"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 24 de maio de 2017


PROJETO BRINCADEIRAS DE ANTIGAMENTE

JUSTIFICATIVA:
Hoje as crianças só pensam em brincar de videogames, jogos eletrônicos, computadores. As brincadeiras tempos atrás eram bem mais divertidas e além de tudo muito saudáveis e criativas. Brincar de Bolinhas de Gude, Carrinhos de rolimãs, pega-pega, passa- anel, roda pião, soltar pipa, pular corda eram brincadeiras de antigamente. Mas hoje não se vê mais as crianças fazendo essas brincadeiras. A tecnologia e também a violência restringiram as brincadeiras e fazendo que as crianças fiquem horas e horas na frente do computador ou mesmo da televisão.Jogos eletrônicos estão sendo o meio mais utilizado pelas crianças e jovens. Ficam ocupados em passar fases e vencer obstáculos, disputar corridas alucinantes.Tudo isto sem a criança sair do lugar, ficando assim a cada dia mais no sedentarismo. Pensando nisto, resolvi resgatar as brincadeiras e jogos da nossa cultura popular inserindo essas brincadeiras, que são de suma importância para o desenvolvimento físico da criança. Estes jogos e brincadeiras são atividades que poderão ser compartilhadas até com seus familiares, colegas e amigos de sua comunidade.
O brincar e o jogar são atos indispensáveis à saúde física, emocional e intelectual e sempre estiveram presentes em qualquer povo desde os mais remotos tempos. Através deles, a criança desenvolve a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e a auto-estima, preparando-se para ser um cidadão capaz de enfrentar desafios e participar na construção de um mundo melhor.
Este projeto envolverá um conjunto de fatores que devem existir para uma vida melhor e saudável. Isso é, que para se ter uma boa qualidade de vida, é necessário mudança de comportamento, vivência de novos valores, disciplina, respeito mútuo, atenção a saúde, solidariedade, entre muitos outros.

OBJETIVOS:
Resgatar valores, socializar brincadeiras que eram realizadas no passado, ampliar seu círculo de brincadeiras, tornar as crianças mais solidários e participativas, incentivar o trabalho de equipe.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


• Competições de brincadeiras ( Corrida do Saco, Corrida da batata na colher, Dança das cadeiras, Taco, Amarelinha, Batata Quente, Cabo de Guerra, Pé de Lata, Elástico, Peteca, Queimada, etc );
• Reconhecer semelhanças e diferenças da criança de hoje e de outros tempos; 
• Identificar o cotiadiano de uma criança nos tempos atuais; 
• Pesquisar com as crianças, quais brincadeiras que mais gostam; 
• Descobrir as principais manifestações folclóricas em nosso país; 
• Confeccionar de Pipas ( a mais engraçada, Original, Diferente ); 
• Identificar e reconhecer Músicas Folclóricas,cirandas; 
• Utilizar Trava-Línguas, parlendas; 
• Resgatar jogos, canções, danças de rodas e brincadeiras de antigamente. 


METODOLOGIA e ESTRATÉGIAS:

• Material didático 
• Livros de histórias 
• Gravuras e Cartazes 
• Textos e leituras variadas 
• Atividades xerocopiadas e dirigidas 
• Criações diversas 
• Vídeos 
• Pesquisa com pais, familiares, visinhanças sobre brincadeiras/jogos do tempo deles em criança; 
• Diálogos e relatos 
• Músicas 
• Recreações, jogos e brincadeiras 

CONTEÚDOS:
• Uso da linguagem oral para conversar e expressar idéias e opiniões; 
• Leitura de pequenos textos como: Trava-Línguas, Parlendas, Canções,etc; 
• Cantigas, danças de roda, brincadeiras antigas e brinquedos utilizados pelos nossos pais e avós; 
• Participação em jogos, brincadeiras de antigamente; 
• Participação nos jogos. 

AVALIAÇÃO: Acontecerá no decorrer do processo através da observação e execução das atividades aplicadas. O presente projeto será aplicado de Outubro à Novembro. 

É através das crianças que se perpetuam as brincadeiras tradicionais, sendo, estas, preservadas e recriadas a cada nova geração. Portanto, resgatar a tradição das brincadeiras é uma forma de ampliar o universo lúdico e cultural das crianças, além de promover uma interação com outras gerações. Assim como nossos pais e avós, com certeza temos uma história pra contar sobre nossos brinquedos prediletos e uma brincadeira a ensinar.  

RETIRADO: http://professoravivianferreira.blogspot.com.br/2009/04/projeto-brincadeiras-antigas.html

PROJETO BOAS MANEIRAS!


PROJETO BOAS MANEIRAS
Tema da aula:
Bondade:
Contar a história e ao final fazer a dobradura da joaninha e da sombrinha dela.
Dobradura da joaninha: dois círculos vermelhos dobrados ao meio serão as unhas. Desenhar os detalhes: anteninhas, perninhas e bolinhas das asas.
Dobradura da sombrinha fechada: dobrar um círculo 2 ou 3 vezes. Colar no papel com a ponta para baixo e desenhar o cabo da sombrinha e a ponteira com lápis de cor.
Dona Joaninha e as abelhas
Era uma vez um lindo jardim onde moravam muitos insetos: abelhas, mosquitos, besouros, joaninhas, borboletas, etc.
Todos viviam em suas casas muito felizes.
Havia nesse jardim a casa de uma família onde ninguém parava de trabalhar. Era a casa das abelhas.
Dona Joaninha, que morava numa linda folha de árvore, não se cansava de admirar o vai-e-vem constante de suas amigas.

Numa linda manhã, Dona Joaninha colocou sua roupa nova, abriu sua sombrinha para proteger-se do sol e saiu para seu passeio por entre as flores.
Encontrou uma abelha pousada em uma flor e começaram a conversar.
-Como você está apressada Dona Abelha! Vamos conversar um pouco?
-Não posso, disse a Abelha, tenho que levar o néctar dessa flor para fabricar o mel.
-Mel? Perguntou a Joaninha.
-É sim, disse a Abelha, nós recolhemos o néctar das flores, levamos para a nossa casa que é a colméia e lá fabricamos o mel.
-Muito interessante, disse a Joaninha, quanto mais você fala nesse mel, mais vai me dando uma vontade de experimentar!
-Bem, não seja por isso, Dona Joaninha!
Vamos até a colméia e lhe darei um pouquinho de mel.
Assim as duas amigas voaram até a colméia.
Lá chegando, logo perceberam que a Joaninha não tinha onde carregar o mel. Rapidamente a Abelha disse:
-Vire sua sombrinha e eu colocarei um pouco aí dentro.
Assim fazendo, Dona Joaninha recolheu o mel na sombrinha, sentou-se debaixo de uma árvore e começou a saborear o delicioso alimento produzido pelas abelhas.
E como ela não era gulosa, guardou um pouco para comer nos dias seguintes, como sobremesa.
Amizade
OBJETIVO GERAL: Nos não vivemos sozinhos. Além das pessoas da nossa família existem outras que merecem nosso carinho e amizade.
OBJETIVOS ESPECIFICOS: Dizer quem são nossos amigos e como devemos tratá-los.
INCENTIVO INICIAL: Levar umas pequenas cartas que contenha figuras de animais invertebrados, principalmente insetos como besouro, joaninha, gafanhoto, etc.; para que os alunos saibam diferencia-los e dizer que são quase todos da mesma família porque soam parecidos.


DESENVOLVIMENTO DA AULA: Dizer aos alunos que alem de nossa família existe crianças que brincam juntas na rua ou que freqüentam a mesma escola, que convivem conosco. Estes são nossos amigos e devemos sempre trata-los com boas maneiras, com carinho, fazer pequenos favores e não brigar.
Narrar a historia: O Besouro invejoso
SUGESTAO DE ATIVIDADES: Pintura e colagem.
O BESOURO INVEJOSO
Vocês já foram passear na roça? Vocês já viram que a noite, em alguns lugares escuros há um bichinho que tem luz muito bonita? Ah! E o vaga-lume.
Pois bem, da janela de sua toca, o besouro fungava aborrecido, olhando a lanterna verde que o vaga-lume acabara de acender. Quanto brilhava! Parecia uma pequenina estrela caída do céu. Tão linda!
O besouro era assim. Sempre queria ser igual aos amigos, aos vizinhos, aos parentes. Quando o gafanhoto comprou uma casaca verde e apareceu todo bonito na festa dos bichinhos, ele ficou de boca aberta – querendo ser como o gafanhoto.
Voltou para casa aborrecido e tristonho.
O que aconteceu – perguntou-lhe a mulher. Ele não respondeu e foi dormir todo zangado.
O mesmo aconteceu quando ele ouviu o canarinho cantando.
Que voz linda. – pensava ele. – E eu não sou capaz de fazer um assobio.
E assim, sempre querendo ser como os outros, era um besouro triste.
Mas, o que mais irritava mesmo era o vaga-lume, pois, pensava ele:
O vaga-lume não e um bichinho como eu? Por que tem ele aquela lanterna verde tão bonita e eu não tenho?
De tanto se aborrecer com isso, o besouro resolveu abandonar tudo e ir morar sozinho na floresta. Mas ele ia tão afobado, tão raivoso, que não vendo os galhos secos de uma árvore, estes lhe feriram os olhos.
Ah! Que dor nos lhos! Quase não vejo nada... Como poderei caminhar?
E ficou parado por instantes quando ouviu uma vozinha:
Que bichinho bonito, como ele tem as patas bem feitas. São tão bonitinhas as sua patas! Como e o seu nome?
Mas, o besouro com olhinhos machucados não viu a formiga e como a formiga havia falado em bichinho bonito, ele não pensou que fosse com ele.
Fale o seu nome, eu sou a formiguinha.
Esta falando comigo? Eu me chamo besouro. Machuquei os olhos nestes galhos.
Espere um pouco, vou buscar água fresquinha para banhá-lo e num instante ficara bom.
Enquanto ele esperava, ouviu outra voz:
Que bichinho interessante! Tão bonitinho! Eel tem o corps covert poor puma cape pretax!
Isso não e capa preta, são minhas asas...
Ah! Você tem asas! Pode voar. Oh! Como você e feliz!
Enquanto isso, a formiguinha já tinha chegado. Lavou os olhos do besouro, pôs uma pomadinha e ele passou a enxergar bem. Pode ver, então, que quem falava com ele era a minhoca. E olhando ao seu redor viu tantos bichinhos... uns pequenos, outros rastejando pelo chão, e, apesar de tudo viviam felizes.
Começou a pensar... olhou para as sua patinhas... tão bem feitas. Olhou para suas asas fortes... sem elas nunca poderia voar. E tão depressa...
E o besouro continuou pensando: - Estes bichinhos não têm nada disso e vivem contentes, nem ficam irritados por não serem como eu sou... Ah! Eu também vou procurar viver alegre com o que eu tenho e não ficarei mais triste com a beleza do vaga-lume, nem de bicho algum.
Gratidão (aceitar as coisas que nos apresentam):
Nina a tartaruguinha.
Nina estava triste. Por causa de sua casca não podia brincar com os coelhinhos.
Fez força e saiu da casca. Saiu pulando contente!
Mergulhou no lago, mas veio um peixe e mordeu seu rabinho. Ela deu um pulo para fora do lago e caiu bem em cima de um porco espinho...

Estava toda molhada! Sentiu frio e entrou em um sapato velho para se aquecer.

Veio a chuva e o sapato encharcou. Nina sentiu saudade de sua casca. saiu a procura mas... tinha um gato morando lá.

__ Ei essa é minha casca, disse a tartaruguinha.

O gato se assustou e caiu com as pernas para cima, não conseguindo desvirar, saiu correndo e abandonou a casca da tartaruguinha alí mesmo.
Nina entrou de novo na casca e falou que nunca mais queria sair dali.
Fraternidade (sei repartir o que me pertence).
OBJETIVO: A criança deverá se sensibilizar para adotar atitudes generosas, pois a fraternidade com lei universal, é virtude que devemos cultivar.
Incentivação Inicial
Apresentando a figura em forma de fantoche de vareta, conversar com as crianças:
- Vocês sabem quem é esta menininha? É a Joaninha. Ela tem 4 anos. Hoje ela está triste, triste. Quem quer perguntar por que ela está chorando? (Se nenhuma criança perguntar sozinha, pedir que todos perguntem juntos:
Por que você esta chorando Joaninha?) colocando o fantoche à frente do rosto responde: Porque a Maria Helena não gosta de mim.
Vamos ouvir a estória da Joaninha e da Maria Helena?
Joaninha era uma menina que morava numa casinha lá no alto do morro, e sua mamãe – D.Maria era lavadeira. Ela lavava roupas nas casas dos outros para ganhar dinheiro e comprar comida.
Um dia D. Maria saiu para trabalhar e levou Joaninha.
Ela ia lavar roupa na casa do Dr. Arnaldo, que morava numa casa muito bonita, lá no centro da cidade.
Quando D.Maria chegou, Maria Helena – filha do Dr. Arnaldo estava passeando com um carrinho de boneca no jardim.
- que linda a sua bonequinha, posso pegar? Perguntou Joaninha.
- Ah, não! Está é a minha boneca nova, só eu posso brincar com ela.
- Vem cá Joaninha – falou D. Teresa, a mãe de Maria Helena.
– eu tenho umas balas muito gostosas que guardei para você. Sabia que eu gosto muito de você.
O dia passou. À tardinha D.Maria e Joaninha foram embora.
Na hora de sair, Joaninha deu adeus para a Maria Helena, sorrindo.
Mas a menina que estava na janela com a mãe, virou o rosto e não respondeu.
Só D.Teresa, acenou com a mão, falando bem alto:
- Até amanhã, Joaninha! Até manha D.Maria:
D.Teresa olhando triste para a filha, falou:
- Você foi indelicada com aquela menininha, Maria Helena. Ela é tão boa! Ela gostou tanto da sua bonequinha e você não a deixou pegar nem um pouquinho! E ela tem um coração muito grande que cabe todo mundo. E o seu, minha filha é pequenino, pequenino...que não cabe nem uma amiguinha.
Passou-se o tempo.
Maria Helena um dia ficou doente, muito fraquinha, sem conseguir andar. Não podia sair de casa e tinha que ficar o dia inteirinho na cama ela estava muito triste e queria tanto uma amiga para brincar. Então que surpresa!...Paradinha na porta, com vergonha de entrar, Joaninha perguntou:
- Você quer que eu brinque com você Maria Helena?
- Ah, que bom que você veio, Joaninha! Eu pedi a D.Maria para trazer você. Vamos brincar de casinha aqui na cama? Você vai trazendo os brinquedos para nós.
E as meninas brincaram o dia inteiro. Na hora de despedir, Maria Helena, bem pertinho de Joaninha, lhe falou:
- Você é a minha melhor amiguinha, por causa do seu coração tão bom!
Eu também quero ter um coração bonito assim como o seu! Agora feche os olhos que eu tenho uma surpresa para você.
E assim dizendo, Maria Helena colocou nas mãos de Joaninha a boneca nova. É para toda vida. Pode levar e amanhã bem cedinho volta pra gente brincar?
- Esta boneca é para mim? Está bem novinha muito obrigada, respondeu Joaninha.
E as duas amigas se abraçaram, muitos alegres.
D.Teresa e D. Maria também estavam felizes, vendo como eram tão amiguinhas suas filhinhas queridas!
Fixação: - Distribuir para cada criança as figuras de Joaninha e pedir que eles pintem ou façam colagem em seu cabelinho. Distribuir para cada criança a figura da boneca em cartolina, para colagem dos braços de Joaninha.

