"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 11 de abril de 2018


PARLENDA, MÚSICAS... TURMA DA MÔNICA

10 Sugestões para trabalhar com textos
1. Texto em tiras
a) Selecione um texto curto e escreva-o em tiras de papel pardo. Cada frase ou parte do texto deverá estar escrito em uma tira.
b) Divida a turma em grupos.
c) Distribua uma ou mais tiras para cada elemento do grupo (de forma desordenada) e peça para que o grupo o reconstrua no chão, de preferência no corredor ou pátio da escola. Essa atividade é sócio-interativa e promove a participação de todos na reorganização do texto. Também é uma forma de tirá-los das cadeiras e mudar o ambiente de aprendizagem.
- Uma outra forma que fiz também, foi assim: Ao invés de ser um texto pronto, cada grupo escreveu seu próprio texto e o recortou em tiras. Foi muito divertido, mas muito mais demorado. Então reserve um tempo maior para a realização dessa atividade. 



2. Horóscopo
a) Selecione do jornal os horóscopos de todos os signos. Pode ser um da semana passada, ninguém vai perceber.
b) Pegue o corretivo e, aleatoriamente, dê umas pinceladas nele. Cuide para que haja um apagamento em cada signo.
c) Tire o xerox e dê para cada dupla recompor os textos que foram apagados. Poderá, antes, fazer um aquecimento, perguntando quem acredita em horóscopo, quando costuma lê-lo, se alguma vez já deu certa a previsão feita pelo horoscopista (?? é isso mesmo??).



3. Anedotas
Selecione algumas piadas de salão e, em duas colunas, divida as piadas ao meio: o início da piada na primeira coluna e na outra (de forma desencontrada) o final das piadas. Os alunos deverão ler e combinar os textos humorísticos.
Sugestão: Convide os alunos a formarem duplas e encenarem as piadas para a turma.



4. Tiras em Quadrinhos
a) Recorte algumas tiras de histórias em quadrinhos.
b) Cole-as em uma folha com as partes desencontradas.
c) Os alunos deverão lê-las e reorganizá-las de forma apropriada.



5. Outra com tiras
a) Recorte novas tiras de histórias em quadrinhos e cole em uma folha, porém na ordem certa.
b) Com o corretivo, apague as falas.
c) Peça que os alunos completem da melhor maneira possível de forma que a história tenha coerência. Esse trabalho poderá ser feito em duplas.



6. Ache a foto da notícia
a) Recorte várias notícias com fotos do jornal. Elimine as legendas.
b) Separe as fotos das notícias.
c) Desafie o grupo a encontrar o par (notícia + foto).



7. A Notícia Completa
a) Recorte várias notícias de jornal que tenham as quatro partes fundamentais: título/manchete, lead, corpo, e foto com legenda.
b) Desmembre as notícias, recortando as partes de cada uma.
c) Embaralhe tudinho e peça ao grupo para reorganizá-las novamente.



8. Texto Quebra-cabeças
a) Recorte alguns textos (tantos quantos forem os grupos com os quais você irá trabalhar). Os textos poderão ser coloridos para motivá-los.
b) Faça marcações de forma desorganizada nos textos (tal qual nos quebra-cabeças) e recorte-os.
c) Ofereça-os aos grupos para que os montem novamente. Você poderá ter em mãos algumas perguntas de interpretação para que o grupo responda, dando conta do entendimento da leitura que fizeram. Também poderá ser feita em forma de gincana: o grupo que primeiro responder corretamente a todas as perguntas será o vencedor.



9. Charges
Ler charges de jornal é uma forma divertida de se manter atualizado.
a) Recorte as charges que encontrar pelos jornais.
b) Distribua-as para os grupos e peça para fazerem a leitura do momento, discutindo o acontecimento que está sendo abordado, além de tentar identificar as pessoas que estão sendo focalizadas.
c) Troque com os outros grupos de forma que todos possam fazer as várias leituras.
d) Compare as diferenças que forem surgindo. 



10. Lendo figuras
a) Selecione figuras (pode ser de jornal também) que apresentem uma situação passível de se criar um enredo. Explique que uma boa história deve, necessariamente, ter um conflito, senão não é uma história.
b) Peça para que cada um faça a sua leitura do texto extra-verbal silenciosamente.
c) Solicite que, nesse segundo momento, contem para o colega do lado que leitura fizeram e como resolveram o conflito que imaginaram para aquela figura. É importante que cada um fale; não ligue se gerar tumulto na aula, já que isso "faz parte". 

Profª PRISCILA
Retirei do blog  Educação em Foco  Muito interessante!
TEXTOS TURMA DA MÔNIDA












textos retirados do blog da Ivana Kaiper

HISTÓRIAS P PINTAR E MONTAR LIVROS

CLASSIFICAÇÃO DE HISTÓRIAS POR FAIXA ETÁRIA

15 MESES A 3 ANOS

* Nesta faixa etária, as crianças:

- demonstram aumento constante de vocabulário, utilizam sentenças simples ( três a quatro palavras) e criam palavras para expressar suas necessidades;
- gostar de bater palmas, imitar gestos e sons;
- gostam de dramatizar livremente;
- gostam de ouvir os adultos repetir as sílabas que pronunciam;
- encontram grande satisfação em ouvir: as palavras valem pelo som que produzem;
- interessam-se pouco pelo conteúdo das histórias por não aprenderem a sequência lógica dos fatos;
- gostam de ouvir histórias curtas e rimadas;
- gostam de observar gravuras e ouvir música;
- possuem uma atenção dispersiva e alienada. A concentração delas dura, em média, 5 minutos;
- mudam de assunto rapidamente.



TIPOS DE HISTÓRIA:
- Jogo Oral ou Jogo de Faz-de-Conta: são as cantigas de ninar, cantigas de roda, parlendas. rimas, brincos (poemas de entretenimento dirigido aos bebês para fazê-los gostar de trocar de roupa, tomar banho, comer ou dormir; são recitados sempre pelos adultos e constituem um elo entre a criança e o mundo que a cerca).

- Histórias de bichinhos, brinquedos e outros objetos humanizados;

- Histórias utilizando muitas imagens;

- Histórias utilizando as mãos ou os dedos;

- Histórias dramatizadas com sons e gestos;

- Histórias improvisadas.


3 e 4 ANOS


* Nesta faixa etária, as crianças:

- encontram-se na fase do realismo imaginário. Para elas a imitação representa a realidade e todas as coisas são vivas e dotadas de intenções e sentimentos;

- conquistam a própria linguagem;
- fixam-se como ouvintes. Apresentam maior capacidade de concentração;
- gostam de brincar com jogos, adivinhas...
- possuem maior compreensão da sequência lógica.

TIPOS DE HISTÓRIAS:

- Histórias da vida real: crianças, família e comunidade;

- Histórias acumulativas e de repetição;

- Histórias de exemplos;

- Histórias de objetos e animais humanizados;

- Histórias improvisadas;

- Histórias rítmicas e rimadas.


4 E 5 ANOS

* Nesta faixa etária, as crianças:

- encontram-se na fase do realismo imaginário. Para elas a imitação representa a realidade e todas as coisas são vivas e dotadas de sentimentos;

- possuem uma capacidade de expressão mais desenvolvida;

- possuem maior capacidade de concentração, sendo capazes de ouvir histórias por um tempo maior, bem como repetir sua sequência.

TIPOS DE HISTÓRIA:

- Histórias da vida real: familiar e comunitária;

- Histórias acumulativas e de repetição;

- Histórias de brinquedos, outros objetos e animais humanizados;

- Contos etiológicos;

- Contos de fadas


5 E 6 ANOS

* Nesta faixa etária, as crianças:

- encontram-se na fase do realismo imaginário. Para elas, a imitação representa a realidade e todas as coisas são vivas e dotadas de intenções e sentimentos.

- encontram-se no início do processo de socialização, ou seja: cooperam bastante, formam pequenos grupos de amigos e apreciam a companhia de outras crianças;

- possuem maior capacidade de concentração, ou seja: esperam a sua vez em conversas, escutam outras pessoas falando e interessam-se por histórias mais longas.

TIPOS DE HISTÓRIAS:

- Histórias da vida real: família, comunidade;

- Histórias acumulativas e de repetição;

- Histórias com muita ação;

- Histórias de animais;


- Contos de fadas com enredo simples;

- Contos de humor;
- Histórias de exemplo.


** fonte: Baú do Professor - Histórias e Oficinas Pedagógicas , vol. 5 (Ed. Fapi

 sugestões de livros:
                                 LIVRO RECEITA DA PAZ

LIVRO REALIZADO POR MINHA TURMINHA EM 2009.

ATIVIDADES COM RÓTULOS


 TRABALHANDO COM RÓTULOS...

* Esclareça que rótulo é um impresso afixado em recipíentes e embalagens de produtos, apresentando informações sobre este produto, e contendo, geralmente, a logomarca da empresa fabricante.

* Solicitar que as crianças juntem rótulos diversos e tragam para a sala de aula. 

* Montar um mural com os rótulos, realizando diversas explorações.

* Pedir que escolham um rótulo:
- Colar o rótulo em uma folha de sulfite A4.
- Circular a logomarca no rótulo escolhido.
- Destacar a letra inicial da logomarca.
- Pintar as letras do rótulo que estão no seu nome.
- Contar o número de letras contidas na logomarca do rótulo e registrar por meio de desenhos e números.
- Ilustrar para que serve o produto que continha esse rótulo.
- Com ajuda da professora, localizar a data de fabricação do produto, a data de validade, o peso líquido.
- Questionar: Para quem este texto é escrito? Todas as palavras do rótulo são escritas com o mesmo tipo de letra? Por que algumas palavras são escritas com letras maiores?

* Ao trabalhar com rótulos, é necessário que o aluno perceba não só as formas, as cores, os desenhos, mas também os nomes escritos: logomarca e nome do produto, quantidade, peso, data de fabricação e validade, etc. É importante questionar os alunos, perguntando para que servem todos os escritos e desenhos: Só para enfeitar? Existe outra finalidade? Qual? Por que precisamos ler o que está escrito? Chamar a atenção de que todas as características apontadas no texto da embalagem têm a finalidade de atrair a atenção dos consumidores para que comprem o produto.

* As embalagens, portanto, são portadoras de muitos textos e se constituem em recurso de grande valia não só para gerar atividades de leitura e de escrita, como para desenvolver o espírito crítico do aluno.

ATIVIDADES QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS APÓS A EXPLORAÇÃO DOS RÓTULOS: