HISTÓRIAS P PINTAR E MONTAR LIVROS
CLASSIFICAÇÃO DE HISTÓRIAS POR FAIXA ETÁRIA
15 MESES A 3 
ANOS
* Nesta faixa etária, as 
crianças:
- demonstram aumento constante de 
vocabulário, utilizam sentenças simples ( três a quatro palavras) e criam 
palavras para expressar suas necessidades;
- gostar de bater palmas, imitar 
gestos e sons;
- gostam de dramatizar 
livremente;
- gostam de ouvir os adultos repetir 
as sílabas que pronunciam;
- encontram grande satisfação em 
ouvir: as palavras valem pelo som que produzem;
- interessam-se pouco pelo conteúdo 
das histórias por não aprenderem a sequência lógica dos fatos;
- gostam de ouvir histórias curtas e 
rimadas;
- gostam de observar gravuras e ouvir 
música;
- possuem uma atenção dispersiva e 
alienada. A concentração delas dura, em média, 5 minutos;
- mudam de assunto 
rapidamente.
TIPOS DE 
HISTÓRIA:
- Jogo Oral ou Jogo de Faz-de-Conta: 
são as cantigas de ninar, cantigas de roda, parlendas. rimas, brincos (poemas de 
entretenimento dirigido aos bebês para fazê-los gostar de trocar de roupa, tomar 
banho, comer ou dormir; são recitados sempre pelos adultos e constituem um elo 
entre a criança e o mundo que a cerca).
- Histórias de bichinhos, brinquedos e 
outros objetos humanizados;
- Histórias utilizando muitas 
imagens;
- Histórias utilizando as mãos ou os 
dedos;
- Histórias dramatizadas com sons e 
gestos;
- Histórias improvisadas.
3 e 4 ANOS
* Nesta faixa etária, as 
crianças:
- encontram-se na fase do realismo 
imaginário. Para elas a imitação representa a realidade e todas as coisas são 
vivas e dotadas de intenções e sentimentos;
- conquistam a própria 
linguagem;
- fixam-se como ouvintes. Apresentam 
maior capacidade de concentração;
- gostam de brincar com jogos, 
adivinhas...
- possuem maior compreensão da 
sequência lógica.
TIPOS DE 
HISTÓRIAS:
- Histórias da vida real: crianças, 
família e comunidade;
- Histórias acumulativas e de 
repetição;
- Histórias de exemplos;
- Histórias de objetos e animais 
humanizados;
- Histórias improvisadas;
- Histórias rítmicas e 
rimadas.
4 E 5 ANOS
* Nesta faixa etária, as 
crianças:
- encontram-se na fase do realismo 
imaginário. Para elas a imitação representa a realidade e todas as coisas são 
vivas e dotadas de sentimentos;
- possuem uma capacidade de expressão 
mais desenvolvida;
- possuem maior capacidade de 
concentração, sendo capazes de ouvir histórias por um tempo maior, bem como 
repetir sua sequência.
TIPOS DE 
HISTÓRIA:
- Histórias da vida real: familiar e 
comunitária;
- Histórias acumulativas e de 
repetição;
- Histórias de brinquedos, outros 
objetos e animais humanizados;
- Contos etiológicos;
- Contos de fadas
5 E 6 ANOS
* Nesta faixa etária, as 
crianças:
- encontram-se na fase do realismo 
imaginário. Para elas, a imitação representa a realidade e todas as coisas são 
vivas e dotadas de intenções e sentimentos.
- encontram-se no início do processo 
de socialização, ou seja: cooperam bastante, formam pequenos grupos de amigos e 
apreciam a companhia de outras crianças;
- possuem maior capacidade de 
concentração, ou seja: esperam a sua vez em conversas, escutam outras pessoas 
falando e interessam-se por histórias mais longas.
TIPOS DE 
HISTÓRIAS:
- Histórias da vida real: família, 
comunidade;
- Histórias acumulativas e de 
repetição;
- Histórias com muita ação;
- Histórias de animais;
- Contos de fadas com enredo 
simples;
- Contos de humor;
- Histórias de exemplo.
** fonte: Baú do Professor - Histórias e Oficinas Pedagógicas , vol. 5 (Ed. Fapi
 sugestões de livros:
                                 LIVRO RECEITA DA 
PAZLIVRO REALIZADO POR MINHA TURMINHA EM 2009.










Nenhum comentário:
Postar um comentário