Você poderá ainda preparar a boneca com corpo de bala para repartir com as crianças, lembrando mais uma vez a atitude fraternal da menina.




FONTE: VANIA VIALLI




Projeto
“Jornal na Escola”




 



PROFESSORA: KARLA KAYRONE CÉSAR GRANGEIRO


JULHO/2011




JUSTIFICATIVA
O JORNAL É UM GRANDE VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO. É ATRAVÉS DELE QUE FICAMOS INFORMADOS DE FATOS COTIDIANOS QUE ACONTECEM NO LUGAR ONDE MORAMOS, NO ESTADO, PAÍS E NO MUNDO, SENDO TAMBÉM UM EXCELENTE INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DE VÁRIAS HABILIDADES E PRÁTICAS, OU SEJA, MOTIVA A AUTONOMIA E A CRIATIVIDADE DOS ESTUDANTES NO QUE DIZ RESPEITO Á LEITURA E À PRODUÇÃO TEXTUAL, COMO TAMBÉM O ENRIQUECIMENTO DO VOCABULÁRIO. ALÉM DISSO, A INSERÇÃO MIDIÁTICA PROMOVE UMA MOTIVAÇÃO QUE CONTRIBUI COM A PARTICIPAÇÃO EFETIVA DOS DISCENTES.
OBJETIVO GERAL:
*      MANIFESTAR IDÉIAS;
*      SENTIR-SE MOTIVADO A ESCREVER;
*      TORNAR-SE BOM PRODUTOR DE TEXTOS;
*      LIBERAR SUA PALAVRA, VALORIZANDO SUA PRÓPRIA AUTONOMIA.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

*      AMPLIAR A VISÃO DE MUNDO.
*      VALORIZAR A INTERDISCIPLINARIDADE;
*      CONTRIBUIR PARA A COMPREENSÃO DA FUNÇÃO SOCIABILIZADORA DO JORNAL;
*      FOMENTAR O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA DE COMUNICAÇÃO NOS DIFERENTES NÍVEIS;
*      ESTIMULAR A ADOPÇÃO DE ATITUDES CRÍTICAS RESPONSÁVEIS FACE AOS PROBLEMAS DA SOCIEDADE EM QUE VIVEMOS;
*      OTIMIZAR A SOCIABILIZAÇÃO E O TRABALHO EM EQUIPE;
*      UTILIZAR NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO;
*      PROMOVER HÁBITOS DE PESQUISA (NA INTERNET E NÃO SÓ) PARA UM MAIOR ENRIQUECIMENTO CULTURAL;
*      MOTIVAR A COLABORAÇÃO DE TODA A COMUNIDADE ESCOLAR E MEIO ENVOLVENTE.

PÚBLICO-ALVO: ALUNOS DO 1º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E COMUNIDADE ESCOLAR.

*DURAÇÃO: SEGUNDO SEMESTRE DO ANO LETIVO, SENDO QUE O JORNAL TERÁ A PERIODICIDADE BIMESTRAL.

*DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: LÍNGUA PORTUGUESA E ARTES. (PODERÃO SER ENVOLVIDAS OUTRAS DISCIPLINAS CASO NECESSÁRIO).

SUPORTE DE PUBLICAÇÃO: IMPRESSO E EXPOSTO NO MURAL DA ESCOLA.
RECURSOS:

*  COMPUTADORES,
*      INTERNET,
*      PROGRAMA DE EDITOR DE TEXTO E DE DESENHO,
*      IMPRESSORA,
*      PAPEL OFÍCIO,
*      PAPEL MADEIRA,
*      PILOTO, CANETA HIDROCOR,
*      CÂMERA FOTOGRÁFICA DIGITAL,
*      PEN DRIVE,
*      FITA GOMADA,
*      SERÃO UTILIZADOS OUTROS RECURSOS SE CASO FOR NECESSÁRIO.
AVALIAÇÃO: CONTÍNUA E PROCESSUAL.

Projeto: Boas maneiras


PROJETO BOAS MANEIRAS
Tema da aula:
Bondade:
Contar a história e ao final fazer a dobradura da joaninha e da sombrinha dela.
Dobradura da joaninha: dois círculos vermelhos dobrados ao meio serão as unhas. Desenhar os detalhes: anteninhas, perninhas e bolinhas das asas.
Dobradura da sombrinha fechada: dobrar um círculo 2 ou 3 vezes. Colar no papel com a ponta para baixo e desenhar o cabo da sombrinha e a ponteira com lápis de cor.
Dona Joaninha e as abelhas
Era uma vez um lindo jardim onde moravam muitos insetos: abelhas, mosquitos, besouros, joaninhas, borboletas, etc.
Todos viviam em suas casas muito felizes.
Havia nesse jardim a casa de uma família onde ninguém parava de trabalhar. Era a casa das abelhas.
Dona Joaninha, que morava numa linda folha de árvore, não se cansava de admirar o vai-e-vem constante de suas amigas.

