HISTÓRIAS P PINTAR E MONTAR LIVROS
CLASSIFICAÇÃO DE HISTÓRIAS POR FAIXA ETÁRIA
15 MESES A 3
ANOS
* Nesta faixa etária, as
crianças:
- demonstram aumento constante de
vocabulário, utilizam sentenças simples ( três a quatro palavras) e criam
palavras para expressar suas necessidades;
- gostar de bater palmas, imitar
gestos e sons;
- gostam de dramatizar
livremente;
- gostam de ouvir os adultos repetir
as sílabas que pronunciam;
- encontram grande satisfação em
ouvir: as palavras valem pelo som que produzem;
- interessam-se pouco pelo conteúdo
das histórias por não aprenderem a sequência lógica dos fatos;
- gostam de ouvir histórias curtas e
rimadas;
- gostam de observar gravuras e ouvir
música;
- possuem uma atenção dispersiva e
alienada. A concentração delas dura, em média, 5 minutos;
- mudam de assunto
rapidamente.
TIPOS DE
HISTÓRIA:
- Jogo Oral ou Jogo de Faz-de-Conta:
são as cantigas de ninar, cantigas de roda, parlendas. rimas, brincos (poemas de
entretenimento dirigido aos bebês para fazê-los gostar de trocar de roupa, tomar
banho, comer ou dormir; são recitados sempre pelos adultos e constituem um elo
entre a criança e o mundo que a cerca).
- Histórias de bichinhos, brinquedos e
outros objetos humanizados;
- Histórias utilizando muitas
imagens;
- Histórias utilizando as mãos ou os
dedos;
- Histórias dramatizadas com sons e
gestos;
- Histórias improvisadas.
3 e 4 ANOS
* Nesta faixa etária, as
crianças:
- encontram-se na fase do realismo
imaginário. Para elas a imitação representa a realidade e todas as coisas são
vivas e dotadas de intenções e sentimentos;
- conquistam a própria
linguagem;
- fixam-se como ouvintes. Apresentam
maior capacidade de concentração;
- gostam de brincar com jogos,
adivinhas...
- possuem maior compreensão da
sequência lógica.
TIPOS DE
HISTÓRIAS:
- Histórias da vida real: crianças,
família e comunidade;
- Histórias acumulativas e de
repetição;
- Histórias de exemplos;
- Histórias de objetos e animais
humanizados;
- Histórias improvisadas;
- Histórias rítmicas e
rimadas.
4 E 5 ANOS
* Nesta faixa etária, as
crianças:
- encontram-se na fase do realismo
imaginário. Para elas a imitação representa a realidade e todas as coisas são
vivas e dotadas de sentimentos;
- possuem uma capacidade de expressão
mais desenvolvida;
- possuem maior capacidade de
concentração, sendo capazes de ouvir histórias por um tempo maior, bem como
repetir sua sequência.
TIPOS DE
HISTÓRIA:
- Histórias da vida real: familiar e
comunitária;
- Histórias acumulativas e de
repetição;
- Histórias de brinquedos, outros
objetos e animais humanizados;
- Contos etiológicos;
- Contos de fadas
5 E 6 ANOS
* Nesta faixa etária, as
crianças:
- encontram-se na fase do realismo
imaginário. Para elas, a imitação representa a realidade e todas as coisas são
vivas e dotadas de intenções e sentimentos.
- encontram-se no início do processo
de socialização, ou seja: cooperam bastante, formam pequenos grupos de amigos e
apreciam a companhia de outras crianças;
- possuem maior capacidade de
concentração, ou seja: esperam a sua vez em conversas, escutam outras pessoas
falando e interessam-se por histórias mais longas.
TIPOS DE
HISTÓRIAS:
- Histórias da vida real: família,
comunidade;
- Histórias acumulativas e de
repetição;
- Histórias com muita ação;
- Histórias de animais;
- Contos de fadas com enredo
simples;
- Contos de humor;
- Histórias de exemplo.
** fonte: Baú do Professor - Histórias e Oficinas Pedagógicas , vol. 5 (Ed. Fapi
sugestões de livros:
LIVRO RECEITA DA
PAZLIVRO REALIZADO POR MINHA TURMINHA EM 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário