"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 1 de junho de 2017

No blog Histórias da Sementinha reúno histórias Bíblicas infantis para serem trabalhadas com as crianças, meu intuito é cooperar para que a Palavra de Deus possa chegar às crianças de forma lúdica, eficaz e verdadeira.
As histórias contidas no blog foram coletadas na internet para o meu uso pessoal, com o tempo comecei a postar para deixá-las reunidas de forma a facilitar meu ministério diário, o que começou como uma simples coleção de histórias se espalhou e se tornou útil também para diversas pessoas, sendo mães, pais, avós e ministros do evangelismo infantil.
Estou completamente aberta à sugestões e críticas CONSTRUTIVAS. Se for encontrado no blog qualquer erro de ortografia, irregularidade contra a lei de direitos autorais, ou histórias que estão em desacordo com a Bíblia Sagrada peço que entre em contato comigo para que eu possa imediatamente corrigir, me retratar ou excluir a postagem, peço a compreensão de todos e apesar do meu pouco tempo disponível para a manutenção deste blog, espero que ele seja diariamente um instrumento de bênção na vida das pessoas, principalmente àqueles que possuem pouco ou nenhum recurso para a divulgação do Evangelho de Jesus Cristo nosso Senhor.
Aproveitem as histórias, divulguem e não esqueçam de deixarem mensagens, farei questão de responder a cada uma!
Que Deus abençoe cada visitante! Para todos deixo o Salmo 139.









quarta-feira, 31 de maio de 2017

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO







CAIXA MATEMÁTICA

Este ano o PNAIC não tem um material enviado pelo MEC, como as caixas de jogos de alfabetização que todas as escolas receberam até o ano passado.
Mas isso não significa que não teremos materiais para trabalhar em nossas salas de aula.
A sugestão  proposta no Caderno 3 (p.19) do PNAIC  Matemática, é que cada professora tenha a sua CAIXA MATEMÁTICA.
Mas o que colocar nesta caixa? 
A seguir darei uma lista de materiais essenciais para as aulas de ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA.  São materiais simples, que vão sendo coletados pela professora ou mesmo pelos próprios alunos.



 MATERIAIS:

 de contagem: palitos, canudos, miçangas, sementes, tampinhas, etc;


• ligas elásticas, como as utilizadas para amarrar dinheiro, para a formação de grupos de palitos ou canudinhos;



• tapetinho como base para apoio dos materiais, de forma a organizá-los segundo o sistema de posicionamento: folha de cartolina, papelão ou EVA com três divisões, ao menos;



• fichas numéricas com os algarismos (pelo menos cinco conjuntos completos de 0 a 9);



• dinheirinho: em especial notas de 1 real, 10 reais e 100 reais;



• fichas escalonadas;



• materiais para medidas: fita métrica, relógio, trena, régua, balança; 

 
• dados com formatos diferentes;



• coleções para contagem;
 
• material dourado;

• outras possibilidades, sobretudo aquelas pensadas e propostas pelo coletivo dos professores da escola."

DIA DO CIRCO - POESIA

ISSO SIM QUE É VIDA BOA...

EU  QUERIA  SER  DE  CIRCO.
AI, QUE  VIDA  ORIGINAL !
TRABALHAR  TODAS  AS  NOITES,
DIVERTINDO  O  PESSOAL.
OS  APLAUSOS  DA  PLATÉIA,
TODA  AQUELA  VIBRAÇÃO,
SEMPRE  NOVAS  GARGALHADAS,
SEMPRE  MAIS  ANIMAÇÃO!

EU  QUERIA  SER  DE  CIRCO,
CONHECER  OS  BASTIDORES,
QUE  A  PLATÉIA  NUNCA  VÊ,
VER  DE  PERTO  OS  DOMADORES,
DAR  COMIDA  AO  CHIMPANZÉ,
VER  A  CAMA  DO  ANÃO,
VER  AS  FOCAS  ADESTRADAS,
VER  A  JAULA  DO  LEÃO,
VER  A  CARA  DO  PALHAÇO,
SEM  PINTURA  E  FANTASIA,
E  VER  SE  A  MULHER  BARBADA
FAZ  A  BARBA  TODO  DIA.

LÁ  NO  CIRCO, EU  IMAGINO,
MAL  TERMINA  A  FUNÇÃO,
OS  ARTISTAS  VÃO  COMER,
SEM  PAGAR  NENHUM  TOSTÃO,
A  PIPOCA  QUE  QUISEREM,
QUANTO  FOR  QUE  OS  CONTENTE,
UM  MONTÃO  DE  ALGODÃO-DOCE,
GUARANÁ  E  CACHORRO-QUENTE.

                                                              PEDRO BANDEIRA