Numa linda manhã, Dona Joaninha colocou sua roupa nova, abriu sua sombrinha para proteger-se do sol e saiu para seu passeio por entre as flores.
Encontrou uma abelha pousada em uma flor e começaram a conversar.
-Como você está apressada Dona Abelha! Vamos conversar um pouco?
-Não posso, disse a Abelha, tenho que levar o néctar dessa flor para fabricar o mel.
-Mel? Perguntou a Joaninha.
-É sim, disse a Abelha, nós recolhemos o néctar das flores, levamos para a nossa casa que é a colméia e lá fabricamos o mel.
-Muito interessante, disse a Joaninha, quanto mais você fala nesse mel, mais vai me dando uma vontade de experimentar!
-Bem, não seja por isso, Dona Joaninha!
Vamos até a colméia e lhe darei um pouquinho de mel.
Assim as duas amigas voaram até a colméia.
Lá chegando, logo perceberam que a Joaninha não tinha onde carregar o mel. Rapidamente a Abelha disse:
-Vire sua sombrinha e eu colocarei um pouco aí dentro.
Assim fazendo, Dona Joaninha recolheu o mel na sombrinha, sentou-se debaixo de uma árvore e começou a saborear o delicioso alimento produzido pelas abelhas.
E como ela não era gulosa, guardou um pouco para comer nos dias seguintes, como sobremesa.
Amizade
OBJETIVO GERAL: Nos não vivemos sozinhos. Além das pessoas da nossa família existem outras que merecem nosso carinho e amizade.
OBJETIVOS ESPECIFICOS: Dizer quem são nossos amigos e como devemos tratá-los.
INCENTIVO INICIAL: Levar umas pequenas cartas que contenha figuras de animais invertebrados, principalmente insetos como besouro, joaninha, gafanhoto, etc.; para que os alunos saibam diferencia-los e dizer que são quase todos da mesma família porque soam parecidos.


DESENVOLVIMENTO DA AULA: Dizer aos alunos que alem de nossa família existe crianças que brincam juntas na rua ou que freqüentam a mesma escola, que convivem conosco. Estes são nossos amigos e devemos sempre trata-los com boas maneiras, com carinho, fazer pequenos favores e não brigar.
Narrar a historia: O Besouro invejoso
SUGESTAO DE ATIVIDADES: Pintura e colagem.
O BESOURO INVEJOSO
Vocês já foram passear na roça? Vocês já viram que a noite, em alguns lugares escuros há um bichinho que tem luz muito bonita? Ah! E o vaga-lume.
Pois bem, da janela de sua toca, o besouro fungava aborrecido, olhando a lanterna verde que o vaga-lume acabara de acender. Quanto brilhava! Parecia uma pequenina estrela caída do céu. Tão linda!
O besouro era assim. Sempre queria ser igual aos amigos, aos vizinhos, aos parentes. Quando o gafanhoto comprou uma casaca verde e apareceu todo bonito na festa dos bichinhos, ele ficou de boca aberta – querendo ser como o gafanhoto.
Voltou para casa aborrecido e tristonho.
O que aconteceu – perguntou-lhe a mulher. Ele não respondeu e foi dormir todo zangado.
O mesmo aconteceu quando ele ouviu o canarinho cantando.
Que voz linda. – pensava ele. – E eu não sou capaz de fazer um assobio.
E assim, sempre querendo ser como os outros, era um besouro triste.
Mas, o que mais irritava mesmo era o vaga-lume, pois, pensava ele:
O vaga-lume não e um bichinho como eu? Por que tem ele aquela lanterna verde tão bonita e eu não tenho?
De tanto se aborrecer com isso, o besouro resolveu abandonar tudo e ir morar sozinho na floresta. Mas ele ia tão afobado, tão raivoso, que não vendo os galhos secos de uma árvore, estes lhe feriram os olhos.
Ah! Que dor nos lhos! Quase não vejo nada... Como poderei caminhar?
E ficou parado por instantes quando ouviu uma vozinha:
Que bichinho bonito, como ele tem as patas bem feitas. São tão bonitinhas as sua patas! Como e o seu nome?
Mas, o besouro com olhinhos machucados não viu a formiga e como a formiga havia falado em bichinho bonito, ele não pensou que fosse com ele.
Fale o seu nome, eu sou a formiguinha.
Esta falando comigo? Eu me chamo besouro. Machuquei os olhos nestes galhos.
Espere um pouco, vou buscar água fresquinha para banhá-lo e num instante ficara bom.
Enquanto ele esperava, ouviu outra voz:
Que bichinho interessante! Tão bonitinho! Eel tem o corps covert poor puma cape pretax!
Isso não e capa preta, são minhas asas...
Ah! Você tem asas! Pode voar. Oh! Como você e feliz!
Enquanto isso, a formiguinha já tinha chegado. Lavou os olhos do besouro, pôs uma pomadinha e ele passou a enxergar bem. Pode ver, então, que quem falava com ele era a minhoca. E olhando ao seu redor viu tantos bichinhos... uns pequenos, outros rastejando pelo chão, e, apesar de tudo viviam felizes.
Começou a pensar... olhou para as sua patinhas... tão bem feitas. Olhou para suas asas fortes... sem elas nunca poderia voar. E tão depressa...
E o besouro continuou pensando: - Estes bichinhos não têm nada disso e vivem contentes, nem ficam irritados por não serem como eu sou... Ah! Eu também vou procurar viver alegre com o que eu tenho e não ficarei mais triste com a beleza do vaga-lume, nem de bicho algum.
Gratidão (aceitar as coisas que nos apresentam):
Nina a tartaruguinha.
Nina estava triste. Por causa de sua casca não podia brincar com os coelhinhos.
Fez força e saiu da casca. Saiu pulando contente!
Mergulhou no lago, mas veio um peixe e mordeu seu rabinho. Ela deu um pulo para fora do lago e caiu bem em cima de um porco espinho...

Estava toda molhada! Sentiu frio e entrou em um sapato velho para se aquecer.

Veio a chuva e o sapato encharcou. Nina sentiu saudade de sua casca. saiu a procura mas... tinha um gato morando lá.

__ Ei essa é minha casca, disse a tartaruguinha.

O gato se assustou e caiu com as pernas para cima, não conseguindo desvirar, saiu correndo e abandonou a casca da tartaruguinha alí mesmo.
Nina entrou de novo na casca e falou que nunca mais queria sair dali.
Fraternidade (sei repartir o que me pertence).
OBJETIVO: A criança deverá se sensibilizar para adotar atitudes generosas, pois a fraternidade com lei universal, é virtude que devemos cultivar.
Incentivação Inicial
Apresentando a figura em forma de fantoche de vareta, conversar com as crianças:
- Vocês sabem quem é esta menininha? É a Joaninha. Ela tem 4 anos. Hoje ela está triste, triste. Quem quer perguntar por que ela está chorando? (Se nenhuma criança perguntar sozinha, pedir que todos perguntem juntos:
Por que você esta chorando Joaninha?) colocando o fantoche à frente do rosto responde: Porque a Maria Helena não gosta de mim.
Vamos ouvir a estória da Joaninha e da Maria Helena?
Joaninha era uma menina que morava numa casinha lá no alto do morro, e sua mamãe – D.Maria era lavadeira. Ela lavava roupas nas casas dos outros para ganhar dinheiro e comprar comida.
Um dia D. Maria saiu para trabalhar e levou Joaninha.
Ela ia lavar roupa na casa do Dr. Arnaldo, que morava numa casa muito bonita, lá no centro da cidade.
Quando D.Maria chegou, Maria Helena – filha do Dr. Arnaldo estava passeando com um carrinho de boneca no jardim.
- que linda a sua bonequinha, posso pegar? Perguntou Joaninha.
- Ah, não! Está é a minha boneca nova, só eu posso brincar com ela.
- Vem cá Joaninha – falou D. Teresa, a mãe de Maria Helena.
– eu tenho umas balas muito gostosas que guardei para você. Sabia que eu gosto muito de você.
O dia passou. À tardinha D.Maria e Joaninha foram embora.
Na hora de sair, Joaninha deu adeus para a Maria Helena, sorrindo.
Mas a menina que estava na janela com a mãe, virou o rosto e não respondeu.
Só D.Teresa, acenou com a mão, falando bem alto:
- Até amanhã, Joaninha! Até manha D.Maria:
D.Teresa olhando triste para a filha, falou:
- Você foi indelicada com aquela menininha, Maria Helena. Ela é tão boa! Ela gostou tanto da sua bonequinha e você não a deixou pegar nem um pouquinho! E ela tem um coração muito grande que cabe todo mundo. E o seu, minha filha é pequenino, pequenino...que não cabe nem uma amiguinha.
Passou-se o tempo.
Maria Helena um dia ficou doente, muito fraquinha, sem conseguir andar. Não podia sair de casa e tinha que ficar o dia inteirinho na cama ela estava muito triste e queria tanto uma amiga para brincar. Então que surpresa!...Paradinha na porta, com vergonha de entrar, Joaninha perguntou:
- Você quer que eu brinque com você Maria Helena?
- Ah, que bom que você veio, Joaninha! Eu pedi a D.Maria para trazer você. Vamos brincar de casinha aqui na cama? Você vai trazendo os brinquedos para nós.
E as meninas brincaram o dia inteiro. Na hora de despedir, Maria Helena, bem pertinho de Joaninha, lhe falou:
- Você é a minha melhor amiguinha, por causa do seu coração tão bom!
Eu também quero ter um coração bonito assim como o seu! Agora feche os olhos que eu tenho uma surpresa para você.
E assim dizendo, Maria Helena colocou nas mãos de Joaninha a boneca nova. É para toda vida. Pode levar e amanhã bem cedinho volta pra gente brincar?
- Esta boneca é para mim? Está bem novinha muito obrigada, respondeu Joaninha.
E as duas amigas se abraçaram, muitos alegres.
D.Teresa e D. Maria também estavam felizes, vendo como eram tão amiguinhas suas filhinhas queridas!
Fixação: - Distribuir para cada criança as figuras de Joaninha e pedir que eles pintem ou façam colagem em seu cabelinho. Distribuir para cada criança a figura da boneca em cartolina, para colagem dos braços de Joaninha.

Você poderá ainda preparar a boneca com corpo de bala para repartir com as crianças, lembrando mais uma vez a atitude fraternal da menina.

PROJETO COPA DO MUNDO



Justificativa
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O futebol é uma das práticas culturais (esportivas) mais difundidas em âmbito nacional que necessita ser alvo de estudos científicos, na medida em que revela uma rede intrincada de significações. O futebol quando competitivo (profissional) visa à extração de um campeão e, conseqüentemente, rotula vencedores e perdedores. Quando inserido no contexto escolar, possui características específicas, sendo também permeado por tensões, competições, exclusões, inclusões, etc.
O futebol é uma das maiores paixões do povo brasileiro. Neste período de copa do mundo devemos aproveitar esse acontecimento, para enriquecer e dar mais sentido às aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre a África do Sul trabalhando também os temas transversais: Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo.

Objetivo Geral
Este projeto visa um trabalho interdisciplinar, eventos desse tipo são excelentes temas motivadores para desenvolver os conhecimentos e as competências curriculares, o futebol assumiu um enorme espaço na nossa cultura. Conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las. Repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, idade, religião, classe social, nacionalidade e sexo.

Objetivos Específicos

Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas.
Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país.
Conhecer a história das copas.
Identificar cada país e os dias que jogam.
Respeitar e compreender o trabalho coletivo.

Período de Realização: Março a Junho de 2010

Metodologia

► Observação: Usar o laboratório de informática sempre que possível.

Sugestões de Trabalho

Sensibilização: Mostrar fatos aos alunos, ler textos ou exibir vídeos sobre as Copas.

Temas Transversais

Ética: Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem planejado, o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre... Que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos novas estratégias.
Organizar um jogo de futebol / As regras do futebol e a função de cada jogador. / Tipo de roupa adequada para a prática do futebol (uniforme). / Organização da fila e Posição adequada para cantar o Hino

Meio ambiente: Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira)

Pluralidade cultural: Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós brasileiros herdamos.
Pode-se pedir que os alunos definam racismo, preconceito e discriminação e criem situações dramatizando esses conceitos para os colegas.
Peça aos seus alunos que tragam fotos de seus ídolos. Monte um mural com essas imagens. Verifique se há negros, orientais e representantes de diversas etnias. Avalie com a turma a porcentagem de ídolos brancos, negros e orientais. Quem tem mais destaque na TV?

Matemática
Jogo bem calculado
São muitos os números envolvidos numa competição: pontos, gols, faltas, impedimentos... A Matemática oferece as ferramentas necessárias para a turma interpretar esses dados, ler tabelas e fazer projeções.
Sugestões de atividades:
• Construção de gráficos para avaliar a evolução dos times
• Identificação de formas geométricas no campo
• Utilização de conhecimentos de geometria para entender as regras e as jogadas ensaiadas - que podem ser reproduzidas numa maquete
• Confecção de uma tabela com pontos ganhos, ranking de artilheiros, saldo de gols e outros dados significativos sobre o torneio.
• Análise das informações de tabela da Copa do Mundo para solucionar problemas e fazer projeções estatísticas
• Criar problemas.
• Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Penta (bem como tetra, tri, bicampeão)
Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semi final e final.
Quantidade de jogadores num jogo de futebol.
Os reservas da seleção (função)
Agenda da copa
O comércio que envolve a Copa (bandeiras, camisetas, apito, etc...)

Língua Portuguesa
Papo mais coerente
Poucos assuntos provocam tantas discussões acaloradas como o futebol. O domínio da língua portuguesa ajuda a construir argumentos coerentes e a expressar as idéias com mais clareza e confiança.
Sugestões de atividades:
• Pesquisa de expressões futebolísticas que foram incorporadas ao vocabulário corrente: qual o significado original de cada uma dessas expressões e o uso que ela ganhou no idioma fora do contexto esportivo
• Comparação da linguagem usada pelos locutores de rádio e televisão com o texto escrito nos jornais e nas revistas para descrever os jogos
• Exercícios para desenvolver a argumentação, habilidade fundamental em qualquer conversa.
• O Hino Nacional - A letra do hino enfatizando as palavras que as pessoas mais erram; pesquisa no dicionário do significado das palavras mais difíceis.
• Organização de Listas de nomes comuns no futebol, de nomes próprios (nome dos jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa).
• Leitura de noticiários diários – textos jornalísticos, revistas, livros; leitura do texto: Jogo de bola (Cecília Meireles).

Língua Estrangeira
Campeonatos mundiais colocam em contato gente das mais diversas nacionalidades. O conhecimento de outros idiomas possibilita comunicação com essas pessoas e acesso aos universos culturais dos quais eles fazem parte.

Sugestões de atividades:
• Análise das expressões, imagens e gritos de guerra usados por torcedores das diferentes seleções.
• Busca em jornais e sites estrangeiros de notícias que falem sobre o desempenho do Brasil no maior torneio de futebol do planeta
• Pesquisa sobre as origens do futebol na Inglaterra, pátria mãe da língua inglesa.
• Criação de um site bilíngüe falando sobre o futebol brasileiro

História
Lances do passado
No Brasil, o futebol é mais que um esporte. É uma manifestação cultural - com uma história. Investigar suas raízes e transformações é uma forma de ampliar o olhar sobre ele e imprimir-lhe outros significados.
Sugestões de atividades:
• Pesquisa sobre o processo que transformou esse esporte em "paixão nacional"
• Identificação das características tipicamente brasileiras que estão sintetizadas no comportamento dos jogadores da nossa seleção
• Interpretação de charges que falem sobre a relação entre política e futebol
• Discussão sobre o patriotismo que surge na época da Copa, questionando por que ele não se mantém vivo em outros momentos.
• História das Copas
• Curiosidades sobre a vida das pessoas do país onde ocorre a Copa. (usos e costumes)
• Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários
• Mãos de obra temporária que surge em razão da copa
• Retrospectiva das Copas

Geografia
O mundo num estádio
Muito antes de se começar a falar em globalização, o esporte ignorava fronteiras. Os conhecimentos geográficos facilitam a interpretação dessas diferentes realidades que, a partir de maio, entrarão em campo.
Sugestões de atividades:
• Pesquisa sobre aspectos físicos, sociais, econômicos e humanos da África do Sul, o país-sede da Copa, para posterior comparação com os mesmos indicados brasileiros.
• Levantamento dos espaços - públicos e privados - usados para a prática do futebol na cidade de Anápolis.
• Confecção de um mapa com todos os países participantes da Copa, com destaque para o fuso horário de cada um. (o conceito de fuso horário).
• A Copa também da sentido ao mapa-múndi e a muitos nomes, fatos e conhecimentos geográficos e históricos. (quem já tinha ouvido falar na República dos Camarões antes de os "leões africanos" aparecem no cenário futebolístico, no Mundial de 1990); coloca no mesmo campo inimigos políticos (em 1998, os jogadores de Irã e Estados Unidos trocaram flores no gramado).
• Aproveitar a ocasião para explicar a dinâmica do sistema capitalista (a quantidade de marcas de patrocínio estampadas nos estádios e nas roupas dos jogadores nos ajuda a ver que não é só o futebol que está em jogo, mas o comércio de produtos, os atletas estão inseridos num sistema econômico que vê tudo como mercadorias).
• Localização no mapa da sede da Copa
Ciências
Experiências de Campo
Já é tradição a Copa revelar novidades tecnológicas: Estádios ultra modernos, uniformes com fibra especial, dieta para aumentar o rendimento dos atletas, avanços em telecomunicações. Ótimas dicas para as aulas de 

Ciências.
Sugestões de atividades:
• Demonstração de como as informações de imagem e som viajam de um ponto a outro do planeta.
• Pesquisa sobre os efeitos do doping e comparação com aditivos e suprimentos alimentares usados em academias.
• Estudo do funcionamento do corpo dos atletas durante as partidas. O que é adrenalina? Quando ela é liberada? Quais os seus efeitos? Quais os nutrientes necessários para um bom preparo físico?
• A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso.
• O fumo e o álcool: são incompatíveis com a prática de esportes; ••.

Artes
Explosão de criatividade
Fantasias, bandeirinhas, faixas, cartazes. O Brasil vive um momento de grande criatividade popular. Cabe ao professor estimular a turma a produzir e interpretar as manifestações visuais encontradas nos estádios.
Sugestões de atividades:
• Análise dos mascotes das Copas, que retratam os países-sedes. Criação de um para representar o Brasil.
• Estudo dos brasões e símbolos das seleções, com origem, influências estéticas, cores e formas utilizadas.
• Pesquisa de obras artísticas sobre o futebol (Cândido Portinari, um dos nossos maiores pintores, retratou um grupo de meninos disputando pelada em sua cidade natal "Futebol em Brodósqui").
• Interpretação de letras de músicas e gritos de guerra cantados pelas torcidas.
• Observação da arquitetura dos estádios, relacionando o estilo com o lugar que foram construídos.
• A Bandeira Brasileira - As bandeiras dos países que estão sediando a Copa - As bandeiras dos demais países
• Música de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol (É Uma Partida de Futebol - Skank), bem como jingles antigos e recentes com o tema futebol•.
FONTE:
http://partilhandosugestoesescolares.blogspot.com/2010/02/esboco-do-projeto-copa-do-mundo-de-2010.html

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Projeto Páscoa..

Projeto Páscoa...




FONTE :






Natureza e sociedade

TEMPO: 2 semanas


1 – APRESENTAÇÃO:

O presente projeto, pretende através da realização de uma série de atividades, colocar as crianças em contato, com uma das tradições brasileira, que é a Páscoa, mostrando o verdadeiro significado, sentido espiritual e não o comercial.

2 – JUSTIFICATIVA:

Proporcionar as crianças o entendimento (o vivenciar) do significado da Páscoa.

3–PRODUÇÃO FINAL:

♥EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS DAS TURMAS
♥MOVIMENTO SOCIAL (APRESENTAÇÃO DAS TURMAS)

4–OBJETIVOS TERMINAIS:

♥ Entender o significado da Páscoa
♥ Diferenciar o sentido espiritual do comercial
♥ Propor as boas ações, a solidariedade


5–CONTEÚDOS

1.Conceituais: Conhecer a origem da Páscoa. Perceber que é muito bom realizar boas ações, e que isto nos faz sermos pessoas melhores.

2.Procedimentais: Dramatização, confecção de bombons (trabalhar a receita), memorização de quadrinhas, coro falado, etc. Cantar músicas referentes ao tema; Elaborar textos referentes ao tema; Pesquisas; Sucatas; Confecção de cartazes; Recorte e colagem; Dobraduras.

3.Atitudinais: Participação nas atividades propostas; Crítica diante do comércio que envolve a Páscoa; Conscientização da importância do significado da Páscoa em nossa vida; Adquirir o ato das boas ações de forma espontânea e rotineira.


6.ETAPAS PREVISTAS: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:

♥ Levantamento do conhecimento da criança sobre o tema.
♥ Produção de Textos coletivos.
♥ Conversas informais.
♥ Leitura de quadrinhas, poesias.
♥ Escrita espontânea.Leitura de história sobre o tema.
♥ Coro-falado.


MATEMÁTICA:

♥ Cores.
♥ Estatísticas.
♥ Problemas.
♥ Correspondência

ARTES VISUAIS:

♥ Modelagem

♥ Desenho e pintura

♥ Molde vazado

♥ Recorte e colagem

♥ Dobradura


MÚSICA:

♥ Roda cantada
♥ Música referente ao tema
♥ Banda


MOVIMENTO:

♥ Dança
♥ Pequenos jogos


Bibliografia: COLEÇÃO NANA NENÊ – UMA HISTÓRIA PARA CADA DIA - MÊS DE MARÇO E ABRILCOLEÇÃO: O DIA-A-DIA DO PROFESSOR VOLUME 1-4-7


PROJETO PÁSCOA!!! PÁSCOA

PROJETO PÁSCOA!!!
PÁSCOA
Periodo - Mês de Abril
Duração -2 semanas
OBJETIVOS

*
Conhecer o significado da Pascoa e seus simbolos;
*
Vivenciar o sentido da Pascoa;
*
Desenvolver o raciocinio ,a atenção e a percepção;
*
Desenvolver a imaginação e a criatividade;
*
Socializar ;

DESENVOLVIMENTO

*
Produção de texto: individual , dupla, grupo e coletiva com tema livre , indicado ou com ilustração , conforme o nivel da turma;
*
Atividades com filmes ,historias contadas e ouvidas;
*
Listas de palavras :guloseimas ( doces, salgados), alimentos tipicos da Pascoa; OBS: RESSALTAR A QUESTÃO DA PROPAGANDA, ATRAVES DOS MEIO DE COMUNICAÇÃO;
*
Generos testuais: MUSICAS, HISTORIAS, RECEITA E TEXTOS INFORMATIVOS, POESIAS, ETC.
*
Atividades como: CRUZADINHAS,CAÇA-PALAVRAS,ACOSTICOS,CARTA ENIGMATICA, ADIVINHAS , ETC;
*
Atividades envolvendo Sistema Monetario Brasileiro , ex: pesquisa de preço;
*
Elaboração de problemas;
*
Auto -ditado ( simbolos da Pascoa)
*
Atividades com letras embaralhadas ;
*
Confecção de ovo da Pascoa ( PODE -SE CONVIDAR OS PAIS PARA PARTICIPAR DAS ATIVIDADES)
*
Atividades com decifração de codigos ( *=a);
*
Elaboração de tabelas e graficos ( conforme a atividade proposta)
*
Apresentação de musicas , jogral,teatro,etc
*
Confecção de lembrancinhas da Pascoa ( UTILIZAÇÃO DE SUCATAS) OBS- RESSALTAR A QUESTAO DA RECICLAGEM DO LIXO ;
*
Confeccionar cartaz , painel, com mensagens , figuras, desenhos, dobraduras,montagem , colagem ,etc;
*
Atividades com questoes ortograficas , conforme o contexto trabalhado e o nivel da turma;
*
pontuação e acentuação de forma contextualixada;

OBS: AS SUGESTOES CITADAS ACIMA, PODEM SER ADEQUADAS CONFORME O NIVEL DA TURMA , PODENDO DOSAR AS ATIVIDADES OU NAO ...

CULMINANCIA

*
Exposiçao de atividades ( dobraduras , e textos )
*
Entrega das lembrancinhas;

BOM TRABALHO !!!!! BJOSSSSSSSS!!!



FONTE : BLOG DA Clara Libe

sábado, 13 de março de 2010

Dia do circo

fonte:http://pedagogiccos.blogspot.com/2009/03/dia-do-circo.html


PROJETO DE APRENDIZAGEM


O CIRCO





Área do Conhecimento: Língua Oral e Escrita

Duração: Março a Junho







OBJETIVO GERAL




Que as crianças interajam e expressem desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências e familiarizando-se, aos poucos, com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária.







OBJETIVO DO PROJETO




Possibilitar o trabalho de desenvolvimento da Língua Oral e Escrita com noções presentes no cotidiano das crianças, bem como levá-las a descobrir suas próprias estratégias desenvolvendo sua auto-confiança ao lidar com conceitos matemáticos.




JUSTIFICATIVA




A Educação Infantil, ao promover experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constitui em um dos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências lingüísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.

Resolvemos aliar o desenvolvimento dessas competências ao projeto sobre o circo para que as crianças resgatem um pouco da história desse mundo tão mágico de forma que aprendam através da ludicidade gerando prazer pelas novas conquistas adquiridas.



OBJETIVO CONCEITUAL




* Conhecer a história do circo;
* Conhecer o circo e suas atribuições;
*
Identificar personagens do circo e suas atrações;
*
Conhecer a função de cada personagem do circo;
*
Analisar os animais que trabalham no circo, o que comem, como vivem, como aprendem, etc;
*
Conhecer a linguagem usada no circo;
*
Analisar as técnicas aéreas usadas no circo;
*
Saber como vivem as crianças que moram no circo;
*
Analisar as cenas de circo.










OBJETIVO PROCEDIMENTAL




* Representar papéis referentes aos personagens do circo;
* Dramatizar movimentos dos personagens do circo;
* Imitar animais circenses;
* Realizar exercícios do módulo sobre o circo;
* Resolver situações matemáticas envolvendo os personagens do circo;
* Participar de brincadeiras relativas ao circo;
* Cantar músicas de circo;
* Participar de trabalhos de movimento corporal, imitando personagens circenses;
* Fazer desenhos que representem o circo;
* Analisar e apreciar cenas de circo;
* Confeccionar um livro coletivo sobre o projeto;
* Realizar leituras e pesquisas sobre o tema em questão.







OBJETIVO ATITUDINAL




* Valorizar o circo como uma grande expressão cultural;
* Respeitar o trabalho dos personagens do circo;
* Respeitar os animais que fazem parte do circo;
* Saber trabalhar em grupo;
* Saber ouvir e esperar a sua vez para falar;
* Respeitar a construção e hipóteses do outro;







ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS







* Apresentação do projeto;
* Checar conhecimento prévio/ avaliação diagnóstica;
* Relatar experiências que vivenciaram no circo;
* Leitura da história "Um dia no circo";
* Criar desenhos para o livro coletivo;
* Listar os personagens que podemos encontrar no circo;
* Criar ingresso para o circo apreciando o dos colegas
* Resolver problemas envolvendo o malabarista e seus malabares,
* Acompanhar com o dedinho o texto "O Elefante" e "O Leão de Circo", analisando porque o homem tira os animais do seu habitat para trabalhar no circo;
*
Assistir ao filme "Dumbo";
* Participar de brincadeiras de palhaço e realizar tarefas das páginas 84 a 87 sobre o mesmo;
* Oficina de sucata: Confecção de um palhacinho;
*
Jogo da memória com figuras circenses;
* Desenhar e apreciar cenas de circo.




CULMINÂNCIA

Apresentação realizada para a comunidade escolar.


Projeto Carnaval Atividades

Projeto Carnaval

(Enviado pela Profª Mariangela, por e-mail para o blog da Liza)


Projeto Carnaval Atividades rar




Justificativa:
Desde pequenas, as crianças aprendem muito, sobre o mundo, fazendo perguntas e ouvindo fatos e histórias dos seus familiares, amigos até mesmo assistindo TV, vídeos e ou foliando e apreciando revistas e jornais.
Vivenciam também experiências e interagem num contexto de: conceitos, gostos e costumes formando suas idéias e conhecimentos sobre o mundo que a cerca.
Através deste pensamento será trabalhado o tema "O Carnaval", de forma integrada indo de encontro aos interesses das crianças, respeitando suas necessidades, curiosidades e idéias.
Objetivo geral:

* Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social, formulando perguntas, imaginando soluções para compreende-lo manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias.

