). Não se esqueça de pedir que os alunos registrem no caderno.
OBS: Para a atividade anterior utilize as fichas com letras de imprensa maiúscula, como no 1º cartaz.
Peça para que os alunos completem o quadro a seguir:
PALAVRA
No DE LETRAS
A
ERA
UMA
BRUXA
MEIA
NOITE
EM
UM
CASTELO
MAL
ASSOMBRADO
FACA
MÃO
MANTEIGA
PÃO




















ATIVIDADE -  3
Trabalhando a capacidade :
Conhecer o alfabeto e diferenciar letras de outros sinais gráficos;
Direcionamento e alinhamento da escrita.


Apresente o 2º cartaz (com desenhos no lugar de palavras).
Peça que os alunos comparem o 1º cartaz (letra de imprensa maiúscula) com o 2º (desenhos).
Peça que os alunos observem os dois cartazes e expliquem as diferenças do 1º com o 2º cartaz.
Faça perguntas que induzam a pensar na diferença do 1º para o 2º cartaz;
Mostre que desenhos são representados também por um conjunto de letras (palavra) ou vice-versa;
Aponte cada desenho e peça que os alunos digam seu nome do desenho.
Distribua fichinhas sobre a mesa com os desenhos .Distribua também fichinhas com a representação (escrita) desses desenhos.
Proponha que os alunos unam os desenhos  ás suas respectivas palavras.

ATIVIDADE -  4
         Trabalhando a capacidade:
         Conhecer o alfabeto



Disponibilize o alfabeto disposto em um cartaz e em ordem (de preferência que seja na altura dos olhos dos alunos, escrito em cor vermelho, letra de imprensa maiúscula e não coloque desenhos para representar letras, pois não é recomendável).
Ofereça o alfabeto impresso em folha pra cada aluno e um alfabeto móvel.
Apresente letra por letra (não precisa ser em ordem alfabética) e teste os conhecimentos prévios de seus alunos.
Aponte no cartaz a letra e diga seu nome, depois peça que os alunos identifique-a em seu alfabeto móvel e repita seu nome.
Diga uma letra, sem utilizar o cartaz e peça que os alunos identifique-a no alfabeto móvel, depois repita a atividade com cada aluno.
Apontar as letras: C B D R L U M E X P T A.
Em seguida,ditar novamente cada letra até formar a palavra e perguntar:
BRUXA
 “Qual palavra da parlenda formamos?”.

Peça para que os alunos identifiquem na parlenda  palavras que iniciam com as letras “C”,”F”,”M”,”B”,”P” colorindo-as de cores diferentes.
Pedir que recortem palavras com as letras estudadas.
 Utilize o 2º cartaz e peça para que os alunos escrevam as palavras referentes aos desenhos da parlenda, utilizando o alfabeto móvel.
Disponibilize jornais e revistas para que eles encontrem, recortem e colem palavras com as letras trabalhadas.

ATIVIDADE -  5

Trabalhando a capacidade:
Conhecer e utilizar diferentes tipos de letras;



Apresente aos alunos o 3º cartaz (letra de imprensa minúscula) e compare-o com o 1º cartaz, fazendo perguntas aos alunos, identificando as diferenças entre eles ( mostre que livros, jornais, revistas são escritos com este tipo de letra). 
Mostre que podemos representar palavras com diferentes tipos de letras;
Disponibilize o alfabeto disposto em um cartaz e em ordem (de preferência que seja na altura dos olhos dos alunos, escrito em cor vermelho, letra de imprensa minúscula e não coloque desenhos para representar letras, pois não é recomendável)
Ofereça o alfabeto impresso em folha pra cada aluno e um alfabeto móvel. 
Apresente letra por letra e teste os conhecimentos prévios de seus alunos.
Aponte no cartaz uma  letra e diga seu nome, depois peça que os alunos identifique-a em seu alfabeto móvel e repita seu nome. 

•    Diga uma letra, sem utilizar o cartaz e peça que os alunos identifiquem no alfabeto móvel, depois repita a atividade com cada aluno.
•    Distribua fichinhas com as palavras da parlenda escritas de letras diferentes (imprensa maiúscula e imprensa minúscula), em seguida peça que eles formem os pares (tipo Jogo da Memória) e peça que copiem no caderno.

ATIVIDADE -  6

Trabalhando a capacidade
Conhecer a ordem alfabética;



Disponibilize um alfabeto disposto em ordem para visualização dos alunos;
Distribua fichinhas sobre a mesa com palavras escritas e peça que os alunos as coloquem em ordem alfabética.
OBS: Professora trabalhe o nome dos alunos na ordem alfabética.

ATIVIDADE -  7
Apresente o 4º cartaz (letra cursiva) e repita os procedimentos da atividade 5  acima.
•    Mostre que usamos letras cursivas maiúsculas para início de frases e as demais, minúsculas.
•    Sugestões de atividades: “Jogo da Memória”, “Bingo de Letras e Palavras”, “Dominó de Diferentes tipos de Letras”.

ATIVIDADE -  8

      Trabalhando a capacidade
      Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras; Aquisição de         consciência de palavras, consciência silábica e consciência fonológica: grafema-fonema.