Objetivos Específicos:
* Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;
* Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características;
* Coletar dados sobre o carnaval no Brasil;
* Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão;
* Desenvolver o gosto pela leitura;
* Trabalhar o raciocínio e a memória;
* Desenvolver a linguagem oral e a escrita;
* Desenvolver o gosto por poemas e músicas;
* Desenvolver a percepção e a coordenação motora;
* Estimular o ritmo;
* Despertar e educar a atenção e a observação;
* Proporcionar liberdade de auto-expressão;
* Possibilitar habilidades com as mãos; desenvolver o espírito criador;
* Estabelecer relações de quantidade/cor, quantidade total e formas;
* Trabalhar com seqüência de numeração;
* Desenvolver a percepção usual do número;
* Trabalhar com psicomotricidade;
* Estabelecer regras para o jogo.

Conteúdos:
* O Carnaval;
* Linguagem oral e escrita;
* O fazer artístico;
* Apreciação musical
* Expressividade
* Equilíbrio e coordenação;
* Número e sistema de numeração

Estratégias:
*Música
* Poemas;
* Parlendas;
* Painéis;
* Pesquisa;
* Dança,
* Desenho;
* Pintura;
* Festa de carnaval;
* Brincadeiras infantis;
* Jogos diversos;
* Ditado;
* Recorte e colagem;
* Carta enigmática
* Literatura infantil;
* Vídeos;
* Cds;
* Fantoches;
* Máscaras;
* Murais informativos;
* Atividades explorando a escrita de letras e números.

Avaliação:
A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do carnaval e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.

Cronograma:
Quinze dias.
Cronograma:
Quinze dias.


Molde de flores para colar de carnaval



Desenvolvimento das atividades:
Eu, Denize I.V.Cavichioli, professora das turmas "Jardim II e Pré", iniciei o projeto O carnaval do Brasil, através da sua história.
Para tornar a história do carnaval do Brasil interessante, levei para a sala de aula reportagens e fotos sobre o assunto. As crianças ficaram muito empolgadas com tudo que escutaram e viram.
Observando o interesse das crianças lancei para o grupo uma pesquisa como tarefa de casa. Para minha surpresa todos participaram com responsabilidade e dedicação.O material que as crianças trouxeram para a escola era riquíssimo, cheio de informações e gravuras belíssimas.
Todas as crianças, na hora da rodinha, tiveram oportunidade de mostrar sua pesquisa para o grupo e falar sobre ela. Em seguida, construímos murais informativos. Foi muito gratificante observar que as crianças das outras séries paravam para ler as reportagens e observar as gravuras. Os murais informativos chamaram até a atenção dos pais ou responsáveis das crianças, que também paravam em frente para ler, observar e comentar sobre as informações contidas nos mesmos.
Além das atividades específicas como: rodinhas informativas; hora de novidades e surpresas; pesquisas; comentários de gravuras e observações dirigidas; também realizei com as crianças atividades relacionadas que auxiliaram no esclarecimento e fixação do assunto estudado, explorando a comunicação e expressão através de pantomimas, coro falado, poesias, jogos e recreação. Também foi explorando a matemática com objetivos de desenvolver conceitos matemáticos.


Cantamos músicas de carnaval. Percebi que a maioria das crianças não conheciam as músicas apresentadas, mas todos aprenderam com facilidade. Realizamos momentos divertidos com muita música e dança.

Exemplos:

-Vamos cantar?

* Música:
Quanto riso!
Oh! Quanta alegria!
Mais de mil palhaços no salão.
Arlequim está chorando pelo amor da Colombina no meio da multidão!

* Música:
Mamãe, mamãe eu quero.
Mamãe, mamãe eu quero mamar.


Me da a chupeta, me dá a chupeta se não eu vou chorar.

Vamos jogar?

Jogo O Bingo:
Com cartelas individuais explorando palavras cada criança teve oportunidade de jogar bingo. Foi muito legal! Percebi que todos adoraram.
Exemplo das palavras exploradas:
* Palhaço;
* Alegria;
* Salão;
* Serpentina;
* Colombina;
* Fantasias;
* Samba;
* E muitas outras palavras que lembra o carnaval.

Jogo da forca:
Este jogo é realizado no quadro de giz e ele é realizado com a participação de todas as crianças.

Exemplo do jogo:

C R A L
___ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____
(C A R N A V A L)

As crianças tiveram oportunidade de adivinhar quais são as letras que compõe a palavra e qual é a palavra...

Jogo do dominó:
Este jogo explorava a primeira letra da palavra. A criança tinha que juntar a cartela da letra com a palavra...

Exemplo:

A / ARLEQUIM

Trabalhamos em conjunto e realizamos atividades explorando a escrita de letras, palavras, números, assim como desenvolvendo a noção de quantidade e a oralidade.

Exemplos:
* Acrósticos;
* Puxa-nomes;
* Ditados divertidos;
* Alfabeto móvel;
* Qual o número que vem antes ou depois do número indicado pela professora ou colegas;

Atividades de Artes:
* As crianças tiveram oportunidade de usar sua criatividade através do recorte, colagem, pintura e desenho com guache, giz de cera e lápis de cores, montagem de painéis e construção de máscaras carnavalescas. Segue anexo exemplos destes trabalhos.
* Cada criança recebeu a máscara do pirata para pintar, colar adereços enfim enfeitar do seu agrado. Ficaram radiantes! Saíram máscaras no capricho.
* Também teve momentos que escutamos, dançamos e brincamos muito com músicas carnavalescas atuais e antigas. Nestes momentos senti forte socialização do grupo. Estavam todos muito alegres receptivos.
E assim foram realizadas muitas outras atividades para incentivar as crianças.

Brincadeiras Infantis:
* Durante a realização deste projeto as crianças participaram e compartilharam espontaneamente de sugestões e idéias de brincadeiras infantis. As brincadeiras realizadas foram: O gato e o rato; passar anel; ovo choco; pega-pega; esconde-esconde e outros

Festa Carnavalesca:
* A festa carnavalesca da escola foi um sucesso. As crianças do Jardim II e Pré, vieram todos fantasiados e aproveitaram muito bem á festa dançando, cantando, participando dos trenzinhos e se entrosando com as crianças de outras salas com alegria e amizade.

Conclusão:
Fiquei feliz durante a realização deste projeto porque á todo momento, percebia o interesse das crianças em aprender e participar das atividades propostas com atenção, criatividade, responsabilidade e muito dinamismo.

Bibliografia:
* REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL.
Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação
Fundamental.
- Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.:il.
* RADESPIEL, M. Eventos Escolares. Arte na Pré-Escola r no Ensino Fundamental.
Coleção Alfabetização Sem Segredos. Contagem, MG: Editora IEMAR, 1999.
* PINTO, G.R. e LIMA R.C.V. Alfabetização na Pré - Escola.
Coleção O dia- a -dia do professor. Belo Horizonte, MG: Editora FAPI Indústria
Gráfica Ltda 6ª edição.
* PESQUISA SOBRE O CARNAVAL NA INTERNET
* CD. BAILE DE CARNAVAL - As melhores marchinhas de todos os tempos P.004/98.
* CD. BAILE DE CARNAVAL As melhores marchinhas de carnav
al. P.ooo5/98