Utilize novamente o cartaz da parlenda.
•    Escolher uma palavra da parlenda.
•    Fale-a pausadamente, silabando e pergunte aos alunos:
Quantos pedacinhos tem essa palavra?
Quantas vezes abrimos a boca pra falar?
Bata palmas para cada sílaba, explicando aos alunos que sílaba e pedaço são a mesma coisa.
•    Repita o mesmo procedimento com cada palavra da parlenda (utilize as fichas com as palavras).
•    Distribua a parlenda novamente e peça que cada aluno: colora de vermelho as palavras com 1 sílaba, de azul as palavras com 2 sílabas, de verde as palavras com 3 sílabas e de amarelo as palavras com 4 sílabas.
•    Aproveite os nomes dos alunos da sala (primeiro nome apenas) para trabalhar a consciência silábica, fazendo “Listas de Nomes”.
Distribua fichinhas com as palavras separadas em sílabas;
Proponha atividades de identificação do número de sílabas(pedacinhos) e também de identificação dos sons de sílabas(iniciais,medianas e finais).
Complete a tabela:
PALAVRAS
No DE LETRAS
No SÍLABAS

BRUXA

NOITE

CASTELO

MAL

FACA

MÃO

MANTEIGA

PÃO


Distribua fichinhas com os desenhos e/ou palavras que rimam na parlenda;
Trabalhe as rimas, levando os alunos a perceberem terminações de palavras;
Leia novamente o cartaz, mostrando as palavras que rimam;
Proponha a criação de novas rimas.

ATIVIDADE -  9


Trabalhando a capacidade
Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras;
Aquisição de consciência de palavras, consciência silábica e consciência fonológica: 
grafema-fonema.




SÍLABA INICIAL: Escolher uma palavra da parlenda.Ex:FACA
Pedir que os alunos identifiquem o 1º pedaço (sílaba) da palavra e sublinhar:FACA
Peça que os alunos ditem outras palavras com a mesma sílaba inicial “FA”:
FADA, FAMA, FAVO, FABIO, FAMÍLIA, FAROFA.
Pedir que os alunos ditem outras palavras que tenham o mesmo som e repetir com as outras palavras da quadrinha, sempre iniciando com o padrão silábico mais simples, sílabas canônicas (c+v).
Faça uma “Lista” no quadro com as palavras que eles ditaram e peça que copiem.

SÍLABA FINAL (RIMAS): Utilizando a parlenda escolha outra palavra e faça um traço nas palavras que rimam:
MÃO/PÃO.
Verifique o que os alunos sabem que essas palavras têm em comum, ou seja, terminam iguais, ou combinam. Explique a eles que essas combinações são as RIMAS.
Faça uma lista de palavras que rimam com MÃO, ditadas pelos alunos e peça que eles copiem.
PÃO – CHÃO – NÃO – CÃO - SÃO

SÍLABA MEDIAL: Escreva a palavra CASTELO, separada em sílabas.
Peça que  os alunos identifiquem o 2º pedacinho(TE), destacando-o.
Escreva outra palavra com a mesma sílaba mediana, MARTELO e peça que mos alunos comparem as 2 palavras.
Faça uma alteração da primeira e última sílaba e mude a palavra para: CARTELA. Pergunte se agora são iguais? Discuta as alterações para que eles entendam a Consciência Sonora.
Formamos a palavra: CASTELO
a) Quantas letras tem?
b) Quantas sílabas tem?
c) Qual é a sílaba inicial?
d) Qual é a sílaba final?
e) E qual é a sílaba mediana?

Formar novas palavras através das letras móveis, acrescentando ou retirando letras e sílabas. Variando a posição das letras que os alunos estabeleçam a relação entre FONEMA/GRAFEMA e identificando o valor sonoro.

ATIVIDADE -  10

Trabalhando a capacidade:
Ler palavras; Escrever palavras.


Selecione uma palavra da parlenda e escreva no quadro.
Separe-a em sílabas e depois as letras de cada sílaba para os alunos percebam que nem sempre as sílabas são formadas por C+V, podendo ocorrer sílabas com V+C ou C+V+C(C=consoante; V=vogal).
Ex:
MANTEIGA

 



MAN     TEI             GA


CASTELO
 



CAS        TE           LO

NOITE
 



NOI                        TE



Chame atenção dos alunos para os sons de cada sílaba das palavras.
Repita a atividade com as outras palavras da parlenda.

ATIVIDADE -  13 (AVALIAÇÃO):
Ditado das palavras da parlenda.
Professor retire os cartazes para que os alunos não tenham nenhum contato visual com a parlenda. Após o ditado, verifique as dificuldades ortográficas dos alunos, para ir trabalhando-as gradativamente.

Sugestões de atividades: “Bingo de Letras, Sílabas e/ou Palavras”, “Dominó de diferentes Letras, Sílabas e/ou Palavras”, “Cruzadinhas”, “Caça-palavras”, “Trilha”, “Forca”, “Texto Lacunado”, “Texto Fatiado”, Jogo da Memória (figuras e palavras)”, “Frases Emendadas”, “Baralho de Sílabas”, “Quantas Palavras (para formar a partir das sílabas em saquinhos)”, “Caixa de Palavras”, etc. 


 Mais  Algumas  Sugestões: